Ver Versão Completa : Meias Verdades - ou meias mentiras?
rodrigot4
18/07/2010, 11:51
Saudações, Trolleteiros!
Quando estou com tempo, escarafuncho os tópicos do 4x4brasil à procura das informações que desejo, sobre os mais diversos assuntos, relacionados aos Trollers. O que percebo é que, infelizmente, alguns temas, ou muitos deles, são duvidosos, sem respostas precisas (talvez porque as respostas certas realmente não existam, ou somente existam nas cabeças de alguns).
Bem, criei o tópico para que os usuários possam colocar aqui suas percepções em relação às Meias verdades, ou Meias Mentiras.
Minha contribuição inicial é sobre rodas e pneus, mais precisamente em quais rodas montar pneus grandes. Fiquei com tanta dúvida que resolvi (no susto) colocar pneus 33x12,5 em roda 15x8 com offset-25. Não sei se é melhor escolha, ou se é a mais econômica,ou se é a mais estável (no sentido de forçar o conjunto e propiciar quebras). Vejo tudo quanto é jeito de montá-las. :!:
E Já li de tudo: rodas 15x7 (originais do troller 06-2010) calçando pneus 33x12,5; 33x13,5(mudzilla); e até 35". E o povo usa espaçador de roda na bôa! Pergunta pra quem usa se ele acha que quebra mais (ou força mais o conjunto). Acho que a resposta seria, não!:pensativo:
Calibragem de pneus 32/33" em diversas situações (sem uso de beadlocks). temos que fazer uma média das informações disponíveis, apesar de alguns jurarem que existe um limite que, se transposto, dá merda:
asfalto: variando de 24 a 35psi
lama: 12 a 20psi
areia: 12 a 20psi. Agora, pergunta quantos já destalonaram...:pensativo:
Falta estatística na vida dos jipeiros! rs
MARCELO VITARA SUBMARINO
18/07/2010, 20:47
Boa rodrigão!!!!
Caçadores de mitos I
ja estreou o bixo!!!
Abs!!!
rodrigot4
19/07/2010, 11:41
êita, sô! Tudo jóia?
Após pensar e penar, decidi sobre a configuração. Agora é montar e colocar pra trabalhar.
Tâmo te aguardando... hehehehehehehe:mrgreen:
MARCELO VITARA SUBMARINO
19/07/2010, 22:41
bão tamem!!! daqui a poucos dias estarei por ai. O jipão ta abandonado!!!! acabou ate a bateria!!!
Eriksom Teixeira Lima
19/07/2010, 23:19
Rodrigo
o maior problema de colocar um pneu 12.5 de largura numa tala de 8 é a instalidade do conjunto, pois no asfalto ele ficará desequilibrado (as paredes do pneus oscilam lateralmente). Não destalona, mas .... se o motorista não percebe, melhor não arriscar ir de carona.
Por essas e outras, que os fabricantes recomendam que a tala seja no mínimo igual a 10 num pneu 12,5.
Boa sorte.
Eriksom
JEFFCATUNDA
19/07/2010, 23:59
Rodrigo.
Como você mesmo escreveu.... já tem tudo isso nos tópicos especificos... Criar novos topicos que juntem tudo acho eu que complica a coisa...
Da mesma forma que distorcer o objetivo inicial dos mesmos...
Mas é só uma opinião, fique a vontade para opinar também....
rodrigot4
20/07/2010, 07:29
Ô, cara, bem que eu ofereci pra tirá-lo do estaleiro...Bota logo uma daquelas baterias náuticas que podem descarregar completamente e que aceitam recarga sem acabar.
Valerá o investimento!!!!
Senão, mais umas duas ou três idas pra trabalho e vc pode abrir seu próprio negócio de bateria usada! hahahaha
rodrigot4
20/07/2010, 07:40
JEFFCATUNDA,
Fico frustrado de ler tanta informação com peso de recomendação, às vezes sem a força de um fabricante ou de um competidor.
Infelizmente, meu objetivo real não será alcançado, pois seria algo do tipo: " vamos fazer uma lista das configurações dos Trollers do site e , em paralelo, utilização dos veículos e quebras relatadas"! Algo estatístico mesmo, com poder suficiente para recomendar, ou não, a utilização de espaçadores de roda,por exemplo.
Mas, valeu a opinião cumpádi! Boas trilhas!
