Ver Versão Completa : Entrada de Ar constantes! na f-1000.
Roraima_Road
15/08/2010, 23:37
caros amigos, estou com problemas com entrada de ar, na minha f-1000 aspirada mwm 229. Pesquisei no forum e só achei problema parecido na parte dos trollers.
Recentemente eu vinha da fazenda e quando reduzi a velocidade para passar por um vilarejo a f-1000 começou a perder força e morreu, sangrei bico e fui embora e isso me ocorreu por mais 3x, toda vez que diminuia. Então troquei as mangueiras de combustivel e a de retorno, limpei o tanque e veriquei o pescador, e parecia que tudo tava certo, alguns dias depois tava eu no "prego" de novo, dessa vez troquei a peneirinha que fica dentro do parafuso em baixo da bomba alimentadora, que por sinal estava muito suja, crente que havia resolvido todos os problemas, saí com minha esposa para ir ao cinema, só não cheguei atrasado mas com um perfume todo especial de diesel, bom, daí me falaram que o problema é na bomba alimentadora que eu preciso trocar os reparos, mas antes de gastar os quase R$ 400,00 nessa manutenção gostaria de saber se existe alguma coisa que eu ainda nao fiz que pode resolver o problema. Também qual o melhor tipo de mangueira, pois eu coloquei uma que é lonada por fora e alguns criticaram dizendo que tem que ser de silicone, e os filtros decantador no chassis, o de diesel foram trocados a menos de 2.000 Km
Quem puder dar uma força aí fico muito agradecido. Obrigado!
RoadRunner
15/08/2010, 23:59
Sua bba é bosch em linha?
Roraima_Road
16/08/2010, 00:03
Isso, bosch em linha. A bomba alimentadora que quero falar (não sei se tem outro nome) é aquela que tem a bombinha pra tirar o ar e fica aclopada com a BI. Valeu!
RoadRunner
16/08/2010, 00:05
Se for, o reparo para a revisão da bba alimentadora (é raro estragar esta bba da bba) custa entre 10 a 15 reais original bosch.
Sobre as mangueiras para a tubulação de diesel
Da para usar as
Lonada
Silicone
Nylon (igual os flexiveis do filtro)
Prefiro usar a lonada ou siliconada pela facilidade de trabalhar mas as 3 NAO TEM problemas.
Como isso começou a acontecer do nada, de uma olhada no pescador do tanque (ele é conjugado com a boia), ja encontrei alguns casos dele ter trincado e dar entrada de ar por ele
Conferiu toda a tubulação/tanque/filtros bbas?
trocou os todos filtros de comb?
Roraima_Road
16/08/2010, 00:17
Certo, a mangueira vou deixar a lonada mesmo que eu pus, troquei os filtros antes do problema aparecer uns 1500 km antes, vi que alguns criticam os filtros vox, tecfil, etc... e dizem que só prestam se for MWM, eu tenho usado tecfil.
Bom quanto ao reparo, eu levei no bombista autorizado bosch daqui e ele deu uma olhada simples e me passou esse orçamento:
Reparo Parcial JR1000 - 60,00
Valvula Ret 1417413046 BOSCH - 52,00
PISTAO BBA ALIM 2440520022 1568 - 31,52
BBA Manual 2447222099 - 51,59
Serviço - 80,00
Total 275,11
e disse que facilmente haveria alguma outra coisinha. O que creio eu que chegaria a quase R$ 400,00 pois nunca fui num bombista pra num deixar mais de R$ 400,00.
valeu!
Troller-a-vista
16/08/2010, 00:43
tecfil é dureza hein?! alias, filtros bosch = tecfil = vox (tudo mesmo fabricante).
Roraima_Road
16/08/2010, 10:45
Bom, eu dei uma boa olhada no pescador e aparentemente ele nao tem problema algum, sem contar que troquei boia e pescador a menos de 2 anos, e acredito que o problema também não seja nele pelo fato de ter entrado ar tanto com o tanque quase cheio, como pela metade, 1/4 e na reserva... se fosse o pescador aconteceria sempre no mesmo nivel de combustivel.
