Ver Versão Completa : Válvula termostática do motor OM-314.
mauromosc
19/07/2010, 15:24
Pessoal,
O motor da Band veio sem a válvula termostática e como fomos aconselhados a instalá-la agora estamos tendo um problema para que ela encaixe no lugar.
A válvula vem na caixinha com a junta e um anel de borracha. Quando colocamos a válvula sem esse anel de borracha até dá para fechar a tampa, porém não sabemos se esse anel deve ou não ser usado. Também temos dúvida sobre a posição da válvula.
Alguém poderia dizer como deve ser instalada ou tem algum manual que tenha a orientação da posição correta da válvula e toda a instalação?
Obrigado!
Sergioporto
19/07/2010, 15:31
Pessoal,
O motor da Band veio sem a válvula termostática e como fomos aconselhados a instalá-la agora estamos tendo um problema para que ela encaixe no lugar.
A válvula vem na caixinha com a junta e um anel de borracha. Quando colocamos a válvula sem esse anel de borracha até dá para fechar a tampa, porém não sabemos se esse anel deve ou não ser usado. Também temos dúvida sobre a posição da válvula.
Alguém poderia dizer como deve ser instalada ou tem algum manual que tenha a orientação da posição correta da válvula e toda a instalação?
Obrigado!
Esta válvula deve ser do 364, a do314 fica externa.
mauromosc
19/07/2010, 15:49
Sérgio,
aonde exatamente ela fica? Você teria alguma foto?
O engraçado que falei para o vendedor da Odapel que era a válvula do 608.
Obrigado!
Esta válvula deve ser do 364, a do314 fica externa.
Junior Toyota
19/07/2010, 16:41
Mauro,
As valvulas tanto para OM-314 e Om-364 são iguais o que muda é a faixa de temperatura o OM-364 trabalha mais quente...
A parte da valvula que tem um "bico" é voltada para o radiador ou seja instala para cima...
Voce comprou da marca MTE-thompson?Pois na caixa também tem a explicação,...
Abraço
Junior
mauromosc
19/07/2010, 16:46
Júnior,
a válvula é da Mahle.
Agora, aonde é que essa bendita válvula fica? Naquela tampa onde é ligada a mangueira superior não fica legal com o anel de borracha.
Valeu a ajuda!
Mauro,
As valvulas tanto para OM-314 e Om-364 são iguais o que muda é a faixa de temperatura o OM-364 trabalha mais quente...
A parte da valvula que tem um "bico" é voltada para o radiador ou seja instala para cima...
Abraço
Junior
Sergioporto
19/07/2010, 17:16
Mauro,
Abraço
Junior
Quanto 'a posiçao do 364 é isto ai mas, ou muito me engano a válvula do 314 é colocada na mangueira superior do radiador e do 364 é numa tampa onde é conectada a parte inferior da mangueira superior.
Junior Toyota
19/07/2010, 17:49
Mauro,
Segue uma foto...não é especifica para a valvula mas voce vai ver uma mangueira que sai do radiador e entra em um "cabeçote" são 04 parafusos para retirar...é bem simples...
Espero que possa te ajudar...
Abraço
Junior
mauromosc
19/07/2010, 17:51
Júnior,
exatamente onde estavamos tentando colocar, porém com aquele anel de borracha instalado a tampa não fecha direito. Se fizessemos força até fecharia, porém imaginamos que tudo deva ser encaixado perfeitamente, coisa que não acontece.
Um abraço,
Junior Toyota
19/07/2010, 18:01
Mauro,
Por acaso seu motor não seria o OM-324??È o motor das Bands antigas onde precisa de vela aquecedora...parece que neste motor tem diferença da valvula...mas ai já não conheço para falar...
Abraço
Junior
Daniel Gomes
19/07/2010, 23:07
mauro com certeza a sua valvula deve ser diferente dos motores mais novos mercedes por exemplo 314,igual ao meu, pis troqueia minha faz uns 6 meses e encaixou perfeitamente ser forcar nada...
marcvale
20/07/2010, 13:37
Mauro,
Em anexo, o diagrama da válvula termostática, mostra o tipo da junta e a posição da montagem. Note que o anel de borracha não existe. Salvo engano, creio que ele serve para os OM-364.
