Ver Versão Completa : vantagens e desvantagens de se encurtar o chassi
bom hoje eu continuei minha procura a um veiculo pra fazer minha gaiola, ou baja que são minhas duas alternativas, acredito que a gaiola iria ficar melhor, mas onde moro como ja me falaram veiculo sem documentação é problema ...
dai que eu fiquei pensando, QUAL SERIA AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DE UM CHASSI ENCURTADO ?
sei que diminuiria o peso, e passaria melhor pelos obstáculos tipo pedras grandes, mas qual seria o motivo para 95% das gaiolas existentes no brasil serem encurtadas ?
e quanto ao carro, to na duvida entre pegar um carro de leilão ou com baixa e fazer uma gaiola (encurtando 20-25cm) ou usar um fusca baja ...
o bom seria que se eu conseguisse um veiculo de leilão com nota no meu nome barato, seria possível investir em um reboque também, embora eu ache os bajas muito atraentes e também funcionais, hoje pra começar eu faria assim:
uma brasilia com baixa R$900 (se funcionar)
um par de pneus grandes na traseira
levantar o possível da suspensao
o reboque p/ o veiculo
e dai eu sairia andando no sitio do meu amigo, como "teste" já que muita coisa pode quebrar antes de eu começar as trilhas mesmo ...
seria assim uma boa ideia ?
desculpe a extensão do texto auheeuahu :rolleyes: mas é que realmente são duas perguntas que estão rolando na minha cabeça hoje.
salvatti
09/08/2010, 18:17
bom hoje eu continuei minha procura a um veiculo pra fazer minha gaiola, ou baja que são minhas duas alternativas, acredito que a gaiola iria ficar melhor, mas onde moro como ja me falaram veiculo sem documentação é problema ...
dai que eu fiquei pensando, QUAL SERIA AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DE UM CHASSI ENCURTADO ?
sei que diminuiria o peso, e passaria melhor pelos obstáculos tipo pedras grandes, mas qual seria o motivo para 95% das gaiolas existentes no brasil serem encurtadas ?
e quanto ao carro, to na duvida entre pegar um carro de leilão ou com baixa e fazer uma gaiola (encurtando 20-25cm) ou usar um fusca baja ...
o bom seria que se eu conseguisse um veiculo de leilão com nota no meu nome barato, seria possível investir em um reboque também, embora eu ache os bajas muito atraentes e também funcionais, hoje pra começar eu faria assim:
uma brasilia com baixa R$900 (se funcionar)
um par de pneus grandes na traseira
levantar o possível da suspensao
o reboque p/ o veiculo
e dai eu sairia andando no sitio do meu amigo, como "teste" já que muita coisa pode quebrar antes de eu começar as trilhas mesmo ...
seria assim uma boa ideia ?
desculpe a extensão do texto auheeuahu :rolleyes: mas é que realmente são duas perguntas que estão rolando na minha cabeça hoje.
se eu fosse fosse, procurava um fusca ou brasilia com documento em dia e motor 1500/1600 em bom estado...vai pagar uns R$ 1.500,00
mandava dar uma geral na suspensão, erguer, trocar pivôs, terminais, etc, mais uns R$ 400,00
comprava dois pneu recapado/cross pra traseira R$ 400,00
enchia o taque de gasolina R$ 80,00
Total: 2.380,00
mete na trilha e seja feliz...
esta foi a receita quando comecei com meu fusca...aos poucos ele foi melhorando, mais mesmo com essa configuração, não fiquei nenhuma vez pra tras, nas trilhas...e não foram fracas em...
Abço e boa sorte
se eu fosse fosse, procurava um fusca ou brasilia com documento em dia e motor 1500/1600 em bom estado...vai pagar uns R$ 1.500,00
mandava dar uma geral na suspensão, erguer, trocar pivôs, terminais, etc, mais uns R$ 400,00
esta foi a receita quando comecei com meu fusca...aos poucos ele foi melhorando, mais mesmo com essa configuração, não fiquei nenhuma vez pra tras, nas trilhas...e não foram fracas em...
