Ver Versão Completa : Aliviar o volante da gaiola
Costella
08/08/2010, 11:58
Olá, to com vontade de aliviar o volante da minha gaiola, será que fica bom? mas não sei onde devo tirar o material e nem o quanto devo tirar pra que ela não fique muito fraca. alguem pode me ajudar, mandar algumas fotos.
Cezar candelaria
08/08/2010, 15:33
Não faz isso, vai perder torque.....
se tirar até umas 400grams, fica filet.
Agora ... de onde tirar ... DEPENDE DO MOTOR que vc usa.
aleoliver
08/08/2010, 18:20
Gostei da ideia... de um 1600 a ar por exemplo??
leobnaval
09/08/2010, 00:03
Olá, to com vontade de aliviar o volante da minha gaiola, será que fica bom? mas não sei onde devo tirar o material e nem o quanto devo tirar pra que ela não fique muito fraca. alguem pode me ajudar, mandar algumas fotos.
Se você não sabe aonde fazer, o quanto fazer, nem as consequências deste tipo de serviço (prós e contras) ....É melhor não fazer.
Da uma pesquisado aqui no forum ou no google que terá as respostas para suas dúvidas.
[]s
bajeiro do sul
09/08/2010, 08:49
Amigo
se vc fizer isto, vai perder torque inercial, o motor vai girar mais rapido, mas o torque em baixa rotação vai diminuir. depois que o motor gira um pouco, o motor no embalo do volante fica com mais torque, se vc alivia o peso este torque inercial diminui.
Tenho um amigo aqui com uma gaiola com motor AP 1.6 alcool, que fez o contrario, ele colocou peso no volante, claro o motor não gira muito ,mas ele faz trilhas quase na lenta, devido ao torque causado pela inercia do volante. No meu AP 1.8 deixei o volante original e to muito contente
quer um conselho, deixa como está...
Aliviar o volante é melhor para asfalto e arrancadas rapidas, onde o que vale é subir o giro rapido, e alcançar maior rotação possivel para trilhas não é bem assim
abraço
bajeiro
Costella
09/08/2010, 11:40
Mas vejão por outro lado, eu uso motor 1600 com pneus 225/70/15 carburação simples, em subisdas muito ingremes ela perde força pq o é bloqueada os pneus são pesados e se agarrão bem, se eu aliviar o volante ela vai subir mais o giro, assim ela não vai apanhar.
Pedrão B.
09/08/2010, 11:45
Costella,
O buraco é bem mais embaixo, não é tão simples assim.
O giro sobe mais rápido, mas com menor torque, que é o que tá faltando no seu caso.
A não ser que faça uma preparação no seu motor que compense este alívio.
Senão, vai ficar pior ainda.
A título de comparação, uma carreta carregada descendo na banguela vai mais rápido do que uma vazia, por causa da inércia que a carga proporciona.
[]'s
seribeli
09/08/2010, 13:53
Cara, "eu acho" que em uma subida vc tem que pensar em força e nao velocidade, mesmo em se tratando de gaiola, e ainda mais com pneus de agarre.
Agora veja bem, independente de qualquer coisa, tudo é uma questao de equilibrio, pois se vc puxa mais de um lado, descobre outro, entao se o seu problema esta nas subidas ingremes, vc precisa de torque, entao concordo com o que o pedrao disse, vlw abraços.
se for pra ter torque ... ESQUEÇE ... vc não tinha falado do que se tratava antes.
Deixa como está. Não alivia nada. Se poder acrescentar, seria melhor.
Em trilhas, vc precisa MUITO MAIS de torque do que giro alto.
Td depende da proposta do motor que tu vai usa......se o motor é totamente original não se deve aliviar mesmo pq vai da pra traz, mas se voce compensar com taxa carburação comando vale e muito a pena aliviar. pq gaiola não eh jipe que prescisa de torque em baixa e sim giro e aceleração rapida para passar os obstaculos!!!
eu uso e sempre usei volante leve no meu baja, mas aliviado com critério e com as devidas compensações como citei acima ( taxa carburação comando trabalho no cabeçotes) e fica muuuuutio bom mesmo!!
abraço
bajeiro do sul
10/08/2010, 08:56
Mas vejão por outro lado, eu uso motor 1600 com pneus 225/70/15 carburação simples, em subisdas muito ingremes ela perde força pq o é bloqueada os pneus são pesados e se agarrão bem, se eu aliviar o volante ela vai subir mais o giro, assim ela não vai apanhar.
