Ver Versão Completa : Retirada da Vávula Termostática
Curumim!
20/08/2010, 11:56
Quais seriam os prós e os contras para a retirada da Vávula Termostática do motor original do Niva??:pensativo:
Quais seriam os prós e os contras para a retirada da Vávula Termostática do motor original do Niva??:pensativo:
Vai demorar mais para atingir a temperatura normal de trabalho.
edneyccruz
20/08/2010, 13:20
Eu acho totalmente furada andar sem a termostatica pelos seguintes motivos.
1- O motor nunca trabalha na temperatura certa, o que influencia na queima e na economia.
2 - Se você passar muito tempo exigindo do motor na trilha ou no trânsito parado, o motor vai ferver, o que acaba com o óleo, juntas, e vai diminuindo a vida do seu motor.
3 - Em dias muito gelados, o carro fica fraco, ruim de dirigir porque esta sempre abaixo a temperatura certa. (gasto de combustível).
Então acho melhor manter a válvula no lugar e o carro funcionando como se deve.
Eu para garantir que esta tudo certo, limpo, troco a água e sempre coloco aditivo no meu Niva a cada um ano, assim ele nunca esquenta ou da problemas.
Curumim!
20/08/2010, 13:23
Pois é o meu deu uma "fervida " estes dias em uma trilha no Morro da Cruz...vou fazer uma limpeza geral este fim de semana e dar uma revisada na válvula..!
BACALHAU
20/08/2010, 13:27
Eu acho totalmente furada andar sem a termostatica pelos seguintes motivos.
...
2 - Se você passar muito tempo exigindo do motor na trilha ou no trânsito parado, o motor vai ferver, o que acaba com o óleo, juntas, e vai diminuindo a vida do seu motor.
..
Não entendi o que o item 2 tem a ver com a válvula termostática. :pensativo:
edneyccruz
20/08/2010, 13:41
Não entendi o que o item 2 tem a ver com a válvula termostática. :pensativo:
A válvula segura a água no radiador e quando o motor esquenta ela abre e troca a água mais fria que esta no radiador pela quente que esta no motor, esse tempo que ela passa fechada, faz com que a água fique mais tempo no radiador e esfrie mais, só a liberando para entrar no motor quando realmente é necessário. Sem a válvula, a água circula direto, sem parar no radiador tempo suficiente, então motor vai esquentando o volume todo de água, que não para de circular, até ferver.
Eu tive esse problema com o meu diplomata, que tinha um radiador muito maior que o original, parado no transito, e no caso do Niva na trilha, por mais que a ventoinha tente, não desloca ar o suficiente, a água não resfria como deve e o que acontece é que depois de um tempo o carro acaba fervendo.
BACALHAU
20/08/2010, 14:09
A válvula segura a água no radiador e quando o motor esquenta ela abre e troca a água mais fria que esta no radiador pela quente que esta no motor, esse tempo que ela passa fechada, faz com que a água fique mais tempo no radiador e esfrie mais, só a liberando para entrar no motor quando realmente é necessário. Sem a válvula, a água circula direto, sem parar no radiador tempo suficiente, então motor vai esquentando o volume todo de água, que não para de circular, até ferver.
Eu tive esse problema com o meu diplomata, que tinha um radiador muito maior que o original, parado no transito, e no caso do Niva na trilha, por mais que a ventoinha tente, não desloca ar o suficiente, a água não resfria como deve e o que acontece é que depois de um tempo o carro acaba fervendo.
Creio que o amigo está equivocado.
A válvula termostática não segura a água no radiador para ela esfriar mais não. :discordo:
Ela, quando o motor está frio, fica fechada para que o motor aqueça mais depressa, bloqueando a passagem do líquido para o radiador. Quando atinge uma determinada temperatura (normalmente acima dos 80ºC) ela começa a abrir. Quanto o líquido de arrefecimento atinge cerca de 100ºC, ela já está totalmente aberta, assim permanecendo até o motor esfriar novamente.
Se o carro ferver, não é porque a água "não parou tempo suficiente no radiador".
http://www.motorpasion.com.br/geral-carros/curiosidades/valvula-termostatica-a-importancia-e-os-mitos/
cesar_am
20/08/2010, 14:43
É isso mesmo Bacalhau .....
A água precisa circular pelo radiador para refrigerar .... e não ficar parada .....:discordo:
Já imaginou a água parada no radiador ....esfriando...e ....água parada no motor.... esquentando.....:putz:
Foi mal, edney...:putz:
Prieto 4x4
20/08/2010, 15:00
É isso mesmo Bacalhau .....
