Ver Versão Completa : Turbo no Vitara
ALGUEM TEM, CONHECE OU JÁ VIU ALGUM VITARA TURBO??
QUERIA SABER SE O MOTOR AGUENTA ?
IRIA ANDAR COM UMA PRESSÃO BAIXA TIPO UNS 0,6Kg NA TURBINA..
QUERIA PEDIR AJUDA PARA OS SUZUKEIROS MAIS EXPERIENTES....
AJUDA AI GALERA....
alguem com boa vontade????
De repente ou é porque ninguém viu vitara turbo de perto ou já existe algum tópico sobre este assunto.
Sobre o motor aguentar, na minha opinião, com pressão baixa aguenta sim. Agora vai depender do custo desse upgrade, quando vê sai mais barato um AP 2.0 injetado.
outro tópico não achei...
pra turbinar tive dando uma olhada e vou gastar umas 800 latas, pois sou torneiro e consigo fazer boa parte do serviço,
agora minha dúvida é sobre a durabilidade do motor suzuki, pois sei que um motor ap turbo, aguenta 1kg de pressão tranquilo...
o motor ap penso em por quando o meu (for pro espaço)
VALEW PELO AJUDA , QUEM SABE NÃO INCENTIVA O POVO...:palmas:
Cara, acho que o motor suzuki aguenta turbo sim, pois andei vendo uns videos no youtube de vitaras turbinados lá na gringa. O problema que vejo no vitara é que o bloco, se não me engano, é de alumínio, então tem que ter um certo cuidado.
Abraço!
edsoncobis
27/07/2010, 22:50
tenho um Vitarinha 94 que era turbinado pelo dono anterior ( não sei nada sobre pressão que ele utilizava pois quando peguei ele já havia tirado) e posso te te dizer por experiencia propria que o motor não aguenta a turbina. Quando abri o motor, pois estava fazendo um barulhinho, descobri dois pistões quebrados. Acredito que o motor do vitara, é um motor concebido para rodar em baixas e médias rotações e não em alta como um motor turbo exige. Caso queira insistir no projeto sugiro fazer a troca por um Ap por exemplo.
sim o bloco é de aluminio,
isso deve comprovar meu medo, não conheço muito do motor do vitara, mais aparenta ser frágil em questão de turbina-lo!!!
vou esperar o meu acabar( se é que vai acabar) kkkkk
e por um ap depois...
Troller-a-vista
28/07/2010, 23:24
hmmm ... conceitos errados voando por ai..
qqr motor pode ser turbinado.
o q interessa eh como vai ser feito o turbinamento.
o carro vai ser usado em viagens? entao o turbo tera q entrar em altas rotacoes.
o carro vai ser usado em baixos giros? entao procure um turbo de baixa inercia (isso esta ligado ao tamanho do turbo e nao a pressao q ele exerce, embora um turbo grande consiga obviamente mais pressao, nao eh bem uma lei, da pra se conseguir ambas as coisas, só vai precisar de mais $$).
ser de aluminio, ferro etc, tanto faz, precisa apenas de bons isntaladores (e aqui eu posso ser franco? que saiba fazer de verdade nesse país, deve ter uns 6 no maximo, isso se tiver 6).
Ja vi motores extremamente confiaveis nao durarem nem 15 dias com turbo assim como ja vi motor cansado, velho, sem durabilidade com turbo por anos sem quebra alguma.
Vai muito do dono, das necessidades e do $$ gasto.
Infelizmente aqui no BR, nego adora difundir coisas erradas. To cansado de ver gente gastando 6 mil pra turbinar um carro , abrir o capo e ver bico na pressurizacao, filtro vagabundo e principalmente (isso é quase LEI no BR, a mais pura burrice automotiva) linhas de ar com angulos de 90 graus (se vc abrir uma foto de uma boa instalacao de turbos nos gringolandias da vida, vai perceber que nao ha uma unica conexao em 90 graus, pelo simples fato que isso causa um turbilhao de ar difuso, alem de prejudicar MUITO o trabalho dos gases, nego usa aqui 1.2kilos e nao tem o rendimento de 0.8 kilo bem feito, ai quebra, esmirilha peça e nao sabe pq... To cansado de ver a instalacao mais porca do mundo ser aplaudida: tubos em 90 graus, com akeles bicos na pressurizacao e akeles mangotes azuis pra unir tudo... RIDICULO, um turbo bem instalado tem os tubos todos dimensionados por computador, soldadosem curvas suaves, tudo feito a mao).
