Ver Versão Completa : Faça Você Mesmo!! ( Helice 10 Pás Toyota Bandeirantes )
Luiz André
02/08/2010, 12:10
Bom Pessoal estou criando um topico de ajuda aos interessados nessa modificação, fiz a alteração da helice seguindo algumas dicas dadas em topicos do colega Francisco Bicalho, achei que faltava mais informações disponiveis para todos, estou postando esse Faça Você Mesmo com a idéia de iniciar uma serie de topicos e Faq´s que possam ser feitos por todos, claro contando com o moderador para corrigir possiveis erros.
Bom Começando então
Essa adaptação jah foi testada e aprovada por alguns colegas e agora por mim,
trata-se de alterar a helice original de 5 e 6 pás, por uma do motor 366 de 10 pás, ficou exelente aqui, com o detalhe do barulho em alta rotação classicos de motores 6 cilindros, que particularmente achei muito bonito.
Primeiro compre uma helice, Varia o preço de lugar para lugar Helice de poliuretano 10 pás do motor om-366:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/09-07-10_1251.jpg
Ela vem com tamanho maior que a original necessita eliminar um pedaço em cada pá, eu retirei 4,5 cm, que jah coube bem no espaço do radiador e suportes, livrei cerca de 2 cm de qualquer coisa q pudesse pegar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/09-07-10_1244.jpg
Dei os Devidos Acabamentos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/09-07-10_1245.jpg
Pronta ela ficou assim, cortada exatamente igual, medição feita com paquimetro, Alguns podem perguntar sobre balanceamento!! Por ser de plastico e leve, os cortes feitos com tamanhos idênticos, não houve alteração, conversei com um engenheiro mecanico que me informou ser despresivel tal consideração, levando em conta a vibração do motor, peso da peça, e a força centrifuga, e centripeda da helice, Confirmando nossas idéias novamente.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/09-07-10_1243.jpg
A instalação é simples, consiste em retirar a antiga e colocar a nova, tem que levar em conta se o motor jah possui o espaçador da polia, no meu caso, já existia, por ser o motor om-364 infelizmente não sei dizer se os motores mais antigos possuem, é um tarugo de ferro que vai entre a polia e a helice, possui os 6 furos para passagem dos parafusos, até a fixação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/02-08-10_0938.jpg
Bom finalizando a instalação tive que colocar algumas arruelas para dar a mesma espessura da antiga helice, utilizei 3 arruelas em cada parafuso, em todos os 6 que fixam, totalizando 18 arruelas, isto é importante, pois se os parafusos passarem ficarão pegando por trás da fixação, prendendo no motor, e não irá girar a polia, trancando a helice.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/02-08-10_0944_c_pia1.jpg
Gostei muito do resultado, a ventilação é absurdamente maior, o barulho é lindo, e o preço indiscutivel, quem executar coloque aí suas observações, e os que tiverem problema tambem informe pra todos ficarem sabendo!
Agradecimentos, ao colega Francisco Bicalho, Ao amigo Willian Silva que ajudou na instalçao, nas latinhas, e no churrasco, e aos demais que citaram essa adaptação em outros topicos.
Abrçs....
Vlw
Opa.
Show de bola, Luiz André. :concordo:
Posso divulgar?
Abs
Luiz André
02/08/2010, 12:28
claro, á vontade
Glauco mendes
02/08/2010, 12:53
claro, á vontade
Xárope o serviço , me tira umas duvidas Luiz, quanto ficou o custo, a fixação junto da polia é semelhante a original , referente as arruelas se colocar parafusos menores ñ necessita?
Abs....
Luiz André
02/08/2010, 13:11
Xárope o serviço , me tira umas duvidas Luiz, quanto ficou o custo, a fixação junto da polia é semelhante a original , referente as arruelas se colocar parafusos menores ñ necessita?
Abs....
O custo ficou em 55 reais q é o valor da helice aqui de boa qualidade, as arruelas eu jah tinha, a furação é identica a original, entra bem justa, a questão dos parafusos é optativa, eu não tinha como cortalos, ou menores no momento, jah que tinha as arruelas optei por colocar, e por ficar mais facil pra mim!!
Fe_jipeiro
02/08/2010, 14:11
X2 :concordo: ...
Apesar de não gostar de hélice de plástico no off-road e de ver várias vezes algumas quebrando e dando prejuizo ao transpor areas com agua em nível razoavel ... Coloquei e fiz o mesmo trabalho na minha band com OM 364. Realmente, falando de ventilação, não há o q comparar ....Minha band agora para chegar na marcação dos 50º, demora... e qdo chega, não passa dali... Esta helice, no meu caso, acaba refrigerando até o intercooler.. ahuahuahau ... Mas vamos ver ate qdo ela dura... Já tive o radiador torturado por helice... e nao eh nada legal.. ahuahuahau
Na minha opinião para ficar 100%, a helice deveria ser de aluminio....
Parabens pela iniciativa do topico !! Show de bola e tb estou contribuindo com uma foto do serviço ...
Abs...
Luiz André
02/08/2010, 15:06
X2 :concordo: ...
Apesar de não gostar de hélice de plástico no off-road e de ver várias vezes algumas quebrando e dando prejuizo ao transpor areas com agua em nível razoavel ... Coloquei e fiz o mesmo trabalho na minha band com OM 364. Realmente, falando de ventilação, não há o q comparar ....Minha band agora para chegar na marcação dos 50º, demora... e qdo chega, não passa dali... Esta helice, no meu caso, acaba refrigerando até o intercooler.. ahuahuahau ... Mas vamos ver ate qdo ela dura... Já tive o radiador torturado por helice... e nao eh nada legal.. ahuahuahau
Na minha opinião para ficar 100%, a helice deveria ser de aluminio....
Parabens pela iniciativa do topico !! Show de bola e tb estou contribuindo com uma foto do serviço ...
Abs...
Uma dica pra vc Fe, aqui no pantanal sempre que atravessamos qual quer area alagada, que alcance o nivel do radiador soltamos a correia, justamente pra não ter problema com quebra da helice, ou torção, a propria agua, refrigera o radiador, e ao sair reapertamos e seguimos viagem!!
Fe_jipeiro
02/08/2010, 15:23
Uma dica pra vc Fe, aqui no pantanal sempre que atravessamos qual quer area alagada, que alcance o nivel do radiador soltamos a correia, justamente pra não ter problema com quebra da helice, ou torção, a propria agua, refrigera o radiador, e ao sair reapertamos e seguimos viagem!!
Opa Luiz,
Dica aceita e já conhecida, inclusive faz parte das técnicas off-road que damos em cursos. Mas o que quis dizer, que não precisa ser alagado de rio, enchente, etc... Basta um atoleiro que tenha água ou lama um pouco mais alto, ou que o impacto do veículo acabe jogando para a hélice... Isso, dependendo a força, já é o bastante para quebrar hélice de plástico. Tudo bem q depende muito do tipo, qualidade, rotação, etc ... Mas acontece tb e não precisa entrar com tudo !
Na minha, tirei certa de 2cm. Na loja que comprei, tinha uma "já cortada", não lembro qual motor, mas ficava do mesmo tamanho(por isso q mencionei "já cortada"), mas era + cara. Acabei comprando a maior e eu msm cortei ... economizei R$ 20,00.
Vlw,
Abs,
Guiga Tostes
02/08/2010, 19:00
Parabéns pela iniciativa Luiz André!
A minha Band tb usa uma hélice destas...mas ainda não foi testada pois a danada está parada a mais de 1 ano no estaleiro...assim que rodar posto minhas impressões aqui!
Abrs
elmestizo
02/08/2010, 19:04
Luiz André,
Parabéns pelo material, se me permitir, me envie seu e-mail para divulgar e dar o respectivo crédito ao material
Abrass
Bacana!
Sabe se serve no 14b também?
Abs.
BoaTrilha
02/08/2010, 21:39
Abs....
luiz, poderia citar onde é possivel comprar essa helice?
...e se tem como comprar pela internet, com entrega via correios?
abraços
Fernando César Ximenes
02/08/2010, 21:40
Bacana!
Sabe se serve no 14b também?
Abs.
E no hilux 2.8 (3 L)?
Guiga Tostes
02/08/2010, 22:06
E no hilux 2.8 (3 L)?
No 3L da Hilux acredito que não sirva pois a hélice original é com acoplamento viscoso e a furação tb não deve ser a mesma.
Esta hélice que utilizamos para a adaptação nas Band com motor Mercedes, vem de outro motor Mercedes de caminhão 1113...por isso acredito que não seja compativel com os motores Toyota
Abs
Fernando César Ximenes
02/08/2010, 22:27
No 3L da Hilux acredito que não sirva pois a hélice original é com acoplamento viscoso e a furação tb não deve ser a mesma.
Esta hélice que utilizamos para a adaptação nas Band com motor Mercedes, vem de outro motor Mercedes de caminhão 1113...por isso acredito que não seja compativel com os motores Toyota
Abs
Valeu, Guiga.
mecamaniaco
03/08/2010, 10:58
Opa Luiz,
Dica aceita e já conhecida, inclusive faz parte das técnicas off-road que damos em cursos. Mas o que quis dizer, que não precisa ser alagado de rio, enchente, etc... Basta um atoleiro que tenha água ou lama um pouco mais alto, ou que o impacto do veículo acabe jogando para a hélice... Isso, dependendo a força, já é o bastante para quebrar hélice de plástico. Tudo bem q depende muito do tipo, qualidade, rotação, etc ... Mas acontece tb e não precisa entrar com tudo !
Na minha, tirei certa de 2cm. Na loja que comprei, tinha uma "já cortada", não lembro qual motor, mas ficava do mesmo tamanho(por isso q mencionei "já cortada"), mas era + cara. Acabei comprando a maior e eu msm cortei ... economizei R$ 20,00.
Vlw,
Abs,
E a bomba de água, ela não ligada no mesmo eixo da helice?????
gostei do materia!
Fe_jipeiro
03/08/2010, 12:02
opa mecamaniaco...
eh ligada sim !! no mesmo eixo da bomba d'agua, a polia alimenta os dois sistemas, q na realidade eh um soh neh ....
Abs,
Luiz André
04/08/2010, 21:28
Luiz André,
Parabéns pelo material, se me permitir, me envie seu e-mail para divulgar e dar o respectivo crédito ao material
Abrass
Vlw fica aí os dados, luizandremartins@hotmail.com
Boas!
Minha band está com uma pá quebrada, vou aproveitar e fazer a modificação descrita aqui.
Depois eu posto as fotos de antes e depois.
Abç.
Ismael Reghin Filho
02/09/2010, 03:32
Oi, na minha Band foi colocada uma hélice de alumínio de 8 pás.
Achei que ficou interessante.
Pelo que me lembro, o mecânico que reformou ela, disse que é de um Caminhãozinho 3/4.
Vou perguntar para ele e informo.
Ismael Reghin Filho
02/09/2010, 10:08
Estou de volta.
Falei com o mecânico.
A hélice que ele colocou na minha Band, é a do MB1516, 89.
Ela é de alumínio, tem 8 pás e não precisa adaptar nada.
Tira uma e coloca a outra.
O valor dela é +ou- R$120,00.
Espero ter colaborado com alguém...
Até mais,
Na BADTOY 88 comprei uma de plástico 10 pás do 1313, montei direto, plug-and-play, 36pila na revenda MB.
A minha não tinha a coifa do radiador.
O barulho não mudou, li que ficava um 6cc, mas a ventania que faz é forte.
Badia
Ismael Reghin Filho
03/09/2010, 21:17
Oi gente...
To falando da hélice de alumínio, porque tem gente que não gosta da original, de ferro, com 5 pás e também não quer a de plástico por problemas de quebra.
A solução então, eu acho que seja esta que comentei.
A questão do custo, devem encontrar com valor menor, pois a minha foi comprada no interior do MS.
Acredito que em grandes centros o preço deve cair bem.
Abraços,
Ismael Reghin Filho
24/09/2010, 20:19
Quem se interessar em ver como ficou, dá uma olhada nas fotos que postei.
-> Frota 4x4 Brasil -> Band Mafiosa -> página 4
Acho que ficou muito bom, resistente e faz um barulho legal.
RogerBand76
01/11/2010, 08:06
Parabens André pelo tópico
Neste final de semana comprei e instalei a helice de 10 pás na band.
Realmente a ventilação aumenta de forma absurda.
O ruído do motor não mudou muito, (mas tbm. como ouvir algo alem do motor da band?)
Eu procurava uma solução pq depois do turbo da band ela passou a esquentar um pouco mais e acho que essa helice nova tá ajudando bastante.
abs.
Bom Pessoal estou criando um topico de ajuda aos interessados nessa modificação, fiz a alteração da helice seguindo algumas dicas dadas em topicos do colega Francisco Bicalho, achei que faltava mais informações disponiveis para todos, estou postando esse Faça Você Mesmo com a idéia de iniciar uma serie de topicos e Faq´s que possam ser feitos por todos, claro contando com o moderador para corrigir possiveis erros.
Bom Começando então
Essa adaptação jah foi testada e aprovada por alguns colegas e agora por mim,
trata-se de alterar a helice original de 5 e 6 pás, por uma do motor 366 de 10 pás, ficou exelente aqui, com o detalhe do barulho em alta rotação classicos de motores 6 cilindros, que particularmente achei muito bonito.
Primeiro compre uma helice, Varia o preço de lugar para lugar Helice de poliuretano 10 pás do motor om-366:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/09-07-10_1251.jpg
Ela vem com tamanho maior que a original necessita eliminar um pedaço em cada pá, eu retirei 4,5 cm, que jah coube bem no espaço do radiador e suportes, livrei cerca de 2 cm de qualquer coisa q pudesse pegar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/09-07-10_1244.jpg
Dei os Devidos Acabamentos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/09-07-10_1245.jpg
Pronta ela ficou assim, cortada exatamente igual, medição feita com paquimetro, Alguns podem perguntar sobre balanceamento!! Por ser de plastico e leve, os cortes feitos com tamanhos idênticos, não houve alteração, conversei com um engenheiro mecanico que me informou ser despresivel tal consideração, levando em conta a vibração do motor, peso da peça, e a força centrifuga, e centripeda da helice, Confirmando nossas idéias novamente.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/09-07-10_1243.jpg
A instalação é simples, consiste em retirar a antiga e colocar a nova, tem que levar em conta se o motor jah possui o espaçador da polia, no meu caso, já existia, por ser o motor om-364 infelizmente não sei dizer se os motores mais antigos possuem, é um tarugo de ferro que vai entre a polia e a helice, possui os 6 furos para passagem dos parafusos, até a fixação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/02-08-10_0938.jpg
Bom finalizando a instalação tive que colocar algumas arruelas para dar a mesma espessura da antiga helice, utilizei 3 arruelas em cada parafuso, em todos os 6 que fixam, totalizando 18 arruelas, isto é importante, pois se os parafusos passarem ficarão pegando por trás da fixação, prendendo no motor, e não irá girar a polia, trancando a helice.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/02-08-10_0944_c_pia1.jpg
Gostei muito do resultado, a ventilação é absurdamente maior, o barulho é lindo, e o preço indiscutivel, quem executar coloque aí suas observações, e os que tiverem problema tambem informe pra todos ficarem sabendo!
Agradecimentos, ao colega Francisco Bicalho, Ao amigo Willian Silva que ajudou na instalçao, nas latinhas, e no churrasco, e aos demais que citaram essa adaptação em outros topicos.
Abrçs....
Vlw
cristiano
01/11/2010, 10:31
Desde março tenho essa solução instalada na minha Band, no meu caso tirei somente 2cm.
Eu ainda tive que chegar o radiador uns 2cm para trás para colocar uma ventoinha elétrica entre o intercooler e o radiador de água, ficou a conta.
Quanto maior o giro, maior o barulho... ficou ótimo!
RogerBand76
02/11/2010, 21:21
Testei a band na estrada resultado
Com o turbo e a helice original a temp. chegava nos 90oC
Com a helice nova de 10 pás a temperatura não passou de 70oC.
