Ver Versão Completa : Estourando Mangotes, porque?
Giovanni Morano
26/07/2010, 07:18
Ola galera, nesse mes tive um problemão com meu GV, o problema foi imprudencia...fui passar em um pequeno riacho, e acabei destruindo meu radiador, so que o problema é que como estava em uma certa adrenalina, não notei o ocorrido, e assim segui na trilha, uns 30 metros a frente em baixa velocidade o carro começou a fazer um barulho e panela de pressão, chequei a temperatura e nada, tirei do 4wd, para ver se mudave alguma coisa e nada...parei abri o capô e tudo normal...feixei e fui embora! uns 20 metros! a temperatura subio muito rapido no painel...ai andando mesmo desliguei o motor...verifiquei tudo oleo, cambio estava tudo normal, repirei aliviado!
Enfim acabei com o passeio da moçada, todos voltaram me puxando até a BR para enfim pegar o Reboque.
Cheguei na TOTAL CAR, os caras apontaram que o radiador ja era! Liguei imediatamente para SUZUCAR, pedi um novinho em folha por 740 reais! Chegou em tres dias! colocamos o radiador e o carro ficou todo se tremendo, mais um problema caro, queimou o sensor de fluxo de ar:putz:...Ok ta na chuva para se molhar, consegui em uma sucata de uma tracker 09, 900 reais...Enfim problema resolvido? Não... O carro passou 3 dias rodando uma maravilha! lizinhooo, até que esse fds fui passear pertinho aqui de fortaleza, a chamada PRAINHA, ainda esta na CE 04 quando a temperatura subio, quando abri o capô, tinha furado os mangote da parte superior...ok tranquilo, levei no mecanico ele trocou todos...ficou lindo! :grin: Ontem domingo fui rodar e furou os manguetes inferiores...:pensativo: so hoje vou levar no mecanico para ele ver algum problema...
Ressaltando que o carro estava perfeito, oleo novinho, o carro não estava esquentando...uma maravilha, e agora esta com isso? Será um problema mais caro?:sad: Estou triste! Será o cabeçote?
Grand Vitara 98 auto 2.0 16v
Mangotes vc quer dizer mangueiras? Se for isso, recomendo a troca de todas de uma vez só, pois trocando apenas uma, a pressão do sistema vai arrebentar a que estiver desgastada.
Ola Giovanne,
Como vc quebrou o radiador? quero dizer vc tem certeza q foi algo em q vc bateu na trilha? Acho legal vc fazer uma verificação no seu sistemada de arrefecimento. Como o amigo acima disse esse estouros podem ser causados por mangueiras desgastadas, ai basta trocar todas. Mas se o sistema estiver com muita pressão não é normal.
é bom verificar:
tampa do radiador:
proporção adequada de aditivo de arrefecimento (vide manual)
valvula termostatica ( ela pode esta travada)
se o sistema estiver com muita pressão ai pode ser junta de cabeçote (que também não é bicho de sete cabeças)
Mas lembre-se o q vc não pode fazer é andar com o carro aquecendo..se não vai tudo pro espaço
boa sorte e poste o resultados pra gente
vlw
SUZUGLAU
26/07/2010, 11:53
Cara como o amigo MATOSWR falow,
Essa aquecida q vc deu pode ter queimado a junta de cabecote.
Ai vaza pressao da combustao para o sistema de arrefecimento.
Ai nao vai ter "MANGOTE" que segure.
SE A "QUEIMADA" for grande, vc tira a tampa do radiador com o carro ligado ele vai jogar agua pra fora.
ou
Uma queimada meno e ficar jogando agua pra fora do sistema pelo ladrao do bujao de expancao.
Esta baixando agua ??
Abs e boa sorte..... toma cuidado com esse negocio de temperatura.
Giovanni Morano
26/07/2010, 14:48
Ola Giovanne,
Como vc quebrou o radiador? quero dizer vc tem certeza q foi algo em q vc bateu na trilha? Acho legal vc fazer uma verificação no seu sistemada de arrefecimento. Como o amigo acima disse esse estouros podem ser causados por mangueiras desgastadas, ai basta trocar todas. Mas se o sistema estiver com muita pressão não é normal.
é bom verificar:
tampa do radiador:
proporção adequada de aditivo de arrefecimento (vide manual)
valvula termostatica ( ela pode esta travada)
se o sistema estiver com muita pressão ai pode ser junta de cabeçote (que também não é bicho de sete cabeças)
Mas lembre-se o q vc não pode fazer é andar com o carro aquecendo..se não vai tudo pro espaço
boa sorte e poste o resultados pra gente
vlw
Furou toda a comeia, depois de uma pancada na dianteira!
