Ver Versão Completa : Tanque Adicional para Diesel na Toyota
Ola, pessoal.
Minha Toyota 91 tem um tanque adicional de diesel. Já comprei ela assim.
Esse tanque é plástico e tem capacidade de 45 litros.
Então vamos aos detalhes:
O tanque fica na parte detrás, no meio, é preso com 2 cintas metálicas.
Foi colocado um bocal no lado esquerdo traseiro para o abastecimento.
Este tanque adicional apenas envia diesel para o tanque principal o principal é que envia para bomba injetora.
Foi instalado uma pequena bomba elétrica para efetuar a transferência de combustível.
Uma chave, que fica escondida na parte de baixo do painel, aciona a bomba.
A transferência total acontece em aproximadamente 10 a 15 minutos.
Vou tirar umas fotos específicas do conjunto do tanque adicional.
Sinto falta apenas de uma bóia com marcador de combustível para o tanque adicional, que estou estudando onde vai ficar.
Apesar de utiliza-lo com frequência, ainda não tive uma real necessidade, aquala cituação em que o tanque adicional tivesse feito a diferênça.
A autonomia aumentou para algo em torno de 800 Km.
Abç.
valeriano
21/07/2010, 00:04
Ola, pessoal.
Minha Toyota 91 tem um tanque adicional de diesel. Já comprei ela assim.
Esse tanque é plástico e tem capacidade de 45 litros.
Então vamos aos detalhes:
O tanque fica na parte detrás, no meio, é preso com 2 cintas metálicas.
Foi colocado um bocal no lado esquerdo traseiro para o abastecimento.
Este tanque adicional apenas envia diesel para o tanque principal o principal é que envia para bomba injetora.
Foi instalado uma pequena bomba elétrica para efetuar a transferência de combustível.
Uma chave, que fica escondida na parte de baixo do painel, aciona a bomba.
A transferência total acontece em aproximadamente 10 a 15 minutos.
Vou tirar umas fotos específicas do conjunto do tanque adicional.
Sinto falta apenas de uma bóia com marcador de combustível para o tanque adicional, que estou estudando onde vai ficar.
Apesar de utiliza-lo com frequência, ainda não tive uma real necessidade, aquala cituação em que o tanque adicional tivesse feito a diferênça.
A autonomia aumentou para algo em torno de 800 Km.
Abç.
Qual a marca dessa bomba?
Ela não esquenta nesse tempo em que está transferindo o diesel de um tanque para outro?
Onde fica instalada esta bomba?
Tem como tirar fotos dela?
Eu to querendo fazer exatamente isso na minha Band, mas tava pensando em fazer um sistema que chaveia de um tanque para outro. Teve um camarada toyoteiro de Brasília que fez isso na Band dele. De repente, a bomba elétrica é uma outra possibilidade...
Pessoal,
Como prometido segue o que pude apurar, em vistoria, da instalação do tanque adicional de Diesel.
É um tanque de 45 litros da Volkswagen,
A bomba está instalada em seu interior, bomba submersa. Portanto não sei a marca.
Tem uma foto da conexão entre os tanques.
Segue mais umas fotos.
elmestizo
22/07/2010, 16:41
Ops...
Interessante... mas não me agrada ficar ligando e desligando uma bomba elétrica, além de dois bocais de abastecimento...
Pode-se usar uma bomba externa do GOL GTI por ex... hoje em dia, bomba elétrica é = embratel... "Barata pra caramba".. dã!
Mas o tanque ficou perfeito!!!!
Eu já vi em uma caminhonete aqui em minha cidade um segundo tanque ligado no principal, mas esse ficava mais alto e descia por gravidade, agora como abastecia não sei dizer! No caso de descer por gravidade pode-se ultilizar uma torneira, mas na band acho que não dá altura pra isso né!
valeriano
22/07/2010, 22:10
Eu já vi em uma caminhonete aqui em minha cidade um segundo tanque ligado no principal, mas esse ficava mais alto e descia por gravidade, agora como abastecia não sei dizer! No caso de descer por gravidade pode-se ultilizar uma torneira, mas na band acho que não dá altura pra isso né!
Depende. Eu conheço um cara em Fortaleza que tem um tanque extra de 100L, que o combustível desce para o original por gravidade. Mas é uma gambiarra muito feia que eu não recomendaria para ninguém!
DieselPower
22/07/2010, 23:21
Meu sogro tinha um tanque de 120 litros na carroceria de uma Band CS, ele mandou fazer um acabamento em madeira, então o tanque ficava escondido, encostado bem na frente da carroceria.
O Diesel era transferido ao tanque original por gravidade, onde havia uma "torneirinha" próximo ao banco do motorista. Quando o marcador estava baixo, era só abrir a torneirinha e acompanhar o ponteiro... Na hora em que enchia vocÊ fechava a torneira.
era uma 14B, pense numa autonomia imensa!
valeriano
23/07/2010, 11:54
Meu sogro tinha um tanque de 120 litros na carroceria de uma Band CS, ele mandou fazer um acabamento em madeira, então o tanque ficava escondido, encostado bem na frente da carroceria.
O Diesel era transferido ao tanque original por gravidade, onde havia uma "torneirinha" próximo ao banco do motorista. Quando o marcador estava baixo, era só abrir a torneirinha e acompanhar o ponteiro... Na hora em que enchia vocÊ fechava a torneira.
era uma 14B, pense numa autonomia imensa!
Tem um camarada aqui no RJ que tem exatamente esse esquema. Mas a Band dele é CD. A autonomia do cara é de 2000km.
Bom, em uma Band CD até tem local para a instalação de um tanque externo. Mas em uma Band curta fica muito complicado.
Na minha, os tanques ficam no mesmo nível, diria até que o adicional está um pouco mais baixo, portanto não dá por gravidade e ficar com um tanque dentro do carro tb não é opção.
Quanto ao bocal de abastecinmento não vejo outra solução.
Sem o bocal de abastecimento e sem a bomba, melhor não fazer nada.
Use um galão extra em vez do tanque, só não é prático e fará volume no interior do veículo ou no suporte externo. Não acho seguro para transportar diesel de nenhuma dessas duas maneiras.
Ainda não consegui resolver o problema da falta de um marcador de nível para o tanque adicional, não sei onde instalar. Talvez um opção seja criar um painel para o já existente furo do rádio e nele colocar o marcador.
Abç.
valeriano
23/07/2010, 16:08
Bom, em uma Band CD até tem local para a instalação de um tanque externo. Mas em uma Band curta fica muito complicado.
Na minha, os tanques ficam no mesmo nível, diria até que o adicional está um pouco mais baixo, portanto não dá por gravidade e ficar com um tanque dentro do carro tb não é opção.
Quanto ao bocal de abastecinmento não vejo outra solução.
Sem o bocal de abastecimento e sem a bomba, melhor não fazer nada.
Use um galão extra em vez do tanque, só não é prático e fará volume no interior do veículo ou no suporte externo. Não acho seguro para transportar diesel de nenhuma dessas duas maneiras.
Ainda não consegui resolver o problema da falta de um marcador de nível para o tanque adicional, não sei onde instalar. Talvez um opção seja criar um painel para o já existente furo do rádio e nele colocar o marcador.
Abç.
Para o marcador, vc pode comprar aqueles redondos de tunning e colocar em cima do painel. Provavelmente farei isso quando instalar meu tanque extra (que é de 80L).
a minha usa oum tanque adicional entre os bancos dianteiros, acredito ter uns 30 litros. é original do exercito.
Bira IJC
28/07/2010, 11:56
Ainda não consegui resolver o problema da falta de um marcador de nível para o tanque adicional, não sei onde instalar.
Toyo,
que tal utilizar uma chave no circuito elétrico para comutar a marcação do nível de cada tanque? Claro que para isso precisa ter instalada a boia do seu tanque suplementar. Qdo vc quiser verificar o nível do suplementar, altere a posição da chave/botão/interruptor/etc. e o marcador original passará a marcar o nível do tanque reserva, para uma simples checagem.
Sei se dá certo não, tô só jogando uma idéia...
Abraços,
Bira.
duas boias, dois relogios circuitos independentes, acreddito ser mais pratico e seguro, vc monitora os dois sem precisar comutar chaves, e nao corre o risco de checar o tanque errado.
Bira IJC
28/07/2010, 14:07
hehehe, na verdade eu confio mais na km percorrida, baseado na média histórica que tenho registrado. A cada 500 km rodados eu paro e encho o tanque, sobra ainda uma boa margem de segurança.
Só um aviso aos que tem 2 tanques... Ficar atento as vistorias do Detran!
Pela resolução CONTRAN nº181 de setembro de 2005, Art. 2º: "A instalação de tanque suplementar de combustível somente será permitida em caminhões, caminhões-tratores, reboques e semi-reboques."
Abs,
Bira.
Pessoal,
Eu não gosto muito da idéia de instalar "relógios" em cima do console do painel. O meu console está sem nada.
Eu vi vendendo uma dupla de marcadores, oléo e combustível igual ao já utilizado no painel da Band. Acho que vou colocar um desses no painel para o tanque reserva.
Faz a maior falta esse marcador, eu costumo encher o tanque adicional e ir transferindo o diesel para o principal e fico sem referência de quando o diesel acaba.
Eu fiz a vistoria da Band 2010 já com o tanque reserva e ninguém me perguntou nada, tb não vou ficar fazendo propaganda...rs. Sem contar que será necessário um CSV para cada ano, igual ao que é utilizado em carros com GNV que não são de fábrica.
Eu acho ridículo o DETRAN não aceitar modificações efetuadas nos carros. Isso acontece somente aqui.
Mas..., tb não gostei muito da comutação de um marcador para duas bóias, apesar da idéia ser bo. O ideal é poder ver os ponteiros esvaziando e enchendo simultâneamente.
Abç.
canzilao
28/07/2010, 21:51
Se os tanques estão interligados, por que vc nao deixa eles sempre abertos??
Se não houver nada impedindo a equevalencia, basta vc dobrar o que marca seu reloginho de combustivel, pois os tanques são aproxomadamente do mesmo tamanho não são ??