Amigo
se vc esta sem força para subidas, ai o problema é outro. quando eu tinha o motor ar 1600 nunca faltou força, mesmo usando pneus 235 x 75 x 15, e os meus colegas bajeiros daqui a maioria tem motor a ar e fica bom, e olha que por aqui tem muita subida, as vezes parece que o carro vai virar de volta. Da uma olhada no seu diferencial que parece ser muito longo para o uso, deve ser de sp2 ou outro muito longo. Eu uso diferencial 7:36 da kombi, é o mais curto que tem , vai ficar forte e a rotação vai subir rapido, com diferencial longo fica muito ruim. O diferencial do fusca 1200 tb é muito bom e parrudo mas quase não se encontra
da uma revisada nisto vera como vai melhorar
outra coisa, meu baja sempre foi bloqueado (soldado 100%) e isto não faz muita diferença na força, deveria subir normalmente se vc tem motor 1600 deveria sobrar força
abraços
madeinbrazil
10/08/2010, 10:02
MInha gaiola tem pneus 255:shock:x75x15 1600 carb dupla caixa 8x35 e não falta torque na subida...nao sei sua relacao da caixa, mas acho que se vc mudar a caixa por uma mais reduzida fica bom...esse lance de aliviar volante é como falaram ae...é p/ uso em pista que trabalha com giro amis elevado e não precisa de tanto torque, como é o caso das trilhas que no atoleiro e subidas vc precisa de "força" e não de subida de gira rapida...
MICHAEL BERNARDO TESKE
10/08/2010, 10:26
Amigo
se vc esta sem força para subidas, ai o problema é outro. quando eu tinha o motor ar 1600 nunca faltou força, mesmo usando pneus 235 x 75 x 15, e os meus colegas bajeiros daqui a maioria tem motor a ar e fica bom, e olha que por aqui tem muita subida, as vezes parece que o carro vai virar de volta. Da uma olhada no seu diferencial que parece ser muito longo para o uso, deve ser de sp2 ou outro muito longo. Eu uso diferencial 7:36 da kombi, é o mais curto que tem , vai ficar forte e a rotação vai subir rapido, com diferencial longo fica muito ruim. O diferencial do fusca 1200 tb é muito bom e parrudo mas quase não se encontra
da uma revisada nisto vera como vai melhorar
outra coisa, meu baja sempre foi bloqueado (soldado 100%) e isto não faz muita diferença na força, deveria subir normalmente se vc tem motor 1600 deveria sobrar força
abraços
==========================
Bajeiro bom dia, tira uma dúvida, sua gaiola é homocinetica certo ???? a minha tenho com cx de brasa, fiquei na duvida, mandei fazer rosca no diferencial e fiz a porca para subsituir o anel elastico, para não escapar o eixo, como estou com a ideia de bloquear, devo bloquear este diferencial ou uso um sem a rosca???? veja se vc me entendeu
valeuuuuu
bajeiro do sul
10/08/2010, 10:42
==========================
Bajeiro bom dia, tira uma dúvida, sua gaiola é homocinetica certo ???? a minha tenho com cx de brasa, fiquei na duvida, mandei fazer rosca no diferencial e fiz a porca para subsituir o anel elastico, para não escapar o eixo, como estou com a ideia de bloquear, devo bloquear este diferencial ou uso um sem a rosca???? veja se vc me entendeu
valeuuuuu
Amigo
Agora vc me deixou com duvida tb. Meu baja tem a caixa da variant II, e sim, é com homocinéticas e não tenho certeza como é o sistema da caixa da brasa, e nem este sistema de anel elástico que vc fala. Acho que o sistema da minha caixa é um pouco diferente neste ponto, agora, o pessoal da região que tem a caixa de fusca ou brasa solda o diferencial e não tem mais problemas, inclusive eles soldam a chaveta da caixa que costuma soltar, não sei se é para isto a rosca no lugar do anel elástico, vou ter de me informar, em todo o caso veja com o pessoal que tem bloqueio soldado e o que eles acham, ja tem alguns topicos sobre isto. para mim é o ideal, mas , cada um , cada um...
