PDA

Ver Versão Completa : Projeto - Tracker 2009 para Trilhas

Elver
09/08/2010, 10:33
Senhores,

Venho apresentar o resultado "quase final" da minha Tracker.

Segue uma lista das alterações feitas até o momento, devo esquecer algum detalhe, mas no geral, foi isso:
- Lift 2" Suspensão (RC 4x4)
- BL 2" (Daniel Simon)
- Molas dianteiras GV V6
- Molas Traseiras Opala 6cc
- Amortecedores traseiros Omega Suprema (GBL 1024 TurboGás)
- Parachoque de ferro (Daniel Simon)
- Guincho Warn M8000 - www.winch.com.br (http://www.winch.com.br)
- Proteções inferiores RC 4x4 (completo + estribos)
- Pneus Armadillo 31.6" (79cm+/-) Colossus 4x4
- Espaçadores 30mm - Garra 4x4
- Kit XCrawler 3.2 (www.sob.net.br (http://www.sob.net.br))

Ainda falta:
- Diferencial dianteiro de ferro (procurando por um preço camarada)
- Snorkel OCZ (em orçamento)
- Bloqueio traseiro (sem previsão)

O carro ainda não está 100%, pois o pneu traseiro ainda raspa com uma torção mais forte. Na frente, a bandeja foi reposicionada para que o pneu coubesse, essa mudança ainda está em testes e estou trabalhando junto com o Daniel para resolver isso

Com essa mudança na posição da bandeja, a posição do amortecedor também foi alterada, ficando inclinado para dentro, como carros de rally, consequentemente, deixando o carro mais estável, porém dificultando muito acertar o caster, porém é possível acertar, o meu ficou zerado.:shock:

O resultado geral está excelente, após alinhado e balanceado (280g de chumbo para balancear, em média) consegui andar tranquilamente a 100-110 com o carro, sem trepidar ou perder estabilidade, só ficou o ronco do pneu, que não é nenhum absurdo.

Ainda faltam alguns ajustes, mas no geral foram essas alterações até o momento e gostaria de compartilhar com os amigos frotistas para gerar novas idéias e sugestões!:dance:

Só coloquei duas fotos, uma delas depois de testar um pouco o carro numa estrada em construção perto de Mongagua, que estava muito fofa e com muitos atoleiros, e a outra depois de lavado na casa do meu pai.

[]'s

Be Trindade
09/08/2010, 11:19
Shooowww de bola...
Vai postando os resultados!! o pneu traseiro raspa aonde??
O carro não ficou mt longo não?!
Abs!

Elver
09/08/2010, 11:48
Obrigado!

Não ficou longo não, eu achei que o carro ficou mais confortável para dirigir, uma vez que o Tracker tem, naturalmente, a primeira marcha mais curta, com essa alteração ele ficou muito mais confortável, o André tinha razão quando postou isso no tópico dele :)

O traseiro está raspando na proteção plástica da porta traseira, eu vi e medi onde tem que mexer para parar de raspar, devo resolver isso nesta ou na próxima semana.

Be Trindade
09/08/2010, 12:16
Showw...
Raspando nessa proteção plastica da porta traseira não seria pelo espacador ?!?! (foi o que eu consegui visualisar)

Elver
09/08/2010, 12:25
Pela marca que ficou raspada na proteção, eu precisaria cortar uns 4 ou 5 cm, mesmo tirando o espaçador, ele vai acabar raspando. Preferi manter o espaçador e devo cortar a proteção.

Be Trindade
09/08/2010, 13:30
Ahn sim... já que é adepto aos cortes!! Que sejam feitos!! hahahaha!!

o Carlos TA tirou as polainas do GV deve... ficou beem agressivo, de repente dê pra vc tirar algumas ideias de lá!

Ricardo Passoni
09/08/2010, 14:18
Elver show :concordo:, quantos cm ele ficou de vão livre?? , como ficou em curvas?? e lembre-se agora tem que ir na manha rs!
Abraços

Alfredo Stavale
09/08/2010, 15:32
Finalmente um tracker preparado pra trilha!
o primeiro que vejo aqui no forum realmente feito pra trilha.:concordo:
go hard or go home!
show mesmo.
videos do iutubill são bem vindos!

vem cá, tá ou não tá com a redução? . ai na tua assinatura tem...

Be Trindade
09/08/2010, 15:39
ééé fotos!!
Elver, vc nao acha o curso de sups meio limitado não??? pensa em fazer alguma coisa na susp?!? No carro do meu pai, eu achava isso!!
Abs!

Alfredo Stavale
09/08/2010, 16:25
tem razão be,

já que são 2+2 era bom ter os amortecedores uns 10 cm maiores ( todo aberto) que os originais. isso pra ficar no zero a zero comparado a susp. original.

Elver
09/08/2010, 16:55
Elver show :concordo:, quantos cm ele ficou de vão livre?? , como ficou em curvas?? e lembre-se agora tem que ir na manha rs!
Abraços

Passoni,

Ela ficou firme nas curvas, claro, bem diferente da original, mas fui e voltei para Itanhaém sem passar nenhum "aperreio". Próximo final de semana devo testar na Fernão ou Regis, para pegar algum lugar com mais curvas acentuadas e ver o comportamento. A troca do ângulo do amortecedor dianteiro e as molas mais duras com o amortecedor da suprema na traseira ajudaram muito neste ponto, a largura do pneu também (255)

Não cheguei a calcular o vão livre, tirando por base o diâmetro do pneu de 79cm, descontando metade do tamanho do diferencial traserio, em uma conta de padeiro, temos +/- 30cm de vão livre entre o solo e o diferencial traseiro, este que está praticamente na mesma linha das proteções dianteiras.

Elver
09/08/2010, 16:56
Alfredo,

Sim, to com a redução sim, tá na assinatura e tá no carro ... e virou um monstro!
Uso e recomendo XC 3.2 para Tracker!

Finalmente um tracker preparado pra trilha!
o primeiro que vejo aqui no forum realmente feito pra trilha.:concordo:
go hard or go home!
show mesmo.
videos do iutubill são bem vindos!

vem cá, tá ou não tá com a redução? . ai na tua assinatura tem...

Elver
09/08/2010, 16:59
@Alfredo e BE

Eu estou estudando isso, mas por exemplo, nos amortecedores dianteiros foram colocados prolongadores na parte de cima, que liga eles com a barra anti-torção. Os traseiros são os da Suprema, que tem um curso maior e maior resistência que os originais. Por enquanto não senti nenhum problema com a abertura, porém nada impede de trocá-los mais para frente caso isso seja um problema.

Minha preocupação com isso é deixar o carro muito "mole", hoje eu sinto ele na mão quando ando, está firme, o conjunto está funcionando muito bem e devo deixar assim até que seja realmente necessário trocar :)

Ah, vale lembrar que estou rodando a mais de 2 meses sem a barra estabilizadora ... e não fez diferença nenhuma :dance:

Elver
09/08/2010, 17:07
Mais duas fotos do mesmo dia. Eu peguei o carro na quarta passada, não tive muito tempo de tirar mais fotos ainda...

Alfredo Stavale
09/08/2010, 17:08
Elver, que bom que está contente com o resultado. Afinal a sua satizfação é o que mais conta!
Fiquei com a duvida da redução pois você comentou da 1ª ser curta e o comentario do pneus maior não fazer tanta diferença. por isso questionei. com quase 32" e dificil um carro sem redução ficar bom, ai o tico e teco ficaram matutando aqui:mrgreen:

Mas as contas são estilo padeiro mesmo. sempre dá certo!:mrgreen:

Newton Guerra
09/08/2010, 17:39
Parabéns Elver, ficou muito legal. Vi seu carro lá no Daniel. Pisa "leve" nas erosões até encontrar a carcaça dianteira de aço :concordo:.

Abraços

netuno
09/08/2010, 18:22
Pô Elver, eu todo animado aqui com meu "liftizinho" de 2" recém feito e vc vem com esse tanque de guerra aí!!!
Humilhou!!!:parede:
Parabéns!!!:palmas:

Abc

Pedro

Elver
10/08/2010, 09:28
@Newton: Com certeza! Por isso que não quero fazer nada punk até conseguir o diferencial de ferro.

@Netuno: Isso faz parte... eu tenho uma foto do meu carro em 08/08/2010 lá na Pedra Grande em Atibaia, e estava 100% original ... começei com um "liftzinho" também .... olha a merda que deu! rsrs

AlemãoRS
10/08/2010, 09:48
Parabéns, ficou muito bonito!
Minha única sugestão é de você fixar o peito de aço por dentro do parachoque dianteiro também.

Be Trindade
10/08/2010, 10:22
Elver, que bom que está contente com o resultado. Afinal a sua satizfação é o que mais conta!
Fiquei com a duvida da redução pois você comentou da 1ª ser curta e o comentario do pneus maior não fazer tanta diferença. por isso questionei. com quase 32" e dificil um carro sem redução ficar bom, ai o tico e teco ficaram matutando aqui:mrgreen:

Mas as contas são estilo padeiro mesmo. sempre dá certo!:mrgreen:
Elver a redução do GV é só na LOW né?!?

Se for é diferente do que o Alfredo tá pensando... pq no carro dele, reduz tudo!

Alfredo Stavale
10/08/2010, 10:27
Elver a redução do GV é só na LOW né?!?

Se for é diferente do que o Alfredo tá pensando... pq no carro dele, reduz tudo!

ahhh tem essa mesmo. no meu jimny reduz tanto em low quanto em high. até porque motorzinho 1.3 né. tem que ficar tudo curtinho.. mas a tracker nao.. motorzão 2.0 empurra facil. hehehe só cuidado com os semi eixos.:concordo:

Elver
10/08/2010, 10:30
@Alemão: Sim, isso será feito, eu preciso achar algum lugar que entorte a proteção no ângulo correto, com isso ela fica para dentro do parachoque e eu consigo soltar uma lingueta nela, colocando mais 2 parafusos entre a proteção e o parachoque :)

@Be: Sim, a redução do XC 3.2 para GV/Tracker é só na Low, é diferente das para Samuca. Mas em 4x2 ou mesmo 4x4H o carro ficou gostoso de dirigir... com as marchas mais longas ele fica confortável, você acaba usando mais a terceira e a segunda na cidade e na estrada você fica em quinta só na velocidade de cruzeiro (100-110km/h). Com os pneus, a diferença do hodometro/real de velocidade ficou em 12% +/- (comparando com o GPS)

Be Trindade
10/08/2010, 10:35
@Alemão: Sim, isso será feito, eu preciso achar algum lugar que entorte a proteção no ângulo correto, com isso ela fica para dentro do parachoque e eu consigo soltar uma lingueta nela, colocando mais 2 parafusos entre a proteção e o parachoque :)

@Be: Sim, a redução do XC 3.2 para GV/Tracker é só na Low, é diferente das para Samuca. Mas em 4x2 ou mesmo 4x4H o carro ficou gostoso de dirigir... com as marchas mais longas ele fica confortável, você acaba usando mais a terceira e a segunda na cidade e na estrada você fica em quinta só na velocidade de cruzeiro (100-110km/h). Com os pneus, a diferença do hodometro/real de velocidade ficou em 12% +/- (comparando com o GPS)
Elever, será que um BL de 3'' não resolveria o problema do raspa-raspa dos pneus traseiros?! Sei que é mtmt mais trabalhoso, mas de repente é uma solução...
Vc já viu o Dropped Kit pro GV?? Como estão suas homocinéticas com esse pneu?!?!

Foi o que eu imagineii... mais a 2 e 3ª marcha, mas pra estrada deve estar confortavel!!

Abs!

Elver
10/08/2010, 13:54
BL de 3" daria muito mais trabalho, teria que prolongar muitas outras coisas e passaria do "limite seguro" para andar bem em estradas, o carro ficaria com a mesma aerodinamica de um bolo pulman em queda livre, preferi ficar nas 2"... por enquanto!

