Ver Versão Completa : Rural - câmbio ZF 4HP22
Fontoura
31/07/2010, 01:16
Pessoal!
Caiu na minha mão um power-train que é um motor opala 6 cil., e um câmbio ZF 4HP22 completíssimo. Inclusive radiador de água com radiador para o câmbio junto e mangueiras. Original!
Acontece que os mecânicos da minha cidade não estão habituados a mexer com câmbio automático, e estão cobrando muito caro para a adaptação. Acho que isso se deve a um certo receio de dar galho!
Convido a todos para me ajudarem a adaptar esta tralha toda na Vuvuzela (minha Rural 73), pois agora enlouquecí e decidí eu mesmo adaptar.:parede:
Toda e qualquer ajuda será muitíssimo bem-vinda!
Vou iniciar perguntando como ficariam melhor adaptado os calços de motor e caixa e quais calços devo utilizar e onde posso encontrá-los. Quero lembrar que não quero recortar a parede de fogo. Vou avançar um pouco o radiador. E quero saber tb se tem alguma coisa que liga o freio ao câmbio, ou se tem algum segredo para colocar a lavanca do câmbio. E aquele cabos que têm, servem para quê? Enfim, me ajudem em tudo!
Mandem fotos BEEEM explicadas por favor!
Aguardo por vcs.
Abraço!:concordo:
Ruralnoceronte
02/08/2010, 19:35
Olá Fontoura! Sobre o motor eu sei que fica show de bola, agora o cambio vai depender se a Rural é 4x4 ou 4x2! Se for 4x2 fica uma beleza!! Numa 4x4 eu já ouvi fala várias coisas, bem e mal, só não sei como te ajudar!! Na minha, estou colocando uma caixa de 3 marchas da C10 com T-case dela!! Dizem que fiuca muito bom, pois vou usar em trilhas!!
Um Abraço!!
Opa!
Conversa com o Gnecchi, ele tem um engesa assim.
É o bicho!
Experiência própria!
Se puder, pega com as duas mãos!!!!!!!!
Abraços.
Kim.
Fontoura
02/08/2010, 20:50
Olá Fontoura! Sobre o motor eu sei que fica show de bola, agora o cambio vai depender se a Rural é 4x4 ou 4x2! Se for 4x2 fica uma beleza!! Numa 4x4 eu já ouvi fala várias coisas, bem e mal, só não sei como te ajudar!! Na minha, estou colocando uma caixa de 3 marchas da C10 com T-case dela!! Dizem que fiuca muito bom, pois vou usar em trilhas!!
Um Abraço!!
Olá! Quero saber tudo o que há de ruim. De mau nesta configuração.
Vou usar com 4x4 em trilhas pesadas e com muita água funda (até por isso optei pela hidra).
Vc ajuda bastante fazendo vez do advogado do diabo. rsrsrsrsrsrs...
Fala tudo, tudo que vc sabe e que te disserem.
Assim tenho oportunidade de avaliar o risco e contornar e/ou evitar os erros.
Não poupe críticas.
Aguardo!
Abração!
Fontoura
02/08/2010, 20:51
Opa!
Conversa com o Gnecchi, ele tem um engesa assim.
É o bicho!
Experiência própria!
Se puder, pega com as duas mãos!!!!!!!!
Abraços.
Kim.
Valeu, Kim!
Vou falar com ele.
Abração!
Ruralnoceronte
07/08/2010, 16:28
Olá! Quero saber tudo o que há de ruim. De mau nesta configuração.
Vou usar com 4x4 em trilhas pesadas e com muita água funda (até por isso optei pela hidra).
Vc ajuda bastante fazendo vez do advogado do diabo. rsrsrsrsrsrs...
Fala tudo, tudo que vc sabe e que te disserem.
Assim tenho oportunidade de avaliar o risco e contornar e/ou evitar os erros.
Não poupe críticas.
Aguardo!
Abração!
Infelizmente sobre o automático não posso falar nada a mais sobre ela, mas com cambio da c10 é show de bola! Dizem que a reduzida é que fica mais fraca no conjunto, mas como a mi nha grana é curta, vai ficarassim mesmo!! Abraços e Boa sorte!!
Fontoura
07/08/2010, 22:30
Infelizmente sobre o automático não posso falar nada a mais sobre ela, mas com cambio da c10 é show de bola! Dizem que a reduzida é que fica mais fraca no conjunto, mas como a mi nha grana é curta, vai ficarassim mesmo!! Abraços e Boa sorte!!
Na minha F75 a única coisa que quebrou foi uma carcaça de diferencial traseiro (num jeep-cross em arambaré), e um cardã dianteiro torcido na mesma ocasião.
Nos três jpes que eu tive, só arranquei 15 dentes de um a 53 x 9. E olha que foi com um Falcon!!!!
Com este retrospecto, acho que uma t-case willys vai segurar. Ruim seria se o câmbio fosse o mais fraco, não achas???
De qquer forma, se souberem algo que possa dar errado, avisem!
Abraços!
Rural é pesada, diferente de jeep.
Não acha que com esse conjunto acelerando forte não vai ter quebra que vai ter sim!
Um amigo usava um silverado com essa caixa num jeep.
Na primeira volta, senão me engano, quebrou a caixa de tração.