Acurvelo
29/07/2010, 10:23
Pessoal,
Pode se tambem, colocar uma chave eletrica que para um lado marca o nivel do tanque-1 e na outra posição marca o nivel do tanque-2 no mesmo relogio do painel. Tive um caminhão MB-1525 que era assim e melhor ainda ele tinha uma solenoide em cada tanque que ao acionar uma chave voce selecionava o tanque a ser utilizado, pois os dois eram interligados pelas mangueiras com uma conexão "T" que interligava as mangueiras dos dois tanques com a bomba injetora. Acho uma coisa bem simples de ser feita com um bom eletricista/Meca.
Boa Sorte,
André
Pessoal,
Me corrijam se estiver falando besteira, a idéia de deixar os tanques sempre abertos, vaso comunicantes, funcionaria se os tanques estiverem alinhados, se um tanque ficar mais alto que o outro poderá vasar diesel pelos suspiros.
A interiligação dos tanques é feita pelo bocal de saída de diesel que tem um diametro bem pequeno, na hora de abastecer eu iria encher o tanque e depois de alguns muitos minutos iria acontecer a equalização dos tanques, dai eu teria que abastecer novamente e como eles estarão vaso comunicantes há chance de transbordamento.
Sem contar que é quase impossível instalar os tanques nivelados, além do problema dos suspiros, acabaria diminuindo a capacidade total dos tanques.
Abç.
hercilio.neto
29/07/2010, 22:22
Reparem que não é uma questão tão simples.
As Bands curtas não tem onde por tanque extra. O paleativo é instalar um tanque maior (CLA talvez), mas não se consegue muito mais autonomia.
Dois tanques. Um tanque que abastece o outro por bomba elétrica e o controle é pelo marcador (que a maioria não funciona), sei lá. Gosto de coisas mais simples.
HERCILIO NETO
canzilao
29/07/2010, 22:48
Realmente vc esta certo, se estiverem interligados, deveram estar ao mesmo nivel do solo.
Quanto a suspiros, é simples, vc instala o final dele em um ponto mais alto, pois ele não vai poder servir pra "vasar" combustivel, e sim pra sair o ar na equalização.
E quanto a ligação de um ao outro, quem disse que precisa ser aquela mangueirinha fina de 1/4 ???
Voce pode adaptar uma mangueira de 3/4, ou 1 pol, e assim não esperaria muitos minutos pra encher ambos os tanques.
Eu tambem prefiro as coisas mais simples, nada de 2 reloginhos, solenoides, chaves de seleção ou afins, mais se for pra fazer chique no urtimo, dai arrumaria aqui um pedaço de painel de certas aeronaves de 2 tanques, colocaria uma seletora e ficaria show de bola.
Se vc quiser eu te mando depois algumas fotos da seletora que utilizamos aqui no avião agricola.
E quanto a autonomia, faça o abastecimento no tanque que ficar mais alto, e o pescador no baixo, assim vc suga até a ultima gota.
Reparem que não é uma questão tão simples.
As Bands curtas não tem onde por tanque extra. O paleativo é instalar um tanque maior (CLA talvez), mas não se consegue muito mais autonomia.
Dois tanques. Um tanque que abastece o outro por bomba elétrica e o controle é pelo marcador (que a maioria não funciona), sei lá. Gosto de coisas mais simples.
HERCILIO NETO
Engraçado a minha toyota xingu, tambem curta, veio com tanque de combustivel embaixo do assento do passageiro e um tanque extra no meio dos dois bancos. Esse tanque embaixo do banco passageiro nao é original?
cristiano
30/07/2010, 12:23
Faz uns 6 meses que eu mesmo fiz a instalação de uma bomba elétrica do Santana em conjunto com os dois tanques da minha Band curta, um de 55 litros e outro de 80 litros, ambos da CLA.
Eu havia colocado um botão do tipo START, mas eu acho que é meio cansativo, então vou trocar para uma chave liga-desliga. Eu só acho que 10-15 minutos um tempo muito longo, não sei se terei que aumentar o respiro do tanque adicional ou aumentar a vazão da bomba ou ambos.
Funciona muito bem ter dois bocais, porque minha finalidade é para viagens. Eu acho que quem quer ter autonomia dentro da cidade, não faz muito sentido mesmo.
valeriano
30/07/2010, 12:41
Faz uns 6 meses que eu mesmo fiz a instalação de uma bomba elétrica do Santana em conjunto com os dois tanques da minha Band curta, um de 55 litros e outro de 80 litros, ambos da CLA.
Eu havia colocado um botão do tipo START, mas eu acho que é meio cansativo, então vou trocar para uma chave liga-desliga. Eu só acho que 10-15 minutos um tempo muito longo, não sei se terei que aumentar o respiro do tanque adicional ou aumentar a vazão da bomba ou ambos.
Funciona muito bem ter dois bocais, porque minha finalidade é para viagens. Eu acho que quem quer ter autonomia dentro da cidade, não faz muito sentido mesmo.
Cristiano,
eu tinha te mandado email perguntando sobre essa instalação. Manda umas fotos de como ficou a interligação dos tanques...
Qual a bomba que vc usou?
Boas!!!
Como vimos as soluções não são tão simples como parecem...
Quem tiver 2 tanques em seus veículos, postem fotos.
Na minha Band o sistema está funcionando bem, mas também acho que as melhores soluções são as mais simples.
A idéia de interligar os tanques com uma mangueira mais grossa e deixar a física reger com suas leis, me agrada muito. Dai não precisaria de 2 marcadores de combustível, bomba, chave e outras coisas que podem causar defeito.
Meu problema é que meu tanque principal está embaixo do banco do carona e o adicional embaixo do carro na parte traseira. Acho que se colocar os tanques vaso comunicantes (ideal), o tanque principal ficar vasio o adicional ainda terá diesel que nunca será aproveitado.
Abç.
foto dos tanquwes da minha toyota
canzilao
30/07/2010, 19:48
Abasteça pelo tanque que estiver mais alto, e faça a ligaçao do que ficar mais baixo ate a bomba injetora, dai morre a pane.
Coloque a boia do marcador no tanque mais baixo, pois assim quando marcar vazio, vai estar vazio de verdade rssrrs.
Eu vou fazer assim na minha boneca.
edwint, realmente esse tanque não é original, mas ficou em um bom local. Acho até que este é o melhor local para o tanque adicional pois ficam no mesmo nível.
Vou dar mais uma estudade no ckt do tanque e decidir o que fazer.
A boia está no principal que fica mais alto, acho até que a boia que está lá não caberia no tq adicional devido ao tamanho...se tiver que comprar outra boia, melhor deixar as duas.
Abç.
hercilio.neto
31/07/2010, 22:11
Engraçado a minha toyota xingu, tambem curta, veio com tanque de combustivel embaixo do assento do passageiro e um tanque extra no meio dos dois bancos. Esse tanque embaixo do banco passageiro nao é original?
O tanque original do jipe Toyota é embaixo do banco do passageiro.
Como é esse tanque extra do Xingu? Como é interligado?
HERCILIO NETO
canzilao
01/08/2010, 00:02
Esse ai debaixo do banco do motora fica show de bola.
Ja estou imaginando ele em inox, vai ficar o bicho.:concordo:
Acurvelo
01/08/2010, 10:13
Pessoal,
Não esqueçam que os tanques interligados diretamente correm o risco de quando o carro estiver desnivelado por algum tempo e este desnivel for para o lado do tanque auxiliar o diesel passe todo para o tanque auxiliar deixando assim o principal, que alimenta a bomba/ motor vazio! Pensem em colocar tambem uma valvula de retorno, pra não ficar a pé na trilha.
Sds,
André
Esse ai debaixo do banco do motora fica show de bola.
Ja estou imaginando ele em inox, vai ficar o bicho.:concordo:
na minha, o tanque embaixo do banco 'e o principal e o do meio 'e o auxiliar. na maioria dos xingus eles sao retirados.
hercilio.neto
02/08/2010, 22:27
No tópico "BADTOY" iniciado pelo forista Badia, foi citado um tanque da Metalurgica CLA de 85 litros.
Alguem tem esse tanque? dá pra colocar em qualque bandeirante? Se for viável, vou optar por esse.
HERCILIO NETO
valeriano
03/08/2010, 10:36
No tópico "BADTOY" iniciado pelo forista Badia, foi citado um tanque da Metalurgica CLA de 85 litros.
Alguem tem esse tanque? dá pra colocar em qualque bandeirante? Se for viável, vou optar por esse.
HERCILIO NETO
O tanque é de 80L, não de 85L (a não ser que eles tenham feito um modelo novo e eu não esteja sabendo).
Esse tanque serve em qualquer bandeirante. Eu tenho um desses mas ainda não tive a oportunidade de instalá-lo na Maria.
Falta só decidir como vai ser transferido o diesel de um tanque para o outro. Provavelmente usarei a bomba do gol, como foi citado por alguém aqui.
cristiano
04/08/2010, 02:51
Cristiano,
eu tinha te mandado email perguntando sobre essa instalação. Manda umas fotos de como ficou a interligação dos tanques...
Qual a bomba que vc usou?
Desculpe! Ainda estou com alguns problemas pessoais e a Toyota está parada. Final de semana vou tirar algumas fotos, já que ela não fica comigo pois só tenho uma vaga de garagem.
No começo eu havia colocado dois relógios e chaves para pegar o combustível de um ou de outro, mas estava com dificuldade de conciliar algum marcador de combustível com a bóia que veio com o tanque de 80 litros da CLA e porque eu tinha que ter duas chaves, uma para a saída e outra para o retorno, muito complicado! Então achei melhor a idéia de transferir o combustível via bomba de combustível.
Eu acho que a melhor solução é a transferência por gravidade, mas do jeito que está é satisfatório.
Boas,
Eu também acho que a melhor transferência é por gravidade, porém são tantos os complicadores, o principal é que os tanques tem que estar nivelados.
Eu vou manter a transferência por bomba, e colocar uma bóia + marcador no segundo tanque.
Ontem fui abastecer e achando que o tanque adicional estava vazio, falei ao frentista que podia encher, resultado...transbordamento pelo bocal. Sem contar que fico com medo de queimar a bomba por deixar ela puchando ar, será que isso acontece?
Abç.
cristiano
04/08/2010, 18:04
Boas,
Eu também acho que a melhor transferência é por gravidade, porém são tantos os complicadores, o principal é que os tanques tem que estar nivelados.