Eu vi os Drop Kits de 25mm para as homocinéticas ... mas depois que a bandeja foi movida já não sei dizer os ângulos das homocinéticas, visualmente, elas estão trabalhando num ângulo "confortável", não parecem estar muito tortas ou forçando alguma coisa, porém, como eu disse antes, esse é um projeto, que pode dar alguns "prejus" já calculados, as homocinéticas estão nessa lista, conforme o uso eu vejo o quanto elas duram nessa posição :)

Com relação as marchas na estrada, realmente, elas ficaram mais confortáveis, porém você usa muito mais a quarta marcha, e para ultrapassagens você vai de terceira, mas últimamente só tenho ultrapassado caminhão carregado, então tá tranquilo, hehe

Apenas complementando, a redução do 3.2 do Tracker/GV reduz 78% a 4x4L, em termos práticos isso significa que em 4x4L na quinta marcha você não passa de 25KM/h. Fiz um teste perto de casa, soltei o carro em primeira reduzida em uma ladeira ingrime ... ele quase parou.

nagata
13/08/2010, 09:44
Párabéns pela bela vtr Elver, penso em deixar meu GV assim também, mas como é meu carro de dia a dia, fico na dúvida do comportamento dele em relação a instalar pneus 245/75R16 e fazer um BL, as vezes minha mãe roda comigo e a altura p/ ela entrar fica um pouco difícil, além de meu motor tb ser 1.6 16V, acredito q vai ficar bem amarrado,e quem sabe o X não inventa uma T-case que reduza tb em High.:twisted::twisted::twisted:

[]'s

Nagata

Elver
13/08/2010, 19:10
Eu gostaria que tivesse como reduzir um pouco a relação normal do Tracker, uns 15% já estaria ótimo, deixaria o carro muito mais ágil, mesmo sem modificação nenhuma, o carro ficaria mais esperto.

Não estou sentindo muita falta de força para andar na cidade (mesmo porque em São Paulo você fica mais tempo parado do que andando) mas um pouco mais de força, principalmente na segunda marcha, seria perfeito.

Isso que você comentou da altura é realmente um problema, minha esposa tem 1,56 mts e está uma guerra para ela entrar no carro agora, hehe.

rogertx
13/08/2010, 22:28
Elver,
Eu tinha um GV com 2" na suspensão e pneu BF AT, proteções..... andava bem, mas não arriscava trilhas muito complicadas. Com essa mesma configuração, instalei o bloqueio na RC4x4 (fui o primeiro carro do Rio a ter) e o carro ficou completamente diferente. Na trilha melhorou mas de 10x e na cidade, por ser o bloqueio automático, demorei um pouquinho a acostumar.... mas depois ficou outra coisa. Recomendo bastante o bloqueio para quem precisa. Me ajudou muito. Não precisa forçar muito o carro.... e te dá uma segurança boa na trilha.
Abs

masigio
14/08/2010, 15:32
Elver, tá muito show o jipão, parabéns... pergunto... tem como comprar o focinho de ferro novo, sem uso ? Eu coloquei no Vitarinha e comprei usado e gostaria de, no futuro, colocar no TK... abc

Andre Sousa
14/08/2010, 21:05
Graaaaaaaaaaande Elver.

O carro ficou excelente cara. Muito bom mesmo. Parabéns!!!!

Andre Sousa
14/08/2010, 21:13
Irmão, quando for mexer no seu diferencial dianteiro (importante). Não deixe de fazer o rebaixamento dele. Basta prolongar os dois fixadores. Com isso, vai preservar suas homocinéticas. Isso é ainda mais aconselhável porque você (assim como eu) tá com as molas do V6. Você deve ter percebido que elas aumentam em 3" a dianteira. A articulação do diferencial está trabalhando no limite, com o rebaixamento do diferencial isso fica atenuado. O kit da CALMINI tem essa peça, o que mostra como é importante pra evitar desgastes.

Abraços.

Elver
14/08/2010, 21:22
.... O kit da CALMINI tem essa peça, o que mostra como é importante pra evitar desgastes....

André,

Esse já entrou na lista de compras! Hoje eu testei o carro em Alphaville e deu para ver bem onde está pegando o pneu, devo acertar o "raspa raspa" essa semana, ai é só esperar o mecanico voltar para fazer o resto... :dance:

@Masigio: Eu não achei zerado para vender ainda, apenas usados... mas não desisti!

@Roger: Bloqueio está na lista sim, mas quero um que seja acionado quando eu quiser, e não automático ;)

Elver
05/09/2010, 18:36
Galera,

Segue o video da trilha que fizemos hoje em três viaturas (todas zukis)

Eu de Tracker e dois samurais
Enjoy

http://www.youtube.com/watch?v=to5gDlHf8l0 (http://www.youtube.com/watch?v=to5gDlHf8l0)

Aqui pra quem falou que Tracker não vai pra trilha :odedo:

Marco-Maga
05/09/2010, 20:37
Galera,

Segue o video da trilha que fizemos hoje em três viaturas (todas zukis)

Eu de Tracker e dois samurais
Enjoy

http://www.youtube.com/watch?v=to5gDlHf8l0 (http://www.youtube.com/watch?v=to5gDlHf8l0)

Aqui pra quem falou que Tracker não vai pra trilha :odedo:

Elver,

:palmas: :palmas: :palmas:... Parabens...

Eu vi o monstrinho nascendo lá no Daniel....:dance:

Parabens pela viatura, agora imagino o quanto a dna patroa ta sofrendo para entrar na viatura.... kkk

Bom feriado!!!

Abs.

Elver
05/09/2010, 20:49
Puz Marcão, quer saber, ela desenvolveu uma técnica sensacional usando o estribo e o "putaquepariu" do teto, agora ela já ta ninja para subir no carro, posso levantar mais!

Essa semana o monstrinho vai para o Daniel, preciso ajustar umas coisinhas, hoje deu para ver que a porteção do carter está fazendo o trampo de uma pá de trator e estou ouvindo uns estalos que possivelmente são da rodalivre automática ... enfim... coisas que vem com o uso mesmo ;)

bandlouco
06/09/2010, 20:17
velhao , meus parabens, vc matou a curiosidade de mta gnt transformando esse seu Tracker num "Monstrinho" . Tava vendo teu video aki e tu kause matou o zequinha:mrgreen: ahuauhhuuhaaa, abraçao

Elver
12/09/2010, 23:50
Segue outro video do bichinho em ação, agora na Xiboca e alguns lugares que não sei definir, hehe

http://www.youtube.com/watch?v=spQnqGTIsj4

Elver
28/09/2010, 07:38
Outro video das trilhas no Riacho Grande... definitivamente preciso de bloqueio ...

http://www.youtube.com/watch?v=a4a6KRagmSQ

Elver
08/11/2010, 01:32
Voltando a fazer trilhas depois de 1 mês de molho ... a trabalho :(

http://www.youtube.com/watch?v=yN_s35UO0Ms

Elver
15/11/2010, 00:53
Trilha da Pamonha - Novembro 2010
http://www.youtube.com/watch?v=Ass2zfdDztM

pmarc
16/11/2010, 12:26
Pô Elver,

valtou ver o Prudêncio vencendo os obstáculos... assim neguinho não acredita que Tracker é JIPE!

Elver
16/11/2010, 15:53
Bicho, tô sem zequinha faz duas trilhas, meu cunhado começou a trampar de sábado e abandonou o posto de zequinha/fotografo oficial.

É foda, você da treinamento de zequinha, paga cerveja, 13º salário em churrasco, férias remuneradas e o cara te abandona por causa de trabalho ... é triste.

Tenho poucas imagens do meu carro mas as que eu tenho são válidas, eu estava lá, passei onde passaram todos os carros !!! :)

pmarc
16/11/2010, 17:58
Tenho poucas imagens do meu carro mas as que eu tenho são válidas, eu estava lá, passei onde passaram todos os carros !!! :)

Eu também tenho um Tracker, já sei do potencial do carro. Em março acaba minha garantia e aí o bicho entra no estaleiro =]

Tua "receita" será a minha inspiração.

É que tem gente que não acredita em Tracker.

O X não tem uma redução mais forte pra Tracker?

Elver
16/11/2010, 18:50
Cara ... não precisei de nada mais reduzido até agora, o bicho vira um monstro com a XC 3.2.

Mas acho que ele está desenvolvendo alguma coisa para reduzir a 4x2 e a 4x4 H, dessa maneira a 4x4L ficaria mais reduzida também ...

O X não tem uma redução mais forte pra Tracker?

Elver
21/11/2010, 22:41
Confraternização no Puma em Atibaia - 20/11/2010
http://www.youtube.com/watch?v=2DT9cLfpWzI&feature=player_embedded

Mauro B
02/01/2011, 21:52
Confraternização no Puma em Atibaia - 20/11/2010
http://www.youtube.com/watch?v=2DT9cLfpWzI&feature=player_embedded

Elver

Muito bom. Fiquei até orgulhoso só pela possibilidade de preparar o carro com a mesma fórmula. Quanto tempo vc levou para completar a preparação? E o custo final?

Elver
02/01/2011, 23:39
Obrigado!

Então cara, até o momento, entre erros e acertos, devem ter ido uns 12-13k de investimento na preparação, incluindo absolutamente tudo que você ve no carro no último video :mrgreen:.

Nas duas primeiras semanas de janeiro o carro vai pro estaleiro para colocar o snorkel, diferencial dianteiro de ferro e outras coisas. O bloqueio ainda estou pesquisando, mas deve entrar até março.

O custo total de preparação deve ficar em torno de 20 mil reais, incluindo os acessórios que estou mandando instalar agora e os bloqueios que estão em cotação ainda e te digo que valeu cada centavo.

Poderia ter economizado um pouco se não tivesse errado algumas escolhas, certamente se alguém for pegar minha receita atual e seguir interia vai gastar menos que isso, mas foi parte do meu aprendizado :concordo:

O único item que eu consegui economizar muito foi no guincho, pois comprei usado, mas não era guincho de trilha, era de uso industrial, e o bichinho foi todo revisado e está zerado :lol:.

[]'s

Elver

Elver

Muito bom. Fiquei até orgulhoso só pela possibilidade de preparar o carro com a mesma fórmula. Quanto tempo vc levou para completar a preparação? E o custo final?

Elver
06/02/2011, 21:18
Voltando a ativa depois de mais de um mês de molho.
Agora com o diferencial dianteiro de ferro (completo) e o snorkel.

Trilha do Óleoduto em Paranapiacaba - Trilha com as Patroas

http://www.youtube.com/watch?v=1v9jRZmDv_Y

Nava
07/02/2011, 16:32
Como sempre show de videos...hehehe
Elver, nao esqueci do seu kit wireless nao...o meu protoipo funcionou só metade e nao consegui parar para prosseguir o projeto. Ele só enrola e nao solta cabo, ok?
Mostrei o kit pro Drummond...

Elver
07/02/2011, 22:54
Relaxa, ele me falou do problema que deu... é que eu gosto de encher o saco mesmo :mrgreen::odedo::mrgreen:

[]'s!

Como sempre show de videos...hehehe
Elver, nao esqueci do seu kit wireless nao...o meu protoipo funcionou só metade e nao consegui parar para prosseguir o projeto. Ele só enrola e nao solta cabo, ok?
Mostrei o kit pro Drummond...

Andre Sousa
08/02/2011, 20:48
Grande Elver

Show de bola as filmagens. Teu Tracker tá muito bem preparado.

Abraços.

Elver
08/03/2011, 13:47
Colocando o bichinho no barro denovo: Trilha da Pamonha 07/03/2011.
http://www.youtube.com/watch?v=hWOhGq46FCE

Eduardo Alemão
08/03/2011, 14:27
Não entendi, a Tracker só passou rebocada todo tempo?

