Ver Versão Completa : Quebras perigosas!!!
fabiano soriano
17/07/2010, 01:15
Gostaria de abrir esse tópico para mostrar alguns pontos de quebra de peças importantes de segurança, que aconteceram comigo e que talvez este tópico sirva para mais pessoas que ainda não passaram por tais experiências e que devem abrir o olho e também para outras pessoas que tiveram outras experiências de quebras e até acidentes, devido a alguma anomalia ocorrida, ou alguam alteração inadequada.
Para minha sorte, eu estava muito devagar com a band quando estas quebras ocorreram.
1ª ocorreu com a minha band longa com eixos semi-flutuantes, depois de uma viagem para joanópolis e várias estradas de terra e subidas em morros, voltei pra sumaré city e saindo com uns amigos pra tomar uma cerveja fui atravessar um canteiro central, que por sinal era "nada" tomando como base os buracos que enfiei a band nas últimas viagens e quando passei com os eixos traseiros, só ouvi o estálo e a minha roda traseira esquerda aparecendo inteirinha no meu retrovisor....era o semi eixo que se partiu e já estava soltando a minha roda esquerda.
Minha sorte que aconteceu com o jipe quase parado, verificamos que o semi eixo já estava bem surrado, agora imaginem esta quebra em uma rodovia?:shock: (não tenho fotos deste episódio, pois foi em 2000 e eu não tinha tecnologia digital na epoca)
2ª ocorreu com minha band atual, com o braço pitman da direção, estava eu, ansioso para instalar os meus amortecedores rancho novos e estava voltando pra casa pra começar a retirar os amortecedores a gás cofap e colocar os rancho....umas 3 ruas pra chegar em casa, ao fazer a curva para direita, escutei um estálo e a direção ficou levissima, porém, descontroladissima...era a merda do pitman rompido, parei o jipe e o "estacionei" próximo a guia. resultado R$ 95,00 para o novo pitman no Chico toyota e mais 2 horas para trocar a peça na rua. Foi verificado que o pitman estava com uma trinca muito antiga e quando forcei para passar na valeta de água de chuva na curva ele terminou de rasgar. Minha sorte é que também estava bem devagar e dentro da cidade, agora imaginem descendo uma serra, exemplo a serra para chegar em Ubatuba?:shock: (segue fotos da peça com detalhe para a trinca)
Aos desavisados....favor verificar estes itens, pois a brincadeira é boa:dance:....mais é muito séria.:roll:
Se alguém puder relatar mais alguma experiência como estas, seria muito bom.
Abraços
Fernando Massad
17/07/2010, 06:37
Boa iniciativa a sua.
Isso tudo é fadiga de material. Veja que as peças que vc mencionou que quebraram suportam muito esforço nas trilhas, e acabam por quebrar mesmo. É o risco com qual inevitavelmente temos que conviver.
Comigo aconteceu de quebrar o braço do terminal da direção da cúpula do munhão do Willys, que deixou o jipe totalmente sem direção. A sorte é que estava entre amigos e um outro jipeiro tinha a peça de reserva e me ajudou. 2 horas parado na trilha, churrasco e cerveja rolando enquanto eu trocava a danada (pelo menos teve esse lado positivo). Como vc, tive sorte que estava iniciando uma subida em erosões, bem devagar. Se fosse na estrada....
Abraço
Legal o tópico.
Vale a pena dar uma conferida neste aqui também: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75855
"1ª ocorreu com a minha band longa com eixos semi-flutuantes, depois de uma viagem para joanópolis e várias estradas de terra e subidas em morros, voltei pra sumaré city e saindo com uns amigos pra tomar uma cerveja fui atravessar um canteiro central, que por sinal era "nada" tomando como base os buracos que enfiei a band nas últimas viagens e quando passei com os eixos traseiros, só ouvi o estálo e a minha roda traseira esquerda aparecendo inteirinha no meu retrovisor....era o semi eixo que se partiu e já estava soltando a minha roda esquerda.
Minha sorte que aconteceu com o jipe quase parado, verificamos que o semi eixo já estava bem surrado, agora imaginem esta quebra em uma rodovia?:shock: (não tenho fotos deste episódio, pois foi em 2000 e eu não tinha tecnologia digital na epoca)"
Comigo aconteceu algo parecido, mas quebrou aquele braço que sai da direção hidraulica (pensei que fosse esse o pitman?!). E o pior, o mecanico que arrumei na hora pra me ajudar fez a burrada de tirar essa peça na pancada e não com um sacador. Conclusão: arrebentou minha caixa de direção hidráulica inteira.
Aqui na região de Campinas (Sumaré como o amigo Fabiano) seu Chico Toyota é o cara certo. Nesses 7 anos de Band, nunca vi ninguem mexer nos brinquedos como ele.
