Ver Versão Completa : BADTOY 88 - Montando os 38"
All, fiquei interessado em uma Band 88, a venda em POA, capota de lona, pneus VJ33" novos, sem banco traseiro, lata meia-boca, mecanica e motor bons, original.
É um jipe que anda fantando dono já ha algum tempo mas nada que uma lata de preto fosco e uma horas de dedicação não resolvam.
A pergunta é, vale 18mil ?
Aproveitando, o "já-que", pergunto aos amigos:
- qual a altura dos calços na carroçaria para montar os 38" sem mexer na suspa?
- Qual a DH que melhor adpta no carro?
- Qual freio a disco melhor adpta no carro?
- Vale a pena meter um turbo?
Agradeço qualquer dica ou ajuda.
Abraço,
Badia
elmestizo
03/07/2010, 19:52
- A pergunta é, vale 18mil ?
Se tem alguém disposto a pagar, vale... depende da utilização!!!
Calço? vai precisar de um pilar. Não é viavel.
Original ou opala
Original
Com certeza
guilhermeabreu
03/07/2010, 22:52
- A pergunta é, vale 18mil ?
Se tem alguém disposto a pagar, vale... depende da utilização!!!
Calço? vai precisar de um pilar. Não é viavel.
Original ou opala
Original
Com certeza
X2 , esta resposta pegou na veia .
Pois é, pensei que como nos outros tópicos do forum, aqui havia também pessoas entendidas em Band e dispostas a ajudar, mas pela qualidade das respostas até agora, termino como comecei.
Mesmo assim obrigado pela dedicação do seu tempo prá nada!
Badia
elmestizo
05/07/2010, 08:15
Badia,
Não entendi a critica, pode desenhar?
Abrasss
Albieri,R.J.
05/07/2010, 10:13
X2 a ultima resposta do El...
Bira IJC
05/07/2010, 11:20
Caro Badia,
>Qual será o uso pretendido (trilha, dia-a-dia, expedições)?
> A band é curta ou longa?
> vc já andou nela?
>Tem muitas adaptações mecânicas?
> Tem eixo flutuante atrás? Afinal, prá usar com 38´ seria prudente...
>Fotos da Band ajudariam tb...
A propósito.. vi que seu tópico só tem 2 dias... de boa...o que vc esperava? Uma atividade frenética de respostas kilométricas?
Já ouviu falar no velho ditado "nem tudo que é caro é bom, mas tudo que é barato é ruim"? Portanto, se quiser uma opinião expedita, baseado nas vastas informações que vc gentilmente nos deu, NÃO COMPRE.
Se "falta dono", como vc mesmo disse, é provável que a mecânica esteja ruim tb, vc vai investir $$$ e não vai ter retorno. Tenha paciência, se capitalize, procure uma mais nova com tudo isso que vc quer.
Tem um tópico interessante e recente falando sobre o assunto, se tiver paciência, dê uma olhada: ferrada ou reformada? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=73721)
Aliás, vários questionamentos sobre as modificações de suspensão, freio a disco, pneus vc tb vai encontrar neste fórum, é só procurar.
Abraços e boa sorte,
Bira.
fabioabe
05/07/2010, 11:44
Tbm naum entendi o stress. O carinha respondeu as suas perguntas. Mas vou responder a sua pergunta do preço.
Se a lata tiver mais pra menos q pra mais, vai gastar uns 4-5k facil.
Se o motor estiver +/- e tiver q fazer uma retifica e turbina-la vai gastar uns 5-7k.
Se tiver q mexer nos rolamentos, vai gastar uns 1,5k nos 2 eixos.
E por aih vai. Eh melhor vc levar um mecanico e um amigo q entende de Band. Senao o barato vai sair caro.
Esse carro, em bom estado no mercado, tah uns 25-30k.
Com relacao a calcos, o aconselhavel eh de 1'' da topkits. E o tamanho maximo de pneu sem SPOA eh 33 se for fazer trilha, ou dependendo do trabalho nos feixes + recorte da lata, cabe uns 35.
Como outros falaram, todas as suas duvidas de alteracoes existem topicos, e por sinal, alguns muito completos.
Att
Fabio
feitosac
05/07/2010, 11:46
Badia,
O elmestizo e o Dr. Guilherme são caras que ajudam a todos no forum, parece que voce quer um SIM como resposta, sou suspeito pois to vendendo minha Band por 57, preço de Band é pessoal , não tem tabela, tem outras tao boas como a minha por preço menor, mas em resumo pela sua descrição, 18 mil vale sim uma grande dor de cabeça, " não existe almoço grátis ".
Boa sorte na sua decisão.
Feitosa.
Fe_jipeiro
05/07/2010, 12:07
Pois é, pensei que como nos outros tópicos do forum, aqui havia também pessoas entendidas em Band e dispostas a ajudar, mas pela qualidade das respostas até agora, termino como comecei.
Mesmo assim obrigado pela dedicação do seu tempo prá nada!
Badia
Olá Badia,
Acho que vc deve ter se equivocado na sua postagem, ou mesmo talvez vc deveria estar meio bebado não ???
As respostas forum sinceras e diretas e em nenhum momento observei falta de vontade em ajudar ...
Vc tem ou já teve jipe, band, algo do genero ?? Se sim, vc deveria saber por onde começar a olhar, e que nem nosso outro amigo disse, tenha calma !! A pressa é inimiga da perfeição !! Tem pessoas que não acessam o forúm todos os dias !
Sem contar, que o detalhe mais importante, é que se vc gostou da band ou não, mesmo ela tendo defeitos ou pontos positivos !!!
Abs,
Galera, foi mal, peço minhas humildes desculpas pelo impensado texto da mensagem "Pensei".
O stress de ter de fechar hoje pela manhã para não perder o negócio foi o fator determinante por palavras impensadas, afinal para bom entendedor todas as minhas perguntas haviam sido respondido pelo elmestizo, o que agradeço de coração.