Mas enfim, voltando ao assunto do topico, da sim pra turbinar esse motor, o que vai mandar é a qualidade das pecas empregadas e o estado das pecas atuais do teu motor (folgas, bronzinamento, etc etc etc).
Se tudo estiver perfeitinho, pode turbinar tranquilamente.
Aqui no BR costumam dizer que ate 0.6 0.7 kilo nao precisa de intercooler. NAO faca isso, independente da pressao, COLOQUE o intercooler, é essencial pra garantir a manutencao do motor em bom estado. Custa caro? CUSTA mas vale cada centavo.
Agora se vale meus 2 centavos na prosa: ao invez de turbinar, coloque um compressor, tem a venda aqui no forum, custa mais caro, mas é muito melhor que o turbo, principalmente, para usar no 4x4! é o tipo de coisa que custa mais, mas vale muito mais tb!
trilha doida
28/07/2010, 23:50
concordo com o troller...
uma opção mais barata para uns cavalinhos a +, e principalmente aumento de torque em baixas rotações, seria dar uma aspiradinha no motor... (rebaixar o cabeçote) e etc...
amigo troller... este compressor, seria tipo um blawer ??? quem vende ?
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cumprimentos e buracos
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TRILHADOIDA
side5p/AP1.8/2+2=31enconstrução
O LESMA
Troller-a-vista
29/07/2010, 00:38
nao, blower eh akeles gigantes que a gente ve acima do capo, tipo MAD MAX, compressor eh menor, quase do tomanho de um alternador, pouca coisa maior.
blower eh complicado de achar, embora o sistema seja exatamente o mesmo (uma correia ligado ao motor que gira e aspira o ar pra dentro do motor), a ideia eh diferente e tb mais complicada.
blower cai melhor em motores grandes, cofres imensos, tipo os antigos muscle car mesmo. Mas é raro achar um blower com as mesmas qualidades que um compressor atual (compressor foi melhorando assim como o turbo durante o tempo e o blower parou no tempo, nao que nao tenha no mercado bons blowers, mas é mais dificil, no BR entao ... xiii...)
compressor é algo como isso aqui: http://www.drtanajura.com.br/wp-content/uploads/2009/03/merce.jpg
http://www.geminiimport.com.br/ec/Produtos/m24.jpg (esse é do fiesta)
Note que é bem pequeno mas sua grande vantagem encima do turbo é que desde a menor rotacao do motor ele ja esta soprando ar, portanto nao tem o turbo lag e tb tem uma suavidade muito maior.
PAra pqnas e medias rotacoes, o compressor eh melhor que o turbo, sendo o turbo melhor em altas rotacoes. Mas ha outras vantagens, facilidade de instalacao, menor agressividade pro motor, menor consumo, ar mais frio que o turbo, entre outras tantas, mas principalmente pro mundo das trilhas é a menor manutencao, ou seja, nao tem q ficar com medo de entrar agua, barro, etc, isso é BEEEMMM mais dificil no compressor que no turbo.
nao conheco a pessoa que vende ele no forum, mas é só ir no classificados que vc acha, inclusive ele traz diversos modelos, tamanhos e tipos, otimo pra qm deseja algo mais forte (eu adoraria ter um num carro urbano, pra pqnas e media rotacoes, bem pqno mesmo, nossa delicia! e um outro no meu vectra que soh uso pra viajar, ai eu pensaria num compressor bem maior, pra poder usufruir só na estrada).
Nada como dar um coro na galera sem ter que fazer VVUUUSHHHHHHH VUUUSHHHH e nego ficar perturbado ao abrir o capo e nao ver nenhum turbo hehehe
Mauricio Mei
30/07/2010, 22:20
Amigo, o problema de perguntar aquino forum sobr TURBO é justamente aversao que a maioria tem por este equipamento justamente pela falta de informacao.
Aqui voce pergunta sobre a instalacao de um motor 1.6 do Vitara no Samurai , nego ja responde perguntando por que nao instala um V6 com cambio automatico. É mais ou menos voce estar cogitando comprar um carro popular e o cara vem e fala, mas 1.0 é muito fraco , nao tem ar, nao tem direcao...por que voce nao compra um Jaguar.... como se $$ desse em arvore.
Estou fazendo uma vasta pesquisa sobre upgrades que aumentem a potencia do motor original do carro...e sem duvida o supercharger ou o turbo sao boas opcoes sim. Basta saber quem vai fazer e como fazer.
Turbos pequenos geram potencia adicional desde rotacoes mais baixas...e tem a vantagem de que a maioria dos preparadores ja sabem muito bem como instalar e etc... O supercharger é mais amigavel com o motor mas ja naotodo mecanico que mexe eventualmente pode ter uma manutencao mais cara.
