Ver Versão Completa : Dúvidas...
alexiusshc
30/07/2010, 17:01
Gente, eu nunca mexi em gaiolas antes, então não me crucifixem por favor...
Sou piloto de ATV e Motocross, mas me apareceu uma coisa na vida que eu não sei o que fazer, eu sempre kis um buggy, mas akeles da BRM são muito caros, e se por na terra acredito que não aguentam...
Então, estou com um motor de maverick 6cc sobrando e pensei em fazer uma gaiola buggy, ou buggy gaiolado, vi alguns projetos e me interessaram muito, pois bem, vamos lá...
Acredito que o motor do maverick seja exagerado, mas não consigo parar de pensar na idéia de ter isso num buggy...
acredito eu que tubos redondos em aço 1020 num aguentam o peso da bagaça, e não sei que chassi usar, penso em fazer um mix de tubos de aço 1045 quadrados, ou triangulares para o motor, e o resto em 1020, não faço a minima idéia de como por peso na frente pra segurar um pouco da potencia do motor e não ficar empinando a toa... , tambem acredito que irei fazer 4x4 pois além de aumentar um pouco o peso, aumenta a diversão...
penso em colocar snorkel, mas sei lá, pode ficar estranho né... mas eu acho bonito (hehehe), só farei isso se ele for para 2 pessoas, se for para 4 deixa meio que queto... quero suspensão independente nas 4 rodas, e coletor de ar encima do teto, freio eu não sei pra q serve, mas é bom ter de vez enquando e não sei oq fazer com eles, ainda to pensando em colocar umas chapas de 1.50mm sae 1006 pintadas para acabamento..
mas eu num sei mais oq faço, eus ei que tem bomba de sei la oq, parafuso, qual amortecedor usar, tanque de combustivel, parte eletrica, pneu, mas eu puramente não sei quase o q usar e como fazer...
tenho tempo para montar o projeto (se eu acabar em 3 anos to feliz), nao mto dinheiro, e só queria saber se estou no camino certo, ou sonhei com o impossivel...
grato!
Flávio Cadore
30/07/2010, 18:33
Em primeiro lugar, bem vindo ao forum!
Motor do Maverick 6 cilindros??? motor ultrapassado, pouca potência, beberrão, pesado...vc ainda quer ele? tem infinidades de motores e infinitamente melhores do que o do Maverick.
Procure no You Tube por vídeos de gaiolas do tipo...tem muitos vídeos.
Vou postar duas fotos: 1- Uma gaiola americana...boazinha até...hehehhe 2- A minha gaiola, para vc ver que é possível fazer algo do seu gosto.
leobnaval
30/07/2010, 19:42
Primeira coisa esqueça este motor de maverick...aí pode seguir com o projeto hehehehe
[]s
alexiusshc
02/08/2010, 08:21
Primeira coisa esqueça este motor de maverick...aí pode seguir com o projeto hehehehe
[]s
mas eu num quero por motor de fusca, nem de brasilia, etc. tbm nukeria por motor ap. oq me sobra ? ahahha
ps: vc eh de piracicaba tbm o/
mali9ski
02/08/2010, 09:52
mas eu num quero por motor de fusca, nem de brasilia, etc. tbm nukeria por motor ap. oq me sobra ? ahahha
ps: vc eh de piracicaba tbm o/
motores existem uma enfinidade gm ohc 2.0 2.2 2.4 ,o gm 151s meio pesado mas com bantante torque, ja vi gaiolas com motor sevel (fiat argentino) e era o bixo motor bem leve,e tambem com motor renault 1.6 (cht do corcel ou do gol da autolatina)mas com melhor custo beneficio ate hoje para nossa realidade não vi melhor que o ap
no seu caso eu primeiro veria a concepsão da sua gaiola motor traseio, central, longitudinal ou diagonal para se ter uma noção de que caixa usar, tambem a aplicação de sua gaiola,trilhas leves pesadas passeos, dunas, corridas e ai começar a desenvolver um projeto mais especifico
