PDA

Ver Versão Completa : Jeep 61

Marcos
09/08/2010, 18:06
Segue a ficha do jipe, comprado já há algum tempo e parcialmente desmontado.

Ano 61, cor bege
motor bf 161,
cambio (1ª seca) e tração originais,
freios originais (tambor)
sistema elétrico 6V

Suspensão, instalação elétrica, direção estão ruins.

O carburador foi trocado, e parece bom, se bem que o sistema de acionamento original está muito ruim então não se consegue acelerar corretamente. Além disso o distribuidor também não está bom, (tampa não prende direto, cabos de vela meia-boca ; acho que o sistema de 6V também não ajuda).
Freios foram feitos (troca de lonas, retífica das panelas -apesar de originais ainda deu para usinar- troca de burrinhos); o cilindro-mestre esta no osso e vazando mas ainda freia bem.
Caixa de direção substituída mas continua ruim; trocados rolamentos do munhão porém o shimmy continua.
As rodas foram trocadas por outras originais mais largas e os pneus são 7.50x16 (Goodyear).

O que está nos planos:

De imediato
-Trocar os feixes dianteiros por feixes da Band;
-Trocar os 4 amortecedores (Ranger? Band? Kombi? Originais?)
-Instalação elétrica
-Calços de carroceria
-Limpador de parabrisa elétrico
-Direção trocar pela DH da Ranger, instalação dentro do cofre.(isso está complicado...)
-Fazer escapamento novo.

-Fazer a vistoria ambiental, urgente!

Bom por enquanto é isso, vou postando a saga do bichinho conforme for lembrando.

Marcos

JAIME MOREIRA
10/08/2010, 17:20
Opa, é o mesmo ano do meu jeep.

Quando comprei o meu, 3 amortecedores tinham morrido e outro tava quebrado ao meio...rs.. coloquei de ranger com feixe original, ficou muito bom.

A única coisa que acho dificil é caber a direção hidraulica da ranger dentro do cofre!

Coloca fotos do jeep pra irmos acompanhando o resultado!!

M-Beltrame
10/08/2010, 17:30
Opa em tão são tres jeeps 1961:concordo:.

poen foto do jeepão

Marcos
10/08/2010, 19:42
Vamos criar o clube do 61! he he

Na semana que vem vou tirar fotos do conjunto e postar aqui, mas tirei algumas fotos dos pontos que tenho problemas:

Pneu pegando no carroceria, vou por um alargador de 12 mm acho que resolve

Dar um jeito de colocar a DH nesse espaço

Suspensão dianteira com folgas

Os pneus estão beleza!

Paulo Cesar
10/08/2010, 19:57
Pneu pegando no carroceria, vou por um alargador de 12 mm acho que resolve
Os pneus estão beleza!
Marcos
Não coloca alargador de roda não, coloca rodas com off-set negativo ou calço na carroceria.
Quanto ao motor BF161, desiste dele e colocar outro, cai no erro de retificar o meu inteirinho, gastei uma boa grana e o resultado final não compensou o investimento.
boa diversão com o bichão
abs.
Paulo

Pedro....
10/08/2010, 20:18

Opa mais um para o clube 61.:dance:

Boa sorte

abs

pedro

JAIME MOREIRA
10/08/2010, 20:20
Marcos
Não coloca alargador de roda não, coloca rodas com off-set negativo ou calço na carroceria.
Quanto ao motor BF161, desiste dele e colocar outro, cai no erro de retificar o meu inteirinho, gastei uma boa grana e o resultado final não compensou o investimento.
boa diversão com o bichão
abs.
Paulo

Marcos, concordo com o Paulo, um jogo de calços em PU de 2 polegadas custa uns R$ 160,00 e ja fica pra sempre, assim não força a ponta de eixo...

Quanto ao motor, tem muita gente aqui que é apaixonada por originalidade, mas sai caro demais refazer um motor desses, precisa ver se vale a pena!

Marcos
10/08/2010, 20:41
Obrigado pelos comentários pessoal!

A pegada dos pneus pode ser também pelos amortecedores (ou falta deles, he he). Quanto aos calços pretendo colocar os de 2" mesmo.

O motor aparentemente está bom, o escapamento está seco e não está fumando então por enquanto vou melhorar a ignição e ver se ele passa na inspeção ambiental.

Não consegui editar a mensagem anterior, segue a foto do espaço disponível para a DH. Aqui no fórum tem alguns jipes que fizeram essa instalação vamos ver se será possível

[ ]s e viva os 61!

Marcos

Marcos
12/08/2010, 16:22
Segue uma foto da vtr e outra com o espaço para a DH...

Paulo Cesar
12/08/2010, 21:02
-Direção trocar pela DH da Ranger, instalação dentro do cofre.(isso está complicado...)

Marcos
Instalar a caixa da direção hidraulica dentro do cofre é complicado mesmo, e não vai ser um alargado de rodas que vai resolver o problema, tenta colocar na frente mesmo como muitos fazem, porem um pouco mais abaixo que os outros e cobre a caixa com uma chapa formando um acabamento como se fosse base para um guincho, que assim vai dar um visual melhor.
boa sorte.
abs.

Marcos
12/08/2010, 22:56
Pois é Paulo, a DH dentro do cofre é complicada mesmo, estou ainda pesquisando e acho que vou montar a caixa original mesmo pra não perder mais tempo, depois da vistoria ambiental terei tempo prá ver isso e os demais detalhes.
Vou trocar os amortecedores e calços pra' ver se melhora a pegada dos pneus acho que a carroceria está inclinando mais do que o normal.
Os alargadores seriam uma solução tambem para o esterçamento porque os pneus 31" (7.50x16) batem no feixe mesmo com rodas estreitas ( acho que são tala 5,0" - centradas).

Quanto à suspensão estou trocando umas idéias com o Leito (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70945) , assim que ajustar as $$$ vou trocar a dianteira

[ ]s

Marcos

Paulo Cesar
13/08/2010, 22:46
Marcos
A melhor solução das rodas é comprar um jogo de rodas com off-set negativo, (não são caras e são bonitas), as minhas são -44 e não pegavam com os 7.50x16, depois que botei os pneus de avião passaram a pegar nos feixes, também, eles tem o tamanho semelhante ao 38x12,5x16.
Quanto a bater na lataria nunca observei problema, pois fiz SPOA.

Marcos
19/08/2010, 15:36
Ferramenta para avaliar o velho BF, conforme receita :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12433

Aguardado a chegada!