Valeu
Mitroto
alexandre diniz
17/07/2010, 17:30
boa colocação sobre o seu Chico
vale lembrar q ate um tempo atras tinha em campinas tbem a mecanica da Tor Off road com os mecanicos Paulo, Tonho e Renato
que por sinal Paulo e Tonho assim que sairam e até hj trabalham juntos com seu chico
ai formou um trio que conhecem muito as bandeirantes e são gente honesta
dificil encontrar hj em dia
em campinas com certeza se temos de indicar alguem é esse trio
guilhermeabreu
17/07/2010, 19:45
ACONTECEU COMIGO
No meu ENGESA antes de colocar EIXOS FLUTUANTES , tem o tópico sobre este caso .
PNEUS 33" OU MAIORES , " TEM QUE COLOCAR FLUTUANTE " PARA SUA SEGURANÇA E DE SUA FAMÍLIA .
Não vou relatar tudo , pois já tem este relato no forum , MAS CAIU A RODA TRASEIRA POR TER QUEBRADO O SEMIEIXO sorte que estava a 30km/h , NÃO ACHO QUE FOI SORTE , " TENHO CERTEZA QUE FOI A MÃO DE DEUS " .
ABRAÇO A TODOS , e não deixe de colocar FLUTUANTES na traseira se usar pneus 33" ou maiores e/ou rodas com OFF-SET muito negativos como -44 como tem nas BBS tala 10" , com pneus 33" é semieixo quebrado na certa , este foi meu caso .
Fernando Massad
17/07/2010, 20:12
É isso aí Guilherme, sem querer desviar o assunto (mas já desviando um pouco) na verdade é sempre a mão de Deus e não sorte...
fabiano soriano
17/07/2010, 21:38
ACONTECEU COMIGO
No meu ENGESA antes de colocar EIXOS FLUTUANTES , tem o tópico sobre este caso .
PNEUS 33" OU MAIORES , " TEM QUE COLOCAR FLUTUANTE " PARA SUA SEGURANÇA E DE SUA FAMÍLIA .
Não vou relatar tudo , pois já tem este relato no forum , MAS CAIU A RODA TRASEIRA POR TER QUEBRADO O SEMIEIXO sorte que estava a 30km/h , NÃO ACHO QUE FOI SORTE , " TENHO CERTEZA QUE FOI A MÃO DE DEUS " .
ABRAÇO A TODOS , e não deixe de colocar FLUTUANTES na traseira se usar pneus 33" ou maiores e/ou rodas com OFF-SET muito negativos como -44 como tem nas BBS tala 10" , com pneus 33" é semieixo quebrado na certa , este foi meu caso .
Guilherme...é isso mesmo, já comprei meu kit eixo flutuante da macrotorque, só falta chegar e instalar, pois meus pneus também são de 33".
Não é que os eixos semi-flutuante na traseira não dão conta do recado, pelo contrário, aguentam e muito, porém, vc tem que ter certeza que estão novos e sem nehuma avaria. MANUTENÇÃO, CHECAGEM, MANUTENÇÃO, CHECAGEM.
Lembrei de outra m3rda que deu também na minha band longa:
Fui até a Reserva da Juréia com 6 pessoas e tralha para acampamento, cozinha e tudo mais. A estrada de terra até chegar na barra do Una é horrível cheio de costelinha e buracos, pra ir foi tudo bem, mas na volta, quando retornei para rodovia e descendo uma serrinha que tem por ali, senti o pedal do freio afundar, como se tivesse pisado numa bosta de vaca feita na hora..........Na serra, sem freio, ainda bem que eu tava de band....hehehe, quando terminou a serra chegando na promeira oficina aberta, verificamos que a tubulação de cobre do fluído de freio traseiro sacudiu tanto na estrada de terra que fez uma fissura no caninho e daí me deixou sem freio, quebrou bem na tubulação que fica em cima do diferencial traseiro, acho que estava roçando num ponto de fixação e com a trepidação ele rompeu.
Mais 3 horas parado para o mecanico fazer refazer a tubulação e a conexão de união.
guilhermeabreu
17/07/2010, 23:41
É isso aí Guilherme, sem querer desviar o assunto (mas já desviando um pouco) na verdade é sempre a mão de Deus e não sorte...
AMIGO FERNANDO MASSAD
Com CERTEZA ABSOLUTA .
NADA EM NOSSA VIDA É POR ACASO , TUDO TEM UMA RAZÃO DE SER .
ABRAÇO e bom fim de semana .
guilhermeabreu
17/07/2010, 23:47
Guilherme...é isso mesmo, já comprei meu kit eixo flutuante da macrotorque, só falta chegar e instalar, pois meus pneus também são de 33".