Espero ter ajudado,
Abrç
Júnior,
exatamente onde estavamos tentando colocar, porém com aquele anel de borracha instalado a tampa não fecha direito. Se fizessemos força até fecharia, porém imaginamos que tudo deva ser encaixado perfeitamente, coisa que não acontece.
Um abraço,
mauromosc
20/07/2010, 17:15
Marcvale,
ajudou muito! Vou instalar sem o anel de borracha.
A propósito, você podia me enviar esse catálogo da Toyota? Eu tenho um aqui mas não tem essa parte que você tirou a minha dúvida.
Muito obrigado!
Mauro,
Em anexo, o diagrama da válvula termostática, mostra o tipo da junta e a posição da montagem. Note que o anel de borracha não existe. Salvo engano, creio que ele serve para os OM-364.
Espero ter ajudado,
Abrç
marcvale
20/07/2010, 20:33
Mauro,
Os arquivos referentes ao catálogo de peças Toyota Bandeirante são muito pesados para que possa anexá-los, mas você pode baixar diversos manuais e catálogos, inclusive este que te interessa, na seguinte página:
http://www.4shared.com/dir/3808963/c490572f/sharing.html
Em tempo, a parte que trata da refrigerção está contida no 3º arquivo.
Abrç.
Márcio Valença.
Marcvale,
ajudou muito! Vou instalar sem o anel de borracha.
A propósito, você podia me enviar esse catálogo da Toyota? Eu tenho um aqui mas não tem essa parte que você tirou a minha dúvida.
Muito obrigado!
Rodrigo da Conceiçao
21/07/2010, 11:15
Fala Maureca blzzzz
Andei dando uma pesquisada e essa termostatica e diferente do modelo desse motor .
Estive conversando com mecânico conhecido e ele me disse que e mais facil vc deixar se a valvula mesmo , a valvula do modelo desse motor vai ser mais dificil de encontar.
Abraço
marcvale
22/07/2010, 10:42
Rodrigo,
O tópico iniciado pelo Mauro tem o seguinte título: "Instalação da válvula termostática do OM-314". Mesmo assim, pesquisei a respeito da possibilidade da existência de uma vávula específiaca para os motores OM-324, obtendo a seguinte resposta: "Esclarecendo, motor que equipa os 608 e as toyotas bandeirantes...
Em 1973, o OM-324 foi seguido pelo OM-314. A válvula é a mesma". Por Karl Fass, Moderador do Portal Mercedes Benz, em 21/07/2010.
Quanto a opção da retirada da válvula, eu fico com a opinião dos amigos experts daqui do forum. Assim, transcrevo a coerente opinião do Francisco Bicalho:
"Será que a sua válvula termostática não está com defeito? É uma peça que custa, sei lá, 15 reais. Troque ela só por desencargo de consciência e veja o que acontece. A válvula tem que ser específica para o 314 (acho que é de 72º) e não a do 364 que é de 82º. Ao contrário que muita gente pensa, a v.t. é uma peça muito importante e não deve jamais ser removida como muitos mecânicos de fundo de quintal fazem.
Troque a sua e veja o que acontece". http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64701&page=3
Um abraço,
mauromosc
09/09/2010, 00:29
Neste fim de semana pensamos um pouquinho e com um manual do motor vimos a montagem da válvula e já instalamos conforme a orientação. Só não vimos como fica porque não tinhamos uma bateria descente para virar o motor e fazê-lo funcionar.
Uma coisa que vimos é que não há nenhuma indicação do uso daquele anel de borracha que veio na caixinha da válvula. Será que algum outro motor usa?
Ismael Reghin Filho
09/09/2010, 17:01
O mecânico que reformou minha camionete, tirou a válvula termostática.
Ele disse que pode acontecer dela engripar e voce dar uma bobeada e perder o motor.
Tem gente que é contra a retirada dela. Outros são a favor.
Só pra colocar lenha na fogueira!!!
Ele disse que só retirar, não resolve. Voce tem que entupir o canal entre a bomba d'água e o local onde é instalada a válvula.
