Ver Versão Completa : Adaptação do motor 4.9i da F-1000
Olá pessoal beleza?
Como a maioria de vocês sabem, permaneço em minha incansável busca por um bom motor a GASOLINA e que caiba em meu orçamento. Felizmente, depois de muita busca, consegui achar um motor de uma F1000 98 4.9i documentado, com nota fiscal, numeração e baixa no DETRAN. :dance:
O motor parece estar muito novo e completo, inclusive com todos os periféricos como chicote, cental e tudo mais. Só não vem com radiador, embora tenha a hélice e as mangueiras.
Bem, o preço me pareceu bom, R$1.800,00 com 3 meses de garantia total! :pensativo:
Agora vem o problema! Alguem conhece ou já viu um Engesa com esse motor? Sabem me informar se a adaptação é simples? Embora eu acredite que não seja! Sabem se é possível utilizá-lo com a minha caixa 240V original? Será que terei que mexer no eixo do motor/estrias? É necessário ou existe alguma flange no mercado para adaptá-lo mais facilmente?
Pelos relatos que encontrei a respeito desse motor em outros Jeeps o motor é muito forte com um torque absurdo, leve, moderno e mais econômico que o 4.1. A única reclamação é a respeito do preço de algumas peças de reposição.
Dados do motor:
Potência: 148cv a 3.500 rpm
Torque: 34,5 kgfm a 2400 rpm
6 cilindros em linha
Desde já muito obrigado pela atenção e conhecimento de todos! :concordo:
Julio Cesar.
Algumas fotos do motor!:concordo:
Leonardo Raffi
20/07/2010, 23:05
Ola realmente ainda não tive noticias de jeep engesa com este motor...
o motor esta de bom preço e garantia...
ja vi F75 rural jeeps com ele...
realmente são muito forte se pisar pode destroir alguma coisa(mas isto é em qualquer carro com motor muito forte...
peças se consegue com amigos hermanos...
eu acompanho um colega q tirou um opala 6 e colocou um desses na F75..por sinal tem outro guardado...
caixa de tração era o q ele mais destroia...(bebia e pisava muito não necessariamente nesta ordem...)resolveu com uma de engesa de caminhao...
ai começou as cruzetas do munhao e semi eixos... resolveu com as da toyota band..
ai a caixa c10 3 começou a incomodar colocou outra mis nova...
diferencial...
quando tudo parecia perfeito o animal colocou uns pneus dinatork 33...
mas acho q vale cada ronco do motor... moderar o pé escolher bem os pneus e o que quebrar se quebrar contigo csubstituindo com algo mais resistente...
vamos aguardar opiniões..
PS: o segundo motor ele comprou para uma dificuldade de conseguir peças... mas o motor atual ainda não pifou nem uma vez... e é muito bom de mergulho...abraços
Paulo Cesar
20/07/2010, 23:11
Julhos
já arrumou o mecanico para fazer a troca do motor??
abs.
Zerado o motor em! :palmas:
Esse motor é muito bom. O problema é que ele é muito forte. O ideal seria colocar a caixa de mudança original e uma de transferência mais forte. Acho a do engesa muito grande. Procuraria uma menos mais reforçada.
Cardan com luva, espiga, cruzetas e flanges das cruzetas de f-1000, flutuante... :twisted:
O bicho é forte. O corte de giro é nos 8.500RPM pelo que soube... :twisted:
[]'s
Olá pessoal, desde obrigado pela ajuda!
Inicialmente gostaria de gastar menos possível, tentando manter ao máximo a originalidade do meu carro. Logo minha intensão seria trocar inicialmente apenas o motor e conforme as outras partes forem quebrando, vou adaptando por mais resistentes (cruzetas, transmissão, diferencial, etc...)
Pelo que vc me falou eu posso continuar com a minha embragem, somente trocando a prensa pela da F-1000. E sobre a adaptação? Terei que mexer nas estrias e eixo do motor? E quanto a caixa seca? É adaptável na que eu tenho do motor opala 4 cilindros original X 240V sem flanges?
Precisava de mais algumas dicas para calcular os gastos finais!
Desde já um grande abraço,
Julio Cesar.
Julhos
já arrumou o mecanico para fazer a troca do motor??
abs.
Olá Paulo, tudo bem com vc?
