Conectar

Ver Versão Completa : Marcação ponto no BF

guga100
17/08/2010, 00:14
Boa Noite

Sabem aquela chapinha que tem nos bf no bloco, perto da polia do vriabrequim para botar no ponto? Pois é, o meu n tem 8-). Quando fui colocar o motor no ponto com a lâmpada estroboscópica e n consegui colocar no ponto =\.
Eu n sei por que o antigo dono teve a brilhante idéia de tirar essa chapa.
Mas tem como colocar no ponto esse motor sem o auxilio daquela chapa?
Por acaso alguem ja confeccionou essa chapa em casa? Tem para vender em alguma loja essa chapa? E numca vi em sites para vender essa pecinha tbm =\

Se alguem poder me ajudar a fazer uma chapa dessa em casa, pegando umas medidas delas e respondendo aqui vai se de grande ajuda :)
Ou se alguem possuir uma dessas peças dando bobeira em casa e quere vende :dance:.

Ps. N achei nenhum outro tópico sobre esse assunto, se ja tiver algum tópico sobre esse assunto por favor postem o link, porque eu n achei ^^.

Rafaminc
17/08/2010, 08:29
Boa Noite

Sabem aquela chapinha que tem nos bf no bloco, perto da polia do vriabrequim para botar no ponto? Pois é, o meu n tem 8-). Quando fui colocar o motor no ponto com a lâmpada estroboscópica e n consegui colocar no ponto =\.
Eu n sei por que o antigo dono teve a brilhante idéia de tirar essa chapa.
Mas tem como colocar no ponto esse motor sem o auxilio daquela chapa?
Por acaso alguem ja confeccionou essa chapa em casa? Tem para vender em alguma loja essa chapa? E numca vi em sites para vender essa pecinha tbm =\

Se alguem poder me ajudar a fazer uma chapa dessa em casa, pegando umas medidas delas e respondendo aqui vai se de grande ajuda :)
Ou se alguem possuir uma dessas peças dando bobeira em casa e quere vende :dance:.

Ps. N achei nenhum outro tópico sobre esse assunto, se ja tiver algum tópico sobre esse assunto por favor postem o link, porque eu n achei ^^.

Guga, se vc tiver bastante paciência e um bom olho, consegue colocar o motor no PMS pelo buraco da vela e depois confeccionar a chapa para monta-la sobre a polia.

Com alguma vareta (de preferência plástica), vai girando o virabrequim na mão (no sentido de giro do motor) e quando o primeiro pistão estiver na fase de compressão, com a vareta encostada na cabeça do pistão, vc vai sentindo o ponto que ele chega no topo. Esse vai ser o PMS, claro que não vai ser 100% devido as folgas, mas com calma vc deve chegar perto de 1 a 2 graus de erro no máximo. Depois é só montar uma chapa sobre a marcação da polia e adiantar o ponto conforme o padrão.

Já fiz isso para verificar se a minha chapa estava posicionada corretamente e bateram as posições.

Agora é aquela coisa, se vc acertar o ponto no ouvido, ou na estroboscópica, o no olho, é bem provável que nem sinta diferença no rendimento. Já tentei deixar 0, 5 ou 10 graus para ver as diferenças e praticamente fica a mesma coisa em alta. Acho que são tantas folgas devido a idade, que se o coração do velho BF bater meio descompassado o resultado final é o mesmo, hehe...

JuLadeia
17/08/2010, 08:59
Se me ensinarem colocar fotos eu posso colocar umas imagens de um guia de mecanico original do jeep, onde tem todas as especificaçoes originais do cj. eu nao consigo colocar fotos.

guga100
17/08/2010, 13:05
Pois é rafaminc esse é o unico jeito mesmo, eu ja havia feito desse jeito para colocar no ponto, mas como vc mesmo me disse n vai fica preciso. Ele até que ta no ponto, eu só tavo querendo a chapinha pra ela fica ali msm ^^. Um grau a mais ou um grau a menos n vai faze diferença no bf mesmo =). Mas vlw pela resposta.

JuLadeia
17/08/2010, 22:38
Bom, nao sei se vou conseguir ajudar isso, como ainda nao aprendi colocar foto aqui, eu vou só escrever o que está escrito aqui no manual do jeep e ilustrado, mas vou passar por escrito e vc me diz se ajudou alguma coisa.

-desligue o tubo de avanço a vácuo.
-instale a lampada sincroscópica, seguindo as instruçoes do fabricante.
-ponha o motor para trabalhar em marcha lenta (600 rpm).
-verifique se a seta está marcando 5º antes do ponto morto.
-se as marcas nao coincidirem, mova o distribuidor, girando a base para a direita ou esquerda, até obter a coincidencia.
-aperte o parafuso de fixaçao do distribuidor.

Espero que tenha ajudado. e se puderem me ensinar a colocar imagens aqui eu agradeço.

JuLadeia
17/08/2010, 22:54
240071 acho que consegui postar a foto.

guga100
18/08/2010, 14:12
Pois é JuLadeia é assim mesmo o correto de ser feito, porem estou sem aquela chapa que fica sobre a polia. Quando a marcação que fica na polia passa por essa chapa a lampada estroboscópica vê que o motor deu uma volta completa e começa a contar com quantos graus a centelha foi dada, e indica no visor da lâmpada. Porem sem a chapa a lâmpada n sabe quando o motor deu uma volta e n indica nada no visor.

JuLadeia
18/08/2010, 19:53
Ah tá, agora que entendi, o que vc quer é a chapinha, ok, nessa eu infelizmente nao tenho como ajudar, rs. Abraço.

CAIOROQUE
18/08/2010, 20:05
Estou imaginando como fazer para ajustar o ponto sem esta chapinha que vc diz, acho que não tem jeito, pois é um parameto de comparação.
Eu tinha diversas desta chapinhas, se interessar eu mando para vc, mas primeiro eu vou procurar, mande uma MP para acertarmos.
Marcelo Caio