Eu vou manter a transferência por bomba, e colocar uma bóia + marcador no segundo tanque.
Ontem fui abastecer e achando que o tanque adicional estava vazio, falei ao frentista que podia encher, resultado...transbordamento pelo bocal. Sem contar que fico com medo de queimar a bomba por deixar ela puchando ar, será que isso acontece?
Abç.
Como eu não utilizo um segundo relógio para o tanque adicional, a solução é encontrar um bom eletricista e usar a bóia de combustível do tanque adicional para desarmar a bomba caso marque vazio, não é difícil... digo, para um bom eletricista. :mrgreen:
Mas com os vidros fechados eu consigo ouvir o diesel chegando no tanque principal, normalmente quando começa a passar ar eu paro.
Ahh! Lembrei de outra coisa... eu coloquei um filtro de combustível entre o tanque de combustível e a bomba de passagem, pois fiquei com medo de alguma sujeira do diesel (o que dizem não ser pouca) estragar a bomba em pouco tempo.
Tem que ser um filtro com a mesma capacidade da bomba para não dar restrição e que os conectores sejam mais fáceis de adaptar. Acho que o meu filtro foi do Corsa Pickup...
canzilao
10/08/2010, 21:28
na minha, o tanque embaixo do banco 'e o principal e o do meio 'e o auxiliar. na maioria dos xingus eles sao retirados.
Será que algum colega que tem Xingu não tem ai um tanquinho desses pra doar pro Canzilão aqui ???
Será que algum colega que tem Xingu não tem ai um tanquinho desses pra doar pro Canzilão aqui ???
vc sabe que dos 5 jeeps que a esa leiloou, o unico que veio o tanque reserva foi o meu, um sargento disse que eles sempre davam problemas de corrrosao, dai eles tiravam das viaturas.
Gabriel rosado
11/08/2010, 10:27
Interessante essa do tanque adicional, poderiam passar mais informações sobre a transferencia do combustivel?
valeriano
14/09/2010, 17:51
Galera,
seguem fotos da instalação do meu tanque extra. Não existe transferência de um tanque para o outro nem bomba elétrica. Ambos estão conectados na bomba injetora do carro e o fluxo de um ou de outro é controlado a partir de dois registros que ficam presos na base do banco do motorista. É só fechar um e abrir o outro que troca de um tanque para o outro.
Tanque
http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc4/hs406.snc4/46923_140666359310084_100001001612640_200279_47518 54_n.jpg
Bocal
http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash2/hs216.ash2/47911_140666429310077_100001001612640_200283_78199 00_n.jpg
http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc4/hs416.snc4/47911_140666432643410_100001001612640_200284_71192 0_n.jpg
Bocal (de dentro do carro)
http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash2/hs216.ash2/47911_140666435976743_100001001612640_200285_74358 6_n.jpg
Registro
http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc4/hs612.snc4/59219_141320062578047_100001001612640_203318_62672 80_n.jpg
Ainda não testei a autonomia, mas semana que vem farei isso. Espero ir a São Paulo e voltar sem ter que abastecer. :dance:
Galera,
seguem fotos da instalação do meu tanque extra. Não existe transferência de um tanque para o outro nem bomba elétrica. Ambos estão conectados na bomba injetora do carro e o fluxo de um ou de outro é controlado a partir de dois registros que ficam presos na base do banco do motorista. É só fechar um e abrir o outro que troca de um tanque para o outro.
Parabens pelo serviço, ficou realmente show de bola. Só vejo um incoveniente de os dois tanques nao estarem interligados. vc corre o risco se entrada de ar, caso nao preste bastante atenção, na hora de trocar os tanques. Ou vc usa duas boias p/ monitorar os dois tanques. Acho interessante se vc interliga-se os dois. Pode Acontecer pelo motivo da grande autonomia, de esquecer de trocar os tanques...
canzilao
14/09/2010, 18:59
Show de bola.
Esse tanque adcional é de quantos litros???
Estou olhando as laterais pra comprar, dai a tampa passaria pro lado do motora, e na minha é do lado passageiro.
Esse tanque da CLA de 80/85 seria instalado na traseira como esse seu suplementar???
elmestizo
14/09/2010, 20:07
Interessante...
Só não pode deixar zerar o tanque antes de chavear, ou entra ar no sistema....
Em tempo, interessante a gambiarra para "alongar" o amortecedor!!
abrass
canzilao
14/09/2010, 22:05
Estava aqui pensando com meus botões, e dai deu um clique aqui.
A sua band é longa, como a minha, imagine um ressalto no piso traseiro, até chegar no encosto do banco traseiro, de uns 10 cms, sendo assim o tanque ficaria 10 cms mais alto, isso não bastaria pra que houvesse apenas uma ligação do tanque principal ate a BI, e uma conexão do suplementar ao principal por gravidade??
Anulando o respiro do principal, pois ai não haveria derramamento, apenas uma saida de combustivel no sentido da BI, e uma conexão de 1" entre os tanques, pra haver um abastecimento rapido.
Essa minha ideia é em função de que eu vou arrancar o piso do assoalho traseiro pra reformar a band, e não acredito que me tomaria tanto espaço a ponto de atrapalhar.
Oque vc acha???
valeriano
14/09/2010, 22:21
Show de bola.
Esse tanque adcional é de quantos litros???
Estou olhando as laterais pra comprar, dai a tampa passaria pro lado do motora, e na minha é do lado passageiro.
Esse tanque da CLA de 80/85 seria instalado na traseira como esse seu suplementar???
Esse tanque é o tanque da CLA, de 80L.
Mas vou logo avisando: O troço NÃO é plug and play. O projeto dos caras é MUITO ruim e o meu lanterneiro teve que fazer umas modificações para não ter problema.
A mais radical que eu lembro que ele comentou foi que a manilha que vem para prender o tanque no chassis, fica muito próxima do tanque e ele teve que cortar um pedaço do parafuso pois estava colando no tanque. Como o tanque é de plástico, se deixasse assim, ia furar rapidinho.
valeriano
14/09/2010, 22:25
Interessante...
Só não pode deixar zerar o tanque antes de chavear, ou entra ar no sistema....
Nem me fale. Isso aconteceu comigo ontem as 23:30 dentro do túnel Zuzú Angel numa curva! Quase tomei porrada de uns 3 carros enquanto esperava o reboque. Isso em menos de 20 min que eu fiquei parado!
Teve um que deixou uma marca de freiada de mais de 20m no chão.
Em tempo, interessante a gambiarra para "alongar" o amortecedor!!
abrass
Isso foi idéia do meu moleiro. Como eu tenho 1 mola a mais por conta do peso extra que a Band vai ganhar com todas as paradas que eu vou instalar (cerca de 300kg), o amortecedor não entrava nem por um decreto. Ae ele fez essa gambiarra pra caber.
valeriano
14/09/2010, 22:29
Estava aqui pensando com meus botões, e dai deu um clique aqui.
A sua band é longa, como a minha, imagine um ressalto no piso traseiro, até chegar no encosto do banco traseiro, de uns 10 cms, sendo assim o tanque ficaria 10 cms mais alto, isso não bastaria pra que houvesse apenas uma ligação do tanque principal ate a BI, e uma conexão do suplementar ao principal por gravidade??
Anulando o respiro do principal, pois ai não haveria derramamento, apenas uma saida de combustivel no sentido da BI, e uma conexão de 1" entre os tanques, pra haver um abastecimento rapido.
Essa minha ideia é em função de que eu vou arrancar o piso do assoalho traseiro pra reformar a band, e não acredito que me tomaria tanto espaço a ponto de atrapalhar.
Oque vc acha???
Não tem como transferir por gravidade do tranque traseiro para o original. O tanque da CLA fica encaixado no chassis onde é o estepe original (100% abaixo da carroceria), enquanto o tanque original fica encaixado embaixo do banco do carona (50% dentro da cabine e 50% abaixo dela). Sendo assim, o tanque original fica apenas 50% acima do tanque da CLA.
Outra coisa é que vc não tem como fazer uma conexão de 1'' pois vc não pode furar o tanque, senão depois é impossível de vedar exatamente por ser de plástico.
canzilao
14/09/2010, 22:43
Jogando o plano "A" fora.
Segue o plano "B".
Eu vou dar uma olhada na Band essa semana e vou ver se da pra fazer o seguinte: um tanque inteiriço que ficaria com o desenho parecido com os da Xingu, que são bi-partidos.
Arrancando a caixa de bateira e mandando ela pra debaixo do banco traseiro, e o tanque debaixo dos bancos dianteiros, de fora a fora, em aço inox.
Tem um amigo aqui que recupera estrutura de aeronaves, e trabalha muito bem com inox, alem de uma empresa que foi esses dias oferecer pra fazer trabalhos em inox, e que segundo o dono, fazem qualquer peça em qualquer desenho e tamanho.
Se o cardã for atrapalhar, ai vejo uma maneira de espichar o tanque por cima dele, de maneira que não forme bolsa onde o combustivel fique preso.
Ismael Reghin Filho
14/09/2010, 22:45
Palpite doido.
Se colocar um suporte para galão (que enfeita o carro) e colocar um galão tipo assim, cromado, fica show de bola.
Fixa o galão no suporte e depois é só fazer a ligação dele com o tanque, por gravidade.
Acho que seria uma solução interessante, tanto estéticamente, quanto funcional.
Em tempo:
Tive um caminhão MB 1621. Usava ele para buscar madeira no norte do MT e entregar em SC.
Como viajava longe, coloquei mais um tanque de 200l, ligado por uma mangueira, por gravidade.
Quando o tanque principal estava com mais ou menos um quarto de combustível, eu abria a torneira (com o tempo voce pega o jeito de quanto deve abrir) e deixava ele transferir.
Sempre deu certo.
Canzilão, pode-se comprar ou cortar um bocal com rosca dessas bombonas que o pessoal usa muitas vezes para transportar combustivel para barco/avião etc, ou ainda igual as do bocal das garrafas pet (da pet não serve claro, é só uma idéia) pode cortar e mandar quem recupera parachoque soldar, o bocal, e aí com a rosca fica fácil colocar aquelas roscas tipo saída de manqueira, ou ainda comprar um T de plástico, ou uma emenda de mangueira e mandar soldar para fazer a saída, falo porque meu primo fez algo parecido para por um tanque no barco.
