PDA

Ver Versão Completa : Estabilidade do Vitara calçado

Vitara
26/07/2010, 16:00
Pessoal,

Mandei calçar o meu viatar 3p, 2"... vejo que as opiniões são divididas qt à estabilidade da vtr dps dos calços.

Ainda não peguei, pego amanhã a tarde, pois mandei fazer mais um bocado de coisas...

Ele fica muito mais instável? Atualmente, o pneu dele é 215, mas, qd eu for trocar, queria 235... piora mais ainda? Quais as medidas que podem ser tomadas, além de mai cautela na direção?

Agradeço desde já!

Abração!

arlei_vitara
26/07/2010, 17:52
Vitara com 2" na suspensão e pneus 235 é tranquilo.........vais notar pouca coisa de diferença em termos de estabilidade, o segredo maior tá na escolha dos amortecedores traseiros, se vai usar o original mais extensores, ou outro maior, p.ex. da Omega Suprema. tem gente que usa do Monza, fica macio demais e inseguro.

A titulo de comparação e referencia, eu uso a mais de 5 anos a configuração calços de 1" (menores portanto) e pneus 235 AT, sem prejuizo NENHUM à estabilidade ou segurança da viatura

mauricioalan32
26/07/2010, 18:08
Olá... eu tenho no meu lift de 2" e nao notei diferença nao, mas uso tbm amortecedor traseiro do omega suprema... antes usava com extensor e tmbm num tinha diferença nao.... vai sem medo!!
Abs

Btpita
26/07/2010, 19:03
Pessoal,

Mandei calçar o meu viatar 3p, 2"... vejo que as opiniões são divididas qt à estabilidade da vtr dps dos calços.

Ainda não peguei, pego amanhã a tarde, pois mandei fazer mais um bocado de coisas...

Ele fica muito mais instável? Atualmente, o pneu dele é 215, mas, qd eu for trocar, queria 235... piora mais ainda? Quais as medidas que podem ser tomadas, além de mai cautela na direção?

Agradeço desde já!

Abração!
Amigo,

A receita para melhorar o rebolado do Vitara comcalço é a substituição da mola traseira pela dianteira do chevelho e o asubstituição dos amortecedores traseiros por amortecedore de maior curso a exemplo os da Omega suprema. Se precisar possuo um par de amortecedores com curdo maior, usados marca HG em bom estado vendo baratim. (R$180,00)

Rodrigo-PG
26/07/2010, 21:32
Prezado,

Estou rodando a quase um ano com lift de 2" na suspensão e pneu 235/75/15....

Não senti nenhuma diferença.....tanto para cidade... viagem.... ou trilha.....

nanito
27/07/2010, 09:43
no meu tá com amortecedor recondicionado de monza (mais duro que o original) e ficou beleza!

Vitara
27/07/2010, 12:43
Que bom, fico mais tranquila... estava meio apreensiva porque fiz uma viagem e umas trilhas e achei que ele jogava um pouco...mas, sou recém saída de um gol 4x2, então, acho uqe minha forma de dirigir ainda não está muito de acordo... mas vai ficar!! E quero também fazer um curso de mecânica 4x4... porque, às vezes, leio ou ouço algumas coisas que me soam muito totalmente estranhas heheheeh

Pego o carro amanhã e vou colocar o amortecedor do suprema... mas só no mês que vem! :P

Obrigada pelas opiniões!

abraços

nanito
27/07/2010, 12:49
Olha, não sei se é necessário um curso 4x4 pra vc cuidar bem do seu vitara. Acredito que trocando idéia com o capô aberto e com algum amigo que tenha um vitara já é suficiente. Acompanhar in loco o serviço do mecânico também é um ótimo aprendizado.

Vitara
27/07/2010, 17:07
Pois é... eu preciso começar meio que do... 2 heheheh

Mulher não é tão ligada a essas coisas, mas, como me apaixonei no carrinho, saber disso tbm faz parte. Talvez um curso não seja lá tão necessário, mas poderia ajudar, principalmente se falasse de técnicas de direção 4x4...principlamente dps que eu meti o pé no freio em uma trilha e quase tombei o jipe...o que salvou foi o quebra-mato...que agora faz parte da família dps dessa hehehehe

Mas tenho lido bastante, este e outros fóruns... por isso saí do zero hehehe

Talvez eu esteja no 3

abç

mauricioalan32
27/07/2010, 17:53
Oi, Tati... depois de vc levantar seu vitara vc deve mandar fazer geometria e o acerto de cambagem, pois como vc levanta a viatura, as rodas dianteiras se fecham fazendo com que deixe de ser firme...
abç

Vitara
28/07/2010, 12:58
Oi Maurício.. pois é, o Makoto, que ta cuidando do carro aqui, me disse..... até me indicou um que ele gosta lá.