Agora tá montando numa rural... pelo jeito que ele acelera vamos ver o que vai quebrar primeiro.
[]'s
Fontoura
07/08/2010, 23:07
Rural é pesada, diferente de jeep.
Não acha que com esse conjunto acelerando forte não vai ter quebra que vai ter sim!
Um amigo usava um silverado com essa caixa num jeep.
Na primeira volta, senão me engano, quebrou a caixa de tração.
Agora tá montando numa rural... pelo jeito que ele acelera vamos ver o que vai quebrar primeiro.
[]'s
Loiro,
Mas nem se o cara for romântico????
Na linha sadomasoquista, quebra mesmo!
Acontece que vou seguir a linha romântica decidida (acelerando suave até o fim!!!) HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA....
E espero que não seja o fim da transmissão! Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs....
Abração!
Ruralnoceronte
08/08/2010, 10:43
Na minha F75 a única coisa que quebrou foi uma carcaça de diferencial traseiro (num jeep-cross em arambaré), e um cardã dianteiro torcido na mesma ocasião.
Nos três jpes que eu tive, só arranquei 15 dentes de um a 53 x 9. E olha que foi com um Falcon!!!!
Com este retrospecto, acho que uma t-case willys vai segurar. Ruim seria se o câmbio fosse o mais fraco, não achas???
De qquer forma, se souberem algo que possa dar errado, avisem!
Abraços!
Vai fundo, no máximo que vai acontecer é ter que trocar o cambio e colocar pedaleira com embreagem!! Se vc utilizar ela em trilha leve, acho que não vai ter problema!! se souber de alguma novidade eu te aviso!!! Abraços e Boa sorte pra gente que é novo nessas adaptações!!!!!
speedfurios
14/08/2010, 11:35
Qual o tamanho de pneus que tu pretende usar na rural pras trilhas?
Pois na minha o jeito foi coloca caixa e reduzida de bandeirantes após duas quebras de reduzida e uma de caixa...
Alexandre Souto
14/08/2010, 22:36
Eu acho que o cambio auto vai minimizar os trancos, evitando quebras da t-case e semi eixo.
Mas tudo depende dos eixos e tb do tamanho dos pneus que usará.
Abs!
Fontoura
22/08/2010, 00:37
Qual o tamanho de pneus que tu pretende usar na rural pras trilhas?
Pois na minha o jeito foi coloca caixa e reduzida de bandeirantes após duas quebras de reduzida e uma de caixa...
Acho que vou colocar uns 33" recapados. Acho que vai bem, não?????
Será que não vai ficar chocha com uma 53 x 9 ?
Abraços!
Fontoura
22/08/2010, 00:45
Outra coisa! Posso viajar rebocando uma Rural, com uma Pajero 2800???
Quais cuidados a tomar?
Marco-Maga
22/08/2010, 00:49
Outra coisa! Posso viajar rebocando uma Rural, com uma Pajero 2800???
Quais cuidados a tomar?
Fontoura,
Parabens pela empreitada...
Sou amigo do Gnechi, se quiser posso pedir para ele falar com vc por aqui, encontro ele todas as quintas aqui em Sp no encontro de 4x4.
Sobre rebocar a Rural, leia este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6545
Quando tiver tempo veja a F75 que comprei esta semana, abri um tópico.
Boa sorte.
Abs.
Fontoura
22/08/2010, 02:15
Fontoura,
Parabens pela empreitada...
Sou amigo do Gnechi, se quiser posso pedir para ele falar com vc por aqui, encontro ele todas as quintas aqui em Sp no encontro de 4x4.
Sobre rebocar a Rural, leia este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6545
Quando tiver tempo veja a F75 que comprei esta semana, abri um tópico.
Boa sorte.
Abs.
Com certeza! Pede para ele me fazer este favorzão,sim!
Quanto a rebocar, a minha dúvida básica é quanto aos pesos serem muito semelhantes. Tem algum macete adicional para este detalhe????
Antes de ler esta resposta estava lendo teu tópico.
Muito boa a tua F, mas TEEEM coisa prá fazer, hein????? Rsrsrsrsrs...
Pretende este parto para quando?
Qualquer coisa em relação a F75 é só falar. Já montei duas. São muito show! Só não coloca motorzinho! De GM 6cil. prá cima! Rsrsrsrsrs...
Rural é a minha primeira! Espero que seja boa igual às F`s.
Abraço!
Marco-Maga
22/08/2010, 02:29
Com certeza! Pede para ele me fazer este favorzão,sim!
Quanto a rebocar, a minha dúvida básica é quanto aos pesos serem muito semelhantes. Tem algum macete adicional para este detalhe????
Antes de ler esta resposta estava lendo teu tópico.
Muito boa a tua F, mas TEEEM coisa prá fazer, hein????? Rsrsrsrsrs...
Pretende este parto para quando?
Qualquer coisa em relação a F75 é só falar. Já montei duas. São muito show! Só não coloca motorzinho! De GM 6cil. prá cima! Rsrsrsrsrs...
Rural é a minha primeira! Espero que seja boa igual às F`s.
Abraço!
Fontoura,
Falo com ele sim...:concordo:
minha F não tem tantannta coisa assim pra fazer não...
Ta certo que nova não ta.kkkkk
ja to vendo uma cabine mais inteira pra trocar..