Outra coisa será que não existe um meio de que quando a boia do tanque principal chega na reserva, automaticamente aciona a bomba, e quando chega em tanque cheio desliga , por exemplo sei lá jogando conversa fora, algo ligado ou preso atrás do mostrador do combustível tipo positivo no ponteiro e negativo no parador do ponteiro; Quem trabalha com painel pode dar a dica, estilo bomba de porão de barco, mas o inverso. Me fiz claro? O que acha?
valeriano
14/09/2010, 23:39
Jogando o plano "A" fora.
Segue o plano "B".
Eu vou dar uma olhada na Band essa semana e vou ver se da pra fazer o seguinte: um tanque inteiriço que ficaria com o desenho parecido com os da Xingu, que são bi-partidos.
Arrancando a caixa de bateira e mandando ela pra debaixo do banco traseiro, e o tanque debaixo dos bancos dianteiros, de fora a fora, em aço inox.
Tem um amigo aqui que recupera estrutura de aeronaves, e trabalha muito bem com inox, alem de uma empresa que foi esses dias oferecer pra fazer trabalhos em inox, e que segundo o dono, fazem qualquer peça em qualquer desenho e tamanho.
Se o cardã for atrapalhar, ai vejo uma maneira de espichar o tanque por cima dele, de maneira que não forme bolsa onde o combustivel fique preso.
Eu já pensei nisso também. O problema é que tem a caixa de marcha ali no meio. Sem falar que o tamanho desse tanque seria bastante limitado (definitivamente seria menor que o tanque da CLA+original band) e ficaria muito caro para fazer. Sem falar que vc teria que refazer o chicote do carro e teria que mudar a bateria de lugar adaptando em outro lugar. E vc sabe: adaptação sempre tem a possibilidade de dar errado. É tudo questão de custo-benefício.
Com o tanque da CLA + tanque original vc tem um total de 125L (145 caso seja motor 14B), o que já dá uma autonomia de 1200km na estrada e 1100 na cidade. Não precisarei de mais que isso a não ser quando for para o Kalahari ou para o Sahara. Mas ae nesses casos é só levar galão no bagageiro.
Se fosse uma Band picape, o tanque daria para ser maior ainda, pois o espaço no chassis é maior. Mas aí já é outra questão. Principalmente pq o tanque da CLA não serve para picape.
Eu só teria uma Band picape se fosse para fazer viagens longas MESMO (Panamericana ou Volta ao Mundo) pois aquilo é um mega trombolho. Com a longa eu já tenho problemas para estacionar! Imagina com um carro que é quase 1m mais longo e quase 10cm mais largo!
canzilao
14/09/2010, 23:41
Esse automatico fica na propria boia do tanque, tal qual boia de caixa d'agua, deu um ponto baixo ela aciona a bomba, ocorre a transferencia e desliga quando enche.
Porem pra não ficar um sitema independente, basta jogar a chave no painel, e vc pode usar uma chave tipo painel de avião, daquelas que vc tem que erguer a tampinha pra poder ligar.
Vou olhar a ideia do tanque em inox, jogando a caixa da bateria pra debaixo do banco traseiro, ou igual a do Guiga no novo projeto da blue girl.
canzilao
14/09/2010, 23:48
Essa tal de adaptação não me assusta muito, pois se vc ver oque fazemos nos aviões aqui, esse tanque é fichinha rsrsrsrss.
Agora tem um seguinte tbm, esse tanque pode ser feito em fibra de vidro, tenho visto muitos tanques de combustivel em fibra, e o tanque de veneno do avião (hopper) é de fibra, e aguenta desaforo pra caramba.
Ta ai uma sugestão mais barata que o inox, e altamente confiavel, pode ir por mim que aguenta muito.
qaunto a parte eletrica, tbm não tenho dificuldade, pois vou usar muitas coisas utilizadas na eletrica dos aviões, como fios e cabos, e esses fios e cabos especificos tbm duram uma barbaridade, pois temos aviões com mais de 30 anos com os mesmos chicotes originais de fabrica.
amanha vou cotar um tanque de fibra e coloco aqui.
valeriano
15/09/2010, 00:12
Essa tal de adaptação não me assusta muito, pois se vc ver oque fazemos nos aviões aqui, esse tanque é fichinha rsrsrsrss.
Agora tem um seguinte tbm, esse tanque pode ser feito em fibra de vidro, tenho visto muitos tanques de combustivel em fibra, e o tanque de veneno do avião (hopper) é de fibra, e aguenta desaforo pra caramba.
Ta ai uma sugestão mais barata que o inox, e altamente confiavel, pode ir por mim que aguenta muito.
qaunto a parte eletrica, tbm não tenho dificuldade, pois vou usar muitas coisas utilizadas na eletrica dos aviões, como fios e cabos, e esses fios e cabos especificos tbm duram uma barbaridade, pois temos aviões com mais de 30 anos com os mesmos chicotes originais de fabrica.
amanha vou cotar um tanque de fibra e coloco aqui.
blz.
boa sorte aí.
Depois quero ver o resultado
canzilao
15/09/2010, 21:22
Conforme combinado falei com o cara que faz os tanques de veneno e de combustiveis em fibra pros aviões, e pro meu espanto, quase cai de costas quando ele me disse que um tanque com capacidade aproximada de 100 litros ficaria em uns R$: 1.500,00 por conta de uma resina especial usada na fibra.
Mais não desisto, amanha se der vou a um outro lugar e vejo o custo pra fazer o tanque, só que dessa vez em inox, e trago as especificação da chapa utilizada e o valor do tanque.
valeriano
16/09/2010, 12:48
Conforme combinado falei com o cara que faz os tanques de veneno e de combustiveis em fibra pros aviões, e pro meu espanto, quase cai de costas quando ele me disse que um tanque com capacidade aproximada de 100 litros ficaria em uns R$: 1.500,00 por conta de uma resina especial usada na fibra.
Mais não desisto, amanha se der vou a um outro lugar e vejo o custo pra fazer o tanque, só que dessa vez em inox, e trago as especificação da chapa utilizada e o valor do tanque.
Eu tenho pensado bastante nos tanques em inox. O meu tanque dianteiro está começando a ficar ruim. Pensei em trocá-lo por um em inox, pois assim nunca mais teria que comprar tanque novo.
Quando o tanque da CLA ficar ruim também, é bem capaz de eu trocá-lo por um de inox, provavelmente com uma capacidade ainda maior (100L talvez).
Fico no aguardo da resposta dos tanques em inox.
Amigos
Eu comecei a escrever e a tela sumiu, então se aparecer outra mensagem desconsiderem, mas vamos lá.
Como alguns sabem eu trabalho com serralheria, e trabalho també na linha de inox, e um dos nossos pasa tempo é fazer triciclo e moto tipo shoper, para nosso uso, se for permitido postarei fotos.
Enfim, se querem fazer um tanque de inox sem gastar muito, lá vai a dica:
1º - Compre num ferro velho que trabalha com inox, uma chapa mais ou menos com a medida que quer fazer o tanque, quanto menor as dimensões maior a chance de achar a chapa nas medidas que precisa, por aqui custa de R$ 6,50 a R$ 11,00 o kg da chapa.
2º - Trace a chapa com as medidas que quer o tanque, de preferencia tracecom um pincel atômico ou aquelas canetas para CD, feito isto.
3º - Leve para quem trabalha com corte e dobra de chapa (quem faz calha/ rufo) não consegue.
4º - Compre eletrodo de inox, no meu caso uso OK2,5, não força a máquina e fundi muito bem, além de ficar um bom acabamento;
5º - leve num serralheiro ou soldador, (embora que soldador cobra mais caro) eu cobro uma solda de inox 01 vareta de eletrodo R$20,00, se for com o meu eletrodo.
6º - Faça o furo para o bocal com serra copo, ou broca dependendo do diâmetro e solde o bocal e a saída, depois é só polir e petear os cabelos.
Posso garantir que vai ficar 50% mais barato, isto porque quem trabalha com inox cobra 3x1 ou seja 3x o valor da matéria prima.
Não estou dando a dica de nada de mais, só um caminho para a economia:dance::concordo:
Amigos!
Desculpem-me porque eu errei o valor do kg da chapa de inox:oops:, após conversar com o meu pai, ele disse que esse preço é para chapa comum de ferro, o preço certo da chapa de Inox é de +- R$ 35,00 o kg da usada, e R$ 60,00 o kg da nova.:parede:
valeriano
17/09/2010, 09:57
Chapa comum a R$6,50/kg? Fala sério!
Comprei a R$3,00/kg aqui no RJ.
Lucas Nassif
17/09/2010, 10:16
Um amigo meu tem uma Toy Band longa 93, que tem um tanque extra atrás do banco traseiro, do lado direito. O tanque fica mais alto que o principal, portanto o diesel desce na gravidade.
O bocal de abastecimento é um só, e fica no curvão direito. Dá pra ver nas fotos em anexo.
Não lembro a capacidade desse tanque, mas deve girar na faixa dos 45/50Lts.
canzilao
17/09/2010, 18:06
Nassif gostei dessa ideia ai do tanque adcional, e como tem um espaço vago debaixo do bancos dos passageiros, o meu vai ficar ali, e dali abastecendo o pricipal via gravidade.
Valeriano noticias não muto boas.
Falei com um rapaz que fabrica tanques em galvanizado, e ele mesmo me desanimou a fazer um pra colocar no lugar do carona, pois um de plastico é barato.
Ele me disse que fez varios aqui pra colocar nas viaturas dos bombeiros e da policia, e ficam debaixo do banco traseiro, e o preço é R$:1.200.00
valeriano
17/09/2010, 19:08
Nassif gostei dessa ideia ai do tanque adcional, e como tem um espaço vago debaixo do bancos dos passageiros, o meu vai ficar ali, e dali abastecendo o pricipal via gravidade.
Valeriano noticias não muto boas.
Falei com um rapaz que fabrica tanques em galvanizado, e ele mesmo me desanimou a fazer um pra colocar no lugar do carona, pois um de plastico é barato.
