Ver Versão Completa : Buchas de suspenção
Casa da transmissão4x4
12/07/2010, 21:46
Gostaria da ajuda dos amigos do forum, gostaria que fosse postado diversas medidas de buchas do jumelo e das molas de varios veiculos, como toyota, suzuki, willis, etc... Preciso destas medidas por que quero adaptar em meu jipe (rocsta) buchas em PU, mas tambem para ajudar aqueles que podem precisar futuramente. Nescessito mais das medidas externas.
Rodrigo Baratti
13/07/2010, 20:22
Gostaria da ajuda dos amigos do forum, gostaria que fosse postado diversas medidas de buchas do jumelo e das molas de varios veiculos, como toyota, suzuki, willis, etc... Preciso destas medidas por que quero adaptar em meu jipe (rocsta) buchas em PU, mas tambem para ajudar aqueles que podem precisar futuramente. Nescessito mais das medidas externas.
Amigo,
Nesse catalogo de feixes de mola tem as medidas dos olhais e bitola.
As buchas devem corresponder as mesmas medidas, fica pendente o diametro do furo.
[]
guilhermeabreu
15/07/2010, 00:17
Gostaria da ajuda dos amigos do forum, gostaria que fosse postado diversas medidas de buchas do jumelo e das molas de varios veiculos, como toyota, suzuki, willis, etc... Preciso destas medidas por que quero adaptar em meu jipe (rocsta) buchas em PU, mas tambem para ajudar aqueles que podem precisar futuramente. Nescessito mais das medidas externas.
AMIGO DANILOROCSTA
Como vc sabe estou com meu ENGESA no estaleiro , mas nestes 5 anos de uso , as buchas que vieram nele eram as de borracha que não aguentaram muito tempo , a seguir coloquei as buchas de PU vermelho que duraram mais tempo , mas com 2 anos de uso elas quebraram todas sem falar que endureceu bastante qdo passamos nas tartaruguinhas .
Agora estou partindo para uma invenção minha que é em fazer as buchas de borrachas lonadas ,usadas nos batentes das molas do caminhão , usei estas borrachas lonadas como calço de carroceria e gostei demais , agora vou partir para cortar elas nas medidas das buchas e usá-las como bucha . Vou cortá-las com serra copo .
Na minha opinião ficará mais macia do que as de PU e mais resistentes do que as de PU e de borrachas originais .
ABRAÇÃO
Casa da transmissão4x4
15/07/2010, 07:15
AMIGO DANILOROCSTA
Como vc sabe estou com meu ENGESA no estaleiro , mas nestes 5 anos de uso , as buchas que vieram nele eram as de borracha que não aguentaram muito tempo , a seguir coloquei as buchas de PU vermelho que duraram mais tempo , mas com 2 anos de uso elas quebraram todas sem falar que endureceu bastante qdo passamos nas tartaruguinhas .
Agora estou partindo para uma invenção minha que é em fazer as buchas de borrachas lonadas ,usadas nos batentes das molas do caminhão , usei estas borrachas lonadas como calço de carroceria e gostei demais , agora vou partir para cortar elas nas medidas das buchas e usá-las como bucha . Vou cortá-las com serra copo .
Na minha opinião ficará mais macia do que as de PU e mais resistentes do que as de PU e de borrachas originais .
ABRAÇÃO
Guilherme essas buchas que vc se refere e um material que parece com sola de "botina" ?
Aonde consigo este material ?
Casa da transmissão4x4
15/07/2010, 07:18
Amigo,
Nesse catalogo de feixes de mola tem as medidas dos olhais e bitola.
As buchas devem corresponder as mesmas medidas, fica pendente o diametro do furo.
[]
Rodrigo valeu pelo catalago. Uma vez fiz um teste com as bucha, e deu certo as do feixe de mola da pampa.
guilhermeabreu
18/07/2010, 00:15
Guilherme essas buchas que vc se refere e um material que parece com sola de "botina" ?
Aonde consigo este material ?
DANILOROCSTA
É ísto mesmo , comprei num posto de molas , acho que todos tem desta borracha lonada , ela tem uns 12 cm de largura x 30 cm de comprimento e espessura de várias medidas , variando de 2cm até 4 cm , como eu preciso de buchas de 5 cm , comprei estas tiras de 2,5 cm , logo as buchas que pretendo fazer serão então bipartidas . Paguei em cada uma R$12,00 , como pretendo fazer 4 buchas para as barras dianteiras , comprei 4 borrachas destas , ficando num total de R$48,00 as buchas dianteiras , muito barato comparando com as buchas vendidas por aí e com a certeza que vão durar muito mais tempo e sem falar que ficará mais macia do que as de PU .
