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Ver Versão Completa : Construindo um CJ5 de rua



Tiago-ES
07/07/2010, 02:12
E ae pessoal, sou novo no forum e como aprendi muito resolvi criar um tópico aqui pra documentar algumas modificações que pretendo fazer na minha gema de ovo.

Trata-se de um CJ-5 69 com motor de opala 4c e caixa 4m, segue fotos:
http://arealivre.org/jeep/jeep01.jpg
http://arealivre.org/jeep/jeep02.jpg

Trata-se de um jeep de fim de semana com um som fortinho pra guiar a bagunça da turma na praia, minha idéia é Transformá-lo em um carro de rua pra ser usado no dia-a-dia.

As principais modificações serão mecânicas segue a lista planejada


Freios a disco FEITO
Direção Hidráulica FEITO
Faróis Xenon (normais e milha) FEITO
Alternador 120Ah FEITO
Bateria GEL OPTIMA FEITO
Distribuição, Bobina e cabos Accell FEITO
Quadro de botões e acionamentos elétricos FEITO
Instalação da Caixa 5m do Chevete (Executando)
Remoção de tração e redução (Pendente)
Construção de um painel de instrumentos completo, óleo, Vacuometro, RPM, tudo tudo tudo... (PENDENTE)
Capota Fixa de lona com 5 janelas (aguardando a chegada da capota)
Execução de projeto de som interno (PENDENTE)
Outras boas idéias que os amigos daqui darão com certeza (aguardando...)


Alguns amigos (antes que me chamem de preguiçoso) podem me mandar pesquizar no forum, o que ja fiz e que me estimulou a centralizar alguns tópicos que me ajudaram muito a realizar algumas tarefas, como a caixa de chevete que está sendo colocada com a ajuda DESSE TÓPICO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259&highlight=adapta%E7%E3o+cambio+chevette).
Minha idéia não é apenas abusar dos senhores pedindo dicas, mas criar um tópico onde no futuro alguem possa indicar caso algum louco tenha a mesma idéia de criar um CJ para ser usado diariamente.

Seguem algumas ideias futuras que dependerão de um aporte financeiro maior que eu não tenho disponível no momento, mas que serão executadas assim que possivel.


Capota rigida de fibra (LINK PARA O TÓPICO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71975))
Troca por um motor AP 1.8 levemente turbinado ou quem sabe a insanidade de um 4.3V6 da S10/Blazer Executive
O Céu é o limite...


O que está feito eu posso postar aqui como foi feito para ajudar quem precisa e conto com todos com dicas e sugestões ao que se encontra pendente ou em execução.

Desculpe se acharem esse tópico inútil mas me empolguei com o espírito de cooperação do forum e gostaria de documentar aqui tudo que pretendo fazer no meu amarelão para que outros obtenham ajuda como eu obtive lendo o forum esses dias.

Atenciosamente

Tiago

edubasile
07/07/2010, 06:27
Pra que tirar a tração? Compra um buggie então, jeep tem que ser 4x4, faz parte do DNA do jeep. Vc pode fazer tudo isso, turbinar o motor, por som forte, neon, aerofolio, etc... mas não tira o tração do jeep não, isso acaba com a viatura.....
Bem essa é a minha opinão, acho que a tração não vai impedir de vc usar o jeep no dia-a-dia...
Boa sorte a execoção do projeto, Eduardo.

Campi
07/07/2010, 08:10
Olha meu amigo desculpe minha sinceridade, mas se for pra vc tirar a reduzida e tração de um jeep, porque então não o vende e compra um carro comum, pois se vc quer transformálo em carro de rua é por que vc não tem paixão por um legítimo JEEP :evil:
Quer enfeitar e melhorar, o faça, mas concerteza a retirada do conjunto não vai fazer diferença alguma :discordo:
Se a sua vontade é fritar borracha com um CJ então mete logo um 6 caneco da GM ou um V8 com um cambio de D-10 e pronto, garanto que vai esbanjar potencia :twisted:

muthilin
07/07/2010, 08:18
Tiago-ES, bom dia amigo....