MICHAEL BERNARDO TESKE
10/08/2010, 12:25
Amigo
Agora vc me deixou com duvida tb. Meu baja tem a caixa da variant II, e sim, é com homocinéticas e não tenho certeza como é o sistema da caixa da brasa, e nem este sistema de anel elástico que vc fala. Acho que o sistema da minha caixa é um pouco diferente neste ponto, agora, o pessoal da região que tem a caixa de fusca ou brasa solda o diferencial e não tem mais problemas, inclusive eles soldam a chaveta da caixa que costuma soltar, não sei se é para isto a rosca no lugar do anel elástico, vou ter de me informar, em todo o caso veja com o pessoal que tem bloqueio soldado e o que eles acham, ja tem alguns topicos sobre isto. para mim é o ideal, mas , cada um , cada um...
==============================
Bajeiro, a rosca no diferencial é para eliminar que a chaveta se solte. vou ver no forum referente este assunto, agradeço sua atenção
valeuuuuu
bajeiro do sul
10/08/2010, 14:45
==============================
Bajeiro, a rosca no diferencial é para eliminar que a chaveta se solte. vou ver no forum referente este assunto, agradeço sua atenção
valeuuuuu
Valeu amigo, ja clareou um pouco, mas na minha caixa não usa o sistema de chaveta, é com tulipas e homocinéticas. mas como falei pra vc o pessoal daqui solda a famigerada chaveta, mas que as vezes ainda solta. pensando por este lado o sistema de bloqueio soldado´, penso eu, deve ser separado da parte da caixa que tem a chaveta, veja com o teu mecanico, uma coisa não interfere na outra
abraços
Matheus MG
10/08/2010, 18:38
Valeu amigo, ja clareou um pouco, mas na minha caixa não usa o sistema de chaveta, é com tulipas e homocinéticas. mas como falei pra vc o pessoal daqui solda a famigerada chaveta, mas que as vezes ainda solta. pensando por este lado o sistema de bloqueio soldado´, penso eu, deve ser separado da parte da caixa que tem a chaveta, veja com o teu mecanico, uma coisa não interfere na outra
abraços
so para esclarecer as duvidas
fazer rosca é uma coisa, bloquear é outra e as pode usar as duas , uma , ou nehuma na caixa do fusca ou brasa
a rosca é feita no lugar das travas da bengala (a famosa meia lua) q com um motor ap ou um a ar anabolizado ou com um comum mesmo com o pé brabo solta ou quebra direto as travas. Ai é feito roscas no lugar dessa trava e coloca-se uma porca para segurar as bengalas . Deixando mais resistente o conjunto.
a solda nas planetarias é feita para bloquear a caixa, fazendo com q mesmo com uma roda no ar a outra trasione.
as duas coisas funcionam separadas vc pode ter uma caixa bloqueada sem as roscas, uma caixa desbloqueada (comum) com as roscas ou até uma caixa bloqueada e com roscas
espero ter ajudado
abrass
Franco Fileppo
10/08/2010, 21:14
o volante serve para amorteçer e dar um toque mais linear aos torques produzidos por cada cilindro,se nao tivesse o motor daria socos de cada pistao,e tambem é um acumulador de torque dimensionado para o motor que foi projetado,se quer aliviar pode aliviar mas é como pfolis falou tera que compesnar esse torque de outra maneira!
Costella
12/08/2010, 08:48
É eu uso diferencial 8x35, mas depois de todos esses depoimentos axo q não vou mais aliviar o volante, desconfio que o problema ta no meu motor, então vo da uma revisada nele, obrigado a todos.
bajeiro do sul
12/08/2010, 09:01
É eu uso diferencial 8x35, mas depois de todos esses depoimentos axo q não vou mais aliviar o volante, desconfio que o problema ta no meu motor, então vo da uma revisada nele, obrigado a todos.