Hoje vou ver se tem a venda os filtros MWM aqui para que compra e vou fazer a troca, mais amuito que venho utilizando tecfil e nunca tive problemas... por isso que fico receoso em simplesmente trocar os filtros e sair pra alguma viagem... de qualquer forma obrigado!
sallespickup
16/08/2010, 19:00
bom parece que ja fez quase tudo o que eu faria, mas bomba auxiliar não é mesmo, tem duas coisa que vc não se certificou, va a uma loja e compre a bomba de plastico onde vc bomba a chamada punheteira não é muito caro uns 50 reais, troque-a pois as vezes mesmo fechando ela bem (rosqueando) ela da entrada de ar, e elimine para um teste o dreno de agua que tem no chassi´só faz uma imenda com um pedaço de cano ou tecalon (o flexivel de plastica duro) e veja como fica
carlos sallespickup
Roraima_Road
16/08/2010, 21:00
Ok Salles, vou tentar fazer isso mesmo, eu só não tenho experiencia em trocar essa bomba, é muito complicado ?? eu mesmo consigo trocar? tem algum misterio ou é só ir desparafusando?? valeu!
Edintruder
16/08/2010, 21:30
Basta substituir a atual, ou cortar uma linha de combustível e comprar os parafusos, abraçadeiras e banjos para instalação. O interessante é que o problema surge sempre quando reduz, dessa forma podemos tentar analisar o que ocorre na redução de velocidade usando a caixa. A Bi continua injetando diesel, porém como a passagem para os bicos fica restringida, ela abre uma by pass e manda pro retorno do tanque, que por acaso é o mesmo dos bicos. Se tiver problema na BI, pode ser relacionado com essa válvula, inclusive o reparo dessa válvula, ou a bomba de transferência, pois ela pode estar realmente com a membrana furada e acaba deixando passar ar quandpo diminui a pressão interna dela. Essa está difícil mesmo!!! rsrsrsr
A minha F1000 falha com o motor frio, coisa que motor diesel não deveria fazer. Os 4 bicos foram calibrados e continua falhando quando fria... Isso é BI, e com certeza só vai ser resolvido quando mexer na BI... o teu caso pode ser algo similar também.
Roraima_Road
17/08/2010, 00:26
putz, dessa vez voce não foi muito animador não Edin.:discordo: Só de pensar em mecher com BI e gastar varios dinheiros, me deixa nevorso..:evil: hehe.
O interessante é que as vezes fica dias sem dar problema algum, e de repente acontece... vou tentar fazer de tudo antes de partir pra BI. por que no mais ela tá boa, ta fazendo cerca de 9.4 km/l andando na manha e 8.5 quando ando apertando, não tenho problemas com partida e muito menos com fumaça... espero não precisar mecher na BI... Valeu!!:concordo:
sallespickup
17/08/2010, 09:25
Ok Salles, vou tentar fazer isso mesmo, eu só não tenho experiencia em trocar essa bomba, é muito complicado ?? eu mesmo consigo trocar? tem algum misterio ou é só ir desparafusando?? valeu!
compra a nova que vc vai entender, ela é somente rosqueada, no pé dela tem o sextavado para apertar e desapertar, ah ela é a mesma do mercedes 1113
carlos sallespickup
Edintruder
17/08/2010, 11:59
experimenta ainda verificar o filtro de diesel, pois pode estar deixando passar ar, principalmente por trabalhar sempre com pressão negativa. Muitas vezes a borracha não fica devidamente ajustada ou na dobra da chapa pode ficar uma pequena fresta.
criparamos
17/08/2010, 17:10
Boa tarde.......
deu entrada de ar, e foi um sufoco pra achar, era algo simples, mas deu trabalho pra achar, o defeito estava na curva do tubindo do tanque. Bom deixa eu explicar, em cima do tanque, onde vai a mangueira de diesel do motor, onde engata a mangueira, tinha um micro-furo, mas dava entrada de ar, naum sei se é o seu caso, mas vale dar uma verificada....