A caçamba acho que é mais facil, é só trocar o assoalho..
Ela é canela grossa, e chassis e demais, cambio, reduzida ta tudo novo.
E ela ta suja do tempo parada e suja ela fica mais feia... kkkk
Quanto a motor, infelizmente vai ficar com motorzinho sim, vou usa-la no meu sitio..
Abs.
Rebocando só cuidado na hora de freiar. O bom é ir um no veículo rebocado para auxiliar no freio, principalmente em descidas.
Quanto ao motor, vai tranquilo que não vai ficar choxa!
[]'s
Ops... não tinha visto este tópico, foi o Marco-Maga que me avisou:concordo:, mas de qualquer forma acho que troquei MPs com o Fontoura.
No meu Engesa tenho a seguinte configuração:
:arrow: Motor 4.1 injetado da Silverado
:arrow: CA ZF4HP22
:arrow: Tcase de Hilux com kit de redução 4.7:1
:arrow: Pneus 33" com recape VJ910 (fica praticamente 35")
:arrow: Relação C&P 9x44
Inicialmente estava com o motor 4.1 carburado, pneus 33" BF MUD e relação de C&P 12x47, entretanto a relação 12x47 (3,92) é muito longa para utilizar com o ZF4HP22, pois a relação desta CA é muito longa e a 12x47 deixou a saída muito fraca.
Trocando a 12x47 (3,92) para a 9x44 (4,88) a saída ficou excelente e ainda assim com 140km/h de final.
Quando tiver um fôlego $$$ mude a TCase original do CJ para a TCase da Hilux, mas na minha opinião não precisa colocar o kit de redução que coloquei, pois a redução original dessa TCase é de 2.28:1.
Tenho certeza que vai gostar muito dessa configuração, pois realmente o CA poupa semi-eixos, C&P, cardã, etc dos trancos que damos com o câmbio mecânico, sem contar numa melhor aderência nas troca de marchas.
Não sei como está o CA que você pegou, mas o ideal seria abrir para uma revisão geral. Gastei 3.5k no meu para trocar o Master Kit e ficar com o CA zero bala.
[]s e boa sorte na empreitada
Fontoura
22/08/2010, 21:23
Quanto a motor, infelizmente vai ficar com motorzinho sim, vou usa-la no meu sitio..
Abs.[/QUOTE]
Tá certo! Só cuida para que o motorzinho não beba mais que um motor legal!
Abração! Estou à sua disposição!
Fontoura
22/08/2010, 21:25
Rebocando só cuidado na hora de freiar. O bom é ir um no veículo rebocado para auxiliar no freio, principalmente em descidas.
Quanto ao motor, vai tranquilo que não vai ficar choxa!
[]'s
Então não precisa colocar lastro na caminhonete que vai puxar, para aumentar seu peso?
Fontoura
22/08/2010, 21:31
Ops... não tinha visto este tópico, foi o Marco-Maga que me avisou:concordo:, mas de qualquer forma acho que troquei MPs com o Fontoura.
No meu Engesa tenho a seguinte configuração:
:arrow: Motor 4.1 injetado da Silverado
:arrow: CA ZF4HP22
:arrow: Tcase de Hilux com kit de redução 4.7:1
:arrow: Pneus 33" com recape VJ910 (fica praticamente 35")
:arrow: Relação C&P 9x44
Inicialmente estava com o motor 4.1 carburado, pneus 33" BF MUD e relação de C&P 12x47, entretanto a relação 12x47 (3,92) é muito longa para utilizar com o ZF4HP22, pois a relação desta CA é muito longa e a 12x47 deixou a saída muito fraca.
Trocando a 12x47 (3,92) para a 9x44 (4,88) a saída ficou excelente e ainda assim com 140km/h de final.
Quando tiver um fôlego $$$ mude a TCase original do CJ para a TCase da Hilux, mas na minha opinião não precisa colocar o kit de redução que coloquei, pois a redução original dessa TCase é de 2.28:1.
Tenho certeza que vai gostar muito dessa configuração, pois realmente o CA poupa semi-eixos, C&P, cardã, etc dos trancos que damos com o câmbio mecânico, sem contar numa melhor aderência nas troca de marchas.
Não sei como está o CA que você pegou, mas o ideal seria abrir para uma revisão geral. Gastei 3.5k no meu para trocar o Master Kit e ficar com o CA zero bala.
[]s e boa sorte na empreitada
Valeu pelas dicas!
Quanto pesa seu Engesa?
Este recape agarra bem? Quero colocar um igual.
Minha CA estava rodando em uma Bonanza! Acho que está zero, mas vou revisar.
Só não mando fotos pq não sei postar.
Se me ensinarem, coloco.
Abração!
Valeu pelas dicas!
Quanto pesa seu Engesa?
Este recape agarra bem? Quero colocar um igual.
Minha CA estava rodando em uma Bonanza! Acho que está zero, mas vou revisar.
Só não mando fotos pq não sei postar.
Se me ensinarem, coloco.
Abração!
Fontoura, o bicho pesa pra kct.... uns 2.500kg fácil, pois é um Fase 3 com muita tranqueira, mas não tenho capota de fibra.