eu nunca colocaria o bf163 do maverick em uma gaiola,se for realmente o 3000 voce consegue vender bem para um jeep e começar sua gaiola mas se for o bf161 2600 ai e ferro velho :concordo:
alexiusshc
02/08/2010, 10:48
motores existem uma enfinidade gm ohc 2.0 2.2 2.4 ,o gm 151s meio pesado mas com bantante torque, ja vi gaiolas com motor sevel (fiat argentino) e era o bixo motor bem leve,e tambem com motor renault 1.6 (cht do corcel ou do gol da autolatina)mas com melhor custo beneficio ate hoje para nossa realidade não vi melhor que o ap
no seu caso eu primeiro veria a concepsão da sua gaiola motor traseio, central, longitudinal ou diagonal para se ter uma noção de que caixa usar, tambem a aplicação de sua gaiola,trilhas leves pesadas passeos, dunas, corridas e ai começar a desenvolver um projeto mais especifico
eu nunca colocaria o bf163 do maverick em uma gaiola,se for realmente o 3000 voce consegue vender bem para um jeep e começar sua gaiola mas se for o bf161 2600 ai e ferro velho :concordo:
é o 3.0 v6 ;) então, num quero fazer ela especificamente para lama, concerteza ela irá andar mais em estradas de terra do que em trilhas de lama, mas eu kero ela meio "flex" anda bem nos 2... tbm quero ela com um torque bom, pois as vezes tenho q tirar jet da agua, e quadri as vezes derrapa na rampa...
pensei em fazer motor traseiro ou central, mas daí acredito que não acomoda direito 4 pessoas, pq eu gostaria de ser para passeio de vez enquando, porisso pensei num projeto pau pra toda obra...
num vou disputar nada com ela, só me divertir mesmo, achei que o motor de maverick iria compensar na potencia, talvez colocando um supercharger, mas galera falou que tem pouca potencia, bebe demais e é pesado (isso eu ja sabia).
agra vou procurar algum motor ap (mesmo eu sendo contra eles) pois eles são mais "manuseaveis".
fag.online
02/08/2010, 11:13
Ainda gostaria de construir ou ver uma gaiola com um motor de uno (os 2009 ou 2010).
Esses motores são muito leves, e tem uma boa potência e torque, acho que ficaria uma tetéia.
abracos
alexiusshc
02/08/2010, 11:22
Ainda gostaria de construir ou ver uma gaiola com um motor de uno (os 2009 ou 2010).
Esses motores são muito leves, e tem uma boa potência e torque, acho que ficaria uma tetéia.
abracos
o problema é o preço dos motores mais novos... aquele motor de uno 1.5 R lá era um capetinha :twisted: mas num axa um quase ruim pra comprar.. ahahhaha
[]'s
alexiusshc
02/08/2010, 11:36
Já pensou num motor 1.4 fex das kombi novas ?
Pelo que vejo/ouço as kombi aceleram bonito e na pista dão trabalho nas subidas , abs .
então cheguei até a considerar um motor 1.1 da chery, vi um buggy com o motor, ele sobe até em parede.. mas o problema é o preço... ,=/ esse 1.4 de kombi saem caro tbm..
quero fazer uma coisa na velha fórmula, motor véio e barato e com melhor custo para conserto, do mesmo jeito que minha DT era... ,=/
então cheguei até a considerar um motor 1.1 da chery, vi um buggy com o motor, ele sobe até em parede.. mas o problema é o preço... ,=/ esse 1.4 de kombi saem caro tbm..
quero fazer uma coisa na velha fórmula, motor véio e barato e com melhor custo para conserto, do mesmo jeito que minha DT era... ,=/
pois é amigo, DT as ferramentas são simplesmente arame e alicate uehuahu
se for por custo/benefício o motor AP ainda é o melhor, acredito que o motor de chevette tbm seja muito bom, acredito que seria complicado fazer uma gaiola com motor traseiro de chevette ...
