Conectar

Ver Versão Completa : Onde começar com S10 - MAXION 2.5 Turbo 4X4

Robson Quedi
29/07/2010, 06:30
bom dia galera...
seguinte eu nao sou muito esperto pra motores e pelo que li neste site ha muitas pessoas entendidas por isso to aki :)
tenho uma S10 99/00 4x4 turbo diesel motor maxion 2.5 estou com ela ja a 5 anos "carinhosamente chamada de espigosa pois ela é verde metalica :) "
quando comprei ela troquei a turbina pq me falaram q tava ruim correias dentada e todas as outras que tem...
sempre fiz manutenção nela no que era preciso NUNCA deu crepe algum no motor.... o que mais mexia era suspensao pq eu morava numa biboca q era só estrada de chao ...
o ocorrido é que ela foi roubada... dai eu achei ela rodando na cidade "ja tinha uns 4 meses q tinham roubado" e como eu tinha a chave fiquei cuidando e logo q deu certo entrei nela e fui embora .... reabri o caso na justiça e a uma semana tive a noticia que ela é minha dinovo e que posso rodar nela... isso foi mais de 1 ano com ela parada no tempo, pintura foi pro espaço.. mofou por dentro.. tadinha ta só o pó ...
entao coloquei a espigosa numa segonha e trouce ela aki pra MS ela estava em Go...
agora vem a buxa que quero ajuda :):):)
por onde começar a mecher nela.. ficou muito tempo parada sem funcionar...
a ultima vez que eu fuincionei ela a uns 3 meses em 5 km rodados ela chegou a 2 milimetros do vermelho quase ferveu...
nao sei a situação que os corno andavam nela acho q eles devem te dado uns par de cacete na espigosa...

bom acho q é isso agradeço a ajuda e qualquer coisa to aki :):)

sallespickup
29/07/2010, 10:04
se quase ferveu comece retirando o radiador e todo sistema de arrefecimento e lavando, tire a valvula termostatica e de preferencia troque-a pois não é caro cerca de 60 reais, depois va para a manutenção normal filtros e oleo motor e não se esqueça do tanque, o diesel deve estar velho, então retire-o lave e se ver sinal de corrosão caso ainda seja de chapa troque-o se for de plastico só limpeza resolve. coloque diesel novo e bote fogo nele!! em estando com funcionamento perfeito aquecimento etc, ´so não se esqueça de mandar substituir a correia dentada, pois ninguem sabe seu real estado, mas caso o funcionamento não seja o esperado, poste um relato do que esta acontecendo que tentaremos ajudar
qualquer coisa pode me contatar via MP ou email
carlos sallespickup

Anthoniusnikos
29/07/2010, 10:54
bom dia galera...
seguinte eu nao sou muito esperto pra motores e pelo que li neste site ha muitas pessoas entendidas por isso to aki :)
tenho uma S10 99/00 4x4 turbo diesel motor maxion 2.5 estou com ela ja a 5 anos "carinhosamente chamada de espigosa pois ela é verde metalica :) "
quando comprei ela troquei a turbina pq me falaram q tava ruim correias dentada e todas as outras que tem...
sempre fiz manutenção nela no que era preciso NUNCA deu crepe algum no motor.... o que mais mexia era suspensao pq eu morava numa biboca q era só estrada de chao ...
o ocorrido é que ela foi roubada... dai eu achei ela rodando na cidade "ja tinha uns 4 meses q tinham roubado" e como eu tinha a chave fiquei cuidando e logo q deu certo entrei nela e fui embora .... reabri o caso na justiça e a uma semana tive a noticia que ela é minha dinovo e que posso rodar nela... isso foi mais de 1 ano com ela parada no tempo, pintura foi pro espaço.. mofou por dentro.. tadinha ta só o pó ...
entao coloquei a espigosa numa segonha e trouce ela aki pra MS ela estava em Go...
agora vem a buxa que quero ajuda :):):)
por onde começar a mecher nela.. ficou muito tempo parada sem funcionar...
a ultima vez que eu fuincionei ela a uns 3 meses em 5 km rodados ela chegou a 2 milimetros do vermelho quase ferveu...
nao sei a situação que os corno andavam nela acho q eles devem te dado uns par de cacete na espigosa...