Eu recomendo a banda VJ910... estou gostando muito :concordo:
Pra inserir fotos você desce com a setinha do mouse abaixo da tela de onde vc escreve e clica em "Gerenciar Arquivos", aí vai abrir uma janela onde vc deve clicar em "Browse" para ir até o endereço da foto em seu computador :concordo:
Não adianta muito ver foto de CA, pois o importante é a condição dos componentes internos, mas se estava rodando já é um bom sinal.
[]s
Fontoura
10/10/2010, 13:35
Pessoal!
O motor C20 que eu estava colocando, está trancado por ficar muito tempo parado.
Como posso destrancá-lo sem abrir?
Se eu colocar diesel nas camaras, ou algum desengripante, será que ele solta?
Abraços!
Poxa, desculpem-me, mas ouvi um monte de coisas que não são reais...
Amigo, tenho conhecimento de causa e posso te dizer que não irá se arrepender!
Alguém coloca pneus monstruosos ou um flange mau feito, e pronto...ah esse câmbio não presta, o motor é isso e aquilo..
Tenho uma rural tbm, com o câmbio ZF tbm, mas com um motor bem mais torcudo e está com a potência aumentada!Uso a t-case original com os famosos reforços, rolamentos e mancais etc.
Posso falar piso fundo no motorzinho e o conjundo está muito bem obrigado.E isso que só ando em primeira.Meu diferencial traseiro tem um folga que em 1ª e 2ª dava um estalinho quando soltava a embreagem...mas nunca mais escutei isso depois de ser automático...hehehe!!!
Aqui, neste próprio e maravilhoso fórum consegui todo material que precisei para a adaptação!
Pena que é longe sua cidade, se não poderia ver com seu próprios olhos...
Dê uma aolhada na minha assinatura: RURAUTOMÁTICA!
Abraços
Ruralnoceronte
13/10/2010, 10:35
Pessoal!
O motor C20 que eu estava colocando, está trancado por ficar muito tempo parado.
Como posso destrancá-lo sem abrir?
Se eu colocar diesel nas camaras, ou algum desengripante, será que ele solta?
Abraços!
Olá Fontoura! Eu tive um motor de Opala 6cc e um de 4cc, que estavam trancado e eles foram soltos sem o menor problema pelo mecânico! Vc tem que tirar o carter, limpá-lo e a bomba de oléo também! Com cuidado, o motor solta! Não pode forçar por causa dos anéis! O problema de não abri-lo é não saber o estado das peças internas, pois corre o risco de após instalar o motor vc ter que pagar o serviço de retirada e de retífica!! Grande Abraço!
Fontoura
14/10/2010, 19:07
Mas coloco algum desingripante ou lubrificante no pistão?
Alexandre Souto
14/10/2010, 23:57
Eu usei querosene para girar um V8 parado a mais de 20 anos, e o volante girou que foi uma beleza!!!!
Tirei velas, com um funil pus os 2L de querosene e fui alavancando o volante de um lado para o outro, mais prum lado, depois mais um pouquinho pru outro e assim evoluindo o giro.
Espero que de tudo certo!
Sds ressucitantes....
Gordinhocross
15/10/2010, 05:51
Fontoura, sou novo aqui no 4 x4 BrasiI e recentemente adquirir uma F75 com motor 4.100 6cc opaIa e caxa do engesa (se não me engano é 240 V a quaI a primeira é para trás) precisou cortar uns 80 mm onde fica o radiador, as reIacões dos diferenciais estou por fora , só sei que a F é bruta demais e não anda muito agora forca pois andei em areia de praia e bichona nem pede o 4 x4. Boa sorte na sua empreitada!!!
Fontoura
20/10/2010, 00:29
Olá Fontoura! Eu tive um motor de Opala 6cc e um de 4cc, que estavam trancado e eles foram soltos sem o menor problema pelo mecânico! Vc tem que tirar o carter, limpá-lo e a bomba de oléo também! Com cuidado, o motor solta! Não pode forçar por causa dos anéis! O problema de não abri-lo é não saber o estado das peças internas, pois corre o risco de após instalar o motor vc ter que pagar o serviço de retirada e de retífica!! Grande Abraço!
Me alaram que com coca cola ele solta tb! Alguém sabe algo sobre isso???
E quanto a este módulo de ignição sem utilizar o distribuidor que deixa o carro quase um anfíbio. Alguém já usa ou usou?
Funciona mesmo???
Aguardo.
Alexandre Souto
20/10/2010, 01:21
C ta com medo de fazer????
Fontoura
20/10/2010, 13:26
C ta com medo de fazer????
É que quero fazer uma coisa que não tenha risco de erro. Um motor documentado não é barato! rsrsrsrs...
Alexandre Souto
20/10/2010, 13:34
Ok, mas os melhores procedimentos mostramos pra vc.
E você nos fala em Coca????
Não tenha medo amigo, eu fiz isso com a receita do meu mecânico, em um V8 parado a 20 anos, sem medo de dar errado e ainda com motor dos "outros".
Boa sorte ai!
Fontoura
22/10/2010, 23:16
Outra idéia que me ocorreu, foi a de invés de retirar a caixa de ferramentas debaixo do banco (que apodrece muito), com poucas mudanças transformá-la em outro tanque de combustível aumentando em muito a autonomia, ou liberando o local original do tanque, para a colocação dos cilindros de GNV.