Ele me disse que fez varios aqui pra colocar nas viaturas dos bombeiros e da policia, e ficam debaixo do banco traseiro, e o preço é R$:1.200.00
Eu já imaginava que seria caro assim. Mas no final acaba valendo a pena pois vc nunca mais vai trocar o tanque.
canzilao
17/09/2010, 23:03
Esse findi vou na chacara ver a band, dai vou colocar o banco de volta no lugar e medir que tamanho ficaria o tanque, faço a cubagem e vejo a capacidade de litros que ele vai pegar.
Ainda tem um cara que não estava na empresa dele, e ficou de me retornar, esse só trabalha com inox, e dai vou passar a medida exata pra ele e veremos quanto vai ficar com ele a confecção de um tanque.
Ele uma vez peitou meu patrao e disse que ninguem consegue bater os preços dele, dai vamos ver se o cara é bom mesmo rsrsrs.
Depois coloco aqui.
canzilao
19/09/2010, 15:16
Achei no topico grigo que o Guiga colocou no topico da Band dele.
Segue o limk da pagina.
http://forum.ih8mud.com/40-55-series-tech/123989-aussie-1978-fj40-buildup-6.html
valeriano
19/09/2010, 15:26
Achei no topico grigo que o Guiga colocou no topico da Band dele.
Segue o limk da pagina.
http://forum.ih8mud.com/40-55-series-tech/123989-aussie-1978-fj40-buildup-6.html
Eita.
Vc foi 5 min mais rápido que eu.
Eu vi esse tanque EXATAMENTE agora, no tópico.
Ae vim postar ele aqui e vc já tinha postado.
huauhauhahuahuhuauha
Eu gostei dessa solução do tanque também.
http://www.4wdlinks.com.au/albums/FJ40/FJPS_022.sized.jpg
Gostei da posição que ele botou a bateria também. É uma ótima opção pra fazer na minha Band. Principalmente pq esse lugar onde tá a bateria dele, vai ficar tapado com a cama.
Assim eu poderia botar uma de cada lado sem deixar ela exposta.
valeriano
19/09/2010, 15:30
Tem mais fotos do tanque aqui:
http://www.4wdlinks.com.au/albums/FJ40/T_WR_004.sized.jpg
http://www.4wdlinks.com.au/albums/FJ40/T_WR_005.sized.jpg
http://www.4wdlinks.com.au/albums/FJ40/T_WR_006.sized.jpg
canzilao
19/09/2010, 17:47
Voce não é rapido o bastante para disputar comigo, pegue seu cavalo e saia da minha cidade.
Rsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
Cara esse forum não vai deixar eu terminar minha band é nunca, pois cada dia acho uma auteração a ser feita.
Eu vou levar a foto desse tanque no cara do inox, vamos ver quanto é que fica pra fazer uma copia.
A unica coisa que eu faria diferente seria o quebra ondas que no caso dele ficou com um vão central com linhas retas, e ele com desenhos redondos ficaria mais ajeitado.
O desenho redondo que me refiro seria como um queijo cortado ao meio, sendo uns 5 ou 6 por quebra ondas.
Cada dia que passa eu vejo a possibilidade da loja de 4X4 virando realidade, pois sempre temos inovações a serem colocadas em pratica, só estou precisando de um socio com experiencia em bolar as maquinas, pois sede propria eu ja tenho rsrs.
Alguem se habilita???
valeriano
20/09/2010, 10:43
Voce não é rapido o bastante para disputar comigo, pegue seu cavalo e saia da minha cidade.
Rsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
Cara esse forum não vai deixar eu terminar minha band é nunca, pois cada dia acho uma auteração a ser feita.
Eu vou levar a foto desse tanque no cara do inox, vamos ver quanto é que fica pra fazer uma copia.
A unica coisa que eu faria diferente seria o quebra ondas que no caso dele ficou com um vão central com linhas retas, e ele com desenhos redondos ficaria mais ajeitado.
O desenho redondo que me refiro seria como um queijo cortado ao meio, sendo uns 5 ou 6 por quebra ondas.
Cada dia que passa eu vejo a possibilidade da loja de 4X4 virando realidade, pois sempre temos inovações a serem colocadas em pratica, só estou precisando de um socio com experiencia em bolar as maquinas, pois sede propria eu ja tenho rsrs.
Alguem se habilita???
Dependendo do preço, fico com um tanque desses em inox também.
canzilao
20/09/2010, 15:27
Valeriano o rapaz do inox viu as fotos e ´"por cima" ficaria em 1.500 latinhas, isso no inox 100%
Agora tem um inox com 30% de carbono que eu não me recordo o codigo, porem é excelente pra ser usado com oleo diesesl e ficaria em aproximadamente 1.200 latinhas.
Bira IJC
20/09/2010, 17:28
hehehe!!! Grande idéia de aproveitamento!:concordo:
Além disso, "chocando" o diesel assim entre a "hot zone" da Bandeirante e do condutor :shock:, nem vai congelar nas temperaturas baixas.
Abraços,
Bira.
canzilao
20/09/2010, 17:51
Bira imagine esse tanque ai, ocupando o espaço do tanque original, dai imagine mais um tanque, ocupando o espaço que sobra debaixo do banco traseiro, e um sistema daqueles de caixas pra se colocar tranqueirinhas, na mesma altura do tanque, e assim vc não "perde" o espaço, pois ficaria o porta malas nivelado ao tanque.
Segue fotos da toy do Dudu de Rondonia, que é um espetaculo a parte os puxadores, porem ele não diz de onde vieram.
valeriano
20/09/2010, 19:05
Valeriano o rapaz do inox viu as fotos e ´"por cima" ficaria em 1.500 latinhas, isso no inox 100%
Agora tem um inox com 30% de carbono que eu não me recordo o codigo, porem é excelente pra ser usado com oleo diesesl e ficaria em aproximadamente 1.200 latinhas.
Pois é. Tentador.
Mas no momento não vai dar pra mim não.
Recebi o orçamento pra renovar o seguro ontem e quase caí pra trás. :parede:
To pobre.
cesarzubek
21/09/2010, 15:13
Postei no lugar errado.
Desculpe.
valeriano
21/09/2010, 15:18
Toyoteiros de Plantão,
Adquiri um novo coração (OM-314) para o minha Band 68 só que estou com dúvidas na ligação da entrada e retorno do diesel no motor.
Pelo que pesquisei, primeiro entra na bombinha -> filtro -> bomba injetora -> daí me perdi...
Se alguém tiver fotos para ilustrar o esquema de ligação agradeço.
Abraços,
É melhor vc criar um novo tópico. Senão vai ficar a maior bagunça por aqui e a sua pergunta não terá a visibilidade que merece.
Canzilao,
Os puchadores das gavetas são alças usadas em cases para instrumentos e aparelhos eletrônicos...veja no site www.novacase.com.br (http://www.novacase.com.br)
Achei o tanque o máximo...somente me preocupa os bancos apoiados direto no tanque.
Quantos litros?
Abç.
canzilao
21/09/2010, 21:48
Rapaz depois que inventaram a internet, nada mais é escondido nesse mundo, esses puxadores ficaram muito bons mesmo.
Hoje fui na chacara e dei uma olhada na Turbulenta, o espaço pra colocar o tanque debaixo do banco traseiro tem 1,04 de largura entre caixas de rodas, 0,50 de comprimento e como tem um degrauzinho com 0.12 e um com 0.16, faremos a media de 0.14m, oque se eu não fugi da escola, daria um tanque de aproximadamente 70 litros.
Eu desisti do tanque debaixo dos bancos dianteiros, e vou ficar apenas com um de +- 70 litros debaixo do banco traseiro que ira alimentar o principal por gravidade, tendo como ligação uma mangueira de 2", o suspiro no tanque alimentador bem como o do retorno.
Falei hj de manha com um amigo mecânico de aeronaves, e tbm bom de inox e ele me disse que deve ficar mesmo em 1500.00 latinhas, porem no inox 100%, livre de carbono.
Vou fazer esse tanque com 3 quebra ondas, e tbm 3 cintas de fixação, com um lençol de borracha por baixo e acabamento com Sikaflex preto pra não "distoar" da cor do assoalho.
Agora vou pesquisar quanto a que bancos utilizar na traseira, e tbm como fixa-los sobre o tanque.
O Brother Amadeus deu a dica do banco da Scenic, que são 3 peças, mais a ideia de deixa-la apenas com 2 bancos e uma mini geladeira entre eles me atrai, e deixando o espaço que seria do console dianteiro aberto pra que eu e o menino possamos ter facilidade de "transitar" dentro da Band, embora eu daqui uns anos vou achar mais facil descer e abrir a porta traseira.
Luiz Alexandre
21/09/2010, 22:21
Canzilao,
Os puchadores das gavetas são alças usadas em cases para instrumentos e aparelhos eletrônicos...veja no site www.novacase.com.br (http://www.novacase.com.br)
Achei o tanque o máximo...somente me preocupa os bancos apoiados direto no tanque.
Quantos litros?
Abç.
O pior vai ser na hora de mexer na caixa de marcha/reduzida... ter que tirar o tanque para retirar o tampão...
O freio de mão no assoalho não prejudica também esta instalação?
Quem for alto vai sofrer... pois acho que a altura do assento em relação ao assoalho irá ficar modificada...
Abraços...
Bira IJC
22/09/2010, 11:55
Agora vou pesquisar quanto a que bancos utilizar na traseira, e tbm como fixa-los sobre o tanque.
O Brother Amadeus deu a dica do banco da Scenic, que são 3 peças, mais a ideia de deixa-la apenas com 2 bancos e uma mini geladeira entre eles me atrai, e deixando o espaço que seria do console dianteiro aberto pra que eu e o menino possamos ter facilidade de "transitar" dentro da Band, embora eu daqui uns anos vou achar mais facil descer e abrir a porta traseira.
Quem for alto vai sofrer... pois acho que a altura do assento em relação ao assoalho irá ficar modificada...
Abraços...
Elgen, coloquei os do Picasso atrás, são bem semelhante aos do scenic. Talvez sejam só um pouco maiores (na espuma) e as fixações debaixo são diferentes. Recomendo totalmente! Ainda não andei atrás em band curta com melhor disposição interna. Mas, como observou o LA, deve atentar a altura. Isto é chave. Precisa instalar o mais rente possível, de preferêcia, nivelado à caixa de rodas. Tenho 1,80 de altura e tive a preocupação de fazer algo que ficasse confortável atrás para o meu padrão de tamanho. Fiz um suporte em forma de "escada" deitada, apoiada nas caixas de roda. Tb descartei os pezinhos originais dos bancos. Com isso ganhei uns 2 centimetros que fizeram toda diferença.