Leve seu carro em uma boa oficina de preparacao para que eles possam fazer uma analise do que o motor aguenta (pressao de turbo, por exemplo) e que tipo de adaptacao tera que ser feita....decida e seja feliz.
Instalacoes deste tipo sao muito mais baratas do que trocas de motor, cambio, etc e podem atender plenamente as vontades dos donos, dependendo de suas necessidades.
Conforme eu tiver novidades a respeito da minha pesquisa eu posto aqui tambem.
Abraco
Mei
Troller-a-vista
02/08/2010, 14:56
nao conheco o motor so suzukis, mas se eu fosse partir para um turbo, seria para algo entre medio/alto giro, ou seja, um turbo maior mas nao com grande pessao.
se colocar um turbo pqno, fica bom pra andar em cidade, o tempo todo cheio mas ao precisar de pisar mais fundo ou na estrada ou no off road o turbo pqno vai ta no maximo dele,jogando rpm pra cima e ai vai ficar com o carro pipocando, se pegar um turbo maior, o carro em baixa rotacao (cidade, deslocamento em trilha - deslocamento e nao travessia de enrascadas- etc) o carro ficara quase original, consumindo menos e tendo potencia soh qdo for exigido de verdade.
qto ao compressor, ainda acho a melhor opcao, nao vejo ele tendo manutencao maior que o turbo, pelo contrario, como ele é menos agressivo, a manuntencao dele sera bem inferior.
enfim, converse com quem vai ser teu mecanico, nao adianta resolver colocar um motor de onibus espacial no vitara se o mecanico disso fica na austria...
Rainer 89
05/08/2010, 12:00
Alguem sabe se o compressor almenta o consumo do veiculo... ou em quanto almenta??
Apenas ingetar mais oxigenio na mestura não almentaria o consumo, certo? Entretanto o esforço adicional gerado para mover o mecanismo do compressor q almentaria o consumo... ta correta minha logica?
VLW!!
rafaeltduarte
05/08/2010, 15:31
Apenas injetar oxigênio torna a mistura pobre.
Pra corrigir, injeta-se mais combustível.
Acredito que não existe almoço gratis, ganhar potencia aumenta o consumo(em alguns casos pode não aumentar muito, mas aumenta).
nao, blower eh akeles gigantes que a gente ve acima do capo, tipo MAD MAX, compressor eh menor, quase do tomanho de um alternador, pouca coisa maior.
blower eh complicado de achar, embora o sistema seja exatamente o mesmo (uma correia ligado ao motor que gira e aspira o ar pra dentro do motor), a ideia eh diferente e tb mais complicada.
blower cai melhor em motores grandes, cofres imensos, tipo os antigos muscle car mesmo. Mas é raro achar um blower com as mesmas qualidades que um compressor atual (compressor foi melhorando assim como o turbo durante o tempo e o blower parou no tempo, nao que nao tenha no mercado bons blowers, mas é mais dificil, no BR entao ... xiii...)
compressor é algo como isso aqui: http://www.drtanajura.com.br/wp-content/uploads/2009/03/merce.jpg
http://www.geminiimport.com.br/ec/Produtos/m24.jpg (esse é do fiesta)
Note que é bem pequeno mas sua grande vantagem encima do turbo é que desde a menor rotacao do motor ele ja esta soprando ar, portanto nao tem o turbo lag e tb tem uma suavidade muito maior.
PAra pqnas e medias rotacoes, o compressor eh melhor que o turbo, sendo o turbo melhor em altas rotacoes. Mas ha outras vantagens, facilidade de instalacao, menor agressividade pro motor, menor consumo, ar mais frio que o turbo, entre outras tantas, mas principalmente pro mundo das trilhas é a menor manutencao, ou seja, nao tem q ficar com medo de entrar agua, barro, etc, isso é BEEEMMM mais dificil no compressor que no turbo.
nao conheco a pessoa que vende ele no forum, mas é só ir no classificados que vc acha, inclusive ele traz diversos modelos, tamanhos e tipos, otimo pra qm deseja algo mais forte (eu adoraria ter um num carro urbano, pra pqnas e media rotacoes, bem pqno mesmo, nossa delicia! e um outro no meu vectra que soh uso pra viajar, ai eu pensaria num compressor bem maior, pra poder usufruir só na estrada).
Nada como dar um coro na galera sem ter que fazer VVUUUSHHHHHHH VUUUSHHHH e nego ficar perturbado ao abrir o capo e nao ver nenhum turbo hehehe
Já que estamos falando de conceitos, há um termo erroneo em seu post.