Se vc olhar no tópico do meu CORAÇÃO VALENTE irá ver estas borrachas como calço da carroceria do meu ENGESA .
Casa da transmissão4x4
18/07/2010, 07:59
DANILOROCSTA
É ísto mesmo , comprei num posto de molas , acho que todos tem desta borracha lonada , ela tem uns 12 cm de largura x 30 cm de comprimento e espessura de várias medidas , variando de 2cm até 4 cm , como eu preciso de buchas de 5 cm , comprei estas tiras de 2,5 cm , logo as buchas que pretendo fazer serão então bipartidas . Paguei em cada uma R$12,00 , como pretendo fazer 4 buchas para as barras dianteiras , comprei 4 borrachas destas , ficando num total de R$48,00 as buchas dianteiras , muito barato comparando com as buchas vendidas por aí e com a certeza que vão durar muito mais tempo e sem falar que ficará mais macia do que as de PU .
Se vc olhar no tópico do meu CORAÇÃO VALENTE irá ver estas borrachas como calço da carroceria do meu ENGESA .
Guilherme no meu jipe usei as buchas do jumelo das d-20/d-10 pelo tipo das bucha não aguentou 2 semanas, e depois troquei pelas do jumelo da pampa ai sim aguentou quese 2 anos, mas o jipe não fica firme, e na dianteira mandei fazer buchas de tecnil ficou muito duro, e agora estou em plano de trocar todas por esta da pampa mas eu gostaria delas com material de lona de pneu ou mesmo de PU, lí alguns topicos aqui no forum dizendo que buchas de PU não aguenta, mas estou usando essas buchas de PU na carroceria há 4 anos e acho que vai mais uns 4 anos tranquilos ainda, pelo que entendi fazen confusão de materiais PU puro ou PU misturado com naylon. Vc já usou essa PU na suspensão ? Durou bastante ?
guilhermeabreu
18/07/2010, 19:17
Guilherme no meu jipe usei as buchas do jumelo das d-20/d-10 pelo tipo das bucha não aguentou 2 semanas, e depois troquei pelas do jumelo da pampa ai sim aguentou quese 2 anos, mas o jipe não fica firme, e na dianteira mandei fazer buchas de tecnil ficou muito duro, e agora estou em plano de trocar todas por esta da pampa mas eu gostaria delas com material de lona de pneu ou mesmo de PU, lí alguns topicos aqui no forum dizendo que buchas de PU não aguenta, mas estou usando essas buchas de PU na carroceria há 4 anos e acho que vai mais uns 4 anos tranquilos ainda, pelo que entendi fazen confusão de materiais PU puro ou PU misturado com naylon. Vc já usou essa PU na suspensão ? Durou bastante ?
DANILOROCSTA
Como já falei , as buchas de PU que usei foram as que são usadas nas carretas RANDON de PU vermelho , acho que são só de PU puro , como falei ficaram mais duras do que as originais de borracha , mas não duraram 2 anos , as buchas de PU na carroceria deve durar muito mesmo pq elas não sofrem esforço de torção/esmagamento , só de compressão .
ESTAS BORRACHAS LONADAS QUE EU ESTOU DIZENDO , NA REALIDADE SÃO TIRAS CORTADAS DE PNEU DE CAMINHÃO OU TRATOR , pq em algumas eu vejo o desenho da banda de rodagem do pneu , por ísto que eu acho que serão ideais e a melhor opção em maciez e durabilidade .
As buchas de TECNIL , NÃO PODEM SEREM USADAS PQ COM CERTEZA NO USO IRIA QUEBRAR AS BARRAS LONGITUDINAIS , fez bem em tirar , pq a AÇÃO DESTAS BUCHAS É DE FAZEREM O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DAS BARRAS LONGITUDINAIS DA SUSPENSÃO NO SEU PRÓPRIO EIXO , na realidade quem faz este movimento de rotação é o esmagamento das buchas é por este motivo que com o tempo as buchas de borracha originais ficam ovaladas com o tempo , pelo movimento de rotação das barras qdo o jipe passa numa depressão ou buraco e uma roda cai neste buraco , a barra sofre o movimento de rotação esmagando a bucha e qdo volta ao nível a barra volta a posição inicial e a borracha volta a sua forma redonda , sendo as buchas originais por não terem lona , acabam ficando com o buraco central do pino ovalada . E se tiver usando o TECNIL ele não cede nada e quem faz a torção é a própria barra longitudinal , aí ela acaba quebrando .