A vantagem da longa é que pode rodar com os bancos traseiros reclinados no máximo deixando a cabeça do zequinha mais afastada do teto. No meu caso (Band curta), só o banquinho do meio (que corre no trilho) consegue reclinar todo, se vc chegar ele prá frente. Os laterais reclinam menos devido a moldura da porta traseira, mas nem considero que foi uma perda relevante. Acho que os do scenic todos correm em trilhos e bancos os laterais tem as fixações/trilhos deslocadas prá dentro, provavelmente fique melhor para adaptação. Outra coisa interessante nos lateriais é que eles possuem um suporte para correr cinto de 3 pontas no ombro. Estou estudando a viábilidade de instalar cintos 3 pontas atrás, passando por estes suportes, pois estes bancos parecem ter estrutura forte.
No caso do tanque embaixo do banco, talvez precise considerar um tanque 2 cm a menos em relação a altura da cx de rodas para a fixação dos apoios dos bancos, mas vc pode compensar, se quiser, subindo o meio (mais ou menos como um "pódio" de 1º, 2º e 3º lugares).
Abraços,
Bira.
canzilao
22/09/2010, 12:36
Como o banco Picasso tem esse do meio que "passeia", vou dar uma olhada, e então colocar a geladeirinha no meio dos dianteiros mesmo.
Bira aqui em casa a turma não passa de 1.70, logo vai sobrar espaço.
fico satisfeito ai com sua indicação, e vou dar uma olhada, embora a grana ja acabou faz tempo rsrsrs.
Abração.
Luiz Alexandre
22/09/2010, 21:42
Elgen, coloquei os do Picasso atrás, são bem semelhante aos do scenic. Talvez sejam só um pouco maiores (na espuma) e as fixações debaixo são diferentes. Recomendo totalmente! Ainda não andei atrás em band curta com melhor disposição interna. Mas, como observou o LA, deve atentar a altura. Isto é chave. Precisa instalar o mais rente possível, de preferêcia, nivelado à caixa de rodas. Tenho 1,80 de altura e tive a preocupação de fazer algo que ficasse confortável atrás para o meu padrão de tamanho. Fiz um suporte em forma de "escada" deitada, apoiada nas caixas de roda. Tb descartei os pezinhos originais dos bancos. Com isso ganhei uns 2 centimetros que fizeram toda diferença.
A vantagem da longa é que pode rodar com os bancos traseiros reclinados no máximo deixando a cabeça do zequinha mais afastada do teto. No meu caso (Band curta), só o banquinho do meio (que corre no trilho) consegue reclinar todo, se vc chegar ele prá frente. Os laterais reclinam menos devido a moldura da porta traseira, mas nem considero que foi uma perda relevante. Acho que os do scenic todos correm em trilhos e bancos os laterais tem as fixações/trilhos deslocadas prá dentro, provavelmente fique melhor para adaptação. Outra coisa interessante nos lateriais é que eles possuem um suporte para correr cinto de 3 pontas no ombro. Estou estudando a viábilidade de instalar cintos 3 pontas atrás, passando por estes suportes, pois estes bancos parecem ter estrutura forte.
No caso do tanque embaixo do banco, talvez precise considerar um tanque 2 cm a menos em relação a altura da cx de rodas para a fixação dos apoios dos bancos, mas vc pode compensar, se quiser, subindo o meio (mais ou menos como um "pódio" de 1º, 2º e 3º lugares).
Abraços,
Bira.
Bira...
Coloca fotos pra gente ver... tenho interesse em colocar 3 bancos atrás... para ter a opção de retirar um para ganhar espaço...
Obrigado...
Abraços...
Canzilao,
Deixa eu ver se entendi....você não vai tirar o tanque original, vai fazer um de inox pra colocar debaixo do bando trazeiro e interligar ao tanque original por gravidade.
O bocal e suspiro você vai colocar voltado para traz? ou vai colocar externo como é na minha? Dai quando for encher tem que abrir a porta trazeira. O suspiro tem que ficar para fora do carro...risco de cair diesel no interior.
Abç.
canzilao
24/09/2010, 22:46
Canzilao,
Deixa eu ver se entendi....você não vai tirar o tanque original, vai fazer um de inox pra colocar debaixo do bando trazeiro e interligar ao tanque original por gravidade.
Isso, um de inox debaixo do banco do zequinha, interligado por uma mangueira de 2 polegadas.
O bocal e suspiro você vai colocar voltado para traz? ou vai colocar externo como é na minha? Dai quando for encher tem que abrir a porta trazeira. O suspiro tem que ficar para fora do carro...risco de cair diesel no interior.
Abç.
O bocal de abastecimento vai trocar de lugar pois comprei duas laterais zero de caixa pra colocar na Band, e o bocal da mais nova fica do lado do motora, e mais pra tras se não me engano, ao contrario da atual que é do lado direito.
O suspiro como é apenas pra evitar do motor apagar por vacuo, eu vou coloca-lo dentro do carro mesmo, basta apenas eu olhar como ele é hj pra poder fazer igual, e quanto ao retorno, ele vai ser mandado pro cano entre o bocal e o tanque do superior, pois não tem como deixa-lo no tanque inferior.
A entrada do tanque original vai continuar com a mesma função, só que agora recebendo do auxiliar ao inves do bocal de abastecimento.
Se ficar alguma duvida me pergunte pois tento ser mais objetivo.
Tentei fazer um desenho ai mais tosco que o Borat, pois pra fazer um 0 na areia eu preciso de um copo.
Parte branca seria o que eu tentei que parecesse um tanque, e o vermelho o retorno, e o azul seria o respiro que vai subir pela laterla ate um ponto mais alto.
valeriano
24/09/2010, 23:30
O bocal de abastecimento vai trocar de lugar pois comprei duas laterais zero de caixa pra colocar na Band, e o bocal da mais nova fica do lado do motora, e mais pra tras se não me engano, ao contrario da atual que é do lado direito.
O suspiro como é apenas pra evitar do motor apagar por vacuo, eu vou coloca-lo dentro do carro mesmo, basta apenas eu olhar como ele é hj pra poder fazer igual, e quanto ao retorno, ele vai ser mandado pro cano entre o bocal e o tanque do superior, pois não tem como deixa-lo no tanque inferior.
A entrada do tanque original vai continuar com a mesma função, só que agora recebendo do auxiliar ao inves do bocal de abastecimento.
Se ficar alguma duvida me pergunte pois tento ser mais objetivo.
Tentei fazer um desenho ai mais tosco que o Borat, pois pra fazer um 0 na areia eu preciso de um copo.
Parte branca seria o que eu tentei que parecesse um tanque, e o vermelho o retorno, e o azul seria o respiro que vai subir pela laterla ate um ponto mais alto.
Cara,
se vc vai deixar apenas um bocal pra abastecer os dois tanques, aconselho vc botar um tubo MUITO grosso ligando um ao outro. Senão é fato que vc vai demorar horas abastecendo.
O problema de fazer isso é que vc não poderá ter um tanque de plástico. Ambos terão que ser de ferro (ou inox), pois o de plástico não terá como furar pra botar a entrada do cano que liga um ao outro (os furos do tanque de plástico são bem pequenos).
canzilao
24/09/2010, 23:43
Mano eu vou usar uma conexão de 2 polegadas o que é uma puta mangueira pra poder conectar os tanques, e quanto ao tanque de plastico eu vou pesquisar se consigo utilizar nele uma cola que usamos pra colar tanque de aeronave, que é feito com um material soma de borracha e tipo um encerado de lona.
Se a cola segurar, dai vou abrir um buraco maior pra poder receber o tubo de 2", apesar que ainda nem olhei qual a bitola da conexâo bocal/tanque, e eu tenho uma variedade muito grande de conexões plasticas em 2" em diversos formatos e tamanhos, e isso vai me facilitar muito.
Qualquer coisa eu posso abrir um furo maior e fazer tipo 6 furos de 5/16 pra poder colocar os parafusos que irão segurar a conexão no tanque plastico, e soldar os parafusinhos 5/16 em 3 chapinhas curva meia lua, e assim eles não iram girar quando eu apertar a peça onde vai ser conectada a mangueria.
fica gelo que esse tanque vai parar na sua tbm.
Domingo vou na chacara só pra dar uma pesquisada nessa technogambi e depois coloco aqui o resultado da analise.
canzilao
25/09/2010, 00:00
O tanque de plastico vai ficar +- assim:http://2salgueiros.files.wordpress.com/2010/07/suportefundopreto.jpgAgora imagine essa peça marron escura com 2 polegadas de largura com 5 cms de altura, e parafusada no tanque de plastico no molde do desenho anterior, dai conecto a mangueira de 2" que vai vir do tanque de inox, ou mesmo um tubo metalico, e uso um pedaço de mangueira apenas pra fazer a junção das peças utilizando braçadeiras metalicas.
Só que aqui são peças plasticas, lá vou usar peças metalicas, e aqui está com 3 parafusinhos de fenda, la vão ser de 6 a 8 parafusos com com porcas auto travantes tbm em inox.
canzilao
25/09/2010, 00:29
A flange superior, aumentando em 5 cms o encaixe da mangueira.
canzilao
25/09/2010, 00:49
Mais 3 ou 4 meias-luas dessas com 2 parafusos soldados em cada peças para evirar que rodem no aperto.
vou ficar devendo a foto pois não esta carregando.
Bira IJC
26/09/2010, 11:30
Bira...
Coloca fotos pra gente ver... tenho interesse em colocar 3 bancos atrás... para ter a opção de retirar um para ganhar espaço...
Obrigado...
Abraços...
Galera, foi mal pelo quase off-topic!:oops:
fotos da configuração traseira de bancos:
1) chassi dos bancos ("escadinha") após as soldas;
2) Detalhe fixação
3 e 5) configuração padrão
4) banco/mesinha central rebatido e corrido prá frente
Abraços,
Bira.
Ismael Reghin Filho
26/09/2010, 20:37
Bira, outro dia desses, pensando no problema dos bancos me veio na idéia dos bancos do scenic, por serem individuais e agora vc colocou as fotos.