Vou dar minha opinião... como falou nosso amigo edubasile, 4x4 está no DNA do jeep.... eu particularmente nao tiraria a tração...

paesem520
07/07/2010, 09:00
Amigo Thiago, não faça isso, capar o Jeep? Um buggie não seria uma melhor opção? Olha o teu jeep tá bem bonito mesmo, mas sem tração não é jeep. O meu rodo praticamente só em asfalto, só de vez em quando pego alguma estrada de terra no interior pra usar um pouco a tração e reduzida, mesmo assim nunca passou pela minha cabeça arrancar a essência dele.
Amigo muthilin, "tuti sani?", se é de Bento como eu sabe o que eu digo... Abraço pra ti.
Paese
CJ-5 militar original
http://jeepguerreiro.blogspot.com

Tiago-ES
07/07/2010, 09:06
Amigo Thiago, não faça isso, capar o Jeep? Um buggie não seria uma melhor opção? Olha o teu jeep tá bem bonito mesmo, mas sem tração não é jeep. O meu rodo praticamente só em asfalto, só de vez em quando pego alguma estrada de terra no interior pra usar um pouco a tração e reduzida, mesmo assim nunca passou pela minha cabeça arrancar a essência dele.
Amigo muthilin, "tuti sani?", se é de Bento como eu sabe o que eu digo... Abraço pra ti.
Paese
CJ-5 militar original
http://jeepguerreiro.blogspot.com

Se funcionar sem problemas com a tração e a caixa de Chevete eu mantenho a tração. Valeu pela sugestão

Tiago-ES
07/07/2010, 09:09
Pra que tirar a tração? Compra um buggie então, jeep tem que ser 4x4, faz parte do DNA do jeep. Vc pode fazer tudo isso, turbinar o motor, por som forte, neon, aerofolio, etc... mas não tira o tração do jeep não, isso acaba com a viatura.....
Bem essa é a minha opinão, acho que a tração não vai impedir de vc usar o jeep no dia-a-dia...
Boa sorte a execoção do projeto, Eduardo.

Na verdade eu vou RETIRAR o som forte, não falei em neon ou aerofóleo. Considero manter a tração pois achei que ela poderia interferir no uso diário do carro.

Tiago-ES
07/07/2010, 09:12
Olha meu amigo desculpe minha sinceridade, mas se for pra vc tirar a reduzida e tração de um jeep, porque então não o vende e compra um carro comum, pois se vc quer transformálo em carro de rua é por que vc não tem paixão por um legítimo JEEP :evil:
Tanto tenho que quero usá-lo diariamente e não só um fim de semana ou outro :cool:


Quer enfeitar e melhorar, o faça, mas concerteza a retirada do conjunto não vai fazer diferença alguma :discordo:

Eu achei que faria diferença, desculpe.


Se a sua vontade é fritar borracha com um CJ então mete logo um 6 caneco da GM ou um V8 com um cambio de D-10 e pronto, garanto que vai esbanjar potencia :twisted:
Minha vontade é andar diariamente, não é fritar borracha.

Tiago-ES
07/07/2010, 09:16
A Tração Não será removida pessoal. Eu achei que ela atrapalharia a andar com o carro ou que a instalação de uma caixa de chevette impossibilitaria seu uso.

rubensx
07/07/2010, 10:09
bom grana num é problema?

se num for muda a suspensão pra igual do engesa pra ter mais conforto no carro, se vc nem liga pra isso nem mexe...

eixos eu sugiro trocar pra mais largos além de esteticamente bonitos na areia e estrada é melhor para estabilidade e vc põe uns alargadores de paralamas, não levante ele mais só faça esse esquema


bom, de resto é isso, mantenha o 4x4 que é legal na hora da venda um dia, cambio de chevette tem kit com esquema pra 4x4 do jeep... etc

pedro bonadio
07/07/2010, 10:32
Ponha eixos flutuantes,segurança é tudo,ponha motor injetado,aproveita esse cambio e põe um motor mais novo,um gm 2.4(s10) ou um ford 2.3 ohc(ranger),o carro vai mudar muito!
Abraços e boa sorte na empreitada!