A água precisa circular pelo radiador para refrigerar .... e não ficar parada .....:discordo:
Já imaginou a água parada no radiador ....esfriando...e ....água parada no motor.... esquentando.....:putz:
Foi mal, edney...:putz:
Belo choque térmico ia acontecer....:putz::putz::putz:
acho que aí sim, poderia até comprometer o bloco.....será??? :pensativo::pensativo::pensativo:
Curumim!
20/08/2010, 15:44
Pois é fiquei com esta dúvida poissei de diversos relatos de donos de 4x4 e até de carros de passeio (em especial o gol 1.0 16v) que eliminaram a válvula e segundo os mesmos a melhora do arrefecimento foi considerável...mas a dúvida paira sobre a aplicação disso no Niva.
Alguém tem um Niva sem esta válvula?
E sea retirou poderia relatar como ficou o funcionamneto do motor?
edneyccruz
20/08/2010, 15:54
Se estou errado, me desculpem, mas foi assim que aprendi. No Início achei esquisito, mas o mecânico e preparador do meu diplomata, que tinha motor de Stockcar, me mostrou com o carro parado e a tampa do radiador aberta como funciona, isso em alguns carros. Toda a vez que a válvula abre, jorra água do radiador, em seguida fecha e tudo volta ao normal. Segundo ele o choque térmico é mínimo porque a água se mistura e não é trocada de uma vez só.
Quando ele me mostrou funcionando, e em mais de um carro, me convenceu, até porque também li um texto técnico de um curso de injeção que falava a mesma coisa.
Agora, se ela ficar aberta direto mesmo, porque o carro não ferve no trânsito mais pesado e sem a válvula, fervia?
OBS: Não estou duvidando dos amigos, mas eu gosto de aprender, por isso continuo o assunto.
BACALHAU
20/08/2010, 15:59
Curumin, de uma maneira definitiva: Não tire a válvula termostática do motor de nenhum carro, inclusive do NIVA, principalmente aí no Sul.
O carro funciona? Funciona.
Em um país tropical como o nosso, um motor não leva muito tempo para aquecer, principalmente aqui no nordeste, onde neste momento está 35ºC, dentro de casa, à sombra.
Aí no Sul, no inverno principalmente, o líquido de arrefecimento do seu carro, de manhã, vai estar muito gelado (água em um recepiente metálico esfria muito).
Quando você for ligar o seu carro, sem a válvula, ele vai levar muuuuuuito mais tempo até atingir a temperatura normal de funcionamento. Enquanto isso ele vai gastar mais combustível, vai poluir mais, vai ter um rendimento bem inferior, a lubrificação do mesmo vai ser mais deficiente, ...
E com isso, sua vida útil será sensivelmente abreviada.
Quer tirar? Tire.
Deve tirar? NÃO.
Tem muita gente abestada que tira e acha que é mais esperto? Tem.
Que tipo de gente é você?
BACALHAU
20/08/2010, 16:08
Se estou errado, me desculpem, mas foi assim que aprendi. No Início achei esquisito, mas o mecânico e preparador do meu diplomata, que tinha motor de Stockcar, me mostrou com o carro parado e a tampa do radiador aberta como funciona, isso em alguns carros. Toda a vez que a válvula abre, jorra água do radiador, em seguida fecha e tudo volta ao normal. Segundo ele o choque térmico é mínimo porque a água se mistura e não é trocada de uma vez só.
Quando ele me mostrou funcionando, e em mais de um carro, me convenceu, até porque também li um texto técnico de um curso de injeção que falava a mesma coisa.
Agora, se ela ficar aberta direto mesmo, porque o carro não ferve no trânsito mais pesado e sem a válvula, fervia?
OBS: Não estou duvidando dos amigos, mas eu gosto de aprender, por isso continuo o assunto.
Edney, você não está confundindo radiador com reservatório de expansão?
Além disso, com o resevatório de expansão aberto ou mesmo o radiador, não haverá pressão no sistema e com isso a água irá ferver a 100ºC (ao nível do mar). Com o sistema pressurizado, a água só irá ferver bem acima disso.
Ou você não entendeu direito a explicação dele e está fazendo alguma confusão ou então troque de mecânico. :twisted:
Curumim!
20/08/2010, 16:24
Curumin, de uma maneira definitiva: Não tire a válvula termostática do motor de nenhum carro, inclusive do NIVA, principalmente aí no Sul.
O carro funciona? Funciona.
Em um país tropical como o nosso, um motor não leva muito tempo para aquecer, principalmente aqui no nordeste, onde neste momento está 35ºC, dentro de casa, à sombra.
Aí no Sul, no inverno principalmente, o líquido de arrefecimento do seu carro, de manhã, vai estar muito gelado (água em um recepiente metálico esfria muito).