Roraima_Road
17/08/2010, 17:42
certo, eu vou ver se compro a bomba e troco, até domingo com certeza faço esse procedimento, quanto ao caninho do tanque vou também fazer uma inspeção minuciosa, pois a primeira vez que olhei nao havia nada de errado, nem "suor" . E vou ver se compro os filtros da MWM tanto o decantador quanto o de diesel, e fazer as trocas para ver... mais que é estranho é... desde de quarta feira da semana passada não dá entrada de ar, e desde de ontem a noite que eu tenho andado com o tanque na reserva e nada de ar também.. hoje vou abastecer e vou ver como se porta, o interessante é que eu também sou fiel ao posto que abasteço.. e por ser um posto de sindicato a rotação do diesel é grande... vou fazer esses experiemntos e vou postando os resultados... tomara que descubra o que realmente é, pra não ficar naquela: "num sei o que foi só sei que ficou bom"..
obrigado!
sallespickup
18/08/2010, 13:25
certo, eu vou ver se compro a bomba e troco, até domingo com certeza faço esse procedimento, quanto ao caninho do tanque vou também fazer uma inspeção minuciosa, pois a primeira vez que olhei nao havia nada de errado, nem "suor" . E vou ver se compro os filtros da MWM tanto o decantador quanto o de diesel, e fazer as trocas para ver... mais que é estranho é... desde de quarta feira da semana passada não dá entrada de ar, e desde de ontem a noite que eu tenho andado com o tanque na reserva e nada de ar também.. hoje vou abastecer e vou ver como se porta, o interessante é que eu também sou fiel ao posto que abasteço.. e por ser um posto de sindicato a rotação do diesel é grande... vou fazer esses experiemntos e vou postando os resultados... tomara que descubra o que realmente é, pra não ficar naquela: "num sei o que foi só sei que ficou bom"..
obrigado!
calma la, não sai comprando tudo, só sugeri a troca da bomba pois não da para testa-la, filtro diesel na frente vc ja trocou, se for o caso só re verifique se não deu bobeira com as borrochas se não esta dobrada etc,quanto ao filtro decantador o de baixo do chassi, faça a emenda e teste, e pra vc ter certeza do cano de puxada esgote o tanque rira a boia que é do lado no seu carro, e com ela conectada ao cano ou mangueira que vai ao motor, retire na bomba auxiliar peça pra alguem tapar a ponta da boia, e usa o bom e velho metodo a BOCA!! vai chupando até fazer bastante sucção e coloque a lingua, se a mesma ficar presa é porque o sistema não tem furos caso contrario o problema ta ai
ah ve se não vai gostar do metodo heim rsrsrsrsrs :twisted::roll:
carlos sallespickup
Roraima_Road
18/08/2010, 14:38
calma la, não sai comprando tudo, só sugeri a troca da bomba pois não da para testa-la, filtro diesel na frente vc ja trocou, se for o caso só re verifique se não deu bobeira com as borrochas se não esta dobrada etc,quanto ao filtro decantador o de baixo do chassi, faça a emenda e teste, e pra vc ter certeza do cano de puxada esgote o tanque rira a boia que é do lado no seu carro, e com ela conectada ao cano ou mangueira que vai ao motor, retire na bomba auxiliar peça pra alguem tapar a ponta da boia, e usa o bom e velho metodo a BOCA!! vai chupando até fazer bastante sucção e coloque a lingua, se a mesma ficar presa é porque o sistema não tem furos caso contrario o problema ta ai
ah ve se não vai gostar do metodo heim rsrsrsrsrs :twisted::roll:
carlos sallespickup
hehehe.... falou grande sallespickup, e falou com propriedade e autoridade de quem realmente entende do assunto de sugar e por a lingua:dance:... não se preocupa que esse metodo eu não vou gostar nem um pingo, e pra esses serviços eu tenho meu lacaio, o cunhadão, tiro a carteira agora e precisa vez emquando de carro emprestado pra tentar pegar alguem, aí já viu, tudo é uma via de mão dupla.... hehe
mas falando serio, domingo eu vou fazer esses testes todos para ver, mas acredito eu que o problema deve ser na bombinha mesmo, por que hoje já vai fazer uma semana que não dá problema algum, to até esquecendo da raiva que já passei. de qualquer forma vou procurar os filtros MWM pra me certificar, uma vez que tantos aqui do forum desceram a lenha nos tecfil, vou ver se substituo...se não achar MWM, pelo menos pra fram vou mudar.
Valeu:concordo:.