No meu caso, foi colocado um pedaço de madeira torneada. Como a vávula tem a saída de água normal (em direção ao motor) e uma saída do excesso (em direção a válvula), quando voce fecha o canal entre a bomba e a válvula, voce obriga a água a fazer o circuito completo, a saber: radiador (saindo por baixo), bomba d'água, motor, posição da válvula termostática e radiador novamente (entrando por cima).
Quando voce não fecha o canal que liga a bomba d'água direto à válvula termostática, o circuito fica da seguinte maneira: radiador (saindo da parte de baixo), bomba d'água, posição da válvula termostática e radiador novamente (entrando por cima). Neste caso, pela facilidade encontrada pela bomba, de saída de água pelo retorno do excesso, a água não passa pelo motor, indo direto para o local onde ficava a vávula, resfriando assim, mais a parte dianteira do motor, pela proximidade e menos a parte dos cilindros de trás.
Acredito que as pessoas que tiveram problemas com a retirada da válvula termostática, tenha sido devido ao fato de não colocar o pedaço de madeira.
A minha anda na faixa dos 70 a 80 Graus direto e pode arroxar o que quiser, não passa disso.
Espero estar contribuindo, então:
Acha melhor com válvula, ótimo.
Prefere sem válvula, ótimo também, desde que ´não esqueça do pedaço de madeira.
OBS. Se voce colocar ele no lugar errado, f... tudo, pois daí tranca a circulação da água.
Qualquer dúvida, fale comigo,
canzilao
09/09/2010, 22:05
Eu ja tirei a VT de uma camionete que trabalhava no Pará, temperatura ambiente sempre acima de 30º.
Agora tirar a VT em um motor que trabalha no frio, vc pode fazer ele trabalhar mais frio do que o necessario, e dai pode haver uma trinca em alguma canaleta de agua ou camisa, em função da variação de temperatura não estar uniforme.
Hj eu prefiro deixar a VT, por dois motivos: por ser uma peça barata, e tambem pelo tempo que o engenheiro gastou projetando o motor, embora alguns projetos que apareçam sejam verdadeiros lixos, oque não é o caso dos nossos motores mercedes.
E a agua retorna ao lugar da valvula, e ai que esta o segredo, a agua estando quente, a valvula abre e a circulação é forçada pelo radiador, a agua abaixo da temperatura ideal, faz o caminho da sua com a valvula toco.
Ismael Reghin Filho
10/09/2010, 10:21
Pessoal, desculpem!!!
Cometi um erro, que estou corrigindo (em negrito no meio do texto), com letras maiúsculas.
O mecânico que reformou minha camionete, tirou a válvula termostática.
Ele disse que pode acontecer dela engripar e voce dar uma bobeada e perder o motor.
Tem gente que é contra a retirada dela. Outros são a favor.
Só pra colocar lenha na fogueira!!!
Ele disse que só retirar, não resolve. Voce tem que entupir o canal entre a bomba d'água e o local onde é instalada a válvula.
No meu caso, foi colocado um pedaço de madeira torneada. Como a BOMBA tem a saída de água normal (em direção ao motor) e uma saída do excesso (em direção a válvula), quando voce fecha o canal entre a bomba e a válvula, voce obriga a água a fazer o circuito completo, a saber: radiador (saindo por baixo), bomba d'água, motor, posição da válvula termostática e radiador novamente (entrando por cima).
Quando voce não fecha o canal que liga a bomba d'água direto à válvula termostática, o circuito fica da seguinte maneira: radiador (saindo da parte de baixo), bomba d'água, posição da válvula termostática e radiador novamente (entrando por cima). Neste caso, pela facilidade encontrada pela bomba, de saída de água pelo retorno do excesso, a água não passa pelo motor, indo direto para o local onde ficava a vávula, resfriando assim, mais a parte dianteira do motor, pela proximidade e menos a parte dos cilindros de trás.
Acredito que as pessoas que tiveram problemas com a retirada da válvula termostática, tenha sido devido ao fato de não colocar o pedaço de madeira.
A minha anda na faixa dos 70 a 80 Graus direto e pode arroxar o que quiser, não passa disso.
Espero estar contribuindo, então:
Acha melhor com válvula, ótimo.
Prefere sem válvula, ótimo também, desde que ´não esqueça do pedaço de madeira.