Fernando Lages
26/08/2010, 11:43
Por essas e outras, que os fabricantes recomendam que a tala seja no mínimo igual a 10 num pneu 12,5.
Pneus tipo 38x14,5" é que pedem mínimo de 10" na tala.
O BF KM2 33x12.5" pede de 8,5" a 10". O Goodyear Wrangler pedia de 8" a 10" para o 33x12.5".
Alguns poucos pedem de 9" a 11", a maioria pede entre 8"/8,5" a 10".
rodrigot4
26/08/2010, 12:28
Pneus tipo 38x14,5" é que pedem mínimo de 10" na tala.
O BF KM2 33x12.5" pede de 8,5" a 10". O Goodyear Wrangler pedia de 8" a 10" para o 33x12.5".
Alguns poucos pedem de 9" a 11", a maioria pede entre 8"/8,5" a 10".
Tá vendo o que eu falei: -" falta informação qualificada com força de recomendação".
Fernando, se puder, posta aqui o site ou local de onde pegou estas recomendações.
Ou você, Eriksom, coloca aí onde leu sua afirmação.
Talvez, se todos fizerem isto, outros que vierem possam sair do achismo.
E se engana quem acha que em tópicos específicos vc encontra a informação detalhada, embasada, com a fonte de onde foi retirada.
abrs,
JEFFCATUNDA
26/08/2010, 12:47
Ei Rodrigo, muito legal a sua proposta, essa de coletar informações "oficiais" dos fabricantes e compará-las ao uso frequente...
Ainda sobre pneus, ou sobre o pneu ideal, tem um tópico muito bom por aqui, só não me recordo o nome Rodrigo, que fala muito sobre pneus largos e finos, principalmente em relação a lama...
Valeu!
Eriksom Teixeira Lima
26/08/2010, 22:40
Ou você, Eriksom, coloca aí onde leu sua afirmação.
Talvez, se todos fizerem isto, outros que vierem possam sair do achismo.
Basta procurar nos sites dos fabricantes como Cepek, M.Thompson, Continental, Interco e outros. Claro que há variações, dependendo da construção há aros menores, mas dificilmente se encontra pneus que rodam em velocidades superiores a 120km/h em aros mais estreitos. Realmente, não considerei os pneus citados como parâmetros, mas, é verdade, eles são exceção.
Leiam especificações e vários pneus da mesma marca, procurem o método de fabricação, número de cintas, material das mesmas .... Isso faz toda a diferença.
Ah, sim! vale lembrar que a oferta de aros no Brasil não é tão maravilhosa assim, e normalmente os fabricantes pulam de 8 polegadas para 10. Outras medidas custam um pouco caro :pensativo: como 8,5 não é 8, melhor arredondar para cima :concordo:
Rodrigo, com o Google você pde achar o site de todos os fabricantes e pesquisar por sua conta, como eu sempre faço, e procuro passar o que vi para ajudar as pessoas.
Abraços
Eriksom
Fernando Massad
26/08/2010, 23:18
Rodrigo, com o Google você pde achar o site de todos os fabricantes e pesquisar por sua conta, como eu sempre faço, e procuro passar o que vi para ajudar as pessoas.
Abraços
Eriksom
Vixeeeeee,
pra bom entendedor......
rodrigot4
27/08/2010, 12:36
Basta procurar nos sites dos fabricantes como Cepek, M.Thompson, Continental, Interco e outros. Claro que há variações, dependendo da construção há aros menores, mas dificilmente se encontra pneus que rodam em velocidades superiores a 120km/h em aros mais estreitos. Realmente, não considerei os pneus citados como parâmetros, mas, é verdade, eles são exceção.
Leiam especificações e vários pneus da mesma marca, procurem o método de fabricação, número de cintas, material das mesmas .... Isso faz toda a diferença.
Ah, sim! vale lembrar que a oferta de aros no Brasil não é tão maravilhosa assim, e normalmente os fabricantes pulam de 8 polegadas para 10. Outras medidas custam um pouco caro :pensativo: como 8,5 não é 8, melhor arredondar para cima :concordo:
Abraços
Eriksom
Não entenda mal! Não quis em nenhuma hipótese mensionar que suas informações estavam erradas.
Apenas dei a idéia de colocar o resultado de suas buscas para facilitar a vida dos outros.
