Ver Versão Completa : Reforma total do CJ3b
ZEQUINHA8100
07/11/2011, 21:27
Henrique é assim mesmo, a cada peça que a gente mexe é uma surpresa, o ruim é que quase sempre a surpresa não é boa mas animo o jeep seu ta ficando show, voçê é muito abilidoso venho acompanhando o topico desde o começo e a cada semana vc se supera abraços e boa sorte
Rodrigo Baratti
08/11/2011, 11:47
Mais fotos... Repara no talento do funileiro que consertou o reforço do paralama :putz:
Não acredito que o mesmo cara que emendou a lataria do meu jeep fez o seu paralamas!?!?
Ou será que tem funileiro porco em todo lugar?!?!?
Não desanima, vc ainda tá com tempo para mexer no seu!!!
[]'s
HenriqueRS
10/11/2011, 08:38
oloco ta bem feitinho hehehehhehehehe
huhsuaushahusa :-D
Não vo nem tentar recuperar isso ai, vou cortar fora e fazer nova essa parte :semideia
Abraço
HenriqueRS
10/11/2011, 09:06
Henrique é assim mesmo, a cada peça que a gente mexe é uma surpresa, o ruim é que quase sempre a surpresa não é boa mas animo o jeep seu ta ficando show, voçê é muito abilidoso venho acompanhando o topico desde o começo e a cada semana vc se supera abraços e boa sorte
Verdade, as vezes, por causa da fama de indestrutível do Jeep, os antigos donos não cuidavam nada, muito pelo contrário, aí não tem indestrutibilidade que aguente :shock: hsuahushauhsuhusaus
Ainda bem que, pela simplicidade de construção dessa máquina, geralmente dá pra recuperar as peças :concordo:
Valeu pelo elogio, fico feliz que esteja gostando :cool: .
Posta umas fotos do teu Jeep aí pra nós vermos :concordo:
Abraço
HenriqueRS
10/11/2011, 09:21
Não acredito que o mesmo cara que emendou a lataria do meu jeep fez o seu paralamas!?!?
Ou será que tem funileiro porco em todo lugar?!?!?
Não desanima, vc ainda tá com tempo para mexer no seu!!!
[]'s
Husauhsauhsahusuhsauh, não ficou boa a emenda do assoalho da mula? Não sabia, mas o que importa é que, com ou sem massa no assoalho, tá ficando muito legal :palmas:
Acho que o grande problema é que, quando é uma parte que não aparece tanto (assoalho ou reforço do para-lama por exemplo), é difícil os funileiros capricharem. Só que eles se esquecem que o Jeep é um carro alto, então não tem lugar que fica escondido :shock: Logo, se não capricharam na chapeação, capricham na massa :putz:
O jeito vai ser gastar uns finais de semana a mais nessas peças, depois é só alegria :dance:
Abraço
[]'s aguardando notícias da mula mecânica :concordo:
Rodrigo Baratti
11/11/2011, 12:36
Depois coloco umas fotos das emendas sem 1 cm de massa!!
[]'s
HenriqueRS
17/11/2011, 09:44
Acho que fiz tempestade em copo d'água :oops: ou o serviço rendeu bastante :dance: sei lá.
Nesses 4 dias que fiquei no sítio deu pra fazer bastante coisa. Terminei a tampa traseira, o capô e também quase terminei o paralama direito. Falta refazer só aquela parte que o funileiro remendou. Depois disso tenho que fazer o esquerdo e, depois, terminar o caixote. Faltam alguns detalhes (fechar uns furos, rebater assoalho traseiro, fazer outros furos...), mas o pior é que tô num dilema. A caixa de ferramentas antiga tava con uns podres que não tinha como recuperar e remendada bem encima da estampa "Jeep" que tem na frente, aquela escrita em cursiva e tal. Por isso resolvi comprar uma caixa nova, só que o problema é que ela não vem com essa estampa na frente. Aliás, se alguém tiver pra vender um pedaço de lata com essa estampa, tenho interesse, só preciso desse pedaço de lata, aí eu soldo no lugar e tá fechado, senão o jeito vai ser deixar liso :parede:(vai a foto do que eu to falando, da que tava no jeep e de como teria que ser)
Ah sim, também consegui achar o volante original, de baquelite e tudo mais. Claro que tinha rachaduras e riscos, mas lixei bem e fechei as rachaduras com durepox. Terça eu pintei de preto alto brilho, ficou bem bom :dance: É bem maior que o volante que tinha antes, deixando MUITO mais leve pra fazer curvas.
Aí vão as fotos
HenriqueRS
17/11/2011, 09:56
agora as fotos da chapeação
HenriqueRS
17/11/2011, 10:01
mais algumas.....
Boaventura
17/11/2011, 12:53
Henrique,
Da uma olhada na foto do meu usuário. É este jeep que você deverá mandar fazer um adesivo vazado nas letras e utilizar o kpo para preencher o vazado. Depois é dar uma leve lixadinha e pronto. Você terá o "jeep" na sua caixa de ferramentas.
Da uma olhada na restauração do meu jeep, certamente você poderá ver como ficou original!
Forte abraço, parabéns e sucesso!
Rafael
Rodrigo Baratti
17/11/2011, 13:16
ela não vem com essa estampa na frente.
A cx da Iron Parts eu sei que vem com o escrito Jeep e talvez da Cinfel (essa tem que conferir).
Tente falar com eles, explica que está restaurando....quem sabe?
Uns tempos atras o Rafael da Iron Parts estampou algumas dessas e fez uma placa de peso de papel e disponilibilou para os usuarios....acabou rapidinho, mas a minha tá aqui na minha oficina. Heheh....
[]'s
HenriqueRS
17/11/2011, 18:06
Valeu pela ajuda de vocês!
Hoje de manhã tinha enviado um email pra iron parts perguntando se eles tinham um pedaço de chapa com essa estampa pra vender , eu vi o tópico que o Rafael tava distribuindo essas plaquinhas (pena que não vi antes :putz:), então deduzi que eles tem ferramenta pra fazer:semideia
Recebi a resposta agora a pouco, e eles realmente tem :dance:
Ah sim, Boaventura, muito legal a reforma do teu Jeep, ficou sensacional, eu já tinha visto o vídeo dele há um tempo atrás, muito legal mesmo.
Abraços
HenriqueRS
21/11/2011, 13:13
Paralamas quase pronto :concordo: Sábado de manhã cortei fora aquele remendo porco que tinha no paralama direito e fiz um novo, agora ficou bom. Depois comecei o paralama esquerdo. Cortei bem mais coisa que no outro. Tinha muitos furos desnecessários e a chapa tava bastante ondulada. Já tá com chapas novas ponteadas no lugar. Semana que vem termino a solda e termino alguns reparos que ficaram faltando nesse paralama. Depois volto pro caixote :rolleyes: Para os detalhes finais.
Aí vão umas fotos
HenriqueRS
21/11/2011, 13:27
mais umas....
RODRIGO TOMITÃO
21/11/2011, 13:40
e ai Henrique, ta bacana, estou acompanhando
HenriqueRS
21/11/2011, 17:00
e ai Henrique, ta bacana, estou acompanhando
Valeu :concordo: Vamos ver se até fim do ano a carroceria já fique, pelo menos, no primer.
E o Morfético? A mecânica já tá montada em cima dos suportes?
Abraço
RODRIGO TOMITÃO
22/11/2011, 12:02
Valeu :concordo: Vamos ver se até fim do ano a carroceria já fique, pelo menos, no primer.
E o Morfético? A mecânica já tá montada em cima dos suportes?
Abraço
os suportes ja estão prontos, mais só ponteados, tenho que tirar o motor e cambio e mandar soldar na tornearia.
HenriqueRS
28/11/2011, 17:58
Agora faltam só os detalhes finais, depois é jateamento, massa e pintura :dance:.Terminei o paralama esquerdo no sábado e, no resto do tempo, fiz a caixa de ferramentas. Sexta-feira de tarde chegou a plaquinha com a estampa Jeep da Iron Parts, 1ª qualidade :concordo: Soldei ela no lugar e transferi umas aberturas de ventilação da caixa antiga pra nova. Também fiz a chapinha que segura a tampa da caixa fechada. Nas duas primeiras vezes que fiz, a chapinha trincou :parede:Tive que fazer uma chapinha nova com um prego (achatei ele com uma marreta, tirei as rebarbas e dobrei ele na forma certa). Ficou bem bom.
Antes de soldar a caixa de ferramentas no caixote, tive que modificar uma curva dela, não encaixava. Depois fechou legal :concordo:
Agora falta tapar uns furos, abrir outros e soldar porcas por baixo da carroceria. Também tenho que consertar o suporte do estepe. Tá com uns remendos muito feios :putz:Nada que não dê pra consertar.
Ai vão algumas fotos...
HenriqueRS
28/11/2011, 18:03
próximas....
HenriqueRS
28/11/2011, 18:08
ultimas....
RODRIGO TOMITÃO
29/11/2011, 13:59
oloco Henrique trampo de profissional mesmo em, parabens...
HenriqueRS
01/12/2011, 18:40
oloco Henrique trampo de profissional mesmo em, parabens...
Valeu! :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: quero ver como vai ficar depois da pintura :dance:
Hoje de tarde chegaram os bancos que eu encomendei. Pelas fotos, descrição do produto e segundo o vendedor, era "igual ao original, a não ser por umas nervuras estampadas na lata do encosto do banco". Até ai tudo bem. Apenas essas nervuras não é muita diferença, até daria pra fazer elas com massa ou alguma coisa assim. Mas, agora que chegaram, vi que as diferenças não param por ai :putz:são detalhes pequenos, mas são vários :parede: pro que quero fazer não vai servir, pelo menos não como definitivo.
Pelo que vi até agora, nas minhas compras de peças para carroceria, se a idéia é deixar idêntico ao original, então tem que ser Iron Parts ou original de fábrica.
Outra coisa, há uns posts atrás eu falei que tinha lido que a solda MIG sem gás que tenho usava um arame especial que no interior tinha uma substância que evaporava e fazia a proteção da região durante a soldagem, não é exatamente isso :oops:. Vi um video esses dias que explicava melhor, e, segundo ele, é mais ou menos isso mesmo, só que essa substância que tem no interior não evapora. Funciona pelo mesmo princípio da solda elétrica com eletrodo revestido. Fica uma camada de escória em cima do cordão depois de soldado, logo, se fizer errado, podem ficar inclusões de escória. Bom... então qual a vantagem? A vantagem é a velocidade constante de alimentação do arame, que facilita MUITO a soldagem. Além disso, não tem que parar o cordão para colocar mais eletrodo, esquenta MUITO menos a chapa, porque o eletrodo é bem mais fino, causando menos distorção e furando muito menos (para chapas grossas isso não é uma vantagem, mas é o que possibilita o trabalho em chapas finas como na carroceria) e o arame não gruda na peça de jeito nenhum (se gruda ele derrete a ponta em menos de 1 s e já solta de novo).
Aí vão umas fotos dos bancos:
Leonardo Raffi
01/12/2011, 20:01
Os bancos (armação) q eu tenho sao bem diferentes...
Rodrigo Baratti
02/12/2011, 00:06
Muito bom o trampo.
As peças da Iron Parts realmente são cópias fiéis das originais.
Não me lembro se mencionei que eles tem todos os detalhes (dobradiças, suportes dos bancos, sup. estepe,....).
Antes de vc fazer o estofamento deixa eu achar onde anotei as alturas originais dos assentos que medi em um jeep original. Infelizmente já tinha feito os meus e ficaram mais altos que o original.
No meu optei por espuma ao invés das molas.
[]`s
HenriqueRS
02/12/2011, 15:01
Pois é, pra original esses ai não servem. Ai vão as fotos que o Rafael me mandou dos bancos que a Iron Parts faz. Eles tem até o banco traseiro original :shock: É outro nível, nisso eu não erro mais :putz:Se for pra colocar mais peças novas, então vai ser Iron Parts.
Se eu não conseguir os bancos originais vou transformar os que comprei com base nas fotos que tenho e tal, vamos ver se fica bom :rolleyes:
Seria um baita favor conseguir as medidas das "almofadas", Baratti, me ajudaria bastante, vou fazer com espuma também, se ta sendo dificil arranjar a armação dos bancos, imagina as almofadas com molas e tudo mais... a não ser que tenha alguem que consiga pegar molas parecidas e fazer de novo, mas acho complicado, vou deixar a parte da forração pra mais adiante...
Ah sim, antes que eu me esqueça, vi um tópico antigo de um cara vendendo a armação dos bancos do CJ3b. Só que a armação do banco do carona que ele vendia tinha, além da articulação nos pezinhos da frente, uma articulação na parte de baixo do encosto, dai dobrava o encosto pra cima do assento e, depois, o assento junto com o encosto contra o painel.
O que vocês me dizem, será que o banco do CJ3b é diferente do CJ3a (que, pelas fotos dos bancos da Iron Parts, parecem não ter essa dobradiça), tendo essa articulação na base do encosto, ou será que o cara adaptou isso ai? (a última foto eu achei no CJ3b page, também parece que não tem a tal dobradiça)
Abraço
Rodrigo Baratti
04/12/2011, 11:23
Sabia que tinha uma diferença.
É isso mesmo no CJ3B tem a articulação, que alias torna o acesso a cx de ferrmentas e a parte traseira bem mais facil.
Meu pimeiro jeep tinha um banco desses.
Já procurou no site do CJ3B alguma referencia?
[]'s
HenriqueRS
05/12/2011, 22:30
Já procurou no site do CJ3B alguma referencia?
[]'s
Já procurei sim, mas não achei nada sobre isso... Apesar de ser um exelente site (é bom mesmo, tem quase tudo) é como se eles partissem do pressuposto que todo mundo tem esse banco, que se acha eles em qualquer lugar, de repente é assim lá no EUA, sei lá :putz:
Minha suspeita é que possa ser diferentes os bancos das primeiras versões do cj3b (5 reloginhos no painel) e das últimas (relogio igual dos cj5), mas é só suspeita mesmo...
Nesse final de semana fiz bastante detalhes da carroceria. Sábado rebatemos o assoalho traseiro, ficou muito melhor, a carroceria tava sem calços embaixo do assoalho traseiro, ficou completamente curvado, agora ta plano de novo :dance: Também fechei um monte de furos que tinha espalhado pela carroceria, tinha muito furo mesmo. Depois eu fiz as gaiolas das porcas e soldei onde tava faltando (so falta soldar uma que serve pra parafusar o banco do motorista). Fiz também os 2 furos por onde passa a linha de gasolina e por onde se drena o tanque, usei a serra copo, funciona muito bem :concordo:
Domingo coloquei a carroceria em cima do chassi e montei todo resto pra ver se tá tudo se encaixando (fechou +-, tem algumas frestas que acho que entortando um pouco alguns lugares e batendo em outros elas fecham). E fazia tempo que não via ele montado, que emoção :cool: é um Jipinho muito bonito :dance:
Depois fiz os furos pro pedal do acelerador e fiz os furos nos bloquinhos que servem de batente do capô (meu pai cortou esses bloquinhos nas medidas certas de um pedaço de pinho, ficou muito bom:concordo:)
Vou ficar um tempo ser ir pro sitio, mas acho que mais uns 2 ou 3 dias (falta refazer alguns furos, modificar os estribos pra ficarem iguais aos originais, ver a questão dos bancos, consertar o suporte do estepe e soldar o trilho da capota de lona no quadro do pára-brisa), se tudo der certo, deixo tudo pronto pro jateamento :euforico:Aí é fundo, massa, bate-pedra e pintura :cool:
Lá vão as fotos...
Fabiano-SL
06/12/2011, 10:07
Não entendi tua dúvida quanto aos bancos dianteiro do carona, consegui essa foto, veja se te ajuda?
Esse é o sistema que encaixa o banco e tem a função de levantar ele para acesso a cx de ferramentas.
Rodrigo Baratti
06/12/2011, 11:03
Eita que já tá com cara de Jeep novamente!! Parabéns!
Preciso fazer uns toquinhos desses pro Mula tb!!
Vc rebateu somente com o tarso e martelo o assoalho traseiro?
Me dá umas dicas que preciso fazer o mesmo serviço no Mula!!
[]'s
HenriqueRS
06/12/2011, 11:21
Não entendi tua dúvida quanto aos bancos dianteiro do carona, consegui essa foto, veja se te ajuda?
Esse é o sistema que encaixa o banco e tem a função de levantar ele para acesso a cx de ferramentas.
Minha dúvida é se tem uma articulação entre o encosto de trás do banco e a parte onde nos sentamos em cima, além dessa articulação nos pés da frente do assento. Tava pesquisando a respeito no CJ3b page e acho que encontrei a resposta.
Os primeiros CJ3b fabricados tem algumas diferenças dos que vieram depois, entre essas diferenças, estavam os bancos. Os que vieram primeiro tinham bancos parecidos com os do CJ3a, enquanto que os que vieram depois tinham bancos parecidos com os que vieram nos primeiros CJ5. Olhando de novo o anúncio daqueles bancos que o cara tava vendendo, deu pra ver que o CJ3b dele era um dos que vieram depois, o que pode explicar a existência dessa segunda articulação. Descobri isso porque numa das fotos deu pra ver a fixação da articulação dos pés da frente do banco do carona, que era outra diferença entre os primeiros e os últimos CJ3b.
Nos primeiros CJ3b (igual o meu) a articulação dos pezinhos dos bancos fica parafusada bem perto da parte da frente da caixa de ferramentas, quase em cima da quina, e por apenas 1 parafuso em cada articulação, enquanto que nos que vieram depois a fixação dessas articulações é feita mais perto da tampa e por dois parafusos em cada, como na foto que tu anexou.
Por isso, a partir de agora estou a procura dos bancos iguais aos do CJ3a :concordo: Valeu pela resposta!
Aí vai uma foto de como é a articulação do banco dos primeiros CJ3b, também retirada do CJ3b page.
HenriqueRS
06/12/2011, 17:02
Eita que já tá com cara de Jeep novamente!! Parabéns!
Preciso fazer uns toquinhos desses pro Mula tb!!
Vc rebateu somente com o tarso e martelo o assoalho traseiro?
Me dá umas dicas que preciso fazer o mesmo serviço no Mula!!
[]'s
Na verdade nem usei o tasso, só o martelo, marreta na verdade, e madeira. Foi mais ou menos assim:
Meu pai me ajudou nesse serviço. Ele cortou 2 tábuas de uma madeira bem dura (acho que era eucalipto) de 7 cm de largura por 95 cm de comprimento, que encaixam bem certinho entre os ressaltos do assoalho traseiro (7 cm) e entre a parte de trás e da frente do assoalho (95cm).
Depois viramos a carroceria de cabeça para baixo e apoiamos ela nas seguintes regiões (ver foto) em cima de cavaletes, por enquanto sem usar as tábuas. Só que a carroceria não fica equilibrada por si só em cima desses dois pontos, ela tomba pra frente, então amarrei com uma corda a parte da frente dela no teto da oficina. Assim ela ficou suspensa pela corda na parte da frente e o assoalho traseiro biapoiado nas extremidades.
Depois, como tava muito curvado mesmo, coloquei um pedaço de madeira (qualquer pedaço, só pra não marcar a lata) ao longo daquele reforço transversal que passa por baixo do assoalho, primeiro no mais da frente e depois no de trás, que tem os furos pros calços (a ordem não importa). Em cima da madeira coloquei um mini-macaco hidráulico (nem tão mini assim, 2,5T, mas também não era um jacaré) e botei uma outra tábua entre o macaco e o teto da oficina. Macaqueei até ficar um pouco além da posição certa e dei umas marretadas no pedaço de madeira que tava entre o macaco e o assoalho, dai soltei a pressão no macaco e conferi se tava certo. Fui fazendo isso até o reforço ficar retinho. Fiz isso nos dois reforços, um de cada vez. Pena que não tirei fotos :putz:...
Depois disso ficar reto, faltava arrumar o assoalho em si. Agora ao invés de ser um grande afundado, tinha como se fosse três "faixas" planas, que eram os reforços, e entre elas a chapa afundada. Foi aí que usei as 2 tábuas 7x95cm que meu pai fez. Coloquei elas entre os cavaletes e o assoalho traseiro, encaixadas entre os ressaltos. Com uma marreta e um pedaço pequeno de tábua pra não marcar, fui batendo do lado de baixo do assoalho (que tava pra cima), forçando ele contra as 2 tábuas e, com um tarugo de ferro de diâmetro parecido com o do ressalto, bati o ressalto pra baixo também. Tudo isso com a carroceria de cabeça para baixo.
Foi uma manhã inteira e um pouco da tarde de serviço, mas ficou muito melhor que antes. Só sobrou alguns amassados pontuais, devem ter atirado coisas dentro dessa carroceria :parede:Mas como quero passar algum tipo de emborrachado por dentro da carroceria, acho que vão sumir todas essas imperfeições pequenas :pensativo: tomara...
Abraço, qualquer coisa, só perguntar...:concordo:
Rodrigo Baratti
06/12/2011, 20:49
Excelente idéia e explicação, ficou facil de entender!!!
A principio ia deixar todo torto o assoalho, mas qdo chegar a hora vou fazer o mesmo que vc fez.
A idéia de apoiar em cavaletes e fazer um sanduiche com tabuas é muito boa, vou tentar repetir tb no assoalho dianteiro.
Mesmo que não fiquem perfeitos, vai ficar muito melhor do que está.
Dica: não se preocupe com os pequenos amassados que ficaram e não precisa emborrachar (só se realmente fizer questão). Corte uma manta e faça um tapete, fica muito bom, esconde tudo e protege para o uso do dia a dia.
[]'s
HenriqueRS
12/12/2011, 16:55
Excelente idéia e explicação, ficou facil de entender!!!
A principio ia deixar todo torto o assoalho, mas qdo chegar a hora vou fazer o mesmo que vc fez.
A idéia de apoiar em cavaletes e fazer um sanduiche com tabuas é muito boa, vou tentar repetir tb no assoalho dianteiro.
Mesmo que não fiquem perfeitos, vai ficar muito melhor do que está.
Dica: não se preocupe com os pequenos amassados que ficaram e não precisa emborrachar (só se realmente fizer questão). Corte uma manta e faça um tapete, fica muito bom, esconde tudo e protege para o uso do dia a dia.
[]'s
Pois é, também pensei nisso, mas vi uma foto de como fica depois de aplicado, ficou muito bom e, depois de pintado nem se nota :eek: Postaria essa foto aqui mas o site não tá abrindo :putz:
Nesse último final de semana não fui pro sítio, sem avanços, e não vou ir no próximo também, Jeep só no Natal :parede: Mas depois talvez eu fique uma semana lá, tem que ver ainda se consigo dispensa do trabalho.
Espero que até o final de Janeiro a carroceria esteja pintada, depois vou resolver um vazamento na caixa de direção e arrumar a 3ªmarcha, que tá escapanho, o que deve ser rapido de fazer. Depois é a vez do motor, a idéia é pegar o motor que comprei e o que tenho, e montar 1 motor bom com as melhores peças, a melhor parte é que tenho a maioria das peças :dance:, parece que só falta a válvula PCV e a tampa do carburador, aquela que parece um cotovelo (alguem ai tem elas pra vender?)
Abraço
Rodrigo Baratti
13/12/2011, 20:19
a tampa do carburador, aquela que parece um cotovelo (alguem ai tem elas pra vender?)
Tb chamada de mufla.
Tem pra vender nessa loja, mas acho muito caro, talvez vc encontre em outros lugares.
O maior shop de peas, militaria e acessorios militares do Brasil!!! » Tampa em metal para carburador (http://loja.militarizandomeujeep.com.br/REF-31-Tampa-em-metal-para-carburador)
Sai mais barato comprar nos USA e despachar, além de ser de um modelo mais legal (é igual ao do Fernandão).
Tem que ver se as medidas servem no seu carburador.
Willys Jeep Parts, Restoration - Air Horn W-O Carburetor - Walck's Four Wheel Drive, Walck's 4WD (http://walcks4wd.com/air-horn-w-o-carburetor.html)
[]'s
HenriqueRS
13/12/2011, 20:56
Tb chamada de mufla.
Tem pra vender nessa loja, mas acho muito caro, talvez vc encontre em outros lugares.
O maior shop de peas, militaria e acessorios militares do Brasil!!! » Tampa em metal para carburador (http://loja.militarizandomeujeep.com.br/REF-31-Tampa-em-metal-para-carburador)
Sai mais barato comprar nos USA e despachar, além de ser de um modelo mais legal (é igual ao do Fernandão).
Tem que ver se as medidas servem no seu carburador.
Willys Jeep Parts, Restoration - Air Horn W-O Carburetor - Walck's Four Wheel Drive, Walck's 4WD (http://walcks4wd.com/air-horn-w-o-carburetor.html)
[]'s
Valeu pelas informações Rodrigo! :concordo:
Eu já tinha visto essa peça n'O recruta', mas R$200 por uma peça tão simples que é 20$ no USA é um abuso... só em último caso.
Acho que vou listar todas as peças que preciso que são difíceis ou impossíveis de achar por aqui (por enquanto tá em: tampa do radiador (com inscrições em inglês e blablabla), "presilhas" dos pezinhos do banco traseiro, válvula PCV e essa peça ai) e dai vo comprar elas de uma vez.
Só que antes tenho que aprender como se faz :semideiaAchei um passo a passo na internet, não parece muito complicado :concordo:
Abraço
Henrique, tá bacana a obra :concordo:
Vc pode passar "as medidas certas" dos toquinhos do capô?
[]´s
HenriqueRS
13/12/2011, 21:13
Henrique, tá bacana a obra :concordo:
Vc pode passar "as medidas certas" dos toquinhos do capô?
[]´s
Valeu!
Claro que passo, vai em anexo a foto!
Creditos ao CJ3b page :smile:
Windshield Down on The CJ3B Page (http://www.film.queensu.ca/CJ3B/RedmondHood.html)
HenriqueRS
13/12/2011, 21:23
Consegui abrir aquele site que tinha fotos de como ficou o emborrachamento
Willys cj3a Blog (http://willyscj3a.wordpress.com/)
Aí vão as fotos, quero fazer algo assim, não sei se uso emborrachado mesmo (fotos) ou KPO (igual um cara aqui do fórum fez com o Troller dele), ainda não decidi 100% (quando vi a idéia do KPO achei o máximo, mas não sei se fica tão discreto quanto o emborrachamento), a idéia é usar pistola (aquelas pra alta viscosidade).
juleymar73
14/12/2011, 01:29
Vlw Alexandre! Espero que dure muito tempo até dar algum probleminha ou pedir algum reparo :concordo: Nesse fim de semana eu limpei o motor e pintei ele. Deu um trabalho do cão :parede: Também limpei o distribuidor, a bomba de gasolina e umas outras pecinhas. Agora a idéia é trocar a gaxeta, que tá vazando um pouco de óleo, levar a tampa do cárter e a tampa da frente do motor pra jatear e depois pintar elas e daí montar o motor no chassi. Não vou abrir o motor completamente como fiz com as outras partes do Jeep. Acho que não tem necessidade, pelo estado das velas ele não tava comendo óleo, então não precisa de retífica por enquanto. Depois de montado em cima do Jeep, posso colocar as outras peças do motor: carburador, bomba de gasolina, distribuidor e fazer ele ligar :dance: Talvez eu faça assentamento das válvulas, dependendo da compressão dos cilindros, mais isso é mais adiante, posso fazer com o motor no lugar.
Acabou de chegar aqui em casa uma encomenda que fiz na Zezo 4x4 pro motor. Jogo de velas, cabos de velas, 3 elementos do filtro de óleo, as mangueiras do radiador e o mais importante, o jogo de juntas.
Abraços
Ola amig, tava vendo as fotos da limpesa do seu motor , na foto 1 o que vc usou no motor? e foto 2 como ele ficou assim limpo ?