Elver
08/03/2011, 15:45
Nada disso, so fui rebocado/puxado pelo guincho onde todos tambem foram. E tambem em lugares que não tinha como passar direto sem bloqueio....

Nos demais lugares que passamos direto não paramos os carros para fotografar/ filmar, atolei/ travei nos mesmos lugares que os monstrinhos blocados, so na subida do Petisco que eles foram direto por conta do bloqueio.... Mas o meu jah esta a caminho, hehehe

Resumindo: Eu e a Band sofremos mais porque não tinhamos bloqueio, mas sofremos só em 2 lugares, que era necessário bloqueio para passar de primeira, no geral, todos "sofreram" igual :)

Não entendi, a Tracker só passou rebocada todo tempo?

Marco-Maga
08/03/2011, 18:30
Colocando o bichinho no barro denovo: Trilha da Pamonha 07/03/2011.
http://www.youtube.com/watch?v=hWOhGq46FCE

Elver,

Parabens pela trilha e pelo video, ta ficando profissional nos dois quesitos...kkk:concordo:

Giovanni Morano
13/03/2011, 09:04
Elver! Muito massa cara...Tracão Prudencio danado d+! Fiquei orgulhoso!

Elver
13/03/2011, 11:40
Obrigado pelo elogio, eu acho legal o pessoal ver que GV/Tracker pode ir para a trilha SIM. Tem muita gente que quando encontra comigo ainda pergunta: ele tem reduzida??? :parede::mrgreen:

GV/Tracker é meio que um "mistério" para muita gente... principalmente a galera das antigas, mas aos poucos eles vão vendo que o bichinho é valente!

[]'s

Elver! Muito massa cara...Tracão Prudencio danado d+! Fiquei orgulhoso!

R1C4rdo
13/03/2011, 17:08
Obrigado pelo elogio, eu acho legal o pessoal ver que GV/Tracker pode ir para a trilha SIM. Tem muita gente que quando encontra comigo ainda pergunta: ele tem reduzida??? :parede::mrgreen:

GV/Tracker é meio que um "mistério" para muita gente... principalmente a galera das antigas, mas aos poucos eles vão vendo que o bichinho é valente!

[]'s

...mas Elver...tem reduzida???:twisted::odedo:

Marco-Maga
13/03/2011, 19:38
...mas Elver...tem reduzida???:twisted::odedo:

X2, vc não repondeu Elver..

:pensativo: Tem reduzida :?: :?:

Elver
14/03/2011, 13:21
Vc quer saber antes ou depois do XC 3.2? :twisted::twisted::twisted::twisted:

X2, vc não repondeu Elver..

:pensativo: Tem reduzida :?: :?:

Marco-Maga
15/03/2011, 01:14
Vc quer saber antes ou depois do XC 3.2? :twisted::twisted::twisted::twisted:

:odedo: :odedo: :odedo:

Tá podendo!!!!! :palmas:

É isso ae, acho que pra vc só falta o bloqueio né? :pensativo:

kkkkkkkkkk..........

Elver
15/03/2011, 10:44
Exatamente Marco, depois do diferencial de ferro e do snorkel (colocados em janeiro desse ano), o bloqueio é o próximo da lista: 200% ARB (dianteiro e traseiro), vai doer no bolso, mas a performance é espetacular, e ainda fico com o carro "livre" para rodar no asfalto sem forçar o conjunto.

E eu já deixei outro desafio na cabeça do Daniel para ele já ir pensando como fazer: Tracker com pneus 35". Mas isso só depois que eu comprar meu FIT de rua :twisted:.

:odedo: :odedo: :odedo:

Tá podendo!!!!! :palmas:

É isso ae, acho que pra vc só falta o bloqueio né? :pensativo:

kkkkkkkkkk..........

Kaio Pecly
15/03/2011, 11:24
E eu já deixei outro desafio na cabeça do Daniel para ele já ir pensando como fazer: Tracker com pneus 35". Mas isso só depois que eu comprar meu FIT de rua :twisted:.

TRACKER COM 35" ??!!!
Esse eu vou acompanhar.

Marco-Maga
15/03/2011, 12:04
Exatamente Marco, depois do diferencial de ferro e do snorkel (colocados em janeiro desse ano), o bloqueio é o próximo da lista: 200% ARB (dianteiro e traseiro), vai doer no bolso, mas a performance é espetacular, e ainda fico com o carro "livre" para rodar no asfalto sem forçar o conjunto.

Elver,

Vai ficar show, 200% bloqueado...:shock:

Agora colocar pneus 35" num vai forçar muito o conjunto? :pensativo:

Elver
15/03/2011, 18:24
Isso que está na minha cabeça.... em estudo, em estudo... e se for para partir para isso, certamente vai ser substituído todo o conjunto atual por um que suporte o tranco dos 35. Eu vi umas fotos em um forum argentino, se não me engano, de um GV com 35" ... essas merdas dão cada idéia :twisted:

Elver,

Vai ficar show, 200% bloqueado...:shock:

Agora colocar pneus 35" num vai forçar muito o conjunto? :pensativo:

Marco-Maga
15/03/2011, 23:53
Isso que está na minha cabeça.... em estudo, em estudo... e se for para partir para isso, certamente vai ser substituído todo o conjunto atual por um que suporte o tranco dos 35. Eu vi umas fotos em um forum argentino, se não me engano, de um GV com 35" ... essas merdas dão cada idéia :twisted:

Hummmmmmmmmm............:pensativo:

Será que vc não terá que trocar até os eixos??

Elver
16/03/2011, 10:19
Para os 35 sim, é certeza, para os 33 acho que não, o conjunto atual aguenta 33. Só precisa abrir um pouco mais as caixas de roda para entrar o pneu e não pegar em nada quando torcer e talvez mexer no motor para o carro não ficar extremamente fraco no 4x2.

Hummmmmmmmmm............:pensativo:

Será que vc não terá que trocar até os eixos??

Marco-Maga
16/03/2011, 12:57
Para os 35 sim, é certeza, para os 33 acho que não, o conjunto atual aguenta 33. Só precisa abrir um pouco mais as caixas de roda para entrar o pneu e não pegar em nada quando torcer e talvez mexer no motor para o carro não ficar extremamente fraco no 4x2.

:shock: Caraca, ai vão mais uns 10.000,00...kkkk

Num é mais barato comprar um troller ? :pensativo:

Elver
16/03/2011, 13:48
Não sei se seria mais barato não, se tivesse começado com o Troller eu já estaria gastando 40k a mais (paguei 50k no Trk zero e o Troller zero custa 90k) Eu não gastei nem 20k de preparação até agora, somando os bloqueios chega perto (19.300 +/-).

Portanto, com toda a preparação até o momento eu não gastei nem 70k no total (carro + preparação), e ainda tá 20k mais barato que o Troller zero sem preparação.

Preparar um Troller também não sai barato, porém ele aguenta mais preparação que o Tracker com menos ajuste: pneus 35 vc coloca com calços simples e o motor aguenta puxar até pneus 38 sem mexer nele. Você consegue melhorar facilmente a potencia do motor com chip, etc, etc. Os eixos aguentam bem o tranco de pneus maiores e com maior tração e por ai vai.

E outra, como comprei o Trk zero, ele vai ficar comigo até cair as rodas, não pretendo vender nunca esse carro, exatamente por isso estou investindo nele e as coisas vem no tempo, não vou enfiar 30k de uma hora pra outra, vou preparando aos poucos, com calma :pipoca::)

:shock: Caraca, ai vão mais uns 10.000,00...kkkk

Num é mais barato comprar um troller ? :pensativo:

pmarc
16/03/2011, 16:10
Portanto, com toda a preparação até o momento eu não gastei nem 70k no total (carro + preparação), e ainda tá 20k mais barato que o Troller zero sem preparação.

Preparar um Troller também não sai barato, porém ele aguenta mais preparação que o Tracker com menos ajuste:

Sim, é uma consideração importante.

Outra coisa que tem que ter mente é o uso pretendido do veículo. Acho que são veículos em categorias diferentes.

A redução e o bloqueio com certeza irão pro meu carro. Mas a intenção é poder ir e voltar de lugares distantes, mesmo em chuva. "Trilha", no sentido usado pelos jipeiros, está fora. Pra isso compraria um samuca ou jimny. Ou Toyota.

E o Tracker ainda tem outros itens de conforto e segurança que o Troller não tem (fibra de vidro pra mim : só em barco ou piscina)

clovis manfron
22/03/2011, 13:11
Ola Elver tenho um GV 2portas 99 levantei a carroceria 2" e a dianteira 1" ficou otimo nas trilhas inclusive em erosões, porem a trazeira só coloquei os amort. da suprema e tá dando fim de curso, queria saber se as molas trazeiras do opala que vc colocou são maiores que as originais e quanto. Até e obrigado!

Elver
22/03/2011, 13:42
Sim, elas são um pouco maiores e são muito mais firmes que as originais. Até hoje não tive problema de fim de curso na traseira, inclusive, os amortecedores traseiros estão zerados, quanto que os dianteiros já estão sentindo fadiga e devo trocar em breve.

Como vc pode ver na foto abaixo da para torcer bastante o carro sem bater o amortecedor.

Ola Elver tenho um GV 2portas 99 levantei a carroceria 2" e a dianteira 1" ficou otimo nas trilhas inclusive em erosões, porem a trazeira só coloquei os amort. da suprema e tá dando fim de curso, queria saber se as molas trazeiras do opala que vc colocou são maiores que as originais e quanto. Até e obrigado!

nicke1000
30/03/2011, 21:21
E aí Elver, as homocinéticas, estão aguentando o tranco dos pneus 31,5"? É sabido que elas são o ponto fraco dos vitarinhas...:pipoca:

Elver
05/04/2011, 13:19
Tenho o carro a 2 anos, desde que tirei da concessionária zero eu comecei a prepará-lo.

Ele ficou realmente pronto pra trilhas mais pesadas em agosto do ano passado e desde então eu tenho enfiado ele em vários "buracos" diferentes....

Até agora não tive nenhum problema com as homocinéticas, e não estou usando o DropKit, eu ia colocar, mas quando eu vi o resultado final da preparação notei que as homocinéticas estavam trabalhando muito próximas do ângulo original, e toda vez que vou para o mecanico fazer a manutenção preventiva elas são analisadas e, até o momento, nenhum problema.

A única peça que precisará trocar em breve são os amortecedores dianteiros, já estão sentido fadiga, isso porque eles são os originais, devo pegar um par da OffShox preparados para o peso do meu carro, mas tirando isso, não tive que trocar mais nada...

E aí Elver, as homocinéticas, estão aguentando o tranco dos pneus 31,5"? É sabido que elas são o ponto fraco dos vitarinhas...:pipoca:

Giovanni Morano
05/04/2011, 14:55
Irmão, quando for mexer no seu diferencial dianteiro (importante). Não deixe de fazer o rebaixamento dele. Basta prolongar os dois fixadores. Com isso, vai preservar suas homocinéticas. Isso é ainda mais aconselhável porque você (assim como eu) tá com as molas do V6. Você deve ter percebido que elas aumentam em 3" a dianteira. A articulação do diferencial está trabalhando no limite, com o rebaixamento do diferencial isso fica atenuado. O kit da CALMINI tem essa peça, o que mostra como é importante pra evitar desgastes.

Abraços.

Galera, dúvida...
Mandei elevar minha viatura em 2", posso andar normal o que isso pode prejudicar no meu carro?

Quando coloquei os pneus 245 70 senti que ficou mais pesadao... i

Elver
05/04/2011, 18:28
Experiência minha, não acho que vá prejudicar não, estou rodando a mais de 2 anos assim, fazendo trilhas, viagens longas, etc.. claro que isso está diretamente ligado a como vc usa o carro, porém essa é a minha opinião, tem gente que vai dizer que precisa, a escolha é sua.

Assim como é possível arregaçar as homocinéticas fazendo trilha da para arregaçar elas só no asfalto...