Outro problema é que mesmo lendo e procurandov(o que realmente não é difícil) ainda ficamos nas mãos dos mecânicos e vendedores, que muitas vezes ignoram este conhecimento.
A intenção é somar!!!
abrs,
rodrigot4
27/08/2010, 12:43
Vixeeeeee,
pra bom entendedor......
Fernando, caríssimo jipeiro das proximidades...
O objetivo do tópico é dividir conhecimento sobre os Trollers...
Mas tirar sarro dos outros até que é du karai; Contanto que não seja comigo!!!hehehehe...
vamo roda qualquer dia desses...
abrs,
Povo,
Para ficar mais facil, vamos colocar a configuracao e o parecer de cada configuracao, pois aqui todos colocaram rodas e pneu do melhor jeito q achou...talvez nenhum esteja "certo" talvez todas estao.
eu uso pneu 33x12,5 nas rodas originais Troller com 33 libras
eu uso na trilha 33 recapado numa roda 8'' com 15 libras
eu uso espassador nas rodas sempre
nunca nenhuma dessas configuracoes deu problema
estabilidade ja nao tinha mesmo com pneu original, torque perde muito, nao fica com a mesma arrancada.
espero ter ajudado alguma coisa....
rodrigot4
27/08/2010, 14:40
Povo,
Para ficar mais facil, vamos colocar a configuracao e o parecer de cada configuracao, pois aqui todos colocaram rodas e pneu do melhor jeito q achou...talvez nenhum esteja "certo" talvez todas estao.
eu uso pneu 33x12,5 nas rodas originais Troller com 33 libras
eu uso na trilha 33 recapado numa roda 8'' com 15 libras
eu uso espassador nas rodas sempre
nunca nenhuma dessas configuracoes deu problema
estabilidade ja nao tinha mesmo com pneu original, torque perde muito, nao fica com a mesma arrancada.
espero ter ajudado alguma coisa....
è uma idéia...
Uso, a pouco tempo, 33" maxxis bighorn com rodas 15x8 com offset -25.
Agora, rodo com 26 libras na cidade/asfalto e com 18lbs na trilha. Penso em colocar bedlocks em breve. Agrado até do visual que fica. O que me desanima é a dificuldade relatada em balanceamento. Vou estudar mais um tempo até a decisão final. Mas que rodar com 8-10lbs em trilha deve ser sensacional, isso deve!
grande abrs,
alanjipe
27/08/2010, 15:51
Galera também tô atrás de rodas de ferro com tala 10 e com beadlock, mas tá horrivel de achar já pronta, e aqui na minha região acho meio complicado de fazer os beadlocks.
Alguém aí poderia ajudar na questão dos Beadlocks???
Fernando Massad
27/08/2010, 16:16
Fernando, caríssimo jipeiro das proximidades...
O objetivo do tópico é dividir conhecimento sobre os Trollers...
Mas tirar sarro dos outros até que é du karai; Contanto que não seja comigo!!!hehehehe...
vamo roda qualquer dia desses...
abrs,
Vamo rodar sim. É só cumbiná.
Abçs:concordo:
rodrigot4
27/08/2010, 20:43
Alan,
Não tenho indicações de quais os melhores BL. Mas dá uma olhada na parte de anúncios que com certeza vc acha um montão de ofertas.
abrs,
Eriksom Teixeira Lima
27/08/2010, 22:04
Rodrigo
eu penso da mesma forma que você, o negócio é ajudar, dar dicas, e, principalmente, aprender. O saco é que as vezes o que a gente escreve é mal-entendido. Ainda bem que você não fez isso comigo.
Só para deixar mais claro, na maior parte dos sites de fabricantes, eles apontam os diâmetros dos aros (max e min), mas logo a seguir eles apresentam o diâmetro correto da banda associado a um diâmetro de aro, coisa como Thread Width (12,8' x 10'). Nas leituras que fiz, os experts de fora ensinaram que esse era o aro que o fabricante entende ser adequado para se obter o máximo de desempenho do pneu em todos os sentido (largura de banda, capacidade de carga e velocidade máxima). Quem sou eu para contradizer larga experiência de autores de artigos nessas revistas?