HenriqueRS
14/12/2011, 08:23
Bahhh... foi uma trabalheira dos infernos...
primeiro eu desmontei todos os periféricos do motor, depois escovei ele com uma escova presa na furadeira. Aí ele ficou +- limpo, depois joguei removedor pastoso, da Maxi Rubber, uma camada grossa por cima, que vai ficando mais líquida e vai caindo, dai tem que colocar mais ou ajuntar os "flocos" que cairam e por em cima de novo:parede: Depois de um tempo agindo, retirei o exesso e escovei ele de novo, foi a pior parte, porque sempre sobra um pouco de removedor.
Se eu fosse fazer de novo, eu iria desmontar os periféricos e escovar o motor, depois jogar removedor em cima, deixar agir e tirar com lava-jato, tendo o cuidado de fechar MUITO BEM todo lugar por onde possa entrar água. Não ia sair toda tinta, então ia escovar os lugares onde não saiu ou então por mais removedor.
Ah sim, antes de repintar tem que limpar muito bem com thinner ou algum desengordurante...
Ai vão algumas fotos:
juleymar73
14/12/2011, 23:29
Rapaz isso deve ter dado um trabalhão ein , mais ficou como vc queria "como tirado da concessionaria'' da pra ver na foto 4 , eu tinha duvida na parte do removedor , e tambem achei que vc tinha jateado , quero caprichar assim no meu , pois o cara que me vendeu começou a reformalo mais fez um serviço porco em algumas partes , o trabalho que vc fez nos feixe de molas ficou shou mesmo ,vou precisar de umas dicas pois o meu vai ter que trocar algumas molas que estao quebradas vou ver se faço como vc dou uma geral , valew , boa sorte seu jeep ta ficando shou de bola .
HenriqueRS
15/12/2011, 08:52
Rapaz isso deve ter dado um trabalhão ein , mais ficou como vc queria "como tirado da concessionaria'' da pra ver na foto 4 , eu tinha duvida na parte do removedor , e tambem achei que vc tinha jateado , quero caprichar assim no meu , pois o cara que me vendeu começou a reformalo mais fez um serviço porco em algumas partes , o trabalho que vc fez nos feixe de molas ficou shou mesmo ,vou precisar de umas dicas pois o meu vai ter que trocar algumas molas que estao quebradas vou ver se faço como vc dou uma geral , valew , boa sorte seu jeep ta ficando shou de bola .
É verdade, gostei do resultado , só que, no meu caso, foi meio inútil :parede:, porque o motor tava pior do que pensei que estivesse (pouca pressão do óleo). Mas se a idéia é fazer sem desmontar o motor acho que é o melhor jeito, com jato de areia entra areia por tudo e com o motor montado não tem como tirar...
Bahhh, hoje eu faria diferente com as molas, disco flap é judiado demais, são 40 lâminas :putz: Na época não conhecia direito jato de areia, hoje eu levaria todas para lá, além de ficar perfeitamente limpo, é mais rápido e a superfície fica perfeita pra adesão da tinta :concordo: O que eu não faria de jeito nenhum é só lavar e tocar tinta por cima sem desmontar os feixes, do jeito que comprei o Jeep eu podia pular em cima e ele se abaixava um pouquinho e não subia mais, isso quando abaixava :parede:Hoje, só com graxa náutica e grafite entre as lâminas, é só subir em cima e já se nota que ele abaixa um pouco, ficou muito macio para ser um Jeep :lol:.
Mas é isso aí, vivendo e aprendendo...
Qualquer coisa, só perguntar :concordo: Abraço
HenriqueRS
16/01/2012, 13:54
1 mes depois, voltei pra Porto Alegre e posso atualizar o tópico.
Fiquei uma semana na praia, as outras 3 fiquei no sítio :dance: Com tanto tempo, até fiz uma faxina completa na oficina, foi o dia inteiro limpando :-o
Mas começando pelo início, dia 24 eu arrumei o jeep pra poder ligar com a carroceria em cima. Sábado no fim da tarde liguei ele novamente e fui dar uma volta. Sem parabrisa, quase congelei naquela chuva fina que caia, mas não poderia ter sido mais legal :dance:
No dia seguinte continuei a preparação da carroceria e das peças que vão nela parafusadas. Furos dos estribos, trilho da capota de lona no parabrisa, alguns outros furos na carroceria...
Depois que terminei tudo, fiz a limpeza da oficina, e, no dia seguinte, levei tudo pra ser jateado. Quase que todo serviço de jateamento vai por água a baixo. Quase começou a chover, e como eu tava levando a carroceria com o trator, ia molhar tudo :parede:Por sorte o tempo aguentou firme e consegui voltar a tempo.
Depois disso, passei wash primer (fundo fosfatizante) e primer (cromato de zinco) em todas as peças jateadas.
O próximo passo foi passar massa KPO nas emendas. Muito boa essa cola, gruda muito, recomendo :concordo:
Depois passei bate pedra pela parte de baixo da carroceria. Usei uma pistola especial para aplicar, para fluidos de alta viscosidade. Ficou muito bom :dance:
Depois comecei a passar massa poliéster. Passei uma camada por toda lata externa, tentando deixar +- plano usando uma régua de alumínio comprida. Depois comecei a lixar. Comecei com o taco de borracha, não rendia o serviço. Aí me lembrei que eu tinha uma lixadeira orbital que ganhei do meu vô há muito tempo atrás, eu nunca tinha usado, e funcionou muito bem, em pouco tempo alisei toda lateral, fez tanta poeira que a oficina já ta suja de novo :putz:
O próximo passo é fazer o acabamento da carroceria, passar massa nos paralamas dianteiros e capô e depois fazer a pintura final. Aí a carroceria vai estar pronta.
Aí vão algumas fotos:
HenriqueRS
16/01/2012, 14:08
proximas 5
HenriqueRS
16/01/2012, 14:13
mais fotos...
HenriqueRS
16/01/2012, 14:20
mais fotos...
HenriqueRS
16/01/2012, 14:32
algumas das vedações feitas com kpo...
Todas emendas verticais de chapas (como por exemplo as emendas entre o assoalho traseiro e os paralamas traseiros) foram fechadas apenas na parte de cima, se, por acaso, passar água por algum furinho que possa ter ficado, não vai ficar presa entre as chapas. Já as emendas horizontais (como por exemplo a emenda entre a chapa do assoalho e os reforços que passam por baixo dela) foram fechadas dos dois lados. Não sobrou emenda não selada, até o furo pro bocal do tanque entrou nessa :concordo:
HenriqueRS
16/01/2012, 14:41
últimas
Massa poliester aplicada e lixada, com massa cinza em algumas pequenas imperfeições, falta o acabamento
Resta a dúvida, vai ficar um espelho?
Rodrigo Baratti
16/01/2012, 20:55
Vai ficar um espelho sim.
Ficou bom o trabalho, sua lata ta lisinha.
No meu passei wash prime, prime e emborrachameto nos paralamas e capo, falta a massa, mais uma de prime e a tinta.
Depois disso vou pro caixote e vai ser muita massa pra ficar +-.
No find's atualizo meu tópico.
[]'s
É isso aí Henrique :palmas:
Uma restauração de um ícone desses merece esse capricho.
[]´s
HenriqueRS
17/01/2012, 12:41
Valeu pelos elogios :palmas:
Ainda não decidi como vai ser a finalização da pintura. Tava pensando em passar o cromato de zinco agora por cima do caixote, depois corrigir com massa algumas imperfeições que vão aparecer e depois passar fundo PU, pra cobrir qualquer imperfeição menor que possa ter ficado e também por causa da resistência à abrasão.
Depois vem a tinta, que provavelmente será PU, por causa da resistência à abrasão também e por causa da praticidade e durabilidade, quase todos os danos que podem acontecer na pintura podem ser corrigidos com polimento.
Vou aprender mais sobre a aplicação e polimento nos vídeos do Tonella, no youtube, muito bons e informativos... :dance:
Minha única preocupação é quanto a aparência final. Nunca vi um carro pintado com PU (ou vi e não sabia que era), o que quero é a cor willow green (um verde bem escuro, quase azulado, e metálico, foto em anexo, peça do lado direito). Será que consigo aparência original com tinta PU?
Sei que o acabamento fica melhor com tinta PU por causa da alta capacidade de enchimento, mas minha dúvida é, se pintar 2 chapas perfeitamente lisas, uma com tinta normal e depois verniz e polimento e outra com tinta PU e polimento, com a mesma cor e metálico, vai ter diferença na aparência?
Se falei alguma besteira, por favor me corrijam, tudo que sei de tinta PU é o que entendi pela leitura de vários tópicos de vários fóruns diferentes...:semideia
Agradeço a ajuda :palmas:
RODRIGO TOMITÃO
17/01/2012, 14:39
Henrique ta loco de bão o trampo parabens cara, sobre a tinta PU ja pintei uma coluna de direção e outras peças pequenas de opala pra um amigo com PU, nunca tinha pintado com PU na vida e fiquei surpreso com resultado, vai de PU que não vai se arrepender, a coluna ficou perfeita...
HenriqueRS
17/01/2012, 16:04
Henrique ta loco de bão o trampo parabens cara, sobre a tinta PU ja pintei uma coluna de direção e outras peças pequenas de opala pra um amigo com PU, nunca tinha pintado com PU na vida e fiquei surpreso com resultado, vai de PU que não vai se arrepender, a coluna ficou perfeita...
Então fechou, já tava um pouco inclinado à usar esse tipo de tinta, agora está decidido, vou gastar um pouco mais em "materia-prima" e caprichar :dance: De qualquer forma, o que vou gastar a mais em tinta PU é o que economizei fazendo eu mesmo, e ainda acho que sobraria dinheiro, além de saber como que o trabalho foi feito, respeitando todas etapas e tudo mais (até passei paninho com solução desoleante 400, e tudo da Sherwin Williams/Lazzuril :lol:, com exeção do KPO e do bate-pedra, das marcas Siloc e Dun-Dun, respectivamente).
Tava vendo os videos do Tonella e ele falou isso ai também, nem se compara com qualquer outro tipo de tinta, durabilidade e proteção :concordo:
Abraço, valeu pela dica
Valeu pelos elogios :palmas:
...o que quero é a cor willow green (um verde bem escuro, quase azulado, e metálico, foto em anexo, peça do lado direito).
Metálico???? faz isso não henrique....
abraços não metálicos
RODRIGO TOMITÃO
17/01/2012, 17:27
Metálico???? faz isso não henrique....
abraços não metálicos
x2
metalico não, sera que tem jeep com pintura metalica nesse ano??????????
RODRIGO TOMITÃO
17/01/2012, 17:31
e respeitar a diluição e os catalizadores como manda o fabricante
HenriqueRS
17/01/2012, 21:42
putz, agora nasceu a dúvida... :pensativo:
Como quero deixar original esse é um ponto importante, muito importante...
vou reler a página do cj3b page referente às cores disponíveis na época. Na cartela de cores de 53, disponibilizada no site, tem várias cores, inclusive a willow green, e suas composições (não que ajude alguma coisa, mas dá pra ver que em algumas tintas tem o "ingrediente" "bright metallic", e a willow green é uma delas:semideia)
Bom, por sorte tenho o suporte do sealed beam, que não foi pintado na última reforma :dance: Semana passada falei com o carinha da loja de tintas e ele falou que dá pra fazer algumas "iterações" no mixing machine pra achar a fórmula exata se quiser. Por enquanto vou lendo o CJ3b page e vendo os vídeos do Tonella :smile:
Abraços, relato aqui o que eu descobrir...
HenriqueRS
17/01/2012, 22:29
Li a página, não tinha muito mais informação, mas descobri uma coisa importante...
Apesar de aparecerem várias cores nas cartelas, parece que nos jeeps de 53 foi usado apenas o Woodstock Green, Cadet Gray e Saber Rogue. Pesquisando na internet por willow green, encontrei um monte de carros, tudo num verde bem clarinho, traduzindo seria o Verde Salgueiro. Achei um único Jeep, um cj3b também, no CJ3b Page. A pintura era original e o dono tava com a mesma dúvida: willow ou woodstock? (foto da parte de baixo da tampa da caixa de ferramentas, mesmo tom encontrado no suporte do sealed beam do meu Jeep)
Pesquisando por Woodstock Green encontrei uma F75, bem antiga, daquelas bicudas, restaurada e pintada com woodstock green, também ficou bem parecido com a tinta que tenho no suporte do sealed beam.
Resumindo, acho que eu tava errado, não é willow green a cor do meu Jeep, mas sim woodstock green.
Quanto a cor metálica ou não, acho que vou manter a idéia, por 2 motivos. Primeiro por causa do "ingrediente" Extra Bright Metallic presente no woodstock green, segundo a cartela da Acme de 53. Segundo porque em outra cartela, que tinha também no CJ3b Page, das tintas usadas em 52, dá pra ver que já existia esse tipo de pintura (eu também fiquei na dúvida se já existia). Nessa cartela, algumas tintas tem, do lado do nome, Metallic entre parenteses.
Aí vão algumas figuras pra ilustrar
ZEQUINHA8100
17/01/2012, 22:50
Henrique sera que tinha JEEP desse ano metalico? sei não:shock: porque vc não da uma ligada para o Sr Angelo Meliani ele é bem intendido em restauração de jeep conversei muito com ele na EXPO4x4 em São Paulo em 2010 prata fina o Sr Angelo o telefone da oficina dele é (11)50723415 ele as vezes consegue te ajudar, e se vc vai pintar em PU ja vai economizar na quantidade de tinta o PU rende muito mais do que o sintetico e mais uma vez parabens pela restauração ta ficando novo de novo abraços
Rodrigo Baratti
18/01/2012, 09:36
Independente da cor ser willow ou woodstock na Sherwin williams aqui em SP a partir de qualquer peça eles formulam a tinta.
Foi o que fiz com o Fernandão, pelo site deles entrei em contato com o laboratorio, levei a peça e eles formularam. Fui super bem atendido pelo pessoal do laboratório, mesmo não sendo reperesentante ou dono de loja de tintas e não teve custo nenhum.
Com a formula levei na loja de tintas deixando a formula disponivel para outros usuarios.
As boas lojas de tinta tb formulam, algumas te equipamento especifico para determinar a cor a partir da peça, pelo que entendi é uma especie do fotometro, acho que é isso.
Mas já te aviso que nem sempre sai igual, a peça embora tenha a cor tem tb quase 60 anos e com certeza desbotou, no meu ficou aparentemente mais claro que o verde que eu queria (Pasture Green).
[]'s vai de PU sem duvida, no Fernandão nem passei verniz.
HenriqueRS
30/01/2012, 14:26
Bom, fiquei mais uma semana no sítio, aproveitando as férias da facul :dance:
Continuei passando massa pra corrigir as imperfeições, consegui terminar os para-lamas, capô, tampa traseira e para-brisa, depois disso voltei pra carroceria, que to dando o acabamento.
É um servicinho demorado :putz:espero que fique bom, levei um tempão até determinar um método pra passar a massa, talvez tenha um jeito mais fácil, mas to fazendo assim:
1º aplico massa poliester pra deixar tudo na sua forma (partes curvas ou partes planas), depois lixo com a orbital. Confiro as partes curvas no olho e as partes planas com uma régua, vou repetindo esse procedimento até ficar razoavelmente bom
2º com todas as peças com sua forma, chega a parte mais trabalhosa. Com uma espátula de aço passo uma camada fina de massa poliester, vai servir pra fechar as imperfeições que ficaram na 1ª etapa. Depois de aplicada, lixo de novo, dessa vez com o taco de borracha e com movimentos longos, começo com a 80 e depois avanço pra 150. Quando chego na lata em uma determinada parte paro de lixar naquela região, se não a massa ao redor sai e o ressalto volta a aparecer. Repito essa etapa até ficar bem liso, na última repetição procuro usar lixas mais finas, começo com 150 ou 220 e termino com 320, depende de quanto tenho que tirar.
Resumindo, na primeira etapa deixo a chapa plana, na segunda, lisa. Trabalheira sem fim :parede:, to nessa fase
3º depois disso, vou passar wash primer e depois primer em cima de tudo, porque em algumas partes volta a aparecer a lata. Aí vão aparecer alguns furinhos ou imperfeições na massa poliester, vou corrigir com massa rápida, só coisinhas pequenas. Essa massa, por não ser catalisada, seca por evaporação do solvente, diminuindo. Assim, se passar uma camada grossa pra fechar um defeito grande, ela seca superficialmente, mas por baixo continua úmida. Depois de lixado fica rente com a massa poliester, bem lisinho, mas continua a secagem e ai ela diminui ainda mais, causando os "mapas" na pintura depois de algum tempo :putz:Por isso quero usar essa massa só pra fechar furinhos pequenos
Depois disso é fundo PU, tinta PU e polimento :dance:
Falando em tinta, levei a peça do Jeep na loja pra fazerem a tinta, era cor sólida mesmo :smile: Comprei 1 galão (ficou muito bonita a cor, acertaram bem o tom :dance:, quero ver depois de pintado:euforico:) e os respectivos thinner e endurecedor, além do fundo PU e seu catalizador.
Sábado passei wash-primer nas peças que já terminei as 2 primeiras etapas, incluindo a lateral direita da carroceria, domingo passei o primer. Parece que ficou bom, agora falta terminar o acabamento no resto da carroceria:concordo:
HenriqueRS
30/01/2012, 14:33
depois de passar cromato de zinco verde nas partes lixadas...
HenriqueRS
30/01/2012, 14:39
ah sim, antes que eu me esqueça, uma dica do video do tonella:
pra fazer o acabamento da massa nas curvas (por exemplo o canto do paralama), a sola de um chinelo velho serve muito bem como taco flexível, fica bem redondinho, se tentar fazer com o taco rígido vai ficar uma curva cheia de degraus, provavelmente vai aparecer depois da pintura
HenriqueRS
30/01/2012, 16:56
Aproveitei o tempo livre aqui em Porto pra recuperar o "stencil" (será que tem uma tradução coerente?) que vai pintado na tampa traseira. Foi usado apartir do CJ2, em 1947, até o CJ3b, depois disso mudou o desenho. Achei ele no CJ3b Page, mas por uma falha no escaneamento eu acho, saiu com uma faixa em branco no meio, com um pouco de paciência consegui recuperar, e não é que ficou bom :-o Vou postar aqui, se alguem quiser que eu envie por email o jpg no tamanho original é so falar :concordo:
Depois da pintura feita e polida, imprimo esse jpg no tamanho certo (que ainda não sei), recorto onde tem que recortar e pinto em branco o 4 wheel drive na tampa do Jeep, vai ficar legal :dance:
Fabiano-SL
30/01/2012, 19:09
veja se te ajuda...
está na cj3b Page
[]´s
ZEQUINHA8100
30/01/2012, 19:12
Henrique boa noite, as incrinções da tampa traseira tem para vender no mercado livre é so digitar Adesivo Tampa Traseira do jeep, para o seu jeep sai no valor de 26,00 reais que é um so adesivo 4 wheel Drive, ele tem em adesivo ou em mascara, para vc pintar, comprei para o meu cj5, produto de 1º qualidade fica ai dica, abraços
HenriqueRS
30/01/2012, 19:48
vlw fabiano! Trabalhei a toa no projeto do stencil :putz: não importa, vou guardar como curiosidades :concordo:
Dae Zequinha, valeu a dica ai! Acabei de dar uma olhada lá no mercado livre, bem interessante os adesivos, mas acho que vou imprimir e fazer o mascaramento mesmo, que daí não preciso comprar pela internet e tal
Abraço
Rodrigo Baratti
30/01/2012, 21:35
Dr. da Funilaria,
Fiquei com algumas duvidas:
- o wash prime ou o preto fosco vinilico não deve ser aplicado somente sobre a chapa nua? Não é essa sua finalidade?
- Cromato de zinco?? O que é isso, pra serve, vc aplicou sobre a massa ou sobre o primer?
- E por fim, eu não estou cobrindo toda a superficie com o massa de poliester, aplico somente onde sinto ondulações ao tato, será que vai ficar bom?
[]'s
HenriqueRS
30/01/2012, 22:47
Dr. da Funilaria,
Fiquei com algumas duvidas:
- o wash prime ou o preto fosco vinilico não deve ser aplicado somente sobre a chapa nua? Não é essa sua finalidade?
- Cromato de zinco?? O que é isso, pra serve, vc aplicou sobre a massa ou sobre o primer?
- E por fim, eu não estou cobrindo toda a superficie com o massa de poliester, aplico somente onde sinto ondulações ao tato, será que vai ficar bom?
[]'s
Bom... não sou expecialista, o que sei foi por conversa com gente que já fez esse tipo de serviço, leitura de fóruns ou quebrando a cara mesmo :lol: mas vou tentar responder suas perguntas, siga as respostas por sua conta e risco :shock: husauhsauhsuha, espero esclarecer mais coisas que confundir...
1- A idéia inicial era realmente essa, wash primer apenas sobre a chapa, seguida pelo cromato de zinco (é um primer anti corrosivo, é dispensável se for passado fundo PU depois, mas ouvi falar muito bem da proteção anticorrosiva que ele dá, então decidi aplicar também). Depois dessas 2 camadas vinha a massa poliester. Por fim a cor (bem no inicio a idéia era esmalte sintético e verniz ou então duco, depois, com a ajuda dos amigos, decidi passar fundo PU e depois tinta PU). O que eu não tinha previsto (e é até óbvio demais :oops:) é que enquanto eu lixava a massa pra deixar liso eu ia tirar junto as 2 camadas, de cromato de zinco e de wash primer de alguns lugares. Por descargo de consciência resolvi passar o wash primer novamente nesses lugares onde a chapa ficou novamente desprotegida (um pouco da massa que estava ao redor desses lugares recebeu wash primer por cima (acredito não ter problema nenhum), mas o foco era a área exposta apenas). Quanto ao cromato de zinco, pintei tudo (por isso que tá tudo verde), inclusive a massa, para dar da proteção nas áreas que tinham sido espostas e para deixar possíveis imperfeições na massa poliéster (furinhos e tal) mais visíveis.
Resumindo, o wash primer realmente só deveria ser aplicado sobre a chapa nua, servindo para promover aderência e para dar proteção contra a corrosão ao metal. Vou postar uma foto da lateral do Jeep, depois de reaplicar o wash primer e antes de passar o cromato de zinco, onde dá pra ver regiões verde bem escuro (lata exposta), massa poliéster amarelada (ao redor da lata exposta, recebeu wash primer de forma não intencional) e massa poliester branca (que não recebeu wash primer)
2- Cromato de zinco, no caso verde (tem também o vermelho e o amarelo se não to enganado) é um tipo de fundo, não catalisado, aplicado sobre o wash primer. Serve pra dar proteção contra corrosão. Fica um verde fosco, dá pra ver como fica na foto dos paralamas que postei uns posts atrás.
3- Você tá falando da Mula mecânica, né? Acho que, como não foi feito jato de areia, caso haja alguma imperfeição na chapa, ela ainda está corrigida. Como mandei a carroceria do meu pro jato de areia, ela ficou toda na lata, deixando a vista, além das ondulações habituais, qualquer batidinha, amassado, marca, arranhão... que pode ter acontecido nesses quase 60 anos de existência, por isso tô cobrindo tudo de massa e depois tirando tudo que dá, fica uma camada por quase toda lateral, mas é bem fina na grande maioria (ainda bem :rolleyes:), se não tentaria fazer assim como você tá fazendo também.
Se não se nota nada nada de desnível com a mão, nem marquinha nem nada, então acho que dá pra ficar tranquilo. Até agora só apareceu um defeito depois da pintura que eu não tinha sentido na mão. Foi na curva lateral do capô, eu devo ter lixado pouco com o chinelo (pra dar o acabamento), pelo tato parecia estar bem redondinho, sem degraus, mas depois de aplicar o cromato de zinco deu pra ver o defeito, nada preocupante, so lixar mais um pouco com o chinelo que deve resolver.
Novamente, se falei bobagem, me corrijam por gentileza :lol:
Boa sorte na empreitada
Rodrigo Baratti
31/01/2012, 11:12
Blz,
Bobagem ou não concordo com tudo.
No meu caso em alguns pontos que lixei por cima da tinta mesmo cheguei na lata, até pensei em passar o wash prime, mesmo que com pincel, mas desencanei e passei o primer PU por tudo.
Todas as peças que comprei da Iron Parts estavam pintadas com o Cromato de Zinco Vermelho.
[]'s
Rodrigo Baratti
10/02/2012, 12:33
Henrique,
Tem um motor de partida 6 volts anunciado no Rolo4x4....salgado, mas 6 volts.
peas Jeep 42 | Rolo 4x4 - Classificados de veículos off road para compra e venda de peças e acessórios (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=34235&cat=2&item=42&titulo=peças%20Jeep%2042)
[]'s
HenriqueRS
12/02/2012, 22:03
Henrique,
Tem um motor de partida 6 volts anunciado no Rolo4x4....salgado, mas 6 volts.
peas Jeep 42 | Rolo 4x4 - Classificados de veículos off road para compra e venda de peças e acessórios (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=34235&cat=2&item=42&titulo=pe%C3%A7as%20Jeep%2042)
[]'s
Bah valeu pela dica Rodrigo, vou dar uma olhada, mas parece que não serve no cj3b. É o modelo do motor de arranque que a ponta do eixo do bendix gira dentro de uma bucha que fica na capa seca. Os modelos mais antigos eram assim, no cj3b a capa seca já é sem bucha e a ancoragem do eixo do bendix fica no próprio motor de arranque, como nos arranques modernos. Fiquei sabendo dessa diferença no mesmo dia que encontrei o dínamo. O cara tinha um motor de arranque desses lá pra vender, mas não levei por causa da questão da bucha.
To pensando em fazer o seguinte. Nos Eua eles vendem o motor de arranque recondicionado na base de troca. Tenho o motor de arranque original do 2º motor que comprei, 1958, foi completamente recondicionado, de repente aceitem pelo arranque do cj3b, porque também é bem antigo, quem sabe...
Mas valeu mesmo pela dica :palmas: Vou continuar procurando
HenriqueRS
12/02/2012, 22:44
Fiquei mais uma semana no sítio e terça to voltando pra lá :dance:
Finalmente, a funilaria tá pronta :dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance:: dance: Talvez eu tenha que fazer algumas correções ainda mas serão coisas pequenas.
Bom, 3ª feira no final da tarde terminei de lixar e nivelar tudo e então cobri tudo com wash primer e, depois de seco, com cromato de zinco. Enquanto aplicava o cromato de zinco, me dei conta do seguinte: o fundo PU, por ser catalizado, forma uma camada muito mais densa e impermeável que uma tinta sintética. O cromato de zinco é monocomponente e seca por evaporação, mesmo depois de sua secagem (24h) a evaporação continua durante algumas semanas (para aplicação de cera, por exemplo, é recomendado esperar 60 dias depois da pintura para evaporação total dos thinners). Aí comecei a ficar preocupado. Liguei pro disque Lazzuril e expliquei a situação e minha preocupação (só consegui falar com eles 6ª feira, não tem telefone fixo no sítio), fui muito bem atendido, mas me falaram que poderia dar problemas no brilho da tinta PU por causa da futura evaporação do redutor 410 do cromato de zinco.
Então resolvi deixar a carroceria e todas as outras peças pronta para aplicação do fundo PU (tá tudo lixado na 400) e adiar a pintura. Agora vou terminar a bancada pra desmontar e montar o motor e depois tirar o motor do Jeep, corrigir o problema da 3ª marcha escapando e arrumar um vazamento chato no setor da direção. Depois retífica no velho Hurricane 4 e montagem de tudo. Depois disso tudo, que teria que ser feito cedo ou tarde, finalizo a pintura de tudo e a carroceria é montada no chassi novinha e brilhante :dance: O único problema é conter a vontade de ver o verdão escuro aplicado na lata do Jeep, acho que vai ficar muito legal e a curiosidade tá grande :palmas:
Mas o serviço continuou, sábado, já conformado com o adiamento da pintura, comecei o "projeto de verão", a bancada de montagem e desmontagem de motor. Sábado de manhã eu e meu pai compramos a matéria prima que faltava e de tarde comecei pontear as partes no lugar. Domingo continuei o serviço. Já que a maioria das soldas dessa bancada são críticas e, se quebrar, o motor cai nos meus pés sem aviso prévio, vou pedir pra um amigo finalizar a solda, ele trabalha com isso e a solda vai ficar perfeita, não quero arriscar.