E realmente, trocando os pneus vc vai sentir ele mais pesado mesmo, não tem como evitar, pois vc aumentou o diâmetro do pneu em 2" (original é 29" essa medida que você colocou é de 31").

Galera, dúvida...
Mandei elevar minha viatura em 2", posso andar normal o que isso pode prejudicar no meu carro?

Elver
06/04/2011, 17:49
Apenas corrigindo, as medidas do Tracker original é 235/60/16 ou, 27", as medidas que vc colocou é 245/70/16, ou 30" (e não 29/31 como eu havia falado antes).

Fiquei com essas medidas na cabeça e depois que eu me liguei que tinha trocado. Eu pensei 29" porque eu tinha colocado os pneus de 29" (235/70/16) depois do lft de 2" e as homocinéticas ficaram exatamente na mesma posição que com os pneus originais sem o lft de 2".

Mas a idéia continua a mesma, estou andando sem o Dropkit e não tive nenhum problema de homocinética até o momento.

jvmuhlen
07/04/2011, 15:42
Galera, dúvida...

Olá, Giovani
Estou na dúvida entre colocar o 215/80 R16 e o 245/70 R16. Ambos têm o mesmo diâmetro externo.
No teu caso, que botou o 245/70 R16, e só tem o lift de 2", raspa alguma coisa?

Giovanni Morano
08/04/2011, 12:08
Olá, Giovani
Estou na dúvida entre colocar o 215/80 R16 e o 245/70 R16. Ambos têm o mesmo diâmetro externo.
No teu caso, que botou o 245/70 R16, e só tem o lift de 2", raspa alguma coisa?

O meu tem Lift 2", com amortecedores originais...so raspa quando faço o giro completo para tras, somente quando engato a ré!

Uma boa dica galera...o mecanico me disse que eu ia gastar muito com BIELETAS! então ele me recomendou um cara que faz umas bieletas reforçadas com borracha de pneus de TRATOR! verifiquei e é sucesso viu, elas são bem mais fortes esteticamente...agora, so o tempo vai me dizer se elas iram durar mesmo!

Elver
08/04/2011, 13:27
Só para complementar, eu estou andando sem a barra estabilizadora (consequentemente sem bieletas) a mais de um ano com 2+2 e pneus 31 ... já peguei estrada com o carro carregado, já peguei serra e pistas beeeeem sinuosas ... sem problemas...

...o mecanico me disse que eu ia gastar muito com BIELETAS! então ele me recomendou um cara que faz umas bieletas reforçadas com borracha de pneus de TRATOR! verifiquei e é sucesso viu, elas são bem mais fortes esteticamente...agora, so o tempo vai me dizer se elas iram durar mesmo!

Alberto.Oliveira
08/04/2011, 14:44
Minha tracker tem lift de 2', com amortecedores offshox e calços em PU. Com os amortecedores originais, pegava no esterço. Até o momento, não percebi pegar em nenhum local com os offshox. Estou usando dropped kit e espaçador de cardã, por conta das diferenças na suspensão. Até agora, nenhum problema, :).
Recomendo o setup!

[]'s

chicok
08/04/2011, 19:18
Uma duvida elver. Tudo bem que vc está andando sem barras estabilizadoras e sem maiores problemas, mas qual a sua velocidade de cruzeiro em estrada? Eu não consigo ficar andando a 100km/h em rodovia boa. Com a tracker nao passo muito por causa da RPM, mas costumo andar a 120, até 140 puxando um pouco de vez em quando.
Gosto de jipe, não de esportivo, mas também não quero engatinhar no asfalto. Também tem a cidade, onde ando bem de boa, mas sempro pode surgir um animal, uma criança ou alguem te dar uma fechada. Nessas horas, a barra pode fazer falta?

Outra dúvida, dá pra ganhar algum curso de suspensão só tirando a barra? É o que mais sinto falta na tracker. Se colocar uma roda dianteira 40cm acima das outras a traseira do mesmo lado fica no ar.

Elver
08/04/2011, 19:35
Opa, tudo firmeza? Então, respondendo:

1. Ando a 100KM/h (por conta dos pneus apenas, as vezes esqueco e vejo que estou a 110 no GPS...) O carro fica bem firme. Da para andar a 120km/h com segurança sim, mas recomendo manter uma máxima de 110, por se tratar de um jipe e por conta do consumo que aumenta mto andanto com o Trk a 120.

2. A barra dianteira não faz falta em ter que virar de uma vez, porém, depende da velocidade, imagina que você está a 90Km/h na marginal e aparece uma capivara na sua frente, do nada ... se vc virar de uma vez vc capota o carro, isso acontece com qualquer carro.... Eu não fiquei "testando" o meu até capotar, mas garanto que para o uso do dia a dia, não tem nenhum problema andar sem, vale lembrar que além do Lift de 2" eu estou com BL de 2" na carroceria, que deixa o carro bem menos "estável" por assim dizer...

3. Sim, tirando a barra sua suspensão dianteira vai dar mais curso, vc ... da uma olhada em como o curso da minha suspensão dianteira aumentou, no último video que eu postei tem uma parte que eu estou subindo uma erosão com o guincho, da para ver onde vai parar a roda dianteira sem a barra :). Curso na traseira você só vai ganhar com molas/amortecedores adequados. Ai depende da preparação que vc quer ter... é um conjunto, não da para preparar só metade do carro, tem q ser inteiro senão o resultado final não fica legal.

Uma duvida elver. Tudo bem que vc está andando sem barras estabilizadoras e sem maiores problemas, mas qual a sua velocidade de cruzeiro em estrada? Eu não consigo ficar andando a 100km/h em rodovia boa. Com a tracker nao passo muito por causa da RPM, mas costumo andar a 120, até 140 puxando um pouco de vez em quando.
Gosto de jipe, não de esportivo, mas também não quero engatinhar no asfalto. Também tem a cidade, onde ando bem de boa, mas sempro pode surgir um animal, uma criança ou alguem te dar uma fechada. Nessas horas, a barra pode fazer falta?

Outra dúvida, dá pra ganhar algum curso de suspensão só tirando a barra? É o que mais sinto falta na tracker. Se colocar uma roda dianteira 40cm acima das outras a traseira do mesmo lado fica no ar.

Giovanni Morano
10/04/2011, 13:32
Só para complementar, eu estou andando sem a barra estabilizadora (consequentemente sem bieletas) a mais de um ano com 2+2 e pneus 31 ... já peguei estrada com o carro carregado, já peguei serra e pistas beeeeem sinuosas ... sem problemas...

Eita mam!!! sabia dessa não...pode mesmo?

Elver
10/04/2011, 16:01
Sim, se você não for igual uns caras que tem por ai que confunde jipe com Kart, pode sim que vai tranquilo.

Eu tirei porque não tava mais aguentando, toda trilha, sem brincadeira, as duas bieltas iam pro vinagre, cansei de ficar trocando e fazendo soluções caseiras, arranquei a barra e não tive mais problemas. Você tem que aprender os novos limites do carro, mas se for para andar na velocidade permitida nas pistas, vai tranquilo.

Eita mam!!! sabia dessa não...pode mesmo?

Giovanni Morano
10/04/2011, 16:33
Sim, se você não for igual uns caras que tem por ai que confunde jipe com Kart, pode sim que vai tranquilo.

Eu tirei porque não tava mais aguentando, toda trilha, sem brincadeira, as duas bieltas iam pro vinagre, cansei de ficar trocando e fazendo soluções caseiras, arranquei a barra e não tive mais problemas. Você tem que aprender os novos limites do carro, mas se for para andar na velocidade permitida nas pistas, vai tranquilo.

Boa Elver... Mas vou esperar quebrar as minhas... hehe!:dance:
Tbm ja gastei muito com Bieletas!

chicok
10/04/2011, 18:12
Valeu Elver.
Realmente, eu sou um que gostaria de usar o jipe como um kart quando to no asfalto, mas aí não dou conta de pagar o combustível. heheheh

Bom saber que a dianteira ganha curso tirando a barra. Infelizmente onde mais falta curso é na traseira, mas já é vantagem.

Como vou ter de esperar a hora de trocar os amortecedores para fazer lift, talvez possa me beneficiar desse pequeno ganho de curso por enquanto, ultimamente só tenho enroscado com 2 rodar no ar.

Marco-Maga
10/04/2011, 22:22
Boa Elver... Mas vou esperar quebrar as minhas... hehe!:dance:
Tbm ja gastei muito com Bieletas!

Giovanni,

Da minha tb tirei a barra estabilizadora..:concordo:

Giovanni Morano
11/04/2011, 18:28
Giovanni,

Da minha tb tirei a barra estabilizadora..:concordo:

Eita mam! eu estou é por fora! Num prejudica a caixa de direção não!?:putz:

Marco-Maga
11/04/2011, 20:34
Eita mam! eu estou é por fora! Num prejudica a caixa de direção não!?:putz:

Giovanni,

Não, não prejudica...:concordo:

Giovanni Morano
12/04/2011, 08:22
Vou mandar arrancar!:twisted:

Mauro B
12/04/2011, 11:34
Giovanni,

Não, não prejudica...:concordo:

Acho que também não, mas não custa perguntar. Afeta o alinhamento?

Elver
12/04/2011, 13:48
Alinhamento, caster, etc, etc, etc ... não afeta absolutamente nada.

Como já disse, rodo com meu carro a 100km/h sem tremedeiras ou tendência a puxar para algum lado... está tudo zerado ... isso com pneus 31 cravudos...

Alfredo Stavale
05/05/2011, 16:22
YouTube - heidi cooper moab rusty nail trail (http://youtu.be/8t0uijPNV5E)

Pra nadar com 35" é isso ai. Eixos de Troller ou bandeirantes nos dois eixos vai de boa!

R1C4rdo
05/05/2011, 22:46

Amigos,
Encontrei uma pequena reportagem sobre barras estabilizadoras. É simples, mas acho que ajuda aqui na discussão.
Best Cars Web Site - Consultrio Tcnico (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/estab.htm)

Abraços!

Beto Minguete
06/05/2011, 07:26
desculpe

alguem sabe onde posso conseguir relogio e termometro interno e externo para tracker

gustavopereiradacosta
06/05/2011, 12:03
Alinhamento, caster, etc, etc, etc ... não afeta absolutamente nada.

Como já disse, rodo com meu carro a 100km/h sem tremedeiras ou tendência a puxar para algum lado... está tudo zerado ... isso com pneus 31 cravudos...

As minhas estouraram logo na 3ª trilha ... e ainda tá estourada! hehe .. semana que vem encosto no mecânico pra tirar logo e resolver algumas outras "picuinhas".

Já botei 100 km/h tbm e não notei nada de diferente ...

Abs,

Elver
20/05/2011, 11:41
Colocando o carro no barro denovo com novos equipamentos:
1. Bloqueio Lock-Right traseiro
2. Freios a Disco nas 4 rodas
3. Sistema de seleção de distribuição de freios (80/20 até 50/50) frente/traseiro

Trilha do Entra e Sai em Embu:

YouTube - ‪Trilha do Entra e Sai - Maio 2011‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=smKd8PWyxDk)

Elver
20/05/2011, 15:29
Deu problema no link do YouTube, vou subir o video novamente e ver se da certo ...

Elver
20/05/2011, 23:11
Agora sim: YouTube - ‪Trilha do Entra e Sai - Maio 2011‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=netjqaeiwys)

gustavopereiradacosta
22/05/2011, 21:48
Agora sim: YouTube - ‪Trilha do Entra e Sai - Maio 2011‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=netjqaeiwys)

show !! parabéns .. e mandou bem na edição do vídeo .. esse teu Tracker é mto lindo, e anda mto bem nas trilhas >> me inspiro um pouco nele pra dar uns ups no meu GV.