bom acho q é isso agradeço a ajuda e qualquer coisa to aki :):)

Não tinha feito BO de furto ou roubo ? Estava com as chapas trocadas ? Já verificou se os números do chassi e motor foram raspados ?
Ao invés de simplesmente ter entrado nela e ido embora, o correto seria ter chamado a polícia. Até para dar flagrante nos ladrões, que dessa maneira vão ficar na boa soltos por aí.
Muito estranho...! :pensativo:

netto mietto
29/07/2010, 11:06
ladrao roubando ladrao :twisted: essa fiquei sem intender :putz:o ladrao robou e vc robou dele:pensativo:.

duardobruno
29/07/2010, 13:07
Cara, eu conheci um caso destes de carro que foi recuperado de ladrão assim tb. Só que aqui o dono foi indiciado por "EXERCÍCIO ARBITRÁRIO DAS PRÓPRIAS RAZÕES". Foi uma quizumba quando a polícia descobriu que ele roubou o próprio carro.

lucasam
29/07/2010, 13:26
Galera

logo q deu certo entrei nela e fui embora .... reabri o caso na justiça e a uma semana tive a noticia que ela é minha dinovo e que posso rodar nela...

Pelo que eu entendi o amigo resolveu o problema legal.
Robson
Acho que o salles ta coberto de razão, sem mais a acrescentar.

Robson Quedi
29/07/2010, 14:50
só para elicidar alguns pontos :):) eu chamei a policia depois q ja tinha tirado a camionete de la... falei com quem estava o cara foi preso até pq eu nao ia dexa um vagabundo desses solto... ele alegou ter comprado a camionete de outra pessoa estava com doc falso mas nao mecheram nela.. chassi motor placas tudo tava como deveria estar... eu ja tinha o BO feito ...tb fui indiciado por exercicio arbitrario mas acabo nao dando em nada pois como o amigo ai falou "ladrao q roba ladrao" :) tenho 100 anos de perdao :)
voltando ao trabalho :):)
sallespickup.. vou fazer isso que vc recomendou.. tenho tb que trocar os bujao "espoleta pra alguns" pq vi que um deles ta furado e vazando agua... e a mangueira da turbina dela ta rasgada tb ... esse final de semana pretendo começar a trabalheira no motor dela por dentro ja tirei os mofo que tinha pintura só depois dela ta rodando certim :):)...

abraços obrigado e tamo ai pra qualquer ajuda :)

Raposo
29/07/2010, 17:10
Cara, você deu muita sorte. Poderia ter achado a picape toda destruída ou nem achado mais. Os problemas de mecânica são mínimos e, aos poucos, você vai ajeitando e coloca a "Espigosa" na pista de novo. Quanto ao tal de "EXERCÍCIO ARBITRÁRIO DAS PRÓPRIAS RAZÕES" realmente é chato você ainda ser indiciado. O ideal era manter o ladrão na picape: amarrado em uma corda ao pára-choque e arrastado alguns quilômetros... :twisted: .
Abraços.

Robson Quedi
01/08/2010, 22:18
salve galera...
to aki pra contar que fiz a espigosa funcionar neste fim de semana... troquei mangueiras de arrefecimento limpei radiador troquei as espoletas conhecida por alguns como selo ou buxa.. sao uns treco redondo que vai no bloco do motor de uns 5cm ... tinha 2 furada :)... troquei tb a mangueira da turbina uma que vai em cima pequena tb de uns 15cm... nesta desmontada percebi que na turbina tem um "tamborzinho" que sai um ferrinho com rosca até uma "valvulazinha" ... meu sobrinho falou que aquilo quando abre da força pra turbina.. problema q vi foi o seguinte.. se akilo ali mexe ou o meu ta com problema ou tem q ser um urso pra mecher pq na mao nao consegui mecher ele nao :)... porem fiz o que falei acima montamos tudo nos conforme e brummm liguei ela.. tudo certim sai da uma voltinha na quadra pra ve c tava tudo ok "percebi q ela ta amarrada nao deslancha como deveria" e continuo esquentando.. ranquei a valvula termostatica "coisa q acho inutil" e continuo esquentando... como nao sou expert na coisa amanha vou levar ela num eletrecista pra ver se ventoinha e cebolinha tao ok.. creio q tem algo de errado no painel tb pq teve uma hora que a temperatura passo do meio no painel mas as mangueiras nao tavam tao quente...
bom acho q é isso vou relatando aki os conforme da espigosa..
se alguem souber que diabos é aquele tamborzinho da turbina se ele meche mesmo se da pra trocar só ele ou nao avisa ai blz :) ...
obrigado por enquanto e té mais