Quando você for ligar o seu carro, sem a válvula, ele vai levar muuuuuuito mais tempo até atingir a temperatura normal de funcionamento. Enquanto isso ele vai gastar mais combustível, vai poluir mais, vai ter um rendimento bem inferior, a lubrificação do mesmo vai ser mais deficiente, ...
E com isso, sua vida útil será sensivelmente abreviada.
Quer tirar? Tire.
Deve tirar? NÃO.
Tem muita gente abestada que tira e acha que é mais esperto? Tem.
Que tipo de gente é você?
HEHE..."NÃO SOU ABESTAIADO NÃO" ,.sou apenas um rapaz sulino...rsrsrs.../beleza vou revisar o sistema de arrefecimento verificar o funcionamento da vlavula se esta de acordo deixar como esta e futuramente aumentar a entrada forçada de ar através de uma ventoinha eletrica na frente do radiador!
edneyccruz
20/08/2010, 18:33
Curumim.
Eu lhe diria, que nem é preciso mudar nada do original, meu niva esta 100% original, troco a água sempre, coloco aditivo sempre, e ele NUNCA esquentou e nem precisou completar água. Ando por trilhas, estrada e no trânsito de São Paulo (nesse caso ando é só jeito de falar...rs...) e ele de forma alguma passa do meio do mostrador.
Recomendo que você de aquela geral no sistema original, mantenha tudo limpo e sem vazamentos, com aditivo bom, não economize no aditivo e estou certo que será feliz.
Verifique se o seu Niva tem aquela borracha eu fica em volta da proteção da ventoinha, que quase encosta no radiador, ela faz uma grande diferença.
Abraço.
edneyccruz
20/08/2010, 18:38
Baralhau, não estou confundindo não, estou 100% certo do que vi. Vamos fazer o seguinte, na semana que vem vou gravar um vídeo sobre o que estou falando e tiramos a dúvida... Eu realmente estou intrigado sobre o assunto. Como é notório, o meu mecânico foi bem convincente sobre isso... Rs...
Vamos fazer uma pesquisa, pessoALL e descobrir como essa válvula realmente funciona.
[ ]
shuther4x4
20/08/2010, 19:34
No primeiro encontro de jeep de Itu em 2009, 2 Nivas que estavam com a gente ferveram. Os dois o problema foi o mesmo: Falta de água no radiador. A água estava no nível dentro do vaso de expansão.
O niva é sistema aberto, e ás vezes a água que vai para o reservatório de expansão não retorna a contento. Isso deixa o radiador com nível baixo. Antes de sair retirando a válvula, veja isso.
O meu é 91 e está com a válvula original ainda (água sempre com etilenoglicol). O marcador não passa do meio da escala.
Abraços.
Curumim.
Eu lhe diria, que nem é preciso mudar nada do original, meu niva esta 100% original, troco a água sempre, coloco aditivo sempre, e ele NUNCA esquentou e nem precisou completar água. Ando por trilhas, estrada e no trânsito de São Paulo (nesse caso ando é só jeito de falar...rs...) e ele de forma alguma passa do meio do mostrador.
Recomendo que você de aquela geral no sistema original, mantenha tudo limpo e sem vazamentos, com aditivo bom, não economize no aditivo e estou certo que será feliz.
Verifique se o seu Niva tem aquela borracha eu fica em volta da proteção da ventoinha, que quase encosta no radiador, ela faz uma grande diferença.
Abraço.
x 2!!! :concordo:
marcos faria
25/08/2010, 10:58
No primeiro encontro de jeep de Itu em 2009, 2 Nivas que estavam com a gente ferveram. Os dois o problema foi o mesmo: Falta de água no radiador. A água estava no nível dentro do vaso de expansão.
O niva é sistema aberto, e ás vezes a água que vai para o reservatório de expansão não retorna a contento. Isso deixa o radiador com nível baixo. Antes de sair retirando a válvula, veja isso.
O meu é 91 e está com a válvula original ainda (água sempre com etilenoglicol). O marcador não passa do meio da escala.
Abraços.
É sempre bom lembrar que, antes de usar aditivos, é recomendável dar uma geral no sistema, pois o poder detergente desses produtos pode gerar vazamentos escondidos por sujeira e, em consequência, dependendo da situação de uso, causar danos em outras peças.
[ ]s
Meu Niva estava sem a valvula porque o radiador não estava trocando calor legal. Depois de fazer manutenção no sistema de arrefecimento todo, incluindo limpeza mecanica do radiador (varetamento) e limpeza quimica do circuito com Bardal Rad Clean. Apos, reinstalei a valvula termostatica e a principio ficou beleza.