Pena que não tirei fotos do que já tá feito, mas quando voltar pra lá resolvo isso :concordo:
Abraço
HenriqueRS
22/02/2012, 23:07
Voltei hoje de tarde do sítio, deu pra dar uma boa agilizada no serviço :dance:.
A primeiro coisa que fiz foi arrumar a oficina, tava bagunçada e suja, como mudei os planos novamente (:putz:) era importante que tudo estivesse limpo.
Decidi finalizar a pintura dos estribos, da lanterna traseira, da grade dianteira e dos arcos da capota em suas respectivas cores. Isso servirá como uma espécie de teste, se não der problema na pintura dessas peças nos próximos meses, finalizo a pintura do resto sem remover todo o cromato de zinco, senão... :parede:
Bom, passei o fundo PU, lixei na 400 até ficar lisinho e então apliquei a tinta PU. Que diferença se comparada ao esmalte sintético ou ao duco, fica parelho, super brilhante (o suficiente para se ver no reflexo, imagina depois de polir :shock:). Sem falar que, além de cobrir a peça mais rápido, achei muito mais difícil de escorrer, quase impossível se quem estiver pintando já tiver usado outro tipo de tinta, isso tudo secando muito rápido (24h é a secagem final) e tendo uma durabilidade muito grande (unica coisa que ainda não deu tempo de confirmar :)).
Quanto as cores, os estribos, os arcos da capota e o suporte da lanterna traseira foram pintados de preto cadillac PU, como disse antes, ficou um espelho, vai dar pena de pisar nos estribos. A grade eu pintei com o verde preparado com base no suporte do sealed beam, ficou um verdão bem escuro um pouco puxado pro azul, muito legal e bem parecido com a peça original :dance:
Depois de passados 2 dias secando, abusei da pintura, deixei embaixo do sol de verãoa a partir do início do dia, um calorão. No meio da tarde mais ou menos, as peças fervendo (deu até pena de fazer isso) joguei um balde de água em cima, pra dar um choque térmico, se for pra dar bolha, lascar, perder brilho ou qualquer outra coisa, que aconteça agora...
Por enquanto tá lá, firme e forte, ou melhor bonita e brilhante, talvez eu faça isso mais algumas vezes, se não der problema nenhum até eu terminar o motor, vou passar a tratar bem da pintura e finalizar o resto das peças, talvez até retocar essas que já pintei, mas acho que não vai ser necessário.
No resto do tempo, tirei o motor de cima do chassi e botei os 2 motores que tenho em cima da carretinha do Jeep, ficou rebaixada :lol: Também desmontei a caixa de direção, tava vazando muito óleo, por cima e por baixo, por isso fiz algumas modificações. Resumindo, alonguei o caninho interno por onde passa o fio da buzina e instalei um retentor entre a barra de direção e o setor, além de vedar as emendas com cola (Elastil, vira tipo uma borracha bem elástica depois de seca, muito boa mesmo). Na montagem dei uma pequena pré-carga nos rolamentos axiais do caracol (girando o eixo enquanto aperta os parafusos e tal), não sei se é recomendável fazer isso, mas vai diminuir as folgas do eixo e os impactos nos rolamentos. Só falta parafusar ela no chassi e montar o canote em cima, que recebeu uma nova camada de preto semi-brilho.
Por fim, passei massa plástica e refiz a pintura dos parachoques do chassi, deu outra cara pro Jeep, ficou muito melhor mesmo :concordo:
Durante tudo isso, mais ou menos como um projeto paralelo, continuei a bancada do motor. Finalmente está pronta. As soldas poderiam ter ficado melhores. Mesmo assim, acredito que não vá quebrar, ficou muito reforçado. Prático também, porque em um dos lados tem 2 rodinhas, essas estão sempre apoiadas no chão. Do outro lado, enquanto se está trabalhando no motor, a bancada fica competamente apoiada no chão, dando estabilidade, quando se deseja mover a bancada, com motor pendurado ou não, basta apertar um parafuso que uma 3ª roda (que fiz aproveitando as rodinhas que julgo serem de um cortador de grama velho, eu só achei o eixo) abaixa e a bancada se levanta, essa terceira roda pode virar e guiar a bancada. A flange onde o motor vai parafusado pode girar e travar na posição por um parafuso que está no topo do cilindro. Dei uma demão de tinta sobre ela, sobrou bastante tinta no caneco quando eu pintei os parachoques e não quis jogar fora. Como não limpei a superfície antes, a pintura ficou só pra camuflar a ferrugem :putz:Futuramente mando fazer um jato de areia, dai vai ficar tri :concordo:
fotos...
HenriqueRS
22/02/2012, 23:16
Mais fotos... reparem no brilho e na regularidade que ficou o copo da lanterna, lembrando: sem polimento, só pintura, e já tava bem seca. Mas é boa essa tinta PU, em?
HenriqueRS
22/02/2012, 23:25
Parachoques e suporte do reboque
HenriqueRS
22/02/2012, 23:32
agora as fotos da bancada
RODRIGO TOMITÃO
23/02/2012, 13:20
agora sim, ta ficando muito bom, viu como a tinta PU é melhor, é outra vida pra pintar.
parabens caba, esperando a pintura da carroceria....
agora sim, ta ficando muito bom, viu como a tinta PU é melhor, é outra vida pra pintar.
parabens caba, esperando a pintura da carroceria....
:concordo: x2 de olho aqui tb...
Rodrigo Baratti
23/02/2012, 18:52
Show de bola o teste!
O verdão ficou muito legal.
Não vejo a hora de pintar, acho que vou finalizar o capo e mandar tinta!!
[]'s
HenriqueRS
01/03/2012, 10:22
Opa, voltei de novo, agradeço a ajuda dos amigos na escolha da tinta, é mais caro, sim, mas vale a pena, fica outra coisa, também to muito pilhado pra ver a carroceria toda pintada :dance:
Bom, nesses últimos dias, abri a caixa de marcha de novo, tinha esperanças de que para tirar o eixo piloto eu poderia apenas desmontar a a parte da frente da caixa (moringa, caixa seca e tampa). Fiz isso, mas o coletor de óleo não me deixou retirar o eixo piloto :parede:, assim tive que tirar a caixa de transferencia também. Retirado o eixo piloto e o eixo principal da caixa de marchas, desmontei os sincronizados, que troquei, e levei a luva, junto com o eixo piloto pra tornearia, pra fresar os dentes de engates e, assim, não escapar mais a 3ª marcha.
Pensei muito a respeito disso, é verdade, e bastante óbvio, que isso enfraquece o eixo piloto, mas tem que ser levado em conta que o torque do motor é distribuido sobre todos esses dentinhos ao mesmo tempo, sob um esforço quase puramente cisalhante, diferente da engrenagem que o liga ao grupo, onde cada dente recebe, na sua determinada vez, o torque do motor sozinho sob um esforço fletor considerável combinado ao cisalhante.
Assim, por mais que tenha enfraquecido essa região, ela continua muito forte, e o ponto fraco do eixo piloto continua sendo os dentes que o engrenam no grupo. Além disso, a parte enfraquecida é exigida apenas quando a 3ª marcha está engatada, ou seja, quando não se está rebocando algo pesadíssimo, cantando pneus ou arrancando toco do chão :-o, diferente dos dentes da engrenagem do eixo piloto (o ponto fraco), que são exigidos quando a 1ª, 2ª ou ré está engrenada. Claro que essa é apenas MHO, nunca fiz um estudo a fundo sobre isso, mas é o que penso.
Continuando, troquei o retentor da saida do cardã traseiro, que apresentava um pequeno vazamento e pedi pro terneiro dar uma lixada na peça onde o labio do retentor encosta, tinha alguns pontos de ferrugem, que podiam ser a causa do problema. Também troquei algumas juntas e acho que resolvi os vazamentos. Na mesma tornearia, levei a tampa da caixa, pra fazer alguns tampões em tecnil, o problema do "calço hidráulico" nas hastes da tampa da caixa vai continuar por enquanto. Se os tampões saltarem fora, vou fazer uma modificação bastante simples, minha idéia é fazer tampões interligados aos pares por uma mangueira ou tubo, o que deve reduzir ou até anular o problema, mas isso é só se eu me incomodar.
Além dessas peças, levei também na tornearia o volante do motor que comprei. A cremalheira está só um pouquinho mordida do lado do motor de arranque, do lado oposto está perfeita, pedi pra virá-la. Além disso pedi pra dar um passe no volante, que tava polido pela embreagem e fazer uma bucha pro eixo piloto. A que tinha sido feita antes ficou folgada no volante e o eixo piloto tinha um pequeno desgaste onde a bucha ficava e sofreu um pequeno passe para nivelar, por isso uma bucha nova.
Outra coisa bastante importante. Quem acompanha esse tópico deve lembrar que há um ano mais ou menos, desmontei a caixa de marchas completamente, junto com a CT, e limpei todas as peças muito bem limpas, depois refiz a montagem e completei a caixa com óleo 90, GL4. Pois é, parece que os boatos são verdadeiros, encontrei farelo de bronze no fundo da caixa de transferência :putz:, naquela tampa removível. Um farelo bem fino, mas que, na minha opinião, não condiz de forma nenhuma com o que está caixa rodou nesse periodo, 20km talvez? Agora vou buscar um óleo com uma aditivação bem menor e viscosidade parecida (algum óleo pra motor diesel talvez, não sei ainda), espero que resolva.
Depois de terminar de montar a caixa, comecei o motor :euforico: Como o motor que tava no Jeep já tava com as cordas amarradas, foi pelo qual eu comecei. Pendurei ele na bancada que fiz (que funcionou muito bem, muito bem mesmo) e comecei a desmontar, deu tempo de tirar todas os penduricos e tirar as tampas (carter, tampa lateral, tampa dos balancins e tampa do comando). A sujeira que tinha ali dentro era impressionante :parede: perto dos balancins tinha um negócio que parecia muito com um torrão de terra vermelha, coitada da bompa de óleo nova :parede::parede::parede::parede:
Por curiosidade, chequei a folga das válvulas, tava tão fora que pude medir com paquímetro mesmo :shock: (e também porque não tenho ainda calibre de lâminas). Variava de 1,5mm nas mais justas a 2,5mm nas mais folgadas :putz:, fico imaginando como esse motor vai andar melhor depois de retificado e montado seguindo especificações e, principalmente, critérios :smile:.
Resumindo era isso. Aí vão algumas fotos
HenriqueRS
01/03/2012, 10:28
fotos da sujeira de dentro do motor :putz:
Ah sim, quando tirei a tampa das engrenagens do comando de válvulas percebi que tavam secas demais, essa passagem de óleo deve tá entupida :parede:o que justifica o desgaste dos dentes da engrenagem de fibra
RODRIGO TOMITÃO
01/03/2012, 16:27
henrique, to gostando de ver, voce vai retificar alguma peça????
o ideal era mandar esse bloco pra retifica pra fazer uma boa limpeza com banho quimico que ele fazem, ai mesmo caprichando não fica 100%.
o meu tinha muita borra, acho que nunca foi trocado óleo dele hehehehhe
abraços
HenriqueRS
09/03/2012, 20:27
henrique, to gostando de ver, voce vai retificar alguma peça????
o ideal era mandar esse bloco pra retifica pra fazer uma boa limpeza com banho quimico que ele fazem, ai mesmo caprichando não fica 100%.
o meu tinha muita borra, acho que nunca foi trocado óleo dele hehehehhe
abraços
Sim, sim, sem dúvida, vou meio que separar as peças que acho melhores e levar na retífica (retífica completa nisso ai, tenho várias medidas específicadas pela fábrica aqui no pc, que consegui no CJ3b page, vai ficar tri) Na verdade vou levar todas as peças na retífica e ver se eles concordam com as peças que escolhi.
Eu tô bem feliz com o motor que comprei sobressalente, tirei a tampa de válvulas superior e vi que não tem absolutamente nada, nada nada mesmo, de borra, esse motor rodou muito pouco depois da retífica. Pena que, por causa do travamento da válvula PCV (que incrivelmente ainda estava instalada nesse motor), ficou bastante condensação nas peças e, onde não pegava muito óleo, apareceu um pouco de oxidação, unico defeito que vi até agora, além da bronzina que girou.
Abraços, to indo pro sítio e depois volto com novidades
Mauricio Rotta
10/03/2012, 09:14
O CJ3b é um Jeepinho que me desperta muita nostalgia, praticamente fui criado em cima de um desses que era do meu Nonno e trabalhava dia e noite na velha oficina de chaminés dele, levando toda sorte de bagulhos na carretinha. Por incrível que pareça é o único modelo que ainda não tive da dinastia dos antigos. Mas ainda terei-o -o!!!!
HenriqueRS
12/03/2012, 12:55
Agradeço às visitas, me motivam bastante :palmas:
Nesse final de semana desmontei o motor que tava no Jeep. As camisas estão bem gastas, assim como as válvulas de admissão. As válvulas de escape tinham marcas no assentamento, mas ainda tem as bordas bem grossas, talvez eu as reaproveite. Quanto às guias de válvulas, todas estão gastas, e bastante. O comando de válvulas, visualmente, tá bem bom, mas vou ter que instralar outra engrenagem do comando de válvulas, a que tinha, além de estar com alguns dentes muito gastos, tinha colado no eixo e não teve jeito de tirar, tive que quebrar ela, soltar o eixo e sacar a engrenagem pelo cubo dela, que é de aço, com o saca-polia, e mesmo assim foi bem pesado. Etiquetei todas as peças importantes para saber não só sua posição no motor, mas também a qual motor pertencem.
Terminado de desmontar o motor original, comecei a desmontar o segundo.
Tirei a tampa superior, beleza, tudo limpo, um pouco de oxidação, mas no geral tudo limpo e aparentemente justo. Tirei a tampa lateral, tudo mais limpo ainda. Tirei o carter, um pouco de sujeira no fundo, nada grave, paredes do motor limpas e tudo nos conformes, a não ser por uma biela, que tava bem solta, tinham abrido pra ver o problema e não chegaram a colocar as bronzinas de volta. Desmontei as bielas e tive a surpresa, o virabrequim estava arranhado em todos os munhões, todas as outras seis bronzinas estavam acabadas. Infelizmente não foi falha na montagem que fez com que a bronzina virasse. Acho que faltou óleo nesse motor. Ainda não desmontei os mancais do bloco, mas não espero muita diferença. Assim, vou levar os 2 virabrequins na retífica e ver qual deles tá melhor.
Abraço, depois posto fotos
agora recomeçaram as aulas da faculdade, então o serviço vai ir um pouco mais devagar
HenriqueRS
12/03/2012, 18:19
Agora sim, fotos do motor original
HenriqueRS
12/03/2012, 18:31
agora do outro motor
HenriqueRS
20/03/2012, 12:09
to de volta,
final de semana terminei a desmontagem do 2º motor. Bom, o virabrequim não está standard, na verdade está igual ao que estava no motor original do Jeep, 0.030" nos mancais e 0.040" nas bielas :parede: Por outro lado, peças como balancins, tuchos e válvulas estão em um estado aparentemente melhor do que as do motor original.
A engrenagem de fibra está perfeita (tirei o comando de válvulas sem remover essa engrenagem, se for necessário ela será removida na retificadora), e a engrenagem do virabrequim está muito melhor do que a que estava no motor original, que apresentava muitas marcas (muitas mesmo) e pontos de oxidação.
Sábado de manhã passei na retífica Confiança, em Lajeado, motivado por várias indicações, que se justificaram quando cheguei lá, tudo muito organizado e limpo. Descobri que o dono é um velho amigo do meu vô :palmas: Ficou combinado que no próximo sábado eu levo as peças do motor pra lá. Bloco e cabeçote do motor original + peças móveis dos 2 motores. Eles vão fazer o trabalho de usinagem e eu vou me encarregar das peças de reposição, pintura e montagem.
Outra coisa que achei muito interessante e não conhecia: realmente tem como retificar o virabrequim até 0.060", só que acima de 0.030" eles não dão garantia na parte de baixo do motor, aí tem a opção de mandar o virabrequim pra uma firma em SP onde eles enchem os munhões com solda (arco submerso, provavelmente), retificam e fazem tratamento térmico. Com esse processo, diz que o virabrequim fica novo, e dão garantia de qualidade. Como alguns riscos tão bem fundos, acho que é isso que terá que ser feito, vou confirmar ou não sábado.
Domingo, como os dois motores já estavam desmontados, organizei um pouco a oficina e depois segui a pintura de algumas partes da carroceria, passei fundo PU no capô, tampa traseira, paralamas e quadro do parabrisa. Já faz bastante tempo que passei o cromato de zinco, além de não ter dado problema algum com as outras peças que pintei, muito pelo contrário.
Nesse final de semana quero finalizar a pintura dessas peças :grin:
Quando aprender a mexer nesse novo sistema, posto umas fotos
Henrique, uma informação que talvez te seja útil.
Em São Leopoldo tem uma empresa chamada Sulcromo que faz revestimento de metal em tudo que é superfície. Aqui na empresa já mandamos dois eixos de uma máquina italiana que precisava de reparos.
Não é solda que eles fazem.
Entra no site deles e quem sabe tu consegue informações.
Sulcromo - Revestimentos Metlicos e Industriais (http://www.sulcromo.com.br/)
abs.
Alan
HenriqueRS
21/03/2012, 14:45
Henrique, uma informação que talvez te seja útil.
Em São Leopoldo tem uma empresa chamada Sulcromo que faz revestimento de metal em tudo que é superfície. Aqui na empresa já mandamos dois eixos de uma máquina italiana que precisava de reparos.
Não é solda que eles fazem.
Entra no site deles e quem sabe tu consegue informações.
Sulcromo - Revestimentos Metlicos e Industriais (http://www.sulcromo.com.br/)
abs.
Alan
bah, valeu pela ajuda alan,
dei uma olhada no site deles, me parece que esse revestimento que eles aplicam nas peças é super fino, da ordem de centésimos de milímetro, com a função de proteção mecânica e química. Li lá no site deles que a durabilidade das peças pode subir de 5 a 8 vezes comparada a mesma peça sem o revestimento :shock:.
Já o problema do virabrequim é que ele já está bastante rebaixado. Do jeito que está agora, a sobremedida das bronzinas de biela equivale a 1 milimetro, se for feita a retífica em cima disso irá para, no mínimo (o que duvido muito, por causa dos riscos), 1,25mm aproximadamente, é isso que precisa ser resolvido. A maior sobremedida possível (que se acha bronzinas) equivale a 1,5mm, é 0.060".
Vou levar os 2 virabrequins na retífica e ver o que eles me falam. A idéia é deixar um deles lá, e eles mesmo se encarregam de mandar pra SP se for necessário :concordo:
abraço, valeu pela dica
HenriqueRS
23/03/2012, 14:34
Tão ai as fotos que falei, nada muito interessante, mas ai estão :concordo:
337617337616337618337619337620
HenriqueRS
26/03/2012, 19:00
Sábado levei o motor e as peças pra retífica, amanhã vou ligar pra lá e ver quais peças vou precisar comprar novas. Eles vão tirar as medidas e ver o que tá ruim e tem que fazer.
Depois disso, continuei a pintura das peças que passei fundo semana passada. Pintei o quadro do parabrisa de preto e o resto de verde. Poderia ter ficado melhor, quando pintei as peças verdes já tava escuro e ficaram alguns fumaceados, mas nada grave, acho que vou aproveitar e dar uma segunda demão quando pintar o caixote, de qualquer forma sumiria no polimento.
Depois de pintadas todas as peças vou colocar o caixote em cima do chassi, junto com a grade e capô, e contratar alguém para fazer o polimento na pintura. É uma tarefa difícil, precisa de muita técnica e qualquer defeito aparece muito, além de que o preço do material para fazer o polimento por conta fica muito alto.
Era isso, quando tiver a resposta da retificadora eu posto aqui,
Vão as fotos das peças guardadas esperando o resto ficar pronto338324338325338326
RODRIGO TOMITÃO
27/03/2012, 00:15
ai sim henrique...parabens cara, acho que vc não deve ser casado pelo lugar que guardou as peças kkkkkkkkkkkkkk
HenriqueRS
27/03/2012, 12:49
ai sim henrique...parabens cara, acho que vc não deve ser casado pelo lugar que guardou as peças kkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkk, acertou, na verdade esse quarto aí tá vago por enquanto, então aproveitei ^^
HenriqueRS
02/04/2012, 19:22
Nesse final de semana continuei a pintura da carroceria. Passei fundo no caixote e nas outras pecinhas menores. Domingo comecei a pintar de preto essas pecinhas e semana que vem termino.
Sobre a retífica do motor, vai ser feito o serviço completo. Encamisar bloco e voltar pra STD, trocar válvulas e guias, recondicionar virabrequim (vai pra std também)... aí vai ficar bom :concordo:
Aí vão as fotos, espero terminar logo a pintura, além de curioso de ver o resultado, já tá ficando chato pintar-lixar-limpar-pintar-lixar-limpar-pintar-...
339553339559339558339560339561
Rodrigo Baratti
03/04/2012, 10:46
já tá ficando chato pintar-lixar-limpar-pintar-lixar-limpar-pintar-...
Bota chato nisso!!! kkkk
[]'s
HenriqueRS
16/04/2012, 05:45
Agora sim, semana passada a reforma não progrediu muito, até nem postei nada por causa disso, já nesse final de semana consegui pintar o caixote de verde :dance: além de repintar umas peças pretas que não tinham ficado 100%. Semana que vem coloco a carroceria em cima do chassi, dessa vez definitivamente :euforico:3415163415243415233415223415213415203415 19341518341517341525
Rodrigo Baratti
16/04/2012, 19:24
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palma s::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas:
RODRIGO TOMITÃO
18/04/2012, 19:32
henrique fico top de linha o trampo, parabens :palmas::palmas:
HenriqueRS
23/04/2012, 12:53
mais avanços...
sábado retoquei algumas peças verdes, sabado no final da tarde montei a carroceria em cima do chassi, ficou muito legal :dance: agora vou procurar alguem pra fazer o polimento, depois disso e do motor instalado posso parafusar os paralamas :concordo: Aí vão algumas fotos
342819342824342822342823
Fabiano-SL
23/04/2012, 14:08
Muito bom o trabalho! Parabéns!
A parte que eu mais sofri na reforma do meu jeep foi a pintura, que foi onde não meti a mão...
Pela foto não me fica claro, ma tu fixou o tubo da direção ali no assolho? Original não é fixado, só passa pela furação do assoalho... se fixar, a lataria vai trabalhar para um lado e o setor que está preso no chassis para outro. Isso acaba quebrando ali onde prende o tubo no painel.
[]´s
mais avanços...
sábado retoquei algumas peças verdes, sabado no final da tarde montei a carroceria em cima do chassi, ficou muito legal :dance: agora vou procurar alguem pra fazer o polimento, depois disso e do motor instalado posso parafusar os paralamas :concordo: Aí vão algumas fotos
342819342824342822342823
HenriqueRS
23/04/2012, 15:34
Muito bom o trabalho! Parabéns!
A parte que eu mais sofri na reforma do meu jeep foi a pintura, que foi onde não meti a mão...
Pela foto não me fica claro, ma tu fixou o tubo da direção ali no assolho? Original não é fixado, só passa pela furação do assoalho... se fixar, a lataria vai trabalhar para um lado e o setor que está preso no chassis para outro. Isso acaba quebrando ali onde prende o tubo no painel.
[]´s
Valeu pelo elogio :concordo:, realmente é a parte mais chata e trabalhosa de toda a reforma (só de lembrar tudo que lixei... :putz:) pelo menos é bastante recompensador ver o Jeep todo verdão e de pintura nova :dance:
Quanto a direção, não fixei no assoalho não. É só a borracha de vedação do canote da direção da Rural se não me engano, cortei ela no formato redondo e tirei uns encaixes que ela tinha, acabou ficando um disco com um furo no meio. Passei ele no canote do Jeep e fixei ele com as meia-luas próprias pra isso, ficou vedado, com uma boa aparência e flexível, pena eu não ter tirado nenhuma foto mais de perto, mas valeu pela dica. :concordo:
Fabiano-SL
23/04/2012, 16:06
Ahh bom... aí sim.
Em que cidade está teu jeep? Quando estiver pronto,vamos combinar uma volta!
Quanto a direção, não fixei no assoalho não. É só a borracha de vedação do canote da direção da Rural se não me engano, cortei ela no formato redondo e tirei uns encaixes que ela tinha, acabou ficando um disco com um furo no meio. Passei ele no canote do Jeep e fixei ele com as meia-luas próprias pra isso, ficou vedado, com uma boa aparência e flexível, pena eu não ter tirado nenhuma foto mais de perto, mas valeu pela dica. :concordo:
HenriqueRS
23/04/2012, 17:56
Tá lá em Lajeado, conhece?
Henrique, mais uma vez parabéns cara! tá ficando demais...
Agora um palpite, eu não sei realmente qual é a posição original dos pedais de freio e embreagem, porém se você inverter os seus fica mais funcional, pois aí o limitador não atrapalha o pé direito de irdo pedal do acelerador para o do freio e nem o pé esquerdo de "escorregar" pra cima do pedal da embreagem, o que vc. acha?
HenriqueRS
23/04/2012, 19:50
Henrique, mais uma vez parabéns cara! tá ficando demais...
Agora um palpite, eu não sei realmente qual é a posição original dos pedais de freio e embreagem, porém se você inverter os seus fica mais funcional, pois aí o limitador não atrapalha o pé direito de irdo pedal do acelerador para o do freio e nem o pé esquerdo de "escorregar" pra cima do pedal da embreagem, o que vc. acha?
Nuss :?, é verdade, nem me atinei disso, talvez eu fosse reparar andando :putz: mas concordo 100%. Na hora de instalar me guiei cegamente pela etiqueta, que indicava essa montagem. Alias, sei que tem uma foto dos pedais no manual, vou procurar aqui, talvez dê pra saber a posição original (só por curiosidade mesmo, porque vou virar eles mesmo assim, deve ser uma m3rd@ o pé enganchando naquela dobra toda hora). Valeu pela dica e pelo elogio, legal mesmo vai ficar depois do polimento :dance:
HenriqueRS
23/04/2012, 19:59
Taí o que achei, nada muito claro, é só um desenho, mas parece que eles vão virado mesmo (ressalto virado pro canote da direção)342928
Taí o que achei, nada muito claro, é só um desenho, mas parece que eles vão virado mesmo (ressalto virado pro canote da direção)342928
:concordo:
RODRIGO TOMITÃO
24/04/2012, 11:16
henrique ficou loco de bom cara, em as rodas originais são preta mesmo?????
HenriqueRS
24/04/2012, 13:27
henrique ficou loco de bom cara, em as rodas originais são preta mesmo?????