DiEgOsEiChIrLz
01/08/2010, 23:35
aqui em rondonia acontece muito isso, os ladroes roubam as picapes no lado brasileiro e depois atravessam via balsa pro lado boliviano(la carro anda sem placa sem prob algum) e la eles revendem a preço de banana depois voltam pro brasil dao continuidade ao ciclo vicioso. como a policia brasileira nao tem jurisprudencia pra agir fora do territorio nacional o maximo que acontece é os ladroes serem presos (poucos chegam a ser presos) mas o objeto do roubo dificilmente é recuperado( a policia da bolivia provavelmente fica é feliz sabendo que existe uma picape a mais no seu país :lol:). dai o proprietario que tem que correr atras, contrata/paga gente do lado de ca pra ir pro lado de la recuperar a picape ou entao paga gente de la mesmo pra recuperar o produto e trazer de volta pro lado brasileiro. conheço dezenas de casos como esse.

olha um serviço recente e mal feito pelos pilantras

http://www.youtube.com/watch?v=w4bMKEdSfqY

salve galera...
to aki pra contar que fiz a espigosa funcionar neste fim de semana... troquei mangueiras de arrefecimento limpei radiador troquei as espoletas conhecida por alguns como selo ou buxa.. sao uns treco redondo que vai no bloco do motor de uns 5cm ... tinha 2 furada :)... troquei tb a mangueira da turbina uma que vai em cima pequena tb de uns 15cm... nesta desmontada percebi que na turbina tem um "tamborzinho" que sai um ferrinho com rosca até uma "valvulazinha" ... meu sobrinho falou que aquilo quando abre da força pra turbina.. problema q vi foi o seguinte.. se akilo ali mexe ou o meu ta com problema ou tem q ser um urso pra mecher pq na mao nao consegui mecher ele nao :)... porem fiz o que falei acima montamos tudo nos conforme e brummm liguei ela.. tudo certim sai da uma voltinha na quadra pra ve c tava tudo ok "percebi q ela ta amarrada nao deslancha como deveria" e continuo esquentando.. ranquei a valvula termostatica "coisa q acho inutil" e continuo esquentando... como nao sou expert na coisa amanha vou levar ela num eletrecista pra ver se ventoinha e cebolinha tao ok.. creio q tem algo de errado no painel tb pq teve uma hora que a temperatura passo do meio no painel mas as mangueiras nao tavam tao quente...
bom acho q é isso vou relatando aki os conforme da espigosa..
se alguem souber que diabos é aquele tamborzinho da turbina se ele meche mesmo se da pra trocar só ele ou nao avisa ai blz :) ...
obrigado por enquanto e té mais

a junta do teu cabeçote ja deve estar queimada. e sobre a válvula q se encontra na turbina, ela serve pra aliviar pressao do turbo depois que ela esta "cheia" e nao pra aumentar. o nome é válvula Wastegate(válvula de alívio).