Abs,

Elver
23/05/2011, 13:49
Valeu pelos elogios!
E inspiração é tudo, o meu foi inspirado no do André (Tracker 2007 para trilhas, tem tópico) e fui um pouquinho além, quem sabe o próximo da fila não vai um pouco além também e monta um mais valente ainda :)

[]'s

Elver

R1C4rdo
24/05/2011, 20:55

Bem loko esse vídeo hein!
Mais loko ainda a viatura. Parabéns!
Dá pra ver que a mecânica do carro é bom mesmo.
Abraço!

gustavopereiradacosta
26/05/2011, 22:47
Valeu pelos elogios!
E inspiração é tudo, o meu foi inspirado no do André (Tracker 2007 para trilhas, tem tópico) e fui um pouquinho além, quem sabe o próximo da fila não vai um pouco além também e monta um mais valente ainda :)

[]'s

Elver

Não garanto pois é o 1º 4x4, mas sempre bate aquela emoção! ... vamos devagar ... qlqr hora te mando uma mp, pois daqui uns 2 meses começo dar os ups pra trilha .. por eqto o investimento foi em anti-furtos e umas detalhes da mecânica decorrentes da antiga dona ...

2 meses c/ o carro ainda, mas já não tenho pena .. não vejo a hora de arrancar os para-choques e começar a cortar os plásticos .. hehe

Abs,

TMorais
03/06/2011, 21:25
Pessoal,

Onde encontro diferencial dianteiro completo de ferro para o Tracker ?

betooliveira
03/06/2011, 22:55
TMorais,

Tem anuncio da carcaça de ferro no site Suzuki Offroad Brasil - SOB - Início (http://www.suzukioffroad.com.br).

Acredito que o "miolo" seja o mesmo.

sds.

Beto Oliveira

TMorais
04/06/2011, 19:35
fala Beto,

Eu vi no site.. mas não vem com a carcaça (panela e fucinho) em aço nao? Mandei uma msg para saber...

Valeu! Alguem tem mais dicas? Elver?:semideia

Giovanni Morano
04/06/2011, 22:03
Bem loko esse vídeo hein!
Mais loko ainda a viatura. Parabéns!
Dá pra ver que a mecânica do carro é bom mesmo.
Abraço!

Elver no minuto 4:07, o teu TRAcker, tacou o papo na terra firme... que pancada viu! machucou alguma coisa! Tive ums batida parecida e furei meu radiador!... mas me lembro que na epoca ele era baixinho sem nehuma modify!
É interessante analisar a preparação do seu suv!

Elver
05/06/2011, 16:31
Não foi na terra não, foi na poça de lama que tinha lá, tanto que se vc ver na sequencia a proteção do carter está toda pintada de marrom, como na descida ela bateu "chapada de frente" na lama ela fez esse barulho :).

Essas proteções da RC são fortes, já dei cada porrada nelas e estão lá. Confesso que depois do último Pinheirinho (feito no domingo, logo depois dessa trilha do Entra e Sai) ela voltou bem torta, mas tão lá, firme e fortes!

Btw, com o BL e com a troca do parachoques eu tive que refazer a furação da proteção e entortar a frente dela para cima, senão iria ficar como uma pá de escavadeira (foto anexa, estava com o BL e o parachoque, mas a proteção ainda não tinha sido entortada para dentro do parachoque).

[]'s

Elver no minuto 4:07, o teu TRAcker, tacou o papo na terra firme... que pancada viu! machucou alguma coisa! Tive ums batida parecida e furei meu radiador!... mas me lembro que na epoca ele era baixinho sem nehuma modify!
É interessante analisar a preparação do seu suv!

Elver
05/06/2011, 16:33
O meu eu comprei com o Fabil aqui do Fórum.
[]'s

Elver

fala Beto,

Eu vi no site.. mas não vem com a carcaça (panela e fucinho) em aço nao? Mandei uma msg para saber...

Valeu! Alguem tem mais dicas? Elver?:semideia

betooliveira
05/06/2011, 17:27
Elver,

Parabéns pela sua viatura. Ela está chic demais.

Tenho um Tracker que, a princípio queria fazer um up-grade mais pesado, como o seu. Porém comprei um Troller e desisti do investimento na Tracker. Apenas fiz o básico, kit 2" e protetores RC, amortecedores suprema, pneus 265-70 MUD.

Pensei até em vendê-la, mais a patroa não permitiu.

Um belo carro.

sds.

Beto Oliveira

TMorais
06/06/2011, 20:51
O meu eu comprei com o Fabil aqui do Fórum.
[]'s

Elver

Valeu Elver,

Ele está em falta. Qual seu e-mail ? vc pode enviar via MP?

TMorais
07/06/2011, 20:52
retirar post. erro

Mozer
18/06/2011, 11:03
Olá Elver,

Fiquei curioso com esse seu sistema que divide a frenagem entre dianteira e traseira. Como funciona isso?

Elver
19/06/2011, 21:43
Foi instalado um sistema com uma alavanca no console central que eu regulo a distribuição da força de frenagem, de 80/20 (D/T utilização normal) até 50/50 (D/T) que uso em trilhas. Essa ideia veio quando troquei o sistema de freios traseiros originais (a tambor) por disco, ai meu mecânico veio com esse "acessório".

Posso te dizer que na trilha o freio virou outro, ficou muito bom, e no asfalto não mudou nada, mas não sei te dizer como funciona esse mecanismo :(

Vou ver se tiro umas fotos internas do carro para mostrar.

Olá Elver,

Fiquei curioso com esse seu sistema que divide a frenagem entre dianteira e traseira. Como funciona isso?

clovis manfron
21/06/2011, 10:26
Ola Prudencio, na trazeira voce usou as molas do opala dianteira ou trazeira, pois coloquei os amortecedores do omega e da muito final de curso.

Elver
21/06/2011, 17:07
São as molas dianteiras do opala. Porém na preparação original (Lift 2") eu não tinha trocado as molas ainda, estava com as molas originais+calços de suspensão que vem com o kit e não dava fim de curso não.... Troquei as molas só quando troquei o pneu e coloquei calço na carroceria.

Ola Prudencio, na trazeira voce usou as molas do opala dianteira ou trazeira, pois coloquei os amortecedores do omega e da muito final de curso.

Giovanni Morano
26/06/2011, 23:08
Elver... estou com um problema serio com balanceamento! quando passo de 80 tremi tudo...direção principal! da uma dica ai! e queria te perguntar se teve algum problema parecido! quando colocou LIFT! pois o meu tbm tem LIFT 2 e Pneus maiores!:pipoca:

Elver
27/06/2011, 14:00
Giovanni,

Só para esclarecer uma coisa: LIFT não afeta o Balanceamento.

Se seus pneus estão balanceados, não importa o lift, a tremedeira não serão nos pneus. O que pode ter acontecido é algum problema na montagem do lift e ter ficado alguma folga, que, em alta velocidade, fica mais evidente.

Uma coisa comum que pode acontecer é na montagem da suspensão dianteira com os calços fique alguma coisa solta, principalmente se feito por algum mecanico que não tem experiência na montagem do kit. Isso porque tem prologador de amorcedor para instalar e também porque tem que desgastar um pouco as casas dos parafusos para acertar a cambagem, não é nada complexo, mas tem que ser feito com atenção e cuidado.

Recomendo que, por segurança, você não ande com o carro acima de 50km/h até descobrir se está tudo montado direito e tudo muito bem preso, pois dependendo do que está solto você corre o risco de perder a direção do carro.

Para fazer um teste e ver se tem alguma coisa solta, ande até uns 30km/h e pise forte no freio, preste atenção se você ouve algum estalo ou batida seca, isso pode auxiliar a identificar a origem do problema.

Att,

Elver... estou com um problema serio com balanceamento! quando passo de 80 tremi tudo...direção principal! da uma dica ai! e queria te perguntar se teve algum problema parecido! quando colocou LIFT! pois o meu tbm tem LIFT 2 e Pneus maiores!:pipoca:

Giovanni Morano
27/06/2011, 22:38
Giovanni,

Só para esclarecer uma coisa: LIFT não afeta o Balanceamento.

Se seus pneus estão balanceados, não importa o lift, a tremedeira não serão nos pneus. O que pode ter acontecido é algum problema na montagem do lift e ter ficado alguma folga, que, em alta velocidade, fica mais evidente.

Uma coisa comum que pode acontecer é na montagem da suspensão dianteira com os calços fique alguma coisa solta, principalmente se feito por algum mecanico que não tem experiência na montagem do kit. Isso porque tem prologador de amorcedor para instalar e também porque tem que desgastar um pouco as casas dos parafusos para acertar a cambagem, não é nada complexo, mas tem que ser feito com atenção e cuidado.

Recomendo que, por segurança, você não ande com o carro acima de 50km/h até descobrir se está tudo montado direito e tudo muito bem preso, pois dependendo do que está solto você corre o risco de perder a direção do carro.

Para fazer um teste e ver se tem alguma coisa solta, ande até uns 30km/h e pise forte no freio, preste atenção se você ouve algum estalo ou batida seca, isso pode auxiliar a identificar a origem do problema.

Att,

Obrigado Elver, vou verificar sim!
Essa semana vou retirar o Lift e observar! depois peço ao rapaz para prestar muita atenção nisso!

andrepeixoto
30/06/2011, 20:03
Betooliveira,

Amigo, você tem alguma foto do seu tracker que possa disponibilizar pra gente? (pra mim na verdade)

Encomendei hoje um jogo de MUD BF (235/70) e estou no aguardo do kit de suspensão.

Queria ver a sua como ficou se, for possível.

Abs,

Peixoto

Giovanni Morano
01/07/2011, 13:49
Mas atras tem!

Betooliveira,

Amigo, você tem alguma foto do seu tracker que possa disponibilizar pra gente? (pra mim na verdade)

Encomendei hoje um jogo de MUD BF (235/70) e estou no aguardo do kit de suspensão.

Abs,

Peixoto

betooliveira
03/07/2011, 17:53
Betooliveira,

Abs,

Peixoto

André,

Vou providenciar algumas fotos do Tracker e posto aqui.

abraços.

Beto Oliveira

Elver
21/10/2011, 23:07
Apendas dando uma atualizada no Tópico, fazia tempo que eu não colocava os videos:
A única alteração desde então foi uma funilaria no paralama dianteiro, cortando a parte de baixo dele e dando acabamento para não pegar mais o pneu.

Testando o carro na trilha do Pinheirinho em SP - Testando redução, bloqueio e jogo de pneus novos
Subida de Pedra - Pinheirinho - Cantareira - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=jtIqcvECmnY)

Trilha da Pamonha - Outubro 2011
Trilha da Pamonha - Outubro 2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Dm_9zL4wrHk)

Giovanni Morano
25/10/2011, 09:06
Amortecedores e molas de preparação para elevar a tracker, sem elevar serve?

facca
25/10/2011, 22:14
Muito bons seus videos!

Cara, perguntas de quem comprou um GV 3P faz 2 meses:

1-Como esta a pintura do seu carro? Eu não ligo nao, me preocupo com a ferrugem dos ralados mais profundos.

2- Nos trechos com agua, entra?

Abraços

Elver
26/10/2011, 07:17
1-Como esta a pintura do seu carro? Eu não ligo nao, me preocupo com a ferrugem dos ralados mais profundos.

Está com alguns arranhões leves, os mais fundos estão nas proteções plásticas, mas não tem jeito não, o mato sempre faz um "carinho" no carro por onde vc passa...

2- Nos trechos com agua, entra?

Depois que coloquei o snorkel já cheguei a atravessar pontos com água na altura do capô. Atravessar atravessa tranquilamente (com snorkel) o que não pode é ficar parado em lugares fundos, ai pode dar merda.

[]'s

Elver
26/10/2011, 07:19
Não. O carro vai ficar mto duro sem necessidade, vc vai levantar o carro cerca de 1" +/- mas ele vai ficar um tijolo para dirigir.
O conjunto tem que ser completo, assim as molas/amortecedores trabalham no curso certo, nem mais e nem menos.