Não é que os eixos semi-flutuante na traseira não dão conta do recado, pelo contrário, aguentam e muito, porém, vc tem que ter certeza que estão novos e sem nehuma avaria. MANUTENÇÃO, CHECAGEM, MANUTENÇÃO, CHECAGEM.
Lembrei de outra m3rda que deu também na minha band longa:
Fui até a Reserva da Juréia com 6 pessoas e tralha para acampamento, cozinha e tudo mais. A estrada de terra até chegar na barra do Una é horrível cheio de costelinha e buracos, pra ir foi tudo bem, mas na volta, quando retornei para rodovia e descendo uma serrinha que tem por ali, senti o pedal do freio afundar, como se tivesse pisado numa bosta de vaca feita na hora..........Na serra, sem freio, ainda bem que eu tava de band....hehehe, quando terminou a serra chegando na promeira oficina aberta, verificamos que a tubulação de cobre do fluído de freio traseiro sacudiu tanto na estrada de terra que fez uma fissura no caninho e daí me deixou sem freio, quebrou bem na tubulação que fica em cima do diferencial traseiro, acho que estava roçando num ponto de fixação e com a trepidação ele rompeu.
Mais 3 horas parado para o mecanico fazer refazer a tubulação e a conexão de união.
FABIANO SORIANO
Realmente os semi-flutuantes na traseira DÃO CONTA DO RECADO MAS COM OS " PNEUS E RODAS ORIGINAIS " , eles foram projetados pra aguentar todo o serviço proposto pelo fabricante , agora chegamos nós e mudamos tudo PRA FICAR BONITO , e sem nenhum cálculo estrutural , aí é FERRO NA CERTA .
Já fui na reserva da Juréia e na barra do Una , lugar paradisíaco , tem uma puta de uma área de camping lá , me deu vontade de acampar lá , gosto de pescar em rio e lá deve ser excelente para ROBALOS . Conheço a estradinha toda , é ísto mesmo que vc relatou .
É por ísto que todos os meus caninhos de freio são de ferro , APODRECEM COM O CUPIM DE FERRO mas são mais resistentes as trepidações .
ABRAÇO
Casa da transmissão4x4
18/07/2010, 08:15
Gostaria de abrir esse tópico para mostrar alguns pontos de quebra de peças importantes de segurança, que aconteceram comigo e que talvez este tópico sirva para mais pessoas que ainda não passaram por tais experiências e que devem abrir o olho e também para outras pessoas que tiveram outras experiências de quebras e até acidentes, devido a alguma anomalia ocorrida, ou alguam alteração inadequada.
Para minha sorte, eu estava muito devagar com a band quando estas quebras ocorreram.
1ª ocorreu com a minha band longa com eixos semi-flutuantes, depois de uma viagem para joanópolis e várias estradas de terra e subidas em morros, voltei pra sumaré city e saindo com uns amigos pra tomar uma cerveja fui atravessar um canteiro central, que por sinal era "nada" tomando como base os buracos que enfiei a band nas últimas viagens e quando passei com os eixos traseiros, só ouvi o estálo e a minha roda traseira esquerda aparecendo inteirinha no meu retrovisor....era o semi eixo que se partiu e já estava soltando a minha roda esquerda.
Minha sorte que aconteceu com o jipe quase parado, verificamos que o semi eixo já estava bem surrado, agora imaginem esta quebra em uma rodovia?:shock: (não tenho fotos deste episódio, pois foi em 2000 e eu não tinha tecnologia digital na epoca)
2ª ocorreu com minha band atual, com o braço pitman da direção, estava eu, ansioso para instalar os meus amortecedores rancho novos e estava voltando pra casa pra começar a retirar os amortecedores a gás cofap e colocar os rancho....umas 3 ruas pra chegar em casa, ao fazer a curva para direita, escutei um estálo e a direção ficou levissima, porém, descontroladissima...era a merda do pitman rompido, parei o jipe e o "estacionei" próximo a guia. resultado R$ 95,00 para o novo pitman no Chico toyota e mais 2 horas para trocar a peça na rua. Foi verificado que o pitman estava com uma trinca muito antiga e quando forcei para passar na valeta de água de chuva na curva ele terminou de rasgar. Minha sorte é que também estava bem devagar e dentro da cidade, agora imaginem descendo uma serra, exemplo a serra para chegar em Ubatuba?:shock: (segue fotos da peça com detalhe para a trinca)
Aos desavisados....favor verificar estes itens, pois a brincadeira é boa:dance:....mais é muito séria.:roll:
Se alguém puder relatar mais alguma experiência como estas, seria muito bom.