Edintruder
01/08/2010, 23:53
Ainda bem que recuperasses a S-10! Esse "tamborzinho é a válvula da Waste Gate. Quando a pressão aumenta ela abre para manter a pressão na admissão num valor máximo regulado.
É muito duro de abrir mesmo. Na mão não vai.

sallespickup
02/08/2010, 19:17
rapaz veja então a parte eletrica, e se ela continuar a esquentar tira a correia da bomba da agua tira a tampa do radiador enche de agua a te a boca e funcione o carro se jogara agua pra fora é junta senão mande trocar a correia dentada pois provavelmente estara fora de ponto
carlos sallespickup

Robson Quedi
13/08/2010, 19:55
buenas muthachos :)
problemas de arrefecimento resolvido... depois de trocentas coisas feitas e trocadas ... um bobo amigo meu aki "ele tem cara de bobo mesmo :)" falo acho q por zuação.. "enfia aqueles treco da bardal q limpa radiador"... eu como sou um pouco menos bobo q ele .. fiz isso :):) rodei 1 semana com a espigosa e ela nao esquento mais.. entao sangro deixou somente agua sem nada de aditivos e ta até agora 100%... "devia ter alguma sujeira em algum lugar q nem eu sei" bao demais problema resolvido... tive problema com freios mas a sangria resolveu :) agora tenho outros pobrema basico :)

- sinto q ela ta meio sem força... 1º 2º 3º ela até vai mas quando mete uma 4º a bixa fica mortona... seria bomba bico turbina ou sei la o que?? como falei antes a tal valvula westgate nao mechi nela nao... alguem tem uma luz pra estilinga a espigosa ? :)
- a traçao dela deu crepe a tempos atraz... ela ta sem mocinetica cruzetas e o sistema todo la na frente.. só ta o diferencial dianteiro la... só que de 2 dias pra k quando eu ligo ela simplesmente ela ja fica 4x4 simples... dai aperto la o 4x2 blz.. tem como eu desliga o sistema de tração ? tipo mechendo nos fiozinho ou algo simples q eu mesmo possa fazer em casa ? :)

esses 2 ai sao os problemas de agora.. o salles nao sou mecanico nem nada que tenha haver com isso.. sou tecnico em informatica :) sou é curioso por isso q ta andando os treco aki :):) mas fico grato pela força q vc vem dando aki blz...

sallespickup
14/08/2010, 14:38
que isso estamos ai pra ajudar, ah eu tb sou tecnico em processamento de dados, porem nunca exerci gosto mesmo é de pikups, ah quanto a sua duvida,ela estar fraca na 4 e 5 a menos que a tração esteja entrando junto, não sei te responder ja a tração da espigosa é com acionamento eletrico correto?! se sim funcione ela engate 4x2 e com ela funcionando entre em baixo junto a tração que vc vai encontrar um chicote saindo da tração, desconecte ele e não tera mais como voltar a 4x4 , deve resolver
carlos sallespickup

Robson Quedi
14/08/2010, 19:01
opa tu é ligero em salles ja respondeu :)
o problema da tração tava nos botao... hoje quando cheguei do serviço fui fuça nela ranquei os botoes ali no painel e percebi q tava com pobrema de osmarcontato o botao da traçlao tava meio enfiado pra dentro... resolvido isso :) mas ela continua mortona na 4 e 5 marcha... mesmo sem tração...
sera q pode ser turbina ? ou sei la o q .. penso na turbina por causa da tal valvula west gate q eu nao consegui mecher na mao... mas meu cunhado falo q acha q pode nao ser a turbina mas bomba ou bico..
"diga o q tu acha q farei o q tu mandas :):)"

Imperador!
14/08/2010, 19:43
Acho difícil ser bico, porque (no meu vago entender) se fosse bico, ela estaria morta em todas as marchas e não somente da 4º em diante.

Mais provável é ser a turbina desregulada, leva pra alguma oficiar pra avaliar se a pressão do sistema está correta.

sallespickup
16/08/2010, 09:07
fala garoto!!

to meio grilado, turbo, bomba, bico, todos deixariam o carro frouxo em todas as marchas, não só na 4 e 5 , em todo caso, esse carro tem relogio de pressão do turbo??? se sim veja se ele esta oscilando normalmente, se vai onde ia, caso não tenha veja ou troque a mangueira que vai do turbo ao coletor, pode estar furado ou mal apertado, aproveita e tira a mangueira que vem do filtro ar e vai ver o rotor da turbina, pega no eixo e ve se não tem folga no sentido para cima e para baixo, se tiver firme turbo ok, quanto a tal valvula, ai só com proficional pois se ha regulagem deve ter aparelhagem e ai não conheço
abraços
carlos sallespickup