Fontoura
24/04/2011, 20:03
Pessoal,
retomei a reforma depois de um bom tempo de$e$timulado!
O motor que estava trancado, abrí e fiz tudo novamente!
Com este gasto obrigatório, não vou poder revisar a CA. Vou fazer rodar assim mesmo. Quando parou estava 100%, deve continuar eu acho!
Mas agora a coisa está andando. Os pneus já chegaram Godlokos 33", direção está instalada, câmbio e radiador em fase final de colocação.
Aquí vão umas fotos da moça.
Outra coisa:
Alguém conhece esta seletora que aparece na foto 3 ?
É o que está complicando para adaptar. O cabo original da seletora eu não conseguí aínda. Tem alguma maneira de adaptar outro?
288146288148288145
É isso aí!!
Vai ficar show a mecânica da Rural. Só acho que com essa relação de 53/9 vai ficar muito reduzida... Não manjo muito de relação + CA mas acredito que com as 44/9 ficará muito bom.
A rural com a mesma mecânica aqui da região usa 35" e fico muito forte. Não ficou com a mesma pegada que tinha no CJ-5 mas tá andando muito!
Com esses pneus deve ficar muito bom o conjunto. Uns amigos compraram esses pneus e aprovaram tanto no ON-road como no OFF.
Boa sorte! Continue postando fotos!
[]'s
Marco-Maga
24/04/2011, 22:02
Pessoal,
retomei a reforma depois de um bom tempo de$e$timulado!
O motor que estava trancado, abrí e fiz tudo novamente!
Com este gasto obrigatório, não vou poder revisar a CA. Vou fazer rodar assim mesmo. Quando parou estava 100%, deve continuar eu acho!
Mas agora a coisa está andando. Os pneus já chegaram Godlokos 33", direção está instalada, câmbio e radiador em fase final de colocação.
Aquí vão umas fotos da moça.
Outra coisa:
Alguém conhece esta seletora que aparece na foto 3 ?
É o que está complicando para adaptar. O cabo original da seletora eu não conseguí aínda. Tem alguma maneira de adaptar outro?
288146288148288145
Fontoura,
As fotos não abriram :discordo:
Fontoura
24/04/2011, 22:28
Repetindo as fotos:
288234 288235
Tenho essa mecânica na minha F75 estou muito satisfeito ... só minha relação que é a 9/44 acho, ainda não coloquei em situações mais pesadas ... mais Rodo bastante com ele e para mim está muito boa.
Fontoura
25/04/2011, 22:02
Já é um consolo!
O pessoal da minha região diz que não vai funcionar de jeito nenhum! Que eu não consigo andar um ano com ela "auto", que vai dar problemas!!!!
Vc tem idéia de consumo da sua caminhonete viajando normal, sem forçar??? Outra coisa: A que velocidade média vc viaja? Qual a velocidade máxima que ela alcança?
Tem que limpar o filtro do óleo da CA de quanto em quanto tempo? E trocar o óleo da CA?
Desculpe a "overdose de perguntas", mas quero fazer a coisa certa!
Abração!
Fontoura
29/04/2011, 00:00
Onde eu consigo o CABO ALAVANCA CÂMBIO AUTOMATICO 4M 4HP22 ?
Ou existe algum meio de substitui-lo?
Abraços!
Fontoura
01/05/2011, 15:35
Não precisa mais!
Já fiz um trambulador para substituir.
Fontoura
18/05/2011, 01:31
Pessoal... abandonei!!!!:evil::(:cry::mad::parede:
Depois de onze meses tentando andar de Rural, finalmente ficou pronta! E o câmbio era bichado!!!!!:parede::parede::parede::parede:
Prá consertar, pediram 4k!
Conclusão: Vamos em busca de um câmbio manual.
Só agora não sei qual a melhor opção.:???:
O motor e capa seca é de uma C20. Como tive que fazer uma reduzida flutuante, seja qual for o câmbio, não precisa esta adaptação! É só unir com o cardãn.
Gostaria que voces me auxiliassem a definir o novo câmbio, tendo em vista que quanto menos adaptações eu tiver que fazer, melhor! Procuro robustez e simplicidade.
Estou em dúvida entre o Clark 3 marchas da C10, O Clark 4 marchas da C20, ou o câmbio do opala, 4 ou 5 marchas.
O que vcs sugerem???
Abraços!
georgevalle
18/05/2011, 09:28
Putz que azar, tava acompanhando para ver se ia ficar bom (comprei um opala com CA para desmontar e colocar na minha rural tambem, até ja comecei a desmanchar ela ja vendi uma caixa clark 260-f da C-10 pronta para t-case willys) bem, com a experiência que tive com esta caixa é sem sombra de duvida uma das melhores opções (na rural com motor de silverado 4.1 injetado quebrei 4 t-cases e caixa nem ai) tambem tenho uma rural com a clark 3 marchas da C-10 exelente caixa muito robusta mas a 1ª é longa (diferente da 4 marchas que para precisar utilizar reduzida é quando o bicho tá feio), quanto a outras caixas (opala ja ouvi falar mal delas, bem vi no anunciantes particulares uma mecanica de A-10 o cara está pedindo R$ 1.600,00 na caixa deve ser uma clark 260-f, se quiser maior robustez tenho aqui uma caixa com t-case da toyota band por R$ 5.000,00.