As molas dianteiras (do V6) também só são recomendadas quando se faz a alteração que eu fiz, colocando parachoque de ferro+guincho, ela ajuda a compensar o peso ganho pelo conjunto, mantendo a frente do carro firme e na altura certa.

Amortecedores e molas de preparação para elevar a tracker, sem elevar serve?

Giovanni Morano
26/10/2011, 19:28
Quer dizer que se colocar na tracker, amortecedores da suprema e molas de opala, sem calços, ele fica duro?

gustavopereiradacosta
26/10/2011, 20:18
Irado o vídeo hein Elver ... sempre bem editado e rock'n'roll pesado .. experimenta usar uns Motorhead nas próximas . haha .. to viciado depois de ver os caras no Rock in Rio (pela Sky né ..) hehe

Está com alguns arranhões leves, os mais fundos estão nas proteções plásticas, mas não tem jeito não, o mato sempre faz um "carinho" no carro por onde vc passa...

Depois que coloquei o snorkel já cheguei a atravessar pontos com água na altura do capô. Atravessar atravessa tranquilamente (com snorkel) o que não pode é ficar parado em lugares fundos, ai pode dar merda.

[]'s

Sobre entrar água tenho um problema que quando entra, o jipe fica umas 2 semanas cheirando a cachorro molhado ...

Estou pra retirar aquela manta que vai embaixo do carpê .. acho que vai amenizar o cheiro e evitar que a água fique muito tempo por ali ... podendo enferrujar logo ..

Tento evitar, pois tem toda fiação de som, parte elétrica, etc ... aí pode complicar ..

Elver
27/10/2011, 08:18
Valeu pelo elogio, vou procurar uns sons do Motorhead para o próximo video :)

Sobre o esquema da água, como eu disse, o problema é ficar parado dentro da água. Enquanto você está andando a vedação e as borrachas das portas seguram tranquilo, se ficar parado elas não aguentam.
Eu fiz um esquema tupiniquim para melhorar essa vedação e funcionou bem até agora, eu coloquei silicone industrial nas borrachas da porta, retirnei as borras, limpei bem os encaixes, enchi de silicone e recoloquei as borrachas, fiz isso até a altura do vidro das portas.

Até agora está OK, só entra água dentro do carro se eu ficar um tempo parado no meio do atoleiro. Se quiser, faz uma experiência dessas com uma das portas :)

Irado o vídeo hein Elver ... sempre bem editado e rock'n'roll pesado .. experimenta usar uns Motorhead nas próximas . haha .. to viciado depois de ver os caras no Rock in Rio (pela Sky né ..) hehe

Sobre entrar água tenho um problema que quando entra, o jipe fica umas 2 semanas cheirando a cachorro molhado ...

Estou pra retirar aquela manta que vai embaixo do carpê .. acho que vai amenizar o cheiro e evitar que a água fique muito tempo por ali ... podendo enferrujar logo ..

Tento evitar, pois tem toda fiação de som, parte elétrica, etc ... aí pode complicar ..

TMorais
07/11/2011, 22:30
Amigos,

Segue um vídeo ref. ao aniversário do Clube do Tracker Out/2011:
Não é o tópico correto..
Aproveito para saber se locais como esse do vídeo a XCrawler 3.2 vai bem. Com areia temos que pegar embalo para subir em alguns locais e não sei como a XC mais reduzido tem de velocidade.:semideia

ANIVERSÁRIO DO CLUBE DO TRACKER 2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=aPkBaQfozIs&feature=player_embedded)

Giovanni Morano
10/11/2011, 09:52
Gostei da Trilha sonora...

Elisson
10/11/2011, 11:49
Show o video e a trilha sonora²!!!! Só faltou passarem por um alagado pra ficar 1000%.

Elver
10/11/2011, 15:28
Parabéns pela edição do video e pelo som, mto bom mesmo :)

Sobre o XC, eu não recomendo para dunas não ... isso porque para andar nesse terreno vc precisa de velocidade, e a XC 3.2 vai deixar seu carro beeeem reduzido. Em termos comparativos, eu consigo chegar no máximo a 25-28km/h no GPS em quinta marcha ...

XC é para onde exige força: erosões pesadas, subidas íngrimes em terreno acidentado, pedras, lamaçais, etc. Velocidade não é com ele não...

...
Aproveito para saber se locais como esse do vídeo a XCrawler 3.2 vai bem. Com areia temos que pegar embalo para subir em alguns locais e não sei como a XC mais reduzido tem de velocidade.

LFC
29/11/2011, 14:33
Prezado Elver,
Quando vc levantou a carroceria, vc alterou algo na caixa de direção? Teve que modificar alavancas, mangueiras do tanque, mangotes de freio, chicotes elétricos e outras coisas? Apareceu um GV 5 portas AUTO aqui e eu fiquei meio tentado, mas para fazer as trilhas que costumo fazer com o Vitara no GV, acho que só levantando a suspensão em 2 pol e pneus de 29 pol não vai ficar legal. Já li muito sobre esses lifts, mas quase não há nada sobre levantamento da carroceria. Vc teria tb alguma foto do que vc fez nas bandejas dianteiras?
Desde já agradeço pela atenção.
Abs,
LFC

Elver
29/11/2011, 14:49
Para fazer o Bodylift bem feito tem que prologar tudo que você citou. Senão tudo acaba trabalhando no limite e fica arriscado escapar alguma coisa ou quebrar os plugs das fiações e etc.

Eu não tenho detalhes específicos do processo porque ficou tudo a cargo do preparador (Daniel Simon aqui de São Paulo), acredito que maiores detalhes você encontra no tópico do Andre (Tracker 2007 para Trilhas), lá o Andre descreveu paraticamente passo a passo tudo que foi feito para chegar no resultado dele que, é bem parecido com o meu.

A alteração feita nas bandejas foi para colocar o pneu maior e mais largo (255/70/16 recapados, quase 32") sem pegar em nada (absolutamente nada). Posso torcer o carro para qualquer direção e em qualquer ângulo que os pneus não raspam em lugar nenhum.

Essa alteração na furação da bandeja, segundo meu mecanico, não seria 100% necessária, pois quando chegaram os pneus na oficina ele achou que seria necessário reposicionar as bandejas e depois de tudo montado deu para ver que não precisaria.

De qualquer forma o resultado ficou mto bom, caster está zerado, alinhamento também não foi prejudicado, da para andar a 100km/h que o carro anda reto e sem puxar para nenhum lado. E o fato dos amortecedores ficarem um pouco inclinados para dentro ( / \ ) deu uma boa estabilidade para o carro em estradas.

Sobre a preparação do GV AUTO, confirme se a XC 3.2 serve para ela também, eu não tenho certeza se tem kit de redução para AUTO. E, sinceramente, Tracker/GV com XC vira outro carro.

Prezado Elver,
Quando vc levantou a carroceria, vc alterou algo na caixa de direção? Teve que modificar alavancas, mangueiras do tanque, mangotes de freio, chicotes elétricos e outras coisas? Apareceu um GV 5 portas AUTO aqui e eu fiquei meio tentado, mas para fazer as trilhas que costumo fazer com o Vitara no GV, acho que só levantando a suspensão em 2 pol e pneus de 29 pol não vai ficar legal. Já li muito sobre esses lifts, mas quase não há nada sobre levantamento da carroceria. Vc teria tb alguma foto do que vc fez nas bandejas dianteiras?
Desde já agradeço pela atenção.
Abs,
LFC

LFC
29/11/2011, 15:16
Obrigado. Na verdade, eu achava mesmo que isso seria necessário. E o Fabil tb disse algo lá na Suzukinet. O tópico do André eu li todo e acompanho, super legal, inclusive o conheço pessoalmente. Sobre as bandejas, eu acho que o André nada fez, mas a sua informação já dá uma idéia sobre o resultado. E sobre a XC, não tenho certeza se usaria, ainda pensaria a respeito mais um pouco. Vamos ver se aparece alguém por aqui dando alguma outra informação.
Seu carro está muito legal. Eu já tive vontade de fazer o upgrade do Vitara algums vezes, mas agora a vontade aumentou pq o GV está novo e não vai requerer um investimento muito alto. Eu reporto aqui se vou adiante.
Saudações,
LFC

Elver
29/11/2011, 16:35
É, o mais triste é que eu preparei o carro todo do zero e vou precisar vender. Estou saindo do pais em fevereiro e tenho que vender o Tracker :(

Devo vender ele montado com tudo pronto (incluindo caixa de ferramenta e equipamentos para trilha!), é só ligar ir para o barro :) e com a garantia e tranquilidade de um carro 2009 com 30.000 km preparado por um dos melhores especialistas em Suzuki de SP.

Obrigado. Na verdade, eu achava mesmo que isso seria necessário. E o Fabil tb disse algo lá na Suzukinet. O tópico do André eu li todo e acompanho, super legal, inclusive o conheço pessoalmente. Sobre as bandejas, eu acho que o André nada fez, mas a sua informação já dá uma idéia sobre o resultado. E sobre a XC, não tenho certeza se usaria, ainda pensaria a respeito mais um pouco. Vamos ver se aparece alguém por aqui dando alguma outra informação.
Seu carro está muito legal. Eu já tive vontade de fazer o upgrade do Vitara algums vezes, mas agora a vontade aumentou pq o GV está novo e não vai requerer um investimento muito alto. Eu reporto aqui se vou adiante.
Saudações,
LFC

gustavopereiradacosta
30/11/2011, 22:48
Fala Elver ...

Estou dando mais uns ups no GV .... e estou procurando para-choque tubulares e guincho.

Sobre o guincho, vi que você usa o Warn 8000M .. e vi que tem um bom custo-benefício... é isso mesmo ?? Tem usado bastante e não causou nenhum problema ou ele "arriou" em algum momento ?

Agradeço sua ajuda.

Abs,

Elver
01/12/2011, 15:43
O M8000 nunca me deixou na mão até hoje. Já cheguei a usar ele não só para me puxar, mas para tirar carros bem mais pesados que o meu de enroscos grandes (sempre patescando para não forçar).

Até hoje a única manutenção que eu tive com o guincho foi a limpeza. Um detalhe importante para suportar um guincho bom: Bateria.

Testei algunas que não aguentaram o tranco (Durex, ACDelco, etc) A melhor relação custo x bebeficio pra mim até agora é a Helliar. Pega uma com 750cca no mínimo que você não terá problemas (o M8000 pede um mínimo para operação de 650cca para funcionar com força total)

Fala Elver ...

Estou dando mais uns ups no GV .... e estou procurando para-choque tubulares e guincho.

Sobre o guincho, vi que você usa o Warn 8000M .. e vi que tem um bom custo-benefício... é isso mesmo ?? Tem usado bastante e não causou nenhum problema ou ele "arriou" em algum momento ?

Agradeço sua ajuda.

Abs,

gustavopereiradacosta
01/12/2011, 20:00
O M8000 nunca me deixou na mão até hoje. Já cheguei a usar ele não só para me puxar, mas para tirar carros bem mais pesados que o meu de enroscos grandes (sempre patescando para não forçar).

Até hoje a única manutenção que eu tive com o guincho foi a limpeza. Um detalhe importante para suportar um guincho bom: Bateria.

Testei algunas que não aguentaram o tranco (Durex, ACDelco, etc) A melhor relação custo x bebeficio pra mim até agora é a Helliar. Pega uma com 750cca no mínimo que você não terá problemas (o M8000 pede um mínimo para operação de 650cca para funcionar com força total)

Valeu Elver, obrigado pela dica, principalmente sobre a bateria !!

Troquei a minha há 3 meses atrás, e como tenho um sonzinho (herdou do carro anterior - sub 10' + 2 kit 2 vias + módulo) ia colocar uma maior, 70A, porém não cabia no suporte, pois a original do carro é aquela fina e estreita (igual do Civic - 52A) ..