O próximo passo é (além de aprender sobre mecânica e direção 4x4 heheh) o blocante traseiro...pelo que li e me disseram também é bacana....

Abç

mauricioalan32
28/07/2010, 16:03
É bom se vc for fazer muita trilha, mas se nao for fazer muita, opte apenas p um jg d pneu melhor p isso, pois o bloqueio muda um pok a condução ao contornar rótulas, esquinas e em curvas morro acima em dias de chuva.... no mais é só alegria...
abs

Vitara
29/07/2010, 09:40
Peguei o carro!! Nota 10!!! Não senti diferença nenhuma!!! Agora é trocar os amortecedores...

Pretendo fazer umas trilhas.... mas o blocante fica bem pra dps, porque tenho que aprender muita coisa antes de ficar trilheira demais hehehe

abçs

EduPuga
30/07/2010, 11:58
uma dica pra quem vem do mundo 4x2 é tirar o pé do acelerador e apreciar a paisagem.

Vitara
30/07/2010, 13:06
percebi muito isso.... hehehe tem que ir na mãnha, curtindo a paisagem e o carro...

Porém, o que não entendo, se eu naum pisar no freio na estrada de terra, como vou frear o carro? redução de marcha? acho que me apavoro antes de conseguir reduzir.....

nanito
30/07/2010, 14:08
É, na trilha o que se deve menos usar é o freio. Reduzir velocidade só no motor mesmo

Vitara
30/07/2010, 14:21
Bom, tem situações que não consigo fazer outra coisa...senão frear... ai mora o perigo né...

outra coisa: já li em diversos lugares para não ficar pisando na embreagem... mas putz...pra subir alguns obstáculos, se eu não pisar na embreagem e deixar ele ir, vai muito rápido, e se eu segurar sem pisar nela, o carro morre..... e ai? Ai eu piso meeeeesmo! hehehe

Viram? Tenho dúvidas bobas em relação à condução do veículo.... estou lendo bastante, baixei umas apostilas, até sobre mecânica..mas tem coisa que tem que ser na prática emso!

EduPuga
03/08/2010, 16:13
Obstáculos complicados tem que ser reduzido controlando somente a aceleração, a redução vai diminuir a velocidade e dar para controlar legal a subida

Vitara
04/08/2010, 16:30
huuuum é verdade.... qd eu passei por uns pedregulhos na subida, onde senti necessidade de pisar na embreagem pra poder frear sem deixar o carro morrer, não estava na reduzida não....

em breve vou testar essa dica! :)

Maorivox
23/01/2011, 21:59
Amigos,

Então se eu colocar na traseira, as molas dianteiras do chevete e amortecedores traseiros da omega suprema, a traseira do vitarinha para de balançar?

Grato
Leo

Maorivox
24/01/2011, 21:01
?? ninguem ??

JOÃO VITARA
24/01/2011, 21:59
Amigos,

Então se eu colocar na traseira, as molas dianteiras do chevete e amortecedores traseiros da omega suprema, a traseira do vitarinha para de balançar?

Grato
Leo

É o seguinte:
Em primeiro lugar, é preciso saber que o VITARA quendo em 4x2, tem tração somente traseira, mais isso, vc já sabe, o importante é notar que veículos quando impulsionados por tração traseira, tem dirigibilidade relativamente diferente a tração dianteira, principalmente em curvas, onde tende a jogar o fundo mesmo, pois o carro está sendo empurrado, ao contrário da tração dianteira onde este está sendo puxado.
Outra coisa importante de se notar, é a geometria do VITARA. Curto e alto, o que lhe confere um certo jogo na traseira mesmo, e o tal balanço, pois se trata de um JIPE e guardar sua características.
Um VITARA nunca, eu disse nunca, será comparado a um carro de passeio, como por exemplo, um GOL, ou outro qualquer.
As configurações mencionadas pelos colegas, ajudam a compensar a elevação do carro, e ajudam a aumentar a estabilidade mais não significa que vé parar de balançar ao ponto de parecer um carro de passeio, por exemplo.
Amo VITARAS, são carros fantásticos, mais eu sou suspeito, pois tenho um tb, mais é preciso conhecer, e se adaptar a ele e suas condições. E como disse um amigo meu, ou é amor ou odio, não existe meio termo.
Espero ter ajudado.
Um forte abraço e boa sorte.

EduPuga
25/01/2011, 07:21
Se não me engano consta no manual do proprietário esta recomendação.

JOÃO VITARA
25/01/2011, 23:44
Se não me engano consta no manual do proprietário esta recomendação.

Qual delas?

EduPuga
26/01/2011, 07:35
Sobre a condução ser diferenciada dos veiculos de passeio nornal deviso a elevação do centro de gravidade, que ainda acabamos aumentando um pouco mais (comi quiabo).