Abço e boa sorte
opa valeu pela dica, só fiquei na duvida ainda sobre o reboque, parece muito caro, talvez valesse mais a pena usar o cambão e confiar na sorte ...
a ideia do carro com documentação nao é má ideia, só na hora ia ficar meio irregular com os pneus e etc. mas se tiver sendo rebocado acho que tranquilo, valeu mesmo amigo
abrçss
bajeiro do sul
10/08/2010, 09:21
Abço e boa sorte
Kelvin
na duvida faça o que nosso amigo disse , pega um fuca ou brasilia velha, da uma revisada na suspensão , aumenta um pouco a pressão do facão, coloca dois pneus cross na traseira 225 x 75 x 15, deixa o motor bem afinado e vai fazer o teste no sitio do seu amigo, vai ver que vai faltar pouca coisa. quanto a encurtar, dizem que fica muito melhor porque o entreeixo da gaiola fica mais curto e ela não é tão sujeita ao efeito gangorra nos obstáculos mais altos no meio do veiculo. tenho amigos meu com baja encurtados e brasilia encurtada. mas o meu tem comprimento original e não penso em encurtar por enquanto, ate porque gosto de levar meus guris junto no banco traseiro e um zequinha na carona
abraço
madeinbrazil
10/08/2010, 09:52
Eu fiz uma gaiola com chassi de uma TL e não encurtei, andei com uma outra de uma amigo meu que tambem era uma TL e ele encurtou, a vantagem é aquilo que voces falaram, que fica mais facil p/ subir barranco e entre eixos menor...mas eu percebi que a dele ficou bem mais dura....mais "cabrita" como falei para ele hehehheh
auehueahuaeh, pois é, eu gosto mais do veiculo com a carroceria, são poucos modelos de gaiola que eu acho bonita, principalmente aquelas que os cara encurtam 1 metro e dai fica estilo "carrinho de palhaço" ...
eu queria mesmo sair direto de uma variant II mas se sair de brasilia ja ta bão :)
dai eu vou usar uns frontiera, pra nao ter problema de quebrar o diferencial (ou só reduzir as chances) e logo logo colocar pelo menos umas barra ali pra servir de santo-antônio uns freio a disco na traseira e vou sair sim pra fazer trilhas ...
é bem provável que eu vá sair de um carro de leilão, pois os documentados estão difíceis de achar aqui na minha região.
e dai sobre o motor, achei bastante 1300 bom no geral sem documentação e bem barato, sera que chega a subir alguma coisa ou é fraquinho ?
sendo que provavelmente eu vou fuçar no motor pra tirar alguma coisa a mais dele :twisted:
Ja que n vai te documento compre essa com o motor 1300 e dps coloque o 1500 ou 1600, é bem barato estes motores e ja que n vai precisa de documento é mais facil ainda ^^. O meu quando eu passei para o AP vendi por R$150 eu acho ^^, claro que n tava uma brastemp e talz mas ja da pra vc ter uma ideia dos preços =).
Ja que tu vai usar a carroçaria inteira ja procura uma com a lata boa, pelo menos o chassis tando bom ja é um começo. E o motor da pra vc comprar e colocar um mais forte, porque eu acho que tanto faz os motores 1300,1500 ou 1600 a fixação deles deve ser a mesma.
E sobre a quebra de caixa ou ponta de eixo isso vc pod fica tranquilo que querendo ou n podera quebra =\. Na minha gaiola ja to na segunda caixa o/. É bom que essas caixas são baratas, por aqui onde eu moro da pra achar por uns R$100 dando a sua na troca.
bá se eu comprar o 1.300 realmente vou andar sem pena dele, agora trocar por uma 1.600 depois é complicado, prefiro usar se possível uma dupla carburação, e colocar um supercharger ...
dai depois vou partir direto pro ap e passo o supercharger pra ele se for possível ...
mas a ideia não é ruim, e a caixa quebrar nao tem problema, é só desculpa pra trocar por uma caixa de kombi 7:36 como usa o bajeiro e que fala muito bem dela ...
quando tiver pronta temos que combinar umas trilhazinhas bajeiro :)
bajeiro do sul
11/08/2010, 08:59
bá se eu comprar o 1.300 realmente vou andar sem pena dele, agora trocar por uma 1.600 depois é complicado, prefiro usar se possível uma dupla carburação, e colocar um supercharger ...
dai depois vou partir direto pro ap e passo o supercharger pra ele se for possível ...
mas a ideia não é ruim, e a caixa quebrar nao tem problema, é só desculpa pra trocar por uma caixa de kombi 7:36 como usa o bajeiro e que fala muito bem dela ...