Aprovada!!!!
turbinei a minha e acabei vendo-a esquentar mais que antes.
sempre andou nos 85 e agora bate os 90, 95 em subidas muito longas.
mexi no radiador e coloquei de 4 canaletas, melhorou bem, mas ainda belisca os 90.
ja tive uma dessas de 10 pas de plastico e nao aguentou uma trilha, exatamente como o Fe_jipeiro falou. respingou agua, quebrou... voltei pra de ferro original.
estou tentando comprar a de aluminio, mas se nao se faz trilha, essa receita de 10 pas de plastico é 10. sopra pra caramba.
Roger, para nao passar dos 70, sua valvula termostatica é de quanto? a minha é de 85 oringinal do om364.
os demais amigos que tem esse motor turbinado, mudaram a valvula?
RogerBand76
08/12/2010, 16:35
A minha é do 608 mesmo, mas já aviso, a temperatura da sua band está correta tem que ficar entre 80 e 90oC se trabalhar muito frio dá problema de desgaste prematuro.
Vou troca a minha por uma do 364 tbm.
Abraços
turbinei a minha e acabei vendo-a esquentar mais que antes.
sempre andou nos 85 e agora bate os 90, 95 em subidas muito longas.
mexi no radiador e coloquei de 4 canaletas, melhorou bem, mas ainda belisca os 90.
ja tive uma dessas de 10 pas de plastico e nao aguentou uma trilha, exatamente como o Fe_jipeiro falou. respingou agua, quebrou... voltei pra de ferro original.
estou tentando comprar a de aluminio, mas se nao se faz trilha, essa receita de 10 pas de plastico é 10. sopra pra caramba.
Roger, para nao passar dos 70, sua valvula termostatica é de quanto? a minha é de 85 oringinal do om364.
os demais amigos que tem esse motor turbinado, mudaram a valvula?
Vou ver se acho esta helice por aqui e vou colocar, valeu...
AlexandreStudart
05/08/2012, 09:47
Bira, caso você não queira o de plástico existe um de alumínio, mas de 8 pás, que é para o 608 e 709, então não precisa adaptar.
veja no site abaixo, ferência 5588 e na página 13 ou 14 tem o de plático também para o 608 e 709 sem ter que adaptar, só não sei os preços ainda. Ideal Distribuidora de Peças - (62) 3271-3322 - Goiânia-GO - Auto peças para caminhões >> Institucional (http://idealautomotiva.com.br/catalogo.php?p=19)
Por conta da coifa quebrada embaixo, a hélice original para o 14B com acoplador viscoso quebrou três pás.
Na emergência instalei uma de 7 pás da Topic. Perdeu uma pá também. Tirei fora a coifa e adpatei outra hélice de 7 pás da Hilux (uma fortuna). Tive de refazer os furos e não gostei muito do resultado.
Não consigo encontrar a original do 14B. Alguém sabe onde posso encontrar uma?
RODRIGO TOMITÃO
19/01/2013, 09:54
Por conta da coifa quebrada embaixo, a hélice original para o 14B com acoplador viscoso quebrou três pás.
Na emergência instalei uma de 7 pás da Topic. Perdeu uma pá também. Tirei fora a coifa e adpatei outra hélice de 7 pás da Hilux (uma fortuna). Tive de refazer os furos e não gostei muito do resultado.
Não consigo encontrar a original do 14B. Alguém sabe onde posso encontrar uma?
ta ai, só tem que conferir pois tem 2 modelos, com 6 ou 7 pás...
TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : HELICE MOTOR 14 B (7 PAS) 96/... TOYOTA (http://tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=191&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=243&pg=1)
Obrigado Rodrigo, vou verificar os modelos.
maikpenner
06/02/2013, 10:19
Hoje estava vendo um fornecedor (Valpec (http://catalogo.valpec.com.br)) de Hélices de 10 pás para MB.
Eles possuem os seguintes modelos:
V905 - 709 / 912
V907 - OM-352 / 1113 / 1313 / 1513 (Furo Menor)
V908 - OM-352 / 1113 / 1313 / 1513 (Furo Maior)
V909 - 709 / 812 / 912 / 914
V956 - OM-314 / OM-364
Qual será o mais indicado para as nossas Toyotas?
Pela lista, vejo que alguns indicaram o modelo 1113, porém existem um com furo maior outro com furo menor.
Mas pelo visto, existem ainda outros 3 modelos específicos para os motores OM-314 e OM-364.
Alguém saberia dar mais informações?
eu tenho uma dessa da valpec no meu. de aluminio de 8 pás. é a do 709 mesmo.
maikpenner
06/02/2013, 13:59
Acabei de falar com o pessoal da VALPEC,
A Hélice de 10 pás para as nossas Toyotas motor Mercedes é o modelo (V956 - OM-314 / OM-364)
Fica a dica para quem quiser trocar.
Marca: Valpec
Modelo V956
Att
Maik
Maik, o duro é achar essa daí.
Encontrei, por sorte numa loja de peças de caminhoes aqui em campinas. Mas a minha é de 8.
Se encontrar essa de 10, coloque aqui onde achou. tenho interesse em colocar uma melhor no jipe.
abraços
fabiano soriano
06/02/2013, 20:52
Pessoal, beleza?
Só tomem cuidado com estas hélices de plástico de 10 pás, já tive uma destas e quando percebi olha o que havia acontecido (foto).
393899
A sorte foi que o pedaço da pá não rasgou nenhuma mangueira e nem danificou o radiador, pois, poderia ter superaquecido o motor e aí....todo mundo já sabe o que acontece, se não perceber rápidamente não é....R$ 8K.
Faz cerca de 2 anos que instalei uma hélice de 8 pás de alumínio do 366 e ficou show de bola, muito vento e sem problemas de quebra.
Abrass
Fabiano
meu post acabou saindo errado.
essa de plastico é facil de achar e também ja tive uma quebrada. no meu caso foram 2 pás.
troquei pela de aluminio que é show.
a valpec também tem.
do catalogo da valpec:
Nome: HELICE 08 PAS EM ALUMINIO - MBB
Código: V-506
Num. Original: 314.205.17.06
Descrição: MERCEDES - MOTOR OM314 - 608D / 708E / TOYOTA BANDEIRANTES
mecamaniaco
07/02/2013, 13:23
Pessoal, percebi que a grande maioria que posta fotos dos motores não usa o defletor/coifa do radiador... Isso é um ERRO GRAVÍSSIMO, o fato de não usar esta peça implica num fluxo de ar não direcionado podendo inclusive causar turbulência na frente da hélice, fazendo com que o fluxo de ar da colmeia seja deficiente....
O não uso dessa coifa pode não trazer nenhum sintoma de imediato, mas basta fazer qualquer alteração na "rotina" de funcionamento do motor e pronto, a temperatura já sai do "normal".... É o caso do uso de AC, turbo, trilha, etc etc....
Em resumo, de NADA adianta colocar hélice de 348 pás de o fluxo de ar não vai ser forçado a passar pelo radiador!!!!!
Leandro.toyband
08/02/2013, 07:52
Pessoal, percebi que a grande maioria que posta fotos dos motores não usa o defletor/coifa do radiador... Isso é um ERRO GRAVÍSSIMO, o fato de não usar esta peça implica num fluxo de ar não direcionado podendo inclusive causar turbulência na frente da hélice, fazendo com que o fluxo de ar da colmeia seja deficiente....
O não uso dessa coifa pode não trazer nenhum sintoma de imediato, mas basta fazer qualquer alteração na "rotina" de funcionamento do motor e pronto, a temperatura já sai do "normal".... É o caso do uso de AC, turbo, trilha, etc etc....
Em resumo, de NADA adianta colocar hélice de 348 pás de o fluxo de ar não vai ser forçado a passar pelo radiador!!!!!
Mecamaniaco, minha Band "OM314" também não tem o defletor, já a do meu tio "364" tem o defletor, sera que o 314 não tem originalmente o defletor? você sabe aonde posso encontrar a venda o defletor? tenho medo pelo fato da hélice ficar exposta com risco de acidentes! Valeu!
mecamaniaco
08/02/2013, 08:13
Mecamaniaco, minha Band "OM314" também não tem o defletor, já a do meu tio "364" tem o defletor, sera que o 314 não tem originalmente o defletor? você sabe aonde posso encontrar a venda o defletor? tenho medo pelo fato da hélice ficar exposta com risco de acidentes! Valeu!
Leandro,
Creio que todas tenham saído da fábrica com o tal defletor, o ideal é procurar nos desmanches ou mandar fazer, acredito que vc possa fazer com chapas zincadas num bom calheiro....
Na minha Band 73 om-314 tem essa coifa, só não sei se é original....
quem deve ter é o Paulo, TROPA 4X4 Comrcio de Peas (http://www.tropa4x4.com.br)
BANDEIRANTE FRANK STAIN
19/02/2013, 15:41
coloquei na minha band uma helice eletrica da tucson, até agora tá legal
Francisco Bicalho
21/02/2013, 11:12
Pessoal, beleza?
Só tomem cuidado com estas hélices de plástico de 10 pás, já tive uma destas e quando percebi olha o que havia acontecido (foto).
393899
A sorte foi que o pedaço da pá não rasgou nenhuma mangueira e nem danificou o radiador, pois, poderia ter superaquecido o motor e aí....todo mundo já sabe o que acontece, se não perceber rápidamente não é....R$ 8K.
Faz cerca de 2 anos que instalei uma hélice de 8 pás de alumínio do 366 e ficou show de bola, muito vento e sem problemas de quebra.
Abrass
Fabiano
Fabiano
Uma das vantagens das hélices em plástico de 10 pás, é que elas são tão leves que se uma pá se quebra não faz diferença como nas hélices de ferro com 6 pás, entende? Outra vantagem é que elas são baratas e pode-se ter mais que uma no carro em viagens longas (tenho uma reserva preparada que levo em viagens) que você pode trocar a hélice toda em minutos. Mas mesmo com aquela pá faltando não é uma situação grave que tem que ser remediada na hora. As estradas brasileiras estão cheias de caminhões rodando com hélices em plástico e pás faltando.
Abraço;
Chico
titanium
21/02/2013, 14:10
Chico, há uma pequena diferença aí... O caminhoneiro não faz trilha (que balança muito) e não faz travessia de rios.
O que deixa o pessoal com medo é justamente que em travessias (ou trilhas com muita lama) a helice pode quebrar e moer o radiador.
E é AÍ que mora o perigo! Pois a helice troca-se com facilidade.... mas o radiadoorr......
Um grande amigo Toyoteiro do Rio de janeiro (que não participa de lista/forum algum) relatou que durante uma travessia de rio com correnteza (média), a pá da ventoinha quebrou e furou o radiador....
Sorte dele que ele percebeu na hora... mas o problema é que não tinha ninguem que pudesse consertar por perto..
ele teve que ir completando a agua até encontrar alguem.
É esse tipo de situação que deixa alguns colegas temerários em relação a Helice de plastico.
Afinal de contas, um carro pra ser confiável tem que ser nos mínimos detalhes.
Eu iria de helice de aluminio.. o problema é que não consigo encontrar aqui em BH de jeito algum!
Sergioporto
21/02/2013, 14:23
Chico, há uma pequena diferença aí... O caminhoneiro não faz trilha (que balança muito) e não faz travessia de rios.
O que deixa o pessoal com medo é justamente que em travessias (ou trilhas com muita lama) a helice pode quebrar e moer o radiador.
E é AÍ que mora o perigo! Pois a helice troca-se com facilidade.... mas o radiadoorr......
Um grande amigo Toyoteiro do Rio de janeiro (que não participa de lista/forum algum) relatou que durante uma travessia de rio com correnteza (média), a pá da ventoinha quebrou e furou o radiador....
Sorte dele que ele percebeu na hora... mas o problema é que não tinha ninguem que pudesse consertar por perto..
É esse tipo de situação que deixa alguns colegas temerários em relação a Helice de plastico.
Eu iria de helice de aluminio.. o problema é que não consigo encontrar aqui em BH de jeito algum!
Ué titanium,tu tá em Bhte e nao fala nada??Vai pagar a cerveja aonde? hehehe
na avenida central,aquela ao lado do Corpo de bombeiros na Antonio Carlos tem várias casas que vende peças de toy e acima da triangulos peças à direita de quem sobe a avenida em direçao à Br tem uma casa que trabalha só com peças de MB.
Na minha toy quero fazer que nem tem no troller senao me engano. Um circulo de ferro redondo entre ventilador e radiador,mas bem perto do ventilador,assim o ventilador nao vai pro lado do radiador.
Abs
Francisco Bicalho
21/02/2013, 14:39
Daniel, passa a dica pro seu amigo grande toyoteiro que você deve sempre tirar a correia do distribuidor e parar a hélice quando entrar em água funda.
Realmente as hélices em plástico quebram mais do que as de ferro de 6 pás, inclusive as de ferro quase não são cavadas, por isso não tem força para puxar o ar por 3 radiadores (AC, I, O2), e essa é a idéia principal.
Perder a hélice de plástico, isso é mindubim, eu troco por outra em 2 minutos, mas o motor tem que receber ar e (eu também pro AC funcionar no engarrafamento na Av. Brasil), mas na água funda tire sempre a correia. Hoje tá 39ºC no Rio, quero minha hélice puxando a maior quantidade de ar possível. Quebrou na trilha? Troco na hora.
Abraço;
Chico
titanium
21/02/2013, 15:16
Opa Sergio,
eu vou procurar os nomes e telefones dessas lojas que você comentou!
inclusive para comprar uns reparos de munhão que estão atrapalhando minha pequena reforma! rsrsrs.
Valeu pela dica, meu camarada!!
ahhh deixa a viatura sair do estaleiro que combinamos uma gelada!!
:D
Abraço,
Daniel
Ué titanium,tu tá em Bhte e nao fala nada??Vai pagar a cerveja aonde? hehehe
na avenida central,aquela ao lado do Corpo de bombeiros na Antonio Carlos tem várias casas que vende peças de toy e acima da triangulos peças à direita de quem sobe a avenida em direçao à Br tem uma casa que trabalha só com peças de MB.
Na minha toy quero fazer que nem tem no troller senao me engano. Um circulo de ferro redondo entre ventilador e radiador,mas bem perto do ventilador,assim o ventilador nao vai pro lado do radiador.
Abs
titanium
21/02/2013, 15:23
Daniel, passa a dica pro seu amigo que você deve sempre tirar a correa do distribuidor e parar a hélice quando entrar em água funda. Realmente as hélices em plástico quebram mais do que a de ferro de 6 pás, inclusive as de ferro quase não são cavadas, por isso não tem força para puxar o ar por 3 radiadores (AC, I, O2), e essa é a idéia principal. Perder a hélice isso é mindubim, eu troco por outra em 2 minutos, mas o motor tem que receber ar e eu também pro AC funcionar no engarrafamento na Av. Brasil, sacou? Hoje tá 39ºC no Rio, quero minha hélice puxando a maior quantidade de ar possível. Quebrou na trilha? Troco na hora.
Abraço;
Chico
Ééé chico...
situação delicada..
Mas será que uma helice que tem um anel em volta não ajudaria a dar maior firmeza?!?! Tipo essa:
Helice Do Radiador 98-05 Volkswagen Passat 1.8 Turbo Febi - R$ 180,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466345913-helice-do-radiador-98-05-volkswagen-passat-18-turbo-febi-_JM)
Outra coisa seria fazer um defletor SOB o radiador (assim como tem na perte superior, fazer em baixo)..
..
SERGIO, a sua sugestão seria colocar uma chapa dessas junto ao radiador (cortada no centro, formando tipo uma letra "O"), para evitar que uma helice quebrada corte ele??
http://img.alibaba.com/photo/438680297/round_hole_perforated_metal_sheet.jpg
:mrgreen:
Sergioporto
21/02/2013, 16:32
Vou olhar num troller destes mais modernos pois no tópico dos troller já houve relatos de quebras da pá e estava vindo de fábrica uma espécie de aro em O entre o radiador e a pá pois na água a tendencia da pá é ir contra o radiador e este aro evitaria.Nao deve ser algo dificil de fazer,poderia ser fixado na própria estrutura onde radiador é fixo.