PS: só de curiosidade, alguem sabe de que veículo vieram as pinças traseiras do Troller 2005/2.8? É que eu preciso achar um reparo delas, última coisa que falta trocar nos baixios do meu Troller (já foram discos dianteiros, pastilhas, reparos, pivôs, pastilhas traseiras, e estou pensando muito em arrancar aqueles terminais de direção e meter algo fácil de achar no lugar)
Abraços a todos
Eriksom
rodrigot4
28/08/2010, 17:27
Rodrigo
eu penso da mesma forma que você, o negócio é ajudar, dar dicas, e, principalmente, aprender. O saco é que as vezes o que a gente escreve é mal-entendido. Ainda bem que você não fez isso comigo.
Só para deixar mais claro, na maior parte dos sites de fabricantes, eles apontam os diâmetros dos aros (max e min), mas logo a seguir eles apresentam o diâmetro correto da banda associado a um diâmetro de aro, coisa como Thread Width (12,8' x 10'). Nas leituras que fiz, os experts de fora ensinaram que esse era o aro que o fabricante entende ser adequado para se obter o máximo de desempenho do pneu em todos os sentido (largura de banda, capacidade de carga e velocidade máxima). Quem sou eu para contradizer larga experiência de autores de artigos nessas revistas?
PS: só de curiosidade, alguem sabe de que veículo vieram as pinças traseiras do Troller 2005/2.8? É que eu preciso achar um reparo delas, última coisa que falta trocar nos baixios do meu Troller (já foram discos dianteiros, pastilhas, reparos, pivôs, pastilhas traseiras, e estou pensando muito em arrancar aqueles terminais de direção e meter algo fácil de achar no lugar)
Abraços a todos
Eriksom
É isso aí.
Veja que no meu caso (pneus Maxxis), não existe recomendação de uso no site do fabricante...No site nacional ainda existe uma OBSERVAÇÂO embaixo da tabela de diâmetros/talas: "consulte o manual do seu veículo para calibragem".
Em relação ao freio, dá uma bisoiada aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59206&highlight=pin%E7as+freio+troller
abrs,
VOVÔ DO TROLLER
28/08/2010, 20:06
Saudações, Trolleteiros!
Quando estou com tempo, escarafuncho os tópicos do 4x4brasil à procura das informações que desejo, sobre os mais diversos assuntos, relacionados aos Trollers. O que percebo é que, infelizmente, alguns temas, ou muitos deles, são duvidosos, sem respostas precisas (talvez porque as respostas certas realmente não existam, ou somente existam nas cabeças de alguns).
Bem, criei o tópico para que os usuários possam colocar aqui suas percepções em relação às Meias verdades, ou Meias Mentiras.
Minha contribuição inicial é sobre rodas e pneus, mais precisamente em quais rodas montar pneus grandes. Fiquei com tanta dúvida que resolvi (no susto) colocar pneus 33x12,5 em roda 15x8 com offset-25. Não sei se
é melhor escolha, ou se é a mais econômica,ou se é a mais estável (no sentido de forçar o conjunto e propiciar quebras). Vejo tudo quanto é jeito de montá-las. :!:
E Já li de tudo: rodas 15x7 (originais do troller 06-2010) calçando pneus 33x12,5; 33x13,5(mudzilla); e até 35". E o povo usa espaçador de roda na
bôa! Pergunta pra quem usa se ele acha que quebra mais (ou força mais o conjunto). Acho que a resposta seria, não!:pensativo:
Calibragem de pneus 32/33" em diversas situações (sem uso de beadlocks). temos que fazer uma média das informações disponíveis, apesar de alguns jurarem que existe um limite que, se transposto, dá merda:
asfalto: variando de 24 a 35psi
lama: 12 a 20psi
areia: 12 a 20psi. Agora, pergunta quantos já destalonaram...:pensativo:
Falta estatística na vida dos jipeiros! rs
BOA noite Rodrigo e parabéns pela abertura deste tópico. Também já li muita coisa no forum e não cheguei a qualquer conclusão, ainda. Eu estou com um T4 3.0, aro 16, ainda original (só com o snorkel) e tenho dúvidas com relação à colocação de pneus maiores. Rodrigo, você colocou as rodas da Rodaza ( ex-Mangels)? com off set neg de 25? Está gostando dos pneus Big Horn? Está satisfeito com conjunto rodas/pneus? Com estas rodas e estes pneus, tenho que fazer alguma moficação no carro? Muito obrigado e um ótimo domingo. Abs. Válter
rodrigot4
29/08/2010, 08:34
BOA noite Rodrigo e parabéns pela abertura deste tópico. Também já li muita coisa no forum e não cheguei a qualquer conclusão, ainda. Eu estou com um T4 3.0, aro 16, ainda original (só com o snorkel) e tenho dúvidas com relação à colocação de pneus maiores. Rodrigo, você colocou as rodas da Rodaza ( ex-Mangels)? com off set neg de 25? Está gostando dos pneus Big Horn? Está satisfeito com conjunto rodas/pneus? Com estas rodas e estes pneus, tenho que fazer alguma moficação no carro? Muito obrigado e um ótimo domingo. Abs. Válter
VBELTRAM,
As rodas são importadas (US WHEELS), vendidas pela MARISCO OFFROAD (eles estão na parte de anúncios particulares do fórum), pode comprar sem medo, 100% garantido. Os pneus comprei da 4crawl (também anunciam aqui no fórum) do meu xará, Rodrigo (100% confiável também).