quando tiver pronta temos que combinar umas trilhazinhas bajeiro :)
Isso ai Kelvin, quando estiver pronta me avise vamos andar juntos. Outra coisa p motor 1300 é muito fraco, mesmo mexendo bastante continua fraco, pega o dinheiro que vc vai gastar para melhorar o 1300 ecompra logo um 1600 com doius carburadores, ou parte para o ap direto
abraço
mali9ski
11/08/2010, 10:12
Isso ai Kelvin, quando estiver pronta me avise vamos andar juntos. Outra coisa p motor 1300 é muito fraco, mesmo mexendo bastante continua fraco, pega o dinheiro que vc vai gastar para melhorar o 1300 ecompra logo um 1600 com doius carburadores, ou parte para o ap direto
abraço
olha amigo o dinheiro de um a ar voce pode comprar um ap direto sem doc e um ap 1.6 mesmo (me desculpem que tem motor a ar)e muito mais forte que um 1600 a ar e muito mais duravel e muito mais economico e não esquenta tanto........
mas vai gasta um pouco mais para adptar mas eu acho que vale a pena eu sou meio suspeito para dizer pois nunca rodei com motor a ar a minha foi sempre ap mas nas trilhas que participo eu vejo o sofrimento dos motores a ar
eu vejo o sofrimento dos motores a ar
é pra sofrer mesmo,auheuaheu. então vou sair de 1600 ou 1500 mesmo, assim que possível coloco o ap, dai o motor eu vou guardar e começar a montar alguma outra coisa pra fazer trilha, pq meu pai gosta disso tambem, mas ele quer começar com uma tralha só aeuahuehaeu ...
bajeiro vamos sim , logo logo estará pronta, por mais que sofra o bixo vai pra trilha sim, valeu ...
bajeiro podia me dizer se os frontiera que tu usa, comprou aonde? e pica muito se usar em estrada ?
porque talvez eu usarei ele rebocado, tenho medo que o carro fique picando ...
até por que talvez na vistoria eu talvez passe com eles já se eu pegar documentado : )
bom meio que destivou aqui, então voltando:
esse meu amigo que tbm anda de moto, decidiu talvez me ajudar nessa coisa de gaiola, mas eu prefiro sair do zero, e ele prefere comprar uma gaiola quase pronta, a que ele gstaria e que eu tbm gostei pelo preço seria esta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152198581-gaiola-motor-ap-chassi-tubular-pneus-31-linda-_JM
mas eu tenho medo, pois com isso eu ficaria liso e ele tbm, dai fiquei pensando aquele motor ap e o cambio de fusca, mais um pneu bem grande, to vendo o cambio ir pro espaço, sendo assim os dois sem $$$ ia estar fuuuuu ...
ta certo que o fusca/brasilia pronto ia gastar bastante mesmo, mas pelo menos ia aos poucos ...
sem falar que a gaiola esta estranha com a traseira bem baixa, e eu nao faço ideia do seu estado, e ainda achei ela bem cumprida :???:
mesmo assim eu achei a gaiola pronta, com a suspa traseira levantada uma boa ideia, sem falar que ja tem motor ap, mas dai ficamos assim, eu preferia o fusca e ele a gaiola, nada que um nao possa ceder um pouco para o outro :mrgreen:
dai vem as perguntas:
quanto tempo e dinheiro eu vou gastar pra deixar o fusca(de leilão) funcionando bem e ainda com um pneu legal pra começar com uma trilha leve ?
um fusca no seu estado final com motor ap custaria mais ou menos quanto ?
a gaiola pode valer mais a pena mesmo eu sei e gosto dessa ideia, mas tenho medo de ela quebrar na 3ª ou 4ª trilha, seria assim possível ?
bajeiro do sul
16/08/2010, 08:57
bajeiro podia me dizer se os frontiera que tu usa, comprou aonde? e pica muito se usar em estrada ?
porque talvez eu usarei ele rebocado, tenho medo que o carro fique picando ...
até por que talvez na vistoria eu talvez passe com eles já se eu pegar documentado : )
Kelvin
Os frontiera que uso, são uns velhos usados que comprei de um amigo jipeiro , pro jeep não serve mais, mais no baja vai embora. Mas claro , o novo sempre é um pouco melhor. Pode ver na ost, mas dai ja pode ver uns goodlokos ou superkichute que na gaiola andam bem, entra no site da pneus ost e da uma olhada, tem ate o frontiera novo.