Troller-a-vista
18/08/2010, 14:46
fram, mahle, metal leve, mann, td primeira linha.
agora esse papo ai de por a lingua do cunhado na tua bomba ,sugando com vontande a autoridade com propriedade, lacraio, "via de mao dupla", problema de falta de furos ...... xiiii, esse forum anda estranho viu...
:twisted::twisted::twisted:
sallespickup
18/08/2010, 15:43
o troller
esse papo atravessado é do roraima, cunhado, sei la, ainda bem que só tenho cunhada rsrs
falando sério tecfil e estes outros mais fraquinhos não chegam a serem bons mas funcionam por menos tempo, mas entrada de ar principalmente no MWM que os copos do filtro são fechados(filtro interno) não causaria a entrada de ar, só quando estivessem saturados (entupissem) e pelo que entendi vc trocou recentemente
carlos sallespickup,
Roraima_Road
18/08/2010, 19:15
:odedo::odedo::odedo:.. agora o papo atravessado é meu?? o sallespickup que começou com essa história de sugar a mangueira com a boca e por a lingua.. mais vamos deixar essa conversa de lado... hehehe...
é, eu fiz um serviço de restauração na minha caminhonete a pouco tempo, fiz funilaria e pintura, e ela ficou uns 5 meses parada, eu retirei o motor e guardei na oficina... agora em maio, começo de junho é que eu retirei ela da funilaria e coloquei o motor de volta, aí eu troquei tudo, filtros de ar, diesel, decantador, pus tudo novo, só que pus tudo tecfil. e o meu motor foi todo retificado em dezembro de 2008, com peças MWM e metal leve. a unica coisa que eu não tinha trocado era as mangueiras, que eu troquei depois dela apresentar esse problema de entrada de ar... então fazem uns 2 meses que eu to rodando com ela de novo e mais ou menos 4.000 km.
Valeu!
Troller-a-vista
18/08/2010, 19:21
vixi esse papo vai longe, as mocas tao brigando agora qm eh q vai por a boca e chupar a mangueira do outro e tampar td com a lingua...
q coisa estraaaaaaaaaanhaaa! UAheuAheu
(moderadores, isso é uma brincadeira apenas viu... nao se exaltem.. qm quiser entrar, que levante o dedo e entre na fila, afinal a cabine do roraima é apertadinha (embora seja macia como um veludo), tem que ir com calma, ele ate reformou esses dias, ta todo zeloso ...)
Roraima_Road
18/08/2010, 19:40
vixi esse papo vai longe, as mocas tao brigando agora qm eh q vai por a boca e chupar a mangueira do outro e tampar td com a lingua...
q coisa estraaaaaaaaaanhaaa! UAheuAheu
(moderadores, isso é uma brincadeira apenas viu... nao se exaltem.. qm quiser entrar, que levante o dedo e entre na fila, afinal a cabine do roraima é apertadinha (embora seja macia como um veludo), tem que ir com calma, ele ate reformou esses dias, ta todo zeloso ...)
o troller, eu sei que voce ta morando aí em ribeirao onde tem muita cana, e voce é chegado no bambu, na vara comprida, etc.. mais para de poluir meu topico:stop:, se não daqui a pouco ninguem vai mais postar oque realmente interessa.. hehe
valeu!
Troller-a-vista
18/08/2010, 19:50
hehehe ok... mas soh pq vc evocou o bambu....
Roraima_Road
18/08/2010, 20:05
Beleza! Valeu!
sallespickup
19/08/2010, 09:43
bom sabe voltando ao topico, o raraima, depois que vc fizer os testes diga ai se deu certo, espero que a viatura não te de mais dor de cabeça
carlos sallespickup
Roraima_Road
19/08/2010, 14:41
Ok. Aos poucos vou postando os resultados e se realmente descobrir o problema melhor ainda.
Valeu!
sallespickup
18/09/2010, 17:30
e ai roraima um mes depois e ai ficou ok???