Costella
meu motor enquanto estava em temperatura normal era muito bom, mas quando estava na trilha e estava superaquecendo num dia de 40 ºC o motor apertava e perdia força, ficava em qualquer barrinho. Fiquei com raiva da falta de força e apertei fundo até que o motor abriu o bico. Coloquei um ap e meus problemas terminaram, quanto mais quente esta, melhor a performance (claro tudo tem um limite) não tenho mais problema de potencia, é otimo so pisar fundo e o motor responder. Se vai continuar com o ar, da uma boa revisada, o meu estava , segundo o mecanico , bem revisado, e não andava mais
abraços
Costella
12/08/2010, 11:20
Ai chegamos no ponto principal, é oq vem acontecendo com o meu motor depois de ums voltas ele esquenta e dai perece que ele perde ea forças pq será?
bajeiro do sul
12/08/2010, 14:07
Ai chegamos no ponto principal, é oq vem acontecendo com o meu motor depois de ums voltas ele esquenta e dai perece que ele perde ea forças pq será?
Amigo, como estava dizendo, acho que meu motor não estava bem como deveria, apesar de ter cabeçotes trabalhados, ignição eletronica com bobina de gol MI, bomba de óleo com circulação externa para um segundo radiador de oleo, e trabalhando com dois litros a mais de oleo que o normal, 1600 com dois carburadores, não sei bem o que era, algo , quem sabe , ainda não estava bem. Alguns me disseram que é normal do motor a ar perder potencia quando aquece, pois as peças de metal aumentam de volume e o motor fica mais pesado, perdendo potencia. Na verdade não sei bem no que acreditar.
Minha solução (possivelmente não a mais barata): tirar a droga do motor a ar, onde uma bronzina de biela fundiu por aquecimento, a dita biela quebrou e furou o bloco, coisa simples. Não botei fora porque tem o numero do bloco é o que esta nos documentos.
Fiz um flange e coloquei AP 1.8 que comprei por R$ 500,00 mais cerca de R$ 1000,00 de instalaçao e peças. Um pouco mais do que eu gastaria para consertar 100% o motor a ar.
Sei que alguns não pensam assim, mas com o AP eu resolvi todos os meus problemas de aquecimento e falta de potencia, tem força e giro sobrando. motor é uma coisa agora que não me preocupa, até o consumo melhorou um pouco, com uma mecanica que hoje acaba saindo mais em conta um conserto do que o motor a AR.
abraços
Costella
meu motor enquanto estava em temperatura normal era muito bom, mas quando estava na trilha e estava superaquecendo num dia de 40 ºC o motor apertava e perdia força, ficava em qualquer barrinho. Fiquei com raiva da falta de força e apertei fundo até que o motor abriu o bico. Coloquei um ap e meus problemas terminaram, quanto mais quente esta, melhor a performance (claro tudo tem um limite) não tenho mais problema de potencia, é otimo so pisar fundo e o motor responder. Se vai continuar com o ar, da uma boa revisada, o meu estava , segundo o mecanico , bem revisado, e não andava mais
abraços
Que óleo vc usava?
Se quando esquenta perde força, pode ser que o óleo afine e ae começa a vazar compressão, não lubrificar direito o motor e ae é problema
já tive problema de bomba de gasolina furada vazar e contaminar o óleo, o motor num instante ficou fraco, fraco, fraco e rodando um pouco assim, deu pra perceber que ele iria abrir o bico a qualquer momento naquela situação, o pior é que demorei pra perceber que o problema era na bomba pq a minha carcaça antiga vazava óleo o tempo inteiro, só que o nível nunca baixava
Quando refiz o motor, troquei por uma carcaça moderna, bomba de óleo de alta pressão, kit moderno e cabeçotes rasos, até agora sem qualquer problema
Costella
12/02/2011, 12:28
Voltando a discução, aliviei o volante do motor em meio kilo, pelo que percebi parece ter melhorado não fiz uma trilha ainda mas quando fizer volto a comentar.