Ver Versão Completa : Marcação ponto no BF
Boa Noite
Sabem aquela chapinha que tem nos bf no bloco, perto da polia do vriabrequim para botar no ponto? Pois é, o meu n tem 8-). Quando fui colocar o motor no ponto com a lâmpada estroboscópica e n consegui colocar no ponto =\.
Eu n sei por que o antigo dono teve a brilhante idéia de tirar essa chapa.
Mas tem como colocar no ponto esse motor sem o auxilio daquela chapa?
Por acaso alguem ja confeccionou essa chapa em casa? Tem para vender em alguma loja essa chapa? E numca vi em sites para vender essa pecinha tbm =\
Se alguem poder me ajudar a fazer uma chapa dessa em casa, pegando umas medidas delas e respondendo aqui vai se de grande ajuda :)
Ou se alguem possuir uma dessas peças dando bobeira em casa e quere vende :dance:.
Ps. N achei nenhum outro tópico sobre esse assunto, se ja tiver algum tópico sobre esse assunto por favor postem o link, porque eu n achei ^^.
Rafaminc
17/08/2010, 08:29
Boa Noite
Sabem aquela chapinha que tem nos bf no bloco, perto da polia do vriabrequim para botar no ponto? Pois é, o meu n tem 8-). Quando fui colocar o motor no ponto com a lâmpada estroboscópica e n consegui colocar no ponto =\.
Eu n sei por que o antigo dono teve a brilhante idéia de tirar essa chapa.
Mas tem como colocar no ponto esse motor sem o auxilio daquela chapa?
Por acaso alguem ja confeccionou essa chapa em casa? Tem para vender em alguma loja essa chapa? E numca vi em sites para vender essa pecinha tbm =\
Se alguem poder me ajudar a fazer uma chapa dessa em casa, pegando umas medidas delas e respondendo aqui vai se de grande ajuda :)
Ou se alguem possuir uma dessas peças dando bobeira em casa e quere vende :dance:.
Ps. N achei nenhum outro tópico sobre esse assunto, se ja tiver algum tópico sobre esse assunto por favor postem o link, porque eu n achei ^^.
Guga, se vc tiver bastante paciência e um bom olho, consegue colocar o motor no PMS pelo buraco da vela e depois confeccionar a chapa para monta-la sobre a polia.
Com alguma vareta (de preferência plástica), vai girando o virabrequim na mão (no sentido de giro do motor) e quando o primeiro pistão estiver na fase de compressão, com a vareta encostada na cabeça do pistão, vc vai sentindo o ponto que ele chega no topo. Esse vai ser o PMS, claro que não vai ser 100% devido as folgas, mas com calma vc deve chegar perto de 1 a 2 graus de erro no máximo. Depois é só montar uma chapa sobre a marcação da polia e adiantar o ponto conforme o padrão.
Já fiz isso para verificar se a minha chapa estava posicionada corretamente e bateram as posições.
Agora é aquela coisa, se vc acertar o ponto no ouvido, ou na estroboscópica, o no olho, é bem provável que nem sinta diferença no rendimento. Já tentei deixar 0, 5 ou 10 graus para ver as diferenças e praticamente fica a mesma coisa em alta. Acho que são tantas folgas devido a idade, que se o coração do velho BF bater meio descompassado o resultado final é o mesmo, hehe...
JuLadeia
17/08/2010, 08:59
Se me ensinarem colocar fotos eu posso colocar umas imagens de um guia de mecanico original do jeep, onde tem todas as especificaçoes originais do cj. eu nao consigo colocar fotos.
Pois é rafaminc esse é o unico jeito mesmo, eu ja havia feito desse jeito para colocar no ponto, mas como vc mesmo me disse n vai fica preciso. Ele até que ta no ponto, eu só tavo querendo a chapinha pra ela fica ali msm ^^. Um grau a mais ou um grau a menos n vai faze diferença no bf mesmo =). Mas vlw pela resposta.
JuLadeia
17/08/2010, 22:38
Bom, nao sei se vou conseguir ajudar isso, como ainda nao aprendi colocar foto aqui, eu vou só escrever o que está escrito aqui no manual do jeep e ilustrado, mas vou passar por escrito e vc me diz se ajudou alguma coisa.
-desligue o tubo de avanço a vácuo.
-instale a lampada sincroscópica, seguindo as instruçoes do fabricante.
-ponha o motor para trabalhar em marcha lenta (600 rpm).
-verifique se a seta está marcando 5º antes do ponto morto.
-se as marcas nao coincidirem, mova o distribuidor, girando a base para a direita ou esquerda, até obter a coincidencia.
-aperte o parafuso de fixaçao do distribuidor.
Espero que tenha ajudado. e se puderem me ensinar a colocar imagens aqui eu agradeço.
JuLadeia
17/08/2010, 22:54
240071 acho que consegui postar a foto.
Pois é JuLadeia é assim mesmo o correto de ser feito, porem estou sem aquela chapa que fica sobre a polia. Quando a marcação que fica na polia passa por essa chapa a lampada estroboscópica vê que o motor deu uma volta completa e começa a contar com quantos graus a centelha foi dada, e indica no visor da lâmpada. Porem sem a chapa a lâmpada n sabe quando o motor deu uma volta e n indica nada no visor.
JuLadeia
18/08/2010, 19:53
Ah tá, agora que entendi, o que vc quer é a chapinha, ok, nessa eu infelizmente nao tenho como ajudar, rs. Abraço.
CAIOROQUE
18/08/2010, 20:05
Estou imaginando como fazer para ajustar o ponto sem esta chapinha que vc diz, acho que não tem jeito, pois é um parameto de comparação.
Eu tinha diversas desta chapinhas, se interessar eu mando para vc, mas primeiro eu vou procurar, mande uma MP para acertarmos.
Marcelo Caio
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.