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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de julhos
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    Adaptação do motor 4.9i da F-1000




    Olá pessoal beleza?
    Como a maioria de vocês sabem, permaneço em minha incansável busca por um bom motor a GASOLINA e que caiba em meu orçamento. Felizmente, depois de muita busca, consegui achar um motor de uma F1000 98 4.9i documentado, com nota fiscal, numeração e baixa no DETRAN.
    O motor parece estar muito novo e completo, inclusive com todos os periféricos como chicote, cental e tudo mais. Só não vem com radiador, embora tenha a hélice e as mangueiras.
    Bem, o preço me pareceu bom, R$1.800,00 com 3 meses de garantia total!
    Agora vem o problema! Alguem conhece ou já viu um Engesa com esse motor? Sabem me informar se a adaptação é simples? Embora eu acredite que não seja! Sabem se é possível utilizá-lo com a minha caixa 240V original? Será que terei que mexer no eixo do motor/estrias? É necessário ou existe alguma flange no mercado para adaptá-lo mais facilmente?
    Pelos relatos que encontrei a respeito desse motor em outros Jeeps o motor é muito forte com um torque absurdo, leve, moderno e mais econômico que o 4.1. A única reclamação é a respeito do preço de algumas peças de reposição.

    Dados do motor:
    Potência: 148cv a 3.500 rpm
    Torque: 34,5 kgfm a 2400 rpm
    6 cilindros em linha

    Desde já muito obrigado pela atenção e conhecimento de todos!

    Julio Cesar.
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
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  • #2
    Usuário Avatar de julhos
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    Algumas fotos do motor!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -motor.jpg   -motor2.jpg   -motor3.jpg  
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  • #3
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    Ola realmente ainda não tive noticias de jeep engesa com este motor...
    o motor esta de bom preço e garantia...
    ja vi F75 rural jeeps com ele...
    realmente são muito forte se pisar pode destroir alguma coisa(mas isto é em qualquer carro com motor muito forte...
    peças se consegue com amigos hermanos...
    eu acompanho um colega q tirou um opala 6 e colocou um desses na F75..por sinal tem outro guardado...
    caixa de tração era o q ele mais destroia...(bebia e pisava muito não necessariamente nesta ordem...)resolveu com uma de engesa de caminhao...
    ai começou as cruzetas do munhao e semi eixos... resolveu com as da toyota band..
    ai a caixa c10 3 começou a incomodar colocou outra mis nova...
    diferencial...
    quando tudo parecia perfeito o animal colocou uns pneus dinatork 33...
    mas acho q vale cada ronco do motor... moderar o pé escolher bem os pneus e o que quebrar se quebrar contigo csubstituindo com algo mais resistente...
    vamos aguardar opiniões..
    PS: o segundo motor ele comprou para uma dificuldade de conseguir peças... mas o motor atual ainda não pifou nem uma vez... e é muito bom de mergulho...abraços

  • #4
    Usuário Avatar de Paulo Cesar
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    Julhos
    já arrumou o mecanico para fazer a troca do motor??
    abs.

  • #5
    Zerado o motor em!

    Esse motor é muito bom. O problema é que ele é muito forte. O ideal seria colocar a caixa de mudança original e uma de transferência mais forte. Acho a do engesa muito grande. Procuraria uma menos mais reforçada.
    Cardan com luva, espiga, cruzetas e flanges das cruzetas de f-1000, flutuante...
    O bicho é forte. O corte de giro é nos 8.500RPM pelo que soube...
    []'s
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  • #6
    Usuário Avatar de julhos
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    Olá pessoal, desde obrigado pela ajuda!
    Inicialmente gostaria de gastar menos possível, tentando manter ao máximo a originalidade do meu carro. Logo minha intensão seria trocar inicialmente apenas o motor e conforme as outras partes forem quebrando, vou adaptando por mais resistentes (cruzetas, transmissão, diferencial, etc...)
    Pelo que vc me falou eu posso continuar com a minha embragem, somente trocando a prensa pela da F-1000. E sobre a adaptação? Terei que mexer nas estrias e eixo do motor? E quanto a caixa seca? É adaptável na que eu tenho do motor opala 4 cilindros original X 240V sem flanges?
    Precisava de mais algumas dicas para calcular os gastos finais!

    Desde já um grande abraço,

    Julio Cesar.
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  • #7
    Usuário Avatar de julhos
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    Citação Postado originalmente por Paulo Cesar Ver Post
    Julhos
    já arrumou o mecanico para fazer a troca do motor??
    abs.
    Olá Paulo, tudo bem com vc?
    Ainda não comecei a procurar por mecânicos, pois na realidade me "antecipei" a acabei colocando o carro na reforma de lataria/pintura antes da adaptação do motor. Logo o meu carro esta desmontado no momento e aguardando pela conclusão so serviço!
    Você teria alguma dica? Conhece alguém que já tenha feito essa adaptação antes? Seria ótimo pois assim eu teria um orçamento mais preciso e sem surpresas.

    Desde já um grande abraço,

    JC
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  • #8
    Usuário Avatar de julhos
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    Citação Postado originalmente por Loiro Ver Post
    Zerado o motor em!

    Esse motor é muito bom. O problema é que ele é muito forte. O ideal seria colocar a caixa de mudança original e uma de transferência mais forte. Acho a do engesa muito grande. Procuraria uma menos mais reforçada.
    Cardan com luva, espiga, cruzetas e flanges das cruzetas de f-1000, flutuante...
    O bicho é forte. O corte de giro é nos 8.500RPM pelo que soube...
    []'s
    Obrigado pela dica, mas se eu começar a trocar tudo que possa vir a quebar o meu bolso não irá aguentar!
    Vou tentar me preocupar com a adaptação inicialmente e conforme o carro for quebrando, irei adaptando peças mais robustas...

    Um grande abraço
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  • #9
    Usuário Avatar de MaGao
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    o T-Rex do meu irmão tinha esse motor.. foi substituido por um 4236 turbo..

    pq é Diesel..

    mais ele usava com o cambio 240v normal..

    Abraços,

  • #10
    Usuário Avatar de julhos
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    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    o T-Rex do meu irmão tinha esse motor.. foi substituido por um 4236 turbo..

    pq é Diesel..

    mais ele usava com o cambio 240v normal..

    Abraços,
    Que ótimo que vc já viu um desses em um Engesa!
    Sabe qual caixa seca era utilizada?
    Seu irmão que adaptou o motor, ou já veio no carro? Pois estou em dúvida quanto ao eixo do motor em tamanho, bitola e estrias? Seria ótimo se as medidas desse motor FORD coincidisse exatamente com as da GM!

    Desde já obrigado,

    JC
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  • #11
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    bem se conseguir dar uma ligada para o emu amigo eduardo ele q instalou(ele mesmo) o motor 4.9 na F75 dele...(53 99765326) no momento ele nao esta entrando na internete..
    e te tira as duvidas basicas.. e as experiencias dele quanto a manutenção economia etc...abraços

  • #12
    Usuário Avatar de MaGao
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    Citação Postado originalmente por julhos Ver Post
    Que ótimo que vc já viu um desses em um Engesa!
    Sabe qual caixa seca era utilizada?
    Seu irmão que adaptou o motor, ou já veio no carro? Pois estou em dúvida quanto ao eixo do motor em tamanho, bitola e estrias? Seria ótimo se as medidas desse motor FORD coincidisse exatamente com as da GM!

    Desde já obrigado,

    JC

    Rapaz.. ja veio no motor.. e como tava ruim.. trocou pra um 4236 turbo..

    Vou tentar coletar as infos com o mecanico...

    Abraços,

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