Sergioporto
21/02/2013, 17:10
Opa Sergio,
eu vou procurar os nomes e telefones dessas lojas que você comentou!
inclusive para comprar uns reparos de munhão que estão atrapalhando minha pequena reforma! rsrsrs.
Valeu pela dica, meu camarada!!
ahhh deixa a viatura sair do estaleiro que combinamos uma gelada!!
Abraço,
Daniel
A minha tambem tá no estaleiro.Ao retornar para casa depois do carnaval,numa estradinha de terra,sem nenhum recurso,após ter parado para "tirar a água do joelho",andei uns 200 mts e deu um tranco e um estouro embaixo !peguei a lanterna e vi um baita rombo na ct .Putz grilas, e agora,longe de tudo,um breu,fui andando devagarinho em segunda até chegar na rodovia,solicitei o socorro mas nao soube dizer nome e nº da rodovia,bairro etc...E eles nao mandam sem saber estes dados,por pouco nao mando a seguradora à PQP !!Pensei com meus botoes,vou devagar mas vou chegar em casa e cheguei!!Pior foi aguentar a minha dona,viu,tu vive modificando este jipp,olha o que dá !!Rodei mais de 40 kms sem óleo na ct mas como uso Bardal p/ transmissao nem esquentei.
Moral:deve ter soltado algo dentro do tambor do freio de mao! Arrebentou cabo,Defletor onde estao presas sapatas,rodou,quebrou parafusos,arrancou um pedaço da ct onde vai pinhao do velocímetro,enfim,fez um tendéu !!!Mas flange é barata ,R$120 Dilmas, nao desmontei ainda,nao sei se deixei freio de mao puxado pois minha toy depois que modifiquei este freio,segura mesmo!!O motor sente para arrancar.
Mas tudo é festa !! Vamo que vamo !!
titanium
21/02/2013, 18:36
Sérgio Sérgio, que situação rapaz!! Bom que não caiu cardã e ela deu um Loop, igual a Band do Caio (aqui do forum) deu em plena rodovia!!!
Imagino que o pior tenha sido a falação da patroa! rsrsrs
A minha está parada pois Resolvi investir uma grana na minha, a fim de evitar problemas com freios.
Eu, voltando de uma viagem que fiz a Brasilia, tive uma surpresa no caminho: o tubo de ferro que leva o diesel até a boca do filtro, quebrou! rachou! em plena estrada... e só senti pois uma fumaça começou a subir dentro do carro, junto com o cheirão de diesel..
Parei imediatamente e quando fui ver, tinha um rastro ENORME de diesel atrás da caminhonete... sem contar o que jorrava..
Tentei chamar um reboque, mas o celular não tinha sinal..
Por sorte eu estava com um pedaço de mangueira de borracha (que era a medida EXATA) e umas braçadeiras!
Aí reparei o trem e seguimos viagem..
mas o torturante é ouvir a dona patroa falar: "é isso que dá, gostar de carro velho!" e outras coisas mais.. rsrs
Por sorte chegamos em casa..
Notei que o freio estava meio ruim...
E quando fui olhar o carro 4 dias depois vi que o chão da garagem estava manchada de oleo..
Fui ver e vi que era fluido dos freios..
vazou pelas duas rodas traseiras TODO o fluido do sistema de freios...
Por milagre cheguei em casa aquele dia!
Mas poderia ter acontecido o pior..
Agora resolvi dar uma revisão geral na Lenda, trocando os freios (4 a disco), revisão de eixos, câmbio e outras melhorias (alongar a relação, turbo, bancos mais confortaveis, snorkel, etc.).......
É o que dá para fazer agora.
:)
Mas como vou dividir a reforma em fases, no meio de uma delas combinamos algo!
Ahhh!
Se conseguir uma foto do sistema em "O" de proteção ao radiador, manda ae!
Abraços
Sergioporto
21/02/2013, 19:12
Vou xeretar nos tópicos do troller e ver se acho!!Caramba,vai ser uma baita diversao rsrsrsPrecisando de algo dá um alo pois tenho minha oficina particular nos fundos da minha firma!Eu faço toda mecanica da minha,pois à 26 anos atrás minha profissao era mecanica diesel pesada.Tratores de esteiras,carregadeiras,retros etc.detsto mecanica de onibus e caminhao!!Sabado desmonto para ver o que houve na ct .Se colocar disco na traseira vai ter que colocar válvulas equalizadoras senao trava as traseiras primeiro !!!
Vou passar meus telefones por mp amanha.
Abs
titanium
21/02/2013, 19:16
Opa Sérgio, ajuda é o que mais vou precisar! kkkk
Vamos conversando!
Abraço
maikpenner
28/02/2013, 12:04
Sábado chega a hélice de 10 pás da Valpec,
feita especialmente pra Bandeirante (Modelo V956).
Depois de instalar eu conto o resultado.
Abraços
Maik
titanium
28/02/2013, 12:25
Opa! Maravilha Maik! Coloca as impressões da hélice!
Será que não rola também um vídeo!??! heim!?
:mrgreen:
maikpenner
04/03/2013, 16:30
Chegou a hélice da Toyota Bandeirante com 10 pás.
Vamos aos detalhes:
A medida (diâmetro) é o mesmo da original, então não precisei cortar nada.
Teoricamente seria plug & play, mas nem tudo são flores.
Como a espessura da hélice é menor, é preciso que sejam usadas arruelas, como o Luiz André já mencionou anteriormente.
Porém não pude usar as arruelas na frente da hélice, como ele utilizou, pois as pás estavam pegando no parafuso de fixação da bomba de direção hidráulica. As pás originais tem um corte (inclinação) diferente que desviam desse parafuso, mas as pás dessa hélice são retas na parte de trás, o que fez com que elas pegassem no parafuso.
Para tentar resolver o problema eu coloquei as 3 arruelas atrás da hélice, entre a hélice e o espaçador da polia tentando jogar a hélice mais pra frente.
Consegui afastar um pouco, ainda assim, a hélice ficou passando de 2 a 3mm do parafuso. Espero que não pegue.
O som muda um pouco, o motor parece que "canta" mais, mas, como o motor não é tão silencioso não é tão perceptível.
Realmente a hélice puxa muito mais vento.
Agora só da pra saber dos resultados testando na estrada e nas serras.
Abaixo seguem algumas fotos da instalação.
398554398551398552398553
Abraços
Maik
Dendrobates
04/03/2013, 17:09
Boa tarde a todos.
Não vejo estas hélices de plástico como uma alternativa para quem coloca o jipe pra malhar... acho muito frágil.
Já desloquei o radiador em trilha por arrebentar o coxim vindo a pegar na hélice. Substituí a colmeia e desentortei bem a hélice original. É aí que mora o perigo... pois a hélice original fica aparentemente ok, mas quando se passa em terreno alagado ela envergava e cortava o radiador, imaginem uma de plástico.
Substituí por uma de alumínio fundido... um mesmo peso porém com uma pá a mais e muito mais resistente.
maikpenner
04/03/2013, 20:34
Dendrobates,
A de plástico quebra com maior facilidade.
A de ferro ou a de alumínio não quebram, mas cortam a colméia se houver um deslocamento do radiador.
Prefiro trocar 10 hélices de plástico do que 1 radiador.
E outra... eu uso a Band 90% do tempo em expedições.
10% do que ando é em trilhas... e desses talvez 1% sejam regiões alagadas.
Prefiro soltar a correia nesse 1% que ando em regiões alagadas, e aproveitar o restante do tempo para uma melhor refrigeração para o motor.
Todas hélices tem seus prós e contras.
Para o meu uso, a de plástico é a ideal.
Olá Maik
Quando substituí a minha (7 pás), andei uns 3 km e quebraram duas pás. Pegou no parafuso da bomba. Tinha uma distância +/- igual a foto da sua. Comprei outra com a curvatura e alterei a posição do radiador aumentando a distância.
fabiano soriano
04/03/2013, 22:19
Ojo ehh!!!
As helices de plásticos não quebram somente em alagados, ou em trilhas pesadas......elas ressecam, com temperatura, uso de produtos para limpeza do motor e se quebram com a própria vibração do MB, seja 314 ou 364.
Daí, vc pode estar em uma estrada bem tranquila, quebra uma pá, pega na mangueira da água do radiador e vc não percebe a temperatura subir pela falta d'água e quando algo ficar estranho e o motor sem força, by by brasil.....entende?
Abrass
Fabiano
Francisco Bicalho
04/03/2013, 22:25
Dendrobates,
A de plástico quebra com maior facilidade.
A de ferro ou a de alumínio não quebram, mas cortam a colméia se houver um deslocamento do radiador.
Prefiro trocar 10 hélices de plástico do que 1 radiador.
E outra... eu uso a Band 90% do tempo em expedições.
10% do que ando é em trilhas... e desses talvez 1% sejam regiões alagadas.
Prefiro soltar a correia nesse 1% que ando em regiões alagadas, e aproveitar o restante do tempo para uma melhor refrigeração para o motor.
Todas hélices tem seus prós e contras.
Para o meu uso, a de plástico é a ideal.
-"Prefiro trocar 10 hélices de plástico do que 1 radiador."
X2
Francisco Bicalho
05/03/2013, 11:43
Ojo ehh!!!
As helices de plásticos não quebram somente em alagados, ou em trilhas pesadas......elas ressecam, com temperatura, uso de produtos para limpeza do motor e se quebram com a própria vibração do MB, seja 314 ou 364.
Daí, vc pode estar em uma estrada bem tranquila, quebra uma pá, pega na mangueira da água do radiador e vc não percebe a temperatura subir pela falta d'água e quando algo ficar estranho e o motor sem força, by by brasil.....entende?
Abrass
Fabiano
Tenho a mesma hélice em plástico a mais de 4 anos e mais de 60 mil km rodados e continua inteira.
Se esse seu relato fosse verdadeiro, 10 em cada 10 caminhões modernos não estariam rodando com hélices em plástico.
Já soube de casos em que uma pá se quebrou e nem foi notado porque a hélice é tão leve que continua funcionando, e puxando muito mais ar que a hélice em ferro inteira.
Essa é uma discussão sem sentido. Quem não gosta de hélices em plástico não deveria usar elas, nem tentar convencer quem usa em plástico que elas podem causar algum 'dano' ao motor. Nunca soube de uma pá de plástico que pesa uns 80 gramas destruindo rediadores ou mangueiras.
Pra mim é factóide.
Fe_jipeiro
05/03/2013, 11:55
x2
Eu não colocava muita confiança na hélice de plástico, até colocar na minha band e testar ...
Aqui na região, em dia de temporal, tem rua que cobrem o capô da Band ... Já andei diversas vezes debaixo d'água e só alegria...
Dendrobates
05/03/2013, 15:02
Tenho a mesma hélice em plástico a mais de 4 anos e mais de 60 mil km rodados e continua inteira.
Se esse seu relato fosse verdadeiro, 10 em cada 10 caminhões modernos não estariam rodando com hélices em plástico.
Já soube de casos em que uma pá se quebrou e nem foi notado porque a hélice é tão leve que continua funcionando, e puxando muito mais ar que a hélice em ferro inteira.
Essa é uma discussão sem sentido. Quem não gosta de hélices em plástico não deveria usar elas, nem tentar convencer quem usa em plástico que elas podem causar algum 'dano' ao motor. Nunca soube de uma pá de plástico que pesa uns 80 gramas destruindo rediadores ou mangueiras.
Pra mim é factóide.
80 gramas vezes a velocidade de rotação no momento da quebra...
maikpenner
05/03/2013, 16:35
Boa tarde a todos.
Não vejo estas hélices de plástico como uma alternativa para quem coloca o jipe pra malhar... acho muito frágil.
Já desloquei o radiador em trilha por arrebentar o coxim vindo a pegar na hélice. Substituí a colmeia e desentortei bem a hélice original. É aí que mora o perigo... pois a hélice original fica aparentemente ok, mas quando se passa em terreno alagado ela envergava e cortava o radiador, imaginem uma de plástico.
Substituí por uma de alumínio fundido... um mesmo peso porém com uma pá a mais e muito mais resistente.
Se você tivesse usado uma helice de plástico, ela teria quebrado sem talvez arrebentar a sua colmeia. :concordo:
Com a de alumínio, muito mais resistente que você colocou, o estrago na radiador deve ser ainda maior. :parede:
Quando a hélice é de ferro, o "fusível" acaba sendo a colmeia por ser mais frágil. :evil:
No caso da hélice de plástico, o "fusível" é ela mesma que pode vir a quebrar. :)
Repito: Prefiro trocar 10 hélices de plástico do que 1 radiador. :dance:
Francisco Bicalho
05/03/2013, 16:39
80 gramas vezes a velocidade de rotação no momento da quebra...
Dendrobates, continue usando a sua hélice de ferro com 6 pás e seja feliz, só não venha tentar nos convencer de não usar as hélices de plástico. A turma que postou opinião favorável a hélice de plástico tem bastante experiência com Bandeirante e suficiente milhagem usando elas, portanto, acho que a sua opinião não está contando muito nessa postagem.
Maik, só pra ter uma idéia, quanto custa uma hélice de prástico ?
Abraço
Dendrobates
05/03/2013, 17:13
Ok... continuarei feliz com a minha de alumínio fundido.
Só levei em consideração as forças que agem nos pedaços que podem partir-se e pegar em alguma coisa... Não estou tentando mudar a opinião de ninguém, somente gerar conhecimento. E isso se gera com questionamentos... e esta é a serventia de um fórum como este!
Se a vc acha que minha opinião não vale nada para esta postagem... ok! Eu acho que vale, e com isso tentei alertar os foristas de um FATO que já me ocorreu.
maikpenner
05/03/2013, 17:33
35 latinhas...
Maik, só pra ter uma idéia, quanto custa uma hélice de prástico ?
Abraço
fabiano soriano
05/03/2013, 21:57
Ahhh agora acho que entendi......o Chico é o dono da empresa que faz as hélices de plastico kkkkkKKKKKKK
Na boa pessoal, já usei hélice de plástico de 10 pás também e não precisei afundar em nenhum açude para que as pás se quebrassem. Por esse motivo, postei que fosse possível algum produto de limpeza de lava-rápido, ou outro item qualquer vibração excessiva, desbalanceamento, que tivesse feito uma pá sair voando por aí e como foi relatado, nem percebi, só vi quando já estava quebrada. Isso eu não inventei, aconteceu comigo. rsrsrsrrs
Outra, vcs acham realmente que quando uma pá de plástico se quebra com a força centrífuga, se a pá acertar uma mangueira de água ela não vai fazer nenhum rasginho, nem um furinho que seja?
Mais uma, façam uma busca rapidinha na internet e vão ver radiadores danificados por pás de hélices de plástico que se deformaram e acertaram a colméia em alagados, superaquecendo o motor Ex. Troller, L200, etc.
Só quis relatar o que já tive como experiência (a quebra de uma pá de plastico), com a possibilidade desta pá pegar uma mangueira de água (pensamento...isso não aconteceu, só pensei no risco disso acontecer) e fazer um leve rasgo, suficiente para em questão de minutos o motor rodar sem água sem que vc note.
Também não estou falando que a de alumínio de 8 pás (é a que uso) é a ideal, pode quebrar também, ela é até mais pesada que a de ferro e os parafusos poderiam não aguentar e se quebrar e ela sair voando, arregaçando tudo, até atravessar o capô. rsrsrsrssrsrsrsrsrs
Como disse só quis relatar a experiência vivida e a "loucura" da minha cabeça no risco de algo pior acontecer e não estragar o negócio de ninguém KKKKKKKKK
segue foto398832
Abrass inocentes!!!
té mais
Fabiano
Francisco Bicalho
05/03/2013, 22:24
Ahhh agora acho que entendi......o Chico é o dono da empresa que faz as hélices de plastico kkkkkKKKKKKK
Na boa pessoal, já usei hélice de plástico de 10 pás também e não precisei afundar em nenhum açude para que as pás se quebrassem. Por esse motivo, postei que fosse possível algum produto de limpeza de lava-rápido, ou outro item qualquer vibração excessiva, desbalanceamento, que tivesse feito uma pá sair voando por aí e como foi relatado, nem percebi, só vi quando já estava quebrada. Isso eu não inventei, aconteceu comigo. rsrsrsrrs
Outra, vcs acham realmente que quando uma pá de plástico se quebra com a força centrífuga, se a pá acertar uma mangueira de água ela não vai fazer nenhum rasginho, nem um furinho que seja?