Robson Quedi
27/08/2010, 20:12
salve galera...
depois de muitos dias sem aparecer volto pra relatar o andamento da espigosa...
levei ela pra ver se havia problema com turbina.. o cara falo q a turbina ta boa...
levei pra ver bomba e bico.. falaram q tava boa..
regula valvula... ta boa tb...
ou seja dizem q ta dudo blz porem eu acho q ela ta frouxa...
mas blz num vo discuti com quem sabe mais q eu sobre isso :):) sendo assim o motor esta ok agora vou pra parte de suspenção
principalmente a dianteira q faz uns barulho feio nos freio... parece q tem lata solta la... vo troca tudo essa semana as buxa e borracha q tive vao ser trocadas... depois acho q é só pinta e fica zerada :):)
ps: alguem sabe pq ela faz esse barulho de lata solta nos freio dianteiro ?

Edintruder
27/08/2010, 20:22
Isso parece ser bomba injetora. O sistema de palhetas de alta pressão deve ter se desgastado, e se percebe bem em 4a e a marcha por serem mais longas, mas na verdade o motor perde o tesão em rpms elevadas em todas as marchas. Ela deve estar xoxa acima dos 3000 rpm, correto?

Robson Quedi
28/08/2010, 06:34
na verdade percebo bem na 4 marcha.. mas sinto q ela ta froxa em todas mesmo...
ela nao fumaceia quase nada.. é muito pouco mesmo .. quando liga sai fumaça "normal pq é diesel" .. e quando carco o pé nela parada mesmo sai um tikim de fumaça... mas no andar normal nem se percebe fumaça alguma...
fumacera é problema na bomba nao ?

tipo pra ter ideia uma subidinha que vc sobe de bicicleta sem cansar umas 3 quadras... se eu entra embalado em 3 marcha e passa pra 4 marcha nao subo nem 2 quadra ja tenho q reduzi... ela vai morrendo bastante... se eu tiver em plano ela demoooora crecer em 4 marcha... quanto aos rpm nao passo de 3 mil giro normalmente.. sempre a 2500 pra cima troca marcha pq se nao a espigosa parece q vai levanta voo pelo barulho :):)

TylerNTL
28/08/2010, 06:58
na verdade percebo bem na 4 marcha.. mas sinto q ela ta froxa em todas mesmo...
ela nao fumaceia quase nada.. é muito pouco mesmo .. quando liga sai fumaça "normal pq é diesel" .. e quando carco o pé nela parada mesmo sai um tikim de fumaça... mas no andar normal nem se percebe fumaça alguma...
fumacera é problema na bomba nao ?

tipo pra ter ideia uma subidinha que vc sobe de bicicleta sem cansar umas 3 quadras... se eu entra embalado em 3 marcha e passa pra 4 marcha nao subo nem 2 quadra ja tenho q reduzi... ela vai morrendo bastante... se eu tiver em plano ela demoooora crecer em 4 marcha... quanto aos rpm nao passo de 3 mil giro normalmente.. sempre a 2500 pra cima troca marcha pq se nao a espigosa parece q vai levanta voo pelo barulho :):)

Já verificou a pressão máxima na turbina?

Acontece de vc mandar verificar a turbina e por não achar nada "quebrado" o diagnóstico é que ela está ok. Mas a WG está limitando em que pressão?

volcano
15/09/2016, 18:56
bom dia pessoal,comprei uma s10 cabine dupla ano 1999 motor maxion 2.5 4x4,ela veio com a tracao desligada.Qual procedimento a tomar para religar este sistema.Foi feito o motor .sou leigo em veiculos a diesel.agradeco desde ja a ajuda

Edintruder
17/09/2016, 08:07
Volcano, para ligar a tração dianteira da S10 basta apertar um botão o painel, no lado direito acima. Tem 3 botões. 4x2, 4x4H e 4x4L.
Depois que usares a tração tu desligas no botão 4x2 para evitar esforços indesejados na transmissão. Só usa em pisos de baixa aderência pois ao fazer curvas uma roda deverá escorregar contra o solo ara compensar a diferença de giros entre o eixo dianteiro e o traseiro.