Abraços
Fabiano um amigo vendeu a toyota band dele por que todo final de semana andava cerca de 400 km com ela e certo dia ele fazendo um balão bem atras de uma carreta um terminal de direção quebrou apesar dele estár devagar subiu por cima do balãoe um baita susto, daí vendeu a toyota band e comprou um carro de passeio.
guilhermeabreu
18/07/2010, 18:51
Fabiano um amigo vendeu a toyota band dele por que todo final de semana andava cerca de 400 km com ela e certo dia ele fazendo um balão bem atras de uma carreta um terminal de direção quebrou apesar dele estár devagar subiu por cima do balãoe um baita susto, daí vendeu a toyota band e comprou um carro de passeio.
DANILOROCSTA
Este amigo seu deverá ter o mesmo susto com o automóvel de passeio , pq a ponteira de direção qdo chega a quebrar é pq andou muito tempo com folga e barulho e este amigo não ouviu nada , ou seja : ele NÃO FEZ E NÃO DEVE FAZER NENHUMA MANUTENÇÃO PREVENTIVA , LOGO : É QUEBRA NA CERTA , posso estar enganado , mas no meu ENGESA e na minha SW4 SEMPRE TIVE SINAIS E SINTOMAS DE ALGUMA PEÇA COM DESGASTE E PRESTES A DAR UMA QUEBRA .
POSSO ESTAR ENGADO , mas acho que este é o caso deste amigo seu .
fabiano soriano
18/07/2010, 20:58
Bom, com estes problemas de quebra que tive, comecei a aprender bastante coisa e ficar mais esperto com relação a manutenção da band e pra que estes sustos não aconteçam mais. Agora, o seu amigo ter vendido a band por causa de falta de checagem dos terminais acho que não fez muito sentido. Com um simples chacoalhão com a mão nos terminais de direção, já daria pra evitar este susto e detectar a folga nos terminais antes da quebra....agora...vender a band por este motivo????:putz:acho que não hein!!!
Casa da transmissão4x4
18/07/2010, 22:03
DANILOROCSTA
Este amigo seu deverá ter o mesmo susto com o automóvel de passeio , pq a ponteira de direção qdo chega a quebrar é pq andou muito tempo com folga e barulho e este amigo não ouviu nada , ou seja : ele NÃO FEZ E NÃO DEVE FAZER NENHUMA MANUTENÇÃO PREVENTIVA , LOGO : É QUEBRA NA CERTA , posso estar enganado , mas no meu ENGESA e na minha SW4 SEMPRE TIVE SINAIS E SINTOMAS DE ALGUMA PEÇA COM DESGASTE E PRESTES A DAR UMA QUEBRA .
POSSO ESTAR ENGADO , mas acho que este é o caso deste amigo seu .
Bom, com estes problemas de quebra que tive, comecei a aprender bastante coisa e ficar mais esperto com relação a manutenção da band e pra que estes sustos não aconteçam mais. Agora, o seu amigo ter vendido a band por causa de falta de checagem dos terminais acho que não fez muito sentido. Com um simples chacoalhão com a mão nos terminais de direção, já daria pra evitar este susto e detectar a folga nos terminais antes da quebra....agora...vender a band por este motivo????:putz:acho que não hein!!!
Pessoal a quebra não foi na rotula por causa de folga(porque não estava folgada), mas foi na divisa da rosca com a cabeça do terminal da direção, talves tivesse sido empenada e alguem desempenou e com isso enfraqueceu o terminal :putz::putz:.
Quanto a venda da toyota ela foi vendida por medo de acontecer algo parecido novamente (alegou que a toyota era velha), ele disse que só compraria um jipe se fosse mais novo.
Sou muito fã da band, se tivesse acontecido algo assim comigo eu teria colocado terminais mais reforçados, mecanismos mais reforçados e não vendido, acho que como ele andava muito em asfalto com esse acontecimento ele acabou desanimando.:pensativo::pensativo::pensativo:
elmestizo
18/07/2010, 22:49
Ops...
Pessoal,
Menos, bem menos...
Estamos falando de carros com mais de 20 anos, que teve seu uso severo e provavelmente nunca foi trocado. Idem ao feixe de molas, que todo mundo reclama que é duro, mas seu tempo de vida, leia-se fadiga de material, já passou da hora faz mto tempo.
A quebra do "bumerangue" é conhecida, e também frequente nas hilux. Moral da história: é mais um item a ser checado na compra de band.
Abrasss
guilhermeabreu
18/07/2010, 22:52
Pessoal a quebra não foi na rotula por causa de folga(porque não estava folgada), mas foi na divisa da rosca com a cabeça do terminal da direção, talves tivesse sido empenada e alguem desempenou e com isso enfraqueceu o terminal :putz::putz:.
Quanto a venda da toyota ela foi vendida por medo de acontecer algo parecido novamente (alegou que a toyota era velha), ele disse que só compraria um jipe se fosse mais novo.