Acredito que esta seja realmente a melhor solução.
Vou ver como faço na minha pickup, para colocar 3 atrás e 2 na frente, deixando o espaço no meio para passar para os bancos de trás.
Perco a geladeirinha e o console, mas resolvo como entrar atrás, sem precisar me preocupar com banco dobrável.
canzilao
26/09/2010, 21:51
No meu caso que vou fazer um tanque debaixo do banco traseiro, essa instalação do Bira é sensacional.
Ismael eu vou procurar bancos dianteiros rebativeis pra poder colocar a geladeirinha entre os dianteiros, ja que vou ficar apenas com o tanque adcional debaixo do banco traseiro mesmo.
E ai Ismael vc gostou da ideia do desenho???
Ficou funcional ou não ??
O tanque re-desenhado pelo Ismael, e a instalação da escadinha e bancos da Picasso By Bira matam essa pane.
Ismael Reghin Filho
27/09/2010, 22:13
canzilao, eu nunca me preocupei muito com espaço, por ter uma pick-up.
Mas pensando aqui a este respeito, acho bem ocupado este espaço embaixo do banco, com o tanque adicional, até porque, com o espaço entre os bancos dianteiros e traseiros, não sobra muito espaço pra pessoa estar se abaixando pra pegar algo que porventura esteja, embaixo do banco traseiro.
Ou seja, este espaço (embaixo do banco traseiro) é sub-utilizado, então penso que seja uma boa.
Mas vou fazer uma pergunta pra voce, que deve servir pra todos.
Porque esta preocupação em ter mais um tanque?
O meu tanque tem 50 litros e a band tá fazendo 8,5km/lt, o que me dá uma autonomia de 425km.
Andando numa média de 80km/hora, eu teria que andar 5 horas seguidas, antes de ter que parar para abastecer.
Acho meio cansativo com a Band, uma tocada de 5 horas seguidas, por causa do barulho, vibração, etc...
Se falei bobagem, caiam matando em cima, hehehe.....
canzilao
27/09/2010, 22:42
Do trevo da saida de Goiania pra cidade de Flores de Goiás onde o patrão tem fazenda, são 420 kms.
eu faço uma parada em Brasilia, no posto Flamingo pra comer um pão na chapa, isso ja é tradição.
Eu abasteceria em Goiania pagando R$:1,85 de media, e se eu abastecer no Flamingo, vou pagar R$;2.20 se não me engano.
Na rodovia tem uns preços bons de diesel, so que ai seria mais uma parada pra abastecer, sendo que eu vou parar no meio do caminho pra fazer a merenda.
Se eu estiver com a familia, paro mais que onibus de interior, mais estando sozinho, gosto de fazer apenas uma parada nesse trecho, e rodo muito nesse pedaço ai .
Amadeus_band
28/09/2010, 00:42
Não só o uso do tanque vale nas condições ditas pelo Canzilão, mas principalmente se for utilizar em lugares longe da civilização, Atacama, Uyuni, Jalapão, Pantanal, Amazônia...
Bira IJC
28/09/2010, 08:14
O meu tanque tem 50 litros e a band tá fazendo 8,5km/lt, o que me dá uma autonomia de 425km.
Andando numa média de 80km/hora, eu teria que andar 5 horas seguidas, antes de ter que parar para abastecer.
Acho meio cansativo com a Band, uma tocada de 5 horas seguidas, por causa do barulho, vibração, etc...
Ismael,
Na linha do que o Amadeus e o Elgen argumentaram, a vantagem é de ter autonomia, no sentido de não depender dos outros mesmo. Tendo um tanque de grande capacidade, vc pode aproveitar para abastecer onde o diesel é melhor, ou é mais barato ou é mais conveniente para vc (liberdade de escolha) e não ter que depender necessariamente de achar um posto qdo o ponteiro estiver baixo.
Pode ser que, p.ex., esse ponto de abastecimento seja um vilarejo a 400 km de distância de qq lugar. Já pensou se vc chega lá e o diesel acabou? Ou está racionado? Não pense que isso não seja factível, leia alguns relatos de quem percorre patagônia, sul da bolívia, esses lugares... Mesmo no Brasil vc encontra lugares onde a coisa pode se tornar crítica. Na região norte e no interior do nordeste, pode ser que vc só encontre diesel a 5 reais o litro em alguns lugares e o "frentista" vai abastecer seu carro com um balde e um funil feito de PET (aconteceu comigo no sul do Piauí). Pense nisso...
Agora, concordo contigo que é penoso dirigir 5 horas direto na Band, principalmente prá família, só tome cuidado de programar os abastecimentos baseado nesta autonomia teórica, principalmente se foi aferida a 80km/h, vazio e no asfalto! E outra... vc não vai rodar até secar, né? Precisa considerar uma margem de segurança, além do fato de que um carro carregado e rodando fora de estrada, o consumo normalmente vai aumentar. Meu tanque é de 65L. Chegando nos 500km eu já fico atento para abastecer. Acho bem mais seguro.
Do trevo da saida de Goiania pra cidade de Flores de Goiás onde o patrão tem fazenda, são 420 kms.
eu faço uma parada em Brasilia, no posto Flamingo pra comer um pão na chapa, isso ja é tradição.
Eu abasteceria em Goiania pagando R$:1,85 de media, e se eu abastecer no Flamingo, vou pagar R$;2.20 se não me engano.
Na rodovia tem uns preços bons de diesel, so que ai seria mais uma parada pra abastecer, sendo que eu vou parar no meio do caminho pra fazer a merenda.
Se eu estiver com a familia, paro mais que onibus de interior, mais estando sozinho, gosto de fazer apenas uma parada nesse trecho, e rodo muito nesse pedaço ai .
Elgen, 2 coisas:
1. Preço do diesel no posto colorado (ao lado) = R$1,87
2. Da próxima vez que passar por lá, pô! Dá um toque :concordo:
Abraços,
Bira.
canzilao
28/09/2010, 11:57
...
Elgen, 2 coisas:
1. Preço do diesel no posto colorado (ao lado) = R$1,87
2. Da próxima vez que passar por lá, pô! Dá um toque :concordo:
Abraços,
Bira.
Poxa Bira eu passei ai no domingo, vindo de Flores de Goias.
Vou passar ai na segunda, porem vou de carona e ai ja viu né, não posso escolher local de parada.
Mais agora ficamos combinados, eu passando ai em Brasilia, em final de semana eu te aviso e vamos comer um pão na chapa no Flamingo rsrs.
Tá anotado.:concordo:
valeriano
28/09/2010, 13:00
canzilao, eu nunca me preocupei muito com espaço, por ter uma pick-up.
Mas pensando aqui a este respeito, acho bem ocupado este espaço embaixo do banco, com o tanque adicional, até porque, com o espaço entre os bancos dianteiros e traseiros, não sobra muito espaço pra pessoa estar se abaixando pra pegar algo que porventura esteja, embaixo do banco traseiro.
Ou seja, este espaço (embaixo do banco traseiro) é sub-utilizado, então penso que seja uma boa.
Eu comecei a pensar no segundo tanque quando fui ao Jalapão (em Dezembro de 2008 ). Levei 3 galões extras de diesel, pois não sabia se teria posto no caminho. Eu sabia que tinha posto em Mateiros, mas que o combustível lá era quase 50% mais caro (R$3,00/L de diesel e R$3,50/L de gasolina) e volta e meia faltava.
Nos 5 minutos que fiquei jogando diesel do galão para o tanque, eu ganhei mais de 40 picadas de mosquito. :parede:
Agora com 2 tanques, só preciso de galão se for pra cruzar o Sahara ou o Kalahari, pois minha autonomia atual é de cerca de 1300km (na estrada).
valeriano
28/09/2010, 13:05
A propósito, testei os meus dois tanques neste fim de semana. Rodei 955,6km, na maioria entre 90 e 95km/h (não gosto de passar dessas velocidades por segurança) e sobraram 34L no tanque ainda!
O consumo final foi de 10,48km/L.
Ismael Reghin Filho
28/09/2010, 22:26
Ô gente.
Não era pra cair matando tanto assim, NÉ!!!!
Hahaha.....
Mas vamos lá:
1-) As minhas contas, foram só para exemplificar.
2-) Não se deve esperar até a última gota para abastecer.
3-) Dá pra escolher onde abastecer.
4-) Pega combustível de mais qualidade (escolhe onde).
Enton-se voces ganharam.
Não havia pensado na questão de grandes distâncias em locais distantes.
Agora entendi essa mania louca de tanque adicional.
Eu pirei também.
Acho que vou comprar um tanquinho de uns 1000lts e por em cima, huashauhas...
valeriano
28/09/2010, 23:23
Ô gente.
Não era pra cair matando tanto assim, NÉ!!!!
Hahaha.....
Você que pediu! :twisted:
Mas vamos lá:
1-) As minhas contas, foram só para exemplificar.
2-) Não se deve esperar até a última gota para abastecer.
3-) Dá pra escolher onde abastecer.
4-) Pega combustível de mais qualidade (escolhe onde).
Enton-se voces ganharam.
Não havia pensado na questão de grandes distâncias em locais distantes.
Agora entendi essa mania louca de tanque adicional.
Eu pirei também.
Acho que vou comprar um tanquinho de uns 1000lts e por em cima, huashauhas...
De 1000L eu nunca vi, mas já vi tanque no teto aqui:
http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash2/hs195.ash2/45820_103401993054877_100001552303006_24032_39557_ n.jpg
canzilao
02/01/2011, 13:25
Por conta de discutir com o Cesar a viabilidade de um tanque adcional na Toy, encontrei o topico e estou dando um up pra novas ideias.