Preferi esperar e comprar as rodas US porque o cara que talvez mais entenda de rodas em BH me disse que a rodaza não é, nem de perto, igual a mangels! Ponto final.
Os pneus maxxis são macios,tranquilo rodar com eles no dia a dia, sem quase nenhuma vibração. Muito bons em erosôes e pedras. Ainda não rodei em lama. Sem necessidade de nenhuma adaptação se utilizar offset-25.
abrs,
rodrigot4
29/08/2010, 08:38
Corrigindo, Os anúncios dos referidos vendedores estão na parte de anunciantes e não de particulares.
O aro de sua roda, se original da Troller, é 15 e não 16.
abrs,
VOVÔ DO TROLLER
29/08/2010, 15:25
Corrigindo, Os anúncios dos referidos vendedores estão na parte de anunciantes e não de particulares.
O aro de sua roda, se original da Troller, é 15 e não 16.
abrs,
Valeu Rodrigo. Obrigado pelas informações. Assim que der tb vou de rodas US WHEELS e de BH 33. Pelo que eu entendi estas rodas US Wh... tem off set negativo de 25. É isto mesmo? Realmente, com relação às rodas, me enganei. O meu T4 tb tem as rodas originais aro 15 ( por ter tido Tracker por 3 anos, estava com o aro 16 na cabeça). Abs e mais uma vez obrigado. Válter.
VBELTRAM,
As rodas são importadas (US WHEELS), vendidas pela MARISCO OFFROAD (eles estão na parte de anúncios particulares do fórum), pode comprar sem medo, 100% garantido. Os pneus comprei da 4crawl (também anunciam aqui no fórum) do meu xará, Rodrigo (100% confiável também).
Preferi esperar e comprar as rodas US porque o cara que talvez mais entenda de rodas em BH me disse que a rodaza não é, nem de perto, igual a mangels! Ponto final.
Os pneus maxxis são macios,tranquilo rodar com eles no dia a dia, sem quase nenhuma vibração. Muito bons em erosôes e pedras. Ainda não rodei em lama. Sem necessidade de nenhuma adaptação se utilizar offset-25.
abrs,
Rodrigo,
Com as rodas com tala 8" e offset -25, teve necessidade de regular o esterçamento da direção? Os pneus também não ficaram raspando nos parachoques?
Outra dúvida que eu tenho é se ao utilizar rodas com offset negatido, os pneus não ficaram raspando na borda dos paralamas, quando a suspensão trabalha, principalmente em trilhas com erosões, ?
Obrigado!
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"
rodrigot4
29/08/2010, 18:15
Rodrigo,
Com as rodas com tala 8" e offset -25, teve necessidade de regular o esterçamento da direção? Os pneus também não ficaram raspando nos parachoques?
Outra dúvida que eu tenho é se ao utilizar rodas com offset negatido, os pneus não ficaram raspando na borda dos paralamas, quando a suspensão trabalha, principalmente em trilhas com erosões, ?
Obrigado!
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"
Pode virar tudo que não pega em nada. Se os amortecedores pegarem quando a suspensão trabalha (o que não aconteceu) é fácil de resolver, com calço na suspensão. Mas no meu caso não pegou em nada, ainda.
abrs,
samukanvas
29/08/2010, 21:56
Fala Rodrigo, tudo bom? Curtindo o troller? :concordo:
Muito legal seu tópico e tb muito importante.