Sou muito fã da band, se tivesse acontecido algo assim comigo eu teria colocado terminais mais reforçados, mecanismos mais reforçados e não vendido, acho que como ele andava muito em asfalto com esse acontecimento ele acabou desanimando.:pensativo::pensativo::pensativo:
DANILO ROCSTA
Com esta explicação , RETIRO O QUE DISSE , mas concordo com o FABIANO SORIANO , vender por este motivo , não acho que agiu correto , COMO DIZEM : RAIO NÃO CAI NO MESMO LUGAR DUAS VEZES , UI!!!!!!!!!!!!! caiu aqui no mesmo lugar hahahahahahahahaha , brincadeira , mas não se deve brincar com coisas serias e perigosas com esta que ele passou , só quem passa por um sufoco destes é que pode avaliar o que passou .
NINGUEM DEVE CRITICAR UMA ATITUDE DESTA QUE ELE TOMOU .
marciomogli
18/07/2010, 23:17
AMIGO FERNANDO MASSAD
Com CERTEZA ABSOLUTA .
NADA EM NOSSA VIDA É POR ACASO , TUDO TEM UMA RAZÃO DE SER .
ABRAÇO e bom fim de semana .
Com certeza ajuda Divina!:concordo:
Luiz André
19/07/2010, 13:11
Esse Problema eu não vou ter, minha caixa de direção jah foi colocada no lugar desse braço e reforçada!! mas agradece aí colega ao velhinho barbudo lá de cima q segurou esse braço aí pra vc e não deixou nada de mais grave acontecer!!
Acurvelo
20/07/2010, 10:46
ACONTECEU COMIGO
Guilhereme,
Eu estou usando os 33" e estou com diferencial comum. To com uma pulga atras da orelha agora, ando com a familia pra serra todo final de semana. Voce Ja tinha flutuante ou instalou?
Sds,
André
elmestizo
20/07/2010, 10:56
André,
Tá com duvida? troca a ponta de eixo por uma nova!
Abrass
guilhermeabreu
21/07/2010, 19:23
Guilhereme,
Eu estou usando os 33" e estou com diferencial comum. To com uma pulga atras da orelha agora, ando com a familia pra serra todo final de semana. Voce Ja tinha flutuante ou instalou?
Sds,
André
ACURVELO
Estou pertinho de vc , é vc que tem um ENGESA amrelo igual ao meu ?
MAS VAMOS A PULGA ATRAS DA SUA ORELHA .
Estava respondendo a vc , toquei o dedo em uma tecla aqui e sumiu tudo , pqp , estou muito P da vida , estava enorme a mensagem , mas vamos lá :
Qdo comprei o ENGESA não tinha flutuante , MAS DEPOIS QUE COLOQUEI RODAS BBS TALA 10" COM OFF-SET DE - 44 E PNEUS 33" começou meu sofrimento com as quebras , ora rolamento de roda traseira ora ponteiras de direção , perdí a conta de qtos troquei , daí pensei em colocar o flutuante e fui comprando devagar e guardando as peças .
Mas num dia eu indo trabalhar em Cardoso Moreira , só ando a 100/120 km/h , ao chegar em Cardoso Moreira na 1ª esquina o semi-eixo traseiro quebra e a RODA CAI , puts , foi DEUS que me segurou até alí com certeza .
Daí coloquei logo o flutuante na traseria e acabaram-se as quebras .
SUGIRO A VC O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL REDIRECIONAR SEU ORÇAMENTO PARA COLOCAR O FLUTUANTE O MAIS BREVE POSSÍVEL , ainda mais que vc faz passeios com a família na serra daí que muito bonita .
Sei que irá aparecer um monte de ENGESEIROS dizendo que tem pneus 33" sem flutuante e nunca quebraram nada , ÍSTO PROVAVELMENTE PQ ELES NÃO TEM OU NÃO USAM RODAS COM TALA 10" E OFF-SET DE -44 COMO EU USEI , aí sim irá durar mais com certeza , mas É CERTO QUE ELES ESTÃO ANDANDO NO LIMITE DA QUEBRA , SE NÃO QUEBRAR TUDO BEM , " MAS SE QUEBRAR , PODERÁ ACONTECER UMA TRAGÉDIA IRREPARÁVEL " .
Tire esta pulga atras da orelha e segue este meu conselho , pq vc ESTARÁ NO MÁXIMO PECANDO POR EXCESSO DE ZELO E NÃO POR OMISSÃO . O seu ENGESA ? FICARÁ COM A GARANTIA DE NUNCA MAIS TER A POSSIBILIDADE DE UMA RODA TRASEIRA CAIR .
Espero ter ajudado a tirar a pulga atras da sua orelha .
Vira e mexe eu estou indo aí em Macaé para resolver uns assuntos meus e qdo o meu ENGESA saír do estaleiro eu irei com ele e ligo pra vc para nos encontrarmos aí .