Caros colegas, legal essa discussão. Vamos reativar o tópico
No último encontro de conversão diesel ->óleo vegetal, em Tiradentes/MG, um funileiro se propôs a fabricar um tanque de 60 litros em aço, sob medida para a MITL200, por 520 latas. Não sei se seria interessante, mas em todo caso está dado o recado. Se alguem interessar posto o tel do museu do automóvel para falar com ele. Em setembro de qualquer forma vou fazer um para um javali que estou negociando.
abraços
Evandro
Grupo Biocom
Ferreira M
31/08/2011, 19:11
Tanque CLA
Já que o assunto aqui é tanque, peço a ajuda dos amigos para resolver esse problema. Comprei o tanque CLA de 80 litros para instalar no lugar do estepe original da minha band longa 84. Eu consegui um conjunto completo de bancos do citroen picasso e para instalar retirei o tanque original. Apesar o kit vir completo e a instalação ser relativamente simples estou tendo problemas. Após rodar um certo tempo o motor começa a falhar e após sofrer um bocado, passear de guincho 2 vezes, descobri que o problema é o respiro. Após o motor falhar, paro a bande e abro o tanque e em seguida o motor volta a funcionar normalmente.
Alguém teve um problema parecido?
Já troquei a mangueira que leva o combustível até a bomba e ela não tem emendas. Meu motor é o 314, com turbo e intercooler. Será que o respiro está subdimensionado?
Estou a ponto de desistir e recolocar o tanque original, mas o banco novo terá que ser modificado novamente.
abs
Ferreira
canzilao
31/08/2011, 19:20
Ferreira o problema não está na mangueira que vai do tanque ao motor, e sim da que faz a equlização do ar com o liquido que deixa o tanque.
Eu nao sei que modelo de bocal de tanque é o seu, mais eles tem uma mangueirinha que faz o mesmo caminho do diesel, porem ela morre no bocal onde entra o diesel.
Dá uma olhada e se nao tiver essa mangueirinha, de um jeito de fazer uma gambitech e faça uma mangueirinha do tanque até o bocal, pois ai não vai ficar tambem com cheiro de diesel dentro do carro.
Quanto a ele estar subdimensionado, pode esquecer, pois o motor consome 1 litro a cada 10 kms, e vc nao consegue fazer esse trajeto em um espaço de tempo tão curto que não entre ar pro tanque a medida que sai o diesel.
Ferreira M
31/08/2011, 19:31
Boa noite Canzilão
Entendi a sua explicação. Realmente o bocal que veio com o kit não tem essa mangueirinha. Vou testar a sua sugestão. O ar que compensa a saída do diesel entra por onde? Pela tampa do tanque?
Obrigado pela dica.
Ferreira o problema não está na mangueira que vai do tanque ao motor, e sim da que faz a equlização do ar com o liquido que deixa o tanque.
Eu nao sei que modelo de bocal de tanque é o seu, mais eles tem uma mangueirinha que faz o mesmo caminho do diesel, porem ela morre no bocal onde entra o diesel.
Dá uma olhada e se nao tiver essa mangueirinha, de um jeito de fazer uma gambitech e faça uma mangueirinha do tanque até o bocal, pois ai não vai ficar tambem com cheiro de diesel dentro do carro.
Quanto a ele estar subdimensionado, pode esquecer, pois o motor consome 1 litro a cada 10 kms, e vc nao consegue fazer esse trajeto em um espaço de tempo tão curto que não entre ar pro tanque a medida que sai o diesel.
Carlo Pecca
16/05/2012, 20:07
Reavivando o tópico.
Atenção com o bocal do tanque CLA. Leiam o que o Ferreira M relatou!!!
Ferreira M
21/05/2012, 19:28
Boa noite Carlo
Postando aqui o fim da novela. O problema era causado por pequenos pedaços de plastico que sobraram da usinagem dos furos para as mangueiras, que a fabrica não removeu e para se eximir da responsabilidade colocou um adesivinho mandando lavar o tanque antes de instalar. Um desses pedaços entrou no pescador e obstruiu parte da passagem do diesel. quando um outro pedaço era capturado eventualmente bloqueava o fluxo do combustível. Foram uns 8 meses de tentativas ateh descobrir a causa.
O tanque eh bem feito, o suporte tem qualidade mas não limpar o produto antes de entregar eh de doer. Ainda estou pelejando com o marcador de combustível, que não marca direito. Estou encarando isso como aprendizado.
Grande abraco
Reavivando o tópico.
Atenção com o bocal do tanque CLA. Leiam o que o Ferreira M relatou!!!
Carlo Pecca
22/05/2012, 11:24
Ferreira M
Obrigado pelo retorno, estou aguardando a chegada do meu tanque de 80l da CLA, e já vou preparar a lavagem do mesmo antes de montar na Band. Quanto ao marcador de nível, o que vc conseguir de solução não esqueça de contar, OK?
Gr.Abraço
valeriano
22/05/2012, 12:20
Boa noite Carlo
Postando aqui o fim da novela. O problema era causado por pequenos pedaços de plastico que sobraram da usinagem dos furos para as mangueiras, que a fabrica não removeu e para se eximir da responsabilidade colocou um adesivinho mandando lavar o tanque antes de instalar. Um desses pedaços entrou no pescador e obstruiu parte da passagem do diesel. quando um outro pedaço era capturado eventualmente bloqueava o fluxo do combustível. Foram uns 8 meses de tentativas ateh descobrir a causa.
O tanque eh bem feito, o suporte tem qualidade mas não limpar o produto antes de entregar eh de doer. Ainda estou pelejando com o marcador de combustível, que não marca direito. Estou encarando isso como aprendizado.
Grande abraco
Qual o problema com o marcador?
Ferreira M
30/05/2012, 13:01
Qual o problema com o marcador?
Bom dia Valeriano
No tanque novo eu utilizei o pescador e a bóia do original. Com o tanque cheio ele marca meio e quando está quase vazio (600 km depois de encher) marca 1/4.
O mecânico que resolveu o problema do entupimento disse que regulou a boia. Será que é preciso trocar a bóia?
Grande abraço
valeriano
30/05/2012, 13:18
Bom dia Valeriano
No tanque novo eu utilizei o pescador e a bóia do original. Com o tanque cheio ele marca meio e quando está quase vazio (600 km depois de encher) marca 1/4.
O mecânico que resolveu o problema do entupimento disse que regulou a boia. Será que é preciso trocar a bóia?
Grande abraço
Na verdade, o que o pessoal reclama muito é que o tanque de 80L da CLA vem com uma boia que faz o marcador oscilar muito. Isto foi discutido na lista nacional de toyoteiros e um camarada disse que a solução para resolver este problema é trocar a boia por uma boia tubular.
Este modelo foi o que ele indicou: Produtos (http://www.willtec.com.br/produtos/Produtos_view.asp?editid1=7544)
cristiano
30/05/2012, 15:25
O próprio fabricante dessa bóia tubular não dá garantia para uso em diesel.
Ele alega que pelo diesel ser mais sujo que a gasolina, com o tempo começa a acumular sujeira dentro da parede interna do tubo impedindo a subida/descida da bóia.
Ele afirma que com a gasolina funciona perfeitamente.
canzilao
30/05/2012, 15:43
Cristiano como se a gasolina fosse mais limpa do que o diesel, basta ver a quantidade de solventes que vão hj "adcionados" na nossa gasosa.
r.moreira
30/05/2012, 15:59
Senhores,
desculpe atravessar o tópico com outro assunto, mas somente no intuito de fazer mais barulho decidi postar aqui também sobre o roubo de uma Band de ontem para hoje (30/05), em São João de Meriti (RJ).
o anúncio completo do furto está neste link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/67363-veiculos-4x4-roubados-6.html
e qualquer informação que possa ajudar é bem vinda.
desculpe duplicar a informação, mas como vi que nesse tópico estão envolvidos os mais atuantes e experts de Band do fórum, eu resolvi apelar!
obrigado.
Carlo Pecca
04/06/2012, 19:06
FerreiraM
Eu acabei de receber o kit do tanque de 80l da CLA e medi os valores de resistência do marcador de combustível. Tanque vazio= 150 ohms e cheio= 78 ohms.
Pessoal
Vou ter que comprar um novo marcador de combustível pois pretendo continuar com o tangue original de forma a ter uma maior autonomia, assim vcs podem indicar algum modelo/fabricante de indicador de combustível?
Vou instalar aonde der: painel ou no console do Band.
AlexandreStudart
08/06/2012, 12:52
FerreiraM
Eu acabei de receber o kit do tanque de 80l da CLA e medi os valores de resistência do marcador de combustível. Tanque vazio= 150 ohms e cheio= 78 ohms.
Pessoal
Vou ter que comprar um novo marcador de combustível pois pretendo continuar com o tangue original de forma a ter uma maior autonomia, assim vcs podem indicar algum modelo/fabricante de indicador de combustível?
Vou instalar aonde der: painel ou no console do Band.
Carlo, tudo bom?
O meu deveria ter chegado na 4a., mas houve algum problema como os Correios e eles estão apurando.
O marcador original não serve para este tanque? O marcado do tanque que estou usando está quebrado, mas sei o motivo. Há uma resistência que o braço da boia faz a leitura, como é muito fino o fio que eles colocam, então gasta rápido e quebra. Acho que só substituir por um fio mais grosso, não vou resolver pq vou usar o da CLA.
Abraço
Alexandre
Carlo Pecca
09/06/2012, 21:50
Salve Alexandre
O que eu entendi é que o marcador que vem no tanque de 80l, ele oscila muito de forma que no marcador de combustível do painel o ponteiro fique balançando também de forma que no final vc não sabe com quanto tem de combustível.
Quanto a substituir o fio por um mais grosso ,o difícil é encontrar esse fio que tem uma resistência maior que o fio de cobre comum. Não sei se me expliquei correto mas o fio de marcador de combustível na realidade é uma liga de cobre com outro material de alta resistência, que eu não sei de que tipo é.
Quando vc receber o seu kit tanque verá que a tampa tem uma base de alumínio e essa base em contato com a chapa de ferro cria o chamado oxidação galvânica. Uma maneira de se resolver isso é colocar entre o alumínio e a chapa de ferro um isolante de no mínimo 3 mm de espessura. É assim que o ingleses fizeram para colocar uma super-estrutura de alumínio em cima de um casco de aço das nossas Fragatas e Corvetas. Atenção os parafusos também tem que estarem isolados. Qualquer dúvida me passa um email e te mando um desenho do que precisa para não ter problema com oxidação galvânica.
Abs
vc sabe que dos 5 jeeps que a esa leiloou, o unico que veio o tanque reserva foi o meu, um sargento disse que eles sempre davam problemas de corrrosao, dai eles tiravam das viaturas.
nao apodreceu pq é de aluminio.