Acrescento que o uso que damos ao nossos carros (e no caso ao troller) é um pouco diferente do recomendado pelo fabricante, pois o recomendado é geralmente 100% asfalto. Dificilmente vemos "recomendações off-road" com preparação. O que temos é algo relativo ao original apenas.
Então, com isso, acabam se perdendo ou se fundindo vários relatos de configurações para cada carro. Alguns gostam e outros não de cada configuração. O que acaba se tornando bem confuso.
O que eu poderia acrescentar é que tudo depende do seu uso mesmo e sempre temos que relacionar isso a configuração do nosso carro. Se gostamos de erosão, compramos amortecedores maiores e trabalhamos na suspensão e redução. Se gostamos de areia necessitamos de potência, estabilidade, centro de gravidade. O original serve muito bem. E por aí vai...
No fundo, meu amigo, seria legal formatar um banco de dados (que acredito que seja o que tenta com esse tópico) para se ter uma boa referência do que funfa no troller sem dor de cabeça :concordo: Excelente iniciativa!!
Abração :concordo:
rodrigot4
30/08/2010, 07:01
Fala Rodrigo, tudo bom? Curtindo o troller? :concordo:
Muito legal seu tópico e tb muito importante.
Acrescento que o uso que damos ao nossos carros (e no caso ao troller) é um pouco diferente do recomendado pelo fabricante, pois o recomendado é geralmente 100% asfalto. Dificilmente vemos "recomendações off-road" com preparação. O que temos é algo relativo ao original apenas.
Então, com isso, acabam se perdendo ou se fundindo vários relatos de configurações para cada carro. Alguns gostam e outros não de cada configuração. O que acaba se tornando bem confuso.
O que eu poderia acrescentar é que tudo depende do seu uso mesmo e sempre temos que relacionar isso a configuração do nosso carro. Se gostamos de erosão, compramos amortecedores maiores e trabalhamos na suspensão e redução. Se gostamos de areia necessitamos de potência, estabilidade, centro de gravidade. O original serve muito bem. E por aí vai...
No fundo, meu amigo, seria legal formatar um banco de dados (que acredito que seja o que tenta com esse tópico) para se ter uma boa referência do que funfa no troller sem dor de cabeça :concordo: Excelente iniciativa!!
Abração :concordo:
Ainda tô esperando meu orçamento, xará! Gostaria de pagar o guincho em umas 36x...rs
A idéia inicial era uma planilha, simples, espécie de votação. Constariam ano do carro, e as preparações mais utilizadas; rodas com offset-, espaçadores de roda, calços de suspensão e carroceria, pneus maiores. Aí, simplesmente abriríamos espaço para relatos de quebras, problemas, etc, etc, etc...
Infelizmente, o layout do site não abre espaço para que nós,usuários, façamos isto.
abrs,
Zegenesio
30/08/2010, 10:49
Ei Rodrigo, muito legal a sua proposta, essa de coletar informações "oficiais" dos fabricantes e compará-las ao uso frequente...
Ainda sobre pneus, ou sobre o pneu ideal, tem um tópico muito bom por aqui, só não me recordo o nome Rodrigo, que fala muito sobre pneus largos e finos, principalmente em relação a lama...
Valeu!
Pneus FINOS X LARGOS trilhas com atoleiros e erosões, é o tòpico.
Tá quase tudo lá, pneus muito largos e altos às vezes complica, é como dieta para emegrecer, existe muitas porque não tem uma boa, é só deixar de comer. Pneu ajuda, mas a munheca do piloto ajuda mais.
Eu uso a rodagem original do Troller no dia a dia e areia, e rodas de ferro de D20 com pneus recapados Mamute na lama, se a trilha não for muito pesada eu passo.:mrgreen:
Pode virar tudo que não pega em nada. Se os amortecedores pegarem quando a suspensão trabalha (o que não aconteceu) é fácil de resolver, com calço na suspensão. Mas no meu caso não pegou em nada, ainda.
abrs,
Rodrigo,
Agradeço pelas dicas. Infelizmente, tenho uma limitação grande com relação à altura (2m) da garagem do prédio onde moro, por isso, a colocação de calços na suspensão se torna inviável para mim.:(
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"