ABRAÇÃO
EM TEMPO
Se seu jipe for uma BAND , aí muda um pouco a estória , os semi-eixos da BAND são bem mais parrudos do que os do DANA44 , e se vc não usa RODAS com OFF-SET muito negativo , aí é tranquilo , não precisa de se preocupar . A BAND é bem superdimensionada nas suas peças .
Acurvelo
22/07/2010, 09:34
ACURVELO
Estou pertinho de vc , é vc que tem um ENGESA amrelo igual ao meu ?
MAS VAMOS A PULGA ATRAS DA SUA ORELHA .
Estava respondendo a vc , toquei o dedo em uma tecla aqui e sumiu tudo , pqp , estou muito P da vida , estava enorme a mensagem , mas vamos lá :
Qdo comprei o ENGESA não tinha flutuante , MAS DEPOIS QUE COLOQUEI RODAS BBS TALA 10" COM OFF-SET DE - 44 E PNEUS 33" começou meu sofrimento com as quebras , ora rolamento de roda traseira ora ponteiras de direção , perdí a conta de qtos troquei , daí pensei em colocar o flutuante e fui comprando devagar e guardando as peças .
Mas num dia eu indo trabalhar em Cardoso Moreira , só ando a 100/120 km/h , ao chegar em Cardoso Moreira na 1ª esquina o semi-eixo traseiro quebra e a RODA CAI , puts , foi DEUS que me segurou até alí com certeza .
Daí coloquei logo o flutuante na traseria e acabaram-se as quebras .
SUGIRO A VC O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL REDIRECIONAR SEU ORÇAMENTO PARA COLOCAR O FLUTUANTE O MAIS BREVE POSSÍVEL , ainda mais que vc faz passeios com a família na serra daí que muito bonita .
Sei que irá aparecer um monte de ENGESEIROS dizendo que tem pneus 33" sem flutuante e nunca quebraram nada , ÍSTO PROVAVELMENTE PQ ELES NÃO TEM OU NÃO USAM RODAS COM TALA 10" E OFF-SET DE -44 COMO EU USEI , aí sim irá durar mais com certeza , mas É CERTO QUE ELES ESTÃO ANDANDO NO LIMITE DA QUEBRA , SE NÃO QUEBRAR TUDO BEM , " MAS SE QUEBRAR , PODERÁ ACONTECER UMA TRAGÉDIA IRREPARÁVEL " .
Tire esta pulga atras da orelha e segue este meu conselho , pq vc ESTARÁ NO MÁXIMO PECANDO POR EXCESSO DE ZELO E NÃO POR OMISSÃO . O seu ENGESA ? FICARÁ COM A GARANTIA DE NUNCA MAIS TER A POSSIBILIDADE DE UMA RODA TRASEIRA CAIR .
Espero ter ajudado a tirar a pulga atras da sua orelha .
Vira e mexe eu estou indo aí em Macaé para resolver uns assuntos meus e qdo o meu ENGESA saír do estaleiro eu irei com ele e ligo pra vc para nos encontrarmos aí .
ABRAÇÃO
EM TEMPO
Se seu jipe for uma BAND , aí muda um pouco a estória , os semi-eixos da BAND são bem mais parrudos do que os do DANA44 , e se vc não usa RODAS com OFF-SET muito negativo , aí é tranquilo , não precisa de se preocupar . A BAND é bem superdimensionada nas suas peças .
Guilherme,
Eu possuo uma Bandeirante Jipe. E sou um tanto inesperiente em Jeeps, Mas o final de seu comentario me deixa mais tranquilo. :putz:
Amigo, venha pra cá e me informe. Terei maior satisfaçao em conhece-lo pessoalmente e darmos uns passeios por aki que relamente é lindo. Tenho uma casa no Frade que dista uns 60km de Macaé que sempre passo os fins de semana e faço meus passeios. To esperando o contato.
Valeu!!:dance:
André
guilhermeabreu
23/07/2010, 16:23
Guilherme,
Eu possuo uma Bandeirante Jipe. E sou um tanto inesperiente em Jeeps, Mas o final de seu comentario me deixa mais tranquilo. :putz:
Amigo, venha pra cá e me informe. Terei maior satisfaçao em conhece-lo pessoalmente e darmos uns passeios por aki que relamente é lindo. Tenho uma casa no Frade que dista uns 60km de Macaé que sempre passo os fins de semana e faço meus passeios. To esperando o contato.
Valeu!!:dance:
André
NOVO AMIGO ANDRÉ
Valeu , obrigado pelo convite , com certeza qdo der dou um toque pra gente se encontrar .