O carro esta normal, o problema é quando arrebenta as mangueiras! Ai vaza agua e assim esquenta!
Qual a quantidade normal de aditivo?
Não tenho o manual!
Lembrem...depois que eu troquei o radiador, o carro ficou outro até o ar-condicionado melhorou, o carro ficou frio frio! nem levantava o ponteiro de temperatura! como antes não...Mas ai esta rasgando as mangueirinhas! e não é as mangueiras grossas, são as fininhas!
Alexandre Banana
26/07/2010, 15:42
Será que o mecanico tirou todo o ar do sistema ???
Nelmont França
26/07/2010, 16:16
Giovanne,
Tenta fazer o que o Suzuglau recomendou de deixar o motor funcionando sem a tampa do radiador pra ver como vai se comportar.
arlei_vitara
26/07/2010, 17:44
Furou toda a comeia, depois de uma pancada na dianteira!
O carro esta normal, o problema é quando arrebenta as mangueiras! Ai vaza agua e assim esquenta!
Qual a quantidade normal de aditivo?
Não tenho o manual!
Lembrem...depois que eu troquei o radiador, o carro ficou outro até o ar-condicionado melhorou, o carro ficou frio frio! nem levantava o ponteiro de temperatura! como antes não...Mas ai esta rasgando as mangueirinhas! e não é as mangueiras grossas, são as fininhas!
Tá "na cara" que tem pressão excessiva no sistema de arrefecimento. A pressão do sistema é determinada pela tampa do radiador que abre uma "válvula" quando a pressão passa de, se não estou enganado, 0.9 bar e joga o excesso para o vaso de expansão.
E se tem pressão excessiva, o canditado maior a culpado é a junta do cabeçote que deve sim estar deixando passando compressão do motor para o sistema de arrefecimento.
Testa isso logo !
Giovanni Morano
26/07/2010, 18:01
Ok....amanha posto!
rogeriomasih
27/07/2010, 00:05
pode ser o cabeçote deixando escapar pressão para o sistema?
ele pode ter danificado no 'esquente' anterior...
Giovanni Morano
27/07/2010, 12:20
E ai galera, não tenho noticias boas!
Hoje cedo fui no mecanico, e ele disse que o carro estava otimo, ele trocou as mangeiras, e disse que rodou bem no carro, nada de esquentar!
MAS! o reservatório de agua fica cheinho! como se a agua do radiador fosse para o reservatório!
Fizemos o teste que citaram aqui, liguei o carro com a tampa do radiador aberta, fica normal quando o carro esta em rotação baixa, quando acelero o carro, fica pulando agua pelo bujo reservatório.
:cry:
SUZUGLAU
27/07/2010, 13:15
CARA O MEU FICAVA ASSIM, QUANDO ESQUENTAVA ENCHIA O VASO DE EXPANSAO.
JA VI AMIGOS DO FORUM FALANDO Q ISSO EH NORMAL.
EXPLICANDO ATEH CIENTIFICAMENTO PQ ISSO ACONTECE.
CARA NAO EH NORMAL.....
CONVERSEI COM O DANIEL MECANICO AQUI DE SAMPA (EXPERT) VARIOS CONHECEM E FALOW Q NAO PODE.
OQ ACONTECE:
OU SUA TAMPA NAO ESTA BOA, SEGURANDO A PRESSAO.
*MAIS PROVAVEL
SUA JUNTA ESTA COM UM PEQUENO QUEIMADO.
VC FALAR Q QUANDO ACELERA JOGA AGUA PRA TODO LADO JA EH MUUUITO ESTRANHO:pensativo:
TAH ENCHENDO O VASO DE EXPANSAO QUANDO ESQUENTA? ACOMPANHA O FINAL DA MANGUEIRA LADRAO QUE SAI DO VASO (PERTO DA RODO) VERIFICA SE ELA ESTA MOLHADA, INDICANDO Q ESTA ESCAPANDO AGUA DO SISTEMA..
OU VC VAI TER Q COMPLETAR A AGUA TODO DIA (DEPENDENDO DE QUANTO ESTA ESCAPANDO) OU UM BELO DIA VC DESCUIDA A TEMPERATURA SOBE DE NOVO.
E VC SOH PARA QUANDO ESTIVER SAINDO FUMACA PELAS VELAS E O CHEIO DE OLEO QUEIMADO SUBIR ..... AI JA EH TARDE.RSSS:lol:
Giovanni Morano
27/07/2010, 14:01
Mandei hoje para a retifica para eles analizarem como esta o cabeçote...:neutral:
Acho dificil ser a tampa, pois o radiador e a tampa são novinhas!