Valeu, também gostei bastante do resultado :dance:
Quanto as cores, to seguindo as informações do CJ3b page, que também são um pouco vagas nessa parte. Parece que era uma opção na época :semideia, as rodas podem ser pintadas de branco, da cor da carroceria ou de preto, acompanhadas pelo quadro do parabrisa nessas 2 últimas opções. Eu, particularmente, acho que fica legal carroceria verde e todas as peças nela parafusadas pretas, por isso pintei assim, pra terminar vou pintar os "WILLYS" e o "4 WHEEL DRIVE" de branco :concordo:
RODRIGO TOMITÃO
24/04/2012, 13:54
Valeu, também gostei bastante do resultado :dance:
Quanto as cores, to seguindo as informações do CJ3b page, que também são um pouco vagas nessa parte. Parece que era uma opção na época :semideia, as rodas podem ser pintadas de branco, da cor da carroceria ou de preto, acompanhadas pelo quadro do parabrisa nessas 2 últimas opções. Eu, particularmente, acho que fica legal carroceria verde e todas as peças nela parafusadas pretas, por isso pintei assim, pra terminar vou pintar os "WILLYS" e o "4 WHEEL DRIVE" de branco :concordo:
hum bacana não sabia dessas informações.....
Rodrigo Baratti
24/04/2012, 15:35
Roda branca fica legal com o verde....
[]'s palpiteiros
Fabiano-SL
24/04/2012, 20:33
Tá lá em Lajeado, conhece?
já passei por lá...
depois de pronto, onde ficará o jeep?
Parabéns HenriqueRS, trabalho excelente, muito melhor que muitos profissonais por ai que se intitulam especialistas em restauração.
Li na pagina 18 que vc utilizou aquelas maquinas portateis, chamadas mig sem gas, para fazer as soldas, e achei bom mesmo o desempenho dela. Adquiri uma maquina dessas (V8 Brasil Mig 150 R$564,00), não tenho experiencia em solda e achei que fosse fácil, mas estou com dificuldade em soldar chapas finas (18, 16), fura fácil e respinga barbaridade, pelo que vi tem que ser por ponteamento e unindo os pontos, se tiver umas dicas, fico muito agradecido.. Sucesso!!
HenriqueRS
02/05/2012, 20:54
Opa, voltei, aproveitei o feriado e trabalhei no Jeep.
já passei por lá...
depois de pronto, onde ficará o jeep?
Pois é, como não vou ter lugar pra estacionar ele direto aqui em Porto Alegre e o box aqui é caro vou deixar ele lá em Lajeado mesmo.
Parabéns HenriqueRS, trabalho excelente, muito melhor que muitos profissonais por ai que se intitulam especialistas em restauração.
Li na pagina 18 que vc utilizou aquelas maquinas portateis, chamadas mig sem gas, para fazer as soldas, e achei bom mesmo o desempenho dela. Adquiri uma maquina dessas (V8 Brasil Mig 150 R$564,00), não tenho experiencia em solda e achei que fosse fácil, mas estou com dificuldade em soldar chapas finas (18, 16), fura fácil e respinga barbaridade, pelo que vi tem que ser por ponteamento e unindo os pontos, se tiver umas dicas, fico muito agradecido.. Sucesso!!
Bah, valeu pelos elogios e pela visita.
Sim, utilizei uma máquina dessas. Também gostei bastante do resultado, mas leva um tempinho pra se acostumar. Eu só tinha soldado umas 3 ou 4 vezes com eletrodo revestido antes de comprar essa máquina de solda e, na primeira vez que soldei com ela avancei muito rápido e a solda ficou uma b0$t@. Tive que tentar uma 3 ou 4 vezes até ter uma noção da velocidade.
Uma dica boa pra começar é com 2 pedaços grandes de ferro, aí não tem como furar e dá pra treinar o avanço. Outra coisa, dá uma olhada na velocidade de alimentação do arame, inicialmente eu achava que era um valor ótimo e a qualidade da solda ia piorando ao afastar desse valor, mas na verdade existe um intervalo útil, por exemplo:
Na máquina que tenho tem um botão que regula a tensão no arame (2 posições, máx e min) e outro que regula a taxa de alimentação do arame (que é de girar). Se coloco no max, tem um intervalo (pequeno, mas existe) que posso colocar na taxa de alimentação do arame, quanto mais alta for, maior será o calor gerado na solda. Quando boto o botão da tensão no min acontece a mesma coisa, só que esquenta muito menos e o intervalo útil da taxa de alimentação do arame fica mais baixo. Acredito que na tua máquina deve ser assim também, estou certo?
Quando eu soldei as chapas da lataria (usei chapa 18, 1.2mm) eu usei a máquina na tensão máxima. Se as chapas estivessem encostadas dava pra fazer um cordão curto sem furar (uns 20mm +-, daí eu parava e soldava em outra parte da chapa pra diminuir a distorção), mas se tivesse uma folga, mesmo que fosse 1 mm, eu já fechava com pontos, assim era quase garantido que não furaria, e, assim, eu conseguia preencher folgas de até 2mm entre as chapas sem maiores problemas.
Uma coisa com que sofri bastante foi a distorção das chapas. Ela é reduzida usando MIG/MAG ou, nesse caso, eletrodo tubular, mas ainda existe, e não é pouco em se tratando de lataria, onde a chapa é fina e tem que ficar bem plano. Uma dica boa que me deram é pontear a chapa no lugar em diferentes pontos, o mais espalhados possível, depois ir espalhando pontos até ficar um espaço bem pequeno entre eles. Depois disso, se a folga entre as chapas deixar, preencher esses espaços com cordões curtos, também alternadamente (nunca em sequência), se não der com cordões dá pra ir fazendo pontos até fechar tudo, sempre tirando a escória antes de soldar por cima.
Outra coisa, escove a área que vai ser soldada o melhor possível antes de soldar. Se parar de soldar e depois continuar escove o cordão que já está feito pra não ter problema de inclusão de escória.
Espero ter ajudado, se tiver mais alguma pergunta, posta ai, talvez eu possa responder.
Agora sobre o Jeep :dance:
Sábado veio o cara pra fazer polimento na carroceria, ficou bom, tá um espelho de brilhante:concordo:
Depois disso comecei a parafusar o monte de coisa que vai preso na carroceria, é um servicinho bem bom de fazer, cada detalhe dá uma boa diferença na aparência, já tá com cara de Jeep de novo :dance:
Segunda levei o vidro do parabrisa pra fazer polimento. Só que nem valia a pena, tava cheio de riscos pequenos que não iam sair e pra tirar os riscos dos limpadores ia sair R$ 80 pra cada. Como o vidro dele é plano e o mais simples possível, fui numa vidraçaria e cotei um parabrisa novo: R$ 110, tá encomendado :concordo:
Também levei pra tornearia uns desenhos das buchas do pivo do parabrisa e do eixo do pedal do acelerador, semana que vem vou buscar essas peças.
Aí vão fotos:344766344765344764344763344762
Puxa vida, já de inicio me ajudou bastante, aproveitei suas dicas e até estive antes treinando um pouco, e já percebi uma baita melhora.. o negócio mesmo é praticar.. O problema aqui na minha cidade é que ficam escondendo o jogo, os que sabem soldar bem nao querem ensinar os segredos, e os que ensinam ensinam tudo errado.. a gente aprende muito mais aqui no forum..
A propoisito em 2008 estive em Lajeado, na negociação de uma Rural 1959 Bicudinha, azul e branca, com um tal Magrão, foi olhar e carregar, estou com ela até hj, mas a restauração feita aqui por um dito restaurador, deixou a desejar..
Boaventura
05/05/2012, 19:56
Nossa Henrique... que coisa linda seu CJ-3B, também restaurei meu CJ-3A original, depois de 3 anos acabei o fazendo modificado para fazer passeios mais longos.
Fiquei muito impressionado com a qualidade do serviço realizado.
Esta sorte de adquirir um veículos como este não é para todos, sinta-se orgulhoso por isso.
Forte abraço e sucesso!
HenriqueRS
06/05/2012, 20:24
Nossa Henrique... que coisa linda seu CJ-3B, também restaurei meu CJ-3A original, depois de 3 anos acabei o fazendo modificado para fazer passeios mais longos.
Fiquei muito impressionado com a qualidade do serviço realizado.
Esta sorte de adquirir um veículos como este não é para todos, sinta-se orgulhoso por isso.
Forte abraço e sucesso!
Pow, valeu mesmo. O teu também ficou muito legal, eu vi o video dele no youtube algumas vezes já :palmas:
Mas isso é verdade, não se acham mais carros assim pra vender. São verdadeiras relíquias :dance: E eu não pretendo vender o meu :D
Agradeço a visita, depois posto umas fotos do avanço do último final de semana.
Abraço
HenriqueRS
08/05/2012, 13:03
bom, conforme falei antes, aí vai o que fiz final de semana:
sábado busquei o eixo do pedal do acelerador e as buchinhas para os pivos do parabrisa. Ficou bem bom, super justo e com boa aparência depois de instalado. Também instalei os estribos, 2 tampinhas que vão no assoalho, a plaquinha do painel, que comprei nova da JIPEBRAS, o suporte dianteiro da placa e o fundo do sealed-beam, aqueles que pintei de preto.
Além disso, fiz a cinta que trava o tanque de gasolina. Com um retalho da chapa que usei na lataria fiz os 2 ganchos e os 2 L onde se dá a tração na cinta. Cortei uma tira de aluminio pra servir de cinta e depois rebitei as peças umas nas outras. Ficou bom, só falta fazer um espaçador pra colocar embaixo do tanque, pra ele ficar na posição.
Outra coisa que dei um jeito. A tampa do tanque não fechava de jeito nenhum. Desmontei ela e depois de uns ajustes nas travas, ela passou a encaixar, mas escapava se forçasse pros lado. Depois de mais ajustes ela funcionou 100%, agora tá bom :concordo:
Fiz também um furo em um dos prisioneiros do suporte do estepe, onde vou por um cadeado pra não me roubarem a roda :putz:
Por último, fiz a pintura do WILLYS e do 4 WHEEL DRIVE na tampa traseira, como dá pra ver na foto. Assim visto de longe ficou ótimo, mas vendo de perto ficou algumas marcas do papel que usei pra mascarar e tal. Acho que vou deixar assim mesmo, já que os defeitos são pequenos e aceitáveis nesse "stencil". E mais, se mais tarde eu quiser arrumar vai ser fácil, usei esmalte sintético em spray pra pintar isso, um thinner bem fraco tira o branco sem tirar o verde.
Aí vão fotos 346261346262346263346264346265
RODRIGO TOMITÃO
08/05/2012, 21:52
bão dimais em Henrique, parabens
HenriqueRS
14/05/2012, 20:13
bão dimais em Henrique, parabens
Valeu mesmo Rodrigo, é bom saber que vocês estão gostando, dá muito ânimo pra continuar :palmas: :palmas::palmas: :palmas: Aguardo notícias do java :-)
Nesse final de semana continuei trabalhando nos "finalmentes" do Jeep, terminei a instalação do tanque de gasolina depois de limpar ele por dentro. Também fiz uma trava a mais pro tanque, que prende ele por trás, tive que esmerilhar um pouco mais as travas da tampa do tanque, que ainda tava meio ruim de encaixar, dei uma geral na oficina, instalei o parabrisa novo (que servicinho... principalmente colocar aquela tira estreita de borracha que serve pra travar),parafusei as lanternas traseiras e ajeitei 5 alças que vão parafusadas na carroceria (eu tinha 11, precisava de 16, comprei umas a mais só que eram um pouco mais compridas e a furação não batia, agora já tão até pintadas, só instalar :concordo:). Aí vão fotos, nada muito interessante, mas lá vai
essa é a trava que eu fiz pra parte de trás do tanque
347331
e assim ela vai parafusada
347332
olha só a diferença de comprimento entre a peça original e a nova
347333
alças prontas pra pintura
347334
essa foto é a mais interessante, esses ai são as "porcas" originais das 4 alças que ficam parafusadas na tampa traseira, são tipo uma lata dobrada com um furo no meio, que tem uma rosca. Provavelmente nunca tinham sido desparafusados :pensativo:
347335
parabrisa instalado
347337
assim ficou com as lanternas instaladas, ficou legal :palmas:
347340
Fabiano-SL
15/05/2012, 10:29
essa é a trava que eu fiz pra parte de trás do tanque
347331
e assim ela vai parafusada
347332
Se me permite, ficou esquisita essa trava que tu fez...
Porque não usou a cinta original que prende o tanque e fez uma trava mais parecida com a original?
Segue arquivo de referencia.
[]´s
HenriqueRS
15/05/2012, 12:02
Se me permite, ficou esquisita essa trava que tu fez...
Porque não usou a cinta original que prende o tanque e fez uma trava mais parecida com a original?
Segue arquivo de referencia.
[]´s
Simples: não tenho as medidas da cinta original e o tanque não tem essa alça na parte de trás (tem um outro negócio que, além de não servir de gancho ainda tá desalinhado), logo tive que improvisar.
Claro que o original seria melhor, mas fixando bem e não sendo gambiarra, tá ótimo.
Fabiano-SL
15/05/2012, 13:54
Simples: não tenho as medidas da cinta original e o tanque não tem essa alça na parte de trás (tem um outro negócio que, além de não servir de gancho ainda tá desalinhado), logo tive que improvisar.
Claro que o original seria melhor, mas fixando bem e não sendo gambiarra, tá ótimo.
O teu tanque tem sim a parte de preender a alça traseira original, está na segunda foto que tu postou...
Como vai prender a parte da frente do tanque?
Fabiano, na página anterior tem foto da cinta de fixação que o Henrique já fez...
HenriqueRS
15/05/2012, 14:56
O teu tanque tem sim a parte de preender a alça traseira original, está na segunda foto que tu postou...
Como vai prender a parte da frente do tanque?
Foi o que falei, tem uma chapinha soldada que "além de não servir de gancho ainda tá desalinhada", quis dizer que tá pro lado do furo que tem a porca, o gancho ficaria muito inclinado, isso se desse pra prender... Eu poderia colocar o tanque mais pro centro da carroceria, mas daí o bocal não centralizaria no furo da lateral.
Quanto a parte da frente, o tuna já respondeu :concordo:
Fabiano-SL
15/05/2012, 15:34
Fabiano, na página anterior tem foto da cinta de fixação que o Henrique já fez...
Ok, passei batido aquele post...
HenriqueRS
28/05/2012, 21:44
depois de 1 semana sem postar nada, novidades:
tive uma folga na universidade e aproveitei, além do final de semana passado, fiquei por lá 3 dias durante a semana e o último final de semana também. Continuei trabalhando nos detalhes. Fixei a carroceria no chassi definitivamente, pintei de branco o willys da grade e os 2 que tem nas laterais do capô, instalei as alças da capota de lona, fiz os ganchos e a corrente da tampa traseira do Jeep e reconstrui (espero que dessa vez definitivamente) a bomba de gasolina/vácuo
Mas a melhor notícia é a seguinte, o virabrequim já voltou de SP e acho que o motor fica logo pronto :cool: Aí é pintura, limpeza e montagem.
Aí vão fotos
350008
350010
350009
esses são os ganchos que fiz em inox, coloquei um pedaço de mangueira transparente por cima pra não arrancar a tinta, ainda não fechei o elo que prende na carroceria porque falta fazer a capa que vai por cima das correntes
350019
350015
Quanto aos coxins da carroceria, pra não ficar rangendo (pelo menos nos primeiros meses :parede:) recobri os parafusos com uma camada fina de borracha, vai impedir o contato direto metal-metal. Além disso, o comprimento do corpo do parafuso é tal que a porca trava nele antes de esmagar os coxins de borracha, dá um pequeno aperto, mas só isso. Também botei coxins entre carroceria e cabeça do parafuso e entre a porca e o chassi.
350014
350011
Essa foi a solução que consegui pro diafragma da gasolina. É o reparo de uma bomba de gasolina de Jeep, não sei de que ano. A única coisa que não é igual é o comprimento da haste. Tive que cortar a ponta fora e soldar uma parte nova, dessa vez com o comprimento certo
350021
350020
Essa foto é da haste soldada, depois eu esmerilhei e alisei a solda, mas esqueci de tirar foto
350023
350022
A borracha que usei pro diafragma do vácuo começou a rasgar, não sei se foi por causa do óleo ou se foi por causa do deslocamento grande que tem esse pistão, aí resolvi fazer algo diferente. Comprei um pedaço de couro bem grosso e fui martelando o centro dele até ele aumentar de tamanho e ficar concavo, pra poder ter deslocamento e não travar a bomba, espero que não dê problema
350026
350068
350027
Também decidi refazer a alavanca que aciona o diafragma, agora tem um formato mais simples e está mais forte
350025
350024
era isso
Vou postando as novidades...
HenriqueRS
05/06/2012, 18:13
o trabalho segue...
continuei trabalhando nos detalhes. Enxertei um tubo de aço novo naquela tampinha da válvula termostática, que tava com essa parte podre, comecei a lavagem do filtro de ar e ele continua lá mergulhado (só não comecei antes porque levei um tempo pra aceitar o preço do litro de querosene :parede:), também soldei uma barrinha de ferro no suporte do dinamo do motor que comprei (os 2 suportes que eu tenho tão cortados pra suportar o alternador, que é menor, mas o suporte do dinamo do motor que comprei tava cortado num lugar muito mais fácil de emendar), tirei as medidas do chicote elétrico (ainda falta ver quais e qual tamanho de cada fio, mas já é um início), fiz um suporte pra buzina, desmontei a buzina pra pintura (sei que ela não é a original, mas enquanto rodo com 12V vai essa mesmo, vai levar muito tempo até conseguir todas as peças que preciso, além disso o som dela é bem legal e parece muito com o som da buzina original, que ouvi no CJ3b page, (to falando, tem de tudo lá :?)).
Também resolvi um problema da vareta de óleo. A que tava no meu Jeep tinha a vareta original (com vários tracinhos) mas a tampa era de outra coisa, soldada na vareta original. No motor que comprei tinha a tampa original, aquela com 2 orelhinhas e tal e sem nenhuma solda por cima, mas a vareta era diferente, dos modelos mais novos. Das 2 peças fiz uma boa...
Agora to esperando o motor ficar pronto na retífica, depois é montagem
HenriqueRS
12/06/2012, 12:00
Finalmente, depois de alguns contra-tempos, a retífica terminou o trabalho no motor :dance:
O resultado final ficou o seguinte:
Foi usado o virabrequim do motor original, que foi mandado pra SP pra ser recondicionado (agora tá std de novo :concordo:). Pedi pra fazerem um sem-fim onde fica a gaxeta pra ajudar a segurar o óleo dentro do carter :concordo:
O bloco foi encamisado, as guias de válvula foram trocadas e o motor vai ganhar válvulas e pistões (std) novos.
Vai ser usado o comando de válvulas do motor que comprei, que tava com os cames em melhor estado. A bronzina do comando foi trocada (foi instalada a de um Cummins, que serviu bem) e os outros 3 mancais do comando já estavam embuchados (originalmente não vai bucha ali, mas, por causa de desgaste, já tinham instalado na retífica anterior, assim só rebaixaram o novo comando pra servir bem nelas).
Na montagem vou usar a flauta, balancins e as engrenagens do comando do motor comprado e jogo de bielas do motor original. Quanto aos tuchos vou ver quais estão em melhor estado.
Nesses últimos dias fiz a pintura de todas essas peças. Tirei o filtro de ar do banho de querosene, tirei a tinta velha com removedor e, ao contrário do que eu falei que faria, limpei ele com o lava-jato, por dentro e por fora. Pra evitar a ferrugem tirei toda água que consegui com o ar comprimido e depois borrifei 2 latinhas de desengripante dentro do elemento, espalhando o óleo fino com ar comprimido. Por fim, fechei as saidas de ar do filtro e virei ele de cabeça pra baixo. Derramei meio litro de óleo 20W50 dentro e fiquei virando o filtro até ficar tudo cheio de óleo, acho que não vou ter problemas.
Com massa plástica, corrigi alguns amassados que ele tinha. Depois busquei o motor na retífica, escovei e limpei ele com sol. desoleante. Levei algumas peças pro jato de areia (tampas do motor, alguns suportes, o tubo do óleo...) e lixei outras que já tinham sido pintadas antes (radiador, que agora tá consertado, polia do motor e bomba de água) . Pintei tudo que tava no metal com fundo fosfatizante, depois passei fundo PU em todas as peças e por fim o preto PU, pra reduzir o brilho usei fosqueante (cheguei a misturar 40%). O próximo passo é a montagem :dance:
Aí vão as fotos, fico devendo as da pintura final, já era tarde e saí às pressas de lá.
35299835299635300335300235300435300535301135301335 3009353012
Essa foto aqui é do coletor de escape, dessa vez foi pro jato de areia e depois pintei com tinta para alta temperatura, usei quase o frasco inteiro dessa vez, na 1ª vez que fiz esse serviço limpei essa peça no escovão e apliquei só 1 demão, depois de um tempo começou a aparecer uns pontos de ferrugem. Acho que agora não vou ter esse problema :concordo:
353006
Rodrigo Baratti
12/06/2012, 12:57
Rapaz,
Que motor limpo....muito legal!!
[]'s
HenriqueRS
12/06/2012, 13:45
Rapaz,
Que motor limpo....muito legal!!
[]'s
Pois é cara, quando fiz esse serviço da outra vez eu usei uma escova na furadeira, dessa vez eu usei aquelas escovas que vão parafusadas na esmerilhadeira, que diferença... Além de não precisar usar o removedor eu ainda terminei o serviço em muito menos tempo :concordo: a única parte ruim é a vibração, que obriga algumas pausas durante o serviço :?
Abraço, aguardando novidades da F :palmas:
HenriqueRS
18/06/2012, 20:51
Voltei. Nenhuma novidade importante, preparei a oficina pra montagem do motor. Além de bagunçada tinha muita sujeira. Foi praticamente o final de semana inteiro limpando tudo.
Domingo de tarde eu repintei a tampa de válvulas do motor. Tinha dado problema na pintura dela, ficou cheia de pontinhos. Primeiro achei que fosse poeira, lixei até sumir tudo e limpei. Quando fui repintar eu percebi que o problema era, na verdade, a tinta. O fosqueante, por algum motivo, deixou a tinta cheia de bolinhas bem pequenas. Tive que coar a tinta num pano limpo, daí ficou bom. Achei muito estranho, tinta boa, todos produtos da mesma marca (sherwin williams) e pra função a qual foram destinados, muito cuidado na limpeza e tal, mas mesmo assim precisei filtrar a tinta, pelo menos depois disso deu certo...
Por enquanto é isso, fico devendo fotos de novo :parede:
Fabiano-SL
19/06/2012, 13:00
Está muito bom... :palmas: Mas esse teu filtro de ar a oleo é do go devil (continental) cj2, cj3a. Eu tinha filtro a oleo no meu jeep, mas acabei trocando por um a ar...
Air Cleaner Servicing on The Jeep CJ3B Page (http://www.film.queensu.ca/Cj3b/Tech/AirCleaner.html)
HenriqueRS
25/06/2012, 13:31
problemas...
Motor pintado, eu comecei a limpeza de todas as peças, com diesel mesmo, um pincel e ar comprimido. No bloco eu tirei todos os tampões das galerias de óleo e limpei por dentro com um pedaço de pano amarrado num arame, tinha muita sujeira, mais do que eu esperava.
Consegui limpar tudo mas quando eu tava terminando de limpar o bloco, que ainda tinha um pouco de borra, percebi um problema, fico louco como os caras da retífica deixaram isso passar. As buchas do comando de válvulas foram mantidas, só a 1ª foi trocada (a que fica mais perto da engrenagem) e o novo comando foi rebaixado pra servir nelas. Mas é o seguinte, o comando original, que tava nesse motor, tinha um sulco nos 2 mancais centrais pra melhorar a distribuição do óleo. Aí, por causa disso, nessas 2 buchas do comando, conforme foram desgastando, foi formando um degrau. Esse degrau faz com que o comando que foi posto agora, sem o sulco, fique justo, apoiado no degrau, mas não vai dar pressão de óleo porque o óleo vai sair quase que livremente pelas laterais dele.
O pior é que eu ainda perguntei se essas buchas que não iam ser trocadas tavam boas mesmo e me falaram que sim :parede:, é um absurdo :banido: não precisava nem de micrometro pra checar o desgaste dessas buchas, na verdade nem passar o dedo era preciso, porque o degrau é tão grande (coisa de 1 ou 2 décimos no mínimo) que dá pra ver até por foto, conforme posto aqui :roll: Me entregaram o motor com o comando no lugar, dizendo que tava bom... já vi que não dá pra confiar, encomendei plastigage e vou conferir cada folga do virabrequim antes da montagem, e vou levar o motor de volta pra consertarem isso ai, espero que a pintura não vá pro saco, porque a limpeza do bloco já foi :parede:
Aí vão as fotos:
355375355376355377355378355379355380355381
Essas são do problema, a última foto é a da bucha do último mancal, nessa não tem o degrau porque o comando original não tinha o sulco, mas dá pra garantir que não tá mais cilindrica (se o comando gastou nas outras buchas, então ele trabalhou deslocado para baixo, logo desgastou essa bucha igualmente...).
355382355383355384
HenriqueRS
02/07/2012, 11:55
Ok, boas notícias, chegaram os bancos do Jeep :dance: Muito bons e detalhados :concordo:, mas, como praticamente tudo que comprei pro Jeep, vão precisar de alguns ajustes pra servir perfeitamente, coisa pouca, felizmente.
Outra coisa, ainda bem que comprei o plastigage, medi todas as folgas do virabrequim e percebi que a biela 2 está muito folgada, com 0.003" de folga. Não é muito fora do especificado (0.0025" máx), mas ou tá certo ou tá errado, então melhor corrigirem.
As outras folgas, felizmente, estavam dentro da tolerância, inclusive as dos aneis.
Depois de feitas essas medidas, levei o motor de volta pra retífica, acho que nunca uma ecosport andou tanto com um Hurricane 4 no porta-malas :parede: Vão corrigir a folga da biela e as buchas do comando, semana que vem deve tá pronto.
Pra agilizar a montagem do motor, comecei a fazer o assentamento de válvulas. Foi bastante trabalhoso, mas as válvulas do cabeçote ficaram bem vedadas, testadas com gasolina na camara de combustão durante mais de 10 min.
356780356781356784356785356787356789
Era isso, vamos ver se agora dá tudo certo...
tstapazzoli
02/07/2012, 16:23
Henrique, o que você passou para remover a tinta do radiador?
Abraços,
Thiago
HenriqueRS
02/07/2012, 17:48
Henrique, o que você passou para remover a tinta do radiador?
Abraços,
Thiago
Primeiro limpei com o lava-jato, tomando muito cuidado pra não pegar o jato na colmeia e, depois de seco, eu passei removedor pastoso, depois escovei com uma escova na furadeira. Hoje eu já acho que passaria uma lixa fina depois do removedor, a escova parecia riscar bastante o latão... É um trabalho chato, mas fica bem legal depois de feito :concordo:356924356925
Abraço
Lenzi 54
02/07/2012, 20:43
Boa Noite,
Henrique, também sou proprietário de um CJ 3B 1954, estou acompanhando sua reforma, parabéns pelo trabalho, sucesso, e continue postando seus avanços com o jeep.
HenriqueRS
02/07/2012, 21:21
Boa Noite,
Henrique, também sou proprietário de um CJ 3B 1954, estou acompanhando sua reforma, parabéns pelo trabalho, sucesso, e continue postando seus avanços com o jeep.
Pow,valeu o apoio, posta umas fotos do teu CJ ai :concordo:
Valeu
xibiu!!!
02/07/2012, 21:27
Olá HenriqueRS.
Teu jipe tá chique no último!
Vai daí que vamo daqui acompanhando essa belezura de trabalho.
Parabéns !!!
Por aqui também tô juntando umas "rúpias" pra daqui um tempo começar o que vc tá terminando.
As vezes me pergunto se restauração de jipe termina !!!
Mas as vezes acho que a graça de ser dono de jeep taí mesmo...
abs;
xibiu!!!
Lenzi 54
02/07/2012, 22:19
357050357051357053
HenriqueRS
03/07/2012, 11:27
Olá HenriqueRS.
Teu jipe tá chique no último!
Vai daí que vamo daqui acompanhando essa belezura de trabalho.
Parabéns !!!