OBS. Se voce colocar ele no lugar errado, f... tudo, pois daí tranca a circulação da água.
Qualquer dúvida, fale comigo,
Ismael Reghin Filho
25/09/2010, 23:48
Pessoal, corrigindo meu ponto de vista.
Afirmei acima que havia tirado a válvula termostática do meu motor e que não via problema nisso. Continuo pensando assim, desde que o motor vá trabalhar, nas temperaturas as quais eu estava acostumado lá onde eu morava. Era muito quente.
Agora, onde estou, com clima mais ameno, está acontecendo o seguinte, a temperatura não sobe direito e dependendo de como estou andando, trabalha bem abaixo do desejado, então estou retificando o que disse acima.
Acha melhor com válvula, ótimo (principalmente se for em região de clima ameno).
Prefere sem vávula, ótimo também, desde que não esqueça do pedaço de madeira (e que esteja em região bem quente).
Qual ou quais as melhores marcas de válvulas termostáticas para o OM364???
Estou suspeitando que a minha band esteja sem válvula....
E como faço para testar/saber se a minha tem o tal "tampão" citado pelo Ismael??? Porém fazer esse teste com o radiador de água cheio, apenas retirando a tampa da válvula.... este tampão vai estar na parte superior, próximo ao alojamento da válvula ou vai estar na parte inferior próximo a bomba d'água????
É só retirar a tampa da válvula. De imediato vc vê se tem a válvula ou o tarugo de madeira no by pass.
Abs
jipeirodesdepequeno
12/06/2012, 22:03
Pessoal, sobre a VT do 14b, qual a faixa ideal de temperatura de trabalho? Botei a valvula em uma band minha e parece que ela aquece bem mais, o ponteiro estabiliza no meio do marcador (passando aquelas 2 linhas)
Ja na outra band 14b, mesmo com valvula ele não chega nas 2 linhas, e ai o que seria o correto pra esse motor em relação a temperatura no painel original da band?
Falei com um funcionario da toyota, me disse que esse motor 14b como os da hilux a temperatura é bem elevada mesmo, o que vocês acham?
[]'s
Junior Toyota
13/06/2012, 08:08
Rafael (Bata),
E ai já passou o susto do Japi,rsrsrrs
È simples é so tirar a tampa são parafusos.
Esta tampa é onde tem a mangueira do radiador na parte superior....
Segue link para baixar o catalogo das valvulas MTE THOMSON em loja de caminhão é so pedir a valvula do caminhão
Temperatura | MTE-THOMSON (http://www.mte-thomson.com/index.php?option=com_content&view=section&id=7&Itemid=&cat=catalogos&lang=br)
Abraço
Junior
Junior Toyota
13/06/2012, 08:10
Opa,
São parafusos.....
Abraço
Junior
Rafael (Bata),
E ai já passou o susto do Japi,rsrsrrs
È simples é so tirar a tampa são parafusos.
Esta tampa é onde tem a mangueira do radiador na parte superior....
Segue link para baixar o catalogo das valvulas MTE THOMSON em loja de caminhão é so pedir a valvula do caminhão
Temperatura | MTE-THOMSON (http://www.mte-thomson.com/index.php?option=com_content&view=section&id=7&Itemid=&cat=catalogos&lang=br)
Abraço
Junior
Kkk... pior que na hora eu não tive noção do perigo, tava tão escuro que não dava pra enxergar dos lados, só enxergava onde o farol iluminava.... os zequinhas se assustaram muito mais porque a inclinação foi pro lado deles tb.... só depois que eu sai da band é que eu fui me dar conta da situação.... mas a confiança que o guincho passa é muito grande tb, é certeza que vai te tirar de qualquer buraco.
Ah, valeu, achei aqui o modelo da válvula termostática para o OM364... código original/OEM 003.203.31.75 ou código VT 236.83 .... diz aqui que a temperatura é de 83*C.
Agora tenho dúvida sobre o pressostato (é esse o nome correto? é o mesmo que o tal cebolão?) que mede a pressão do óleo do motor... pq o meu medidor de pressão ficou maluco depois que lavaram o carro... agora ele fica oscilando como aqueles medidores de VU de aparelho de som. Antes ele ficava bem próximo da faixa vermelha com o motor quente... e quando acelerava ele dava uma subidinha pra perto de 4bar... era um pouco baixo mas tinha um movimento mais coerente.