Muitas vezes o acumulo de sujeira na valvula faz com que a mesma trave fechada, por isso da importancia do uso do aditivo que tambem é um anticorrosivo.
Como já tinha ocorrido alguns problemas com a tampa do radiador de meu Niva, alias peça chave para o bom funcionamento do sitema, aproveitei a revisão e resolvi alterar o circuito eliminando a tampa original e usando o conceito de tanque de expansão.
No meu blogue coloquei os detalhes dessa adaptação.
http://jipeniva.blogspot.com/
sds
Djalma
Meu Niva estava sem a valvula porque o radiador não estava trocando calor legal. Depois de fazer manutenção no sistema de arrefecimento todo, incluindo limpeza mecanica do radiador (varetamento) e limpeza quimica do circuito com Bardal Rad Clean. Apos, reinstalei a valvula termostatica e a principio ficou beleza.
Muitas vezes o acumulo de sujeira na valvula faz com que a mesma trave fechada, por isso da importancia do uso do aditivo que tambem é um anticorrosivo.
Como já tinha ocorrido alguns problemas com a tampa do radiador de meu Niva, alias peça chave para o bom funcionamento do sitema, aproveitei a revisão e resolvi alterar o circuito eliminando a tampa original e usando o conceito de tanque de expansão.
No meu blogue coloquei os detalhes dessa adaptação.
http://jipeniva.blogspot.com/
sds
Djalma
Djalma, parabéns pelo Niva e pelo blog, ambos caprichados!
[ ]s
Obrigado Gil
Inclusive vc tinha razão em relação aos retrovisores da D20 que adaptei no Niva. Fiz a inversão e o campo de visão ficou excelente.
Att
Djalma
BACALHAU
27/08/2010, 09:08
Obrigado Gil
Inclusive vc tinha razão em relação aos retrovisores da D20 que adaptei no Niva. Fiz a inversão e o campo de visão ficou excelente.
Att
Djalma
Estão de segredinho, é? :twisted:
Contem aí para nós também, vai. :mrgreen:
Tenho que mudar os retrovisores do "Félix" e me parece que a opção mais viável é a que todo o mundo (NIVeiro) faz: retrovisores da D20.
O problema é que a Dona Ceiça acha que eles são grandes demais.
Alguma outra sugestão?
BACALHAU
27/08/2010, 10:38
...
Esqueçam, não precisa mais não.
Depois de meia hora, quando o blog do Djalma terminou de carregar, vi do que se tratava. :parede:
Essa minha internet movida a "lenha" só me faz passar vergonha. :oops:
Bacalhau
Os retrovisores da D20 ficaram excelentes no Niva. Coloquei um modelo generico (Paralelo) que é mais leve que os originais.
Abração
BACALHAU
27/08/2010, 12:37
Valeu, Djalma.
Mandei uma mensagem para jr@alfenas.psi.br
Tenho que mudar os retrovisores do "Félix" e me parece que a opção mais viável é a que todo o mundo (NIVeiro) faz: retrovisores da D20.
O problema é que a Dona Ceiça acha que eles são grandes demais.
Alguma outra sugestão?
Os retrovisores da Fiorino, modelo antigo (sem controle interno) também servem (são os que tenho montados no SUVdesenvolvido e tinha no Niva anterior), a única diferença é a fixação dos mesmos. Quanto ao tamanho dos retrovisores, pode dizer à Dona Ceiça (que, aliás, sumiu, não nos dá mais o prazer de sua presença virtual...) que a partir do instante em que ela descobrir como estes retrovisores são eficientes, nunca mais vai querer outros retrovisores! :discordo:
BACALHAU
27/08/2010, 19:36
Gil, esses da Fiorino são do mesmo tamanho dos da D20, não são?
Refiro-me ao tamanho do espelho.
Quanto D. Ceiça, não sumiu não. Aliás, ela está é no gerenciamento da reforma do "Félix". Ou seja, só dá as ordens.
Já confiscou do "Pangaré" o conjunto de rodas do Suzuki com os pneus 205/80 R15, os alargadores de paralamas "by GENIva", o servo-freio do Siena, o bagageiro, estribos e quebra-mato, além de um par de faróis de milha.
Ainda está de olho no pára-brisas degradê e foi um custo convencê-la de que os bancos de couro do Suzuki já estava adaptados para o "Pangaré".
Resumindo: Eu e o "Pangaré" estamos sendo espoliados.
Que isso sirva de exemplo para os demais.
NÃO FAÇAM DE SUAS MULHERES JIPEIRAS, AS VÍTIMAS SERÃO VOCÊS.