Ainda não comecei a procurar por mecânicos, pois na realidade me "antecipei" a acabei colocando o carro na reforma de lataria/pintura antes da adaptação do motor. Logo o meu carro esta desmontado no momento e aguardando pela conclusão so serviço! :-(
Você teria alguma dica? Conhece alguém que já tenha feito essa adaptação antes? Seria ótimo pois assim eu teria um orçamento mais preciso e sem surpresas.
Desde já um grande abraço,
JC
Zerado o motor em! :palmas:
Esse motor é muito bom. O problema é que ele é muito forte. O ideal seria colocar a caixa de mudança original e uma de transferência mais forte. Acho a do engesa muito grande. Procuraria uma menos mais reforçada.
Cardan com luva, espiga, cruzetas e flanges das cruzetas de f-1000, flutuante... :twisted:
O bicho é forte. O corte de giro é nos 8.500RPM pelo que soube... :twisted:
[]'s
Obrigado pela dica, mas se eu começar a trocar tudo que possa vir a quebar o meu bolso não irá aguentar! :lol:
Vou tentar me preocupar com a adaptação inicialmente e conforme o carro for quebrando, irei adaptando peças mais robustas...
Um grande abraço
o T-Rex do meu irmão tinha esse motor.. foi substituido por um 4236 turbo..
pq é Diesel..
mais ele usava com o cambio 240v normal..
Abraços,
o T-Rex do meu irmão tinha esse motor.. foi substituido por um 4236 turbo..
pq é Diesel..
mais ele usava com o cambio 240v normal..
Abraços,
Que ótimo que vc já viu um desses em um Engesa!
Sabe qual caixa seca era utilizada?
Seu irmão que adaptou o motor, ou já veio no carro? Pois estou em dúvida quanto ao eixo do motor em tamanho, bitola e estrias? Seria ótimo se as medidas desse motor FORD coincidisse exatamente com as da GM!
Desde já obrigado,
JC
Leonardo Raffi
21/07/2010, 15:40
bem se conseguir dar uma ligada para o emu amigo eduardo ele q instalou(ele mesmo) o motor 4.9 na F75 dele...(53 99765326) no momento ele nao esta entrando na internete..
e te tira as duvidas basicas.. e as experiencias dele quanto a manutenção economia etc...abraços
Que ótimo que vc já viu um desses em um Engesa!
Sabe qual caixa seca era utilizada?
Seu irmão que adaptou o motor, ou já veio no carro? Pois estou em dúvida quanto ao eixo do motor em tamanho, bitola e estrias? Seria ótimo se as medidas desse motor FORD coincidisse exatamente com as da GM!
Desde já obrigado,
JC
Rapaz.. ja veio no motor.. e como tava ruim.. trocou pra um 4236 turbo..
Vou tentar coletar as infos com o mecanico...
Abraços,
Paulo Cesar
22/07/2010, 13:29
Olá Paulo
Você teria alguma dica? Conhece alguém que já tenha feito essa adaptação antes? Seria ótimo
pois assim eu teria um orçamento mais preciso e sem surpresas.
Oi Julhos
Como vc estava com dificuldade de arrumar alguem para fazer a adaptação, pensei no mecanico que fez
a retifica do motor do meu CJ, porem vou saber com ele se faz adaptação, caso faça depois te falo,
já que a oficina dele fica em guaratiba, que também é na zona oeste.
abs.
Mauricio Rotta
23/07/2010, 12:05
Bom dia, não sou engeseiro mas acompanho sempre os tópicos de vcs, nunca postei aqui mas vou tentar dar uma contribuição.
Tenho um amigo que adaptou esse motor 4.9 em uma picape antiga, e ele me garantiu que não existe capa-seca pra esse motor, que a capa-seca é uma peça fundida junto com a carcaça do câmbio Mazda que originalmente equipava a F1000 4.9i. Ele se bateu procurando uma capa-seca que desse certo nesse motor e não teve jeito, teve que morrer com uma grana preta num câmbio original da F1000, que diga-se de passagem é um câmbio muito bom também. Portanto se for mesmo ficar com esse motor você vai ter q partir pra um câmbio também, ou então tentar fazer uma capa seca exclusiva, o que também não é impossível de ser feito.
Bom dia, não sou engeseiro mas acompanho sempre os tópicos de vcs, nunca postei aqui mas vou tentar dar uma contribuição.