Pessoal, sobre a VT do 14b, qual a faixa ideal de temperatura de trabalho? Botei a valvula em uma band minha e parece que ela aquece bem mais, o ponteiro estabiliza no meio do marcador (passando aquelas 2 linhas)
Ja na outra band 14b, mesmo com valvula ele não chega nas 2 linhas, e ai o que seria o correto pra esse motor em relação a temperatura no painel original da band?
Falei com um funcionario da toyota, me disse que esse motor 14b como os da hilux a temperatura é bem elevada mesmo, o que vocês acham?
[]'s
O normal para o 14b é entre 85 e 90ºC, ou seja, o centro da escala. Agora os marcadores da Band somente dão uma idéia, são uma trilha e não um trilho hehehe.
Junior Toyota
13/06/2012, 13:22
Rafael,
Como voce mandou lavar pode ser que o produto que tenham usado oxidou o cabo ou o fio esta quase quebrando.
Retire o cabo e limpe e passe oleo de contato.
Abraço
Junior
É Junior, tá com toda cara de máu contato mesmo...
Verifiquei a válvula termostática, ela é da marca MTE-THOMSON, porém código 236.71, ou seja, abre com 71 gráus... faz o motor trabalhar mais frio. Amanhã vou tentar comprar o modelo de 83 gráus....
Valeu pela ajuda.
Junior Toyota
14/06/2012, 07:51
Rafael,
Essa sua valvula deve ser do OM-314 (608) ele trabalha mais frio que o OM-364 (709)
Abraço
Junior
Apenas para dar um retorno... troquei a válvula a alguns dias para a correta de 83 gráus... marca MTE tb... paguei 45 reais... testei na cidade e na estrada... ponteiro tá marcando certinho, fica bem na vertical.... só na estrada se enfiar o pé e deixar a turbina acima de 0,8~0,9bar durante muito tempo a temperatura sobe um pouco mas no uso normal a temp ficou bem estável.
Verifiquei o cabo do pressostato e no meio do caminho tinha uma emenda porca (pontas desencapadas e enroladas apenas uma na outra sem qq tipo de proteção.... temporariamente apenas refiz a emenda utilizando um "conector" metálico encapado, daqueles que vc amassa o fio dentro dele.... aí voltou a funcionar certinho.
Ressuscitando o tópico, bem alguns optam por não utilizar a válvula termostática com o argumento de que a possibilidade de esquentar fica remota. no caso, quando se retira a válvula termostática seria só a retirada mesmo ou é necessário fazer mais alguma coisa, pergunto pois não olhei ainda mais acho que a minha Band, está sem a válvula pois não esquenta apesar do calor de 45º aqui no Rio. Como pretendo recolocar, se for o caso seria só abrir e colocar ou é necessário desfazer alguma coisa?
fabiano r
01/02/2016, 16:54
Ressuscitando o tópico, bem alguns optam por não utilizar a válvula termostática com o argumento de que a possibilidade de esquentar fica remota. no caso, quando se retira a válvula termostática seria só a retirada mesmo ou é necessário fazer mais alguma coisa, pergunto pois não olhei ainda mais acho que a minha Band, está sem a válvula pois não esquenta apesar do calor de 45º aqui no Rio. Como pretendo recolocar, se for o caso seria só abrir e colocar ou é necessário desfazer alguma coisa?
Não precisa fazer nada apenas abre a coloca a válvula. Conferiu se o relógio está marcando certo?
Abraço Inner!
Fabiano r
iquemonteiro
01/02/2016, 19:53
Não precisa fazer nada apenas abre a coloca a válvula. Conferiu se o relógio está marcando certo?
Abraço Inner!