ja falaram aqui no forum mesmo, embora não me lembre que tópico era de usar motor de fusca com dupla carburação e turbo, ou supercharger auehauhuehaue, é uma ideia também, e tem bastante gente que conhece motor de fusca ...
alexiusshc
02/08/2010, 15:46
pois é amigo, DT as ferramentas são simplesmente arame e alicate uehuahu
se for por custo/benefício o motor AP ainda é o melhor, acredito que o motor de chevette tbm seja muito bom, acredito que seria complicado fazer uma gaiola com motor traseiro de chevette ...
ja falaram aqui no forum mesmo, embora não me lembre que tópico era de usar motor de fusca com dupla carburação e turbo, ou supercharger auehauhuehaue, é uma ideia também, e tem bastante gente que conhece motor de fusca ...
então... odeio o barulho que este motor com refrigeração a ar faz! ,=/
então... odeio o barulho que este motor com refrigeração a ar faz! ,=/
também não sou nem um pouco fã dos motores da familia fusca, no planejamento da minha gaiola (se um dia for feita hehe) é motor AP na fase final, mas no inicio nao tem jeito, é usar o motor a ar pra poupar grana...
se vc tem dinheiro acho que o melhor é partir direto para o AP, ou vc pode ver se o cambio de fusca/kombi diesel encaixa em algum motor de seu gosto, eu acho que o motor de uno como falaram seria bão, o de chevette também, mas o problema mesmo é colocar esse motor na traseira do veiculo e ainda achar um cambio que encaixe no negócio, ai fica complicado e o AP sai na frente ...
Pedrão B.
02/08/2010, 18:21
Sou mais o bom e velho "À Ar" do que o motor do Chevette que fuma mais que um Pai de Santo, podem ver Chevettinho com 50/60K Km já tá fumando, precoce que nem este aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=MNPMA_Gi7Nc
Aliás, alexiusshc(rapaz, tem cada nome difícer nesse fórum) se fizer um preço bom eu fico com o motor do Maveco para deixar de reserva pro meu Willys, se o motor estiver bom também, pois é só pra isso que esse motor serve...
Agora, eu iria de 1.4 Flex da Kombi
http://www.youtube.com/watch?v=TXZuOznuiJk
[]'s
alexiusshc
03/08/2010, 08:39
Sou mais o bom e velho "À Ar" do que o motor do Chevette que fuma mais que um Pai de Santo, podem ver Chevettinho com 50/60K Km já tá fumando, precoce que nem este aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=MNPMA_Gi7Nc
Aliás, alexiusshc(rapaz, tem cada nome difícer nesse fórum) se fizer um preço bom eu fico com o motor do Maveco para deixar de reserva pro meu Willys, se o motor estiver bom também, pois é só pra isso que esse motor serve...
Agora, eu iria de 1.4 Flex da Kombi
http://www.youtube.com/watch?v=TXZuOznuiJk
[]'s
então Pedrão, pode me chamar de Alex :)
já axei uma função pro motor de maverick, tenho um colega restaurando um maverick, e o motor dele num tá muito bão... daí vo fazer um rolo com ele...
eu acho que o motor de kombi 1.4 sai mto caro pro meu bolso, vou correr atras de algum ap.. vou atrás de algum 1.8 e se for possivel, jogar dupla carburação e supercharger, acho que dá pra fazer tudo isso com o dinheiro do motor do maverick, e aqui na cidade dá pra achar várias carcaças de motores ap, acha áté de santana...
agra, vamos ver no que dá essa negociação... xD
[]'s
leobnaval
03/08/2010, 18:05
E aí Alex sou de Pira, agora que vi que você é daqui...