Tenho um amigo que adaptou esse motor 4.9 em uma picape antiga, e ele me garantiu que não existe capa-seca pra esse motor, que a capa-seca é uma peça fundida junto com a carcaça do câmbio Mazda que originalmente equipava a F1000 4.9i. Ele se bateu procurando uma capa-seca que desse certo nesse motor e não teve jeito, teve que morrer com uma grana preta num câmbio original da F1000, que diga-se de passagem é um câmbio muito bom também. Portanto se for mesmo ficar com esse motor você vai ter q partir pra um câmbio também, ou então tentar fazer uma capa seca exclusiva, o que também não é impossível de ser feito.
Bem, pelo visto não é tão simples como eu já imaginava.
Estou postando abaixo algumas fotos do cambio Mazda da F-1000, e realmente a caixa seca fica atrelada a sua carcaça. Andei consultando alguns bons mecânicos aqui do Forum e um deles me falou que a caixa seca do motor Ford V8 302 caberia, no entanto será necessário adaptar uma flange para o câmbio e usinar o eixo piloto. Até o momento essa me pareceu a melhor opção!
Tambem encontrei aqui no Forum um antigo anúncio de venda onde o um conjunto completo macânica F-1000 (4.9i) estava instalado em uma caixa seca do 302 com o arranque do 302, sendo que neste caso o volante do motor foi torneado para que fosse encaixado na cremalheira do 302, a fim de não perder seu balanceamento.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31749
A caixa seca do motor 302 é MUITO mais barata que o cambio completo da F-1000 (cerca de R$700,00 no Mercado Livre e certamente muito mais em conta em desmanches). Mas com isso seria necessário usinar o eixo piloto ou volante do motor, e não sei se o serviço ficaria bom para aguentar todo o troque desse motor, ainda mais com o meu tipo de uso!
Veja, abaixo a caixa MAZDA completa (atrelada a "caixa seca original" e a caixa seca do motor 302 para uma possível adaptação).
As duas primeiras são a Caixa Mazda e a última somente a caixa seca do motor 302.
Meu irmão usava 240v + 4.9i.. antigo dono q adaptou.. o Alvaro comprou ele assim.. e depois trocou pelo 4236 turbo diesel...
mais ele rodava sim..
Paulo Cesar
29/07/2010, 19:05
Julhos
neste site tem uma capa seca do 302 a venda, e tem foto por outro angulo, assim vai dar para vc ter uma ideia melhor de como ela é
http://www.aerowillys4x4.com/Produto.aspx?IdProduto=834&IdProdutoVersao=832
abs.
sallespickup
30/07/2010, 10:56
meu caro
vc ja comprou o motor???, esse motor pode até ter um bom torqu porem não é duravel, de manutenção carissima e em trilhas garanto que a parte eletrica va te deixar na mão, antes que me chamem de chato,explico; é que a uns anos peguei uma f1000 97 com esse motor, mas o antigo dono era do pantanal e vendeu a encrenca pois quebrava muito, ela tinha apenas 37 mil km, ja tinha problemas de injeção, quebrou 4 vezes a embreagem, que é carissima, alem do atuador da mesma que é hidraulica;
enso que o GM 6cc é pouca coisa mais caro e de facil adaptação, pois sua caixa seca e toda a embreagem dara certo, praticamente tera de adptar os coxins dianteiros e radiador, ponha na ponta do lapis, o que vai gastar para desenvolver a caixa seca de adaptação, mais a troca da embreagem parte eletrica (adaptar a injeção) e ainda terum motor não confiavel, no fringir dos ovos o gm saira bem mais barato e qualquer meca e loja de peça mexe
PENSE NISSO!!!
carlos sallespickup
Ralado/SP
30/07/2010, 12:25
Olá,
embora não tenha conhecimeto técnico pra falar do motor, vou relatar o que vejo dele:
tem um amigo que é RETARDATO e tem esse motor no engesa F3 dele - as únicas alterações que o carro dele tem são: motor 4.9i e depois de um tempo que ele colocou eixo de band.
Na minha opnião é um SUPER motor e que apesar da reposição de peças ser mais complicada, ele quase não dá pau e não para nunca.
A tal engesa de 8 rodas que várias pessoas comentam, é do próprio... e lá pode-se ver que o car usa e abusa do motor o não tem surpresas desagradáveis.
Sem falar que uma época ele usou alcool ( par ver no que dava, pois a frana estava curta ) e o carro nem deu bola, funcionava sem problemas.
A única coisa que ele é super atento é com relação ao giro do motor, pra não esmigalhar tudo por conta da FORÇA BRUTA.
Abraçones e boas trilhas
Ralado
RAFAEL TOSTES
16/04/2011, 07:13
2X!
sem dúvida.
O problema é o tamanho do motor
Abrs
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