Coloca o clark 4 marchas da c-20.
Tenho um guardado pra colocar na minha inclusive... Já andei em rurais com a mesma mecanica (opala 6c + c-20) e ficou forte!
[]'s
Fontoura
18/05/2011, 20:13
Coloca o clark 4 marchas da c-20.
Tenho um guardado pra colocar na minha inclusive... Já andei em rurais com a mesma mecanica (opala 6c + c-20) e ficou forte!
[]'s
E onde eu encontro este câmbio, e por quanto?
Abraço.
E onde eu encontro este câmbio, e por quanto?
Abraço.
Na internet se acha alguma coisa! Derrepente em Bagé...
Não adianta se atirar na primeira! Lembre que tem que comprar uma flange para a tração de willys. Eu comprei essa caixa pronta de um amigo.
A caixa com alavanca de marcha e flange, aqui em Rio Grande, quando acha, vale uns 2~2.5 conto.
[]'s
Fontoura
18/05/2011, 22:14
Na internet se acha alguma coisa! Derrepente em Bagé...
Não adianta se atirar na primeira! Lembre que tem que comprar uma flange para a tração de willys. Eu comprei essa caixa pronta de um amigo.
A caixa com alavanca de marcha e flange, aqui em Rio Grande, quando acha, vale uns 2~2.5 conto.
[]'s
A vantagem é que como fiz uma reduzida flutuante para a CA, Cabe qualquer caixa sem adaptar a reduzida.
O problema é casar certo na capaseca para não ter que ficar fazendo flanges!
Acho que de saída vou botar uma Clark 3 marchas da C10 que já tenho, prá "matar a coceira" de andar, e com o tempo ver se acho o câmbio definitivo por um preço bom!
Mas acho que o ideal, mesmo seria um igual a este que vc tem.
Outra coisa: Estas caixas de 5 marchas, com a 5ª multiplicada, não são boas tb? Não que se vá usar a 5ª em trilhas. Mas num deslocamento por asfalto ou estrada boa, deve aliviar bastante o motor! Ou não?!
Abraço!
georgevalle
19/05/2011, 08:23
Caro Fontoura as caixas 2205 (5ª drive) são muito boas o problema dela é o preço, portanto continuo recomendando a clark 260-f que saiu nas AC-10 de 1981 até 1984 e nas primeiras AC-20 e nas F-1000 (com o piloto diferente muda só a embreagem), como disse antes é uma exelente caixa tinha na rural com a "funil traseiro" trocado para a instalação da T-case Willys e vendi e comprei outra original pois comprei uma T-case das Silverado V8 que irei instalar "desquitadas", portanto é o que considero uma das melhores caixas, quanto a você instalar a clark 260-t (3 marchas) lembre que ela é mais curta que a 4 marchas então aconselho você a considerar esta diferença na instalação da T-case para não precisar "mexer" nos cardãs depois apenas no cardã entre as caixas (acredito que será desta forma que fará a instalação delas), se precisar amanhã posso passar o tamanho correto da 260-f pois tenho ela original ainda na rural, tenho sobrando uma capa seca dos AC-10/20 para as caixas 3 e 4 marchas GM se precisar está a venda.
Fontoura
24/05/2011, 21:14
Pessoal!
Estou aquí novamente, pedindo mais ajuda.
A configuração final será a seguinte:
Motor opala 6 cilindros; caixa Clark 3 marchas (C10); t case willys; e pneu mud 35"x12x15.
A pergunta é a seguinte:
Qual a relação de diferencial que devo usar neste conjunto, para não ficar chocha (já que o pneu é grande) e ao mesmo tempo para poder fazer deslocamentos com uma velocidade que acompanhe outras viaturas sem precisar andar "botando um pistão prá fora" nem fervendo igual chaleira?
Abraços!
Tchê 4x4
24/05/2011, 22:29
Fontoura, acho que uma 9x44 dá conta de maneira que não fique muito curta com os 35" , mas vamos esperar os amigos mais experientes pra termos certeza. Uma coisa é certa, que vai ficar linda vai!!!
Grande abraço e boa sorte na empreitada.
A caixa é meio longa mas o motor compensa. Eu colocaria 43x8 pra não arriscar. Acho que vai ficar longa com as 44x9...
Imagina a minha com 4cc, caixa willys 4m, 44x9 e pneus 35"... quando eu conseguir andar te falo!!! :D
[]'s
Fontoura
25/06/2011, 20:15
Pessoal!!!
Hoje rodei pela primeira vez com a moça!:euforico:
Fomos no rio Já que tinha chovido bastante, para o primeiro teste drive.
Como a água subiu muito, não havia barro! só uma lagoínha que estava tb firme embaixo.:parede:
Não deu para ver muita coisa, pois o terreno não ajudou com barro e como eu estava sozinho não exigí muito da vedação!
Foi meio que só prá matar a vontade mesmo!:)
Andou bem, sem falhas, e sem ferveção!:euforico:
Mas aínda estou invocado com a relação 53x9 que estou usando.:-|:mad:
Uns quantos me falaram da 47x11. O que vcs acham?
Aguardo opiniões e sugestões!
Eita alegria!!!
Hoje será um dia memorável!!!
Parabéns pela andada!!!
Abraços.
Kim.