Mais uma, façam uma busca rapidinha na internet e vão ver radiadores danificados por pás de hélices de plástico que se deformaram e acertaram a colméia em alagados, superaquecendo o motor Ex. Troller, L200, etc.
Só quis relatar o que já tive como experiência (a quebra de uma pá de plastico), com a possibilidade desta pá pegar uma mangueira de água (pensamento...isso não aconteceu, só pensei no risco disso acontecer) e fazer um leve rasgo, suficiente para em questão de minutos o motor rodar sem água sem que vc note.
Também não estou falando que a de alumínio de 8 pás (é a que uso) é a ideal, pode quebrar também, ela é até mais pesada que a de ferro e os parafusos poderiam não aguentar e se quebrar e ela sair voando, arregaçando tudo, até atravessar o capô. rsrsrsrssrsrsrsrsrs
Como disse só quis relatar a experiência vivida e a "loucura" da minha cabeça no risco de algo pior acontecer e não estragar o negócio de ninguém KKKKKKKKK
segue foto398832
Abrass inocentes!!!
té mais
Fabiano
Eu nunca disse que hélices em plástico não quebram fabiano, o que eu acho é que quem gosta delas continuará usando e quem não gosta não usa elas. A minha, por exemplo tem as 10 pás a muitos anos, mas eu não uso produtos de beleza no meu motor nem levo em lava-rápido. Aliás acho que nunca lavei o meu motor. É uma discussão que não vai levar a nada. Você dificilmente convencerá o Maik, o Felippe, ou eu de trocar as nossas hélices em plástico por hélices em metal.
fabiano soriano
05/03/2013, 23:58
É isso aí, não vamos levar ninguém a nada, são apenas relatos que enriquecem com experiências e tipo de uso das bands de cada um.
Abrass
Fabiano
MarcioNatal
06/03/2013, 00:18
Rapaziada, que confusão!!!!!!! Plástico, alumínio, ferro.........
Eu particularmente não gosto nem uso as de plástico, nem de as ferro e muito menos as de alumínio. Sou ecologicamente correto. Uso essa, feita de legítimo pinho de riga, leve e resistente.
398851
Não tenho medo de quebrar palhetas, rasgar radiador, cortar mangotes, etc, etc, etc. Só tenho medo de uma coisa....cupim!!:euforico:
Um abraço a todos.
Márcio Humberto
Dendrobates
06/03/2013, 09:20
Este fórum serve para o esclarecimento de foristas adeptos a veículos off-road.
Cada indivíduo expõe sua linha de pensamento e a defende até seu embasamento cair por terra, ou derrubar o de alguém. Assim o debate gerado serve para os foristas decidirem o que usar EM SEU projeto.
Caso não tenham entendido me referi que as de plástico podem ser muito frágeis PARA QUEM PÕEM O JIPE PARA MALHAR ou seja trilha! Não tenho experiencia em expedições, e as de plástico podem ser até melhores nesta situação.
A anos atrás, quando só tinham uma área destinada a veículos TOYOTA. A informação gerada era pouca e só se falava de alongar relação, maior conforto, isolamento acustico e de hilux e tals... Tanto que fui buscar mais informação na outras areas do fórum. Quando fiz isso encontrei um POVO muito mais aberto a discuções do que aqui na área tos toyoteiros. Hoje Temos uma área só para nossas Bands e a informação gerada aumentou em quantidade e qualidade, mas ainda estamos atras das outras áreas quando a isso. Pessoal somos todos amigos e ninguém é melhor que ninguém. Posso entender bastante de uma coisa e nada de outra e só expondo nossas ideias e posicionamentos aqui é que conseguiremos chegar a uma conclusão do que é melhor para cada um. ok?
Abraços ventilados com a melhor escolha para cada um.
Francisco Bicalho
06/03/2013, 12:15
Rapaziada, que confusão!!!!!!! Plástico, alumínio, ferro.........
Eu particularmente não gosto nem uso as de plástico, nem de as ferro e muito menos as de alumínio. Sou ecologicamente correto. Uso essa, feita de legítimo pinho de riga, leve e resistente.
398851
Não tenho medo de quebrar palhetas, rasgar radiador, cortar mangotes, etc, etc, etc. Só tenho medo de uma coisa....cupim!!:euforico:
Um abraço a todos.
Márcio Humberto
Graaande idéia. Vou fazer uma de bambú com 65 pás !
Mas, falando sério, essa hélice de madeira é linda. Mando outra de volta.398940
titanium
06/03/2013, 12:36
daqui há pouco a band vai voar com umas Hélices dessas!!
kkkkkkkkkkk
maikpenner
06/03/2013, 12:51
A minha Band já ta uivando, com som de motor de opala 6cc com a helice de 10 pás... :euforico:
Se colocar essas de avião o negócio vai sair voando... kkkk
Dendrobates
06/03/2013, 14:08
A minha Band já ta uivando, com som de motor de opala 6cc com a helice de 10 pás... :euforico:
vai tirando sarro, vai...
maikpenner
06/03/2013, 14:41
Não estou tirando sarro Dendrobates.
Pergunte pra quem instalou hélice de 10 pás... ela uiva mesmo... igual o motor do opalão....
Acho que um dos primeiros relatos aqui no forum o pessoal já comentou que o som fica parecido com o som da hélice do opala... Muda bastante... principalmente em giro alto...
vai tirando sarro, vai...
Sergioporto
06/03/2013, 15:44
Não estou tirando sarro Dendrobates.
Pergunte pra quem instalou hélice de 10 pás... ela uiva mesmo... igual o motor do opalão....
Acho que um dos primeiros relatos aqui no forum o pessoal já comentou que o som fica parecido com o som da hélice do opala... Muda bastante... principalmente em giro alto...
Verdade,parece um Omega! Uiva mesmo !!!!!!
Francisco Bicalho
06/03/2013, 18:38
Veríssimo, ainda tem o uivo das 10 pás.
Aliás uma das razões para eu usar essa hélice são os 3 radiadores pra ela destruir quando quebrar em mil pedaços! UM só é pouco! aliás 10 pás quebram muito mais do que apenas seis pás é ou não é?
Dendrobates
06/03/2013, 18:42
Francisco,
Pelo que entendi a de madeira é melhor, heim!!!
Abraço!
Francisco Bicalho
06/03/2013, 18:45
Este fórum serve para o esclarecimento de foristas adeptos a veículos off-road.
Cada indivíduo expõe sua linha de pensamento e a defende até seu embasamento cair por terra, ou derrubar o de alguém. Assim o debate gerado serve para os foristas decidirem o que usar EM SEU projeto.
Caso não tenham entendido me referi que as de plástico podem ser muito frágeis PARA QUEM PÕEM O JIPE PARA MALHAR ou seja trilha! Não tenho experiencia em expedições, e as de plástico podem ser até melhores nesta situação.
A anos atrás, quando só tinham uma área destinada a veículos TOYOTA. A informação gerada era pouca e só se falava de alongar relação, maior conforto, isolamento acustico e de hilux e tals... Tanto que fui buscar mais informação na outras areas do fórum. Quando fiz isso encontrei um POVO muito mais aberto a discuções do que aqui na área tos toyoteiros. Hoje Temos uma área só para nossas Bands e a informação gerada aumentou em quantidade e qualidade, mas ainda estamos atras das outras áreas quando a isso. Pessoal somos todos amigos e ninguém é melhor que ninguém. Posso entender bastante de uma coisa e nada de outra e só expondo nossas ideias e posicionamentos aqui é que conseguiremos chegar a uma conclusão do que é melhor para cada um. ok?
Abraços ventilados com a melhor escolha para cada um.
Dendrobates, não fique tão doído com esse assunto. Você fala em -'anos atrás, quando só tinham uma área destinada a veículos TOYOTA encontrei um POVO muito mais aberto a discuções do que aqui na área tos toyoteiros" mas você só tem 66 postagens, e o que você quis dizer com isso? Nós estamos aqui justamente discutindo o assunto, aliás muito além do que deveríamos estar, mas a impressão que você passa é de frustração por haver pessoas discordando da sua opinião. Se você somar o número de postagens do Felippe, do Maik e as minhas são mais de duas mil postagens, alguma experiência há de haver nesse número, talvez você devesse levar isso em consideração. Ninguém está tentando derrubar nada de ninguém, apenas relatar a própria experiência com um determinado produto. Você já usou uma hélice em plástico? Pois o Felippe o Maik e eu já usamos as de ferro e de plástico e apenas relatamos que nós gostamos das hélices em plástico, é só isso. E afinal ao que você se refere com esse -'QUEM PÕEM O JIPE PARA MALHAR'? (à propósito é 'quem põe' não 'quem põem') Você leu a postagem do Felippe Tounda -"Aqui na região, em dia de temporal, tem rua que cobrem o capô da Band ... Já andei diversas vezes debaixo d'água e só alegria..." Você está sugerindo que as pessoas que usam e aprovam a hélice em plástico fazem isso porque não '-põem o jipe pra malhar' ou que só você 'põe o jipe pra malhar'?
OY VEY!
fabiano soriano
06/03/2013, 18:49
Vcs é que vão uivar na mão do meca :bananadança:quando o motor empenar inteiro, igual esse do vídeo. KKKKKKKKKKKKKKK
golpeteo de biela. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=V03GP1UYZRc)
Brincadeirinha em pessoal KKKKKKKKK......é só para aliviar a tensão gerada nos últimos posts e ficar numa boa.:brinde:
Olha.....é tudo brincadeira hein, não vem "arrancar meu couro" não KKKKKKKKKKK
Abrass
Fabiano
Francisco Bicalho
06/03/2013, 19:00
não entendi...
Dendrobates
06/03/2013, 19:15
Francisco,
A minha quantidade reduzida de posts significa que li bastante coisa, pesquisei muito. Mas isso também não quer dizer nada, pois tem muitos que tem mais de 1000 posts que não se aproveita absolutamente nada. Não estou dizendo que seja o caso de vc e do pessoal que faz acontecer aqui na área dos toyoteiros. Mas agora que realmente quero utilizar o fórum para sanar dúvidas mais específicas iniciei com mais posts. Sempre acompanhei o fórum lendo e pesquisando, quase nunca expondo meu ponto de vista. OK?
Realmente não entendo dessa hélice de plástico mesmo... contribuí com meus 2 centavos relatando a besteira que fiz uma vez desentortando a porcaria da hélice original. Depois de torta o material ficou muito mais suscetível a empenar e pegar na colmeia. Assim coloquei em cheque a hélice de plástico por achar que ela teria uma menor resistencia a empenar e pegar no radiador. Agora que uma pá pode se solta e fazer algum dano, pode sim! Mas como vc falou existe maneiras de se contornar... retirando a correia é uma delas. Mas não acho isso viável em trilhas por questões óbvias.
Só pra deixar bem claro que a resistencia da água de inundação é menor do aquele mingauzão gostoso que fica depois de 897 jipes passarem em um buraco...
Ah... com relação a frustração de anos atrás quando buscava mais informação na área toyota, sim fiquei frustrado mas ao mesmo tempo satisfeito por achar a info em outras áreas...
Sem ressentimentos...
Abração!
Dendrobates
06/03/2013, 19:32
fluido não newtoniano... A viscosidade aparente aumenta conforme o aumento da tensão.
Francisco Bicalho
07/03/2013, 10:17
Realmente não entendo dessa hélice de plástico mesmo... contribuí com meus 2 centavos relatando a besteira que fiz uma vez desentortando a porcaria da hélice original. Depois de torta o material ficou muito mais suscetível a empenar e pegar na colmeia. Assim coloquei em cheque a hélice de plástico por achar que ela teria uma menor resistencia a empenar e pegar no radiador. Agora que uma pá pode se solta e fazer algum dano, pode sim! Mas como vc falou existe maneiras de se contornar... retirando a correia é uma delas. Mas não acho isso viável em trilhas por questões óbvias.
Só pra deixar bem claro que a resistencia da água de inundação é menor do aquele mingauzão gostoso que fica depois de 897 jipes passarem em um buraco...
Abração!
Dendrobates
Paz
Pra arrematar o assunto e botar uma pá de cal na parada. Eu acho que a sua má experiência desentortando uma hélice em ferro não deve contar para -"não entendo dessa hélice de plástico mesmo..." metal sofre um tipo de fadiga que o plástico não sofre (sofre outras), em peças como hélices que tem muita atividade kinetica amassou morreu; você jamais deveria ter desentortado essa hélice sem retirar a peça e examinar ela cuidadosamente para ver se não haviam rachaduras ou trincas. Mesmo assim eu jogava fora. Era meio óbvio que a hélice original poderia quebrar depois de 'desamassada' acho que você reconhece isso agora em retrospecto, só que você não pode levar essa má experiência, esse erro na verdade, para um outro produto feito de um material completamente diferente com o qual você não tem experiência. Agora, o relato de três pessoas que tem experiência com o produto e aprovam o uso dele deveria no mínimo ser levado em consideração. A hélice em plástico não empena, ela pode quebrar uma pá e continuar funcionando numa boa. Ela é utilizada em centenas de milhares de caminhões modernos (se tiver a chance olhe dentro do cofre do motor de qualquer caminhão novo) e rodam milhões de quilômetros no mundo inteiro. Elas só não são indicadas para regiões extremamente frias em que o plástico se torna duro e quebradiço.
Não entendi o -'mingauzão gostoso'... você quer dizer lama funda? Acho difícil você enfiar o carro na lama até a metade do radiador e continuar andando, mas, enfim, eu não tenho mais nada pra dizer.
aliás falei muito mais do que deveria. Sorry rapeize.
Abraço;
Chico
MarcioNatal
07/03/2013, 10:23
Chico e Dendrobates..........:palmas::palmas:
Um abraço pro cês!!
Márcio Humberto
Sergioporto
07/03/2013, 10:31
Chico ,li já faz algum tempo,no tópico dos Trolhas problemas de quebra dos ventiladores de plástico mas foi descoberto que era proviniente da qualidade do material empregado na confecçao.Depois disto a Trolher projetou um protetor entre ventilador e radiador fazendo com que em casos de água profunda o ventilador nao avançasse no radiador.Tentei pesquisar lá mas nao soube fazer isso.
Acontecia mais no norte do brasil.
Uso ventilador de plástico faz muitos anos e até hoje nao tive problemas ,inclusive manutençao da bomba dágua (rolamentos etc..)diminuiu!!
Vou fazer este sistema de proteçao ainda,tenho que retirar frente toda por causa de um maldito grilo que tá enchendo a paciencia e já aproveito.
Abs
Dendrobates
07/03/2013, 10:50
Chico,
Quando desentortei a hélice, olhei bem... mas realmente deveria ter substituído a peça naquela hora. Depois fazendo trilha a pá empenou pouca coisa pegando pela segunda vez no radiador. Riscou a colmeia por fora, sem furar. Quando fui trocar peguei na mão uma de plástico, que não sei se era esta que vcs relatam pois não lembro o número de pás. E pensei que a de plástico entortaria também...
Afinal gato que tem medo de tijolada, não dorme em olaria.
referente ao mingau, sim quis dizer lama pegajosa e funda. Não digo que continua andando... mas que fica ligado e girando fica...
Sérgio,
As band mais novas vieram com um defletor no radiador, é isto que se refere?
Sergioporto
07/03/2013, 11:06
Tá havendo confusao entre defletor e proteçao do radiador .me corrijam se estiver errado,defletor direciona o ar vindo de fora ,passando pelo radiador sendo direcionado ao motor.Senao houver defletor o vento gerado pelo ventilador irá espalhar muito !