Não sei me fiz entender , o certo é que vou fazer o teste com estas tiras de borracha lonada que vou cortar com a serra copo com o mesmo diametro das buchas , se vc não tiver com muita pressa , é só esperar para eu dar a opinião de como ficou no meu ENGESA .
Existem PU de várias "durezas".
E isso influencia tanto na resistência (durabilidade) quanto no conforto.
O Clube da Camper vende buchas vermelhas e amarelas (vale lembrar que a pigmentação do PU depende do fabricante, ou seja, pode não ter relação direta com a "dureza").
Eu uso as vermelhas na Camper. Fica mais dura sim. Mas também fica com direção mais precisa e dura muuuuuuito. O Farias usa na viatura de trilha dele há muito tempo.
Inclusive foram homologadas para o Marruá.
Especificamente para o Rocsta, o mais interessante seria você escolher o PU que prefere, usar as originais como molde. Assim qualquer torneiro bem capacitado e com boa vontade resolveria.
Abraço,
canzilao
18/07/2010, 21:21
AMIGO DANILOROCSTA
Como vc sabe estou com meu ENGESA no estaleiro , mas nestes 5 anos de uso , as buchas que vieram nele eram as de borracha que não aguentaram muito tempo , a seguir coloquei as buchas de PU vermelho que duraram mais tempo , mas com 2 anos de uso elas quebraram todas sem falar que endureceu bastante qdo passamos nas tartaruguinhas .
Agora estou partindo para uma invenção minha que é em fazer as buchas de borrachas lonadas ,usadas nos batentes das molas do caminhão , usei estas borrachas lonadas como calço de carroceria e gostei demais , agora vou partir para cortar elas nas medidas das buchas e usá-las como bucha . Vou cortá-las com serra copo .
Na minha opinião ficará mais macia do que as de PU e mais resistentes do que as de PU e de borrachas originais .
ABRAÇÃO
Aqui em Goiania tem um cara que faz qualquer tipo de bucha na borracha de pneu de trator, vou procurar se tem alguma coisa dele na Net, e esses dias eu vi uma empresa na Net que tambem faz as buchas em borracha de pneu, porem to procurando e ainda não localizei.
Se aqui tem quem faz, com certeza deve ter varios fazendo.
canzilao
18/07/2010, 21:57
Procurar no Mercado Livre por bucha suspensão Toyota e buscar estado Goias, ai vai aparecer os produtos da Itamar Borrachas.
Infelizmente eu não achei telefone dele, nem no ML e nem no Google, mais vou procurar mais e se achar coloco aqui.
Ele fabrica todo tipo de bucha e calço de borracha usando a borracha de pneu de trator.
Espero ter ajudado.
Casa da transmissão4x4
18/07/2010, 22:22
Lendo o relato de vcs eu acho então que vou tentar fazer tambem essas buchas com lona de pneu, agora como eu trabalho na area de suspensão eu tive experiencia com buchas da suspensão das L-200 sport de borracha como tambem de PU e digo uma coisa esses dias mesmo peguei uma l-200 que estava com mais de 150.000 km rodados e as buchas estavam ainda em bom estado, o cara comprou essa l-200 com cerca de 10.000 km então rodar 140.000 km com essas buchas acho que são bem resistentes, mas nos jipes o sistema e diferente.
guilhermeabreu
18/07/2010, 22:59
Aqui em Goiania tem um cara que faz qualquer tipo de bucha na borracha de pneu de trator, vou procurar se tem alguma coisa dele na Net, e esses dias eu vi uma empresa na Net que tambem faz as buchas em borracha de pneu, porem to procurando e ainda não localizei.
Se aqui tem quem faz, com certeza deve ter varios fazendo.
CANZILAO
Se achar manda pra gente , obrigado pela atenção .
canzilao
19/07/2010, 01:08
Procurar no Mercado Livre por bucha suspensão Toyota e buscar estado Goias, ai vai aparecer os produtos da Itamar Borrachas.
Infelizmente eu não achei telefone dele, nem no ML e nem no Google, mais vou procurar mais e se achar coloco aqui.
Ele fabrica todo tipo de bucha e calço de borracha usando a borracha de pneu de trator.
Espero ter ajudado.
Tá aqui colega, localizei um minutinho depois de colocar o primeiro post, tava na sequencia.
Porem ainda nao consegui o telefone, porem falei com meu pai e ele me deu um endereço de um rapaz que faz, dai vou passar la e ver se é o Itamar do ML.