Bom espero que página virada, bola prá frente, a Band esta em casa indo prá oficina à tarde.
Trata-se de uma Band 88, curta, teto de lona, original, calçada apenas com uns VJ33" e por isso amassada nos 4 paralamas de pegar o pneu.
Na sexta passada mesmo meu meca andou examinou e atestou, eixos, caixa, sobre-caixa, setor de direção e motor muito bons.
Lata precisando reparos.
Para vocês entenderem meu primeiro jipe foi uma Band 71, curta, teto de lona, depois uma 76, curta, aço e depois uma 82, longa e aço.
Dai vieram os Willys, Engesas, Campers, Def.90, Discovery, Cherokees, Limit e Troller.
Há dois anos voltei a trilhar de moto com meu filho, porém ha alguns meses quero fazer um jipe, puro, só prás brabas, chamadas de HARD.
Esse tipo de trilha aqui no sul vem carregadas de lama, barro, atoleiros, sumidouros, dunas de areia e seus bolo-fofos.
Como já fiz quase todos os 4x4 disponiveis no mercado, faltava esse que foi o primeiro, causador dessa doença chamada 4x4.
Minha idéia para essa Band ainda sem nome é:
- SPOAR, jumelos revolver e montar 4 rodas 10" com os 38" que tenho na garagem;
- Montar direção hidraulica de Opala com bomba do Santana;
- Instalar pelo menos freios dianteiros a disco/Varga;
- Pintar chassis e eixos;
- Pintar parte inferior e por dentro da carroçaria com tinta emborrachada;
- Instalar turbo e intercooler; (falta dica de onde comprar e o que)
- Mandar fazer gaiola de competição; (imagens de exemplo abaixo)
- Recortar a lata onde for preciso; (vai ser decidido depois de montar os 38")
- Rebaixar parabrisas; (exemplo abaixo)
- A lata deverá ficar tipo RAT-ROAD
Que eu lembre era isto, essas dicas da DH, freios e suspensões aprendi lendo as mensagens aqui postadas em outro tópicos, mas faltam dicas de turbo e intercooler.
Era isto, mais uma vez desculpa pela "pressa" e falta de educação.
Badia
-
Pessoal, faltou o exemplo do parabrisas recortado.
Badia
elmestizo
05/07/2010, 13:41
Badia,
Agora poste a foto da Band comprada, pra gente poder falar mal.
Abrass
MARCELOLUCHESI
05/07/2010, 13:44
PQP Perdemos o companheiro das cherokas:mrgreen: Mas promete que um dia a bad limited vai ficar pronta??
Um grande abraço
E felicidades com a toyota!!!
fabioabe
05/07/2010, 14:21
Badia,
Parabens pela aquisiçao. Considero que realmente foi apenas um mal entendido. seguindo em frente...
Como vai colocar pneus 38 vc vai esbarrar em 2 primeiros problemas que eu estava conversando com o elmer. Vai precisar colocar uma coroa e pinhao mais reduzida nela, o problema que não existe relacao mais reduzida no mercado, teria que mandar fazer.
Problema dois, aconselho a colocar freio a disco nas 4. Eh o q eu estou fazendo na minha, e irei colocar 37. E tbm turbinar, senaum a band naum vai andar com esses "pneuzinhos"!!!:twisted:
E sobre a relacao, fiquei sabendo de uma empresa de SC que talvez poderia fazer, perto de joenville. Irei pesquisar mais.
Att
Fabio
BADLIMIT
Grande Marcelo, pois é cara, tentei recomprar a BADLIMIT do meu irmão mas não nos acertamos, dai parti prá BAND, sonho antigo, mas anota aí, qualquer ora tô subindo a Caxias com ela e vou te ligar!
FOTOS:
Amigo elmestizo, fechei negócio pela manhã, a loja vai fazer a vistoria e encaminhar a transferência amanhã, não peguei a "bronca" ainda, prometo que amanhã posto as primeiras fotos e podem malhar a vontade. eheheh
FALTA DE MOTOR:
Amigo fabioabe, será que usando os 38" apenas em trilhas e sempre reduzido, irei sentir tanto a falta de força???
Putz aquele 608 tem um torcão animal, acho que não vai perder pra esses sapatinhos de merda, é isso ou tô totalmente errado?
JUMELOS REVOLVER:
Preciso de ajuda prá achar os jumelos revolver, a Garra pediu 119 cada, mandei mail prá um forista que anunciou a 90, mas até agora nada, quais as outras opções?
Abração,
Badia
hercilio.neto
05/07/2010, 22:18
Aêêêê!!!
O tópico engrenou...
Alexandre X
05/07/2010, 23:14
All, fiquei interessado em uma Band 88, a venda em POA, capota de lona, pneus VJ33" novos, sem banco traseiro, lata meia-boca, mecanica e motor bons, original.
É um jipe que anda fantando dono já ha algum tempo mas nada que uma lata de preto fosco e uma horas de dedicação não resolvam.
A pergunta é, vale 18mil ?
Aproveitando, o "já-que", pergunto aos amigos:
Agradeço qualquer dica ou ajuda.
Abraço,
Badia
Aê!!! Parabéns pela aquisição! Principalmente pela disposição para deixar a BJ como ela realmente merece (e não como carro de verdureiro)
Pelo visto já começou certo, pela escolha do pneu. Isso define todo o resto.
Com pneus 38" nem pense em calços, SPOA direto. Eu usuaria feixes longos. Fiz isso no Samurai e os 38" ficaram pequenos, não usuaria jumelos revolveres, os do tipo bulmerangue com esses feixes iriam bem.
Para girar as bolachas nem pensar em relação menor que 5.38, bloqueio pelo menos atras.
Também é bom pensar nas homocineticas com carinho.
Freio a disco, usei discos de Silverado, mas alguma coisa na linha da irmã Hilux vai bem.
Seu power/drivetrain eu arrancaria todo, mas eu iria gerar muita polemica aqui, então mantem o 608, cambio e tcase originais e pense num kit de redução para a tcase.
Que mais... amortecedores de curso longo claro! linhas de freio longas, ajuste nos cardans.
Direção é outro problema, melhor opção seria Highsteer com uma full-hydro.
e... turbo pra que?
Mas pra começar ta de bom tamanho!
Gostei das dicas Alexandre X, mas me explica melhor:
- O que são jumelos "bumerang", tens foto? Onde vende?
- Relações curtas, ok, mas quem vende ou fabrica?
Já contratei o serviço de spoar, assim que receber os jumelos e os discos originais e os calços da carroçaria mexemos tudo junto incluido!
Vamos ver no bixo que vai dar.
Abraço.
Badia
Amadeus_band
06/07/2010, 00:30
BADIA, aproveita que a lata tá mais ou menos e almenta a caixa de roda, aí não terás problemas com os 38'' (isso, com o SPOA, claro)!
feitosac
06/07/2010, 11:56
Badia,
Agora sim, parabéns pela compra , mais uma grande Band na área.
Felicidades.
Feitosa.
All, até agora os orçamentos são:
- Kit de freio a disco Varga;
Toyomax 1.000,00 -- Tração mania 1.082,00 -
Conhecem outro preço melhor?
Notei que nos kits não vem o cilindro mestre, usa-se o mesmo original?
- Jumelos revolver - Garra 4x4 119,00 cada a vistinha
Alguma sugesta mais em conta?
Badia
Pensei nisso Amadeus, estou procurando exemplos na net mas até agora nada, principalmente para acomodar os pneus dentro da caixa de rodas, já estou pensando e "alargar" a carroçaria, mas sem nenhum exemplo tenho medo de "errar" feio.
Abraço,
Badia
BADIA, aproveita que a lata tá mais ou menos e almenta a caixa de roda, aí não terás problemas com os 38'' (isso, com o SPOA, claro)!
elmestizo
06/07/2010, 18:28
Badia,
Qual o orçamento da empreita?
valeriano
06/07/2010, 18:28
Pensei nisso Amadeus, estou procurando exemplos na net mas até agora nada, principalmente para acomodar os pneus dentro da caixa de rodas, já estou pensando e "alargar" a carroçaria, mas sem nenhum exemplo tenho medo de "errar" feio.
Abraço,
Badia
Badia,
só uma dica. Aceite se quiser.
Como a lataria está meia boca e vc quer preparar o carro pra competições/trilhas pesadas, eu recomendaria pensar na carroceria de fibra.
Seu carro perderá uns 150kg (a curta fechada perde 250kg, então calculei que uma curta aberta perderia uns 150kg), vc terá uma facilidade muito maior de manuseio da carroceria (alterar a fibra é muito mais fácil que a lata) e vc ainda levará de quebra o fato de nunca mais ter problemas com ferrugem.
Como o seu carro já terá uma rollcage de competição, a fibra não trará perigos extras para a sua segurança.
Pelo que eu catei aqui nos meus emails, a carroceria de fibra completa para Band curta está saindo a R$4.300 na Fibercar.
CUSTOS:
Amigo elmestizo, não somei, mas por alto calculo que pronta, com discos(2) instalados, pneus e rodas já tenho, calços instalados 200,00 (12 calços+24 parloques+ 24 arruelas lisas), tapete, gaiola, gancho "G", etc . vai chegar aos 5mil.
Quem viver verá, eheheheh
FIBRA
Amigo Valeriano, boa idéia, apesar de eu não pretender mexer na lata, só o necessário prá caber os pneus, o resto vai no puro RAT-ROAD.
Abaixo, conforme o prometido as primeiras fotos da criatura que hoje ganhou o nome de BADTOY.
Espero que gostem!
Abração,
Badia
valeriano
06/07/2010, 22:09
CUSTOS:
Amigo elmestizo, não somei, mas por alto calculo que pronta, com discos(2) instalados, pneus e rodas já tenho, calços instalados 200,00 (12 calços+24 parloques+ 24 arruelas lisas), tapete, gaiola, gancho "G", etc . vai chegar aos 5mil.
Quem viver verá, eheheheh
FIBRA
Amigo Valeriano, boa idéia, apesar de eu não pretender mexer na lata, só o necessário prá caber os pneus, o resto vai no puro RAT-ROAD.
Abaixo, conforme o prometido as primeiras fotos da criatura que hoje ganhou o nome de BADTOY.
Espero que gostem!
Abração,
Badia
Show!
Se criar um tópico pro carro no Frota ou no Hardcore, posta o link aqui que vou querer acompanhar as modificações.
Alexandre X
06/07/2010, 23:49
Gostei das dicas Alexandre X, mas me explica melhor:
- O que são jumelos "bumerang", tens foto? Onde vende?
- Relações curtas, ok, mas quem vende ou fabrica?
Já contratei o serviço de spoar, assim que receber os jumelos e os discos originais e os calços da carroçaria mexemos tudo junto incluido!
Vamos ver no bixo que vai dar.
Abraço.
Badia
Vi as fotos dela, muito linda (melhor do que eu esperava).
O jumelo bulmerang nao tem nada de tao sofisticado, pelo formato é uma forma de usar uma mola mais longa sem os inconvinientes de um jumelo revolver: http://img525.imageshack.us/i/1001419yu4.jpg/
Como meu Samurai é praticamente uma Toyota, compro peças a anos basicamente da marlincrawler.com, allprooffroad.com e trail-gear.com, então conseguir relações mais curtas e bloqueios não é um problema.
Sucesso ai! O segredo é manter o tesão :mrgreen:
Alexandre X
06/07/2010, 23:51
A proposito quanto valeria o conjunto de motor, cambio e tcase completos da Band?
Obrigado pelo elogio Alexandre, hoje passei mais tempo lambendo a bicha e também não achei tão diabo".
Quanto as jumelos é uma exelente dica, assim como a possibilidade de trazer relações mais curtas.
Decidi trabalhar em etapas, até para ter uma definição melhor do que fazer e práquê.
Nessa primeira etapa estou calçando a carroçaria com calços de 8cm de altura, instalando os freios a disco e fazendo revisão geral, óleos, rolamentos, elétrica, arranque, alternador, bomba e bicos.
Nessa etapa vou instalar os pneus, se der certo não pretendo mexer na suspa que esta muito macia e boa de andar.
Meu mecanico me mostrou que os jumelos e molas já foram trabalhados, estão mais altos, acho que para trabalhar com os 33".
Ele acredita que com os calços na carroçaria os 38" vão rodar na boa, quero ver no crime.
Na segunda etapa, se precisar, será feito o complemento necessário para o uso dos 38", a gaiola de competição, turbo e intercooler.
Na terceira o resto, relação mais curta, bloqueios, etc.etc.
Olhando os preços no rolo4x4, acho que uma mecanica deste ano se compra por uns 10 a 15mil reais.
Abraço e obrigado pelas dicas.
Badia
Vi as fotos dela, muito linda (melhor do que eu esperava).
O jumelo bulmerang nao tem nada de tao sofisticado, pelo formato é uma forma de usar uma mola mais longa sem os inconvinientes de um jumelo revolver: http://img525.imageshack.us/i/1001419yu4.jpg/
Como meu Samurai é praticamente uma Toyota, compro peças a anos basicamente da marlincrawler.com, allprooffroad.com e trail-gear.com, então conseguir relações mais curtas e bloqueios não é um problema.
Sucesso ai! O segredo é manter o tesão :mrgreen:
Guiga Tostes
07/07/2010, 09:24
Olá Badia!
Primeiramente parabéns pela Band, o visual dela esta muito além do que eu imaginava. Parece ser um bom carro para os ups que vc pretende.
Pesquisando aqui no forum achei a foto de uma Band SPOA com 38" e o recorte ideal na lataria e caixa de rodas traseira para uma viatura de trilhas pesadas.
Segue:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=208907&d=1264174530
Na minha Band o recorte não foi tão radical, mas acomodará bem os 37", qdo minha carroceria estiver no chassi posto fotos aqui
Ps.: Eu respondi sua MP, vc recebeu?
Abrs
Fala Badia,
parabens pela band, realmente acho que fez um put@ negocio bom e com essas melhorias, ficará muito boa.
Quanto aos jumelos revolver, ou quem sabe mudar os diferenciais para não ter problema com os 38, já viu com o Afonso da TT4?
www.tt4.com.br (http://www.tt4.com.br)
abs
João
Oi Guiga, recebi tua MP claro, muito obrigado pelos elogios e dicas, assim fica tudo mais fácil.
Esse linck que tu passou me interessa muito, porem abriu direto em uma foto apenas, não consegui ver os recortes, podes me passar o acesso ao tópico?
Valeu e mais uma vez obrigado por toda a ajuda.
Abraço,
Badia
Olá Badia!
Primeiramente parabéns pela Band, o visual dela esta muito além do que eu imaginava. Parece ser um bom carro para os ups que vc pretende.
Pesquisando aqui no forum achei a foto de uma Band SPOA com 38" e o recorte ideal na lataria e caixa de rodas traseira para uma viatura de trilhas pesadas.
Segue:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=208907&d=1264174530
Na minha Band o recorte não foi tão radical, mas acomodará bem os 37", qdo minha carroceria estiver no chassi posto fotos aqui
Ps.: Eu respondi sua MP, vc recebeu?
Abrs
Oi ZYKAO, acho que será um 4x4 como se chama, tododuro, daquekes apenas pro crime.
Já pensei na melhoria dos diferenciais, mas segundo os uma corrente de off-roads gringos, bloqueio+pneu grande+pé pesado= quebra qualquer eixo ou bloqueio, por isso eles argumentam que é importante os pneus poderem patinar em um bump e até mesmo atolar.
De qualquer maneira já localizei um par de Dana 70, vamos ver, quem viver verá.
Abraço e obrigado pelas dicas.
Badia
Fala Badia,
parabens pela band, realmente acho que fez um put@ negocio bom e com essas melhorias, ficará muito boa.
Quanto aos jumelos revolver, ou quem sabe mudar os diferenciais para não ter problema com os 38, já viu com o Afonso da TT4?
www.tt4.com.br (http://www.tt4.com.br)
abs
João
Guiga Tostes
07/07/2010, 14:25
Badia,
a unica foto da carroceria com aquele recorte é aquela mesmo...mas na verdade é somente uma sugestão, vc tem pesquisado bastante em sites gringos e lá vc verá o mesmo recorte...pareciso com o feito nos Cj´s mais brutos como o Black da X4, o Devasso do Ramiro, etc
Vamos falando e no que precisar é só chamar!
Abrs
Badia,
Não esquece de colocar ai na lista, se já não colocou, um bom guincho mecanico.
por que uma band atolada no tipo de terreno que vocês tem ai, tem que ser alguma coisa forte.
Guiga Tostes
07/07/2010, 16:05
Badia,
Não esquece de colocar ai na lista, se já não colocou, um bom guincho mecanico.
por que uma band atolada no tipo de terreno que vocês tem ai, tem que ser alguma coisa forte.
X2!!!:concordo:
Bira IJC
07/07/2010, 17:40
Realmente BADIA, página virada!:concordo:
Parabéns pela aquisição! Pela descrição inicial o cenário parecia mais sombrio...
Certamente vou acompanhar a transformação
Abraços e boa sorte!
Bira.
Realmente o guincho faz parte dos planos, mas sou fã dos elétricos, realmente quando uma Band atola, mãe de Deus!
As primeiras que tive não tinham reduzida e nem pneus para barro, era sofrimento do primeiro ao último buraco.eheheheheh
Na BADTOY pretendo deixar boa para as brincadeiras com a galera e atolar faz parte.
Volto a agradecer a todos que me incentivam com palavras de estimulo e dicas.
Valeu.
Badia
Albieri,R.J.
07/07/2010, 19:43
Badia,
o que mata é a distancia... e a falta de grana pra ir pro jalapao..... mas um dia chegamos la!
Congratulations!
valeriano
07/07/2010, 20:20
Badia,
o que mata é a distancia... e a falta de grana pra ir pro jalapao..... mas um dia chegamos la!
Congratulations!
Na verdade, o maior impecílio para ir ao Jalapão é mesmo a distância, pq ir e voltar nem é tão caro.
Os hotéis no caminho são relativamente baratos e lá no deserto mesmo, é camping (tem hotel, mas acampar é muito mais divertido).
A propósito: O que diabos o Jalapão tem a ver com o tópico?
Bernardo Hoelz
07/07/2010, 20:23
Parabéns Badia, pela descrição inicial parecia bem ruim essa band, mas é bem diferente do que achei.
Abrs.
Amigo Albieri, pelas minhas contas éééééééééééééébaraaaaaaaaaaaaaato viajar por este brasilzão!
O dificil é os astros, tempo+vontade+grana se encontrarem e nos proporcionar ao que iremos comemorar no final de tudo.
Não esquenta,
o Jalapa não vai sair de lá, te esperando!
Não desanima, não tá morto quem peleia, como diz o gaúcho!
Abraço,
Badia
Badia,
Congratulations!
RenatoMachado
07/07/2010, 23:58
Badia desculpa usar seu post, mas como a duvida e quase igual achei melhor ir por aki mesmo.
Senhores a duvida e a seguinte,
Band 65 pick-up caçamba de madeira motor 608 4x4 R$13.900,00 (site da webmotors)
revisar, colocar uma caçamba de ferro, fazer susp., colocar uns pneus e usar para fazer trilha leve e usar no dia a dia.
Sou mecanico de linha leve e não conheço nada de diesel, meu ultimo jeep foi um niva original então sabe que eu já sofri bastante..rsrs e pretendo fazer td em casa.
Será que vale o investimento ou teria que mudar muitas coisas nele para levar ele para trilha?
Muito obrigado
Albieri,R.J.
08/07/2010, 11:47
Na verdade, o maior impecílio para ir ao Jalapão é mesmo a distância, pq ir e voltar nem é tão caro.
Os hotéis no caminho são relativamente baratos e lá no deserto mesmo, é camping (tem hotel, mas acampar é muito mais divertido).
A propósito: O que diabos o Jalapão tem a ver com o tópico?
Allan,
a maldita cachaça.....hehehe
Renato, eu partiria da seguinte conta:
- Levando em conta que uma cabine simples não vai te servir, mais o fato que uma Band sem reduzida, como qualquer 4x4 diga-se de passagem, fica devendo e muito nas trilhas, eu procuraria uma acima de 81, já com reduzida e o mais perto possivel de onde queres chegar em uma Band, digamos assim, pronta para teu uso e desejo.
Encontrei e tive negociando uma anunciada no site rolo4x4, de Sampa que esta para negócio, quando digo negócio é barganha, proposta de ca e de lá.
é curta tem reduzida e capota de aço, é de trilha, mas isso pode não ser problema, pois para este uso precisa estar com a mecanica em dia.
Tenho certeza de que se tens esses 12/13 mil na mão, consegues umas parcelas mensais para quitar o saldo.
Eu sinceramente iria por esse caminho, mais economico, mais rápido.
Espero ter ajudado.
Badia
Badia desculpa usar seu post, mas como a duvida e quase igual achei melhor ir por aki mesmo.
Senhores a duvida e a seguinte,
Band 65 pick-up caçamba de madeira motor 608 4x4 R$13.900,00 (site da webmotors)
revisar, colocar uma caçamba de ferro, fazer susp., colocar uns pneus e usar para fazer trilha leve e usar no dia a dia.
Sou mecanico de linha leve e não conheço nada de diesel, meu ultimo jeep foi um niva original então sabe que eu já sofri bastante..rsrs e pretendo fazer td em casa.
Será que vale o investimento ou teria que mudar muitas coisas nele para levar ele para trilha?
Muito obrigado
All, preciso da ajuda e experiencia de vocês em dois assuntos
1 - a embregem da BADTOY esta muito dura, é assim mesmo? Alguma dica antes de desmontar e ver o que causa a "dureza"?
2 - Quero comprar o kit de freio a disco na Toyomax, eles não trabalham com cartão, posso pagar prá receber depois?
Abraço,
Badia
valeriano
08/07/2010, 18:44
All, preciso da ajuda e experiencia de vocês em dois assuntos
1 - a embregem da BADTOY esta muito dura, é assim mesmo? Alguma dica antes de desmontar e ver o que causa a "dureza"?
Geralmente é assim mesmo. Mas na Maria eu fiquei impressionado como a embreagem dela é leve.
2 - Quero comprar o kit de freio a disco na Toyomax, eles não trabalham com cartão, posso pagar prá receber depois?
Abraço,
Badia
Pode comprar com os caras numa boa. Comprei o meu kit de freio a disco lá e chegou sem problemas.
valeriano
08/07/2010, 23:18
Na verdade, comprei o meu kit na Machilux. Foi mal pela confusão.
Comprei no final do ano passado e saiu a R$900,00.
Mandei um email pra lá perguntando quanto tá agora. Quando ele responder posto aqui pra vc.
hercilio.neto
09/07/2010, 00:48
Badia,
Outro dia falamos sobre isso em um tópico, pois também acho a embreagem muito dura.
O Estevao relatou que alguns jipes estão montados com embreagem de 9 molas, apropriadas para o Mercedes. Quando o correto é a embreagem de 6 molas para a(o) Band.
Consultei meu mecânico (Chico Toyota, de Campinas) e ele me disse que a questão das molas não deixa a embreagem tão dura assim, e que é comum o garfo ser montado com inclinação incorreta o que leva a tocar na carcaça e isso sim torna a embreagem muito dura. Fiquei de levar o jipe lá para resolver essa parada. Mas ainda não deu tempo.
Um abraço
HERCILIO NETO
valeriano
09/07/2010, 08:31
Na verdade, comprei o meu kit na Machilux. Foi mal pela confusão.
Comprei no final do ano passado e saiu a R$900,00.
Mandei um email pra lá perguntando quanto tá agora. Quando ele responder posto aqui pra vc.
Acabei de receber o email com a resposta. Ele tá fechando um grupo de compra pra semana que vem. O kit vai sair a R$830.
Se quiser entrar em contato com ele, o email dele é toyo-green@uol.com.br
O nome dele é Paulo.
Valeu Valeriano, esse kit é Varga, ou as peças importantes?
Badia
cesarzubek
09/07/2010, 10:49
Badia,
Parabéns pela BadToy, estou acompanhando o tópico desde segunda-feira.
Pensei que tivesse judiado, mas tá bem de pé a Toy.
Mudando de assunto:
Já participei de um desses grupos, o produto é de extrema qualidade.
As pinças e guarda-pó são da varga, zerados.
Todo o kit é novo, flexíveis, parafusos, suporte.
Pode confiar no Paulo da Machilux.
Abraço,
Cesar Zubek
valeriano
09/07/2010, 12:35
Valeu Valeriano, esse kit é Varga, ou as peças importantes?
Badia
Na verdade, recebi um email do Paulo dizendo que ele só está intermediando a venda. A venda não é pela machilux e sim a parte (por isso o preço está abaixo do pedido na loja). Pelo que ele me disse, quem tá vendendo é o LM.
Sei lá, eu não entendi direito a coisa não. Entra em contato diretamente com o Paulo, ou o LM, pra esclarecer o negócio.
Mas fato que se ligar pra loja vai ser mais caro do que eu citei.
Esse é o kit Varga sim.
Valeriano, já mandei mail ainda pela manhã, pedindo descrição das peças do kit e marcas das mesmas.
depois posto o retorno.
Badia
valeriano
09/07/2010, 15:36
Valeriano, já mandei mail ainda pela manhã, pedindo descrição das peças do kit e marcas das mesmas.
depois posto o retorno.
Badia
sem problema
elmestizo
09/07/2010, 18:01
Pelo que ele me disse, quem tá vendendo é o LM.
Sei lá, eu não entendi direito a coisa não. Entra em contato diretamente com o Paulo, ou o LM, pra esclarecer o negócio.
Mas fato que se ligar pra loja vai ser mais caro do que eu citei.
Esse é o kit Varga sim.
Ops..
Só para esclarecer, comprei parte do kit com o Paulo, e parte do kit com contatos direto da toyota, por isso o preço atraente!!!
abrass
LM
Amigos, recebi mail do Paulo, mas a lista de componentes do KIT oferecido por ele é bem menos completa do que a das outras lojas indicadas por voês, Toyomax e Traçãomania.
Faltam flexiveis, pastilhas, parafusama em geral.
Pedi a complementação, vamos ver, mas se realmente for 830,00 apenas as peças listadas acho melhor negócio comprar tudo por mil reais, não acham?
Badia
bandoleiro
09/07/2010, 19:01
comprei para a traseira de minha band recentemente da traçãomania. Super tranquilo a compra e veio completo, só instalar. E foi o melhor preço que encontrei. Foi novecentos e alguma coisa. Kit com pinças vargas, guarda pó original toyota e discos ventilados.
Pessoal, li não sei onde que esses KIts de freio a disco originais não permitem rodas aro 15, é verdade?
Badia
elmestizo
11/07/2010, 08:31
Badia,
É uma meia verdade. Se você utilizar rodas manguels, não terá problemas. As demais, algumas pegam na pinça.
Abrasss
Amigo elmestizo e demais, má noticia, estou para fechar em um jgo de BBS 10" por 800 pilas,:dance: vou ter de desisitir?:parede:
Será que nessas trilhas em barro, sem descidões, erosões e etc, os freios originais funcionando como devem não dão conta do recado?:pensativo:
A BADTOY já calça um jgo de 33" com mangels 8", mas gostaria de ter um jgo de 38" apenas prás brabas.:twisted:
Qual a opinião dos amigos, sendo apenas pras trilhas o freio a disco e essencial?:rolleyes:
Badia
Badia,
É uma meia verdade. Se você utilizar rodas manguels, não terá problemas. As demais, algumas pegam na pinça.
Abrasss
Guiga Tostes
12/07/2010, 11:11
Qual a opinião dos amigos, sendo apenas pras trilhas o freio a disco e essencial?:rolleyes:
Badia
Sim, freios a disco com pinças originais Varga são essenciais para trilhas e sendo somente trilhas principalmente.
Com freios a tambor, ao passar pelo primeiro alagado ou atoleiro fundo com agua...já não terás mais o mesmo freio...perde-se mais da metade da capacidade de frenagem pois entra (na maioria das Band) barro e agua nas panelas de freio...dai ja era. Alem disso com freios a tambor, terás que lavar e regular todo o conjunto sempre que voltar de uma trilha.
Existem Toyotas comas panelas de freio muito bem cuidades e vedadas...e estas até sobrevivem um pouco mais ao barro e agua das trilhas...mas a maioria sofre deste mal.
Com segurança não se brinca, vale sim muito a pena investir em um kit de freio a disco dianteiro(pelo menos).
Abrs
Guiga, lembrei das minhas Bands antigas e sem freio a disco, confesso que não notava grandes problemas não!
Mesmo assim vou seguir os conselhos aqui postados e fechar com o Paulo da ToyoGreen.
Acho que esta semana a BADTOY já vai estar calçada com os calços na carroçaria e os 38".
Depois posto as fotos aqui!
Vamôqvamô!
Badia
Horacio Balero
13/07/2010, 09:27
Estimados amigos, sin duda que los frenos a disco son una mejora increible en los Bande, yo tengo un 79 largo, le coloque hace 2 años los discos delanteros y fue una gran mejora, pero seguia con dificultades en las campanas traseras, hace un par de semanas le adaptamos los discos atras y la verdad quedo que es un lujo, a pesar de que no lo tengo con servo.
Los discos son de hilux ventilados y las pinzas son de Citroen BX, con accionamiento por leva para el freno de mano.
Les envio una foto colocado, despues agregare algunas mas con todo el despiece.
Horacio Balero, Bandei larga azul (Gaya)
Horacio Balero
13/07/2010, 09:35
Agrego la foto del disco trasero, puesto que en el mensaje anterior no pude.
Horácio, pela posicion de los jumelos la suspencion da tua Band não esta mucho dura?
Badia
Ps: tentando hablar espanhol
Agrego la foto del disco trasero, puesto que en el mensaje anterior no pude.
Guiga Tostes
13/07/2010, 10:19
Guiga, lembrei das minhas Bands antigas e sem freio a disco, confesso que não notava grandes problemas não!
Mesmo assim vou seguir os conselhos aqui postados e fechar com o Paulo da ToyoGreen.
Acho que esta semana a BADTOY já vai estar calçada com os calços na carroçaria e os 38".
Depois posto as fotos aqui!
Vamôqvamô!
Badia
Badia,
com certeza não se arrependerá deste investimento no freio...e comparando com suas Band antigas, certamente elas não utilizavam pneus 38" para as lonas frearem...:pensativo:...
Abrs
Amadeus_band
13/07/2010, 10:44
Instalei o freio a disco na dianteira da minha Band, 88 também. Vale cada centavo, fica outro carro! Não vou falar como comprei que é perigoso apagarem meu post. Huheuehuehue.
Glauco mendes
13/07/2010, 11:00
Amigo elmestizo e demais, má noticia, estou para fechar em um jgo de BBS 10" por 800 pilas,:dance: vou ter de desisitir?:parede:
Será que nessas trilhas em barro, sem descidões, erosões e etc, os freios originais funcionando como devem não dão conta do recado?:pensativo:
A BADTOY já calça um jgo de 33" com mangels 8", mas gostaria de ter um jgo de 38" apenas prás brabas.:twisted:
Badia
Badia as rodas 15x10" BBS pegam nas pinças, digo isso pois estou usando umas e tive que esmirilhar as pinças e colocar alargadores, com relação ao freio a disco como disse o amigo Amadeus fica outro carro, eu aconselho.
Abs...
Horacio Balero
13/07/2010, 11:49
Estimado Badia,
Mi Bande esta bastante blando,con cuatro personas ya toca los pasa ruedas al doblar, tengo que solucionarlo, pero como generalmente viajo solo va siendo postergado.
Siempre hay alguna cosita para hacer, pero eso es lo lindo de los Bande.
All, me ofereceram uma carroçaria de aço, portas completas, teto, laterais e vidros, enfim de lona passaria a Aço.
Pergunta, vale a pena? Prós e contras?
Abração,
Badia
All, calços da carroçaria finalmente no lugar, problema:
- A caixa de direção esta completamente fora do angulo da barra de direção, o que fazer??:parede:
Abraço,
Badia
Guiga Tostes
30/07/2010, 13:32
Badia,
posta fotos para podermos ter uma idéia mais exata, acredito que para essa diferença os calços devam ser bastante grandes, acima de 2"pol não?
Geralmente esta correção se faz com arruelas de calço na caixa de direção e/ou prolongamento da barra de direção.
Na minha alonguei um pouco e usei as arruelas de calço, segue link para fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46297&highlight=topkits&page=2
no POST 12 tem fotos do trabalho feito na minha Band e descrição.
Abrs
Guiga, valeu a dica, mas na minha como a altura dos calços é de 8cm, a coisa ficou complicada, além da distância elas estão desencontradas, acho que vou ter de cortar a lata, onde prende a barra e reposicioná-la, vamos ver!
Vou fotografar na segunda e posto aqui.
Galera preciso saber:
- óleo do motor, qual é? Pelo ano as opções eram poucas, e hoje o que se usa?
- bateria, qual a certa e a original pedida?
- óleo da caixa, sobre-caixa e diferenciais?
- esse motor, tem algum aquecedor, tipo vela, etc?
- onde posso conseguir manual de manutenções?
Abaixo posto a foto do motor pois parace que existem vários modelos.
Abraço já agradecendo pela ajuda.
Badia
Srs Moderadores, peço o favor de mudar o nome desse tópico para:
Reforma BADTOY 88 + 38" - Ajuda.
Grato,
Badia
All, me ofereceram uma carroçaria de aço, portas completas, teto, laterais e vidros, enfim de lona passaria a Aço.
Pergunta, vale a pena? Prós e contras?
Abração,
Badia
Se for usar pra trilha recomendo que mantenha lona. Pesa bem menos, abaixa bem o centro de gravidade da toy, famosa por dar aquelas envergadas de lado parecendo que vai tombar.
Contras: Se tiver ar condicionado a eficiência será menor, uso urbano comprometido, goteiras etc...
[]s
Guiga Tostes
01/08/2010, 13:40
Guiga, valeu a dica, mas na minha como a altura dos calços é de 8cm, a coisa ficou complicada, além da distância elas estão desencontradas, acho que vou ter de cortar a lata, onde prende a barra e reposicioná-la, vamos ver!
Vou fotografar na segunda e posto aqui.
Galera preciso saber:
- óleo do motor, qual é? Pelo ano as opções eram poucas, e hoje o que se usa?
- bateria, qual a certa e a original pedida?
- óleo da caixa, sobre-caixa e diferenciais?
- esse motor, tem algum aquecedor, tipo vela, etc?
- onde posso conseguir manual de manutenções?
Abaixo posto a foto do motor pois parace que existem vários modelos.
Abraço já agradecendo pela ajuda.