Tiago-ES
07/07/2010, 11:30
bom grana num é problema?

se num for muda a suspensão pra igual do engesa pra ter mais conforto no carro, se vc nem liga pra isso nem mexe...

eixos eu sugiro trocar pra mais largos além de esteticamente bonitos na areia e estrada é melhor para estabilidade e vc põe uns alargadores de paralamas, não levante ele mais só faça esse esquema

Vou pesquisar sobre isso, valeu!


bom, de resto é isso, mantenha o 4x4 que é legal na hora da venda um dia, cambio de chevette tem kit com esquema pra 4x4 do jeep... etc

Blz, ja ta decidido, vou manter a tração.


Ponha eixos flutuantes,segurança é tudo,ponha motor injetado,aproveita esse cambio e põe um motor mais novo,um gm 2.4(s10) ou um ford 2.3 ohc(ranger),o carro vai mudar muito!
Abraços e boa sorte na empreitada!

Certo, estou olhando os Kits flutuantes da Ensimec, vi um tópico sobre isso aqui no forum (link para o tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49592)) e acredito que seja a melhor opção.

Quanto ao motor, bem, a maior possibilidade é, se possível, utilizar o 4.3V6 da linha executive, com injeção ar e tudo, pois tenho uma capotada que não serve mais de muita coisa.

Obrigado a todos pelo apoio, vou tirar algumas fotos durante as mudanças e posto mais infos aqui.

edubasile
08/07/2010, 06:32
Valeu Tiago, mantenha o jeep 4x4, só alegria, existe no mercado alguams flanges pra adaptar a caixa do chevete na transferencia do Jeep. Te garanto que não vai se decepcionar com sua decisão.
Um abraço, EduBasile.

rubensx
08/07/2010, 09:20
Vou pesquisar sobre isso, valeu!



Blz, ja ta decidido, vou manter a tração.



Certo, estou olhando os Kits flutuantes da Ensimec, vi um tópico sobre isso aqui no forum (link para o tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49592)) e acredito que seja a melhor opção.

Quanto ao motor, bem, a maior possibilidade é, se possível, utilizar o 4.3V6 da linha executive, com injeção ar e tudo, pois tenho uma capotada que não serve mais de muita coisa.

Obrigado a todos pelo apoio, vou tirar algumas fotos durante as mudanças e posto mais infos aqui.

flange das boa!!!

http://www.deeptec4x4.com.br/

Eixos flutuantes:

http://www.enfer.ind.br/site/enfer/portugues/

Freio à disco (se já não tem):

http://www.superbreakdisk.com.br/

Kit de molas band (mais conforto)

aqui (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Kit+de+Suspensao+Toyota+para+Jeep+%2F+Rura l&dept%5Fid=1653&pf%5Fid=KT027)

ou aqui (http://www.molasff.com.br/)

caixa de direção hidraulica se tiver do santana tá de bom tamanho!

de resto perfumaria!

Tiago-ES
08/07/2010, 18:45
flange das boa!!!

http://www.deeptec4x4.com.br/

Eixos flutuantes:

http://www.enfer.ind.br/site/enfer/portugues/

Freio à disco (se já não tem):

http://www.superbreakdisk.com.br/

Kit de molas band (mais conforto)

aqui (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Kit+de+Suspensao+Toyota+para+Jeep+%2F+Rura l&dept%5Fid=1653&pf%5Fid=KT027)

ou aqui (http://www.molasff.com.br/)

caixa de direção hidraulica se tiver do santana tá de bom tamanho!

de resto perfumaria!

Puts, matou a pau! Brigadão

Rodrigo Baratti
08/07/2010, 18:58
Tiago,

Não tira a tração. rssss....

Aproveita que já tem o V6 e mantem compressor do ar condicionado, em Vitória é um calorão!

ah e não tira a tração :mrgreen:

[]'s

Tiago-ES
08/07/2010, 19:13
Tiago,

Não tira a tração. rssss....

Aproveita que já tem o V6 e mantem compressor do ar condicionado, em Vitória é um calorão!

ah e não tira a tração :mrgreen:

[]'s

Rapaz, eu ja abstraí essa de tirar a tração, ja quase apanhei aqui, não vou colocar o 4.3 ainda pois fica muito caro e eu tenho a intenção de colocar esse motor em um outro carro ainda.
Ps, meu pai me tacou um repolho em cima quando eu disse que ia tirar a tração. Ainda pem q ele tava perto de um repolho, se não eu tinha tomado um bujão de gas na cabeça.

peiper
08/07/2010, 19:50
Boa noite amigos...
Vai + uma sugestão, motor ap é uma ótima, se for turbo mais divertido ainda..heheheh
caixa de chevete é uma ótima opção tbm...olha a minha depois de pronta e ta bro brick..hehehe

peiper
08/07/2010, 19:53
Cambio chevete+ flange t-case+ flange motor ap

Julinot
09/07/2010, 11:59
só porque é um "Jeep de rua" você vai tirar a tração e a reduzida ?

Abraços.


E ae pessoal, sou novo no forum e como aprendi muito resolvi criar um tópico aqui pra documentar algumas modificações que pretendo fazer na minha gema de ovo.

Trata-se de um CJ-5 69 com motor de opala 4c e caixa 4m, segue fotos:
http://arealivre.org/jeep/jeep01.jpg
http://arealivre.org/jeep/jeep02.jpg

Trata-se de um jeep de fim de semana com um som fortinho pra guiar a bagunça da turma na praia, minha idéia é Transformá-lo em um carro de rua pra ser usado no dia-a-dia.

As principais modificações serão mecânicas segue a lista planejada


Freios a disco FEITO
Direção Hidráulica FEITO
Faróis Xenon (normais e milha) FEITO
Alternador 120Ah FEITO
Bateria GEL OPTIMA FEITO
Distribuição, Bobina e cabos Accell FEITO
Quadro de botões e acionamentos elétricos FEITO
Instalação da Caixa 5m do Chevete (Executando)
Remoção de tração e redução (Pendente)
Construção de um painel de instrumentos completo, óleo, Vacuometro, RPM, tudo tudo tudo... (PENDENTE)
Capota Fixa de lona com 5 janelas (aguardando a chegada da capota)
Execução de projeto de som interno (PENDENTE)
Outras boas idéias que os amigos daqui darão com certeza (aguardando...)

Alguns amigos (antes que me chamem de preguiçoso) podem me mandar pesquizar no forum, o que ja fiz e que me estimulou a centralizar alguns tópicos que me ajudaram muito a realizar algumas tarefas, como a caixa de chevete que está sendo colocada com a ajuda DESSE TÓPICO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259&highlight=adapta%E7%E3o+cambio+chevette).
Minha idéia não é apenas abusar dos senhores pedindo dicas, mas criar um tópico onde no futuro alguem possa indicar caso algum louco tenha a mesma idéia de criar um CJ para ser usado diariamente.

Seguem algumas ideias futuras que dependerão de um aporte financeiro maior que eu não tenho disponível no momento, mas que serão executadas assim que possivel.


Capota rigida de fibra (LINK PARA O TÓPICO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71975))
Troca por um motor AP 1.8 levemente turbinado ou quem sabe a insanidade de um 4.3V6 da S10/Blazer Executive
O Céu é o limite...

O que está feito eu posso postar aqui como foi feito para ajudar quem precisa e conto com todos com dicas e sugestões ao que se encontra pendente ou em execução.

Desculpe se acharem esse tópico inútil mas me empolguei com o espírito de cooperação do forum e gostaria de documentar aqui tudo que pretendo fazer no meu amarelão para que outros obtenham ajuda como eu obtive lendo o forum esses dias.

Atenciosamente

Tiago

Robertux
09/07/2010, 12:10
Ps, meu pai me tacou um repolho em cima quando eu disse que ia tirar a tração. Ainda pem q ele tava perto de um repolho, se não eu tinha tomado um bujão de gas na cabeça.

Pessoa sábia seu pai. Eu faria o mesmo com o meu filho nessa situação!!!!!!

Tiago-ES
10/07/2010, 00:51
Pessoa sábia seu pai. Eu faria o mesmo com o meu filho nessa situação!!!!!!

Eu tinha uma compreensão totalmente errada sobre o funcionamento de tração e redução. Agora sei que não a necessidade de remover pois não causa o efeito q eu imaginava no funcionamento do conjunto.