ABRAÇÃO
toyotabike
28/07/2010, 19:10
Olá amigos ,, outra coisa importante é sempre checar o aperto dos parafusos de rodas ,,,
eu tinha uma band que era eixo semi , vivia com medo de que a roda fosse embora srsrsr ,,,,
depois comprei uma band mais nova ,, já com eixos flutuantes
por descaso meu desde quando peguei a band só andei e nunca conferi os apertos
Dai um dia a roda se foi kkkkkkk,, só ouvi o barulho e a roda passando por min ,,
comclusão tava solta e cortou os parafusos ,, deu um trab mas consertamos
então sempre reaperto em tudo
abraços
guilhermeabreu
28/07/2010, 19:51
Olá amigos ,, outra coisa importante é sempre checar o aperto dos parafusos de rodas ,,,
eu tinha uma band que era eixo semi , vivia com medo de que a roda fosse embora srsrsr ,,,,
depois comprei uma band mais nova ,, já com eixos flutuantes
por descaso meu desde quando peguei a band só andei e nunca conferi os apertos
Dai um dia a roda se foi kkkkkkk,, só ouvi o barulho e a roda passando por min ,,
comclusão tava solta e cortou os parafusos ,, deu um trab mas consertamos
então sempre reaperto em tudo
abraços
Aconteceu algo parecido comigo , é que qdo estava usando rodas de liga leve as porcas fechadas não alcançaram as rodas para darem apertos nelas , as porcas estavam apertadas , MAS AS RODAS ESTAVAM FOLGADAS , daí foi arrombando os furos das rodas que quase tive perda total delas , senti barulho de algo folgado e qdo ví ? Puts quase perdí as rodas , tive que embuchar as mesmas com bucha de aço .
fabiano soriano
28/07/2010, 22:09
Aconteceu algo parecido comigo , é que qdo estava usando rodas de liga leve as porcas fechadas não alcançaram as rodas para darem apertos nelas , as porcas estavam apertadas , MAS AS RODAS ESTAVAM FOLGADAS , daí foi arrombando os furos das rodas que quase tive perda total delas , senti barulho de algo folgado e qdo ví ? Puts quase perdí as rodas , tive que embuchar as mesmas com bucha de aço .
Também uso estas porcas fechadas cromadas, quando as coloquei me pareceu que tinha espaço para aperto dentro da porca, mas acho que vou re-checar com um paquimetro para ter certeza e não correr o risco de cortar os parafusos das rodas.
Além de manter um plano de re-aperto, pra ficar tranquilo.
boa dica:concordo:
Alguém está por dentro de quanto está custando um kit flutuante para a band atualmente?
[]'s
Respondendo a mim mesmo, recebi um e-mail da Macrotorque...
Kit completo flutuante Toyota: R$2.300,00 àv.
Kit mangas de eixo dianteiras reforçadas: R$850,00 àv.
Mais infos em anexo.
[]'s
Bom, aqui na firma a gente tem uma Band pickup que já recebeu o apelido de "Sãopaulina"(bricou ela solta a rodinha...) e ocorreu comigo em um levantamento, eu estava em um sitio de um cliente e depois de mapear o local com o GPS, fui manobrar a sãopaulina pra sair do sitio, aí deu aquele estalo na traseira e vi o semi-eixo sair quase inteiro, o problema é que eonde eu estava era impossivel de ser resgatado(uma baita ladeira de pedras soltas), aí o jeito fou engatar a tração dianteira e seguir até a estrada onde o resgate foi feito.
bandoleiro
30/01/2011, 03:18
Hoje tomei um susto com uma quebra que está me preocupando muito, porque faz três meses que troquei todos os terminais de direção e revisei o sistema. Quebrou o pino que sai do braço pitman para o primeiro terminal da barra de direção. Não preciso dizer que fiquei sem direção andando em uma via rápida de Porto Alegre. Na hora apenas pisei no freio e consegui parar o carro sem bater em nada. Porém tenho que admitir que pelo menos agora estou sem confiança no sistema, pois realmente não houve aviso de quebra, quebrou do nada. Segunda feira já providenciarei outro braço pitman, mas tenho que admitir que agora fiquei com medo de andar em estradas a uma velocidade maior. Depois do desabafo, fica uma pergunta: tem como superdimencionar esse sistema de direção? Existe alguma receita pronta e aprovada? Na boa, a essa altura o que eu queria era um hydro assist, que mesmo devendo ser caro se trouxer segurança vale a pena.
fabiano soriano
30/01/2011, 08:41
Bandoleiro, vc verificou se na parte d pino que quebrou ele apresentava algum sinal de cisalhamento (efeito de movimento cortante) entre o pino e o terminal olhal, porque geralmente quando ocorre uma quebra de um braço, ou de um pino, a band está um uma inclinação ou um buraco muito grande e com o sistema de direção todo virado (direita ou esquerda) sendo exigido além da capacidade, ocorrendo um esforço que ele não aguenta e quebra, ou já apresentava sinais de desgaste da peça e que com um esforço menor, terminou de quebrar. Mas se vc estava em um via rápida sem esforçar a direção, é preciso uma análise mais detalhada, pois não era pra acontecer isso assim....do nada:pensativo:
bandoleiro
30/01/2011, 21:24
Bandoleiro, vc verificou se na parte d pino que quebrou ele apresentava algum sinal de cisalhamento (efeito de movimento cortante) entre o pino e o terminal olhal, porque geralmente quando ocorre uma quebra de um braço, ou de um pino, a band está um uma inclinação ou um buraco muito grande e com o sistema de direção todo virado (direita ou esquerda) sendo exigido além da capacidade, ocorrendo um esforço que ele não aguenta e quebra, ou já apresentava sinais de desgaste da peça e que com um esforço menor, terminou de quebrar. Mas se vc estava em um via rápida sem esforçar a direção, é preciso uma análise mais detalhada, pois não era pra acontecer isso assim....do nada:pensativo:
Pois é Fabiano, do nada eu sei que não aconteceu. O pino quebrou bem na parte que é soldada no pitman. Provavelmente essa peça já estava cisalhada e terminou de quebrar sem grande esforço. O que me encuca é que revisei todo o sistema de direção pouco tempo atráz e visualmente não identifiquei nada. O que vou fazer agora é começar a trocar essas peças com uma certa frequência de tempo, pois não são caras e eu fiquei meio encucado com segurança após um acidente que sofri a quase 4 anos atráz, em que fiquei 10 dias em coma e tive que fazer algumas cirurgias para tentar arrumar os estragos. Esse fato me deixou meio cabreiro em relação a segurança. Não sei se o fato de utilizar pneus 33 em tala 10 possa ter ocasionado isso.
guilhermeabreu
30/01/2011, 22:28
CARO BANDOLEIRO
Realmante é uma situação muito delicada ainda mais que vc já passou por outro acidente violento .
Mas eu te sugiro em comprar um PÍTMAN original numa concessionária TOYOTA , eu nunca ouví falar que um PíTMAN de uma BAND tivesse quebrado , MAS TODA PEÇA TEM UMA VIDA ÚTIL , quem sabe a sua já esta no fim desta vida útil .
Habitualmente as quebras de peças fortes de aço nem sempre ocorre no momento de um GRANDE ESFORÇO DE TRABALHO , quem já viu a BARRA DE TORÇÃO do fusca , variant , brasília quebrar ?? Ela só quebra , ou melhor dizendo em 90% das quebras da BARRA DE TORÇÃO dos fuscas quebram QDO ELE ESTA PARADO .
No seu caso pode ser que tnha acontecido o que FABIANO SORIANO falou , depois de várias pancadas fortes comprometeu a peça e em UM PEQUENO ESFORÇO QUEBROU .
Voltando a dica , COMPRE UM PÍTMAN ORIGINAL e da uma conferida se aqueles parafusos que limitam o angulo de virar a roda não esta muito comprido e a direção sem chegar no fim da caixa pode estar dando pancada neste parafuso , ele foi feito para regular mesmo , mas se tiver muito fechado , a pancada pode ser forte e comprometer a peça . O jogo da direção esta bom ou esta girando pouco , que ano que é sua BAND ???? Esta com vc ha qto tempo .
ABRAÇO , só de pensar no que vc passou me da ARREPIOS .
bandoleiro
30/01/2011, 23:26
Minha bandeirantes é uma 92 e está comigo a 6 anos. O dono anterior, que era conhecido tinha ela a 13 anos. Procuro sempre utilizar peças originais. Em relação ao novo pitman, amanhã irei comprar em uma loja aqui de P. Alegre chamada multipeças. Eles trabalham só com toyota e normalmente peças como retentores, rolamentos e terminais de direção são de marcas boas como koio, sabó, tinken, della rosa e não essas porcarias que estão invadindo o mercado paralelo. Agora que o susto passou, vou arrumar e seguir em frente.
marcio lellis de souza
27/06/2011, 23:53
Senhores
Hoje eu ando de Hilux, mas há anos, numa bandeirante que eu tinha, eu vinha pela manhã, antes do sol nascer, em uma estrada no norte de minas quando me estoura o pivo da barra da direção. o pivo que luga a barra à roda, aliás é aquele que dá o alinhamento.
eu estava a uns 80 km/h e perdi totalmente o controle do carro. Atravessei a pista e fui parar no mato do outro lado.
Se cruzasse alguém era morte certa.
é isso. mas ele avisou. Todas as vezes em que eu passava em uma valeta tremia todo o volante.
Abrazo
Marcio
Por isso não passo de 150 Km/h. kkkk