Por aqui também tô juntando umas "rúpias" pra daqui um tempo começar o que vc tá terminando.
As vezes me pergunto se restauração de jipe termina !!!
Mas as vezes acho que a graça de ser dono de jeep taí mesmo...
abs;
xibiu!!!
Pow, valeu mesmo,
Mas isso é verdade, reforma de jipe nunca termina mesmo, sempre vai ter alguma coisinha, por menor que seja, pra fazer, e concordo contigo, taí a graça, sem sacrifícios não há glória, não é? hahahaha
357050357051357053
Pow, tá tri o Jeep em? Legal os pneuzões.
Abraço
HenriqueRS
09/07/2012, 15:22
Busquei o motor na retífica no sábado, fecharam um pouco mais a biela nº2 (agora ficou com 0.0015" :concordo:) e trocaram a 2ª e a 3ª bucha do comado. Fizeram a 3ª de bronze e a 2ª foi preenchida com metal patente. O cara falou que conferiu a 4ª e ela tava boa, então não trocou :rolleyes:. Tomara que, dessa vez :parede:, ele esteja certo...
Bom, levei o motor pra casa e limpei ele de novo, inluindo as galerias de óleo, domingo comecei a montagem (finalmente :dance:)
To fazendo com calma, limpando cada peça e passando muito óleo antes de instalar, agora o motor tá com os tuchos e comando de válvulas no lugar, e comecei a fazer o assentamento nas válvulas de escape.
Essa é disparado a fase mais legal de toda a reforma, só imagino o motor roncando depois de montado, ai sim :dance:
358039358048358044358047358046
358045358043358042358041358040
358049
Pois é :palmas: toda segunda feira, pra mim, é obrigatório passar por aqui, trabalho de primeira :concordo: quem dera eu tivesse esse capricho e paciência, vai ficar excelente esse negócio aí, placa preta com certeza, parabéns Henrique...
[]´s admiradores
HenriqueRS
10/07/2012, 08:18
Pois é :palmas: toda segunda feira, pra mim, é obrigatório passar por aqui, trabalho de primeira :concordo: quem dera eu tivesse esse capricho e paciência, vai ficar excelente esse negócio aí, placa preta com certeza, parabéns Henrique...
[]´s admiradores
Pô, valeu mesmo Tuna, as vezes acho que escrevo demais, mas, se é assim, vou continuar contando todos os detalhes :concordo: E vou te dizer que eu também gosto bastante de fazer os posts, o 4x4brasil é uma baita ferramenta :lol:
Abraço
Rodrigo Baratti
10/07/2012, 14:47
Busquei o motor na retífica no sábado, fecharam um pouco mais a biela nº2 (agora ficou com 0.0015" :concordo:) e trocaram a 2ª e a 3ª bucha do comado. Fizeram a 3ª de bronze e a 2ª foi preenchida com metal patente. O cara falou que conferiu a 4ª e ela tava boa, então não trocou :rolleyes:. Tomara que, dessa vez :parede:, ele esteja certo...
Bom, levei o motor pra casa e limpei ele de novo, inluindo as galerias de óleo, domingo comecei a montagem (finalmente :dance:)
To fazendo com calma, limpando cada peça e passando muito óleo antes de instalar, agora o motor tá com os tuchos e comando de válvulas no lugar, e comecei a fazer o assentamento nas válvulas de escape.
Essa é disparado a fase mais legal de toda a reforma, só imagino o motor roncando depois de montado, ai sim
Vou mandar o motor do Fernandão pro cê dá um trato!!! Tá muito legal o serviço.
É mais uma coisa que não sei mecher bem!!
[]'s
HenriqueRS
11/07/2012, 11:44
Vou mandar o motor do Fernandão pro cê dá um trato!!! Tá muito legal o serviço.
É mais uma coisa que não sei mecher bem!!
[]'s
Hushahsauhshu, valeu :concordo:
Bah, mas sabe que tudo que eu sabia de motores antes de começar a empreitada eu aprendi lendo, vendo vídeos ou conversando sobre o assunto. Por isso eu tava um pouco preocupado em fazer a montagem sozinho.
Mas depois de perceber que eu tava tendo condições de apontar diversos problemas no serviço de uma antiga retificadora e que se eu deixasse eles mesmo montarem o motor todos esses defeitos ficariam escondidos dentro dele diminuindo consideravelmente a vida útil do motor, então eu fiquei tranquilo, e não deixaria montarem o motor por mim nem que fosse de graça :discordo: E mais, além de, na minha opinião, ser a etapa mais legal, to aprendendo demais :-?:dance:
Abraço
Hushahsauhshu, valeu :concordo:
Bah, mas sabe que tudo que eu sabia de motores antes de começar a empreitada eu aprendi lendo, vendo vídeos ou conversando sobre o assunto. Por isso eu tava um pouco preocupado em fazer a montagem sozinho.
Mas depois de perceber que eu tava tendo condições de apontar diversos problemas no serviço de uma antiga retificadora e que se eu deixasse eles mesmo montarem o motor todos esses defeitos ficariam escondidos dentro dele diminuindo consideravelmente a vida útil do motor, então eu fiquei tranquilo, e não deixaria montarem o motor por mim nem que fosse de graça :discordo: E mais, além de, na minha opinião, ser a etapa mais legal, to aprendendo demais :-?:dance:
Abraço
:palmas: Agora tenho que contar uma histórinha... qdo. comprei meu primeiro jeep em 1991 (um cj3-b 1952, isso mesmo 1952!), o motor hurricane dele durou exatamente um mês, aí o meca fez a lista de peças, bronzina, anéis, pistões, velas, comprei o que tinha e o que eu achei na época, mas pra só pra ter uma idéia da minha "guinoranssa", as velas eu levei de parafina, achei que era uma brincadeira do meca, pra fazer oração, macumba, benzimento, sei lá em volta da tranca...
Isso aí, vc. entendeu certo! eu não sabia o que era uma vela!!!!!
Costumo dizer que jeep vem com graduação, pós e phd em mecânica no porta luva, :mrgreen:
Graças a ele aprendi um pouco, o que já me possibilita montar o meu próprio :twisted: e não ficar na rua, meus jeeps sempre chegam em casa.. toc, toc, toc...
[]´s mexânicos...
Completando... sempre chegam em casa mesmo que isso custe de um mês a dois anos de manutenção depois :mrgreen: :parede:
HenriqueRS
11/07/2012, 15:37
:palmas: Agora tenho que contar uma histórinha... qdo. comprei meu primeiro jeep em 1991 (um cj3-b 1952, isso mesmo 1952!), o motor hurricane dele durou exatamente um mês, aí o meca fez a lista de peças, bronzina, anéis, pistões, velas, comprei o que tinha e o que eu achei na época, mas pra só pra ter uma idéia da minha "guinoranssa", as velas eu levei de parafina, achei que era uma brincadeira do meca, pra fazer oração, macumba, benzimento, sei lá em volta da tranca...
Isso aí, vc. entendeu certo! eu não sabia o que era uma vela!!!!!
Costumo dizer que jeep vem com graduação, pós e phd em mecânica no porta luva, :mrgreen:
Graças a ele aprendi um pouco, o que já me possibilita montar o meu próprio :twisted: e não ficar na rua, meus jeeps sempre chegam em casa.. toc, toc, toc...
[]´s mexânicos...
Huhsuhaasuhuhsauhsa, mas é isso ai, vivendo e aprendendo :palmas:
HenriqueRS
12/07/2012, 18:36
Ae, novidades :dance: Acabou de chegar um pacote direto do USA, da Walcks, incluindo a mufla do carburador, o botão pra ligar o motor com o pé, puxador do afogador e do acelerador, o botão de luzes, a alavanca do pisca, o bloco de junçao dos fios, aquele que fica no paralama esquerdo, alguns adesivos do motor e a válvula PCV :pular: Agora, terminando de montar o motor, fazer a parte elétrica e alguns detalhezinhos tipo linha de combustível, já dá pra ligar e dar uma volta :concordo:
358596358597358598
HenriqueRS
23/07/2012, 18:39
Agora sim deu pra fazer bastante coisa, porque fiquei essa última semana no sítio, aproveitando as férias da faculdade :dance: por isso não atualizei as novidades.
Ok, como eu decidi que ao invés do Elaion 20W50 que eu usava no motor antes da retífica vou usar o Ipiranga 20W40, que é um pouco mais fino, a primeira coisa que fiz foi tirar o comando denovo (tava fácil de tirar ainda, só 2 parafusos que seguram o flange) tirar o excesso de óleo 20W50 que eu tinha colocado antes e encher de óleo 20W40. Mas quando fui reinstalar, apertei os 2 parafusos do flange e POC, quebrou um deles dentro do bloco :parede: cheio de trava química :putz: Por sorte eu tinha uma chave de fenda de impacto, consegui tirar o corpo do parafuso antes da trava secar, aí botei parafusos novos, agora ficou bom :concordo:
Depois comecei a fazer o assentamento das válvulas de escape, terminei domingo de noite. Montei as válvulas no bloco usando as molas mais compridas e os "roto-caps" que estavam melhores. "roto-cap" é aquela peça que parece um rolamento axial, que fica entre a extremidade da mola e a haste da válvula, são responsáveis por deixar a válvula de escape rodar enquanto abre e fecha, diminuindo o acumulo de carbonização. Nenhum deles estava perfeito, mas consegui 4 que rodavam livres. Também testei a vedação com gasolina, 3 de cada vez (as 4 nunca ficam fechadas ao mesmo tempo) não vazou nada mesmo :concordo:
Segunda e terça eu fiz a montagem do virabrequim. Limpei bem casquilhas e virabrequim e coferi de novo as folgas. Fiz a instalação da gaxeta seguindo alguns passos de um vídeo que vi no youtube. Levei um tempão até terminar, mas acho que ficou bom, espero que não vaze.
Nesse meio tempo, enquanto a cola da gaxeta secava, aproveitei para fazer uma arruela espaçadora para ajustar a folga axial do virabrequim. Eu precisava de um espassador de 0.95mm aproximadamente, cortei com a serra-copo uma arruela de uma chapa de alumínio de 1mm de espessura, o resto foi na lixa mesmo e muita paciência. Com algumas tentativas, eu consegui a folga especificada :concordo:
Por fim fiz o aperto dos mancais, mas não tinha instalado a arruela espassadora que eu fiz, o flange e a engrenagem do virabrequim, erro meu, tive que puxar o comando de válvula alguns cms pra fora pra poder instalá-los depois (a flange não entra no eixo do virabrequim quando ele e o comando de válvulas tão no lugar porque a borda do flange pega na engrenagem de fibra do comando).
Quarta montei os aneis nos pistões e decidi conferir o aperto nos parafusos que travam os pinos de pistão, adivinhem: também tava errado :confused: Não digo no aperto, que seria um erro "pequeno", mas na montagem, e era um erro grave. Seguinte: eu queria montar os pistões nas bielas por 3 motivos (me pediram os pistões pra conferir o diâmetro dos cilindros, falei que eu mesmo ia montar eles nas bielas, mas por uma falha de comunicação interna me devolveram já montados :parede:). Mas os 3 motivos são os seguintes:
1º não queria que batessem os pinos de pistão pra dentro das bielas (adivinhem como eles fizeram? o mais certo seria bater uma cunha de tecnil ou madeira pra dentro da fenda da biela, abrindo um pouco o furo por onde o pino passa, colocar ele na posição com a mão mesmo e tirar a cunha, aí a fenda fecha de novo e seria só apertar o parafuso trava, era óbvio que não fariam assim)
2º eu sei a posição que os pistões vão em relação as bielas (eles comprovaram que não sabiam, conforme postei há algumas semanas)
3º (e mais importante) o pino de pistão tem um sulco na metade do comprimento. O parafuso que aperta a biela passa em parte por esse sulco, assim se o parafuso não sair dali, mesmo que a biela não esteja apertando o pino de pistão, não tem jeito nem do pino de pistão sair nem girar na biela. Durante a montagem tem que ter muito cuidado pra que esse sulco fique exatamente alinhado com o furo do parafuso na biela, se não estiver perfeito o parafuso entra pesado (nada que um pouco de força não resolva :parede:, infelizmente) e vai se rasgando no pino de pistão. Aí é dado o aperto no parafuso mas na verdade ele não tá apertado de verdade, mas tá travando no pino de pistão. Pra frente ele não vai, mas pra desparafusar ele volta fácil :putz:Foi o que percebi quando soltei esse parafuso da 4ª biela, tinha o aperto certo, mas afrouxou fácil (nas primeiras voltas só, depois pesou um pouco pra tirar completamente por causa das rebarbas que formou :parede:), quase certo que ia soltar com o motor funcionando :parede:
Limei as rebarbas do parafuso e botei de volta, preferi colocar esse parafuso um pouco riscado de volta na biela do que comprar um novo, não sei a graduação dele... Mas ficou bom, aguentou o torque de aperto nominal sem nenhum sinal de escoamento :concordo:
Tudo apertado conforme especificação, limpei os pistões no balde de querosene que usei pra limpar o filtro de ar e comecei a montagem dos pistões no motor. Verifiquei a posição dos aneis (aneis de compressão no lado certo, pontas da mola não sobrepostas no anel raspador de óleo e folga dos aneis alternadas, desviando do rasgo em forma de T e das extremidades do pino de pistão), enchi de óleo e montei dentro dos cilindros, bem legal fazer essa parte.
Antes de parafusar as bielas no virabrequim conferi as folgas de novo, dessa vez tava tudo certo :concordo:
Quinta eu dei um jeito nos balancins. Eles tinham um degrau onde pega na haste da válvula. Quase certo que, com o motor funcionando, mesmo com as válvulas reguladas, ia ficar estalando. Com uma lima eu deixei plano e, depois, com uma lixa 400 deixei liso, ficou melhor do que pensei que ficaria. Alguns dias mais tarde, quando instalei os balancins provisoriamente eu conferi o assentamento da superficie que limei com a ponta da haste da válvula e ficou legal :concordo:
Outra coisa que fiz, que considero muito importante, foi limpar os furos dos parafusos do cabeçote, pra que eles entrem soltos e o aperto dado não seja diminuido pela ferrugem (os furos desses parafusos são, na maioria, passantes e se comunicam com as galerias de água do motor) ou sujeira. Foi bastante trabalhoso, mas depois de feito eu conseguia parafusar todos os parafusos até o final da rosca só com a mão. Escovei e pintei os parafusos originais.
Depois passei pra montagem do cabeçote, aí que deu m3rd@ :parede: Fui apertando os parafusos na sequência e em etapas. Comecei com 20ftlb. Com todos apertados com esse torque passei pra 40ftlb, depois 60ftlb. Até aí tudo certo. Eu daria mais um pequeno aperto de 5ftlb, fechando nos 65ftlb que fica na metade da especificação (60-70ftlb). Nos primeiros parafusos deu tudo certo, mas no 9º e no 14º não consegui atingir esse torque. Percebi que o torque começou a cair e parei de girar. Desparafusei o cabeçote na sequencia inversa também em etapas, agora os parafusos tão apertados 20ftlb, só segurando o cabeçote no lugar. Como os furos do bloco são quase todos passantes e com rosca em todo ele pensei em colocar parafusos mais compridos, cotei quanto que sairia parafusos 7/16", de 5" de comprimento, 12.9. Descobri que, nessas medidas, só por encomenda, 3 dias pra vim, até aí OK, mas 28 reais CADA :shock: Nem pensar, quero deixar uma coisa padrão, são 15 parafusos no cabeçote, dos quais eu teria que trocar 11 pra ficar igual, ia sair mais de 300 reais só em parafusos :parede:
O que vou tentar fazer vai ser uma bucha com um parafuso allen (12.9) com 1/2" de diâmetro parafusada no bloco no lugar onde agora tem o furo com a rosca prestes a espanar, com um furo 7/16" no centro com rosca grossa, e usar os parafusos originais pra parafusar o cabeçote.
Instalei o jato de óleo da engrenagem do comando (usei o jato de óleo do motor que comprei, que tinha o furo menor, drenando menos óleo do mancal 1 do virabrequim) e instalei a tampa delas. Essa parte tá pronta.
Outra coisa que fiz foi ressaltar as marcas de ponto tanto da polia quando da tampa das engrenagens com uma tinta laranja, ficou bem bom também. Alias:
Com a bobina desligada o burrinho girava bem o motor, mas era só ligar a bobina, pra começar a queimar a gasolina, que o motor dava umas trancadinhas e o burrinho não tinha força. Decidi colocar a bateria pra carregar e tentar de novo no dia seguinte. Domingo de manhã, botei a bateria, já carregada, no Jeep e ainda coloquei o carro do meu pai do lado, ligado pra fazer uma ponte com as 2 baterias. Mesmo assim, nada de ligar. Decidi conferir o ponto, girei o virabrequim até a marquinha, girei o distribuidor no sentido de giro do rotor e depois fui voltando até abrir o contato, testando com um multimetro. Nem assim ligou, continuou com o mesmo "sintoma". Depois do almoço, já louco da vida que não ligava, me dei conta que se o motor de arranque não tava tendo força pra girar com a faísca ligada era por que a mistura tava queimando muito cedo, fazendo o motor voltar, daí decidi atrasar o ponto. Girei o ditribuidor uns 5º AH. Bati arranque e fui mexendo no acelerador até que... LIGOU :cool:
Descobri o motivo: a polia do motor foi trocada por um mecânico que não conhecia bem esse motor. Ele não sabia que na tampa das engrenagens do comando tem estampado a marca do PMS e dos 5º referentes ao 1º cilindro, que é o ponto do motor. Então ele fez a marca na polia alinhada com o braço do virabrequim do 1º pistão. Assim quando a marca da polia estivesse reto para cima, o 1º pistão estava no PMS. Eu não tinha como saber isso, então alinhei a marca na polia com a marca na tampa das engrenagens, que é o certo, que não fica na vertical pra cima, fica deslocada uns 30º no sentido AH, aí claro, pela marca o motor tava no ponto, mas na verdade o motor tava muito adiantado, acontecendo o que descrevi há um pouco mais de 1 ano atrás. Refiz a marca, dessa vez no ponto certo, pintei ela de laranja e a marca antiga eu preenchi com tinta preta, agora sim.
Montei a bomba de óleo na posição certa e deixei os balancins e a flauta mergulhados no querosene por muito tempo, depois escovei os balancins e os suportes da flauta. Limpei tudo, passei óleo e montei provisoriamente, porque vou ter que tirar o cabeçote de novo pra resolver o problema do parafuso. Depois colei as juntas das 2 tampas de válvulas, de um lado só, porque vou ter que desmontar essas tampas toda vez que eu for regular as válvulas.
Aí vão as fotos:
Primeiro a instalação das valvulas de escape:
360428360429
Depois da limpeza a instalação do virabrequim e gaxeta (eu fiz essa chapinha parafusada em cima da capa do mancal 3 pra segurar os pedaços de borracha no lugar até a cola secar):
360415360416360417360419360418360420360422360421
Esse é o espassador de alumínio que eu fiz, do lado, a foto do jato de óleo da engrenagem do comando:
360431360432
Aqui a instalação dos pistões:
360423360430360434
Aqui tem as fotos do antes e depois dos balancins, por foto dá pra notar a situação que tavam os balancins:
360427360425360426360424360433
HenriqueRS
23/07/2012, 19:48
Continuando:
Válvulas de escape:
360454
Olha só que beleza que tava o pescador de óleo, cada vez me arrependo mais de ter colocado a bomba de óleo nova antes da retífica. Tava tão ruim que decidi pegar a do motor sobressalente, que não tava muito mais limpa, mas pelo menos a tela não tava rasgada. Além de limpar aplainei a flange onde parafusa o pescador no bloco. Depois de limpo ficou assim:
360462360464360463360465
Antes da montagem do cabeçote:
360455360458
Assim eu fiz a vedação da valvula de admissão. Comprei uns o-ring e ficou muito bom. Fiquei em dúvida se eu colocava essa vedação, com ela não vai chegar óleo para lubrificar as guias de válvula, mas sem ela corro o risco de ter o motor comendo óleo, já que o óleo vai descer pela haste da válvula direto pro coletor de admissão, sugado pelo vácuo. Decidi colocar, 1º porque nos 2 motores que desmontei tinha uma borracha fazendo a vedação, e 2º porque as guias das válvulas de escape também vão trabalhar sem óleo, não deve ser uma situação tão crítica.
360457360456
Agora vai ficar um pouco mais fácil botar o motor no ponto, além das marcações estarem pintadas em laranja, agora tão na posição certa. Ainda dá pra ver a marca antiga errada, circulada em vermelho. A laranja, circulada em verde, está na posição certa.
360453360450
Aqui a montagem da flauta e dos balancins, ficou muito legal:
360459360461360460
Essas são as fotos do parafuso da biela que a retífica apertou. Quando tirei ele tava como na foto 1, tirei as rebarbas com uma lima e ficou como na foto 2:
360451360452
Assim o motor tá agora:
360466
Puxa, post mais longo da história :oops:
Rodrigo Baratti
23/07/2012, 20:58
Puxa, post mais longo da história :oops:
Serviço mais criterioso da história!!
Nem vou mais falar parabens!!
[]`s louco pra ver esse bicho roncar!!
Serviço mais criterioso da história!!
Nem vou mais falar parabens!!
[]`s louco pra ver esse bicho roncar!!
X2!!!!
Parabéns!!!!!!!
HenriqueRS
24/07/2012, 08:15
[]`s louco pra ver esse bicho roncar!!
x3 hahaha
valeu :concordo: :D
RODRIGO TOMITÃO
24/07/2012, 10:19
PQP, que capricho Henrique, o motor ta com aparência de novo, parabéns cara....
HenriqueRS
25/07/2012, 16:17
PQP, que capricho Henrique, o motor ta com aparência de novo, parabéns cara....
Hehe, nada que um balde de querosene, ar comprimido e um escovão não deem um jeito :concordo: valeu
Aguardo notícias do java :pipoca:
HenriqueRS
30/07/2012, 16:28
Bahh... sem avanços
Antes de levar o motor na tornearia pra embuchar as 2 roscas que espanaram, montei o cabeçote, dessa vez sem a junta e parafusei ele no bloco com uma arruela a mais pra compensar a espessura da junta, pra testar tudo e não ter mais nenhuma surpresa. Resultado: mais 4 roscas espanaram :parede:
Levei o motor na tornearia e embuchamos as 6 roscas espanadas com buchas de 1/2" de diâmetro com um furo de 7/16" no centro. Aparentemente ficou bom, mas, mais tarde, quando fui remontar, a ponta de uma das buchas espanou antes das 40lbft, esses parafusos são curtos demais, as pontas deles tão um pouco corroidas e os fios de rosca já não são mais os mesmos.
Me sugeriram colocar prisioneiros. Concordo que melhoraria o projeto original em alguns aspectos: sem água subindo pelos parafusos, a rosca do bloco não sofre mais com o aperto e desaperto durante manutenções, posso mandar fazer no tamanho que eu preciso... Até achei uma idéia boa no inicio, mas como todos os parafusos tão pra espanar e quero deixar uma coisa padrão, seriam instalados 14 prisioneiros. O suporte dos balancins é fixo por 4 prisioneiros, mais curtos e que entram mais folgados nos seus furos, mesmo assim já é ruim de instalar o suporte porque os prisioneiros não estão perfeitamente alinhados, imagina montar o cabeçote se algum dos prisioneiros estiver levemente desalinhado...
E outra coisa, que percebi quando desmontei o motor que comprei, que tinha um prisioneiro segurando o cabeçote. Quando apertaram a porca no prisioneiro, o atrito formou rebarbas no final do furo do cabeçote, que encostaram no prisioneiro, coisa pouca, mas formou. Isso prendeu o cabeçote no prisioneiro. Tive que usar uma chave de fenda como alavanca para levantar o cabeçote até ter espaço pra usar o pé de cabra, na mão não saia. Imagina com 14 prisioneiros :discordo:
Hoje encomendei os parafusos novos, com 5" de comprimento em aço 12.9. Vai sair caro, mas acho que vai ser uma solução definitiva, já que com os parafusos que eu tinha eu quase consegui o aperto, sobrando ainda uma 1/2" de rosca no bloco. Devia ter feito isso logo no inicio, me pouparia muita dor de cabeça e ainda ficaria melhor...
Depois arrumei a oficina e pintei o distribuidor de preto. Descobri que tem uma azeiteira pra lubrificar o eixo dele, só que alguém embuchou a carcaça dele e não fez um furo na bucha para passar o óleo, provavelmente nem soubesse da existência dessa azeiteira, mais uma coisa pra resolver...
Resumindo é isso, a camera ficou sem bateria, então não tirei fotos do distribuido, fica pra próxima...
HenriqueRS
09/08/2012, 15:32
Finalmente consegui parafusar o cabeçote :concordo: 9kgfm de torque, ou aprox. 65lbft. Apertei em etapas, 2kgfm, 4, 6, 8 e finalizei com 9kgfm. Já fiz tantas vezes isso que até decorei a sequencia de aperto :smile:
Mas até conseguir fazer isso... bom, quinta-feira fui buscar os parafusos que eu tinha encomendado. Parafusos 7/16", 5" de comprimento total, 3" de corpo, em aço 12.9. Até dei uma olhada nos parafusos quando peguei eles na loja, pareciam certos, mas quando cheguei em casa percebi que tinham mais de 3 1/2" de comprimento de corpo :parede: é impressionante a falta de comprometimento com o serviço que algumas lojas tem. Bom, levei os parafusos de volta pra corrigirem isso. 6ª feira ficaram prontos, qualidade muito aquém da esperada por causa da usinagem depois do tratamento termico, mas, pelo menos, aguentaram o aperto...
Outra coisa que fiz foi corrigir alguns problemas do distribuidor. Primeiro fiz o furo na bucha pra entrar o óleo pela azeiteira. Outra coisa que fiz foi limar uma guia do distribuidor na parte do avanço centrifugo. Percebi que o desgaste deixou as guias ovaladas, quando os pesos começavam a abrir, a peça que tem os cames do platinado mal se movia, e o ponto não era adiantado. Já no final do curso dos pesos essa peça avançava bastante. Agora que tá reto de novo o funcionamento ficou bom. Compensei essa diferença de ângulo na regulagem do ponto.
Depois continuei a montagem do motor, de todos os periféricos e tal. Regulei as válvulas, folga do platinado e o ponto do motor. Aliás, quase não consigo regulagem na 4ª válvula de escape, mas no fim deu certo, o parafuso ficou perto do fim da rosca.
Também busquei os adesivos extras na gráfica. Levei os que comprei pra Lajecópias, ficou um serviço excelente, recomendo. Agora tenho vários reservas idênticos aos originais :concordo:
Aqui dá pra ver as buchas do distribuidor que tive que tirar da carcaça. Fiz o furo em uma delas e depois foi só alinhar com o furo da carcaça.
363414363416363415363413
Essa peça que eu limei. Até pela foto dá pra perceber o desgaste desigual. Isso fazia com que, com o aumento da rotação do motor, o ponto adiantasse menos do que deveria em médias rotações. Depois de limada, o sulco voltou a ser retangular e essa peça ficou com movimento bem constante com a abertura dos pesos.
363417
Esses são os parafusos que encomendei, dá pra ver onde foi usinado depois, que não recebeu novo tratamento térmico. Inclusive, na segunda foto, dá pra ver uma falha na usinagem, faltando um fio de rosca :parede: Pelo menos aguentaram
363419363420
Montagem do cabeçote
363418363421363422
Li um tópico destinado a substituição do filtro original desse motor e dos BF por um mais moderno por problemas de vedação. Antes da retífica tinha um pouco de vazamento de óleo ali, mas era muito pouco, só o suficiente pra deixar a poeira grudando, o que fiz foi lixar a carcaça do filtro e a tampa até sair todas as marcas. Botei a borracha nova, acho que não vou ter problemas.