Este sistema de proteçao entre radiador e ventilador nao saiu nas band ,saiu nos Trolher ,nao sei atualmente ,mas pelo que li no tópico dos trolher até engenheiros acompanharam os jipes para saber o porque de tantas quebras que Havia,entendeu ??
Francisco Bicalho
07/03/2013, 16:06
Tá havendo confusao entre defletor e proteçao do radiador .me corrijam se estiver errado,defletor direciona o ar vindo de fora ,passando pelo radiador sendo direcionado ao motor.Senao houver defletor o vento gerado pelo ventilador irá espalhar muito !
Este sistema de proteçao entre radiador e ventilador nao saiu nas band ,saiu nos Trolher ,nao sei atualmente ,mas pelo que li no tópico dos trolher até engenheiros acompanharam os jipes para saber o porque de tantas quebras que Havia,entendeu ??
O defletor é isso mesmo, e não deve ser retirado, e aliás é muito difícil de achar novo, velho, usado, detonado, é uma avis rara da mecânica Toyoteira. Esse sistema de proteção eu nunca ouvi falar. Deve ser porque o Troller é uma bosta. hahaha... ;ˆ)
Sergioporto
07/03/2013, 16:40
O defletor é isso mesmo, e não deve ser retirado, e aliás é muito difícil de achar novo, velho, usado, detonado, é uma avis rara da mecânica Toyoteira. Esse sistema de proteção eu nunca ouvi falar. Deve ser porque o Troller é uma bosta. hahaha... ;ˆ)
Para mim é uma salada de fruta,peça de tudo quanto é veículo.mas mudando de mala para saco acho interessante esta proteçao para o radiador! se por acaso ao entrar em água funda este protetor irá impeder da hélice ir contra o radiador e tambem evitará a quebra da dita cuja,capice?
Francisco Bicalho
08/03/2013, 10:15
Para mim é uma salada de fruta,peça de tudo quanto é veículo.mas mudando de mala para saco acho interessante esta proteçao para o radiador! se por acaso ao entrar em água funda este protetor irá impeder da hélice ir contra o radiador e tambem evitará a quebra da dita cuja,capice?
O carro e é feio, meio 'agachado' não tem altura de jipe, pra mim parece que está cagando... hahaha... por isso é uma bosta! huahauauaua!
Dendrobates
08/03/2013, 11:02
O carro e é feio, meio 'agachado' não tem altura de jipe, pra mim parece que está cagando... hahaha... por isso é uma bosta! huahauauaua!
troller é jerico... peça de tudo que é carro kkk. Tbm não gosto deles, mas é minha opinião. Sou fan de viaturas japonesas!
MarcioNatal
09/03/2013, 01:02
Sergio, Chico and all, boa noite.
Uma proteção assim, com uma tela relativamente fina e resistente, em aço/inox, sem que oferecesse restrição significativa ao fluxo de ar, será que resolveria esse problema da hélice, ou seja, evitaria a quebra da mesma ao passar na água(roçaria na tela, sem quebrar?) e a consequente perfuração/rasgo do radiador?
399406
O que acham? Vamos aos comentários!
MH
Francisco Bicalho
09/03/2013, 09:36
Sergio, Chico and all, boa noite.
Uma proteção assim, com uma tela relativamente fina e resistente, em aço/inox, sem que oferecesse restrição significativa ao fluxo de ar, será que resolveria esse problema da hélice, ou seja, evitaria a quebra da mesma ao passar na água(roçaria na tela, sem quebrar?) e a consequente perfuração/rasgo do radiador?
399406
O que acham? Vamos aos comentários!
MH
Acho que uma tela (relativamente fina) em inox não ofereceria muita proteção. Não entendo essa preocupação com a hélice. São tão poucos or relatos de hélices destruindo radiadores, acho que você deveria botar sua energia em mudanças mais úteis e divrtidas no seu carro.
Sergioporto
09/03/2013, 09:49
A proteção tem que ser entre radiador e hélice. Este tipo de tela e bom quando for fazer trilha ecolocar antes do radiador ou intercoler para nao acumular sujeira nos dois, evitando aquecimento . Mas em que ser fácil para retirar para poder limpar.
Fe_jipeiro
15/04/2013, 10:50
Galera ...
Ainda recomendo o uso da hélice de plástico ... mas fiquem atento com a manutenção da mesma para não acontecer o que aconteceu comigo na trilha no último sábado ... rsrsrs
Ou tava ressecada ou algo bateu nela dentro do atoleiro com água. Pois na fiz muitas outras trilhas e nunca aconteceu isso ... a hélice instalada deve ter uns 3 ou 4 anos ... não me recordo ...
Abs
Francisco Bicalho
15/04/2013, 11:13
Galera ...
Ou tava ressecada ou algo bateu nela dentro do atoleiro com água. Pois na fiz muitas outras trilhas e nunca aconteceu isso ... a hélice instalada deve ter uns 3 ou 4 anos ... não me recordo ...
Abs
Acho difícil uma hélice de metal sair incólume do que quer que tenha acontecido com essa sua, no mínimo sairia toda amassada. Você tinha levado a reserva?
Fe_jipeiro
15/04/2013, 11:14
Fala Chico ...
Não levei reserva não ... na realidade tive o azar q das 10 pás q quebraram, algumas fizeram 4 furos no radiador... não foi raspado sabe, foi furo mesmo, pontada... rs
Felippe
Quebrei duas assim. Era a coifa do radiador solta embaixo. Mas as pás que pularam fora não bateram no radiador. Sorte.
No teu caso é difícil saber o que provocou, porém fica a impressão de que algo andou metendo nariz por ali.
Dendrobates
17/04/2013, 08:08
Já tinha falado umas páginas atras que isso poderia acontecer...
Francisco Bicalho
17/04/2013, 09:52
Já tinha falado umas páginas atras que isso poderia acontecer...
Dendrobates, você acha que a sua hélice de alumínio sairia inteira dessa situação? Como é muito provável que -"algo andou metendo o nariz por ali" como escreveu o PP5GAS, nenhuma hélice sobreviveria a um objeto no caminho das pás como o que aconteceu. Continuo dizendo que não troco minha hélice de plástico, só que o nosso prezado Bob Filho comeu mosca e não levou uma hélice de reserva. Eu tenho uma que passeia no meu carro pra qualquer lugar, acho que em trilhas como a que o Felippe estava, seria bom levar duas de reserva. Afinal elas custam 30 merréis, e podem sim ser descartáveis. O que não é descartável é o meu radiador.
Fe_jipeiro
17/04/2013, 11:29
Chicão ...
Tenho a original de ferro ainda ... Não levei pq nunca tinha acontecido isso ...
Se quebrar e não furar o radiador, nem precisa trocar no momento ... refrigera tranquilo ate chegar em casa.
Dendro,
Como disse, ainda recomendo, algo tinha lá ... ou a minha tava muitoooo ressecada devido o tempo q tenho e os produtos de limpeza q usam para lavar motor... por isso q agora estou somente na agua msm para lavar... ehehehhe
Francisco Bicalho
17/04/2013, 12:21
Chicão ...
Tenho a original de ferro ainda ... Não levei pq nunca tinha acontecido isso ...
Se quebrar e não furar o radiador, nem precisa trocar no momento ... refrigera tranquilo ate chegar em casa.
Dendro,
Como disse, ainda recomendo, algo tinha lá ... ou a minha tava muitoooo ressecada devido o tempo q tenho e os produtos de limpeza q usam para lavar motor... por isso q agora estou somente na agua msm para lavar... ehehehhe
Certo
Claro que tudo depende to tempo que você vai rodar com o carro até voltar para casa. Pode sempre tirar a válvula termostática.
Agora, lavar motor? fazissonão. passa um paninho seco se achar necessário, limpa com um graveto, com a mão, mas lavar motor só traz coisa ruim, tipo ressecar mangueira, capa de fio, hélice de plástico...
abraço;
Chico
Fe_jipeiro
17/04/2013, 14:50
Chicão ...
Não dá não véio ... fica com grostas se pega esses atoleiros mais fundos ... rsrsrs
Mas já fazem uns 3 anos que só lavo com água, mais nada ... rsrsrsrs ...
fabiano soriano
17/04/2013, 19:21
...
406461
Abrass
Fabiano
Francisco Bicalho
18/04/2013, 09:29
...Abrass
Fabiano
Fabiano, suas postagens são um mistério para mim. Tanto o filme 'golpieto de biela' quanto essa imagem acima não me dizem muita coisa. Talvez se você se expressar com palavras eu possa te entender melhor.
fabiano soriano
18/04/2013, 11:50
Fabiano, suas postagens são um mistério para mim. Tanto o filme 'golpieto de biela' quanto essa imagem acima não me dizem muita coisa. Talvez se você se expressar com palavras eu possa te entender melhor.Pô Chico......eu devo me expressar muito mal mesmo, acreditava que as 2 brincadeiras fossem ser de facil entendimento. bom prá resumir eu quis dizer com o video é que uma falha no sistema de arrefecimento (no caso gerado pela quebra Da helice de plastico) deixaria Os motores com aquele som se caso não fosse identificado com antecedencia e o desenho é que eu havia avisado que esse problema iria acontecer.Mas eu devo ser um cara muito chato, pois só eu entendo minhas brincadeiras....ou Vc não esta conseguindo ver a brincadeira que faço em lugar nenhum.
sergioband83
18/04/2013, 13:04
Pessoal,
Estava junto na trilha, esse é o atoleiro que acredito, tenha ocasionado a quebra da helice do Felippe, passamos por outro antes mas acho que foi esse. Minha hélice é original, e varios outros jipes passaram antes; acho que a causa foi o peso da agua na pá.
Trilha do Rio do Ouro III - YouTube (http://youtu.be/Ycs6tQ5cpMo)
abs
Sergio
Band Zen
Dendrobates
18/04/2013, 14:05
Se foi mesmo neste local, não deve ter sido alguma coisa que entrou e bateu na hélice. Água é barrenta, mas limpa. Sem pedacinhos de galhos boiando nem nada.
Fe_jipeiro
18/04/2013, 14:29
Se foi mesmo neste local, não deve ter sido alguma coisa que entrou e bateu na hélice. Água é barrenta, mas limpa. Sem pedacinhos de galhos boiando nem nada.
kkkkkk ... agora a agua não é mais limpa.... tem pedaços de hélice lá dentro agora... kkkkkk
Absss
Fe_jipeiro
19/04/2013, 14:56
Hoje tirei o radiador ... e advinhem ... encontrei um pedaço de galho de uns 13cm cravado na lateral do radiador ... ou seja, conforme suspeitei, a helice quebrou pq pegou em algo ...
Mistério esclarecido!
Em trilhas é assim mesmo.
Dendrobates
22/04/2013, 16:10
agora sei pq não tinha nada boiando... kkk
Lobo-da-Trilha
22/04/2013, 16:41
kkkkkk ... agora a agua não é mais limpa.... tem pedaços de hélice lá dentro agora... kkkkkk
Absss
Vi o teu carro passando ali no video dando a impressão de tocar as rodas na lataria, a roda ta tocando ?, qual o pneu que você ta usando ?
Fe_jipeiro
22/04/2013, 21:45
Vi o teu carro passando ali no video dando a impressão de tocar as rodas na lataria, a roda ta tocando ?, qual o pneu que você ta usando ?
Lobo,
Estou usando 35" e jumelos 1 cm maior q o original ... não pega em nada ...
Além desses jumelos, tenho um par do modelo JESS q coloco qdo a band está muito pesada e a trilha tem erosões muito fortes.
Abs
Fe_jipeiro
14/05/2013, 17:43
Galera ...
Segue uma foto da hélice de 8 pás em aluminio ...
Modelo v502 da Valpec !
Abs
a minha foi prossaco ontem... alguém encontrou alguma de alumínio p/ vender? onde?
MarcioNatal
15/09/2013, 22:41
a minha foi prossaco ontem... alguém encontrou alguma de alumínio p/ vender? onde?
Fala edwint, boa noite.
Foi pro saco assim...sem que nem pra que? Era da branca ou da preta?
Um abraço e boa semana.
Márcio Humberto
Fala edwint, boa noite.
Foi pro saco assim...sem que nem pra que? Era da branca ou da preta?
Um abraço e boa semana.
Márcio Humberto
... Adaptei um direção hidráulica e o parafuso do esticador desapertou e o espaçador caiu na hélice... me parece que era branca p/minha band pertenceu ao exercito e tava tudo pintado de verde (nem deu tempo de amadurecer)...
Alguém informa uma loja virtual que disponibiliza essa hélice de 10pás p/ band om314s?
MarcioNatal
16/09/2013, 10:20
Alguém informa uma loja virtual que disponibiliza essa hélice de 10pás p/ band om314s?
Agora entendi. Achei que ela tivesse partido do nada. Pergunto porque uso uma e tenho o receio de ficar na mão quando menos esperar. Optei de comprar, na época, a de material branco(nylon?), porque disseram que a de cor preta é feita de material reciclado e quebra fácil. Se é verdade não sei, mas por via das dúvidas.....!!
Não lhe indico onde comprar porque não sei. A minha comprei aqui em Natal, na Nadiesel.
Um abraço.
Márcio Humberto
Um abraço
Glauco mendes
16/09/2013, 12:42
Eu acho que consigo pelo menos 1 helice com 8 pás em aluminio da valpec... vou olhar!
Sera que a do caminhào 608 serve? ou do 1113?
Francisco Bicalho
23/09/2013, 09:08
Sera que a do caminhào 608 serve? ou do 1113?
É a hélice do motor OM-366. Lembrando sempre que as hélices de plástico quebram mesmo quando tocam alguma coisa, e que é sempre bom preparar duas e ter uma de reserva no carro. Elas são boas pra puxar o vento mas quebram sim. Agora, qualquer hélice em alumínio vai amassar muito em situações que quebrariam a de plástico, ou seja, é seis de um meia dúzia do outro. E as de plástico são fáceis de achar, baratas, e podem ser trocadas em 10 minutos. a de alumínio se amassar muito, não tem como desamassar e deixar equilibradas, portanto, eu sempre prefiro as de plástico.
thefranca
24/09/2013, 17:18
Chico, comprei a minha na Mercedes!! Do 366, não precisei fazer alteração nenhuma, foi tirar uma e colocar a outra de plástico.
É a hélice do motor OM-366. Lembrando sempre que as hélices de plástico quebram mesmo quando tocam alguma coisa, e que é sempre bom preparar duas e ter uma de reserva no carro. Elas são boas pra puxar o vento mas quebram sim. Agora, qualquer hélice em alumínio vai amassar muito em situações que quebrariam a de plástico, ou seja, é seis de um meia dúzia do outro. E as de plástico são fáceis de achar, baratas, e podem ser trocadas em 10 minutos. a de alumínio se amassar muito, não tem como desamassar e deixar equilibradas, portanto, eu sempre prefiro as de plástico.
Sergio c
13/01/2014, 11:53
A minha band tem toda a mecânica da 710, motor, turbo e intercooler, inclusive a hélice de acoplamento viscoso, é uma maravilha, não fica sempre girando e em atoleiros, se pegar em algo, é bem difícil de quebrar as palhetas, pois ela vai desacelerando devagar. Um abraço.
A minha band tem toda a mecânica da 710, motor, turbo e intercooler, inclusive a hélice de acoplamento viscoso, é uma maravilha, não fica sempre girando e em atoleiros, se pegar em algo, é bem difícil de quebrar as palhetas, pois ela vai desacelerando devagar. Um abraço.
Em trechos alagados ela costuma quebrar as pontas. Perdi duas assim.
Sergio c
15/01/2014, 07:16
Em trechos alagados ela costuma quebrar as pontas. Perdi duas assim.
Obrigado pela dica PP5gas, em trechos alagados vou manerar no pé p nao ter esse prejuízo, pois deve ser meia cara essa hélice..... Um abraço.
GERALDOMS
15/01/2014, 07:47
Pra quem não atravessa água é uma boa pedida, mas pra mim não serve, aqui atravesso rios com água cobrindo o capô e não tenho como ficar toda hora folgando e apertando correia como alguns fazem.