O carro agora esta perfeito, não esquenta! O unico problema é que a agua do radiador vai para o reservatório! :-x
So que quero resolver logo isso!:pensativo:
A junta do cabeçote é cara?:?: O que eu posso gastar mais?
Obrigado a todos e mando noticias amanha!:cry:
BoaTrilha
27/07/2010, 14:09
o problema deve ser a tampa nova que vc colocou no seu radiador novo.
ela está fora da pressão de trabalho do seu carro. (não basta encaixar.... tem que ser da mesma pressão nominal, e ainda sim
trabalhar exatamente como descrito)
troque-a por uma original...
deve resolver o problema de excesso de pressão.
Abraços
Giovanni Morano
27/07/2010, 14:21
o problema deve ser a tampa nova que vc colocou no seu radiador novo.
ela está fora da pressão de trabalho do seu carro. (não basta encaixar.... tem que ser da mesma pressão nominal, e ainda sim
trabalhar exatamente como descrito)
troque-a por uma original...
deve resolver o problema de excesso de pressão.
Abraços
:putz:Bravo,
O Radiador é originalzim de fabrica! Novo!
A tampa é paralela, não é suzuki, mas é praticamente a mesma!
será que pode ser so isso?:pensativo:
Newton Guerra
27/07/2010, 16:17
:putz:Bravo,
O Radiador é originalzim de fabrica! Novo!
A tampa é paralela, não é suzuki, mas é praticamente a mesma!
será que pode ser so isso?:pensativo:
Pode ser a tampa sim. Ela tem que ser de 1,1 bar de pressão. Existem 2 tipos nos Suzukis, uma de "pescoço" mais curto, acho que 9 mm, e outra de 14 mm. A original do GV é a mais curta.
Giovanni Morano
27/07/2010, 17:23
Bom saber Newton!
Fiz o teste, sem a tampa do radiador e ta espirrando agua, quando acelera! Nesse caso não seria a tampa!
Mas, quando voltar da retifica, porque, eu achei mais seguro verificar logo isso(cabeçote) pela situação que foi, ai irei sim verificar se realmente é a tampa!
Mas acho que não é ela! So o tempo vai fizer, amanha posto mais!:concordo:
Não sei porque esse radiador ja num vem com a tampa! e se não vem com ela, que o vendedor diga que nao vem, ai agente compraria logo!:pensativo:
a tampa do radiador do GV é 0.9 ou 1.1 bar?
Newton Guerra
28/07/2010, 14:42
a tampa do radiador do GV é 0.9 ou 1.1 bar?
Nanito, todos os GV são 1.1 bar. O Vitara 16V também é 1.1, só o 8V é 0.9 bar.
Abraços
Giovanni Morano
28/07/2010, 19:22
Ola pessoal,
Pois bem, hoje cedo fui la na oficina, e o cabeçote ja estava fora do lugar...
O que percebi é que nos arredores de onde fica a junta, ficou um pouco diferente, um local ficou de cor diferente, como se estivesse um lado aspero e outro liso...Não sei se isso é problema:pensativo:, a junta não queimou totalmente, ela queimou mas notasse que não foi muito! Não sei se posso ficar tranquilo quanto a isso...
O mecanico perguntou se eu queria que trocasse so a junta ou mandasse para a retifica para fazer o teste de trincagem? e tambem ver se estava impenado!
E mandei logo para a retifica!:cry: Estou preocupado!
O motor aparentemente esta muito novo! Queria aproveitar e trocar logo a corrente de comando! é caro? precisa trocar?:pensativo:
SUZUGLAU
28/07/2010, 19:55
RSsss... ESSA EU ACERTEI .....:twisted:
Tive um problema muito parecido.
Vc fez certo em mandar pra medir o cabecote.
Se tiver alguma coisa errada ja retifica e fica tudo certo. O seu problema deve ser soh esse.
Se sua tampa funcionava antes (dando a pressao correta, no radiador original) e o radiador que vc comprou estiver todo original (parte de cima e de baixo de platico, como era o seu) esquece tampa. Vc nao tem problema com isso.
Era soh a junta mesmo.
Boa sorte e vai contando ai as novidades
Giovanni Morano
01/08/2010, 22:32
Ola pessoas!
Poisé meu cabeçote chegou e estar tudo ok!
So montar e ser feliz!
Amanha posto mais!
Giovanni Morano
05/08/2010, 21:32
E ai galera, estou so esperando o jogo de junta superior que pedi na SUZUCAR...
Porque aqui em fortaleza é um roubo! R$700
Breve posto!
Giovanni Morano
10/08/2010, 13:49
O esquentamento acabou!
Obrigado a todos!
e obrigado SUZUCAR! Muito bom mesmo!:dance:
MAS...
estou com outro problema! CHECK ENGINE...postei o topico para entedenrem melhor!