Junto com o guincho estou vendo que vou ter que comprar uma bateria auxiliar !!

Tô com medo do peso .. o meu GV é 3 portas, mas é 1.6 16v e já ficou meio manco com os pneus 235/70 recapados e agora + para-choque tubulares + guincho + bateria de "lambuja" .. hehe ...

Valeu Elver.. obrigado !!

Abs,

Elver
03/12/2011, 20:52
Videozinho da última trilha, dia 26/11/2011

Trilha da Primavera - Novembro 2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=YNvToUJ0yfU)

Neto Bezerra
07/12/2011, 13:10
Boa tarde Elver,

tenho um GV 3P 2.0 e estava buscando aqui um parachoque que havia visto em um Grand Vitara 4P em algum lugar do mundo, segue foto.
323983
E percebo que o seu é quase 100% igual o que muito me interessou.

O Daniel Simon contnua a fazer esses parachoques?
Para instalação retira-se a "alma" do parachoque anterior?
Tu lembras o preço?

O seu tracker está bacana demais, muito bom gosto.

Agradeço a atenção, abraço!

Elver
07/12/2011, 22:32
Obrigado pelo elogio :)

Então, até onde eu sei ele parou de fabricar e vender esse modelo :( Na época saiu na faixa de 1.5k o parachoque com os milhas, já instalado. Não tenho certeza se esse preço era o preço de venda mesmo porque eu coloquei o parachoque em um "mega balde de alterações" e o preço veio todo fechado, e com desconto :)

[]'s

Boa tarde Elver,

tenho um GV 3P 2.0 e estava buscando aqui um parachoque que havia visto em um Grand Vitara 4P em algum lugar do mundo, segue foto.
323983
E percebo que o seu é quase 100% igual o que muito me interessou.

O Daniel Simon contnua a fazer esses parachoques?
Para instalação retira-se a "alma" do parachoque anterior?
Tu lembras o preço?

O seu tracker está bacana demais, muito bom gosto.

Agradeço a atenção, abraço!

LFC
12/12/2011, 19:02
Caro Elver,
Acabei encontrando um Tracker preto com 41 mil km rodados e fechei. Agora vai começar a dúvida, se levanto 2+2 ou só suspensão, mas acho que vai ser 2+2 mesmo. Talvez com pneus de 78 cm de diâmetro, não tenha que eliminar a parte final do parachoque como vc fez, o que acha? Estou pensando no pneu recapado VJ 900 245/70 r 16, no site do Maneco consta que tem esse diâmetro. E o preço não é tão alto.
Abs,
LFC

Elver
13/12/2011, 00:19
Primeiro, parabéns. Vc fez uma ótima compra, o Tracker é um ótimo carro, tanto para cidade quanto para trilha.

Segundo, sugiro que você vá com calma. Se você já sabe exatamente o que quer fazer com o carro e, principalmente, sabe todo o caminho que tem que ser percorrido para tarnsformá-lo então OK em ir direto para o 2+2.

Caso contrário, eu recomendaria você fazer apenas um lift de suspensão de 2", pegar pneus 235/70/16 mud ou at e colocar as proteções inferiores (todas). Isso para você ir sentindo o carro e sentir o que vc pretende fazer com ele. 2+2 com pneus 31"+ vão deixar seu carro "diferente". O meu é um que eu não uso mais no dia a dia, nem de final de semana, virou um carro exclusivo para trilhas, por conta do nível de preparação. Fazer 2+2 para andar na cidade ou ir para estradinhas de terra e até mesmo trilhas fáceis ou médias não acho que valha a pena, principalmente se for seu único carro.

Vá devagar, faça as alterações conforme for sentindo a necessidade. Para vc ter ideia a primeira coisa que eu fiz foi colocar as proteções, e já sai fazendo mta coisa, depois fiz lift de 2" e troquei os pneus originais por pneus AT, já fiz MUITO mais coisas. Depois resolvi enfiar o pé na jaca e terminar de modificar.

Com a configuração de Lift de 2" + Pneus At + Proteções da pra fazer muita coisa, e vc fica com um carro confortável para rodar no dia a dia e viagens longas se precisar, cheguei a fazer mais de 900km de estrada de uma vez com o meu nessa configuração, e também já fui para Castelhanos assim, quando ainda era trilha:

Trilha de Castelhanos - Maio 2010 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=-PPGNdeCxOI)

[]'s

Caro Elver,
Acabei encontrando um Tracker preto com 41 mil km rodados e fechei. Agora vai começar a dúvida, se levanto 2+2 ou só suspensão, mas acho que vai ser 2+2 mesmo. Talvez com pneus de 78 cm de diâmetro, não tenha que eliminar a parte final do parachoque como vc fez, o que acha? Estou pensando no pneu recapado VJ 900 245/70 r 16, no site do Maneco consta que tem esse diâmetro. E o preço não é tão alto.
Abs,
LFC

LFC
13/12/2011, 13:25
Pois é, fica uma certa dúvida. Mas é que eu tenho um Vitara +2 na suspensão, pneus mud e rodas com offset -15, fora proteções, snorkel e parachoques de ferro com guincho, i.e., passo com ele por certos lugares e não quero deixar de fazer trilhas com o TK. Me parece que com o TK só com calços de suspensão e pneus 235/70 eu vou ter um rendimento muito inferior ao do Vitara, não sei.
Sobre o uso, será mais para trilhas e estradas de terra mesmo (tenho outro carro para asfalto), mas não quero abrir mão de rodar na estrada tb entre o sítio no interior do RJ e a capital. Ainda chego a pensar em uma configuração intermediária, com pneus de 75 cm de diâmetro (245/70), mas acho que sem os calços na carroceria não vai rolar.
O vídeo é super legal, já tinha visto esse e outros seus, são inspiradores :-D
Abs,
LFC

cézão_MTB
13/02/2012, 20:21
Para o uso de um calço de 1" para colocar pneus 225/70-R16 Firestone Destination, é aconselhável colocar as molas do Opala 4cc (já tenho amortecedores BL1024-Cofap)???

Pedro Mattos
13/02/2012, 22:16
Para o uso de um calço de 1" para colocar pneus 225/70-R16 Firestone Destination, é aconselhável colocar as molas do Opala 4cc (já tenho amortecedores BL1024-Cofap)???

Essas molas são dianteiras ou trazeiras do opala 4cc?
Valeu
Pedrão

cézão_MTB
14/02/2012, 10:18
Essas molas são dianteiras ou trazeiras do opala 4cc?
Valeu
Pedrão

Molas traseiras.

LFC
14/02/2012, 12:38
Molas traseiras.

Eu estou com um Tracker que comprei já com calços de 1 polegada, pneus 225/75 r 16 e amortecedores e molas originais.
Abs,
LFC

Pedro Mattos
14/02/2012, 23:47
Molas traseiras.

Valeu Cezão, o meu 2008 peguei em novembro do ano passado com 27mil KM e os monroe traseiro já tinham ido p/ espaço. Como meus pneus ainda estão bons resolvi não fazer o lift e coloquei 2 KYB novos atrás, o carro mudou 100% mas ainda assim o acho muito mole, as molas parecem frágeis e aliado a um "nhec" e alguns estalos que surgiram na dianteira estou pensando em mudar alguma coisa. Com os amortecedores off shox eu tenho que por calço ou mola do V6 na frente certo?
Pedrão

cézão_MTB
16/02/2012, 10:58
Essa dica do amortecedor dianteiro OFFSHOX foi nota 1000!!!!!!
:cool:
Agora estou em dúvida quanto às molas dianteiras:

Molas do Santana ano 2000??? ou

Molas do GV V6???

Meu carro é um Tracker.

R1C4rdo
16/02/2012, 13:13
Essa dica do amortecedor dianteiro OFFSHOX foi nota 1000!!!!!!
:cool:
Agora estou em dúvida quanto às molas dianteiras:

Molas do Santana ano 2000??? ou

Molas do GV V6???

Meu carro é um Tracker.
Eaee Cezar!
Molas de Santana 2000?? Nunca ouvi falar.
O que eu ouço é o pessoal colocar molas do GV V6 ou diesel, quando da instalação do para choques de aço+guincho.
Vou procurar esta info também.
Abraço,

cézão_MTB
16/02/2012, 17:44
Eaee Cezar!
Molas de Santana 2000?? Nunca ouvi falar.
O que eu ouço é o pessoal colocar molas do GV V6 ou diesel, quando da instalação do para choques de aço+guincho.
Vou procurar esta info também.
Abraço,

Molas do Santana 2.0, mas não tenho certeza; provavelmente as do GV V6 funcionarão melhor. Suzuki Offroad Brasil - SOB - Peças substitutas Vitara (http://suzukioffroad.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=55&Itemid=26)

Calço 1" para GV/Tracker: Espaçador de Molas de 1" Dianteiro para Vitara/Sidekick/Grand Vitara/Tracker - Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao/sk7210.html)

cézão_MTB
29/02/2012, 15:35
Quer dizer que se colocar na tracker, amortecedores da suprema e molas de opala, sem calços, ele fica duro?

Estou com essa dúvida também:parede:

Tenho calços de uma (1") comprados na SOB.net.br
Acho que esse de 1" mais a mola do opala/caravan (Cofap MC.ECHE40) resolvem.
Só que o dono da Meneses Off-road aqui de Brasília-DF disse que os amortecedores do Suprema (BL-1024) vão deixar a suspensão muito mole (solta) e que é melhor os OFF SHOX.

AlemãoRS
29/02/2012, 16:24
Se quer qualidade superior aos da suprema tem os Doetsch Tech na SOB.
Off Shox são bons com certeza, mas mais caros.

gtavalanche
01/03/2012, 13:01
Sobre os amortecedore gv/tracker, eu instalei o kit da RC com originais na dianteira e os cofap 1024 da suprema na trazeira, ficou bom, senti o carro mais equilibrado e a trazeira firme, depois substituí os originais dianteiros pelos offshox que são muito mais duros ai passei a sentir que a trazeira tava mais mole.

Acho que rola um equilíbrio, com originais na dianteira os cofap na trazeira fica bom, se endurecer a frente vai sentir uma necessidade de amortecedores mais firmes que os cofap na trazeira.

Mas é uma gradação, os originais são moles, cofap mais firme e offshox muito firme.

cézão_MTB
01/03/2012, 13:36
Se quer qualidade superior aos da suprema tem os Doetsch Tech na SOB.
Off Shox são bons com certeza, mas mais caros.
Achei o link. Doetsch Tech DT8129 19.50" ext. 12.50" comp. EB1-EB1 - Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao/doetsch-tech-dt8129-19-50-ext-12-50-comp-eb1-eb1.html)
Obrigado pela dica.

Elver
01/03/2012, 19:07
Uso os da Suprema a pelo menos 2 anos. Não deixam nada solta a traseira do carro.
O carro fica excelente com eles.
Claro, os OffShox são melhores, pois são feitos sob medida... mas custam mto caro.

Estou com essa dúvida também:parede:

Tenho calços de uma (1") comprados na SOB.net.br
Acho que esse de 1" mais a mola do opala/caravan (Cofap MC.ECHE40) resolvem.
Só que o dono da Meneses Off-road aqui de Brasília-DF disse que os amortecedores do Suprema (BL-1024) vão deixar a suspensão muito mole (solta) e que é melhor os OFF SHOX.

cézão_MTB
02/03/2012, 12:09
"DT8129 possui medidas 19.50" (49,53 cm) extendido e 12.50" (31,75 cm) comprimido.
Sua fixação é do tipo EB1-EB1 (olhal-olhal)Aplicação:Amortecedor traseiro do Jimny/Tracker/Grand Vitara com 2" de lift."

Será o "curso" suficiente para molas de Opala/Caravan (Cofap MC.ECHE40)??????