Por isso deixo a minha de alumínio mesmo, chego na água e entro e nunca tive problema com água ou aquecimento.
Obrigado pela dica PP5gas, em trechos alagados vou manerar no pé p nao ter esse prejuízo, pois deve ser meia cara essa hélice..... Um abraço.
Resultado da água na altura dos paralamas.
447057
Sergio c
15/01/2014, 22:48
Resultado da água na altura dos paralamas.
447057
Essa tua hélice é com acoplamento viscoso ou é fixa na polia?
Essa tua hélice é com acoplamento viscoso ou é fixa na polia?
É com acoplamento viscoso.
Sergio c
18/01/2014, 20:04
É com acoplamento viscoso.
Hiiiii, vou ter que me cuidar mais nas trilhas com trechos alagados.. Um abraço.
Hiiiii, vou ter que me cuidar mais nas trilhas com trechos alagados.. Um abraço.
No tópico da Band Voluntária tem um vídeo, onde ocorreu o problema na hélice.
Clique na minha assinatura para ver.
Sergio c
19/01/2014, 18:58
No tópico da Band Voluntária tem um vídeo, onde ocorreu o problema na hélice.
Clique na minha assinatura para ver.
Foi boa a travessia, mas deve ter pego em alguma coisa p quebrar somente as pontas. Um abraço.
Ismael Reghin Filho
22/01/2014, 17:27
Oi Galera.
Na minha Band, como ando em estradinhas de fazenda e de vez em quando tem que atravessar alguma água, preferi a de alumínio.
Conforme foto:
447975
antes (motor amarelo)
447974
agora (motor vermelho)
Sergio c
25/01/2014, 22:16
Oi Galera.
Na minha Band, como ando em estradinhas de fazenda e de vez em quando tem que atravessar alguma água, preferi a de alumínio.
Conforme foto:
447975
antes (motor amarelo)
447974
agora (motor vermelho)
Tu ja comprou a band com o motor amarelo ou tu que pintou???? E esse vermelho agora, até acho que é bom dar uma variada nas cores hehehehehe
Ismael Reghin Filho
29/01/2014, 03:41
Oi Sergio.
Originalmente o motor veio verde e ela era Bege.
Quando reformei, pintei ela de preto perolizado e o motor de vermelho (mas ficou muito escuro e não gostei), daí refiz a pintura na mesma hora e como tinha comprado as buchas da suspensão e os calços do capô de PU amarelo, resolvi e pintei o motor e os amortecedores de amarelo.
Mês passado troquei as buchas da suspensão. Na hora em que fui comprar, disseram que as vermelhas eram melhores (tudo começou por causa delas, hehehe...) e resolvi que tava na hora de mudar de novo, então pintei de vermelho vivo, o motor e os amortecedores. Como havia acabado de colocar freio a disco novo na dianteira (o que estava na dianteira, passei pra traseira), resolvi pintar as pinças de freio também e troquei os calços do capô por vermelhos.
Oi Sergio.
Originalmente o motor veio verde e ela era Bege.
Quando reformei, pintei ela de preto perolizado e o motor de vermelho (mas ficou muito escuro e não gostei), daí refiz a pintura na mesma hora e como tinha comprado as buchas da suspensão e os calços do capô de PU amarelo, resolvi e pintei o motor e os amortecedores de amarelo.
Mês passado troquei as buchas da suspensão. Na hora em que fui comprar, disseram que as vermelhas eram melhores (tudo começou por causa delas, hehehe...) e resolvi que tava na hora de mudar de novo, então pintei de vermelho vivo, o motor e os amortecedores. Como havia acabado de colocar freio a disco novo na dianteira (o que estava na dianteira, passei pra traseira), resolvi pintar as pinças de freio também e troquei os calços do capô por vermelhos.
E quando trocar as buchas vermelhas pelas azuis que são melhores ainda vai pintar o motor de azul ??
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira, não existem azuis !!
Abração
titanium
29/01/2014, 18:59
E quando trocar as buchas vermelhas pelas azuis que são melhores ainda vai pintar o motor de azul ??
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira, não existem azuis !!
Abração
Pior que existem, FBand! rsrsrs
A cor não tem nada a ver com a Dureza do material, mas de fato as azuis tem Shore bem elevados e o uso é recomendado apenas com pó de grafite.. senão vira uma rangedeira desgramada! rsrsrs
Abraços
Pior que existem, FBand! rsrsrs
A cor não tem nada a ver com a Dureza do material, mas de fato as azuis tem Shore bem elevados e o uso é recomendado apenas com pó de grafite.. senão vira uma rangedeira desgramada! rsrsrs
Abraços
Então já viu né Ismael,
Daqui a pouco troca as buchas pelas azuis e pinta o motor !! :bananadança:
Abraço
Ismael Reghin Filho
30/01/2014, 14:23
FBand e titanium.
Essas azuis nem pensar!!!!!!!!!!!
Não combina com preto.
Já pensaram no tamanho da encrenca?
Abraço.
Sergio c
31/01/2014, 22:27
FBand e titanium.
Essas azuis nem pensar!!!!!!!!!!!
Não combina com preto.
Já pensaram no tamanho da encrenca?
Abraço.
O importante é sempre ter alguma coisa p mexer ou mudar nas VTRs, pois assim se movimenta a economia e o dinheiro, kkkkkkk, além de ser um ótimo tira stress heheheheh
Ismael Reghin Filho
03/02/2014, 22:22
Quando estiver tudo pronto, desmancha e começa de novo.
É o maior lego que eu já vi. Pena que sai meio caro. Mas vale a pena.
Minha família vive me enchendo o saco pra comprar uma Triton e eu sempre respondo que não.
Minha filha diz: mas Pai, você já gastou nessa Toyota o suficiente pra comprar umas duas triton.
Minha mulher diz: vende e me dá o dinheiro. Sei gastar melhor (deve ser sapato e patchwork, que ela adora).
Meu Pai fala: vende não. Ela foi minha, agora é sua. Faz parte dos utensílios e domésticos da família, então, vender? Nem pensar!!!
Meu filho pergunta: Pai, a gente não vai levar a Toyota em nenhuma oficina esta semana?
Tô acreditando que vai dar ferrugem no sangue dele e eu vou morrer e ele vai dizer pros filhos dele: Não!!! Não vendo. Era do meu avô, depois meu Pai e agora é minha. Faz parte dos utensílios e domésticos da família.
E aí, melhorando a frase que já era ótima ele vai acrescentar: Não vendo, não dou e Não empresto!!!
Vou pagar pra ver!!!!!!!!!!!!!
Denise Ávila
04/02/2014, 19:46
Olá Galera!
Como nova "Bandoleira" estou lendo e estudando muito tudo o que se refere às Bands. Opiniões à parte, lendo este tópico entendi que a hélice com mais pás (seja de plástico ou alumínio) proporciona maior ventilação para o radiador e, consequentemente, maior refrigeração para o motor. Aí me deparei com uma dúvida.
No post #27 o colega RogerBand76 diz:
Aprovada!!!!
E no #29 ele diz:
A minha é do 608 mesmo, mas já aviso, a temperatura da sua band está correta tem que ficar entre 80 e 90oC se trabalhar muito frio dá problema de desgaste prematuro.
Aí fiquei confusa.:confused:
A minha Band é ano 80 aço curta motor 314 sem turbo e funciona com temperatura entre 80º e 90º C. Se a hélice faz a temperatura não passar dos 70º e se o motor precisa trabalhar entre 80º e 90º C., a mudança da hélice não traria prejuízos ao motor?
Colegas me esclareçam.
:???:
Carlo Pecca
04/02/2014, 21:31
Denise,
o motor funciona entre 80 e 90C, entre o motor e o radiador tem a válvula térmica que mantem a água circulante no motor na temperatura adequada. Quando a temperatura do motor sobe a válvula abre a circulação entre motor e radiador (lembrando que a água do radiador esta mais fria), assim o sistema de refrigeração funciona. Espero ter ajudado?
A Hélice de 10 pás só é nescessária em motores turbinados, para motor aspirado a original dá conta.
TCHEIGOR
05/02/2014, 02:18
Olá Galera!
Como nova "Bandoleira" estou lendo e estudando muito tudo o que se refere às Bands. Opiniões à parte, lendo este tópico entendi que a hélice com mais pás (seja de plástico ou alumínio) proporciona maior ventilação para o radiador e, consequentemente, maior refrigeração para o motor. Aí me deparei com uma dúvida.
No post #27 o colega RogerBand76 diz:
Aprovada!!!!
E no #29 ele diz:
Aí fiquei confusa.:confused:
A minha Band é ano 80 aço curta motor 314 sem turbo e funciona com temperatura entre 80º e 90º C. Se a hélice faz a temperatura não passar dos 70º e se o motor precisa trabalhar entre 80º e 90º C., a mudança da hélice não traria prejuízos ao motor?
Colegas me esclareçam.
:???:
ótima observação!
pegou o colega em contradição hehehe, e como explica agora? kkkk
o ideal é manter a temperatura de trabalho. nos turbinados isso exige uma hélice com maior fluxo de ar.
mas ficar abaixo da temperatura projetada eu não vejo vantagem. resfriar o ar da admissão sim, melhora o desempenho, mas resfriar o motor não.
em resumo, se teu motor não é turbinado e está aquecendo, uma hélice mais eficiente não vai solucionar teu problema, só vai contorná-lo.
Denise Ávila
05/02/2014, 13:05
Denise,
o motor funciona entre 80 e 90C, entre o motor e o radiador tem a válvula térmica que mantem a água circulante no motor na temperatura adequada. Quando a temperatura do motor sobe a válvula abre a circulação entre motor e radiador (lembrando que a água do radiador esta mais fria), assim o sistema de refrigeração funciona. Espero ter ajudado?
Olá Carlos
Tenho uma ideia geral do funcionamento do sistema de arrefecimento, inclusive a Carrancuda, logo na primeira semana, deu um pique na temperatura andando a 90 km h na Av. Brasil (chegou quase no vermelho) e tivemos que substituir a válvula termostática e o sensor de temperatura. Agora não passa dos 90º C (testado subindo a serra de Friburgo). O que não entendi foram as duas falas do colega RogerBand 76. Ele fala que o motor da Band tem que trabalhar entre 80º e 90ºC para não sofrer desgaste prematuro (post #29) mas aprova a hélice de 10 pás que faz a temperatura do motor não passar dos 70ºC (post #27) ?????????????.
Brigadão!
Denise Ávila
05/02/2014, 13:06
A Hélice de 10 pás só é nescessária em motores turbinados, para motor aspirado a original dá conta.
Dimasi
Não havia entendido que era só para os turbinados. De qualquer forma é por estar por dentro. "Vai que..."
Brigadão!
Denise Ávila
05/02/2014, 13:14
ótima observação!
pegou o colega em contradição hehehe, e como explica agora? kkkk
o ideal é manter a temperatura de trabalho. nos turbinados isso exige uma hélice com maior fluxo de ar.
mas ficar abaixo da temperatura projetada eu não vejo vantagem. resfriar o ar da admissão sim, melhora o desempenho, mas resfriar o motor não.
em resumo, se teu motor não é turbinado e está aquecendo, uma hélice mais eficiente não vai solucionar teu problema, só vai contorná-lo.
Olá TCHEIGOR
Como expliquei na resposta ao Carlos, meu motor agora tá trabalhando dentro dos conformes depois da troca da válvula e do sensor. É que estou adorando ser Bandoleira e estou lendo avidamente tudo o que posso para aprender mais sobre minha cabritinha. Sua resposta sanou minha dúvida, mas tenho uma pergunta: você falou em "resfriar o ar da admissão". Como é isso?
Brigadão!
fabiano r
05/02/2014, 13:45
Olá TCHEIGOR
Como expliquei na resposta ao Carlos, meu motor agora tá trabalhando dentro dos conformes depois da troca da válvula e do sensor. É que estou adorando ser Bandoleira e estou lendo avidamente tudo o que posso para aprender mais sobre minha cabritinha. Sua resposta sanou minha dúvida, mas tenho uma pergunta: você falou em "resfriar o ar da admissão". Como é isso?
Brigadão!
Boa tarde Denise!
Me atrevo a responder: Acredito que ele esteja falando em um intercooler.
Denise Ávila
05/02/2014, 16:29
Boa tarde Denise!
Olá Fabiano
E um intercooler é uma adicional do turbo, correto?
Ah entendi
Olá Fabiano
E um intercooler é uma adicional do turbo, correto?
Ah entendi
O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação, aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua densidade. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade, ou seja, melhorando a queima.
Abraços
Denise Ávila
05/02/2014, 21:13
Aprendido e apreendido.
Brigadão!
Sergio c
05/02/2014, 22:48
Boa tarde Denise!
A minha tem o motor da 710, com o turbo e o intercooler com ventoinha de 10 pás e acoplamento viscoso, sendo que retirei a válvula termostática. A temperatura tem ficado entre 75 e máximo 80 graus, isso na estrada e nas trilhas. Eu acho que o motor diesel, quanto mais frio trabalhar, melhor pra ele........
TCHEIGOR
05/02/2014, 23:30
A minha tem o motor da 710, com o turbo e o intercooler com ventoinha de 10 pás e acoplamento viscoso, sendo que retirei a válvula termostática. A temperatura tem ficado entre 75 e máximo 80 graus, isso na estrada e nas trilhas. Eu acho que o motor diesel, quanto mais frio trabalhar, melhor pra ele........
Pois é vc acha que é bom trabalhar mais frio, mas por que a montadora coloca uma válvula termostática então, tem alguma explicação? É um custo que se não tivesse necessidade não entrava no projeto, e mais, se isso fosse verdade existiriam sistemas pra diminuir a temperatura do motor, e não pra manter em uma determinada faixa. Só se a montadora põe uma válvula termostática pra travar fechada e a gente perder o motor, hehehehe.
Eu já acho que essa estória de trabalhar mais frio só é bom pro motorista, que ve que o carro tá longe de superaquecer e fica tranquilo. Pro motor não é o projetado, todo o tempo de rodagem vai ser considerado uso severo se o motor estiver fora da faixa ideal de temperatura.
Minha opinião
abraço!
Ismael Reghin Filho
06/02/2014, 17:33
Oi.
Eu acho que essa história de tirar a válvula começou lá atrás.
Os carros andavam na poeira, com baixa velocidade e pouca ventilação.
Qualquer probleminha na válvula e bummmm!!!, você perdia o motor.
Muitas pessoas optaram por tirar a válvula que era praticamente a única peça que poderia melar o jogo.
Eu mesmo sou adepto disto. Já trabalhei muito em fazenda e já perdi muito motor por aquecimento.
Seja por problema na água ou no óleo. Se o motorista não lembra de olhar no relógio a coisa fica feia.
A minha Band eu tirei a válvula (mas tem a maneira correta de fazer isso, não é simplesmente tirar) e ela tem mantido a temperatura num patamar que eu acho bom.
Ela estava sem a válvula quando era aspirada e hoje, turbinada e com intercooler, continua assim.
P.S. tem mais um detalhe. Vocês já repararam que em dias frios o motor rende mais. Acho que este é um dos motivos pra tirarem as válvulas, também.
Oi.
Eu acho que essa história de tirar a válvula começou lá atrás.
Os carros andavam na poeira, com baixa velocidade e pouca ventilação.
Qualquer probleminha na válvula e bummmm!!!, você perdia o motor.
Muitas pessoas optaram por tirar a válvula que era praticamente a única peça que poderia melar o jogo.
Eu mesmo sou adepto disto. Já trabalhei muito em fazenda e já perdi muito motor por aquecimento.
Seja por problema na água ou no óleo. Se o motorista não lembra de olhar no relógio a coisa fica feia.
A minha Band eu tirei a válvula (mas tem a maneira correta de fazer isso, não é simplesmente tirar) e ela tem mantido a temperatura num patamar que eu acho bom.
Ela estava sem a válvula quando era aspirada e hoje, turbinada e com intercooler, continua assim.