Abraçao a todos.
Casa da transmissão4x4
19/07/2010, 21:03
Pessoal hoje conversando com um moleiro dos mais experientes ele me ensinou fazer buchas que segundo ele foi uma otima solução, no inicio fui um pouco ignorante quanto a ideia, mas pensando bem não custa tentar, vamos-lá: primeiramente o cara me mostrou uma mangueira com interior quase toda de aço, estranho não ? Então logo em seguida começou a me explicar que as vans da minha cidade andam quase todas em estradas de chão e estragam com freguencia as buchas dos jumelos, depois desta explicação me mostrou que usando a mangueira com um tubo interno(tubo aonde vai o parafuso do jumelo) + arruelas nas laterais pressionando a mangueira ao ponto de comprimi-la contra o tubo do jumelo, resolveria melhor que qualquer outra bucha usadas por eles.....:pensativo::pensativo::pensativo: .........e ai pessoal o que vcs acham ?????? Vou tentar daki uns dias, e muito barato o custo !!!
A mangueira e parecida com essa da foto, mais a que foi me mostrada tinha bem mais arame.
http://img.alibaba.com/img/imagerepos/cn/20/cn200596011/1270000817802_hz_fileserver3_871816.jpg
guilhermeabreu
20/07/2010, 00:45
Pessoal hoje conversando com um moleiro dos mais experientes ele me ensinou fazer buchas que segundo ele foi uma otima solução, no inicio fui um pouco ignorante quanto a ideia, mas pensando bem não custa tentar, vamos-lá: primeiramente o cara me mostrou uma mangueira com interior quase toda de aço, estranho não ? Então logo em seguida começou a me explicar que as vans da minha cidade andam quase todas em estradas de chão e estragam com freguencia as buchas dos jumelos, depois desta explicação me mostrou que usando a mangueira com um tubo interno(tubo aonde vai o parafuso do jumelo) + arruelas nas laterais pressionando a mangueira ao ponto de comprimi-la contra o tubo do jumelo, resolveria melhor que qualquer outra bucha usadas por eles.....:pensativo::pensativo::pensativo: .........e ai pessoal o que vcs acham ?????? Vou tentar daki uns dias, e muito barato o custo !!!
A mangueira e parecida com essa da foto, mais a que foi me mostrada tinha bem mais arame.
http://img.alibaba.com/img/imagerepos/cn/20/cn200596011/1270000817802_hz_fileserver3_871816.jpg
DANILOROCSTA
Para buchas do jumelo , até pode dar certo , mas para as buchas das barras longitudinais , com certeza não dará certo pq a espessura da mangueira é pouco para o diametro das buchas das barras longitudinais .
Casa da transmissão4x4
20/07/2010, 07:15
DANILOROCSTA
Para buchas do jumelo , até pode dar certo , mas para as buchas das barras longitudinais , com certeza não dará certo pq a espessura da mangueira é pouco para o diametro das buchas das barras longitudinais .
No meu caso que são somente jumelo eu vou fazer na semana que vem e ai eu posto fotos, essa semana já compro a mangueira.
Casa da transmissão4x4
22/07/2010, 21:40
Hoje deu tempo de correr atras da mangueira para fazer as buchas, então agora a noite retirei as buchas velhas(só de uma parte da mola) e coloquei a mangueira, infelismente o tubo interno e cerca de uns 4mm menor o diametro então não deu para acabar o "tabaprojeto", mas estou confiante que vai dar certo o novo tipo de bucha.
Veja as fotos em anexo, e desculpas pela má qualidade.
Revivendo o tópico...
Bom dia galera, preciso trocar as buchas do meu rocsta, como foram os testes, qual a melhor opção?
E aproveitando, alguma dica pro cilindro de freio traseiro?
[]s
(DU)
guilhermeabreu
03/10/2015, 22:10
Revivendo o tópico...
Bom dia galera, preciso trocar as buchas do meu rocsta, como foram os testes, qual a melhor opção?
E aproveitando, alguma dica pro cilindro de freio traseiro?
[]s
(DU)
Amigo tem uma fábrica de buchas de borracha lonada BORRACHAS ROCHA é só entrar no google que vc acha o endereço e telefone , são excelentes , fabricam sob medida e atendimento 1000 .
Vale a pena .
Amigo tem uma fábrica de buchas de borracha lonada BORRACHAS ROCHA é só entrar no google que vc acha o endereço e telefone , são excelentes , fabricam sob medida e atendimento 1000 .
Vale a pena .
Valeu Guilherme, vou procurar.
[]s
(DU)
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