Fontoura
25/06/2011, 23:39
Eita alegria!!!
Hoje será um dia memorável!!!
Parabéns pela andada!!!
Kim.
Hahahahaha!!! Obrigado, Kim!
A de hoje foi só prá tiragosto, mesmo!
Acho que vamos nos reunir no próximo fim de semana para, aí sim, fazer o batismo oficial!
Abraços.
Fontoura
05/07/2011, 22:50
E aí, pessoal!!! 47x11 vai bem ou fica chocha??? E que tal 44x9?????
Fontoura
07/07/2011, 21:58
Domingo, dia 03/07, saímos para o batismo da moça!
O acelerador estava ruim e a carburação estava pobre. Mesmo assim deu para ver que ela vai dar prá coisa. Não atolou nenhuma vez e andou em lugares pesados mesmo! Em alguns, pela mistura pobre, tendo até que chamar a "DONA DA CASA"!!!! hehehehehe...
Mas nos divertimos bastante!
Aí vai um vídeo.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=saLJ9iTdo4M
Abraços para todos os que me ajudaram aquí do fórum. Obrigado, mesmo!
dinyursopanda
08/07/2011, 17:07
Domingo, dia 03/07, saímos para o batismo da moça!
O acelerador estava ruim e a carburação estava pobre. Mesmo assim deu para ver que ela vai dar prá coisa. Não atolou nenhuma vez e andou em lugares pesados mesmo! Em alguns, pela mistura pobre, tendo até que chamar a "DONA DA CASA"!!!! hehehehehe...
Mas nos divertimos bastante!
Aí vai um vídeo.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=saLJ9iTdo4M
Abraços para todos os que me ajudaram aquí do fórum. Obrigado, mesmo!
Passei so para asinar o topico, Nao vou opnar pois trilha nao e a minha finalidade, mas acredito que os Ruraleiros de plantao vao ajuadar esclarecer suas duvidas, Um abraco
Fontoura
18/07/2011, 23:35
1ª Trilha , pessoal!!!
Agora, sim a coisa andou. Dia 17/07 último, houve a tão esperada estréia da Vuvuzela em trilhas. Foi em Bagé - RS. Trilha pesada com poucos obstáculos mas com muitas dificuldades. A trilha encerrou por volta de 20:00 hs, com um pc no qual atolaram cerca de 40 viaturas das 73 inscritas.
Fomos o último competidor a enfrentar o obstáculo e conseguimos vencê-lo. SHOW!!!!:euforico:
A caminhonete nã enche o motor, não gira como tem que girar e não estou sabendo onde mexer.:parede:
Mesmo assim foi muito bom. Reví amigos de anos e batemos muito papo! Valeu muito!
Para vcs, algumas fotos do "Debut"! Rsrsrsrsrsrsrs...
F1: Estréia no Pc para foto.
F2: Primeiro PC de "morder o beiço".
F3: Com água e barro "pelo bigode"! Rsrsrsrsrs... Vedação OK!
Muito obrigado à todos que estiveram comigo nesta jornada!
Abraços para todos!
Pessoal!
Caiu na minha mão um power-train que é um motor opala 6 cil., e um câmbio ZF 4HP22 completíssimo. Inclusive radiador de água com radiador para o câmbio junto e mangueiras. Original!
Acontece que os mecânicos da minha cidade não estão habituados a mexer com câmbio automático, e estão cobrando muito caro para a adaptação. Acho que isso se deve a um certo receio de dar galho!
Convido a todos para me ajudarem a adaptar esta tralha toda na Vuvuzela (minha Rural 73), pois agora enlouquecí e decidí eu mesmo adaptar.:parede:
Toda e qualquer ajuda será muitíssimo bem-vinda!
Vou iniciar perguntando como ficariam melhor adaptado os calços de motor e caixa e quais calços devo utilizar e onde posso encontrá-los. Quero lembrar que não quero recortar a parede de fogo. Vou avançar um pouco o radiador. E quero saber tb se tem alguma coisa que liga o freio ao câmbio, ou se tem algum segredo para colocar a lavanca do câmbio. E aquele cabos que têm, servem para quê? Enfim, me ajudem em tudo!
Mandem fotos BEEEM explicadas por favor!
Aguardo por vcs.
Abraço!:concordo:
E aí seu Fontoura!
A Lady vai virar Tsunami mesmo hein! hehe!
Tchê, eu tinha meio que um preconceito com câmbio automático pra uso fora-de-estrada, mas mudei de idéia a medida que vi pajero e cherokee andando muito bem em trilhas violentas. O negócio é venérico, como diria um amigo! hehehe!!
Grande Abraço tchê!!
Denilsom
11/08/2011, 08:58
Colegas do Forum Aproveitando esse topico de Ajuda, É o seguinte ha uns dois anos coloquei na minha Rural Freio a disco na dianteira e traseiro o sistema da F75 por ser melhor a regulagem,hidrovacuo de Opala mestre da toyota band ficou otimo o Freio pedal alto, passou ate no inmetro com 97% de aprovaçao de freio para trocar o motor para Diesel, agora uns dias pra ca deu um defeito que não to conseguindo resolver, quando vou frear arrasta a Roda traseira esquerda, ja conferimos cilindro de roda tambor pastilha da dianteira e nada, conto com a experiencia dos colegas para uma opiniao.
grato
antonio umino
11/08/2011, 17:50
Denilson. Se vc já examinou o cilindro da roda, A roda que esta freando, não está com o embolo preso, Ou o cabo do freio de mão está retornando. ficando preso, . Dando uma volta, veja se o tambor (campana) não fica quente. com certeza deve ser uma destas coisa.