P.S. tem mais um detalhe. Vocês já repararam que em dias frios o motor rende mais. Acho que este é um dos motivos pra tirarem as válvulas, também.
Ismael,
O fato pelo qual em dias frios parece que o carro anda mais, se deve ao fato de que quando frio o ar se torna mais denso melhorando a queima. O motor trabalhando mais frio altera a viscosidade do óleo o que pode ser prejudicial.
Abraços
Sergio c
06/02/2014, 18:52
Pois é vc acha que é bom trabalhar mais frio, mas por que a montadora coloca uma válvula termostática então, tem alguma explicação? É um custo que se não tivesse necessidade não entrava no projeto, e mais, se isso fosse verdade existiriam sistemas pra diminuir a temperatura do motor, e não pra manter em uma determinada faixa. Só se a montadora põe uma válvula termostática pra travar fechada e a gente perder o motor, hehehehe.
Eu já acho que essa estória de trabalhar mais frio só é bom pro motorista, que ve que o carro tá longe de superaquecer e fica tranquilo. Pro motor não é o projetado, todo o tempo de rodagem vai ser considerado uso severo se o motor estiver fora da faixa ideal de temperatura.
Minha opinião
abraço!
Pois é Tcheigor, o outro motor que eu tinha era o da 709 normal, com hélice de 06 pás direta. Com esse novo motor e um baita intercooler na frente do radiador, mais acoplamento viscoso, achei melhor tirar a válvula e a temperatura não tem subido muito.
Não fiz muitos testes com esse motor ainda, mas to achando que no inverno aqui da Serra Gaúcha terei que por de volta a válvula, senão, o motor vai trabalhar muito frio.
Um abraço.
Ismael Reghin Filho
10/02/2014, 17:38
FBand.
Eu concordo com você que no frio o ar fica mais denso e consequentemente entra mais oxigênio no motor e melhora a queima de combustível e que a falta da válvula pode fazer com que o motor não trabalhe na temperatura ideal, mas gostaria de acrescentar o seguinte:
Na fazenda, nenhum veículo fundiu porque não tinha válvula termostática!!!
Ou seja, apesar de não trabalhar na temperatura ideal e isso provocar um alegado desgaste que não temos como mensurar, sem a válvula você jamais correrá o risco de ter um motor fundido porque a mesma trancou.
E isso já aconteceu na fazenda, mais de uma vez!!!
Por isso eu acho que vale a pena tirar a válvula...
Sergio c
10/02/2014, 22:49
FBand.
Eu concordo com você que no frio o ar fica mais denso e consequentemente entra mais oxigênio no motor e melhora a queima de combustível e que a falta da válvula pode fazer com que o motor não trabalhe na temperatura ideal, mas gostaria de acrescentar o seguinte:
Na fazenda, nenhum veículo fundiu porque não tinha válvula termostática!!!
Ou seja, apesar de não trabalhar na temperatura ideal e isso provocar um alegado desgaste que não temos como mensurar, sem a válvula você jamais correrá o risco de ter um motor fundido porque a mesma trancou.
E isso já aconteceu na fazenda, mais de uma vez!!!
Por isso eu acho que vale a pena tirar a válvula...
Concordo contigo, como eu uso a minha somente para trilhas e as pequenas viagens p chegar até elas, nesse verão pouco quente rsrsrsrsrsrsrsr, vou continuar sem a válvula, e, somente quando começar o inverno aqui da serra é que vou analisar se preciso recolocá-la de volta, p o motor não trabalhar frio demais. Um abraço.
Troquei a hélice original do OM-364 pela de oito pás, de alumínio. Notei que o motor trabalha em menor temperatura, mesmo quando exigido. De negativo, houve o aumento da temperatura dentro da cabine, na parede corta-fogo e assoalho. Coisa que dá pra resolver melhorando a isolação. Pra quem tem turbo, a melhora é interessante.
Abrass.
GuilhermeAdolf
24/04/2014, 12:57
É possível adaptar essa hélice de alumínio do motor mercedes no motor 14b? A fixação é muito diferente?
Ismael Reghin Filho
13/05/2014, 09:54
Oi Guilherme.
A minha é motor do 608. A hélice é plug and play (desparafusar, tirar, colocar e parafusar de novo).
No seu caso, como é um motor 14b, teria que ver com alguém que tenha este motor, mas deve ter como fazer (confeccionar uma polia com furação diferente se for necessário, no torneiro).
Ardidas///
14/05/2014, 00:07
Troquei a hélice original do OM-364 pela de oito pás, de alumínio. Notei que o motor trabalha em menor temperatura, mesmo quando exigido. De negativo, houve o aumento da temperatura dentro da cabine, na parede corta-fogo e assoalho. Coisa que dá pra resolver melhorando a isolação. Pra quem tem turbo, a melhora é interessante.
Abrass.
Podes dar mais detalhes dessa hélice? Modelo e o valor pago?
Ardidas, essa hélice de alumínio é a mesma dos caminhões MB 709. Paguei 100 pilas no ano passado.
Abrass.
jsuttili
14/05/2014, 08:22
Hélice Valpec V 506 8 pás em alumínio.... é Plug & Play e não te incomode mais.......... +-R$90,00
Só lembrando que é aconselhável para quem tem turbo e sente o motor aquecer mais do que o normal. Para motores aspirados, a original dá conta do recado...
Abrass.
Ardidas///
14/05/2014, 10:50
Ardidas, essa hélice de alumínio é a mesma dos caminhões MB 709. Paguei 100 pilas no ano passado.
Abrass.
Obrigado Nirlei.
Pois agora, tenho o OM 314 aspirado e quero colocar somente pelo barulho de 6CC que irá apresentar. Agora tenho que ver essa questão de desgaste prematuro, se é real ou ficcção.
Valeu.
Toni
Ardidas///
14/05/2014, 14:37
Hélice Valpec V 506 8 pás em alumínio.... é Plug & Play e não te incomode mais.......... +-R$90,00
Valeu. Obrigado.
Sergio c, da onde voce tirou essa coifa que tem sobre a helice ? Parece ser de fibra e é bem mais fechada que os modelos originais de lata.
abs
Sergio c
03/06/2014, 09:28
Sergio c, da onde voce tirou essa coifa que tem sobre a helice ? Parece ser de fibra e é bem mais fechada que os modelos originais de lata.
abs
Edgar, essa coifa é original do motor da MB 710, veio junto com o motor e o radiador, sendo que o radiador não coube no cofre, mas essa coifa coube certinho ali, apenas refizemos 4 furos para fixa-la, cortes para passagem das mangueiras e um corte na rebarba, parte de cima, é bem fácil de instalar.
Essa coifa é em fibra de vidro com plástico junto, super leve, resistente e fecha perfeitamente a ventoinha. Não sei o preço dela, mas não deve ser caro, só teria que fugir das CSS M. Benz e tentar achar em desmanche ou paralelo.
RODRIGO TOMITÃO
17/09/2014, 18:29
Toyoteiros fui em uma auto peças e vi que a hélice do MB 1113 de aluminio tem o mesmo diâmetro do eixo da bomba d'água do 14B só a furação é diferente.
sera que se usar ela direto na bomba d'água sem o acoplamento viscoso por ser mais pesada pode danificar a bomba?
o que vi que pode pegar é na bomba da DH, oque acham
Francisco Bicalho
18/09/2014, 09:46
Pois é Tcheigor, o outro motor que eu tinha era o da 709 normal, com hélice de 06 pás direta. Com esse novo motor e um baita intercooler na frente do radiador, mais acoplamento viscoso, achei melhor tirar a válvula e a temperatura não tem subido muito.
Não fiz muitos testes com esse motor ainda, mas to achando que no inverno aqui da Serra Gaúcha terei que por de volta a válvula, senão, o motor vai trabalhar muito frio.
Um abraço.
Sergio
Você postaria uma foto mais aberta desse defletor da hélice? Eu tenho procurado o defletor do Xingú, que envolve toda a hélice, como o das fotos abaixo. Seria o mesmo?
Abraço;
Chico
Sergio c
18/09/2014, 10:20
Ok Francisco assim q der, possivelmente no fim de semana, tiro umas fotos mais detalhadas. Esse das suas fotos parecem serem de lata?
Francisco Bicalho
18/09/2014, 12:12
Ok Francisco assim q der, possivelmente no fim de semana, tiro umas fotos mais detalhadas. Esse das suas fotos parecem serem de lata?
Obrigado Sergio. Sim o defletor é de aço. Esse defletor é do Xingú. O defletor + a hélice de 8 pás em alumínio foi uma das muitas exigências que o exército brasileiro fez a Toyota para a Bernardini adaptar o Bandeirante as necessidades deles. Pena que a Toyota não teve o mesmo cuidado com os Bandeirante q vendidos ao público, mesmo que o carro fosse um dos mais caros vendido no Brasil.
Fico aguardando a foto quando você puder mandar.
Obrigado mais uma vez;
Chico
Sergio c
21/09/2014, 22:49
Obrigado Sergio. Sim o defletor é de aço. Esse defletor é do Xingú. O defletor + a hélice de 8 pás em alumínio foi uma das muitas exigências que o exército brasileiro fez a Toyota para a Bernardini adaptar o Bandeirante as necessidades deles. Pena que a Toyota não teve o mesmo cuidado com os Bandeirante q vendidos ao público, mesmo que o carro fosse um dos mais caros vendido no Brasil.
Fico aguardando a foto quando você puder mandar.
Obrigado mais uma vez;
Chico
Francisco, segue umas fotos depois da lavagem da última trilha. A ventoinha cabia perfeitamente nessa coifa, mas como refrigerava demais, cortei 2cm de dada hélice, e ainda assim refrigera bem, ando sempre com um papelão entre o intercooler e o radiador, só tiro em dias quentes, trilhas pesadas e trancadas. Mas acho também que o acoplamento viscoso anda travado meio direto, sem o papelão, não passa de 70 graus... Tenho medidor de mercúrio marca Turotest.
Francisco Bicalho
22/09/2014, 07:21
Muito obrigado pelas fotos, Sergio. Gostei de ver o seu motor. Também tenho um 364-LA, mas o meu é o era o 364-A (do MB-912) que transformei no 364-LA (do MB-914) com a instalação do intercooler original Garrett e o coletor de admissão de 4" da M-B.
O seu intercooler é Garrett, correto?
A minha questão com o fluxo de ar é porque eu tenho 3 radiadores, o AC, o intercooler e o H2O. e a preocupação não é necessáriamente com a água, e sim o AC e o intercooler.
Pergunta. Quando você diz que a temperatura não passa de 70º é da água? Isso é por causa da hélice+defletor, ou porque você não usa válvula termostática?
Um abraço;
Chico
Sergio c
22/09/2014, 09:14
Bom dia Francisco, o bom desses motores OM 364-A e LA e que eles já vem "turbinados por dentro", tudo certo e ajustado para trabalhar já com o turbo. O intercooler é orginal Garret, só tem uma tela fina na frente para não entrar barro nas colmeias.
Quanto a temperatura da água, eu no início tinha deixado sem a válvula T, mas em seguida tive que por ela de volta. Ainda o motor trabalhava frio e então cortei 2cm da ponta das 10 pás, mas não resolveu muito, acho que por ter menos resistência ao ar, a ventoinha gira mais e acaba puxando mais ar, e, não tenho o radiador do AC.
Desconfiei do medidor de temp. original e instalei um mecânico de mercúrio, mas a temperatura estava certa, 65 a 70 graus. Acho que o acoplamento viscoso esta quase travado, pois em dias frios e com o motor parado, ele fica bem duro para girar, o que devia ser o contrário.
Acho que o defletor ajuda bastante na refrigeração do radiador, mas eu vou deixar como está, quase sempre com um papelão entre o radiador e o intercooler.
Rodrigo-ce
22/09/2014, 10:17
Sergio tudo beleza.
O seu radiador de água é Garrett?
Ele tem 4 canaleta ou mais? Pergunto por que estou querendo substituir o meu por um com maior quantidade de canaletas
mas, não seu como procurar um negócio desses (referencia, modelo etc)
Espetacular esse teu motor.
Quem sabe quando meu velho OM 314 parar eu tente adquirir um desse modelo.
Tudo de bom.
Sergio c
22/09/2014, 11:49
Sergio tudo beleza.
O seu radiador de água é Garrett?
Ele tem 4 canaleta ou mais? Pergunto por que estou querendo substituir o meu por um com maior quantidade de canaletas
mas, não seu como procurar um negócio desses (referencia, modelo etc)
Espetacular esse teu motor.
Quem sabe quando meu velho OM 314 parar eu tente adquirir um desse modelo.
Tudo de bom.
Rodrigo, o radiador de água, se não me engano é da marca Mondine, e também não sei quantas canaletas tem. No fim de tarde eu tento dar uma olhada p ver na etiqueta se tem ainda a marca certa e o número de referência.
Sergio c
22/09/2014, 22:51
Rodrigo, pelo que olhei no fim do dia a marca certa é Modine, que é uma das marcas da Radiadores Visconde. Tem um catálogo eletrônico para baixar, meio extenso, com todas as aplicações dos radiadores. Pelo que olhei pela tampa do radiador, ele tem três canaletas em linha, mas refrigera muito bem, recomendo instalar na sua band.
O OM314 é um baita de um motor também, já andei com band equipada com esse motor e te digo, o OM 364 é só um pouquinho mais silencioso e um pouquinho mais potente.
Esse motor OM 314, juntamente, se não me engano, com os OMs 352, que equipavam os mercedes 1113, levaram o Brasil nas costas por muiiiiitos anos, até que surgiram os motores mais modernos e potentes, depois os eletrônicos, que parecem que tem um parafuso solto dentro dele de tanto barulho que fazem.
Rodrigo-ce
23/09/2014, 22:49
Sergio muito obrigado pelas informações.
Já está nos meus planos trocar o meu velho radiador por um mais eficiente.
Até por que pretendo turbinar e intercolar meu motor e já ando pensando em soluções que evite um sobre aquecimento.
Abração .
Francisco Bicalho
24/09/2014, 12:37
Sergio muito obrigado pelas informações.
Já está nos meus planos trocar o meu velho radiador por um mais eficiente.
Até por que pretendo turbinar e intercolar meu motor e já ando pensando em soluções que evite um sobre aquecimento.
Abração .
Rodrigo, o radiador original do Bandeirante se estiver em bom estado e varetado é muito bom, não precisa trocar por outro, inclusive você corre o risco de ter um menos eficiente, ou com uma capacidade de água incorreta para a dimensão do motor. Inviste seu dinheiro em outra coisa.
Rodrigo-ce
24/09/2014, 16:56
Francisco tudo bem?
O meu radiador não está tão judiado ainda pode ser usado por muito tempo.
Vou fazer o que você disse:(mandar varetar)
Muito obrigado pela dica.
Tudo de bom para você.
Sergio c
25/09/2014, 08:44
Muito obrigado pelas fotos, Sergio. Gostei de ver o seu motor. Também tenho um 364-LA, mas o meu é o era o 364-A (do MB-912) que transformei no 364-LA (do MB-914) com a instalação do intercooler original Garrett e o coletor de admissão de 4" da M-B.
O seu intercooler é Garrett, correto?
A minha questão com o fluxo de ar é porque eu tenho 3 radiadores, o AC, o intercooler e o H2O. e a preocupação não é necessáriamente com a água, e sim o AC e o intercooler.
Pergunta. Quando você diz que a temperatura não passa de 70º é da água? Isso é por causa da hélice+defletor, ou porque você não usa válvula termostática?
Um abraço;
Chico
O Francisco, terias umas fotos de seu motor para ver como ficou depois de instalado? Esse da 912 tem o LDA? Um abraço.
Francisco Bicalho
28/09/2014, 19:10
O Francisco, terias umas fotos de seu motor para ver como ficou depois de instalado? Esse da 912 tem o LDA? Um abraço.
Oi Sergio. O 364-A vem com LDA de fábrica. O que eu fiz no motor foi trocar o coletor de admissão, e instalar o intercooler, o que transformou ele no 364-LA do MB-914.
Abaixo uma foto do motor logo que reformei e instalei e as outras fotos com as alterações.
Abraço;
Chico
Sergio c
29/09/2014, 08:34
Bom dia Francisco, tá muito bonito o cofre do motor de sua band, instalação de primeira. O coletor de admissão eu usei o original da 710, só encurtei ele e soldei o bocal em 45 graus para receber a mangueira do intercooler que vem do outro lado, que é igual ao da sua band, só que o da minha tem uma tela pintada de preto p proteger do barro nas trilhas.
A saída da mangueira do LDA da sua band é na parte traseira do coletor, a da minha é na dianteira, o resto é praticamente igual.
Parabéns pela bandeirante.
Francisco Bicalho
29/09/2014, 10:27
Bom dia Francisco, tá muito bonito o cofre do motor de sua band, instalação de primeira. O coletor de admissão eu usei o original da 710, só encurtei ele e soldei o bocal em 45 graus para receber a mangueira do intercooler que vem do outro lado, que é igual ao da sua band, só que o da minha tem uma tela pintada de preto p proteger do barro nas trilhas.
A saída da mangueira do LDA da sua band é na parte traseira do coletor, a da minha é na dianteira, o resto é praticamente igual.
Parabéns pela bandeirante.
Obrigado Sergio. A foto bem de cima do cofre eu mandei justamente para você ver a ligação da LDA com o coletor de admissão.
Conheço bem o coletor da 710, inclusive cogitei de comprar um e fazer exatamente o que você fez, até eu achar esse outro coletor com boca de 4".
Montar esse motor foi uma empreitada trabalhosa e cara, mas eu fiquei satisfeito. E como dono de Bandeirante nunca sossega, tenho planos para trocar a descarga de 2.5" por uma de 3", o que farei em breve porque já tenho todo o material. Depois disso quero montar uma peça em alumínio, também com tubos de 3" para levar o ar frio da entrada do capot (em cima do intercooler) direto para o filtro de ar, o chamado cold air intake que em princípio dá uns HP a mais. O princípio é que o ar que o filtro puxa de dentro do cofre é relativamente quente, comparado com o ar que vem de fora do motor, assim sendo o intercooler mais frio (e consequentemente mais denso) para a admissão, aumentando um pouco a potência do motor.
Vamos nos falando.
Abraço do amigo;
Chico
estyvybeykr
29/09/2014, 12:50
Chico se por ventura vc tiver umas fotos da mangueira que sai do radiador para a bomba d'água na parte debaixo, posta pra min por favor. Estou instalando o compressor de AC na mesma posição que esta o seu, e minha duvida é o como e de que forma fazer.
Quanto ao maquinaria de sua Band, não tenho nem como definir melhor que o nosso amigo Sergio.
Forte abraço
Estevão
Francisco Bicalho
30/09/2014, 11:36
Chico se por ventura vc tiver umas fotos da mangueira que sai do radiador para a bomba d'água na parte debaixo, posta pra min por favor. Estou instalando o compressor de AC na mesma posição que esta o seu, e minha duvida é o como e de que forma fazer.
Quanto ao maquinaria de sua Band, não tenho nem como definir melhor que o nosso amigo Sergio.
Forte abraço
Estevão
Caro amigo Estevão. Sei exatamente o que você quer dizer, e tenho a solução para o seu problema. Você tem que confeccionar um joelho, ou comprar uma curva pronta num bom ferro velho (recomendo o Zimbrão na Posse, região serrana de Petrópolis entre Pedro do Rio e Areal na União e Indústria que tem muita tubulação em inox de um incêndio da cervejaria Itaipava anos atrás) e ache a curva no diâmetro certo.
Esse joelho é para que a mangueira que sai da parte inferior do radiador não fique 'roçando' na correia do AC. Na verdade, se você achar um tubo de qualidade, basta fazer um corte em 45º, girar, soldar, e pronto-acabou. O meu não ficou nenhuma sumidade da mecânica, mas está lá em ação a mais de dez anos sem reclamar.
Nesse caso uma imagem vale mais que mil palavras.
E te dou os parabéns por instalar o compressor do AC no lugar correto, e não em cima do alternador.
Abraço;
Chico
estyvybeykr
30/09/2014, 12:52
Caro amigo Estevão. Sei exatamente o que você quer dizer, e tenho a solução para o seu problema. Você tem que confeccionar um joelho, ou comprar uma curva pronta num bom ferro velho (recomendo o Zimbrão na Posse, região serrana de Petrópolis entre Pedro do Rio e Areal na União e Indústria que tem muita tubulação em inox de um incêndio da cervejaria Itaipava anos atrás) e ache a curva no diâmetro certo.
Esse joelho é para que a mangueira que sai da parte inferior do radiador não fique 'roçando' na correia do AC. Na verdade, se você achar um tubo de qualidade, basta fazer um corte em 45º, girar, soldar, e pronto-acabou. O meu não ficou nenhuma sumidade da mecânica, mas está lá em ação a mais de dez anos sem reclamar.
Nesse caso uma imagem vale mais que mil palavras.
E te dou os parabéns por instalar o compressor do AC no lugar correto, e não em cima do alternador.
Abraço;
Chico
Chico obrigadão pelo post, realmente não tem dificuldade na confecção desse joelho e com a foto que postou mais fácil ainda.
Realmente ao instalar o compressor do Ac do lado onde foram instalados os originais foi a minha melhor e única opção, pois do lado do alternador não há espaço suficiente devido a turbina.
Novamente obrigado Chico.
Forte abraço
Estevão
Kraken_DAGG
21/12/2014, 11:45
Abrass.
Nirlei, a sua é turbina?
Aonde adquiriu o hélice de 8 pás? Estou na dúvida entre a helice de 8 ou 10 pás... mas, queria ver se adquiria uma "plug and play" para evitar desbalanceamento no caso de Cortar errado.
A minha tem motor 364 mas, um ar condicionado invejável... Está aquecendo aquecendo um pouco neste calor do RJ.
estyvybeykr
21/12/2014, 15:12
Nirlei, a sua é turbina?
Aonde adquiriu o hélice de 8 pás? Estou na dúvida entre a helice de 8 ou 10 pás... mas, queria ver se adquiria uma "plug and play" para evitar desbalanceamento no caso de Cortar errado.
A minha tem motor 364 mas, um ar condicionado invejável... Está aquecendo aquecendo um pouco neste calor do RJ.
Kraken tenho uma de alumínio com 08 pás sobrando se tiver interesse me avisa que lhe passo Ok.
Kraken_DAGG
21/12/2014, 16:47
Kraken tenho uma de alumínio com 08 pás sobrando se tiver interesse me avisa que lhe passo Ok.
Muito obrigado Estevão,
Se não for abusar vou querer sim. Veja quanto vale para depois para mim. Vou encostar a "caixa" na segunda semana de Janeiro para instalar o sensor adicional de temperatura de água e, aproveito para instalar esta hélice no Aita. Dá realmente diferença na temperatura do motor? Deve "roubar" também alguma potência adicional do motor, correto?
Sds
Antonio
Opa Kraken. Desculpe a demora para responder. Estava viajando. Seguinte, a hélice de alumínio de oito pás é plug and play. Não precisa de nenhum ajuste. Comprei na Tropa4x4.
Abrass.
Kraken_DAGG
22/12/2014, 11:11
Nirlei, faz realmente diferença? O ângulo de ataque das pás é semelhante ou igual a hélice de 6 pás?
Kraken,
Vc viu se a ventoinha do ar por acaso não ficou desligada após a manutenção. Na minha quando mexeram na frente, acabaram deixando a ventoinha desligada. Ai em dia quente com ar ligado e trânsito parado a temperatura subia um pouco.
Kraken_DAGG
22/12/2014, 12:06
Sim, verifiquei isso sim.. Esta acoplada e funcionando..
Kraken, o ângulo das pás é maior, em comparação com a hélice original, aumentando o fluxo do ar que passa pelo radiador. No meu caso, precisei melhorar o isolamento na parede corta-fogo e assoalho. Como o fluxo aumentou, o ar quente estava passando pela parede corta-fogo e assoalho, aquecendo em demasia a cabine. Coloquei provisoriamente um feltro e resolveu o problema.
Abrass.
Kraken_DAGG
22/12/2014, 13:37
Ótimo.. De Qq forma vou instalar o sensor adicional.. Obrigado pelo esclarecimento. Sds
Antonio
Kraken_DAGG
22/12/2014, 13:41
Muito obrigado Estevão,
Se não for abusar vou querer sim. Veja quanto vale para depois para mim. Vou encostar a "caixa" na segunda semana de Janeiro para instalar o sensor adicional de temperatura de água e, aproveito para instalar esta hélice no Aita. Dá realmente diferença na temperatura do motor? Deve "roubar" também alguma potência adicional do motor, correto?
Sds
Antonio
Estevão
Quando tiver oportunidade, me avise, além o valor onde posso me encontrar contigo para pegar o helice.
Obrigado mais uma vez.
Sds
Antonio
estyvybeykr
22/12/2014, 20:38
Estevão
Quando tiver oportunidade, me avise, além o valor onde posso me encontrar contigo para pegar o helice.
Obrigado mais uma vez.
Sds
Antonio
Antônio anota meu contato.
Nextel 78880348 Id 104*201773
Não viajarei neste final de ano, se caso vc estiver no RJ poderemos marcar.
Forte abraço
Estevão
Nirlei tive o mesmo probrema quando troquei a helice por uma maior e o fluxo de ar aumentou muito, o assoalho começou a esquentar de mais de anbos os lados motorista e passageiro ao ponto da patroa reclamar e olha que a minha esta revestida com a manta térmica acústica, a solução foi colocar um borrachão por baixo e em cima um papelão isto tudo de baixo do tapete, mas isto so ocorre nas viajens longas quando tenho que rodar mais de 50km.
Julio Militão
26/12/2014, 20:50
Companheiros,
Minha contribuição sobre o tema:
A hélice de 10 pás que coloquei no minha Band curta, OM314, ficou perfeita, com um porém, após alguns meses de uso observei que uma das pás estava quebrada. Troquei a hélice por outra igual e, depois de algum tempo, o mesmo problema ocorreu. Observando o funcionamento do motor sob mudanças bruscas de rotação, verifiquei a inclinação do mesmo e sua aproximação do radiador, mais ainda, a hélice se curva sob alta rotação, o que aumenta o risco dela tocar alguma parte do radiador. Continuando seu uso, passei a observar que, em trilhas pesadas, um ou outro pedaço da hélice quebrava. Minha conclusão foi de que a hélica, apesar de aumentar a eficiência da refrigeração do motor, é um risco para o radiador. Resolvi, então retira-la. Coloquei uma ventoinha elétrica (do fiat Siena). A adaptação foi simples, lembrando que nunca deixo o motor funcionar sem a válvula termostática, que, inclusive, serviu de parâmetro para a escolha da temperatura de ligamento e desligamento automático da ventoinha (89 e 83oC, respectivamente). Fiz algumas trilhas, com muita água molhando os conectores e ventoinha, fiz a Br319 (Porto Velho - Manaus) semana passada, praticamente 300Km só em 1a e 2a marchas, e, não tive problema algum com a temperatura de funcionamento do motor, com ou sem ar condicionado ligado, que aliás, fosse dia ou noite, calor ou frio, não saiu da faixa de funcionamento normal, por volta dos 85 a 90oC.
Conclusão, o sistema se mostrou robusto a ponto de indicar esta adaptação, que, de um lado mantem a temperatura do motor na normalidade, e de outro, economiza potencia do motor, visto que a ventoinha "puxa" potencia do motor, deixando-o mais livre e econômico.
Abraço a todos
RicardoRR91
14/04/2015, 13:09
Companheiros,
A hélice de 10 pás que coloquei no minha Band curta, OM314, ficou perfeita, com um porém, após alguns meses de uso observei que uma das pás estava quebrada. Troquei a hélice por outra igual e, depois de algum tempo, o mesmo problema ocorreu. Observando o funcionamento do motor sob mudanças bruscas de rotação, verifiquei a inclinação do mesmo e sua aproximação do radiador, mais ainda, a hélice se curva sob alta rotação, o que aumenta o risco dela tocar alguma parte do radiador. Continuando seu uso, passei a observar que, em trilhas pesadas, um ou outro pedaço da hélice quebrava. Minha conclusão foi de que a hélica, apesar de aumentar a eficiência da refrigeração do motor, é um risco para o radiador. Resolvi, então retira-la. Coloquei uma ventoinha elétrica (do fiat Siena). A adaptação foi simples, lembrando que nunca deixo o motor funcionar sem a válvula termostática, que, inclusive, serviu de parâmetro para a escolha da temperatura de ligamento e desligamento automático da ventoinha (89 e 83oC, respectivamente). Fiz algumas trilhas, com muita água molhando os conectores e ventoinha, fiz a Br319 (Porto Velho - Manaus) semana passada, praticamente 300Km só em 1a e 2a marchas, e, não tive problema algum com a temperatura de funcionamento do motor, com ou sem ar condicionado ligado, que aliás, fosse dia ou noite, calor ou frio, não saiu da faixa de funcionamento normal, por volta dos 85 a 90oC.
Conclusão, o sistema se mostrou robusto a ponto de indicar esta adaptação, que, de um lado mantem a temperatura do motor na normalidade, e de outro, economiza potencia do motor, visto que a ventoinha "puxa" potencia do motor, deixando-o mais livre e econômico.
Abraço a todos
Grande Julio,
A ideia de ter apenas um sistema elétrico, é duvidoso. Ainda mais quando estamos falando em motor a diesel ( os que equipam as Bands). Esses motores não precisam de energia para funcionar, no caso de você ficar sem alternador e consequentemente sem bateria é só empurrar e seguir viagem. Tendo uma ventoinha mecânica, a falta de energia não lhe trará problema. Agora, uma ventoinha elétrica já é diferente. Vou colocar uma ventoinha elétrica na minha, já a que minha Band vai ficar com o Radiador, intercooler e o condensador do ar e isso a ventoinha original irá (acredito eu) insuficiente para manter o fluxo ideal.
Vocês poderiam me indicar uma hélice que tenha uma performance melhor do que a de 6 pás no motor 14B?
Forte abraço.
T.Azevedo
16/08/2015, 22:43
Companheiros,
A hélice de 10 pás que coloquei no minha Band curta, OM314, ficou perfeita, com um porém, após alguns meses de uso observei que uma das pás estava quebrada. Troquei a hélice por outra igual e, depois de algum tempo, o mesmo problema ocorreu. Observando o funcionamento do motor sob mudanças bruscas de rotação, verifiquei a inclinação do mesmo e sua aproximação do radiador, mais ainda, a hélice se curva sob alta rotação, o que aumenta o risco dela tocar alguma parte do radiador. Continuando seu uso, passei a observar que, em trilhas pesadas, um ou outro pedaço da hélice quebrava.
Motores modernos usam hélice de plástico, porém as pás são fixas por um aro de plástico, conferindo resistência.
Será que existe alguma como nessa foto, compatível com o 364?
509777
ALVARO ANGELO
11/02/2017, 13:59
Bira, caso você não queira o de plástico existe um de alumínio, mas de 8 pás, que é para o 608 e 709, então não precisa adaptar.
veja no site abaixo, ferência 5588 e na página 13 ou 14 tem o de plático também para o 608 e 709 sem ter que adaptar, só não sei os preços ainda. Ideal Distribuidora de Peças - (62) 3271-3322 - Goiânia-GO - Auto peças para caminhões >> Institucional (http://idealautomotiva.com.br/catalogo.php?p=19)
Estive lendo esse tópico antigo e tive a curiosidade de de verificar as hélices do meu jipe e da CD. (ambos comprados zero km).
A hélice da CD é diferente com duas linhas transversais perto das pontas (estava ok).
A hélice do jipe tinha duas pequenas lascas faltando na ponta das hélices e as pás eram lisas. AS duas são de plástico branco leitoso, mas a da CD parece mais reforçada.
Apenas a título de informação para os interessados.
Alvaro Angelo