Gabriel 1979
03/03/2012, 09:15
Concordo. Os amortecedores da Suprema na traseira deixaram o carro fantástico. Para quem não precisa de uma preparação radical, não vejo um custo-benefício melhor.

cézão_MTB
03/03/2012, 20:17
Concordo. Os amortecedores da Suprema na traseira deixaram o carro fantástico. Para quem não precisa de uma preparação radical, não vejo um custo-benefício melhor.

O GBL1024 ou o a óleo BL1024????? Ambos são do Suprema mas um é pressurizado e o outro a óleo. Parece que o desempenho dos dois são bem diferentes. Ou não?

Gabriel 1979
04/03/2012, 08:38
O GBL1024 ou o a óleo BL1024????? Ambos são do Suprema mas um é pressurizado e o outro a óleo. Parece que o desempenho dos dois são bem diferentes. Ou não?

Cézão, eu coloquei os GBL (gás). Não sei como o carro fica com o BL.

gtavalanche
04/03/2012, 12:45
Cézão estes amortecedores DT são para o tracker original ou com lift 2"?

Galera videozinho da instalação dos offshox na dianteira da tracker
Instalação OFFSHOX FX5.wmv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=YAipWFNkrfI)

cézão_MTB
05/03/2012, 22:01
Cézão estes amortecedores DT são para o tracker original ou com lift 2"?

Galera videozinho da instalação dos offshox na dianteira da tracker
Instalação OFFSHOX FX5.wmv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=YAipWFNkrfI)

Esses DT, segundo descrição no site, são para 2"; são amortecedores traseiros.

Edmundo
07/03/2012, 21:56
Pessoal,

Existe configuração de amortecedor e mola para a dianteira da Tracker sem necessidade de calço? Para ficar com 2"?

Pergunto isso, pois tenho uma Tracker com lift de 2", na configuração já mencionada aqui. Calço na dianteira com molas e amortecedores originais e na traseira o molas de opala com amortecedores GBL1024.
Depois da instalação do lift iniciaram os barulhos na suspenção, na dianteira parecem vir dos calços, já olhei tudo e estão firmes no lugar. E este barulho junto com a vibração das preteções inferiores enchem a paciência. Reapertos são feitos e até já cheguei a soltar tudo e recolocar, mas depois do chasssis trabalhar a vibração volta.

Quando vcs fizeram o lift tiveram estes barulhos e vibrações?

Abraço,
Edmundo

gtavalanche
07/03/2012, 23:31
Pessoal,

Existe configuração de amortecedor e mola para a dianteira da Tracker sem necessidade de calço? Para ficar com 2"?

Pergunto isso, pois tenho uma Tracker com lift de 2", na configuração já mencionada aqui. Calço na dianteira com molas e amortecedores originais e na traseira o molas de opala com amortecedores GBL1024.
Depois da instalação do lift iniciaram os barulhos na suspenção, na dianteira parecem vir dos calços, já olhei tudo e estão firmes no lugar. E este barulho junto com a vibração das preteções inferiores enchem a paciência. Reapertos são feitos e até já cheguei a soltar tudo e recolocar, mas depois do chasssis trabalhar a vibração volta.

Abraço,
Edmundo

Apareceu uma vibração no assoalho do carro, hora acontecia hora não, era o terminal axial esquerdo, sistema de direção, foi substituído (fabricante nacional viamar) o problema acabou. Instalei buchas de nylon pra compensar o ângulo da fixação das bieletas na bandeja, parece que da uns estalos pois a borracha superior da bieleta da lugar as buchas de nylon. Mas usando as duas borrachas não da barulho porém a de baixo sempre fica enforcada e corta.

Existe um assentamento de borracha nas molas, verificar se foi instalado antes ou depoisdo calço.

Elver
08/03/2012, 01:59
Edmundo,

Conheço bem esses barulhos chatos, os meus só foram resolvidos com ajustes nos calços de nylon (eles tem o acabamento "reto" precisa dar uma aredondada neles para o encaixe ficar perfeito). E o barulho nas proteções, na verdade, ela encosta numa barra que tem bem no meio do carro, transversal ao chassi, é só colocar uma borracha entre a proteção e essa barra que resolve (eu usei uma câmara de caminhão).

Se for proteção solta mesmo, tente usar ruelas de pressão para evitar que elas fiquem se soltando.

[]'s

Elver

Pessoal,

Abraço,
Edmundo

gtavalanche
08/03/2012, 13:50
Edmundo,

Conheço bem esses barulhos chatos, os meus só foram resolvidos com ajustes nos calços de nylon (eles tem o acabamento "reto" precisa dar uma aredondada neles para o encaixe ficar perfeito). E o barulho nas proteções, na verdade, ela encosta numa barra que tem bem no meio do carro, transversal ao chassi, é só colocar uma borracha entre a proteção e essa barra que resolve (eu usei uma câmara de caminhão).

Se for proteção solta mesmo, tente usar ruelas de pressão para evitar que elas fiquem se soltando.

[]'s

Elver

Elver,

Esse arredondamento nos calços não seria desnecessário com o uso do assentamento de borracha da mola que é original do carro, quando se retira a mola para instalação do calço esse acabamento fica escondido la em cima na reentrância do tudo do batente, se passar desapercebido tu acaba instalando o calço por cima do assentamento de borracha. Meu caso quando retirei a mola pra instalar o calço desconfiei que deveria ter alguma borracha de assentamento foi levar a mão na base da mola na carroceria e perceber que existia, com uma chave de fenda foi possível retirar o assentamento, instalar o calço, o assentamento de borracha entre o calço e a mola e ai nada de barulhos nem é necessário mexer nos calços.
Eu não encontrei no fórum esse detalhe do assentamento de borracha das molas do tracker.

Edmundo
09/03/2012, 18:36
Elver,

Valeu pelas dicas!!! Quanto as arruelas de pressão já instalei a algum tempo e elas não soltam mesmo, cheguei a ficar com a parte do meio pendurada uma vez. Mas assim que tiver um tempo vou retirar tudo e colocar as borrachas.

Abraço,
Edmundo

Grand Vinicius
29/03/2012, 15:21
Amigos, a receita de bolo tem que ser com amortecedor de suprema, ou pode ser amortecedor de Ômega, mesmo? Qual a diferença entre eles?

Elver
10/04/2012, 16:29
Negada,

Troquei de viatura, estou me despendindo do fórum dos Zukis e mudando para o fórum dos Wranglers :)

Se alguém tiver dúvidas sobre algum detalhe da preparação do meu Tracker pode me mandar PM.

[]`s

Fil-JM-SC
12/05/2012, 03:27
Elver, ficou linda sua viatura daqui uns anos estou querendo fazer isso com a minha, gostaria de saber se vale mesmo a pena ou arrumar um jeep com maior angulo de ataque,
valeu abra at

Fil-JM-SC
12/05/2012, 03:30
rsrs
que pena que sairas do topico,
cara n sei mandar PM (q é isso)
gostei muito da sua viatura abraço e boa sorte na nova trajetoria!!
abrç

Elver
12/05/2012, 13:59
Se o seu problema for angulo de ataque, nunca tive problemas com isso no Tracker... sempre subi de boa os lugares que precisei sem faltar angulo nem de ataque nem de saida, hehe.

[]`s

Elver, ficou linda sua viatura daqui uns anos estou querendo fazer isso com a minha, gostaria de saber se vale mesmo a pena ou arrumar um jeep com maior angulo de ataque,
valeu abra at

WTracker
16/05/2012, 21:58
Elver, sua ajuda foi importante para minha decisão, instalei os amortecedores da Suprema à gas, molas opala 4cil 69/79, calços RC, e ficou ótimo o carro, confortável mais firme, sem barulhos, o problema está na cambagem que ficou positiva em 1,5 e 1,75 graus, vc chegou a fazer cambagem ?, fez na torre abrindo os furos do amortecedor ou há outra alternativa ?

Elver
17/05/2012, 01:56
Cara, quem fez minha cambagem foi o Daniel Simon de SP. Se você for de SP sugiro levar o carro nele, a minha ficou perfeita. Se você não for de SP, da uma ligada lá e fala com ele, pede as orientações para fazer, e ai vc repassa para o seu mecanico. Eu não tenho certeza agora, porque fiz isso faz tempo, mas acho que para a cambagem ficar certa tem que abrir os furos do amorcetedor mesmo, não tem jeito.

Elver, sua ajuda foi importante para minha decisão, instalei os amortecedores da Suprema à gas, molas opala 4cil 69/79, calços RC, e ficou ótimo o carro, confortável mais firme, sem barulhos, o problema está na cambagem que ficou positiva em 1,5 e 1,75 graus, vc chegou a fazer cambagem ?, fez na torre abrindo os furos do amortecedor ou há outra alternativa ?

hpj
27/05/2012, 01:23
Resolvi uns barulhos chatos na tracker q vinham do capo(tipo um grilo,um barulho bem fino)com uns calços q eu fiz de improviso e resolveu(feito com rolhas plasticas de vinho).

gtavalanche
28/05/2012, 14:10

Um grau e meio de cambagem positiva é demais... não da pra ficar assim... corrigir a cambagem é muito fácil oblongando o furo superior do amortecedor, não tem segredo, os offshox ja vem com uma trava de regulagem no parafuso superior o que dispensaria soluções como a solda do parafuso para evitar a alteração da cambagem. com offshox consegui 0,06 e 0,17 negativos, ou seja quase reto.

acsombra
06/11/2014, 00:26
Ajuda!!
Uso pneus 225/75/16 BF All Terrain com calços de 2". Estou tendo problemas so na dianteira, esta pegando quando da fim de curso na parte de cima da caixa de roda. Sera se eu colocando os espaçadores dos amortecedor e os espaçadores dos batentes da mola resolveriam? Ou existe outras maneiras ou sera que as molas ja estejam fadigadas?

carlosfritz
16/12/2015, 18:26
Senhores,

Segue uma lista das alterações feitas até o momento, devo esquecer algum detalhe, mas no geral, foi isso:
- BL 2" (Daniel Simon)
- Molas dianteiras GV V6

Ainda falta:

O carro ainda não está 100%, pois o pneu traseiro ainda raspa com uma torção mais forte. Na frente, a bandeja foi reposicionada para que o pneu coubesse, essa mudança ainda está em testes e estou trabalhando junto com o Daniel para resolver isso

Com essa mudança na posição da bandeja, a posição do amortecedor também foi alterada, ficando inclinado para dentro, como carros de rally, consequentemente, deixando o carro mais estável, porém dificultando muito acertar o caster, porém é possível acertar, o meu ficou zerado.:shock:

O resultado geral está excelente, após alinhado e balanceado (280g de chumbo para balancear, em média) consegui andar tranquilamente a 100-110 com o carro, sem trepidar ou perder estabilidade, só ficou o ronco do pneu, que não é nenhum absurdo.

Ainda faltam alguns ajustes, mas no geral foram essas alterações até o momento e gostaria de compartilhar com os amigos frotistas para gerar novas idéias e sugestões!:dance:

Só coloquei duas fotos, uma delas depois de testar um pouco o carro numa estrada em construção perto de Mongagua, que estava muito fofa e com muitos atoleiros, e a outra depois de lavado na casa do meu pai.

[]'s

518672

Procuro um para choque dianteiro como este da foto, sei que era fabricado por Daniel Simon, se alguem tiver para vender manda mensagem inbox.

marcelcn
28/12/2015, 17:38
518672

Procuro um para choque dianteiro como este da foto, sei que era fabricado por Daniel Simon, se alguem tiver para vender manda mensagem inbox.

Daniel Simon continua fabricando o parachoque, dianteiro e traseiro.

mrnmachado
29/05/2017, 11:15
Senhores,

- BL 2" (Daniel Simon)
- Molas dianteiras GV V6

Ainda falta:

[]'s

Bom dia, qual seria a medida desses pneus???
255/70/16???

Obrigado