Cara se você quer algo como uma DT, o AP é o motor rsrsrs
Tem um pessoal aqui perto em Santa Barbara que faz gaiolas, inclusive com a mecânica completa do AP e a gaiola fica com motor central, freio a disco nas 4, câmbio do AP com 5 marchas, sem ficar quebrando como acontece nos adaptados nos cambios de motor a ar.
[]s
ola alex,
realmente montar uma 4x4 com motor de maveco ficaria mais karo q o baby. Mas como naum vai usar para trilhas, usa um chassi de brasilia, sem tunel e acomodando os 4 lugares, motor ap, cambio de fusca 8x35... fica bom, bonito e barato... com tudo zero, menos de 10mil. Eu tenho um AP 1.8 completo, 49G, alcool, sem registro, se te interessa manda uma MP ok.
Amigo leo, eu sou de rio claro, e axo q podemos combina umas trilhas quando fica pronto sua máquina ein... eu conheço essas gaiolas ae de santa barbara, quando eu comecei a vender kits eu fui la conhecer... são boas mesmo mas tem o entre eixo cumprido, naun mto indicado pra trilhas mas pro amigo alex serveria bem, com certeza...
leobnaval
04/08/2010, 18:27
Opa genhero vamos marcar sim...
Pois é a gaiola dos caras são legais e eles até estavam com uma 4 lugares lá...
A região aqui ainda vai bombar nesse ramo hehehe
[]s
Opa genhero vamos marcar sim...
Pois é a gaiola dos caras são legais e eles até estavam com uma 4 lugares lá...
A região aqui ainda vai bombar nesse ramo hehehe
[]s
eu trabalho com manutenção e adaptações onibus, caminhões e seus derivados e ano passado de tanto o pessoal encher o saco por aqui eu resolvi montar gaiolas pra praça mas desisti... dificil um modelo agradar a todos, o sujeito começa a montar uma gaiola em chassi de brasilia com motor e sem rumo vai mudando no meio do caminho... kra gente fica loko... to acabando com tudo e cuidar so das 2 que temos... tá ótimo...
alexiusshc
05/08/2010, 08:26
E aí Alex sou de Pira, agora que vi que você é daqui...
Cara se você quer algo como uma DT, o AP é o motor rsrsrs
Tem um pessoal aqui perto em Santa Barbara que faz gaiolas, inclusive com a mecânica completa do AP e a gaiola fica com motor central, freio a disco nas 4, câmbio do AP com 5 marchas, sem ficar quebrando como acontece nos adaptados nos cambios de motor a ar.
[]s
então, vc sabe +/- o preço desses caras de SBO !?
eu vou direto pra la, minha namorada faz unimep la, então qlqr dia posso ir la xeretar os caras... ahahaha
[]'s
alexiusshc
05/08/2010, 08:31
ola alex,
realmente montar uma 4x4 com motor de maveco ficaria mais karo q o baby. Mas como naum vai usar para trilhas, usa um chassi de brasilia, sem tunel e acomodando os 4 lugares, motor ap, cambio de fusca 8x35... fica bom, bonito e barato... com tudo zero, menos de 10mil. Eu tenho um AP 1.8 completo, 49G, alcool, sem registro, se te interessa manda uma MP ok.
Amigo leo, eu sou de rio claro, e axo q podemos combina umas trilhas quando fica pronto sua máquina ein... eu conheço essas gaiolas ae de santa barbara, quando eu comecei a vender kits eu fui la conhecer... são boas mesmo mas tem o entre eixo cumprido, naun mto indicado pra trilhas mas pro amigo alex serveria bem, com certeza...
só estou esperando uma resposta de um amigo meu para saber o valor que ele quer pagar do motor... daí irei começar a montar a gaiola.. manda uma MP pra eu com o valor do motor e se tiver o cambio tbm, manda o preço do conjunto...
leobnaval
05/08/2010, 16:16
Alex te mandei uma MP.
[]s