A diferença desse compressor que mostrou no link e um blower daqueles que se ve nos V8 gringos é unicamente seu tamanho. Ambos são compressores mecanicos tipo root's, tambem conhecidos na gringolandia, como blower.
Abraço a todos.
Alguem sabe se o compressor almenta o consumo do veiculo... ou em quanto almenta??
Apenas ingetar mais oxigenio na mestura não almentaria o consumo, certo? Entretanto o esforço adicional gerado para mover o mecanismo do compressor q almentaria o consumo... ta correta minha logica?
VLW!!
Olá, aumenta MUITO o consumo, se tens a preocupação de econimazar combustível, esqueça essa idéia!
Um abraço!
anderson rabelo
19/08/2010, 19:43
Srs. não tem muito haver com o tópico, mas o que acham do motor AP 1.8 no vitarinha? Será que fica bom? Será que precisa de xcrawller para fazer trilhas média com pneu 31``?
Abraça todos!
Alexandre X
19/08/2010, 22:03
<Control-P>
Torque e potencia sao conceitos distintos, nem um V6 de 200 cv lhe dara o torque e controle proporcionado por 78% a mais de reducao. Por outro lado potencia nunca e demais. Na duvida faca como eu: fique com os 2 :mrgreen:
trilha doida
20/08/2010, 01:32
Eu to com Ap e na minha opinião é o melhor custo beneficio..se quiser depois mais torque tem varias opções...aspirar, turbinar, usar supercharge, etc...eu pessoalmente gosto da idéia de supercharge, pois ele é capas de gerar um bom torque já na lenta, e de colocar o torque todo já no começo do giro....
Os sukis tem este déficit, de ñ ser tão reduzidos...
Para trilhas medias vc ñ precisa obrigatoriamente do xcrawller .....porem é claro que o xcrawller t daria muito mais controle do carro... e isto acaba também evitando quebras...
Acho-o uma ótima aquisição...
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O LESMA
olá a todos, vou dar meu pitaco de vitareiro que ja teve carro turbinado:
a alguns anos eu tive um tempra turbo de fabrica (165 cv), com turbina de 0,8 de pressão, resolvi aumentar a pressão para 1,2 e adivinha? como foi falado aqui, a mistura ficou pobre e não resolveu (ficou ruim) ai tive que dar mais ganho na injeção, bomba, etc. o que ja deu muita dor de cabeça, fazendo isto, a elétrica não comportou este upgrade, resultado, mexe na elétrica tbm, para ter maior queima desta gasolina toda, com as velas originais o carro nem pegava, só afogava, foi colocado velas com 3 "queimadores" dentre outras coisas, mais dor de cabeça! consumo de 4,5 a 5 km/l na cidade! ai sim devia dar quase 200 cv, ficou andando muito mas o carro não suportava toda esta potência nas rodas, elas abriam um pouco e o carro ficava muito instável quando arrancava forte, adivinha: vai barra anti torção nos amortecedores dianteiros!
Conclusão: acho que turbinar o vitara não vale a pena!!!
trilha doida
20/08/2010, 13:06
mais para um 4x4 de pouco peso... 0,7...0,8 no maximo roda com todo o resto original...
mais que isto rola o que o amigo ai Mairo comentou........gastação !
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O LESMA
Leandro Desbesel
26/10/2010, 14:47
TURBINA!!! hehehe.... colocando muita pilha!!!! Falo pq tenho um Samurai 1.8 ap turbo!!! Abraço:twisted:
Pablo Toledo
28/10/2010, 22:10
TURBINA!!! hehehe.... colocando muita pilha!!!! Falo pq tenho um Samurai 1.8 ap turbo!!! Abraço:twisted:
Leandro,
Aproveito teu comentário para abrir um parênteses (off-topic) que tenho sobre o uso de turbo em motores à gasolina em trilhas. Como a minha dúvida pode ser a dúvida/curiosidade de muitos resolvi não te enviar uma MP.
Como é a manutenção do turbo após fazer trilhas com muita lama? Você chafurda o Samurai no barro sem dó? Quais cuidados devem ser tomados nos alagados e atoleiros?
[ ]s curiosos
RicardoM
29/10/2010, 12:54
Acho que aqui ninguém quer um vitara pra ser carro de corrida, mas sim para fazer boas trilhas poder realizar grandes deslocamentos com conforto.