363429363428
Instalei o bypass da água, forma uma segunda passagem da saida de água do motor para entrada da bomba de água. Se não tô enganado, a função dessa mangueira é fazer com que a água continue circulando por dentro do motor quando a valvula termostática está fechada. Assim, a água que está no motor se aquece uniformemente. Sem ela, a água ao redor dos cilindros e, principalmente, no cabeçote, aqueceria muito rápido enquanto que a água que está ao redor da válvula termostática continuaria fria, sem abrí-la.
Normalmente tiram essa mangueira, acho que é porque não se acha uma mangueira nova com esse formato e, se colocar uma mangueira normal de borracha, ela dobra no meio pra fazer essa curva. O jeito foi comprar uma mangueira de borracha normal e botar uma mola por dentro da mangueira, ai ela curva sem dobrar (acho que já tinha falado isso quando instalei isso ai da primeira vez, haha)
363424363426
E aqui, como o motor tá agora. Falta só o circuito da válvula PCV, aí tá pronto :concordo:
363433363432363431363434
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas:
Poxa, cada postagem tua fico mais e mais impressionado com o capricho Henrique. Parabéns pela abilidade e paciência!!
Só não esquece de filmar a primeira partida do bixo e postar aqui pra agente babar.
Abraço.
Alan
Rodrigo Baratti
10/08/2012, 10:02
363433363432363431363434
Onde vc achou um motor novo pra comprar????
FICOU ANIMAL!!!
Reforço o pedido do Alan, filma o bicho funcionando e coloca aqui pra gente ver!!
[]'s
HenriqueRS
13/08/2012, 11:52
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas:
Vlw tuna :concordo:
Poxa, cada postagem tua fico mais e mais impressionado com o capricho Henrique. Parabéns pela abilidade e paciência!!
Só não esquece de filmar a primeira partida do bixo e postar aqui pra agente babar.
Abraço.
Alan
Puxa, vlw mesmo, acho que todos esses detalhes, mesmo que pequenos, somados, vão dar uma boa diferença no funcionamento do motor :concordo:
Onde vc achou um motor novo pra comprar????
FICOU ANIMAL!!!
Reforço o pedido do Alan, filma o bicho funcionando e coloca aqui pra gente ver!!
[]'s
Hahaha :lol:, parece colocar a carroça na frente dos bois, mas pra ficar assim é só pintar as peças antes da montagem. O único problema é ter que ficar cuidando pra não lascar :smile: Valeu:concordo:
Ah sim, vou filmar o motor rodando sim, podem deixar, eu posto aqui :concordo:
Valeu pela força
Bom, nesse final de semana, detalhes, novamente.
Percebi que o carburador estava vazando demais. Foi a primeira coisa que tentei corrigir. Desmontei ele completamente e troquei todas as juntas, inclusive a junta do pé-de-ferro com a cuba do carburador, que era por onde vazava gasolina antes.
Mas tem uma coisa: com o motor desligado não deveria chegar gasolina ali. Entre essas duas peças, tem 2 canais, 1 deles leva gasolina pro circuito da lenta (que só vem quando há vácuo no coletor pra sugar a gasolina por ali), e o outro fornece vácuo pro injetor de gasolina.
Aliás:
...Depois de uns minutos quebrando a cabeça achei o problema. Esse carburador bombeia a gasolina na barte de cima da membrana e embaixo dela tem um dreno que despeja a gasolina logo abaixo da borboleta, caso tenha algum vazamento...
Dreno? Nada.
Não sei se já corrigi isso antes, mas esse carburador tem a bomba de gasolina operada por vácuo, além do acionamento mecânico pela haste.
Na verdade isso aí é uma tomada de vácuo do coletor. Como eu falei, a parte de cima da membrana é responsável por bombear a gasolina pra dentro do venturi quando é feita uma aceleração brusca. Já na câmara de baixo da membrana tem um canal que vai até a parte de baixo da borboleta, tomando o vácuo do coletor de admissão.
Funciona +- assim: imagina o motor na lenta, borboleta quase fechada, vácuo máximo no coletor. O que acontece? a camara de baixo da membrana, que é comunicante com o coletor de admissão, fica com bastante vácuo também, puxando a membrana pra baixo, enchendo o lado de cima da membrana de gasolina e comprimindo a mola da membrana.
Aí aceleram o motor, a borboleta abre e o vácuo no coletor diminui. O vácuo que tem na câmara de baixo da membrana também cai e a força da mola vence a força exercida pelo vácuo. A membrana sobe injetando gasolina pra dentro do venturi.
Mas, continuando:
Não deveria ter gasolina ali. Descobri que a membrana da bomba injetora que adaptei se desfez. A gasolina passava por ela, ia pelo canal que fornece vácuo e vazava por tudo.
Sei que essa membrana veio de um reparo de um carburador, porque não aguentou? Acho que eu não deveria ter deixado tanto tempo parado, sei lá :rolleyes:
Outra coisa, depois que desmontei a caixa pra corrigir o problema no eixo piloto, eu não repus o óleo porque ainda não sabia qual óleo colocar, que não atacasse o bronze e tal. Mandei alguns emails pra distribuidores de óleo e a única que respondeu foi a Texaco, dizendo o seguinte:
"Henrique
Esta transmissão é muito antiga não temos esta informação do fabricante quanto a recomendação do óleo para uso.
Porém, podemos repassar algumas informações que são importantes:
Acredito que esta transmissão tenha peças de bronze e neste caso a recomendação é utilizar pacotes de aditivos sem extrema pressão, ou seja, fora das categorias de serviço API GL4 e GL5.
Este tipo de transmissão com alguns componentes a base de bronze ainda são fabricados pela EATON onde a classificação de viscosidade SAE 40 com pacotes de aditivos especiais atende quando é requerido para caixas manuais de caminhões médios e pesados e também para motor diesel.
Portanto, sendo este caso poderia encontrar facilmente no mercado o produto Ursa LA3 SAE 40 ou SAE 50. Não utilizar produtos de viscosidade SAE 15W40.
Anexo folheto descritivo do produto.
Atenciosamente
Eng. Renato Kruel
Especialista Técnico"
Depois de muito procurar encontrei o óleo Ursa LA3 SAE 50 e, sábado de tarde, fui completar a caixa. Tirei a tampa e tive uma surpresa. Parece que entrou um pouco de água pela alavanca do câmbio, pingou bem em cima da engrenagem da 1ª/ré, que ficou com os dentes que tavam pra cima um pouco enferrujados :parede: Acho que não vou ter problemas, mas é uma pena, tava tudo tão limpo...:putz:
Pelo menos a caixa tá com óleo certo e não preciso mais me preocupar com as peças de bronze.
Terminei de fazer os apoios dos bancos. Nos 2 bancos dianteiros eu tive que soldar 2 apoios novos em cada. Agora ficaram bem apoiados e nivelados. No banco traseiro, eu fiz um furo no pezinho de trás, que encaixa no assoalho. Com ele no lugar, eu passo um cadeado e aí pra tirar ele só com chave.
Também fiz alguns furos nos encostos dos 3 bancos, igualmente espassados, pra prender a forração. Me baseei em fotos dos bancos de um Jeep original. Ficou bom.
Por fim, consertei os encaixes dos pezinhos traseiros do banco de trás. Os 2 tavam cheios de terra, achei que eu não ia encontrar nada além de ferrugem quando desmontasse eles, mas pelo contrário, depois de escovado, passei uma tinta nas peças de dentro, um pouco de graxa, cortei uns pedaços novos de uma barra de inox pra substituir os cilindros e foi só montar, tá funcionando como se fosse novo. Agora que já ta montado, só falta pintar por fora :concordo:
364251364252364253364254364255364256
BRAVOECONOVEMBER
13/08/2012, 13:43
Oi Henrique,
Estava eu lendo teu post e progresso, principalmente com o motor. Dá gosto de ver trabalho feito no capricho assim. Por um azar do destino, sou eng. mecânico e metido com aviação desde a época da faculdade, o que me faz ser um cara bem enjoado no que diz respeito a trabalhos mecânicos, tudo o que eu posso dizer é que fiquei brabo junto contigo de ver as coisas mal feitas que fizeram com a tua máquina. Tudo coisa que não levaria mais tempo ou dinheiro se fosse feito certo, foi feito errado por pura ignorância, falta de interesse, ou má fé, vai saber...
Só queria te passar uma dica: sabe esse ajuste de face que fizeste em superfície de balancim, tampa de bomba de óleo, essas coisas? Pois é... quando a gente acerta na mão, na lima, ou lixa, mesmo com taquinho, a superfície tende a ficar naturalmente abaulada. Pode não fazer a menor diferença, mas se usares (se é que não usou, não deu pra saber...) um pedaço de vidro grosso, tipo 10mm, que podes comprar uma sobre em qualquer vidraçaria, e apoiares a lixa d'água 400 (eu já usei para afiação de ferramentas até lixa 1000 - isso porque não encontrei mais fina pra vender à mão...) em cima, terás uma superfície com excelente planicidade de referência para desempenar peças - algumas de tamanho bem razoável. Com lixa bem fina, dá pra deixar espelhado quando necessário, usando o método de lixar sempre a 90 graus entre lixas (p.ex., passa a 400 em um só sentido, quando aplainar, passa uma 800 na direção somente a 90 graus da lixação anterior, porque quando não puderes mais enxergar as marcas de lixa anteriores, é porque podes ir pra lixa mais fina, sem desperdiçar serviço). Ah, e lixa só num sentido, pra evitar abaular no movimento de ida e volta...
Esses tempos comprei uma bomba de vácuo pra camionete que era muito bem feita, tão bem feita que tive que mandar embuchar a rosca do flexível do óleo dela assim que instalei. Depois de embuchada, lógico que tive que desmontá-la pra limpar as limalhas que o torneiro deixou, e vi que a tampa dela estava bem mal acabada. Usei este método, ficou bom. Pelo menos até 5000 km depois.
Bacana teu serviço no jipe aí. Se eu tivesse condições de ter uma viatura em separado, faria o mesmo com uma Toy Band ou um CJ3 mesmo, gosto dos dois modelos. Atualmente, tenho a Ranger pra sustentar e arrumar, e ela ainda está um pouco longe do jeito que eu quero que ela fique.
Enfim, continua aí o excelente trabalho, estamos acompanhando!!!
HenriqueRS
13/08/2012, 19:30
Oi Henrique,
Estava eu lendo teu post e progresso, principalmente com o motor. Dá gosto de ver trabalho feito no capricho assim. Por um azar do destino, sou eng. mecânico e metido com aviação desde a época da faculdade, o que me faz ser um cara bem enjoado no que diz respeito a trabalhos mecânicos, tudo o que eu posso dizer é que fiquei brabo junto contigo de ver as coisas mal feitas que fizeram com a tua máquina. Tudo coisa que não levaria mais tempo ou dinheiro se fosse feito certo, foi feito errado por pura ignorância, falta de interesse, ou má fé, vai saber...
Só queria te passar uma dica: sabe esse ajuste de face que fizeste em superfície de balancim, tampa de bomba de óleo, essas coisas? Pois é... quando a gente acerta na mão, na lima, ou lixa, mesmo com taquinho, a superfície tende a ficar naturalmente abaulada. Pode não fazer a menor diferença, mas se usares (se é que não usou, não deu pra saber...) um pedaço de vidro grosso, tipo 10mm, que podes comprar uma sobre em qualquer vidraçaria, e apoiares a lixa d'água 400 (eu já usei para afiação de ferramentas até lixa 1000 - isso porque não encontrei mais fina pra vender à mão...) em cima, terás uma superfície com excelente planicidade de referência para desempenar peças - algumas de tamanho bem razoável. Com lixa bem fina, dá pra deixar espelhado quando necessário, usando o método de lixar sempre a 90 graus entre lixas (p.ex., passa a 400 em um só sentido, quando aplainar, passa uma 800 na direção somente a 90 graus da lixação anterior, porque quando não puderes mais enxergar as marcas de lixa anteriores, é porque podes ir pra lixa mais fina, sem desperdiçar serviço). Ah, e lixa só num sentido, pra evitar abaular no movimento de ida e volta...
Esses tempos comprei uma bomba de vácuo pra camionete que era muito bem feita, tão bem feita que tive que mandar embuchar a rosca do flexível do óleo dela assim que instalei. Depois de embuchada, lógico que tive que desmontá-la pra limpar as limalhas que o torneiro deixou, e vi que a tampa dela estava bem mal acabada. Usei este método, ficou bom. Pelo menos até 5000 km depois.
Bacana teu serviço no jipe aí. Se eu tivesse condições de ter uma viatura em separado, faria o mesmo com uma Toy Band ou um CJ3 mesmo, gosto dos dois modelos. Atualmente, tenho a Ranger pra sustentar e arrumar, e ela ainda está um pouco longe do jeito que eu quero que ela fique.
Enfim, continua aí o excelente trabalho, estamos acompanhando!!!
Bah, nem me fale... é um absurdo a falta de profissionalismo de certas empresas. É loja de tintas que me vende o solvente (o mais vagabundo mesmo, não era nem thinner) de marca X pra diluir tinta da marca Y (isso aconteceu bem no início da reforma, quando eu ainda não tinha muita noção do que tava fazendo, haha, só comprei lá uma vez), tornearia que não sabe centrar as campanas de freio no torno (também não vou mais lá, agora vou numa tornearia que era de um amigo do meu vô, o sobrinho dele assumiu, capricho extremo :concordo:), retíficadora que não sabe que buchas também gastam (dentre outras coisas), loja de parafusos que não sabe quanto valem 3", peças novas que não servem no cambio (os 3 macaquinhos do sincronizado que comprei novos tiveram que ser "ajustados" na lima, porque as medidas deles tavam erradas :parede:) e ai por diante...
A impressão que dá é que quando vão fazer o serviço, olham meio de canto e dizem, de um jeito bem ignorante "Ahhh, isso é prum jiiipe..." e ai fazem de qualquer jeito :stop: palhaçada...
Em compensação, ainda existem muitos lugares onde o compromisso com o serviço ainda existe, nos resta encontrá-los :rolleyes:.
Exemplo disso é a "ferragem" onde sempre vou (entre aspas porque tem tudo la, mais do que em uma simples ferragem: parafusos, porcas e arruelas, retentores, rolamentos, mangueiras, tinta spray, papel pra junta, eletrodo pra solda, tudo que é ferramenta, reparos pra máquinas, instrumentos de medição...), são muito atenciosos, já me deram algumas boas idéias de como solucionar alguns problemas :concordo: e o preço é bom :dance:
Ou também essa tornearia que citei antes, que costumo ir agora. Uma vez levei a barra de direção do meu Jeep e a tampa do setor da direção pra fazer uma sede prum retentor que eu queria adaptar, pra resolver um vazamento. Deixei lá de manhã e fui buscar de tarde. Quando voltei, o cara falou que alguem tinha substituido o caracol da barra de direção, mas fez esse serviço de um jeito tão porco que não se deu nem o trabalho de soldar as duas peças alinhadas. Ai ele cortou fora a solda e refez, dessa vez centrado. Ou seja, além de fazer o serviço que eu tinha encomendado, percebeu um baita problema na barra de direção, que daria problema no retentor causando o mesmo vazamento que eu queria corrigir, isso se eu conseguisse montar o setor com o retentor, tamanho era o desalinhamento.
Quando a dica do vidro, é excelente. Eu usei ela algumas vezes: no carburador, na bomba de gasolina, no pescador de óleo, na tampa da bomba injetora do carburador, sempre funcionou :palmas: Só que fiz em cima do mármore ou granito, acredito que, no final, o efeito seja o mesmo. Sempre consegui vedação perfeita com essa técnica (exceto no carburador quando usei um papel de junta muito fino, como são peças muito velhas tem uns pontos de corrosão, que teria que lixar muito pra sair tudo, aí preferi colocar uma junta um pouco mais grossa pra resolver :concordo: ).
Sobre os balancins, fiz na lima mesmo, dando o acabamento na lixa. Inclusive procurei deixar a superfície um pouco convexa, assim o ponto mais alto dessa superficie empurra a haste da válvula no seu centro. Eu até conseguiria deixar plano usando esse método da lixa, mas o problema é que, além de plano, essa superfície do balancim teria que ficar perfeitamente paralela com a superfície da haste da válvula, o que eu não conseguiria fazer. Se não, ao acionar a válvula, a superfície do balancim vai se apoiar só na quina da haste da válvula, gastando rápido tanto a superfície do balancim quando a ponta da haste da válvula, além de criar uma força lateral na válvula (desgaste da guia) e, talvez, impedir sua rotação. Sem falar que a regulagem da válvula também ficaria prejudicada nesse caso. Fiz um desenhinho pra explicar o que quero dizer, concorda? O desenho tá meio tosco mas dá pra entender :lol:
364318
Eu até cheguei a conferir onde ficou o ponto de contato dos balancins com as hastes das válvulas durante a montagem, mas não tirei fotos :parede: Depois de aquecer o motor, quando eu for reapertar o cabeçote eu aproveito e tiro umas fotos pra por aqui :concordo:
Enfim, agradeço a visita e o conselho, essa técnica é uma mão na roda pra tirar vazamentos e melhorar o assentamento de peças.
Mas e ai, tem umas fotos da sua Ranger aqui pelo forum? :pipoca:
BRAVOECONOVEMBER
13/08/2012, 20:37
Beleza. De fato, o efeito do mármore ou granito é o mesmo, mas o vidro é sempre bem mais plano.
E, sim, isso não resolve problemas de porosidade e corrosão, lógico. Se fosse uma peça de montagem permanente, tipo cárter, graças a Deus inventaram as tais juntas líquidas. Mas como é carburador, que periodicamente se tira pra desmontar e limpar e tals, daí só mesmo uma juntinha caprichada.
Podes usar a técnica para fazer os abaulados, cuidando somente para abaular em um só plano, fica bom e parelhinho também. Especialmente útil se quer fazer abaulado em uma direção só.
Depois me passa a dica dessa "ferragem" aí... difícil achar gente que se proponha a entender o que a gente precisa.
Foto da jabureca eu tinha colocado umas no início, quando comprei ela. Nunca mais tirei foto nenhuma pra colocar aqui, até porque por falta de tempo$ eu só tenho feito manutenção periódica e corretiva, dessas que não aparece nada (com exceção dos pneuzinhos que eu tive que trocar esse mês, mas nada demais, botei uns pneus de SUV mesmo - Dunlop AT3 - porque os que tavam não davam mais, e era o que tinha mais à mão onde mandei fazer alinhamento). Um dia desses atualizo um link pra ela aí na frota 4x4.
No mais, great job!
Rodrigo Baratti
14/08/2012, 12:54
Cara esqueci de te mandar as fotos do apoio do banco!!
Desculpa a mancada, mas ainda em tempo.
Esse apoio que vc fez ficou bem parecido com o original, nessas 2 fotos acho que dá para entender bem.
364473 364474
Já no apoio atras do paralamas, o tubo da estrutura do banco se apoia exaramente sobre aquela chapinha dobrada e soldada no paralamas.
364471 364472
Espero que ajude.
[]'s
HenriqueRS
14/08/2012, 18:48
Cara esqueci de te mandar as fotos do apoio do banco!!
Desculpa a mancada, mas ainda em tempo.
Esse apoio que vc fez ficou bem parecido com o original, nessas 2 fotos acho que dá para entender bem.
364473 364474
Já no apoio atras do paralamas, o tubo da estrutura do banco se apoia exaramente sobre aquela chapinha dobrada e soldada no paralamas.
364471 364472
Espero que ajude.
[]'s
Capaz, nem estressa :concordo:
Com a explicação que tu passou no tópico do Fernandão eu acabei deduzindo que os meus bancos estão dobrados um pouco menos do que deveriam (tão um pouco mais reclinados). Com essas fotos, posso ver que deduzi certo.
Pra corrigir isso eu teria que dobrar mais os bancos (fiquei com medo de flambar a parede do tubo e dar PT no banco, logo: não) ou fazer um apoio um pouco mais elevado na parte de trás do banco, foi o que fiz, tanto nos lado que ficam pro centro do Jeep (foi só refazer os suportes um pouco mais compridos) quanto dos lados que ficam nas laterais do Jeep, que se apoiam nos paralamas.
Essa parte foi um pouco mais complicada, acabei fazendo um pequeno apoio ali, que se escora naquela "mão-francesa" soldada na lata. Ficou muito bem apoiado :concordo: Valeu pela ajuda.
Aproveitando, tem um método de fixação na parte de trás do banco do carona pra que ele não fique batendo quando passar por buracos? Por exemplo uma presilha que impeça que ele dobre pra frente?
Vlw a ajuda
BRAVOECONOVEMBER
14/08/2012, 18:52
Capaz, nem estressa :concordo:
Com a explicação que tu passou no tópico do Fernandão eu acabei deduzindo que os meus bancos estão dobrados um pouco menos do que deveriam (tão um pouco mais reclinados). Com essas fotos, posso ver que deduzi certo.
Pra corrigir isso eu teria que dobrar mais os bancos (fiquei com medo de flambar a parede do tubo e dar PT no banco, logo: não) ou fazer um apoio um pouco mais elevado na parte de trás do banco, foi o que fiz, tanto nos lado que ficam pro centro do Jeep (foi só refazer os suportes um pouco mais compridos) quanto dos lados que ficam nas laterais do Jeep, que se apoiam nos paralamas.
Essa parte foi um pouco mais complicada, acabei fazendo um pequeno apoio ali, que se escora naquela "mão-francesa" soldada na lata. Ficou muito bem apoiado :concordo: Valeu pela ajuda.
Aproveitando, tem um método de fixação na parte de trás do banco do carona pra que ele não fique batendo quando passar por buracos? Por exemplo uma presilha que impeça que ele dobre pra frente?
Vlw a ajuda
... corda elástica prendendo o encosto do banco por trás e por baixo dele?... :roll:
Caro Henrique!
Acompanho de pronto o tópico!
Está de parabéns, em tudo, em todos os detalhes.
Continuarei acompanhando, e esperando ansioso pelo vídeo do motor funcionando.
Abraços.
Kim.
Rodrigo Baratti
14/08/2012, 20:13
Na realidade tem um furo no apoio do banco, mas não tem nada no assoalho, nem um sinal de que tinha algo que o prendia.
Eu apoio ele sobre o tapete de borracha e isso evita qualquer barulho, o próprio peso dele impede que fique pulando.
[]'s
HenriqueRS
15/08/2012, 09:35
... corda elástica prendendo o encosto do banco por trás e por baixo dele?... :rolleyes:
Pois é, até pensei em amarrar a parte de cima do encosto e a parte da frente do banco e, depois, fazer um torniquete pra dobrar um pouco mais o banco, mas eu fiquei com medo de flambar a parede do tubo do banco. O certo era dobrar isso aí naquelas máquinas que apoiam um lado do tubo numa roldana e empurram do outro lado com uma peça com um sulco, sóque não tem mais como fazer porque o banco já ta todo soldado e tal. Bom, não tem problema, a diferença ficou mínima nas medidas, nos ângulos então nem se nota :concordo:
Caro Henrique!
Acompanho de pronto o tópico!
Está de parabéns, em tudo, em todos os detalhes.
Continuarei acompanhando, e esperando ansioso pelo vídeo do motor funcionando.
Abraços.
Kim.
Pow, valeu :concordo: Grato pela visita
Assim que funcionar, posto aqui :concordo:
Abraço
Na realidade tem um furo no apoio do banco, mas não tem nada no assoalho, nem um sinal de que tinha algo que o prendia.
Eu apoio ele sobre o tapete de borracha e isso evita qualquer barulho, o próprio peso dele impede que fique pulando.
[]'s
Blz, valeu de novo. No meu Jeep, antes da reforma, tinha uma alça que nem aquelas do capô segurando a armação do banco no lugar, mas ficava muito feio :pensativo: até porque não tinham como fazer os furos mais desalinhados e o banco tava todo podre, nem se de que carro era, haha :putz:
Depois quero fazer um tapete desses ai pra mim também, ficou muito bom:concordo: protege demais.
Rodrigo Baratti
15/08/2012, 22:05
Vale a pena o tapete.
Super fácil fazer, protege e não sai caro.
[]'s
HenriqueRS
21/08/2012, 08:54
Bom, esse final de semana adaptei o freio de mão, Pra falar a verdade, o mecanismo é do CJ5, mas o funcionamento é idêntico e a aparência é muito próxima do original. Ainda não tá pronto, mas tá quase :concordo: Tive que fazer algumas mudanças no mecanismo, uma delas encurtar a haste principal, deixei ela na tornearia pra fazerem o serviço.
Fiz também as outras pecinhas que seguram o cabo: aquela que liga a ponta do cabo à alavanca do cubo do freio e a ancoragem do conduite.
Falta só escovar essas peças, pintá-las e montar tudo :concordo:
Outra coisa, comecei a fazer o circuito da válvula PCV do motor. Como eu não consegui achar as conexões prontas, vou ter que montá-las com cortes de outras conexões.
Comprei conexões que servissem na válvula, 2 conexões 1/8 (por algum motivo, conexões hidráulicas 1/8 tem rosca 3/8" cônica :screwy:) e um T. Depois foi recorte-colagem pra ter os pedaços juntos e ver como ficava :concordo: Só falta soldar tudo junto.
Freio de mão: esse furinho ai em cima serve pra mola de retorno, ainda não comprei, mas vai ser fácil achar
365758365757365759
Só falta soldar essas conexões e fazer o tubo de cobre. Aí o motor tá definitivamente pronto :concordo:
365760365761365762
HenriqueRS
27/08/2012, 12:53
Mais alguns avanços:
Bom, a primeira coisa que fiz foi a trava da bateria. Sei que o modelo original é um pouco diferente, uma armação retangular e umas tirinhas de metal soldadas diagonalmente em cada canto desse retângulo, mas não gosto da ideia dessas tiras chegando tão perto dos bornes da bateria, senão tiver bem posicionado vai trepidando, raspando e, quando vê, tem um incêndio, por isso preferi fazer assim. E ficou muito bom :concordo: Só me falta a bateria, porque essa ali é a do trator :parede:
366681366682
Busquei a haste do freio de mão na tornearia e ficou perfeito :palmas:
Depois comecei a preparar algumas pecinhas pra pintura: todas peças do freio de mão, a válvula PCV (inclusive abri ela pra fazer uma limpeza, ficou bom, não tá vedando 100%, mas praticamente :concordo:), a trava que fiz pra bateria, a mufla do carburador e as rodas livres (eu tinha pintado elas com tinta spray, aí até ficou bom, mas a durabilidade foi quase nula).
Dessa vez usei preto fosco vinílico, muito boa essa tinta, ainda não tinha usado. Não vejo outra opção melhor pra pintar peças como essas: baixo enchimento, secagem muito rápida e vai direto sobre o metal, não precisa de primer nem nada disso. Inclusive vou usar essa tinta pra pintar os caninhos de cobre do motor e a linha de gasolina.
366684366686
Outra coisa, descobri que nos EUA também fabricam porcarias, husuhsauhsauh :roll: Essa peça veio cheia de frestas e vazamentos, sem falar no enrugamento do flange que encaixa no carburador. Nunca ia vedar com a junta. Com um martelo achatei esses ondulados, lixei pra emparelhar e, com um pouco de massa plastica, vedei todas as frestas.
Mas também não posso reclamar, depois disso, ficou perfeito. E mais, contando com impostos e frete, foi menos da metade do valor que me cobrariam por essa peça aqui no Brasil, e provavelmente viria a mesma coisa.
366683
Depois de tudo pintado, montei o freio de mão. Como batente, coloquei um o-ring na haste do freio de mão. Tá tudo funcionando perfeitamente.
366685
Rodrigo Baratti
27/08/2012, 12:57
Confesso que ficou bem melhor o suporte da bateria desse jeito!!
Boa idéia.