Roraima_Road
19/09/2010, 03:23
salles, na verdade tenho ajeitado algumas coisas e tenho obtidos alguns resultados, porém meu problema ainda não foi sanado ao todo.
depois de muitos posts:
1º - tirei a bomba alimentadora aqui em casa e realmente, precisava de uma atenção, daí pus uma bomba nova da bosch, troquei os reparos de dentro, a junta que liga ela a BI, que estava ressecada e quebrando, e troquei as arruelas de aluminio, e como eu já havia trocado todas as mangueiras tanto de alimentação quanto a de retorno, comecei a andar e nunca mais tive problemas com entrada de ar, achei que estivesse tudo certo. Foi quando resolvi ir pra Venezuela 220 km de Boa Vista onde moro, trocar os pneus, e como lá o diesel pra brasileiro custa R$ 0,35, coloquei em torno de 30 l no tanque e fui pra abastecer lá, depois de ter rodado mais de 170 km sem problema algum começou as entradas de ar, e pra concluir o trajeto parei 3 vezes. Quando chegueilá, enchi o tanque e fui trocar os pneus, enquanto trocava...
2º percebi que na entrada do retorno no tanque estava pingando, então fui lá e apertei o parafuso, acreditando que talvez pudesse ser ali o problema, serviço feito voltei pra casa, e não tive problema algum, rodei a semana quase toda sem problema e sexta fui pra fazenda, sabado quando retornava, nos ultimos 30km novamente tive problemas com entrada de ar e de novo mais tres paradas até chegar em casa.
conclusão: percebi que depois da troca da bomba, das mangueiras, da peneirinha, houve uma melhora significativa no problema, pois antes entrava ar em qualquer nivel do tanque, porém nessas duas ultimas ocasiões o ar só entrou depois que o ponteiro estava marcando abaixo do 1/4, o que me leva acreditar que o problema não era só na bomba e sim também deve ser no pescador, e o interessante também é que quanto mais eu acelero,mais suscetivel a entrada de ar eu estou, o que me faz acreditar que seja um micro furo, que na primeira inspeção me passou desapercebido, mais na terça vou tirar o pescador fora e testar de novo. Também o que me fez não crer muito em que o problema fosse no pescador é o fato de te-lo trocada a mais ou menos 2 anos.
Valeu!
SERGIO AUGUSTO
19/09/2010, 07:25
salles, na verdade tenho ajeitado algumas coisas e tenho obtidos alguns resultados, porém meu problema ainda não foi sanado ao todo.
depois de muitos posts:
1º - tirei a bomba alimentadora aqui em casa e realmente, precisava de uma atenção, daí pus uma bomba nova da bosch, troquei os reparos de dentro, a junta que liga ela a BI, que estava ressecada e quebrando, e troquei as arruelas de aluminio, e como eu já havia trocado todas as mangueiras tanto de alimentação quanto a de retorno, comecei a andar e nunca mais tive problemas com entrada de ar, achei que estivesse tudo certo. Foi quando resolvi ir pra Venezuela 220 km de Boa Vista onde moro, trocar os pneus, e como lá o diesel pra brasileiro custa R$ 0,35, coloquei em torno de 30 l no tanque e fui pra abastecer lá, depois de ter rodado mais de 170 km sem problema algum começou as entradas de ar, e pra concluir o trajeto parei 3 vezes. Quando chegueilá, enchi o tanque e fui trocar os pneus, enquanto trocava...
2º percebi que na entrada do retorno no tanque estava pingando, então fui lá e apertei o parafuso, acreditando que talvez pudesse ser ali o problema, serviço feito voltei pra casa, e não tive problema algum, rodei a semana quase toda sem problema e sexta fui pra fazenda, sabado quando retornava, nos ultimos 30km novamente tive problemas com entrada de ar e de novo mais tres paradas até chegar em casa.
conclusão: percebi que depois da troca da bomba, das mangueiras, da peneirinha, houve uma melhora significativa no problema, pois antes entrava ar em qualquer nivel do tanque, porém nessas duas ultimas ocasiões o ar só entrou depois que o ponteiro estava marcando abaixo do 1/4, o que me leva acreditar que o problema não era só na bomba e sim também deve ser no pescador, e o interessante também é que quanto mais eu acelero,mais suscetivel a entrada de ar eu estou, o que me faz acreditar que seja um micro furo, que na primeira inspeção me passou desapercebido, mais na terça vou tirar o pescador fora e testar de novo. Também o que me fez não crer muito em que o problema fosse no pescador é o fato de te-lo trocada a mais ou menos 2 anos.
Valeu!
Fala Roraima:
Pode ir no pescador, a chance é de 99,99% que ele esteja com um micro furo, como voce disse, que está "aumentando"(geralmente, isso é como uma rachadura no tubo do pesacador, que vai aumentando, popular defeito de fabricação). Pra ter certeza, retira o bicho, veda o lado da saida do pescador(com um parafuso/porca), enche de diesel, e pelo lado oposto(que fica no fundo do tanque), coloca numa mangueira de um compressor, pra injetar ar, que vai "merejar" ou vazar, no lugar do micro furo.
Abraço
Sérgio
sallespickup
20/09/2010, 09:09
roraima
troca logo a boia, agora é certza ser no pescador!!
carlos sallespickup
Roraima_Road
20/09/2010, 11:28
Fala Sergião, pois é.. vou fazer isso mesmo, quero ver se faço isso ainda essa semana.
Salles, vou fazer o teste proposto pelo Sergio, mas de qualquer forma vou trocar o pescador, até por que ele não é muito caro, ultima vez paguei R$ 150,00. Agora o único problema, é que mesmo depois de trocar tudo eu só vou poder postar se realmente funcionou qaundo pegar estrada de novo, o que só deve acontecer na outra semana.
valeu!
[]´s.
Francisco Cesar
07/05/2013, 11:44
Pessoal, estive acompanhando o desfecho da conversa, pois estou com um problema semelhante na minha F1000 92/93 aspirada, a diferença em relação ao amigo de Roraima, está no fato que a minha só anda, sempre, até aproximadamente 3 ou 4 Km, depois para, mesmo com o motor quente, tanto me alta com em baixa acelaração, já troquei os dois filtros no motor e o filtro separador do chassi, e esse problema começou a ocorrer depois que cai num buraco, onde ocorreu uma forte pancada. Gostaria muito da ajuda de vcs.
BrunoDallanora2013
07/05/2013, 19:49
se quer filtro bom coloca um Mann ,Fleetguard ou Fram !
Se vc caiu em um buraco, verifica se alguma tubulação de combustível amassou ou furado. Ou alguma conexão mau feita nestes filtro que vc colocou. Att. Lima.
Francisco Cesar
09/05/2013, 11:18
Bom dia amigo, é realmente não foi nenhum deste que usei na troca, mas tive a ideia de retirar a mangueira da bomba auxiliar injetei ar com um compressor, pra vê se tinha vazamento (sabão) pelos filtros colocados, não achei nada. Não entendo por que só dá pane com o carro andando, isto é em funcionamento parado passa o dia todo e não falha
Francisco Cesar
09/05/2013, 11:24
Bom dia amigo, tô pensando em fazer isso, baixar o tanque, pra verificar as conecções da tubulação e as proprias mangueira, pensei antes em eliminar o tanque , atraves de uma mangueira ligada diretamente da bomba auxiliar a um recipiente contendo oleo disiel, ou seja se não parar novemente é por que o porblema esta no tanque, o que vcs acham ???
tive problema com pescador rachado, quando comprei o carro não marcava o nível de comb troquei o pescador (marca original) rodei uma semana e começou um problema bem parecido com o seu, baixei o tanque tirei o pescador tampei uma ponta com o dedo e assoprei na outra, começou a borbulhar em uma pequena trinca.
Francisco Cesar
10/05/2013, 09:02
Bom dia VSFerra. Então deve ser isso mesmo, vou trocar o pescador, retorno com o resultado depois. Existe pescador semelhante usado na F1000 ??, digo existe outro veiculo a Deisel que usa esse mesmo pescador ??? pergunto por que aqui em Manaus é muito ruim encontrar peças pra F1000, que não sejam peças usadas diretamente no motor, utilizam este em barcos, logo existe muita oferta de peças do motor MWM 229, mas não aconteçe com outros acessorios/peças. Obrigado pela ajuda
vc não precisa rocar, pode colar com massa plástica, araldite ou simplesmente colocar uma mangueira de borracha por fora (encapando) o tubo de plástico original e fixar ela com uma abraçadeira tudo bem simples
Francisco Cesar
13/05/2013, 10:52
Bom dia, bem, tive obervando o filtro do motor, e este possue aquelas junta de vedação de borracha que pega no bôca do copo do filtro , e observei que as antigas estavão ressecadas, e por não observar, não conseguir encaixar as novas, entao quando troquei o filtro na ultima vez devia estava usando as antigas ressecadas, desta vez entao retirei as borrachas antigas com auxilio de uma faca e coloquei as novas, vou fazer um teste esta semana, senão resolver vou baixar o tanque. Retorno com o resultado. obrigado
BrunoDallanora2013
31/05/2013, 23:51
caros amigos, estou com problemas com entrada de ar, na minha f-1000 aspirada mwm 229. Pesquisei no forum e só achei problema parecido na parte dos trollers.
Recentemente eu vinha da fazenda e quando reduzi a velocidade para passar por um vilarejo a f-1000 começou a perder força e morreu, sangrei bico e fui embora e isso me ocorreu por mais 3x, toda vez que diminuia. Então troquei as mangueiras de combustivel e a de retorno, limpei o tanque e veriquei o pescador, e parecia que tudo tava certo, alguns dias depois tava eu no "prego" de novo, dessa vez troquei a peneirinha que fica dentro do parafuso em baixo da bomba alimentadora, que por sinal estava muito suja, crente que havia resolvido todos os problemas, saí com minha esposa para ir ao cinema, só não cheguei atrasado mas com um perfume todo especial de diesel, bom, daí me falaram que o problema é na bomba alimentadora que eu preciso trocar os reparos, mas antes de gastar os quase R$ 400,00 nessa manutenção gostaria de saber se existe alguma coisa que eu ainda nao fiz que pode resolver o problema. Também qual o melhor tipo de mangueira, pois eu coloquei uma que é lonada por fora e alguns criticaram dizendo que tem que ser de silicone, e os filtros decantador no chassis, o de diesel foram trocados a menos de 2.000 Km
Quem puder dar uma força aí fico muito agradecido. Obrigado!
bom quanto a manga a de silicone é melhor mesmo ou de boracha , mas a de lona diz que pode se fechar um pouco e soltar fiapos podendo causar um entupimento , e outra uma de silicone você pode ver se o diesel ta passando tudo certo !
bom a minha com o x10 falhou hoje e era o tampãozinho que vai embaixo do filtro do diesel que tira a aqua , quebrou e entrva ar e queria se apagar ! não sei se o teu filtro é desses !
Edintruder
02/06/2013, 21:14
Na Femil tem mangueiras de silicone desde comprei ela. 100%
Roger Evangelista
03/07/2015, 11:53
A minha foi feita o motor inteiro trocado tudo e para minha supresa fiquei na mão, chamei o mecanico para fazer o socorro e ele foi direto nessa bombinha, ele soltou a bombinha com uma chave 19 retirou a molinha e depois o reparo que é parecido com um de torneira, ele deu uma lixadinha e montou de volta. Em seguida ele sangrou ela pelo cano que ligada direto da bomba injetora. Foi bater e pegar, dai ele me explicou que junta enxofre no reparo e dai ele cola. Se a tua tiver entrando ar, puxa a bombinha para cima se ela abaixar é esse reparo colado, é facinho arrumar e sangre ela pelo parafuso do cano da bomba injetora que fica embaixo da tampa de oleo do motor.
Edintruder
03/07/2015, 16:19
Roger, bem vindo ao fórum. Essa bombinha costuma encrencar bastante. Um amigo meu trocou o motor da Bandeirante dele e veio com essa bombinha ruim. A peça nova deu problema logo de saída.
Roger Evangelista
03/07/2015, 19:37
Roger, bem vindo ao fórum. Essa bombinha costuma encrencar bastante. Um amigo meu trocou o motor da Bandeirante dele e veio com essa bombinha ruim. A peça nova deu problema logo de saída.
Sera que tem problema eu retirar esse reparo e a mola e montar a bombinha sem eles? Sera q causa algum problema?
Edintruder
03/07/2015, 22:32
Se não entrar ar não tem problema. Só perde a função da bombinha quando for necessário sangrar o sistema por algum motivo, como troca de filtros, por exemplo.