Fabiano r
Li em algum lugar no fórum que alguns donos de band colocam um tarugo no bypass para forçar a água a circular pelo motor ao invés de voltar direto para o radiador quando o sistema trabalha sem a válvula. Esse tarugo, se presente, é visível logo que se tira a tampa da válvula termostática. Não sei te dizer exatamente como isso funciona, pois a minha veio com a válvula (que estava travada na posição aberta...).
iquemonteiro
01/02/2016, 19:58
É só desaparafusar a tampa (4 parafusos) e colocar a válvula. Quando você tirar a válvula da caixa, vem um anel de borracha junto, mas este não é necessário, pode colocar a válvula sem ele (com a parte que parece um bico virada para cima). Na hora de fechar a tampa novamente no lugar, tem que tomar cuidado na hora de apertar, tem que ser em X e controlar bem o torque de aperto para que a tampa assente na nova junta sem que haja vazamento. Na minha, coloquei ao invés da junta aquele silicone para vedar juntas, ficou excelente. Neste caso, não é necessário usar a junta de papel que vem junto com a válvula...
hercilio.neto
01/02/2016, 22:55
...pergunto pois não olhei ainda mais acho que a minha Band, está sem a válvula pois não esquenta apesar do calor de 45º aqui no Rio.
Na minha, a temperatura fica sempre entre 60 e 75º C. Tenho marcador mecânico.
Como é o seu marcador? Qual temperatura marca no trânsito?
Dei uma olhada e para minha surpresa a válvula está lá, o problema deve estar no marcador que embora mesmo quando testado se mexe e vai até o final, no funcionamento normal fica parado totalmente e não marca nada. Me disseram que poderia ser aferição errada no marcador o engraçado é que tenho visto regularmente sempre quando paro e a água está bem mais fria do que deveria. Sei que a marca Willitec não é confiavel mais vi um marcador deles de mercúrio num bom preço 90,00 podendo ser colocado substituindo a cebolinha ou num "T" ligado a mangueira.
Dei uma olhada e para minha surpresa a válvula está lá, o problema deve estar no marcador que embora mesmo quando testado se mexe e vai até o final, no funcionamento normal fica parado totalmente e não marca nada. Me disseram que poderia ser aferição errada no marcador o engraçado é que tenho visto regularmente sempre quando paro e a água está bem mais fria do que deveria. Sei que a marca Willitec não é confiavel mais vi um marcador deles de mercúrio num bom preço 90,00 podendo ser colocado substituindo a cebolinha ou num "T" ligado a mangueira.
Como é e onde acho esse "T" ?
iquemonteiro
02/02/2016, 07:13
Inner, a minha estava assim, a válvula estava no lugar e mesmo assim o motor não esquentava. Troquei o sensor de temperatura e nada de marcar, já estava achando que o problema era no marcador de temperatura. Por fim, troquei a válvula e ficou beleza. As vezes acontece de ela travar na posição aberta (menos mal que travar na posição fechada, pois neste caso o motor iria ferver rapidinho...).
Se você testou o marcador e ele está indo até o final, significa que o sensor de temperatura está mandando sinal pro marcador. Acho difícil ser ele o problema, troca primeiro a válvula (que é mais barata) e veja se resolve o problema...
Sergio c
02/02/2016, 08:38
Eu uso esse da TUROTEST, de mercúrio, marca consagrada e com escala bastante ampla, qualquer alteração na temperatura mexe o ponteiro. Deve estar hj uns 130,00 Reais.521747
Eu tenho um marcador de temperatura de mercúrio da marca Willitec que funciona muito bem e dá um banho em um marcador de combustível da Cronomac. Esse marcador da Cronomac é uma m# porque ele fica embaçado nos dias de chuva!
Abs
Poe uma foto do seu marcador Willitec para eu poder ver se é o mesmo e a escala de marcação. E se puder diga (fotos) da instalação.
Eu tenho um marcador de temperatura de mercúrio da marca Willitec que funciona muito bem e dá um banho em um marcador de combustível da Cronomac. Esse marcador da Cronomac é uma m# porque ele fica embaçado nos dias de chuva!
Abs
Caco é um T de metal, corta-se a mangueira e faz o encaixe e na parte de baixo vai o sensor de mercúrio
Como é e onde acho esse "T" ?
Muito boa noite,
Fui fazer a primeira limpeza no radiador e acabei debulhando a tampa da válvula termostática do motor OM314!
Algum conhece alguma loja de pecas que venda esta peca original? Alguma outra solucao?
567934
567935
Grato,
J