[]'s
Mauricio Rotta
27/08/2012, 23:28
Cara, to lendo o teu tópico e to aqui de queixo caído com o extremo capricho que vc tem. Meus parabéns de verdade, vc tem minha honesta e sincera admiração pelo teu excelente trabalho. Queria eu ter um décimo desse zelo. Infelizmente a natureza me fez com uma praticidade exagerada q me impede de realizar coisas tão meticulosas. Vc ta de parabéns cara, teu jeep é um show e vai ficar ainda mais, sem dizer q é o modelo pelo qual nutro um carinho especial por ser o Jeep no qual eu aprendi a gostar de Jeep. De novo: parabéns!
HenriqueRS
03/09/2012, 21:15
Cara, to lendo o teu tópico e to aqui de queixo caído com o extremo capricho que vc tem. Meus parabéns de verdade, vc tem minha honesta e sincera admiração pelo teu excelente trabalho. Queria eu ter um décimo desse zelo. Infelizmente a natureza me fez com uma praticidade exagerada q me impede de realizar coisas tão meticulosas. Vc ta de parabéns cara, teu jeep é um show e vai ficar ainda mais, sem dizer q é o modelo pelo qual nutro um carinho especial por ser o Jeep no qual eu aprendi a gostar de Jeep. De novo: parabéns!
Pôxa... são esses comentários que fazem valer a pena postar semanalmente todos os avanços aqui, valeu mesmo :concordo::palmas:
É muito bom e gratificante, mesmo depois de apanhar um monte, poder ver que o resultado do trabalho ficou bom. Outro ponto importante citado num post muito bem escrito, de autoria do Scacca, se não tô enganado, é que um dos motivos que nos fazem caprichar nos detalhes é o aperto no bolso, haha :D Aí poupa-se o valor de algumas peças novas (no meu caso: bomba de gasolina, volante, chaves elétricas, travas do banco traseiro, ...) além de dar tempo da carteira se recuperar :pensativo: :palmas:
Confesso que ficou bem melhor o suporte da bateria desse jeito!!
Boa idéia.
[]'s
Bah, então deve ser mesmo. Eu só tinha visto o suporte original em fotos. Vlw.
Minha idéia inicial era deixar todo original, mas prefiro sacrificar um detalhe pequeno como esse em troca de mais segurança na parte elétrica. Não quero nem pensar num incêndio :shock:
Mas continuando...
Levei as conexões do respiro do motor pra soldarem e fiz as conexões de entrada de ar do respiro do motor. Essas são muito mais fáceis de fazer, só uma mangueira de borracha de 1/2", um T de plástico e algumas abraçadeiras, então essa parte já tá pronta :concordo:
Também fui ver quanto que custa o interruptor de farol alto-baixo, que fica no pé. Queriam R$55,00 numa pecinha tão besta, decidi recuperar a que tava no Jeep. Tirei a tinta que tinha por cima com thinner, desmontei, limpei os contatos e passei graxa nas partes móveis, ficou como novo. Fiz a mesma coisa na chave de luz que fica no painel, com o mesmo resultado :concordo:
Depois fiz a linha de gasolina do tanque até o paralama esquerdo. Também tirei as medidas que faltavam pra fazer o chicote elétrico.
Resumindo era isso, cada vez falta um pouco menos pra ligar o motor :dance:
Ah sim, aqui eu usei a técnica da lixa sobre o granito pra deixar perfeitamente plano :concordo:
368548368549
368547368550368551368552
HenriqueRS
12/09/2012, 09:02
Bom, sem muitas novidades...
Comecei a recuperação do limpador de parabrisa a vácuo. Ainda não montei porque quero pintar as peças com preto fosco vinilico antes, mas antes de fazer a pintura quero preparar várias peças, pra fazer a pintura de tudo de uma vez.
Também fiz o limpador de parabrisa do carona, que é uma manivela :lol:. Originalmente o eixo dessa peça tem 1/4" de diâmetro. Como o suporte desse eixo (que ainda tava parafusado no Jeep) tava com bastante folga em um dos lados do furo, usei uma haste de ferro de 5/16" pra fazer o eixo e a manivela, assim eu só precisei abrir um pouco mais o furo do suporte, ficou bem justo :concordo: Só falta fazer uma rosca para parafusar o braço do limpador e pintar também.
Resumidamente era isso, agora to fazendo a parte elétrica, desenhei a planta, falta fazer o levantamento de quais fios eu preciso, comprá-los e montar tudo :concordo:
Dessa vez não tenho tantas fotos pra botar...
370009370010
HenriqueRS
17/09/2012, 18:45
Agora sim, novidades, uma ruim e outro boa :concordo:
Bom, fui buscar as pecinhas que deixei pra soldarem na tornearia mas não teve jeito. Algumas peças tinham parede grossa, outras parede fina, aí quando esquentava no maçarico uma tava quase derretendo e a outra mal tava vermelha. Só deu pra soldar bem 1 das peças. Então procurei mais por conexões que servissem, mas não teve jeito. Acho que a saida vai ser juntar os pedaços com cola mesmo, ou algo assim.
Mas continuei e fiz o cano de cobre que conecta a saida da valvula pcv com o coletor de admissão. Agora só falta mesmo a conexão.
370915370916370917
Depois disso feito, decidi instalar o motor no Jeep. Foi muito mais fácil do que pensei que seria, a carroceria não atrapalhou nada, só pra parafusar os parafusos da caixa seca que foi mais chato, mas fora isso...
Tive que fazer todo procedimento, que é bem trabalhoso e demorado. Tirei os paralamas, a grade dianteira, baixei o motor da bancada pro chão e instalei o volante, com torquímetro. Depois montei o disco da embreagem e a chapa de pressão. Essa é a parte mais chata, o disco tem que tá muito bem centrado durante a montagem, se não o motor não encaixa na caixa.
Depois de instalar o motor, montei o radiador no lugar, instalei a grade e, por fim, os paralamas. Esses últimos foram os piores de instalar, quase não alinharam os furos do suporte inferior dos paralamas com os furos do chassi. Mas no fim deu tudo certo :dance:
Fico devendo fotos de como tá agora. Já tava tarde quando terminei aí acabei fechando tudo às pressas :parede:
370919370920370921370922370923370924370925
Quanto a parte elétrica, terminei de cotar os fios e terminais. Os relógios do painel ficam pontos essa semana (mandei restaurá-los) e mandei umas peças pra cromagem. Quero ver se esse final de semana deixo os bancos pra estofar. Logo tá roncando esse troço :dance::concordo:
HenriqueRS
24/09/2012, 13:09
Agora sim, as fotos das peças montadas:
371842371847371846
Blz, aqui no RS era feriado 5ª feira, então 4ª eu comprei a maioria dos fios e terminais que eu precisava e 5ª comecei a montagem :dance: Acreditem ou não, cotei aproximadamente 45m de fios pra fazer o Jeep inteiro :?
É um serviço bem bom de fazer, com o material certo o acabamento fica excelente :concordo:
Bom, já fiz +- metade do chicote principal. Sábado comprei a caixa de fusível do Chevette, decidi instalar ela debaixo do painel, mesmo originalmente não tendo fusível algum. Acho que vai ficar muito bom, além de mais seguro.
371848371849
Também deixei os 3 bancos na estofaria. Levei junto a corrente da tampa traseira pra fazer a capa dela com o mesmo material, um courvin cinza escuro. Levei também a medida pra fazer a cinta que prende o parabrisa ao capô quando estiver baixado :concordo:
Depois, continuei trabalhando nos detalhes. Terminei a fixação do motor na caixa (faltava colocar alguns parafusos), colei as conexões da válvula PCV (tive que usar Durepox :parede:, foi a única saída), e instalei os puxadores do afogador e acelerador.
Depois preparei várias peças pra pintura, e fiz também uma abraçadeira pra segurar o filtro de gasolina, que também decidi instalar no meu Jeep.
371856371855371854371853
Dá pra ver pela foto que ele ficou antes da bomba de gasolina. Mesmo não sendo o aconselhável, eu duvido que dê problemas.
O que pode acontecer é o filtro ficar muito sujo e restringir muito a passagem de gasolina, ai vão se formar bolhas de vapor na bomba e não vai funcionar.
Mas, o filtro junto com a mangueira especial pra gasolina me custou 15 pila, assim não vou deixar meia década o mesmo filtro e esperar que não dê problemas, aí já é uma questão de manutenção...
Depois disso, pintei as peças com preto fosco vinílico, inclusive a máquina do limpador de parabrisa, agora já posso montar :concordo:
371857
Por fim montei a buzina, é uma Delco-Remy modelo K-26. Quase certeza que não é a original. Fiz uma busca rápida na internet e parece que vinha em alguns Chevrolet antigão, vai saber como veio parar no meu Jeep... E é antiga mesmo, além de 6V, os fios que tem dentro são todos revestidos com tecido.
Enquanto não achar a original, vou usar essa mesmo, até porque já fiz o suporte sob medida pra essa aí e, principalmente, o som dela é bem legal, meio rouco e esganiçado, bem de carro antigo.
371859371858371860
RODRIGO TOMITÃO
24/09/2012, 14:07
show de bola Henrique, trampo ta de primeira...
HenriqueRS
02/10/2012, 14:07
show de bola Henrique, trampo ta de primeira...
Bah Rodrigo, valeu de novo, agradeço a visita
e aí vão mais novidades:
Bom, sexta-feira saí mais cedo aqui de Poa e aproveitei pra levar umas chapas de madeira para o estofador, que não trabalha aos sábados. Quando cheguei lá, vi os encostos dos bancos já prontos. Ficou excelente.
Vi rapidamente os bancos e, pelo que percebi, o trabalho é de primeira, costuras retas, courvin bem esticado, sem dobras nem rugas, e não vi nenhum defeito de acabamento :concordo: Pena que não tirei fotos. Só achei o preço um pouco salgado :confused: mas também nada de outro mundo, se comparado com o preço daqueles bancos concha esportivos... :shock:
Mas o melhor é que vai ficar muito prático. Tanto os encostos quanto os assentos dá pra tirar da armação facilmente. A capa dos encostos é abotoada na armação e é separada da espuma: se molhar é só desmontar e colocar no sol, em 1 dia deve tá seco :concordo:
Já os assentos, que ainda não tão prontos, vão ser parafusados na armação com porcas borboletas, pra ser fácil de tirar também.
Quanto ao Jeep, continuei trabalhando nos detalhes. Como eu tinha deixado a tinta secando durante a semana, só fiz a montagem das peças agora: linha de gasolina, filtro de gasolina e seu suporte, presilhas do parabrisa, linha de vácuo do limpador do parabrisa (ainda faltam umas mangueira), limpador do parabrisa do carona, as conexões da válvula PCV (finalmente :putz:) e a máquina do limpador do parabrisa a vácuo (consegui fazer funcionar com pressão (menos de 1 bar) no lugar do vácuo, mas parece que tem folga demais e não sei se vai ter força :pensativo: Só com o motor ligado pra ter certeza...)
373310373308373303373304373306373309373307
Domingo de tarde decidi dar uma geral no Jeep e na oficina, tinha muita poeira acumulada, mas lavar o Jeep só serviu pra dar mais vontade de andar, haha :D
Bom, os relógios ainda não ficaram prontos, mas também não tão me atrasando. Pra poder ligar o Jeep quero a parte elétrica pronta, já pra poder andar com ele preciso ainda dos bancos e das peças cromadas (as tampinhas e os parafusos das rodas livres foram junto).
Aí vão umas fotos do Jeep, repetidas, mas sem poeira em cima dele, haha :D
373315373314373313373312373311373317373316
HenriqueRS
15/10/2012, 09:12
Enfim, novidades.
Semana passada nem postei nada porque não tirei foto nenhuma, na verdade nem fiz muita coisa.
Mas agora sim, sexta-feira, como era feriado, fui pro sítio e busquei os bancos no estofador, ficou excelente :concordo: Serviço de primeira.
Depois levei a armação dos bancos pro jato de areia. Aí depois a pintura: fundo fosfatizante, depois fundo PU e depois preto PU, só que no final faltou tinta preta e deu pra pintar só os 2 bancos da frente, aí semana que vem termino a pintura.
Também instalei de vez as correntes da tampa traseira, com as capinhas que o estofador fez, e fiz também mais algumas conexões na parte elétrica.
Aqui vão as fotos dos bancos dianteiros, só que os encostos ainda não tão abotoados porque falta ainda rebitar o lado macho dos botões na armação e, por isso, não tão bem esticados,
375248375249375250375251
Essa é a correia que o cara fez pra prender o quadro do PB na grade dianteira, pra não ficar batendo em cima do capô
375252
Era isso...
Eta obra bonita de se ver... :palmas:
Pode me fazer um favor?? poderia medir quanto o capô passa da grade dianteira (foto5)?
[]´s agradecidos
Andrezão4x4
15/10/2012, 09:37
Parabéns Henrique!
Um CJ "Original", sonho de muitos.
Ab.
HenriqueRS
15/10/2012, 11:59
Eta obra bonita de se ver... :palmas:
Pode me fazer um favor?? poderia medir quanto o capô passa da grade dianteira (foto5)?
[]´s agradecidos
Haha, valeu, e logo chega o fim dela e aí sim vai ser bonito, haha :concordo:
Mas claro que pego a medida, só que vou poder fazer isso só no final de semana, que tó longe do Jeep agora
O que tu precisa seria a distância horizontal entre a ponta da frente do capô e a barra de cima do quadro do para-brisa, isso? :pensativo:
Parabéns Henrique!
Um CJ "Original", sonho de muitos.
Ab.
Valeu Andrézão4x4!:concordo:
Realmente, depois de mais de 2 anos, finalmente tá ficando pronto, sonho que vira realidade, haha :palmas:
Valeu a visita
O que tu precisa seria a distância horizontal entre a ponta da frente do capô e a barra de cima do quadro do para-brisa, isso? :pensativo:
Quase, é da ponta do capo, beeem na frente mesmo, até a grade. ACHO que é 1 pol, mas não tenho certeza e gostaria de confirmar.
[]´s
HenriqueRS
15/10/2012, 19:31
Quase, é da ponta do capo, beeem na frente mesmo, até a grade. ACHO que é 1 pol, mas não tenho certeza e gostaria de confirmar.
[]´s
Ok, entendi, na pressa acabei lendo errado, hehe, pode deixar que final de semana eu meço :concordo:
Rodrigo Baratti
15/10/2012, 20:25
Eta obra bonita de se ver... :palmas:
Pode me fazer um favor?? poderia medir quanto o capô passa da grade dianteira (foto5)?
[]´s agradecidos
Deu sorte fião, tô com o Fernandão aqui na garagem.
O capo mede exatamente 835 mm e avança 16 mm sob a grade.
[]'s
Rodrigo Baratti
15/10/2012, 20:28
Henrique,
Os bancos ficaram ótimos, qual a densidade da espuma que vc usou?
Usei 33 no Fernandão e ficou muito dura. A b.... não afunda e nas curvas acaba escorregando pros lados.
Não vale falar que precisa de um pino de segurança!!!! kkkkk
[]'s
HenriqueRS
15/10/2012, 22:13
Henrique,
Os bancos ficaram ótimos, qual a densidade da espuma que vc usou?
Usei 33 no Fernandão e ficou muito dura. A b.... não afunda e nas curvas acaba escorregando pros lados.
Não vale falar que precisa de um pino de segurança!!!! kkkkk
[]'s
Haha :lol: se tivesse pino de segurança o melhor mesmo era cair pra fora do Jeep :lol:
mas não sei te dizer a graduação da espuma que o cara usou pra fazer os assentos, sei que usou uma um pouco mais densa do que nos encostos, aparentemente ficou bom, nem tão firme nem tão mole.
Talvez essa impressão de que vai cair pra fora seja porque o Jeep não tem portas: pra falar a verdade nesse final de semana foi a primeira vez que me sentei direito no Jeep e, mesmo sem andar, a impressão que tive me lembrou um pouco dirigir o chassis :pensativo:
Quando eu botar cinto de segurança no meu Jeep deve diminuir bastante essa impressão... só dirigindo pra saber...
Mas também, Jeep é isso aí, não é? Esse que é o legal :concordo:
Rodrigo Baratti
15/10/2012, 22:44
O motorista ainda tem a direção pra segurar, já pro passageiro a sensação é ainda pior! kkk
[]'s
Deu sorte fião, tô com o Fernandão aqui na garagem.
O capo mede exatamente 835 mm e avança 16 mm sob a grade.
[]'s
brigadão mestre :concordo:
[]´s
Mauricio Rotta
18/10/2012, 09:16
brigadão mestre :concordo:
[]´s
Tal do cara detalhista é foda, tava aguardando essa resposta pra eu ir olhar no meu Cj3a tb. Peguei um paquímetro e fui la e o meu está com 22mm de capu pra fora da grade. Mas só a folga da dobradiça do capu ja tira a diferença. Valeus!!!
Tal do cara detalhista é foda, tava aguardando essa resposta pra eu ir olhar no meu Cj3a tb. Peguei um paquímetro e fui la e o meu está com 22mm de capu pra fora da grade. Mas só a folga da dobradiça do capu ja tira a diferença. Valeus!!!
Eu gosto das coisas no mííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííí ííííííííííínimos detalhes... Lembra dessa? :mrgreen:
Na verdade eu pensava que a medida era essa mesmo, 7/8" ou 22mm, mas o mestre Rodrigo disse que é 16... Quem sou eu pra duvidar...
[]´s
Em tempo: Cadê o tópico desse cj3?
Mauricio Rotta
18/10/2012, 13:57
Cara, o bicho é originalzinho, uso ele quase todo dia pra andar pra cima e pra baixo aqui. Hoje de manhã mesmo eu tava com ele, agora depois do almoço voltei com a xiselona 350, mas é meu carro de dia a dia. Esse ano vou dar uma caprichadinha no visual, vou talvez mudar de cor e possivelmente colocar uma capotinha. Tenho uma idéia muito louca q é a de chegar no Uruguai com ele. Mas isso é só uma idéia... por favor, não me incentive...
Rodrigo Baratti
18/10/2012, 15:50
Na verdade eu pensava que a medida era essa mesmo, 7/8" ou 22mm, mas o mestre Rodrigo disse que é 16... Quem sou eu pra duvidar...
Não tem mestre nenhum não....só medi o que tá lá!!
Mas tb de 16 pra 22...tanto faz!!
[]'s
Mas tb de 16 pra 22...tanto faz!!
Medi o capo agora... Tem 16 de um lado e 22 de outro...
[]´s
Rodrigo Baratti
19/10/2012, 11:52
Medi o capo agora... Tem 16 de um lado e 22 de outro...
[]´s
kkkkkkkkkkk.....acho que tá bom então!!
[]'s
Mauricio Rotta
19/10/2012, 13:12
Medi o capo agora... Tem 16 de um lado e 22 de outro...
[]´s
Pra ninguém ficar errado os dois estão certos...
Mauricio Rotta
19/10/2012, 13:14
Ou então essa medida é original da linha de montagem da Willys e eu medi do lado que dá 22 e o Rodrigo mediu do lado que dá 16... huahauhauahauhauahu
desculpa aí, não quero transformar esse topico sério na zona que virou o topico do Cabeça de Leitoa.
Foi mals
HenriqueRS
21/10/2012, 20:43
Haha, capaz,
eu medi o capô do meu Jeep também, deu 17.5mm no centro, mas dá pra ver que a medida é maior perto dos paralamas.
E ainda, a medida perto do paralama do carona é um pouco maior que a medida perto do paralama do motorista, coisa pouca, mas medindo dá pra ver... vai saber...
Depois posto as novidades
HenriqueRS
22/10/2012, 09:01
Então, final de semana finalizei a pintura dos bancos, finalmente. Deixei secando até domingo.
Enquanto isso continuei a parte elétrica, agora tá quase pronto, só faltam mais alguns detalhes: fios que conectam o relé do pista, fio da buzina, resistência pra baixar a voltagem na buzina (a buzina é 6v, até trabalha com 12v sem queimar, só que a corrente deve ser muito alta e o botão deve colar, porque tinham instalado precariamente um relé pra ela, dava pra ver que foi adaptado depois da instalação elétrica) e mais qualquer coisa que eu tenha esquecido. E claro, instalar tudo no Jeep.
Aí, domingo, instalei os bancos. Os dois dianteiros foi tranquilo, só que o banco traseiro sismou em não encaixar nos furos no assoalho, nada que alguns ajustes não resolvessem, agora tá tudo no lugar.
Mas o que custou mais tempo foi rebitar os botões na armação dos bancos. Isso porque eu precisei tomar alguns cuidados pra que o rebite não amassasse os botões, tive que fazer uma arruela de alumínio bem pequena pro rebitador se apoiar na cabeça do rebite e não no botão e, pra cada botão, eu tive que cortar uma fatia de uma mangueirinha, que serviu como arruela de borracha, aí os 51 botões ficaram bem apoiados e não amassaram. Deu trabalho, mas ficou bom :concordo:
Aí vão as fotos dos bancos instalados e abotoados.
376598376597376596376594376592376600
Também botei um cadeado no banco traseiro, por segurança.
Eu fiz uma proteção nos pezinhos da frente do banco de trás. Cobri com algumas camadas daquela fita de auto-fusão, que fica uma camada +- uniforme e bem macia, pra não ficar riscando a carroceria.
376587376599376589376588376591
Bom, agora to dependendo da chegada dos relógios do painel pra ligar o motor. Falta pouco:dance:
RODRIGO TOMITÃO
22/10/2012, 15:53
caraca, ta ficando top dimais da conta, cara na minha opinião só tem uma coisinha no seu jipe que não me agrada,mais é minha opinião, não leve a sério, eu não gosto da roda preta, pintaria de outra cor original de época. do resto ta top.
abraços
caraca, ta ficando top dimais da conta, cara na minha opinião só tem uma coisinha no seu jipe que não me agrada,mais é minha opinião, não leve a sério, eu não gosto da roda preta, pintaria de outra cor original de época. do resto ta top.
abraços
Baraio pensei isso hj mesmo, será que o henrique não vai pintar as rodas do creminho original????
[]´s
RODRIGO TOMITÃO
22/10/2012, 16:07
Baraio pensei isso hj mesmo, será que o henrique não vai pintar as rodas do creminho original????
[]´s
ai tuna vamos fazer uma campanha no Facebook HENRIQUE PINTA A RODINHA DE CREMINHO KKKKKKKK
ai tuna vamos fazer uma campanha no Facebook HENRIQUE PINTA A RODINHA DE CREMINHO KKKKKKKK
:chorandoderir: COM A FAXINHA VERDINHA!!!
Pôurras esse negócio de mexer na rodinha dos outros é fódela...:mrgreen:
[]´s
RODRIGO TOMITÃO
22/10/2012, 17:30
:chorandoderir: COM A FAXINHA VERDINHA!!!
Pôurras esse negócio de mexer na rodinha dos outros é fódela...:mrgreen:
[]´s
kkkkkkkkkk
HenriqueRS
22/10/2012, 18:09
:chorandoderir: COM A FAXINHA VERDINHA!!!
Pôurras esse negócio de mexer na rodinha dos outros é fódela...:mrgreen:
[]´s
Putz, não gostei do nome dessa comunidade, melhor não :putz:kkk
Mas falando serio agora, acho mais bonito assim, acho que vai combinar melhor o Jeep verde e o resto preto, questão de gosto...
hercilio.neto
22/10/2012, 21:48
Campanha
"CREMINHO NA RODINHA"
Rararará
Essa é boa.
Mas falando sério,
Serviço caprichado mesmo. Parabéns.
Rodrigo Baratti
22/10/2012, 22:15
Bege do fiat 147 79/80 e lista verde!!:concordo:
Depois de pronto vc pensa melhor!! :screwy:
[]`s esperando pelo motor roncar!!
to babando aqui que capricho, apesar de tambem achar bonitas as "rodelas" creme... ui!, as rodas pretas vão combinar mais com a placa preta :dance:....
meu tio ta me perturbando pra gente montar um cj3a, depois de ver esse seu fiquei mais empolgado ainda, consegui um chassis o que me desanimou foi o preço da carroceria cinfel no valor de R$8600,00... mecanica original pra mim ta fora de cogitaçao pela dificuldade de encontrar vou numa mecanica mais comum.. tenho que fazer as contas direito ainda...e novamente parabens..
HenriqueRS
29/10/2012, 15:28
Novidades, elétrica funcionando :dance:
Terminei de soldar as conexões que faltavam e depois instalei tudo no Jeep, so ficou faltando mesmo as conexões do alternador com o regulador de tensão.
Tudo serviu como uma luva :concordo: Os fios que ficam embaixo do painel ficaram um pouco folgados na verdade, mas até que ficou bom, porque facilitou muito na montagem e também vai facilitar numa futura manutenção, agora preciso pendurar os cabos atrás do painel pra ficarem escondidos.
Ainda faltam alguns detalhes, tipo prender os chicotes no chassi/carroceria, nomear as posições na caixa de fusíveis, instalar os relógios, que devem chegar essa semana, retirar as etiquetas dos fios, achar um chaveiro que não risque o painel, haha... mas, no geral tá pronto :concordo: e testado também
Quem sabe o motor ronca nesse final de semana? :pensativo::concordo::palmas:
377841377842377843377844377846377848377850
BRAVOECONOVEMBER
29/10/2012, 19:51
Tá ficando bom, depois de alinhado e amarradinho vai dar gosto de ver.
Mais... quedêlhe os "cilinbrin"? kkkk
RODRIGO TOMITÃO
30/10/2012, 11:44
muito bem feito Henrique, uma coisa que não gosto de mexer e a tal da parte eletrica...
Mauricio Rotta
30/10/2012, 13:53
Tb voto no "creminho na rodinha". Mas como lugar de palpite é casa lotérica, esqueça a minha opinião e faça como vc achar mais a teu gosto.
Espero ver esse Jeepinho rodando logo, se fosse mais perto até iria praí pra ver ao vivo o momento de roncar o motorzinho!
cristiano
30/10/2012, 19:52
371856
Eu estou boquiaberto com o nível de detalhe e a organização da sua oficina!
Eu gosto de fazer tudo também, mas a minha é uma bagunça só! :cool:
Deixa eu te pergunta, onde você conseguiu esse suporte para prender o filtro de combustível? Mandou fazer?
Abração
HenriqueRS
31/10/2012, 09:10
Bah, valeu os elogios de todos :concordo: É bem legal saber que tão acompanhando e gostando da restauração :palmas:
Bom, os cilinbrin :lol: tão na prateleira, já comprei novos só que não instalei ainda porque os aros deles ainda não voltaram da cromagem. A frente do Jeep fica bem estranha sem eles, hehe
Mas sabe que a parte elétrica foi bem mais fácil do que achei que seria? Quando comecei a fazer nem sabia o que era relé, só sabia que existia :oops:, haha, mas peguei umas dicas num tópico aqui do fórum (não lembro mais qual era o título...) e eu já tinha uma base de eletricidade que aprendi na faculdade e fui fazendo. No fim deu certo :mrgreen:
Hehe, vou fazer um video do motor roncando, ai posto aqui :concordo:
Pow, vlw cristiano :concordo:
Mas a minha oficina não é tão organizada assim, haha, atualmente ela tá bem suja :mrgreen: Depois de arrumado fica bom, o problema é manter...
Mas é verdade, o legal do Jeep é poder fazer os serviços nós mesmo, desde a troca de óleo até a regulagem do ponto do motor :palmas::semideiaCoisas que num carro novo fica complicado...
Quanto ao suporte, eu mesmo fiz, tinha uma sobra da chapa de ferro que usei pra fazer a trava da bateria. Fiz os furos e depois foi só dobrar a chapa na forma do suporte, pintar com preto fosco vinílico e colocar o parafuso, com porca borboleta :concordo:
Se quiser tiro umas fotos melhores do suporte, só falar :concordo:
HenriqueRS
06/11/2012, 08:20
Liguei o motor :cool: E até já dei umas voltas na rua :dance:
Blz, vou começar do início. Quarta-feira chegaram os relógios do painel, ficou um serviço excelente.