A questão de turbinar o vitara, pra mim é uma boa opção, pois se for realizado um projeto bem feito com uma pessoa especializada no assunto, vc poderá ter um carro confiável, econômico e com a potência desejada.
As pessoas pensam que pra turbinar um carro, é só ir na loja comprar uma turbina gigante e colocar no carro, e isso é uma idéia errada, pois para cada projeto, é um tipo específico de turbina, e no nosso caso, o interessante é utilizar uma turbina pequena para poder encher com um pouco menos de 2000 rpm e deixa o carro com uma velocidade de cruzeiro satisfatória sem ter que ficar reduzindo marcha nas subidas. Desta forma, vc não irá comprometer muito o consumo e nem a vida útil do motor.
Mas que fique bem claro, o projeto tem que ser feito por uma pessoa especializada no assunto, caso contrário, vc terá um carro beberrão, com excesso de força e quebrando tudo.
A questao de aspirar o carro, na minha opinião não gera grandes resultados e aumenta e muito o consumo. O charger também é outra excelehte pedida.
Espero ter ajudado.
Leandro Desbesel
08/11/2010, 22:58
Leandro,
Aproveito teu comentário para abrir um parênteses (off-topic) que tenho sobre o uso de turbo em motores à gasolina em trilhas. Como a minha dúvida pode ser a dúvida/curiosidade de muitos resolvi não te enviar uma MP.
Como é a manutenção do turbo após fazer trilhas com muita lama? Você chafurda o Samurai no barro sem dó? Quais cuidados devem ser tomados nos alagados e atoleiros?
[ ]s curiosos
"CHAFURDO" SIM..... Os cuidados são os mesmos de um motor normal quanto à manutenção pós trilha.... um cuidado extremo, por exemplo, é fazer uma boa adaptação do filtro de ar na turbina, pois em 99,9% dos casos, colocando a turbina a admissão de ar ficará bem mais abaixo que a admissão de ar original. Fazendo uma boa vedação nesse quesito, com filtro bem vedado e um snorkel pós filtro, acho que não terá problemas diferentes ao teu carro normal sem turbo em relação à manutenção pós-trilha.... Claro, que cuidados basicos deverão seguir mais à risca devido ao aumento de torque, como lubrificação de cruzetas e etc... mas isso com certeza vocês fazem sem turbo não é?!?!?!?!? No mais, a turbina para seu perfeito funcionamento, vai estar bem vedada, tanto na parte da turbina para admissão ( senão ta entrando ar falso e vai falhar e etc...) quanto na parte do fluxo de óleo.... Recomendo colocar manometro de pressão de oleo mesmo se o carro não for turbinado... Não vejo problemas em molhar o caracol da turbina, você não molha o bloco do motor igual? é o mesmo princípio ( ao menos no meu ver ).... sempre de olho na temperatura do motor tb, pois a probabilidade de esquentar é maior... Por exemplo vejamos os TROLLER, são turbinados... Os caras usam alguns como submarino... :parede: Tendo um filtro de ar bem vedado com snorkel, não tem problema, falando de turbo, não de motor diesel em relação a gasolina e etc... A vantagem do troller q a turbina é bem em cima, e turbinando um ap, a não ser que faça uma revolução não conseguira colocar a turbina mais em cima.... Acho que consegui responder alguma coisa.. qq duvida entre em contato no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81377&highlight=samurai+turbo abraço!!! ;-) Ah, antes que eu esqueça, meu motor foi convertido à alcool, e uso bico suplementar com módulo de gerenciamento de injeção...
RicardoM
09/11/2010, 22:04
Leandro,
Vc conseguiu um espaço bacana pra caixa do filtro de ar. De que carro ela é?
Leandro Desbesel
10/11/2010, 00:18
Leandro,
Vc conseguiu um espaço bacana pra caixa do filtro de ar. De que carro ela é?
Na verdade ficou no mesmo espaço do filtro de ar original, um pouco mais para dentro, pois escolhi um filtro de ar que fosse mais fácil adaptar na boca da turbina.... Não lembro ao certo de qual carro foi retirado o filtro, mas olhando pela foto dá pra ti ter uma noção de como ele é... escolhi um totalmente metálico, acho que é algum linha FIAT... ele tem uma boca lateral ( usei para a magueira que vai ao snorkel ) e outra abaixo ( que liga o filtro na turbina ). Além dessas duas bocas, fiz mais uma pequena, o qual é ligado o respiro do motor, aquele que sai da tampa de valvulas.... Grande abraço.... nesse domingo vamos fazer uma trilha pesadinha aqui em Passo Fundo, posto videos e fotos semana que vem... :concordo:
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