Gil, esses da Fiorino são do mesmo tamanho dos da D20, não são?
Refiro-me ao tamanho do espelho.
Quanto D. Ceiça, não sumiu não. Aliás, ela está é no gerenciamento da reforma do "Félix". Ou seja, só dá as ordens.
Já confiscou do "Pangaré" o conjunto de rodas do Suzuki com os pneus 205/80 R15, os alargadores de paralamas "by GENIva", o servo-freio do Siena, o bagageiro, estribos e quebra-mato, além de um par de faróis de milha.
Ainda está de olho no pára-brisas degradê e foi um custo convencê-la de que os bancos de couro do Suzuki já estava adaptados para o "Pangaré".
Resumindo: Eu e o "Pangaré" estamos sendo espoliados.
Que isso sirva de exemplo para os demais.
NÃO FAÇAM DE SUAS MULHERES JIPEIRAS, AS VÍTIMAS SERÃO VOCÊS.
Depois vem falar que eu não sei Português... :mrgreen:
Repetindo trecho de minha mensagem: "(...) a única diferença é a fixação dos mesmos."(...)
Ou seja, são idênticos, exceto pela fixação na porta do veículo. Os dos antigos Jeep Wrangler também são idênticos em sua forma, somente a fixação é diferente (além do fato de não serem fabricados no Brasil). Só não sei quem copiou quem... :mrgreen:
Quanto à usurpação de certa parte do "Pangaré"... por qeu você acha que eu não sou casado? :mrgreen:
Juninho Flora
27/08/2010, 20:44
Depois vem falar que eu não sei Português... :mrgreen:
Repetindo trecho de minha mensagem: "(...) a única diferença é a fixação dos mesmos."(...)
Ou seja, são idênticos, exceto pela fixação na porta do veículo. Os dos antigos Jeep Wrangler também são idênticos em sua forma, somente a fixação é diferente (além do fato de não serem fabricados no Brasil). Só não sei quem copiou quem... :mrgreen:
Quanto à usurpação de certa parte do "Pangaré"... por qeu você acha que eu não sou casado? :mrgreen:
fala pessoal boa noite ,eu to olhando aqui o comentario de vc s , vou colocar no niva os retrovisores da fiorino ,achei no mercado livre num preco bom !!!valeu8)
shuther4x4
27/08/2010, 21:23
É sempre bom lembrar que, antes de usar aditivos, é recomendável dar uma geral no sistema, pois o poder detergente desses produtos pode gerar vazamentos escondidos por sujeira e, em consequência, dependendo da situação de uso, causar danos em outras peças.
[ ]s
Exatamente Marcos. Neguinho pega carro com mais de 10 anos rodando sem aditivo, coloca o aditivo e começa aparecer vazamento até no filtro de ar (exagerado:oops:!). Mas é por aí mesmo, se rodou sem aditivo por um bom tempo, é muito aconselhável dar uma geral para não ficar na mão. Isso poucos fazem.
abraços.
emilioleonardo
29/08/2010, 17:51
Pois é fiquei com esta dúvida poissei de diversos relatos de donos de 4x4 e até de carros de passeio (em especial o gol 1.0 16v) que eliminaram a válvula e segundo os mesmos a melhora do arrefecimento foi considerável...mas a dúvida paira sobre a aplicação disso no Niva.
Alguém tem um Niva sem esta válvula?
E sea retirou poderia relatar como ficou o funcionamneto do motor?
Eles verificaram se a válvula estava funcionando? As vezes eliminar um elemento defeituoso melhora a situação, mas não porque o elemento não serve, e sim, porque ele está com problemas.
Curumim!
23/09/2010, 11:54
Qual a temperatura ideal de trabalho do motor Original do Niva....seria em torno de 90 G ?
BACALHAU
23/09/2010, 12:49
Qual a temperatura ideal de trabalho do motor Original do Niva....seria em torno de 90 G ?
Segundo o Grande Flugêncio Ferreira, do alto da sua sabedoria (1,67 m :mrgreen:) e de acordo com os seus conhecimentos metafísicos é 92ºC.
Curumim!
23/09/2010, 13:30
Segundo o Grande Flugêncio Ferreira, do alto da sua sabedoria (1,67 m :mrgreen:) e de acordo com os seus conhecimentos metafísicos é 92ºC.
Ok,então esta dentro dos parâmetros...da temperatura a qual o "Curumim" ta trabalhando na estrada
Flugêncio
23/09/2010, 13:59
Bacalhau,
Aumente ai mais 5cm:twisted:.
BACALHAU
23/09/2010, 16:48
De cobertura não vale. :twisted: