Ver Versão Completa : Injeção Monoponto
Afajoses
14/08/2010, 20:02
pessoal ,
To querendo me livrar do carburador do niva :confused:, um amigo me falou que da para comprar uma injeção monoponto de algum carro ( ele falou santana, mas já li que pode ser outros, GM, Fiat...) e a adaptação não seria muito complicada.
Ja vi alguns topicos falando disso mas nada conclusivo, vi o Bacalhau comentando algo a respeito tambem.
Então vamos as perguntas :
Alguem já vez ?
Qual a injeção foi usada ?
Realmente é facil para adapatar ou não é bem assim ?
alguem tem um passa a passo ?
Uma injeção de santana no fero velho por aqui deve ficar uns 500,00 no maximo + uns 200 de mão de obra, acho que vale a pena !
Bem é isso, qualquer informação é bem vinda !!!
:concordo::concordo::concordo:
pessoal ,
To querendo me livrar do carburador do niva :confused:, um amigo me falou que da para comprar uma injeção monoponto de algum carro ( ele falou santana, mas já li que pode ser outros, GM, Fiat...) e a adaptação não seria muito complicada.
Ja vi alguns topicos falando disso mas nada conclusivo, vi o Bacalhau comentando algo a respeito tambem.
Então vamos as perguntas :
Alguem já vez ?
Qual a injeção foi usada ?
Realmente é facil para adapatar ou não é bem assim ?
alguem tem um passa a passo ?
Uma injeção de santana no fero velho por aqui deve ficar uns 500,00 no maximo + uns 200 de mão de obra, acho que vale a pena !
Bem é isso, qualquer informação é bem vinda !!!
:concordo::concordo::concordo:
Seu amigo chutou na trave! A adaptação é possível, mas não é simples! Eu sei que o Adriano e o Michel, da Motorfort de Atibaia ( (011) 4413.1375 ) já adaptaram IE monoponto em alguns Nivas. Também me lembro de ter lido, há algum tempo, algo a respeito de um pessoal que fazia este serviço de adaptação, tanto mono como multiponto, mas a brincadeira não saía barata!
Dê uma lida no tópico "Niva com motor original e injeção eletrônica (caseira rs)" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36063&page=2), que trata do mesmo assunto.
Afajoses
14/08/2010, 21:38
Seu amigo chutou na trave! A adaptação é possível, mas não é simples! Eu sei que o Adriano e o Michel, da Motorfort de Atibaia ( (011) 4413.1375 ) já adaptaram IE monoponto em alguns Nivas. Também me lembro de ter lido, há algum tempo, algo a respeito de um pessoal que fazia este serviço de adaptação, tanto mono como multiponto, mas a brincadeira não saía barata!
Dê uma lida no tópico "Niva com motor original e injeção eletrônica (caseira rs)" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36063&page=2), que trata do mesmo assunto.
Gil,
eu cheguei a ver esse topico,mas não achei nada conclusivo e a ultima msg é de mais de 2 anos, por isso resolvi abrir outro mais especifico.
Acho que uma adaptação que fique menos de R$ 1.000,00 seria interessante mais do que isso com o motor original eu acho que não compensa:pensativo:.
Flugêncio
14/08/2010, 22:07
Gil,
eu cheguei a ver esse topico,mas não achei nada conclusivo e a ultima msg é de mais de 2 anos, por isso resolvi abrir outro mais especifico.
Acho que uma adaptação que fique menos de R$ 1.000,00 seria interessante mais do que isso com o motor original eu acho que não compensa:pensativo:.
André,
Guarde seu dindin pra carburadores novos, pois qualquer adaptação desta vai beirar o 3 paus fácil. As de outros veículos vc não conseguirá ajustar com precisão ao Niva. Mas pesquise aí sobre a Pandoo, Megasquirt, Fueltech... Dá trabalho demais, para pouco benefício.
Afajoses
14/08/2010, 22:18
André,
Guarde seu dindin pra carburadores novos, pois qualquer adaptação desta vai beirar o 3 paus fácil. As de outros veículos vc não conseguirá ajustar com precisão ao Niva. Mas pesquise aí sobre a Pandoo, Megasquirt, Fueltech... Dá trabalho demais, para pouco benefício.
Fala Flugencio !!!
Esses eu já ate pesquisei e vi que o custo realmente chega aos 3k, mas ai fica a duvida : uma injeção monoponto completa em um ferro velho me cobraram R$ 500,00 o mecânico disse que a mão de obra deve ficar em uns R$ 250,00 ou seja menos de 1k, por isso que eu fiquei interessado, ele falou que já fez isso em CJ e ficou ok, mas como não conheço ninguém que tenha feito resolvi colocar aqui para ver como o pessoal se alguem tem uma experiência pratica para comentar...
BACALHAU
14/08/2010, 22:43
André, dá para colocar (adaptar) uma monoponto no NIVA sim e não é nenhum bicho de sete cabeças não.
Vi um Tempra 2.0 com uma adaptada. Funcionava que era uma beleza.
Como o Tempra ia virar sucata (problemas com documentação, eu acho), arrematei-a. O módulo era da GM que era o módulo dos NIVAs monoponto.
Há quem diga que não se consegue ajustar com precisão a injeção de outros veículos no NIVA (concordo), mas, pergunto quem consegue ajustar e manter um carburador?
Na injeção monoponto quem faz os ajustes é o módulo, basta ligar os sensores.
Além disso, uma injeção monoponto, mesmo que mal ajustada, é muuuuuuito melhor que um carburador.
Também, para quem diz que a manutenção de uma TBI é mais difícil que a de um carburador é porque nunca mexeu em uma.
Tem gente que vai dizer que se enguiçar em uma estrada do interior não vai encontrar que saiba mexer. Também é falso. Até aqui, neste c* do mundo... quero dizer sertão, por exemplo, é fácil encontrar oficinas que trabalhem com injeção. Agora, carburador... :parede:
Gil,
eu cheguei a ver esse topico,mas não achei nada conclusivo e a ultima msg é de mais de 2 anos, por isso resolvi abrir outro mais especifico.
Acho que uma adaptação que fique menos de R$ 1.000,00 seria interessante mais do que isso com o motor original eu acho que não compensa:pensativo:.
Lembro-me de ter visto, na época, valores em torno de R$3.000/3.500, portanto beeeem acima dos seus R$1.000. Acho queo seu mecânico não tem uma correta noção do que está falando, uma adaptação dessas é bastante trabalhosa, pois, devido à falta de referências (há poucos Niva com IE circulando no Brasil), é uma instalação baseada em tentativas e erros, até acertar a mão.
BACALHAU
14/08/2010, 22:59
Mais algumas informações.
Fernando Massad
14/08/2010, 23:04
[/FONT]
Infelizmente não é tão fácil assim não...
BACALHAU
14/08/2010, 23:09
Fácil, fácil, não é.
Dá trabalho?
Dá, mas, compensa e fica muito melhor que carburador.
Se por aqui, numa "oficina" de fundo de quintal, neguinho faz e fica bom, não deve ser mais difícil em lugares onde na esquina existem auto-peças e/ou sucatas com tudo o que se precisa.
Afajoses
15/08/2010, 10:27
Lembro-me de ter visto, na época, valores em torno de R$3.000/3.500, portanto beeeem acima dos seus R$1.000. Acho queo seu mecânico não tem uma correta noção do que está falando, uma adaptação dessas é bastante trabalhosa, pois, devido à falta de referências (há poucos Niva com IE circulando no Brasil), é uma instalação baseada em tentativas e erros, até acertar a mão.
Gil,
Acredito que esses valores são para injeções do tipo pandoo, que a algum tempo atras eu cotei e estava esse valor, mas com disse eu achei uma de santana no ferro velho por R$ 500,00, então acho que a GM não deve ser tão mais cara.
Afajoses
15/08/2010, 10:33
Fácil, fácil, não é.
Dá trabalho?
Dá, mas, compensa e fica muito melhor que carburador.
Se por aqui, numa "oficina" de fundo de quintal, neguinho faz e fica bom, não deve ser mais difícil em lugares onde na esquina existem auto-peças e/ou sucatas com tudo o que se precisa.
Bacalhau,
Ainda não li o material que vc mandou.... Mas vc saberia me dizer o modelo da injeção que eu deveria começar a procurar ? ou tem no material enviado ?
BACALHAU
15/08/2010, 12:00
André, procure pela do Monza/Kadet/Ipanema.
São mais baratas e mais semelhantes às que o NIVA usava (O NIVA usava injeção monoponto da GM).
Dependendo do seu poder de barganha, você consegue comprar um conjunto completo (TBI, central, sensores, ...) na faixa de R$ 200,00 a R$ 300,00.
Não vai chegar lá com cara de desesperado perguntando: "Tem injeção monoponto do Kadet, tem? Eu quero um. Quanto é?".
O que eu costumo fazer é: Chego a pé (deixo o carro na outra rua), chinelo havaiana, bermuda velha e camiseta idem. Saio perguntando sobre outras coisas, como injeção de Gol, pinças de freio, ... e vou fazendo careta para todos os preços que o cara fala. Quando o sujeito está de saco cheio (sou especialista nisso :-P) e doido para me ver longe, falo, como quem não quer nada: "Talvez dê certo uma daquelas "antigas" que vinham nos Kadet, acho que vou experimentar..." :roll:.]
Se o cara perguntar para que carro é, diga que é para um Chevetinho ou outro do tipo. Sabe como é, né? Dono de 4X4 é tudo "abastado" :twisted:.
Procure no Google por: "adaptação injeção monoponto". É "diversão" para o resto do domingo.
Fernando Massad
15/08/2010, 15:08
Na mensagem 9, quando falei que não era fácil, não quis dizer que daria trabalho. O trabalho de instalação é o de menos, e é o melhor da coisa.
Ao dizer que não é fácil assim, quis dizer que não basta ter a injeção na mão e colocar. O negócio NÃO é "plug and play".
A injeção funciona em função do motor e ele em função dela, considerando-se ponto de ignição, ângulo de abertura de válvulas (comando), tempo de abertura de válvulas (comando) e uma séirie de outras variáveis.
Particularmente, não acho que é tão simples: "achei a injeção do carro tal, agora vou colocar e boa..."
Se alguém aí que tá acessando o tópico já fez essa modificação poderia dar uma opinião pra ajudar a galera.
É preciso verificar a relação custo/benefício tb.
No mais, um abraço pra todos.:concordo:
BACALHAU
15/08/2010, 16:22
Fernando, por favor me mostre em que tópico ou mensagem está escrito que adaptar uma injeção monoponto é "plug and play" ou "achei a injeção do carro tal, agora vou colocar e boa...". :pensativo:
O que nunca gostei foi de gente derrotista ou acomodada que, quando alguém chega com uma idéia vão logo dando opiniões negativas sem fundamento. Que têm medo de encarar um desafio e preferem ficar com a crença de que o mundo é plano.
Quando Santos Dumont se cansou de andar em um balão que ia para onde o vento levava e decidiu mudar isso, foi ridicularizado. Aí, ele inventou o dirigível. Quando resolveu que podia fazer uma máquina mais pesada que o ar decolar por seus próprios meios, foi chamado de louco. Ele inventou o avião.
Não estou propondo inventar nada, mas, somente copiar algo que já está sendo feito há muito, por muita gente e em muitos tipos de carros (inclusive em NIVAs): adaptar uma injeção monoponto em um NIVA carburado.
Basta pesquisar na internet que vai ver uma porrada de casos.
Não é fácil, não é P&P, não fica como se fosse projetada/ajustada de fábrica.
Porém, não é um calvário. Não precisa gastar uma fortuna. Dá para fazer funcionar beeem melhor que um carburador.
Quem fez gostou, teve melhoria de desempenho e de consumo.
Quem quiser pode colaborar com sugestões e experiência.
Quem é contra ou "acha" que não dá certo não é obrigado a colocar ou a fazer comentários negativos sem fundamentar.
André, se você for partir para esse projeto, terá o meu apoio no que for possível, passo para você todas as informações que já recolhi até agora e ajudarei no que estiver ao meu alcance. Desejo-lhe boa $orte e...
Vamos que vamos ladeira abaixo. :mrgreen:
Marcelo Cleto
15/08/2010, 16:42
Fernando, por favor me mostre em que tópico ou mensagem está escrito que adaptar uma injeção monoponto é "plug and play" ou "achei a injeção do carro tal, agora vou colocar e boa...". :pensativo:
O que nunca gostei foi de gente derrotista ou acomodada que, quando alguém chega com uma idéia vão logo dando opiniões negativas sem fundamento. Que têm medo de encarar um desafio e preferem ficar com a crença de que o mundo é plano.
Quando Santos Dumont se cansou de andar em um balão que ia para onde o vento levava e decidiu mudar isso, foi ridicularizado. Aí, ele inventou o dirigível. Quando resolveu que podia fazer uma máquina mais pesada que o ar decolar por seus próprios meios, foi chamado de louco. Ele inventou o avião.
Não estou propondo inventar nada, mas, somente copiar algo que já está sendo feito há muito, por muita gente e em muitos tipos de carros (inclusive em NIVAs): adaptar uma injeção monoponto em um NIVA carburado.
Basta pesquisar na internet que vai ver uma porrada de casos.
Não é fácil, não é P&P, não fica como se fosse projetada/ajustada de fábrica.
Porém, não é um calvário. Não precisa gastar uma fortuna. Dá para fazer funcionar beeem melhor que um carburador.
Quem fez gostou, teve melhoria de desempenho e de consumo.
Quem quiser pode colaborar com sugestões e experiência.
Quem é contra ou "acha" que não dá certo não é obrigado a colocar ou a fazer comentários negativos sem fundamentar.
André, se você for partir para esse projeto, terá o meu apoio no que for possível, passo para você todas as informações que já recolhi até agora e ajudarei no que estiver ao meu alcance. Desejo-lhe boa $orte e...
Vamos que vamos ladeira abaixo. :mrgreen:
Ola Todos.......
Eita......tai um baita exemplo de como ainda muitos nao sabem lidar com a democracia ........e como muitos são ainda reacionarios.....
Abraços
MC.
Fernando Massad
15/08/2010, 16:46
Fernando, por favor me mostre em que tópico ou mensagem está escrito que adaptar uma injeção monoponto é "plug and play" ou "achei a injeção do carro tal, agora vou colocar e boa...". :pensativo:
O que nunca gostei foi de gente derrotista ou acomodada que, quando alguém chega com uma idéia vão logo dando opiniões negativas sem fundamento. Que têm medo de encarar um desafio e preferem ficar com a crença de que o mundo é plano.
Quando Santos Dumont se cansou de andar em um balão que ia para onde o vento levava e decidiu mudar isso, foi ridicularizado. Aí, ele inventou o dirigível. Quando resolveu que podia fazer uma máquina mais pesada que o ar decolar por seus próprios meios, foi chamado de louco. Ele inventou o avião.
Não estou propondo inventar nada, mas, somente copiar algo que já está sendo feito há muito, por muita gente e em muitos tipos de carros (inclusive em NIVAs): adaptar uma injeção monoponto em um NIVA carburado.
Basta pesquisar na internet que vai ver uma porrada de casos.
Não é fácil, não é P&P, não fica como se fosse projetada/ajustada de fábrica.
Porém, não é um calvário. Não precisa gastar uma fortuna. Dá para fazer funcionar beeem melhor que um carburador.
Quem fez gostou, teve melhoria de desempenho e de consumo.
Quem quiser pode colaborar com sugestões e experiência.
Quem é contra ou "acha" que não dá certo não é obrigado a colocar ou a fazer comentários negativos sem fundamentar.
André, se você for partir para esse projeto, terá o meu apoio no que for possível, passo para você todas as informações que já recolhi até agora e ajudarei no que estiver ao meu alcance. Desejo-lhe boa $orte e...
Vamos que vamos ladeira abaixo. :mrgreen:
Bacalhau,
a questão não é ser ou não derrotista.
A questão é apenas custo/benefício e efeciência de sistema.
Não sei se vc faz ou já fez trilhas.
Trilhas não perdoam GAMBIARRAS.
Me desculpe a franqueza, mas o material que vc postou até agora não ajuda ninguém a chegar a lugar nenhum.
Se vc me considera um derrotista, pelo menos apresente uma solução prática à questão que originou este tópico, porque até agora só vi blá-blá-blá, cópia de matéria da Quatro Rodas e sugestões que nem mesmo vc sabe se vai funcionar.
Mecânica não é igual a ir pra cozinha tentar fazer um prato novo...
Dar apoio ao André bater a cabeça nma parede é muito fácil. O que vc está fazendo é aconselhando o cara a se aventurar em uma situação cuja probabilidade de dar certo é próxima de ZERO, e se der errado o que vc vai fazer é dar um tapinha nas costas dele...
Arriscar com coisa dos outros é bom demais, o risco é do outro.
Fazer discurso de otimista é fácil e todo mundo faz.
Cadê o resultado?????O que vc apresentou até agora????
Vc deve ter em mente que o Fórum é um local DEMOCRÁTICO, onde as pessoas se expressam da maneira que quiserem, SEM INSULTAR AS OUTRAS.
Santos Dumont quando inventou o avião, o fez com base em DADOS TÉCNICOS, o que não vi aqui nesse tópico até agora.
Vc não é o dono da verdade....
BACALHAU
15/08/2010, 19:52
http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?t=16092
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=4810&postdays=0&postorder=asc&start=15
http://www.legal.adv.br/opala/20081010/injecao-eletronica-mono-ponto-em-motor-250s/
http://opaleirosdoparana.ativoforum.com/restauracoes-e-projetos-f41/diplomata-91-com-injecao-eletronica-t10088.htm
http://ocma.forumbrasil.net/injecao-eletronica-f14/250-s-ie-saiba-como-com-fotos-dicas-custo-quase-tudo-t12.htm
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=965153&postcount=69
http://sosmecanico.kit.net/Ind53.htm
http://www.youtube.com/watch?v=RY1DdocPMnI
BACALHAU
15/08/2010, 20:06
Segundo um camarada que sabe muuuuuito do assunto:
“A probabilidade do sistema de gerenciamento baseado na central Multec 700 (que equipou Monza e Kadett) dar certo no motor do Niva é muito grande. Isso porque o regime de rotações para potência e torque máximos dos motores GM Família II que usaram a Multec 700 é bem parecido com os parâmetros do motor do Niva, e isso pode favorecer a compatibilização. No entanto, não conheço a curva de avanço de ignição dos motores GM, e talvez esse fosse o ponto de atenção. Outro detalhe que é bem vindo para o motor do Niva é que sendo um sistema utilizado em motores maiores já fornece sobre alimentação para o motor Niva render um pouco mais, já que mesmo aspirado a tendência de funcionamento do motor do Niva é sempre mais rica da que se observa no Lada Laika, razão pelo qual o Niva não consegue ser tão econômico quanto seu doador de motor. Mas como a TBI oferece menos restrição à passagem do ar que o carburador, é possível que o motor passe a render mais pelo combustível que está sendo admitido.” (R.F.)
olá pessoal
um cara que é expert nisso é o jlfinardi@uol.com.br
ele ja adaptou varios carros carburados em injeção.
abraços
BACALHAU
15/08/2010, 21:07
Bacalhau,
a questão não é ser ou não derrotista.
A questão é apenas custo/benefício e efeciência de sistema.
Não há nem o que comparar no que se refere ao benefício e à eficiência e confiabilidade entre um carburador e uma injeção eletrônica, mesmo que seja monoponto. Quanto ao custo, depende do bolso e do interesse de cada um. Mas, não foi sobre isso que o André perguntou.
Não sei se vc faz ou já fez trilhas.
Trilhas não perdoam GAMBIARRAS.
Não sei quem falou em trilhas por aqui, mas, seja em trilhas, nas pistas ou nas ruas, a segurança das pessoas não admitem GAMBIARRAS e, até agora, ninguém tinha falado em GAMBIARRAS. Estávamos falando em adaptações.
Me desculpe a franqueza, mas o material que vc postou até agora não ajuda ninguém a chegar a lugar nenhum.
Talvez você não tenha lido com a devida atenção ou entendido o que leu. Ou então, talvez você queira que alguém já chegue com o bolo pronto, confeitado e lhe ofereça um pedaço. Aqui estamos nos propondo a arregaçar as mangas e batalhar para termos sucesso no objetivo proposto.
Se vc me considera um derrotista, pelo menos apresente uma solução prática à questão que originou este tópico, porque até agora só vi blá-blá-blá, cópia de matéria da Quatro Rodas e sugestões que nem mesmo vc sabe se vai funcionar.
Se você tivesse lido a tal cópia da matéria (reproduzida no arquivo "Injeção Eletrônica Lada.doc" anexado na mensagem #6) teria visto que a adaptação da injeção monoponto foi feita em um Lada Laika SW 1991, motor 1.6 e funcionou a contento.
Ah... me desculpe. Você tem uma "Pajerinho" e um Willys, então não deve saber que o motor do Laika é exatamente igual ao do NIVA. Foi mal.
Mecânica não é igual a ir pra cozinha tentar fazer um prato novo...
A diferença é o tipo de óleo? :mrgreen:
Dar apoio ao André bater a cabeça nma parede é muito fácil. O que vc está fazendo é aconselhando o cara a se aventurar em uma situação cuja probabilidade de dar certo é próxima de ZERO, e se der errado o que vc vai fazer é dar um tapinha nas costas dele...
Também posso dar uma Aspirina, já que você está tão... preocupado com a cabeça dele. :twisted:
Mas, me diga uma coisa: Baseado em quê você diz que a "probabilidade de dar certo é próxima de ZERO"?
Arriscar com coisa dos outros é bom demais, o risco é do outro.
Fazer discurso de otimista é fácil e todo mundo faz.
Cadê o resultado?????O que vc apresentou até agora????
Você não me conhece para dizer um coisa dessas. O que sempre demonstrei ao longo da minha vida foi lealdade e compromisso para com meus companheiros. Se eu não acreditasse no que falei para o André, não tinha comprado todo o sistema em questão para instalar em um dos meus NIVAs, o que ainda não fiz por não dispor na região onde moro de uma retífica qualificada para fazer no motor do NIVA o que tenho em mente.
Vc deve ter em mente que o Fórum é um local DEMOCRÁTICO, onde as pessoas se expressam da maneira que quiserem, SEM INSULTAR AS OUTRAS.
Que o Fórum é um local DEMOCRÁTICO eu sei, por isso eu uso essa democracia para discordar do que você e outros disseram, mas, em momento algum insultei ninguém. Também, não me dirigi a ninguém em particular. Se você se sentiu ofendido com as minhas palavras ou se a sua noção de democracia é mais restrita do que a minha, peço-lhe sinceras desculpas.
Santos Dumont quando inventou o avião, o fez com base em DADOS TÉCNICOS, o que não vi aqui nesse tópico até agora.
Se você ler a história de Santos Dumont verá que a maioria das descobertas dele foi feita de forma empírica.
Vc não é o dono da verdade....
Sendo verdade o que dizia Nietzsche ("a verdade é um ponto de vista"), sou sim, dono da "minha" verdade.
Com isto, caro Fernando, dou por encerrado este mal entendido e mais uma vez peço-lhe desculpas se você se sentiu insultado por mim. Creia que não tive essa intenção.
Seja feliz.
BACALHAU
15/08/2010, 21:13
olá pessoal
um cara que é expert nisso é o jlfinardi@uol.com.br
ele ja adaptou varios carros carburados em injeção.
abraços
Ele tem algo a ver com o " Centro Automotivo Finardi"?
Pois é a esse Centro que se refere a reportagem que anexei na mensagem #6.
Afajoses
15/08/2010, 22:12
Srs !
Pra que tanta discussão ? se alguem acha que é quase zero a chance de dar certo, ok esta anotado ! se tiver algo mais acrescentar fique a vontade para se manifestar, caso contrario observe e talvez aprenda algo ( é isso que eu estou tentando ver aqui )
Pelo que eu sei, colocar a injeção é bemmmm facial fazer ficar 100% é um pouco mais difícil, em questão de valores acho que a INSTALAÇAO ( mao de obra inicial e peças ) fica em bem menos de R$ 1.000,00 o problema seria aguem para acertar depois de instalado e é neste ponto que eu estou pois embora eu ache que o mecânico consiga fazer a instalação não acredito que ele vai deixar o carro 100% por isso estou procurando informações com quem já tenha feito para tentar pegar os detalhes.
Flugêncio
15/08/2010, 22:25
O bom de tudo isto, é que a cada dia, aprendemos mais, muito mais, daquilo que nos interessa.
Marcelo Cleto
16/08/2010, 08:46
Ola Todos.....
Amigo Fernando nessas horas e melhor ler e morrer de rir tamanha é a bobagem que alguns escrevem aqui.......
O moço ai é assim mesmo dono de muitos Nivas.....dono da verdade.....rs....mesmo que ainda seja da dele.....kkkk
Amigo Fernando aind avais descobrir que o melhor no caso ai e deixar falar e literalmente "evacuar" de rir do mesmo e sua trupe....
Abraços
MC.
Fernando Massad
16/08/2010, 09:27
Ola Todos.....
Amigo Fernando nessas horas e melhor ler e morrer de rir tamanha é a bobagem que alguns escrevem aqui.......
O moço ai é assim mesmo dono de muitos Nivas.....dono da verdade.....rs....mesmo que ainda seja da dele.....kkkk
Amigo Fernando aind avais descobrir que o melhor no caso ai e deixar falar e literalmente "evacuar" de rir do mesmo e sua trupe....
Abraços
MC.
Valeu, Marcelo.
Abração :concordo:
buchmann
16/08/2010, 15:05
Vou deixar minha experiencia sobre o assunto.
Quando comprei meu Niva, queria colocar uma IE, mas uma MPI.
Sei q o coletor de admição do Fiat Tipo 1.6 MPI vindo da argentina (minusculo mesmo, pq eles são kkk) dah certo no Niva, 99,5% compativel.
Assim que descobri esse fato, corri como louco atraz dele, mas o máximo que consegui foi somente o coletor de admição, nada da flauta, injetores, central, sensor Lambida, etc, etc. Fiquei atraz dessa parafernalhas por uns 6 mês, e dei um tempo.
Meu mecânico, disse uma vez que ele conseguia colocar a injeção monoponto do Gol no meu Niva, e comentou que tudo, mas tudo me custaria um pau e meio, mas nem dei bola, porque tinha achado o coletor multiponto e estava correndo atraz das peças.
Agora dei um tempo para isso, pois estou precisando vender um dos meus dois carro, e se for o Niva a ir embora, dai minha busca não vei ter valido de nada. Se eu ficar com ele, vou retomar esse projeto. mas com um pequeno detalhe, vou usar uma central GM ou WV, sao menos complicadas, segundo o que eu li.
Boa sorte na empreitada.
Afajoses
16/08/2010, 15:27
Vou deixar minha experiencia sobre o assunto.
Quando comprei meu Niva, queria colocar uma IE, mas uma MPI.
Sei q o coletor de admição do Fiat Tipo 1.6 MPI vindo da argentina (minusculo mesmo, pq eles são kkk) dah certo no Niva, 99,5% compativel.
Assim que descobri esse fato, corri como louco atraz dele, mas o máximo que consegui foi somente o coletor de admição, nada da flauta, injetores, central, sensor Lambida, etc, etc. Fiquei atraz dessa parafernalhas por uns 6 mês, e dei um tempo.
Meu mecânico, disse uma vez que ele conseguia colocar a injeção monoponto do Gol no meu Niva, e comentou que tudo, mas tudo me custaria um pau e meio, mas nem dei bola, porque tinha achado o coletor multiponto e estava correndo atraz das peças.
Agora dei um tempo para isso, pois estou precisando vender um dos meus dois carro, e se for o Niva a ir embora, dai minha busca não vei ter valido de nada. Se eu ficar com ele, vou retomar esse projeto. mas com um pequeno detalhe, vou usar uma central GM ou WV, sao menos complicadas, segundo o que eu li.
Boa sorte na empreitada.
Valeu amigo,
no momento estou sem carro e esta dificil correr atras de informações mas conforme for conseguindo pretendo colocar aqui...
:concordo::concordo:
BACALHAU
16/08/2010, 15:28
Quem tinha abraçado esse projeto da injeção multiponto no NIVA com o coletor do Fiat arghentino foi o Roberto França. Já tinha comprado os bicos e, creio, a maioria das peças. A coisa estava bem adiantada.
Mas, ele está sumido. Não sei como ficou esse projeto.
http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=14&t=908&p=13747#p13747
Se você for partir para a injeção monoponto, coloque a central GM. Pelas características, aparenta ser mais "apropriada".
O que eu "acho":
Acho que a injeção dos Niva monoponto era também do Corsa. O sistema dos primeiros Kadet/Monza era um inferno e analógico.
Acho que é mais fácil encontrar um Niva monoponto e copiar o sistema ao máximo (se possível, chupar o mapa de ignição).
Acho que o mesmo se aplica à injeção multiponto, não é possívelque alguma alma caridosa na zoropa não já tenha "chupinhado" o mapa dela e é bem provavel ser mais barato ou fácil importar as peças da LadaParts.
O que eu "sei":
Sei que os motores injetados da Lada são 1.7 e nossos Nivas são 1.6. :parede:
Afajoses
19/08/2010, 10:38
Ontem conversei com o Claudio, e ele me falou que comprou um niva 1.7 monoponto e deve chegar segunda, assim que chegar vou tirar umas fotos, como eu faria para copiar o mapa de injeção ? e como não entendo nada de mecanica o que eu deveria verificar para que pudesse ajudar em uma possível adaptação ?
:concordo::concordo::concordo:
BACALHAU
19/08/2010, 13:08
Tire uma foto da central de forma que apareça a marca e o serial da mesma.
guttemberg_machado
24/08/2010, 19:20
Eu tenho um niva e troquei o motor 1.6 por um 1.7i original (alias o niva inteiro está a venda). Injeção monoponto Lada/GM super igual as MULTEC do monza/kadett/corsa/s10 EFI.
Se alguem quiser ver ou quiser tentar copiar o mapa, pode pedir.
BACALHAU
24/08/2010, 21:15
Pois é, Guttemberg, as IE monoponto que equipavam os NIVAs eram as mesmas Multec700 que equipavam os carros da GM.
Por isso é que eu acho que tem tudo para dar certo.
Um teste prático e simples que poderia ser feito é retirar a sua central (original) e colocar uma desses carros da GM e ver o desempenho do motor. Só como teste. O que você acha?
Se for possível, coloca umas fotos do seu motor. :concordo:
Juninho Flora
24/08/2010, 22:53
Pois é, Guttemberg, as IE monoponto que equipavam os NIVAs eram as mesmas Multec700 que equipavam os carros da GM.
Por isso é que eu acho que tem tudo para dar certo.
Um teste prático e simples que poderia ser feito é retirar a sua central (original) e colocar uma desses carros da GM e ver o desempenho do motor. Só como teste. O que você acha?
Se for possível, coloca umas fotos do seu motor. :concordo:
fala meu amigo bacalhau , parabens pelo esforco se vc fosse meu vizinho eu estava feito . nao vou entrar em detalhes sobre o monoponto , estou aqui torcendo que de certo , eu gosto de fazer adaptacoes ,vou acompanhar esse topico muito bom !!!!:palmas:
BACALHAU
25/08/2010, 19:49
Juninho, talvez esteja perto de me tornar seu vizinho.
Estou planejando a minha mudança para algum lugar no interior de SP ou sul de MG.
Aliás, a região onde você mora me atrai muito. Já estive em São João Del Rei em um carnaval que passei em Bonsucesso, aí pertinho.
Em São João, comprei uma garrafa do melhor licor de Jabuticaba que provei na minha vida. Em uma simpática lojinha que, se não me falha a memória, ficava na Getúlio Vargas, que vendia também geléias, biscoitos e outras delícias. Tudo caseiro. O único inconveniente de Minas para mim é esse: a cozinha mineira. Quando eu ia a MG sempre voltava com alguns quilos a mais. :dance: :dance: :dance:
Quanto ao projeto da IE monoponto, isso ainda vai demorar um pouco. Tem outras prioridades na frente. A próxima etapa é a pintura. :putz:
Creio que o nosso camarada André vai chegar na frente, nessa etapa.
Juninho Flora
25/08/2010, 20:15
Juninho, talvez esteja perto de me tornar seu vizinho.
Estou planejando a minha mudança para algum lugar no interior de SP ou sul de MG.
Aliás, a região onde você mora me atrai muito. Já estive em São João Del Rei em um carnaval que passei em Bonsucesso, aí pertinho.
Em São João, comprei uma garrafa do melhor licor de Jabuticaba que provei na minha vida. Em uma simpática lojinha que, se não me falha a memória, ficava na Getúlio Vargas, que vendia também geléias, biscoitos e outras delícias. Tudo caseiro. O único inconveniente de Minas para mim é esse: a cozinha mineira. Quando eu ia a MG sempre voltava com alguns quilos a mais. :dance: :dance: :dance:
Quanto ao projeto da IE monoponto, isso ainda vai demorar um pouco. Tem outras prioridades na frente. A próxima etapa é a pintura. :putz:
Creio que o nosso camarada André vai chegar na frente, nessa etapa.
ospra uai , aqui e bom de mais !!! a familia da mae e ai para seus lados joao pessoa ai na paraiba ,aqui em minas e bom de mais e um muito bom de morar !!!! agora esse projeto da I E MONOPONTO gostei da ideia , aqui em sao joao tem um cara fera que mexe I E , acho que ele da conta do recado !!! valeu:-o
bacalhau, não sei se é essa central que vc procura, ou até se já tinha visto, mas olha só o que eu achei...
http://www.ladaniva.co.uk/baxter/Gallery/Mods_and_Accessories/Electrics/Rover_416_fan_in_a_1700_GB_07.jpg
http://www.ladaniva.co.uk/baxter/Gallery/Mods_and_Accessories/flygfototbi3.jpg.html
Abraço
BACALHAU
26/08/2010, 10:16
É, Cursino.
Essa é a "original" para o NIVA produzida pela GM.
Como vai ser impossível encontrar um módulo desses em uma sucata, aqui na República da Bananas e para comprar uma nova deve ser o mesmo preço de um AP 1.8 MI, vou partir para usar a que eu já tenho que é a da foto da mensagem #32.
Comprei o sistema praticamente completo (TBI, central e a maioria dos sensores) "baratim baratim". Estava adaptado em um Fiat Tempra 2.0 e funcionava que era uma beleza.
Já dei uma geral na TBI. Só falta mandar o motor para a retífica para encamisar e colocar os pistões do Tempre 2.0 8V.
Vamos ver no que dá. Só que ainda vai demorar um pouco. Antes, o "Pangaré" tem que ir para a pintura.
Agora estou me dedicando a deixar o "Félix" do meu jeito, pois pretendo que ele seja o meu caro de uso diário.
"Rapariga" à venda ou troca por um "barraco" no interior de Sampa ou sul de MG.
Ok, mestre Bacalhau
Mandei um email para um vendedor de peças para niva no e-bay com o código do módulo pra pedir uma cotação. O preço deve ser mais salgado q bacalhau (trocadalho do carilho), porém não custa perguntar.
Também já esgotei a paciencia com carburadores.
Assim que sobrar algum, compro um "kit" de injeção (logicamente escondido da dona onça) e vou estudando como fazer as mudanças.
Abraço
BACALHAU
26/08/2010, 13:24
Cursino, nesse meio tempo procure pelas sucatas da vida uma TBI e se possível o módulo e os sensores dos carros GM (Kadet, Monza, ...)
Dependendo do seu poder de barganha e de dissimular o interesse, você consegue uma bem barato.
Para dar uma geral na TBI é "facinho", basta uma boa limpesa e um novo jogo de juntas. O mais caro é o bico, se estiver ruim. Mas, é só mandar testar e/ou limpar em uma dessas oficinas que trabalham com injeção.
Se tiver que comprar um bico novo, escolha o mais apropriado para o combustível e cilindrada do seu motor.
A instalação dos sensores não é nenhum bicho de sete cabeças.
Se alguma informação adicional estiver ao meu alcance, não se acanhe.
(...)Também já esgotei a paciencia com carburadores.(...)
Cursino, compre um carburador russo novo e seja feliz, ao menos por alguns (vários) anos!
Admito que é uma boa alternativa, porém isso não livra da partida afogada, volta e meia um solenoide ruim e diferenças de regulagem de acordo com a altidude/temperatura.
Outra coisa, como fica a resistência do material do carbura em relação à alcoolina?
Abraços
Admito que é uma boa alternativa, porém isso não livra da partida afogada, volta e meia um solenoide ruim e diferenças de regulagem de acordo com a altidude/temperatura.
Outra coisa, como fica a resistência do material do carbura em relação à alcoolina?
Abraços
A maioria dos carburadores originais começou a dar problema há poucos anos, portanto imagino que a vida útil deles com nossa "alcoollina" seja algo em torno de 10 a 15 anos, dependendo dos cuidados tomados pelos seus proprietários em não abastecer em postos suspeitos.
Quanto aos outros fatores, existem, mas não incomodam excessivamente. Tendo em vista que o carburador original é plug & play e a I.E. não, acredito que vale a pena considerar a possibilidade de instalar o carburador novo.
Alexandre Perlini
27/09/2010, 18:16
Já instalei varias injeções monoponto, multiponto de Gol Cli e Mi em niva, fica perfeito, nem se compara a carburador, e não tem nada de dificil, tinha uma monoponto aqui e vendi completa por 600 reais, se alguem precisar adaptar algo assim é só me dar um alo, 1191224043
Ernani Pinheiro
29/09/2010, 22:23
Já instalei varias injeções monoponto, multiponto de Gol Cli e Mi em niva, fica perfeito, nem se compara a carburador, e não tem nada de dificil, tinha uma monoponto aqui e vendi completa por 600 reais, se alguem precisar adaptar algo assim é só me dar um alo, 1191224043
Camarada Alxandre,
Explica melhor essas adaptações, dá receita do bolo pra galera.
Qual bomba você utiliza e qual a pressão e vazão, de qual carro é qual o código?
Qual o TBI utilizado, carro e código?
Você fez essa adaptação só para gasolina ou para o alcool também?
No caso de multi ponto qual coletor você usou?
Dá para fazer uma versão Flex?Você já fez?
Desculpe a enxorada de perguntas, mas acabo de trocar meu carburador por um original russo, mas prefiro a injeção mais pela parte do funcionamento mais liso do motor e pela facilidade ao ligar o veículo pela manhã.
Grande abraço,
Ernani
Niva 91
Já instalei varias injeções monoponto, multiponto de Gol Cli e Mi em niva, fica perfeito, nem se compara a carburador, e não tem nada de dificil, tinha uma monoponto aqui e vendi completa por 600 reais, se alguem precisar adaptar algo assim é só me dar um alo, 1191224043
Tipo, vc prepara um Kit plug-n-play (não vale plug and pray), manda pelo correio e é só botar no lugar do carbura?
Magavilha
Falta convencer o cabeça-dura do Leandro (o meu Niva é diesel, não vale)
Quanto custa para mandar para o CEP 20510-130?
BACALHAU
30/09/2010, 10:27
Tipo, vc prepara um Kit plug-n-play (não vale plug and pray), manda pelo correio e é só botar no lugar do carbura?
Magavilha
...
Também não é assim. :discordo:
Outros detalhes são necessários. A instalação de alguns sensores, como a sonda "lâmbida":mrgreen:, p.ex..
CesarCowboy
30/09/2010, 17:01
Acredito que o sistema de ignição tenha q ser alterado também...
Pelo menos o meu monoponto utiliza sensor HALL.
Abçs
CesarCowboy
30/09/2010, 17:06
Já instalei varias injeções monoponto, multiponto de Gol Cli e Mi em niva, fica perfeito, nem se compara a carburador, e não tem nada de dificil, tinha uma monoponto aqui e vendi completa por 600 reais, se alguem precisar adaptar algo assim é só me dar um alo, 1191224043
Há como trocar a "borboleta" dos monopontos da VW??. Digo isso pq no meu caso, eu não consigo aceleração total devido a falta de curso do acelerador em relação a "borboleta" do corpo da injeção.
Att.
Há como trocar a "borboleta" dos monopontos da VW??. Digo isso pq no meu caso, eu não consigo aceleração total devido a falta de curso do acelerador em relação a "borboleta" do corpo da injeção.
Att.
Experimenta alterar o pedal do acelerador, aumentando o braço de alavanca do lado do cabo.
CesarCowboy
01/10/2010, 08:26
ok.
Será que o do Ford/Escort seria uma opção?
ok.
Será que o do Ford/Escort seria uma opção?
No meu Niva estou usando um de Escort com cabo de embreagem de Santana cortado e travado com o "safa onça" do Fusca. Mas isso porque uso um motor diesel SD1.9 (Audi/Skoda/VW/Seat).
Em resumo, dirijo um multi-marcas :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Brincadeiras a parte, no caso do motor original com carburador Webber, vc pode sim usar o pedal do Escort. Só não lembro qual o cabo para o acelerador, Se de Uno, Gol...
Abraço!
Alexandre Perlini
03/10/2010, 19:28
É muito facil instalar monoponto de Vw em niva, seja ele original ou ap, se for ap é ridiculo, todo mecânico bom consegue, tem de pegar chicote, borboleta, distribuidor, lambda, bobina, modulo, sensores, monoponto média de 700 reais tudo isso, e colocar uma bomba elétrica, vira outro carro, já fiz multi também, mas aí ap, bem melhor que a outra mas mais cara, esqueçam injeção de monza, multec, um lixo aquilo, estando em SP eu faço qualquer dessas adaptações e entrego andando.
Alexandre Perlini
03/10/2010, 19:34
Tá cheio de Gol CLI nos desmanches por aí, fora Logus, escorts, santanas, para tirar essas peças todas aí, um carburador zero nem se compara a uma injeção, é só fazer com capricho a adaptação, eu tinha um niva ap 1.6 multi, a alcool, freio a disco nas quatro rodas, rodas de suzuki, andava com ele na estrada a 130 140 direto, fiz muita coisa nesses carros, e não é um carro Off Road extremo, é um uso misto, entendam isso.
CesarCowboy
04/10/2010, 17:14
É muito facil instalar monoponto de Vw em niva, seja ele original ou ap, se for ap é ridiculo, todo mecânico bom consegue, tem de pegar chicote, borboleta, distribuidor, lambda, bobina, modulo, sensores, monoponto média de 700 reais tudo isso, e colocar uma bomba elétrica, vira outro carro, já fiz multi também, mas aí ap, bem melhor que a outra mas mais cara, esqueçam injeção de monza, multec, um lixo aquilo, estando em SP eu faço qualquer dessas adaptações e entrego andando.
Alexandre, boa tarde.
Qtas latinhas devo gastar para trocar meu sistema de injeção?
Tenho motor AP1.8, com o cabeçote do 2.0. Meu cabeçote é do MI (que os bicos vão lah dentro), porém, para circular água dentro do coletor do monoponto, fiz um furo nele :parede::parede::parede:, pois estou andando a álcool e tive q aquecer o TBI. Coloquei também, um homogenizador.
Porém não estou satisfeito com o desempenho, e gostaria de saber qto gasto pra tocar tudo pra MI. Vc aceita o meu monoponto como parte de pagamento?
Abçs
Alexandre Perlini
04/10/2010, 17:52
Uma vez fiz um monoponto alcool também, eu tenho até o modulo dela aqui ainda, seu problema é que essa injeção trabalha no limite dela quase, se melhorar um pouquinho o motor como fez já da falta de alimentação, eu andava com bico branco de kadett, porque o verde não alimentava, o meu era igual o seu cabeçote de Gol GTI, precisa alimentar muito mais, experimenta colocar o bico branco de kadett e ve, pega um emprestado de alguem, dá uma volta e me fala, do que tem aí só aproveita a linha de combustivel, mas tentaria acertar a sua ainda, uma MI hoje instalada saindo do zero fica na faixa de 2000, com mão de obra e tudo, qualquer coisa me avisa.
CesarCowboy
05/10/2010, 10:57
Uma vez fiz um monoponto alcool também, eu tenho até o modulo dela aqui ainda, seu problema é que essa injeção trabalha no limite dela quase, se melhorar um pouquinho o motor como fez já da falta de alimentação, eu andava com bico branco de kadett, porque o verde não alimentava, o meu era igual o seu cabeçote de Gol GTI, precisa alimentar muito mais, experimenta colocar o bico branco de kadett e ve, pega um emprestado de alguem, dá uma volta e me fala, do que tem aí só aproveita a linha de combustivel, mas tentaria acertar a sua ainda, uma MI hoje instalada saindo do zero fica na faixa de 2000, com mão de obra e tudo, qualquer coisa me avisa.
Vc poderia entrar em contato comigo por email?
cesarhenrique "arroba" terra . com . br
Tks!
Marcelo Lamoglia
13/04/2011, 11:29
Pessoal,
me chamo Marcelo, sou de Itajubá (sul de minas - serra da mantiqueira).
Recentemente adquiri um NIVA ano 95 (Biris Móvel). O carro está com alguns problemas de acabamento, mas de mecanica está bem bacana.
Comprei o carro pois sou piloto de paraglider / parapente e em algumas rampas só chega 4x4 reduzida.
Gostei muito do carro, mas o tal do carburador é uma coisa que não combina comigo... rsrs acho que é uma tecnologia ultrapassada, apesar de ser um equipamento muito de tecnologia que admiro.
Eu gosto muito da tecnologia da injeção eletronica, por questões de consumo e manutenção.
Por esse motivo, busquei informações a respeito e pelo que pude ver a única pessoa que conseguiu fazer isso com sucesso utilizou a seguinte configuração:
- Injeção eletrônica FIC EEC 4 (monoponto) - equipa os carros autolatina 95/98 (gol, escorte, saveiro, santana) - pegar uma completa em desmanche, com fiação e tudo mais, ao contrário ficaria inviável.
- sensor de temperatura de água - adaptar no cano do radiador
- sonda no escapamento (fazer um buraco e soldar uma porca que de encaixe/rosca)
- distribuidor VW que equipa esses modelos - terá de tornear a base do distribuidor original para encaixar o distribuidor.
- bomba de combustivel do KADETT - de preferencia com suporte.
- retirar a bomba de combustivel original e colocar uma tampa igual aos que equipam os primeiros UNO's injetados
- 02 relés e 4 fusíveis (colocar tudo em uma caixa acessível - pode ser no porta malas)
O custo parece que fica em torno de 2.500 latinhas e que não é tão complicado de se fazer.
Bom, eu não fiz nada ainda. Mas estou compartilhando com vcs as informações que tive.
vou tentar viabilizar esse projeto e assim que tiver maiores informações eu compartilho com vocês!
segue meu msn: marcelolamoglia @ hotmail . com (tudo junto)
abraços,
Marcelão
Niva 95 - Biris Móvel
André Herrmann
13/04/2011, 13:23
É muito facil instalar monoponto de Vw em niva, seja ele original ou ap, se for ap é ridiculo, todo mecânico bom consegue, tem de pegar chicote, borboleta, distribuidor, lambda, bobina, modulo, sensores, monoponto média de 700 reais tudo isso, e colocar uma bomba elétrica, vira outro carro, já fiz multi também, mas aí ap, bem melhor que a outra mas mais cara, esqueçam injeção de monza, multec, um lixo aquilo, estando em SP eu faço qualquer dessas adaptações e entrego andando.
Boa tarde,
Alexandre, tenho um Niva 91 com motor original e gostaria de saber se vc coloca injeção.Grato
Abraços
André
olá Alexandre
qual o nome de sua oficina? qual seu email? você faz adaptação de motor?
agradeço
Marcelo Lamoglia
14/04/2011, 18:03
Essa injeção monoponto que comentei EEC-IV FIC:
ABRANGÊNCIA
- Gol 1.0/1.6/1.8 (95-96), Gol GTI 2.0 (95-97);
- Logus 1.6/1.8 (94-96), Logus 2.0 (93-96);
- Parati 1.6/1.8/2.0 (95-96);
- Pointer 1.8/2.0 (94-96):
- Quantum 1.8/2.0 (94-96), Santana 1.8/2.0 (94-96);
- Saveiro 1.6/1.8 (96-97);
- Escort 1.6/1.8/2.0 (94-96);
- Pampa 1.8 (97);
- Royale 1.8/2.0 (94-96);
- Verona 1.8/2.0 (94-96) e Versailles 1.8/2.0 (94-96).
vanderlei4x4
14/04/2011, 21:18
Olha ae os nivas brazucas e jurassicos se transformando em LADA 4X4 M:concordo::concordo:
este assunto me interessa...:pipoca:
Ô Vanderlei, seu niva já não é AP injetado?
vanderlei4x4
16/04/2011, 11:33
Ô Vanderlei, seu niva já não é AP injetado?
é ap, mas esta com carburador 2E que eu desmonto em qualquer lugar e resolvo o problema facil.
mas ja tive niva com aquele carburador russo com agulha magnetica,que vivia me deixando na mão e ninguem descobria o problema ....
instalar uma i.e. ea vezes é muito mais vantajoso em termos de performance do que um carbura, o problema é quem vai fazer o seviço .
tem que ter qualidade e garantia , por tratar-se de uma aptação.
ano passado vi um jeep grand cherokee pegar fogo no transito:shock::shock:....o negocio é feio....(fasamento da injeção)
Acho que aqui na nossa "provincia" não conheço ninquem capacitado e com vontade e fazer uma melhora desta num niva:cry:
Mas ja vi gente disposta a resolver isto aqui no topico...
so aguardar aqora o resultado dos cobaias:pipoca:....rsrsrsrs
[ ]
Vanderlei, a GC que vc falou era dum dentista amigo meu hehehe. Eita bicho relaxado com manutenção.
Concordo com vc qto à mão de obra daqui da Caquilândia. Por isso mexo eu mesmo nos meus carros e pretendo injetar meu niva, apesar do ótimo funcionamento dele (Weber 460). Ás vezes chego a esquecer que ele tem um carburossauro hehe
Caso dê certo, já tem mais dois na lista. Um deles o tacanho colocou um carburador weber 190 (simples) do fiat uno brio 92. Dá excesso em baixa e falta em alta...
vanderlei4x4
16/04/2011, 12:45
Vanderlei, a GC que vc falou era dum dentista amigo meu hehehe. Eita bicho relaxado com manutenção.
Concordo com vc qto à mão de obra daqui da Caquilândia. Por isso mexo eu mesmo nos meus carros e pretendo injetar meu niva, apesar do ótimo funcionamento dele (Weber 460). Ás vezes chego a esquecer que ele tem um carburossauro hehe
Caso dê certo, já tem mais dois na lista. Um deles o tacanho colocou um carburador weber 190 (simples) do fiat uno brio 92. Dá excesso em baixa e falta em alta...
CAQUILANDIA!!!!! KKKKKKK
Então aquela cheroka queimou por vazamento na injeção mesmo ou foi curto na parte eletrica???
Se seu niva ja esta com weber460, acho que qualque alteração é luxo, pq todos dizem ser o melhor carbura p. niva.
Tenho um colega de trabalho que "Injetou" o Niva dele. Não andei no carro, mas um colega que andou disse que ficou bom. Vou pegar as informações com ele e posto aqui.
abs.
vanderlei4x4
16/04/2011, 16:53
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:
Tenho um colega de trabalho que "Injetou" o Niva dele. Não andei no carro, mas um colega que andou disse que ficou bom. Vou pegar as informações com ele e posto aqui.
abs.
Bom dia pessoal,
conforme prometido, seguem as informações.
Esse sistema de injeção adaptado no Niva pelo meu amigo, é baseado no sistema de injeção da linha Fiat 1.6 (Siena, Premio).
Descrição:
- Central de Injeção - do Siena ou Prêmio (família iaw 1G7) ou ainda do Tempra, mas ele não testou. A vantagem pela central do Siena é a possibilidade de utilizar o sistema CODE.
- Corpo de Borboleta - do Siena, Premio, Uno (apenas a parte de cima onde fica alojado o bico injetor). A parte de baixo do corpo de borboleta foi utilizada a do Tempra por ter maior capacidade de passagem do fluxo de ar (as peças são intercambiáveis).
- O Sensor de rotação: Foi adaptada a roda fônica do motor 1.3 16V (Siena / Palio). Foi escolhida por ser usinada, enquanto outras é de ferro fundido, mas pode ser outras, não tem problema. Logicamente, deve se preferir da linha de veículos base da adaptação. O suporte do sensor foi instalado com ajuste, para facilitar o acerto do motor.
- Não usou Sonda Lambda. Utilizou um emulador de sonda de GNV.
- Não usou sensor de temperatura da água. Preferiu emular via resistor a temperatura constante de 90º.
- Bomba de combustível externa do Kadett.
- Sensor MAP, da linha citada, adaptar mangueira do sensor no coletor do motor.
- Chicote de injeção da linha citada, ou confeccionar um.
Considerações:
Ele rodou com o Niva por 2,5 anos e o vendeu, inclusive para um ex. colega de trabalho. Pode ser que esse outro colega ainda tenha o jipe. Posso verificar depois. Perguntando ele sobre o resultado ele disse o seguinte:
Como ele não "calibrou" o Niva, ficou alguns "buraquinhos" na aceleração, mas totalmente toleráveis.
O consumo, passou de 6,5 com carburador, para 8,5 com injeção.
O desempenho melhorou muiiiito.
Minhas conclusões baseadas em minha experiência com adaptação.
A empreitada não é simples, mas é tecnicamente viável, não só pela experiência dele, como também baseado em minha experiência em veículos com injeção eletrônica, inclusive Diesel, basta ver a descrição de um sistema de injeção em meu tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75716 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75716) que estou adaptando no meu JPX (na verdade não estou discutindo a adaptação porque quase ninguém tem esse motor nem tampouco informações sobre ele).
Eu, sinceramente, toparia fazer uma adaptação dessas se eu tivesse um Niva (meu irmão até tem, mas não tem disposição para correr atrás da peças) mas é um pouco trabalhosa e o acerto é complicado, mas reafirmo que não é bicho de sete cabeças.
Abs a todos
TTJPX,
Legal "ver" que já tem um niva rodando com ie adaptada, e o sistema do palio é mais uma opção.
Caso tenha o contato do novo proprietário do niva, convide-o para fazer parte do hospício, digo, fórum hehehe. Será de grande valia o relato dele
Obrigado pela atenção!
Abraço
Afajoses
05/05/2011, 21:56
Embora um pouco parado com isso, não desisti de instalar uma injeção no meu carro e hoje estive com um mecanico que faz esse tipo de instalação. mas o preço é um pouco salgado R$ 1.000,00 sem choro teria que comprar a TBI o modulo ( VW ), bomba cabos Etc... ( ele ficou de me passar a relação completa caso eu resolva fazer. Calculo que o custo total fique entre R$ 1.500,00 e R$ 1,800,00
já fiz e vi alguns serviços que ele fez e sempre foram muito bem feitos, ele garantiu que fica perfeita pois faz toda a calibração do sistema.
No momento estou fazendo (mais) um upgrade no motor e parte eletrica e pra mim esta inviavel porem, mais pro final do ano eu pretendo fazer isso !
mar.celo
07/05/2011, 12:09
Embora um pouco parado com isso, não desisti de instalar uma injeção no meu carro e hoje estive com um mecanico que faz esse tipo de instalação. mas o preço é um pouco salgado R$ 1.000,00 sem choro teria que comprar a TBI o modulo ( VW ), bomba cabos Etc... ( ele ficou de me passar a relação completa caso eu resolva fazer. Calculo que o custo total fique entre R$ 1.500,00 e R$ 1,800,00
já fiz e vi alguns serviços que ele fez e sempre foram muito bem feitos, ele garantiu que fica perfeita pois faz toda a calibração do sistema.
No momento estou fazendo (mais) um upgrade no motor e parte eletrica e pra mim esta inviavel porem, mais pro final do ano eu pretendo fazer isso !
Boa Andre, eu também tenho pensado bastante sobre isso. Este mecânico é em Niteroi? Assim que possível vou de ligar para pegar os detalhes.
Abs
Afajoses
07/05/2011, 16:24
Fala Marcelo !
O mecanico é de São Gonçalo ( Jardim Catarina ) o cara é bom ele já mexeu no meu outro carro e o serviço é 100% pretendo ir comprando as peças aos poucos e depois quando estiver mais tranquilo de grana deixar ele instalar...
Pessoal,
Com relação a discussão de dar certo ou não, acredito que a iE monoponto é uma boa opção para adaptação,
Eu instalei em casa uma Injeção do Logus 1.8 ano 96, (aquela que tem o modulo Sylvania Importado)
em um motor Md 1.6, (me parece que o ano dele é 85 ou 86, versão anterior ao AP)
Comprei a injeção com tudo, inclusive distribuidor, bobina, chicote, sensores, modulo central e faísca, por 450 reais.
A principio levaria a um eletricista que foi o único disposto a fazer o serviço....
Ao perceber que eu poderia fazer, decidi fazer em casa, consegui o DataSheet na web e começou a obra....
Olhei algumas coisas na internet e perguntei outras a mecânicos da cidade (que pouco souberam)
fui montando da melhor maneira possível, sempre com material de alta qualidade, usando sempre solda nas emendas, tudo bem isolado.
Com um pouco de paciência e um multímetro, dei conta do recado, rsrs
Ao ligar, que por sinal tive que puxar na corda durante uns 2km, rsrs ela apresentou variasssss falhass
Levei na mecânica para colocar o scanner (alguns chamam de Rasther) ele não identificava falhas....
Com o multímetro fui analisando todos os sensores e seus regimes de funcionamento e troquei os necessário....
devagarzinho o motor foi ficando redondinho, porem com um pouco de excesso, acho q por ser de uma injeção 1.8 e eu ter colocado num md 1.6, resolvi isso diminuindo a pressão em cima do bico, para menos que o fabricante recomenda,
Consegui deixar a gaiola redondinha, com lenta atuante, e o melhor, mais forte e econômica.
Recomendo a quem queira fazer.....
Não existe segredo....
Ao total eu devo ter gastado no Maximo uns 700 reais, a grande vantagem nisso é que conheço razoavelmente bem o sistema,
posso consertar em casa e tenho confiança no que fiz.
Qualquer duvida q eu possa ajudar....
LAGARTÃO DO ATOLEIRO
14/08/2011, 10:06
E ai colegas niveiros, alguém por ai tem contato ou sabe um telefone ou endereço de nossa amigo alexandre perlini? Estou interessado em colocar uma injeção no t90 (niva 1.6 motor original) e o fone que consta neste top só ta dando na cx postal. Valeu galera e bons passeios e boas trilhas!
Douglas Ariel
10/05/2025, 21:28
Bom dia pessoal,
conforme prometido, seguem as informações.
Esse sistema de injeção adaptado no Niva pelo meu amigo, é baseado no sistema de injeção da linha Fiat 1.6 (Siena, Premio).
Descrição:
- Central de Injeção - do Siena ou Prêmio (família iaw 1G7) ou ainda do Tempra, mas ele não testou. A vantagem pela central do Siena é a possibilidade de utilizar o sistema CODE.
- Corpo de Borboleta - do Siena, Premio, Uno (apenas a parte de cima onde fica alojado o bico injetor). A parte de baixo do corpo de borboleta foi utilizada a do Tempra por ter maior capacidade de passagem do fluxo de ar (as peças são intercambiáveis).
- O Sensor de rotação: Foi adaptada a roda fônica do motor 1.3 16V (Siena / Palio). Foi escolhida por ser usinada, enquanto outras é de ferro fundido, mas pode ser outras, não tem problema. Logicamente, deve se preferir da linha de veículos base da adaptação. O suporte do sensor foi instalado com ajuste, para facilitar o acerto do motor.
- Não usou Sonda Lambda. Utilizou um emulador de sonda de GNV.
- Não usou sensor de temperatura da água. Preferiu emular via resistor a temperatura constante de 90º.
- Bomba de combustível externa do Kadett.
- Sensor MAP, da linha citada, adaptar mangueira do sensor no coletor do motor.
- Chicote de injeção da linha citada, ou confeccionar um.
Considerações:
Ele rodou com o Niva por 2,5 anos e o vendeu, inclusive para um ex. colega de trabalho. Pode ser que esse outro colega ainda tenha o jipe. Posso verificar depois. Perguntando ele sobre o resultado ele disse o seguinte:
Como ele não "calibrou" o Niva, ficou alguns "buraquinhos" na aceleração, mas totalmente toleráveis.
O consumo, passou de 6,5 com carburador, para 8,5 com injeção.
O desempenho melhorou muiiiito.
Minhas conclusões baseadas em minha experiência com adaptação.
A empreitada não é simples, mas é tecnicamente viável, não só pela experiência dele, como também baseado em minha experiência em veículos com injeção eletrônica, inclusive Diesel, basta ver a descrição de um sistema de injeção em meu tópico JPX Montez 98 - Motor VW Diesel Eletrônico (https://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/75716-jpx-montez-98-motor-vw-diesel-eletronico.html) que estou adaptando no meu JPX (na verdade não estou discutindo a adaptação porque quase ninguém tem esse motor nem tampouco informações sobre ele).
Eu, sinceramente, toparia fazer uma adaptação dessas se eu tivesse um Niva (meu irmão até tem, mas não tem disposição para correr atrás da peças) mas é um pouco trabalhosa e o acerto é complicado, mas reafirmo que não é bicho de sete cabeças.
Abs a todos
Segui parte dessa receita e o carro ficou bem legal. vlw por compartilhar a informação
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