Aí, sexta-feira continuei a parte elétrica. Eu tinha comprado uns resistores pra colocar em série com a buzina, no final montei com 3 resistores de 0.15Ohm em série, ficando 0.45Ohm no total. A buzina ficou bem boa assim e, acionada, ela tá trabalhando com 7 Volts :concordo:
Depois montei os relógios e a boia do tanque. Tudo foi se encaixando normalmente, mas, de início, o medidor de combustível não funcionou, só marcava full. Pensei muito no que poderia ser, cheguei a conclusão que a carcaça dele precisava de aterramento.
O ponteiro não tem uma mola que puxe ele pra posição E, é um eletroimã que faz isso. Sem aterramento na carcaça só tem força puxando ele pra posição full. Tirei um pouco a tinta na parte de trás do relógio e na trava, pra fechar contato, e aí sim, agora tá funcionando 100% :palmas: como todos os outros relógios, trabalho muito bem feito o da Tecnac.
Depois de tudo funcionando, comecei a parte chata, fixar todos os chicotes e cabos na carroceria. Foi uma tarde inteira pra fazer isso, Tive que fazer as abraçadeiras eu mesmo, por isso demorou tanto.
Domingo finalmente chegou a hora de ligar o Jeep. Antes de fazer isso fiz alguns procedimentos pra evitar problemas. Primeiro tirei a mangueira do relógio de pressão de óleo e com o compressor de ar e uma garrafa pet bombeei óleo pra dentro do motor por ali. Coloquei 1l de óleo por ali, não levou tanto tempo e acho que faz uma diferença muito grande pro motor nas primeiras voltas. O resto do óleo coloquei pelo tubo mesmo.
Depois pressurizei o radiador só com ar (bem pouco, umas 5lb, nem isso) e procurei ouvir vazamentos vindo de dentro do carter, pelo tudo por onde se coloca óleo. Aí que desanimei, ouvi um tsssss bem baixinho vindo dali :parede: Depois de analisar um pouco mais, percebi que, na verdade, esse vazamento vinha de um dos parafusos do cabeçote que fica ao lado do tubo, ainda bem, porque aí a água não vai pra dentro do cárter. Continuei pra ligar o motor.
Pressurizei o tanque (com menos pressão ainda, 2lb se muito) pra que a gasolina fosse pra bomba e depois pro carburador, assim ia ligar muito mais fácil. E realmente, depois disso, quando fui ligar o motor, não precisei de muitas tentativas, logo tava roncando e com pressão de óleo logo de cara :cool::palmas:
Desliguei logo em seguida e completei o radiador. Depois deixei o motor 15 min na lenta, só pras peças se ajustarem. Aí percebi que deu m3rd@ na pintura do coletor de escape, surgiram umas bolhas muito feias e depois descascou em alguns lugares, vou ter que refazer... Mas fora isso deu tudo certo, comparado a agora parecia que tinha um chocalho dentro do motor antes :lol: Tá tudo justinho e só se ouve o som do escape.
Depois disso reapertei os parafusos do cabeçote, dá uma diferença muito grande. Tinha apertado todos parafusos com 65lbft, ou 9kgfm, quando fui reapertar já começavam a girar quando o ponteiro marcava 8kgfm. Essa foi a parte que deu mais medo :D se espanasse um parafuso... Mas no final deu tudo certo, remontei tudo e deixei mais 15 min ligado, acelerando e mantendo de vez em quando uns 2000-2500 RPM. Depois fui dar uma volta na rua.
Como tá tudo justo ainda e precisa se assentar vou manter sempre rotações baixas, vou tentar não passar de 3000RPM nunca, por enquanto.
Só que o motor ainda não tá funcionando 100%. Tá falhando. Espero que seja o distribuidor, ele tá com uma folga no eixo, e também não limpei o platinado. Vou testar usando o distribuidor do outro motor, pra ver se melhora. Talvez essas pequenas coisas façam a diferença :pensativo:
Agora ta faltando o vídeo do motor, semana que vem acho que consigo fazer, aí posto no youtube :concordo:
Aí vão algumas fotos:
379273379272379271379270
Mauricio Rotta
06/11/2012, 08:52
Show de bola.
Uma sugestão, investir em distribuidor com platinado, na minha opinião, é perder tempo e passar raiva. Instale um eletrônico, esconda a caixinha sob o painel para não ficar visível e tirar a originalidade, e esqueça o distribuidor.
Tudo bem, no passado só existiam carros com platinado, e hoje não serve mais? Sim, serve sim, o negócio é que a qualidade dos platinados é que caiu muito, no passado os platinados eram feitos com material muito superior e os que vem hoje em dia são bem mais vagabundinhos. No meu cj3a instalei uma dist. eletronica e nunca, mas nunca mais me incomodei. Mas como ja disse la em cima, lugar de palpite é casa lotérica, portanto faça prevalecer sempre a sua vontade de sinta-se a vontade para dizer: "Rotta, f0d@-se!"
Henrique
Me tira uma duvida... O Acelererador do painel, funciona por rosca ou puxando?:pensativo:
[]´s
HenriqueRS
06/11/2012, 12:50
Pois é, cheguei a pensar em colocar dist. eletronica, mas antes vou tentar fazer funcionar com o platinado mesmo, se conseguir, vou deixar com, não me importo de ter que limpar o platinado de vez em quando :concordo: vlw a dica
O puxador do acelerador é idêntico ao afogador, só que escrito throttle no lugar de choke, claro :D É uma manopla que tu puxa e fica na posição só pelo atrito do arame no conduite. No meu Jeep a manopla ta meio rotacionada porque ainda não ajustei, mas o certo é o escrito ficar bem horizontal. Outra coisa, quando puxo todo o puxador, a borboleta não chega a abrir toda, mas acho bom assim, sem perigo da rotação disparar por algum descuido :concordo:
Toda semana eu fico surpreso aqui, poltaquelpareo!!!! queria ter 1/4 do seu capricho Henrique, o teu 3-b tá ficando demais cara!! Parabéns e continue assim, volto a falar a placa preta será inevitável, aliás já deve ter dado seis meses de sociedade em carro clube, nénão?
[]´s boquiabertos
fabiano caxias
07/11/2012, 10:37
tche....
passando pra assinar mais um topico pra la de bom
meu primeiro 4x4 foi um cara de cavalo,saudades do bixo veio hehehe
parabens pelo empenho
Rodrigo Baratti
07/11/2012, 12:03
Cade o vídeo??? rssss
O melhor de tudo é o sentimento de orgulho, felicidade,.... de estar "quase" pronto e dar a primeira volta!!! Só quem restaurou pra saber o que é isso! O primeiro restauro a gente nunca esquece! rsss
Engraçado como nos envolvemos nos projetos mesmo a distancia....fiquei super feliz por vc!!:euforico:
Qto ao coletor de escape, não esquenta com a pintura, qualquer tinta que vc usar vai descascar mesmo.
[]'s e parabéns
HenriqueRS
09/11/2012, 14:57
Toda semana eu fico surpreso aqui, poltaquelpareo!!!! queria ter 1/4 do seu capricho Henrique, o teu 3-b tá ficando demais cara!! Parabéns e continue assim, volto a falar a placa preta será inevitável, aliás já deve ter dado seis meses de sociedade em carro clube, nénão?
[]´s boquiabertos
Pô, vlw de novo :palmas:
Na verdade ainda não me associei a nenhum clube :parede:pelo que li, precisa estar associado há pelo menos 1 ano pra poder colocar placa preta :oops: se for 6 meses, melhor, hehe
Mas tudo bem, vou me preocupar com isso quando o Jeep tiver nos trinques :concordo:
tche....
passando pra assinar mais um topico pra la de bom
meu primeiro 4x4 foi um cara de cavalo,saudades do bixo veio hehehe
parabens pelo empenho
Seja bem vindo :concordo: Se tiver umas fotos do teu CJ, posta ai pra nós vermos :smile:
Cade o vídeo??? rssss
O melhor de tudo é o sentimento de orgulho, felicidade,.... de estar "quase" pronto e dar a primeira volta!!! Só quem restaurou pra saber o que é isso! O primeiro restauro a gente nunca esquece! rsss
Engraçado como nos envolvemos nos projetos mesmo a distancia....fiquei super feliz por vc!!:euforico:
Qto ao coletor de escape, não esquenta com a pintura, qualquer tinta que vc usar vai descascar mesmo.
[]'s e parabéns
Haha, fiquei devendo mesmo,
mas mesmo que eu tivesse feito o filme eu ia ter que refazer depois, porque o motor ainda pode rodar muito melhor do que ta rodando agora, provavelmente por causa do distribuidor (eu realmente espero que seja isso :pensativo:). Vamos ver se com o distribuidor reserva a situação muda, aí faço o video e posto aqui :concordo: ou melhor, no youtube.
Mas isso é verdade, acabamos nos envolvendo com os projetos aqui do fórum.
Esses dias eu tava vendo os vídeos novos que o tonella tá fazendo sobre pintura poliester, e quando vi aquele azul que ele usou fiquei imaginando como ficaria na F1000, ia ficar muito louco...
Sobre o coletor... Pois é, antes da retífica eu tinha pintado com o mesmo prateado, pra alta temperatura, a tinta não descascou. Só que, com o passar do tempo começaram a aparecer uns pontinhos de ferrugem, acho que foi porque só escovei a peça antes da pintura, aí a limpeza não ficou 100%. Por isso, levei o coletor pro jato de areia, depois repintei com a mesma tinta, só que passei uma camada bem mais grossa que da primeira vez. Acho que foi isso que desandou...:semideia
Mas sem problemas, não vou levar tanto tempo assim pra refazer esse serviço
Agora, novidades: hoje de manhã, as 10hs, chegou um pacote aqui em casa:
380018
Serviço muito bem feito. Cromaram desde as peças mais fáceis (de aço) até as mais difíceis (de algum metal injetado, não sei qual) como os aros dos farois e as tampas das rodas livres.
Finalmente, os sealed beam vão sair da prateleira:concordo:
Leonardo Raffi
09/11/2012, 16:11
aonde mandaste cromar... o preço foi bom...
HenriqueRS
12/11/2012, 22:04
aonde mandaste cromar... o preço foi bom...
Mandei pra Phoenix Studio, é especializada em restauração de carros antigos, mas faz serviços de cromagem também.
A princípio eu ia mandar essas peças pra cromar no lugar mais barato, mas conversei com um funileiro lá de Lajeado, famoso pela exigência e minuciosidade nos serviços que ele manda fazer, e aí ele me passou a barbada. Ele falou que já mandou cromar em tudo que é lugar diferente, depois de alguns meses começava a aparecer ferrugem, ele até me mostrou uma grade de um Chrysler antigo que ele tinha lá, cheio de pontinhos de ferrugem, que ele tinha mandado fazer, veio ruim e mandou refazer, mas o problema voltou em pouco tempo, de novo.
Mas resumindo, ele me falou que não manda cromar mais nada em outro lugar, aí segui o conselho, até porque os lugares pra onde eu tinha ligado antes só cromavam peças em aço: os aros do sealed beam, a alça do limpador do parabrisa e as tampinhas da roda livre iam ficar de fora.
Quanto ao preço, não foi barato, mas também não foi caro se considerar que são várias peças pequenas (além das que tão na foto, tem mais 12 parafusos da roda livre, que tavam empacotados ainda), cheias de detalhes, além de a qualidade ter ficado excelente.
Um exemplo, aqui dá pra ver o entendimento no que tão fazendo e, principalmente, o capricho:
380534
Pode parecer bobagem terem coberto a rosca dos parafusos pra não pegarem cromo, mas pode ser a diferença entre conseguir montar tranquilamente ou ir arregaçando os furos... Resumindo, ficou bom o serviço :concordo:
Então, trago ótimas notícias.
Quando cheguei lá no sítio fui conferir o distribuidor. Diferente do que me lembrava, o eixo tá bem justo, levemente excêntrico, mas nada grave. Depois disso, tirei o platinado fora e lixei os contatos, remontei, reajustei o ponto e a folga. Liguei o motor.
Depois disso, o Jeep virou um relógio :dance: Enfim, fiz o video:
1ªs voltas - Jeep Willys 1953 Original.mp4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=o2GYwpkDur0)
A única coisa que ainda não tá soando bem é o rolamento do alternador, que tá fazendo um chiado chato, vou arrumar isso assim que possível.
Domingo troquei o platinado lixado por um novo.
Além disso, instalei todos os cromados no Jeep, pintei as tampinhas da roda livre e andei de Jeep :D
A caixa de marchas ficou perfeita, até agora não deu problema nenhum, a 3ª não tá mais escapando e a 2ª não arranha não importa a situação em que ela é engatada (acho que esse defeito era causado, pelo menos em parte, pelo óleo GL-4 que eu tava usando antes, mas como não tenho como provar nada, fica só na achometria mesmo...)
Ah sim, finalmente os sealed beam sairam da prateleira e o Jeep ganhou uma cara melhor :concordo:
380543380544380545
Mauricio Rotta
12/11/2012, 22:42
Henrique, dispensa elogios a qualidade do seu jeep, simplesmente o melhor no quesito originalidade e capricho, lembra que te falei sobre a ignição eletrônica e q os platinados de hj são todos porcaria né? Pois é, descobri aqui proximo a mim um estoque antigo de platinados da época, originais, aqueles q não estragam. Se te interessar compro aqui pra ti e te mando.
Blz?
eliasFerreira
13/11/2012, 07:42
Cara, simplesmente espetacular!!
Parabéns!
Muito bom! parabéns!!! a primeira volta a gente nunca esquece...:palmas:
[]´s e vamo que vamo
ZEQUINHA8100
13/11/2012, 21:10
Henrique venho acompanhando a sua restauração desde o começo so tenho uma palavra para ter dizer "SENSACIONAL" so quem restaurou um jeep acompanhando a originalidade sabe das enormes dificuldades e sacrificio para obtenções de peças e quando adquiridas tem que ser ajustadas para se encaixarem nos seus devidos lugares a cada peça instalada uma batalha ganha Henrique ja que vc e detalhista como eu pq vc não coloca os pratinhos da lanterna traseira vende na ZEZO fical bem legal e original e motor do limpador funcionou bem?Desde ja meus parabens, e é mais uma joia da willys que brilha novamente abraços!!!!!!!!!!
hercilio.neto
13/11/2012, 23:31
Sem dúvida, a melhor restauração de jeep que eu já vi.
Parabéns de novo.
BRAVOECONOVEMBER
14/11/2012, 09:16
1. Considerando:
a. que o rapaz é detalhista mesmo;
b. extremamente caprichoso, está de parabéns;
c. que o jipinho tá um espetáculo, retornando à condição original (o que é muito mais difícil de fazer do que simplesmente somente recuperar sua funcionalidade);
d. que não podemos perder a oportunidade de fazer piada, ainda que percamos a amizade;
e. e que certos assuntos aqui discutidos não devem nunca ser esquecidos;
2. venho por meio desta reavivar a campanha "CREMINHO NA RODINHA, E COM FITINHA VERDE!!!".
3. Dito isto, lembro ainda que "vox populi, vox Dei".
E tenho dito.
PS: não pode ficar brabo, senão a situação só piora... kkk.
PS2: ruim de ficar lendo esses tópicos é que dá uma vontade de fazer um também... quem sabe um dia...
RODRIGO TOMITÃO
14/11/2012, 13:05
Sem dúvida, a melhor restauração de jeep que eu já vi.
Parabéns de novo.
x2 coisa de primeira
HenriqueRS
20/11/2012, 23:52
Henrique, dispensa elogios a qualidade do seu jeep, simplesmente o melhor no quesito originalidade e capricho, lembra que te falei sobre a ignição eletrônica e q os platinados de hj são todos porcaria né? Pois é, descobri aqui proximo a mim um estoque antigo de platinados da época, originais, aqueles q não estragam. Se te interessar compro aqui pra ti e te mando.
Blz?
Bah Rotta, vlw msm, mas por enquanto vou continuar com o platinado que instalei, vamos ver no que dá.
Pra falar a verdade, tô com uma idéia em mente que, talvez, me resolva o problema se ele reaparecer, por enquanto vai rodando assim mesmo :pensativo: Mas vlw o interesse :palmas:
Cara, simplesmente espetacular!!
Parabéns!
Vlw cara, agradeço
Muito bom! parabéns!!! a primeira volta a gente nunca esquece...:palmas:
[]´s e vamo que vamo
Vlw
É mesmo, primeira volta fica na memória. Pra falar bem a verdade, a primeira volta que dei no Jeep depois de ter desmontado ele inteiro e ter a carroceria instalada (ainda sem pintura nem nada disso, só na lata msm) foi um pouco antes do natal de 2011 (que presentão, haha)
foi um passeio bem precário, tava frio (apesar da época), garoava fininho e o jeep ainda tava sem parabrisa. Motor sem filtro de ar, o banco eu tinha improvisado e não tinha tanque de gasolina. Sem falar que tava sem amortecedor, parecia um barco conforme passava pelas ondulações da estradinha de terra onde fiz o test-drive, mas, mesmo assim (ou justamente por tudo isso :screwy:), foi muito legal
Aqui tem uma foto do Jeep 1 dia depois disso ai :concordo:
381824
Henrique venho acompanhando a sua restauração desde o começo so tenho uma palavra para ter dizer "SENSACIONAL" so quem restaurou um jeep acompanhando a originalidade sabe das enormes dificuldades e sacrificio para obtenções de peças e quando adquiridas tem que ser ajustadas para se encaixarem nos seus devidos lugares a cada peça instalada uma batalha ganha Henrique ja que vc e detalhista como eu pq vc não coloca os pratinhos da lanterna traseira vende na ZEZO fical bem legal e original e motor do limpador funcionou bem?Desde ja meus parabens, e é mais uma joia da willys que brilha novamente abraços!!!!!!!!!!
Putz, exatamente isso. Peça que é só encaixar no lugar é exeção, e só se vê como essas coisinhas pequenas tomam tempo quando se coloca a mão na massa.
Mas esses pratinhos... são aqueles que ficam entre a lanterna e a carroceria? como se fosse uma arruela, dando um acabamento no encaixe? Não sabia que tinha na zezo, procurei no site mas não achei, sabe me dizer o nome dessa peça?
Quanto ao motor do parabrisa, não funcionou. Ele tá com uma folga grande no eixo, e não confirmei ainda quanto vacuo a bomba tá fornecendo. Ainda bem que tem a manivelinha junto com a máquina do limpador, haha
Sem dúvida, a melhor restauração de jeep que eu já vi.
Parabéns de novo.
Puxa, vlw o elogio :concordo::palmas:
1. Considerando:
a. que o rapaz é detalhista mesmo;
b. extremamente caprichoso, está de parabéns;
c. que o jipinho tá um espetáculo, retornando à condição original (o que é muito mais difícil de fazer do que simplesmente somente recuperar sua funcionalidade);
d. que não podemos perder a oportunidade de fazer piada, ainda que percamos a amizade;
e. e que certos assuntos aqui discutidos não devem nunca ser esquecidos;
2. venho por meio desta reavivar a campanha "CREMINHO NA RODINHA, E COM FITINHA VERDE!!!".
3. Dito isto, lembro ainda que "vox populi, vox Dei".
E tenho dito.
PS: não pode ficar brabo, senão a situação só piora... kkk.
PS2: ruim de ficar lendo esses tópicos é que dá uma vontade de fazer um também... quem sabe um dia...
haha, verdade, dá trabalho mesmo, sempre tem alguma coisa que sai da rota, mas no fim vale a pena, não só pelo Jeep em si, mas também pelas histórias vividas, experiência e amizades que se faz ao longo da empreitada, isso que conta :concordo:
Pois é cara, quanto a roda, se eu pintar elas de creme, sem dúvida vai ser com a fita verde, dá um ar de coisa antiga que fica legal nesses modelos de Jeeps. Provavelmente ficaria bonito no 3b também, mas por enquanto vou manter elas pretas porque acho bonito e, principalmente, ainda não enjoei delas assim :wink: inclusive acho que, por outro lado, combina mais com a proposta maior do Jeep: simplicidade. Futuramente, quando precisar repintar elas por estarem completamente lascadas de batidas com chave de roda (já tem algumas :parede:) e coisas do tipo, quem sabe passo elas pra creme com a fita verde, hehe :concordo:
x2 coisa de primeira
Vlw Rodrigo, aguardo atualizações do teu Java :concordo:
Bom, atualizando:
Aproveitei o feriado pra consertar o alternador. Acredito que seja o alternador de um Jeep mais moderno, mas não tenho certeza. Foi um parto a desmontagem. A graxa que tinham colocado na sede do rolamento (serviu só pra catar a poeira ao longo dos anos) virou uma espécie de cola e não queria largar de jeito nenhum. No fim, com o saca-polia tudo se arranjou, mas deu trabalho... Testei os diodos, procurei curto no rotor e no enrolamento, depois remontei com os 2 rolamentos novos.
Sinceramente, 100% não ficou, o rolamento perto da polia, mesmo novo, não tá tão silencioso quanto deveria ao girar o alternador na mão e o suporte do alternador, que reaproveitei, não deixou ele bem alinhado com o viraberquim. Assim a correia tá pegando meio torta na polia. Mas o importante mesmo é que o chiar sessou. Então tô satisfeito.
Depois conectei o alternador ao regulador de tensão e este a parte elétrica. Agora tá tudo funcionando, até já dei uma volta de noite pra testar os faróis :concordo: falando nisso, tenho que regular a altura deles, os dois estão um pouco altos.
Também aproveitei e fiz um reaperto em todos os parafusos críticos do Jeep (pelo menos a maioria). Cardã, manga de eixo dianteira, flange que segura rolamento do eixo traseiro, barras de direção (aproveitei e fiz o alinhamento da direção usando o prumo e uma taxinha...), braço pitman, parafusos entre motor e caixa, etc...
No resto do tempo arrumei a oficina, colei a espuma do encosto dos bancos contra a armação (pra não esgaçar a capa com o uso), lavei o Jeep e, claro, dei umas voltas por ali (só não andei mais porque tem um pneu que tá ruim mesmo, e como não tem estepe, se estourar é bom eu estar perto de casa).
Mas interessante foi sábado de manhã, quando fui mostrar o Jeep pra um vizinho nosso. Eu tinha estacionado na beira da estradinha e tava mostrando o que eu tinha feito e tal. Aí passou um trator, carregado. Claro, área rural, nada mais normal. Passou uns 2 ou 3 min. tava o trator voltando, ainda carregado. O cara estacionou o trator ali por perto e veio ver o Jeep também, perguntando se era de exposição, haha, que orgulho que me deu :mrgreen:
Mas era isso, por enquanto fico esperando chegar os pneu novos pra poder ir um pouco mais longe :concordo:
BRAVOECONOVEMBER
21/11/2012, 09:09
Tchê Henrique, minha opinião de chato de novo então...
Este teu relatório do alternador me deixou preocupado.
Já aconteceu, mais de uma vez, de eu comprar rolamentos novos, instalar e estava meia boca e ter que trocar. Se eu fosse você, com todo esse trabalho e capricho, abria de novo e trocava ele na pior das hipóteses (hipo=cavalo, teses=idéia, resulta em "idéia de cavalo", eu sei...). Ainda mais agora que já fizeste uma vez, pra fazer de novo vai em uma fração do tempo...
Sobre o suporte do alternador e alinhamento de polia, faz o alinhamento do suporte também. Entorta ele, coloca arruela, espaçador, o que for. Polia torcida é quase certeza de comer correia e, quando o caso é sério, acaba com o rolamento também, daí é serviço repetido de novo.
PS: Eu também pararia no caminho pra ver o jipe.
PS2: Torcendo para os pneus novos chegarem logo.
Opa.
Perfeito.
Parabéns pelo resultado do trabalho, O Jeep ficou incrível. :concordo:
Abs
megadeth
21/11/2012, 10:53
Rapaz... que Jeep! Que restauração!!
Esse horse face é o mais bonito que eu já ví! Gostaria muito de montar um desses com meu velho!
Parabéns!
Poste mais umas fotos pra gente babar !!
ZEQUINHA8100
21/11/2012, 17:02
Henrique para vc achar o pratinho da lanterna na ZEZO 4x4 entre em acabamentos que vc vai achar, esta denominado como suporte da lanterna traseira abraços
HenriqueRS
22/11/2012, 08:05
Tchê Henrique, minha opinião de chato de novo então...
Este teu relatório do alternador me deixou preocupado.
Já aconteceu, mais de uma vez, de eu comprar rolamentos novos, instalar e estava meia boca e ter que trocar. Se eu fosse você, com todo esse trabalho e capricho, abria de novo e trocava ele na pior das hipóteses (hipo=cavalo, teses=idéia, resulta em "idéia de cavalo", eu sei...). Ainda mais agora que já fizeste uma vez, pra fazer de novo vai em uma fração do tempo...
Sobre o suporte do alternador e alinhamento de polia, faz o alinhamento do suporte também. Entorta ele, coloca arruela, espaçador, o que for. Polia torcida é quase certeza de comer correia e, quando o caso é sério, acaba com o rolamento também, daí é serviço repetido de novo.
PS: Eu também pararia no caminho pra ver o jipe.
PS2: Torcendo para os pneus novos chegarem logo.
Sabe que tu tá certo? Eu já ia comprar mais um rolamento pra, assim que começasse a chiar, eu trocar, mas acho que vou fazer isso logo, ai eu tenho um alternador muito mais confiável.
E também mandar fazer umas buchas de tecnil pra centrar bem o alternador.
Eu não tenho certeza, mas acho que, no meu caso, eu acabei marcando o rolamento na hora da montagem.
Sempre quando monto rolamentos eu cuido pra não forçar as esferas contra as pistas, por exemplo: se monto num eixo, empurro ele pela pista interna, se monto na sede, empurro pela pista externa. Nesse caso não consegui fazer isso desde o início da montagem por causa do tamanho do rotor: como não tenho prensa, uso a morsa. Dessa vez vou tentar usar a morsa desde o início, talvez dê, vamos ver...
Opa.
Perfeito.
Parabéns pelo resultado do trabalho, O Jeep ficou incrível. :concordo:
Abs
Vlw aurélio :concordo:
Rapaz... que Jeep! Que restauração!!
Esse horse face é o mais bonito que eu já ví! Gostaria muito de montar um desses com meu velho!
Parabéns!
Poste mais umas fotos pra gente babar !!
Vlw megadeth:concordo:
Já que pediu, aí vão umas fotos que tirei dele final de semana :concordo:
Quando tiverem chegado os pneus vou tirar umas fotos mais legais, tem uns lugares bons pra tirar fotos por lá
Henrique para vc achar o pratinho da lanterna na ZEZO 4x4 entre em acabamentos que vc vai achar, esta denominado como suporte da lanterna traseira abraços
Bah, grande dica! Vlw
Rodrigo Baratti
22/11/2012, 12:35
Falta só a roda ser beginha com friso verde!! kkkk
[]'s
hercilio.neto
22/11/2012, 19:30
Falta só a roda ser beginha com friso verde!! kkkk
[]'s
Éééééé´....!!!!
Creminho na rodinha.
Falta só a roda ser beginha com friso verde!! kkkk
x2 :concordo:
[]´s
Lenzi 54
23/11/2012, 20:30
ficou show de bola seu CJ 3B, vc falou em trocar os pneus, ja decidiu qual tamanho? que vc acha do modelo 7.00 x 16 , são um pouco maiores que os 6.00, mas ficam bem no jeep.
Lenzi 54
23/11/2012, 21:28
Henrique, ja que vc ta craque em CJ3b, veja a foto do meu 54, comprei a uns 2 anos e ele veio com os paralamas pintado de preto e a carroceria é bege, existe esta configuração de duas cores em cj 3b?382155382158382159382160382156382157
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.