Outra coisa, o outro lado como está de freio. está acionando?
Freio de mão. (freio de estacionamento) cabo não está engripado?
Cano do freio nãoi está amassado ?
Ok. veja e reveja. um abraço.
Fontoura
12/08/2011, 09:14
Hahahahaha!!!!
A moça aínda esá indecisa! Quanto ao cambio automático, eu optei por desistir, por causa do valor que pediram para revisá-lo. Se para uma revisão e limpesa, sem incluir nenhuma peça era tudo aquilo, imagina se em uma dessas nossas trilhas, resolvesse enganchar uma mangueira daquelas e entrasse água com barro prá dentro! Quanto seria o conserto? Por iso decidí uma coisa mais simples e barata. mas aínda quero melhorar um pouco mas o conjunto.
Abração!
Denilsom
18/08/2011, 14:52
Denilson. Se vc já examinou o cilindro da roda, A roda que esta freando, não está com o embolo preso, Ou o cabo do freio de mão está retornando. ficando preso, . Dando uma volta, veja se o tambor (campana) não fica quente. com certeza deve ser uma destas coisa.
Outra coisa, o outro lado como está de freio. está acionando?
Freio de mão. (freio de estacionamento) cabo não está engripado?
Cano do freio nãoi está amassado ?
Ok. veja e reveja. um abraço.
Colega Antonio ainda não resolvi o defeito o cano que vai pra roda direita estava amassado pois o a descarga bateu nele ai troquei mas não resolveu o mecanico desconfiou do cilindro mestre, comprei outro e troquei a mesma coisa os de cilindros de rodas tambem são novos,troquei os tambores de lado a mesma coisa, freia e arasta a roda esquerda , ainda não troque o pneu será que pode um pneu causar isso? abrço
antonio umino
18/08/2011, 20:50
o Pneu não tem nada a ver. No topico 61 vc diz que o pedal está alto. Será que o acionador do freio, o que vai do pedal ao Servo freio, não está comprido?, Como? Assim sendo comprido mesmo com o pedal solto. o hidrovacuo e o cilindro deve estar como se estivesse sendo pisado.
Veja na pedaleira se tem um curso morto. (o pedal levemente acionado até que se encontre o acionamento do hidrovacuo).
Se não tiver o curso morto. acontecerá que o freio mesmo em descanso estará acionado. E com isto um dos cilindros ficara como se estivesse freando. (o embolo não retorna). Dá uma olhada nisto OK ?
Um abraço...
georgevalle
19/08/2011, 08:50
Ai Denilson, confira se não esta trocado as sapatas (onde fixa as lonas) elas são quase iguais mas tem angulos diferentes (na verdade as lonas são diferentes no tamanho e colocadas em furos diferentes) confira a posição das lonas do lado direito e faça igual do lado esquerdo, pode parecer besteira mas existe esta diferença na colocação das lonas e montando errado não terá a mesma eficiência dos dois lados.
Fontoura
25/05/2012, 01:55
Agora quero mexer mais um pouco na moça.
Ouví falar que o câmbio do chevette 5m é show! Muito bem escalonado, 1ª fortíssima e 5ª 1:1 (pensei que era overdrive), e engate suavíssimo.
Mas e a robustez??? será que aguenta??? Ou que quem realmente força é somente a t-case willys? Pq olhando a caixa do chevette, parece tão fraquinha...
Por favor... OPINIÕES E RELATOS!!!!!
Diogo_Czuika
25/05/2012, 22:57
O pessoal aqui tem colocado e tem ficado Show de bola,e não encomoda nunca.
antonio umino
25/05/2012, 23:07
Agora quero mexer mais um pouco na moça.
Ouví falar que o câmbio do chevette 5m é show! Muito bem escalonado, 1ª fortíssima e 5ª 1:1 (pensei que era overdrive), e engate suavíssimo.
Mas e a robustez??? será que aguenta??? Ou que quem realmente força é somente a t-case willys? Pq olhando a caixa do chevette, parece tão fraquinha...
Por favor... OPINIÕES E RELATOS!!!!!
O cambio do chevette 5 marchas. não é 1:1 na quinta deve ser coisa de 0.84:1
até mais.
Fontoura
25/05/2012, 23:42
O cambio do chevette 5 marchas. não é 1:1 na quinta deve ser coisa de 0.84:1
até mais.
Valeu Umino, Eu sempre achei que fosse multiplicado!
Mas e será queele aguenta um 4100 numa rural co 33"???
Abraço
Fontoura
25/05/2012, 23:44
O pessoal aqui tem colocado e tem ficado Show de bola,e não encomoda nunca.
Mesmo com pneu 33" tocado por um 4100 numa rural???
Abraço!
Fontoura
08/02/2013, 00:30
Colocando paralamas na Rural!
Fotos autoexplicativas do início da "cirurgia"!!!
394080394081394082394083
BrunoCastrioto
03/06/2019, 15:24
https://youtu.be/VwYNvN_3JL4