Badia
Badia,
o link para fazer download do manual do propreitário está aqui em tópicos do forum, inclusive abordado recentemente, segue link:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77558
Faça sempre pesquisa usando a ferramenta de busca aqui do forum e vc encontrará todas as informações necessárias.
Após baixar o manual vc terá nele as infos para os óleos(isso é simples) e bateria.
O seu motor é o OM314 e este não trabalha com vela aquecedora, mas sim com injeção direta. Somente as Band mais antigas equipadas com motor OM324 é que vinham com vela aquecedora.
Ps.: Vc planeja a instalação de uma direção hidraulica neste projeto para ajudar a virar os 38"?:pensativo:
Abrs
Zeleucas, valeu, concordo contigo, melhor lona!
Guiga:
Já tinha encontrado o download do manual e no rolo4x4 o manual das manutenções, muito interessante e importantes, encontrei quase todas as informações que queria, porém:
- Não achei ou não entendi qual a bateria indicada, original, até porque entendi q o alternado carrega 55a/h e isso?
- Esta no meu projeto a DH sim, porem como o motor só pega com ajuda de spray, após os calços e a engenharia da cx de direção pretendo "ver" qual o problema dele, bomba, bico ou sei lá os dois.
Já mandeiu revisar arranque e alternador, acho que a bateria esta pifada, quando se vira o arranque a impressão é que não segura a amperagem, por isso esta ranhento de pegar, vamos ver.
De nada adianta periféricos sem o principal, bater a chave e virar e pegar o motor, né?
Vou amanhã no meca levar o cambão e os estribos que mandei fazer os encaixes para prender no chassis e vou tirar as fotos da posição do setor e da coluna de direção para ver se vocês me dão alguma sugesta, antes da DH.
Abraço e obeigado pelas dicas,
Badia
Badia,
o link para fazer download do manual do propreitário está aqui em tópicos do forum, inclusive abordado recentemente, segue link:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77558
Faça sempre pesquisa usando a ferramenta de busca aqui do forum e vc encontrará todas as informações necessárias.
Após baixar o manual vc terá nele as infos para os óleos(isso é simples) e bateria.
O seu motor é o OM314 e este não trabalha com vela aquecedora, mas sim com injeção direta. Somente as Band mais antigas equipadas com motor OM324 é que vinham com vela aquecedora.
Ps.: Vc planeja a instalação de uma direção hidraulica neste projeto para ajudar a virar os 38"?:pensativo:
Abrs
Badia,
Oleo de motor pode ser o mesmo da Xt, quanto melhor, melhor.
Cambio, transferencia e diferenciais, oleo 90, pode usar um molykote que eles não reclamam.
Principal para esse motor, trocar aqueles dois filtros de diesel que são bem baratos, mas podem estragar a BI se não estiverem ok.
Na mesma direção desses dois filtros, desca e verá na parte de baixo do motor um pré filtro de vidro com uma telinha de plastico que tira as sujeiras maiores, tambem precisa ser limpo e as vezes a redinha trocada.
Você vai continuar com esse filtro de ar a oleo ou vai mudar
abs
joão
Amigo Zykao, obrigado pelas dicas, mas como eu pensava na época não havia esses óleos modernos a recomendação do manual é \SAE 30, puro, e agora ?
Assim que retirar a BADTOY do meca que instalou os calços na carroçaria, vou levar a um posto de lavagem e mandar laver bem com água quente a parte de baixo.
Dai pretendo trocar todos os óleos e filtros que vou comprar amanhã, agora o tal filtro de vidro tinha metade óleo diesel e metade terra, não encontrei mais a telinha, bem que achei que faltava algo, vou procurar para comprar!
Alguma dica, tem similar?
Mas me diga, qual a amperagem da bateria?
Abraço e obrigado,
Badia
Guiga Tostes
01/08/2010, 18:56
Badia,
quanto a partida pode ser diversos os fatores, entre eles: bomba injetora, linhas de combustivel obstruidas, motor de arranque etc...Tem um tópico recente de uma colega informando sobre o mesmo problema pois a viatura dele não ligava após 3 dias parada...dá uma olhada lá!
Quanto a bateria, tem que ser bateria para Band, que é estreita e alta(para caber no compartimento de bateria), vc irá encontrar de 130ah a 145ah(as marcas Tudor e Cral fabricam modelos destinados as Band)...menos que isso em amperagem poderás ter problemas para "virar" o OM314. O alternador original é esse mesmo 55ah...depois se quiser poderás trocar por um mais potente.
Abrs e boa sorte na empreitada!
Guiga, tenho quase certeza de que é a bateria mesmo, deixamos na carga e colocamos direto, virou e pegou de prima!
Amanhã vou pro teste final, vou montar a da XTerra e ver no que dá, se for isso já vai de bateria nova, mas precisa mesmo tanta amperagem?
Não tem alternador prá recerregar tudo isso não!!
Badia
Guiga Tostes
01/08/2010, 19:34
Pois é...estas são as amperagens originais, tanto do alternador quando da bateria...os motores OM são pesados para virar.
Concordo que a do alternador é pequena...mas a da bateria não é demais não...em dias frios faz muita falta!
Luiz André
02/08/2010, 10:39
Olá colega, tive uma experianecia com arranque recentemente, não coloque bateria de 130, nem de 145 que se dizem originais, essas baterias são de 3° linha pra baixo, nunca dão reserva de carga, e corrente de partida q estão especificadas na bateria, pela experiencia que tive dias atrás, recomendo que compre 2 baterias de 75 aH e seja feliz o alternador pode manter o mesmo, revise tambem o regulador de voltagem, de preferencia troque por um bosh, e revise todo o alternador, feito isso colega vai ver que seu motor vai girar mais rapido na partida, existe tb a possibilidade dos bicos estaremruins, e a bomba estar fora de ponto, o que prejudica realmente a partida, mas não entre nessa parte de injeção sem antes estar 100% a parte de arranque..
abrçs
Amigos, direção no lugar, motor pega de primeira, desde que a bateria esteja recem carregada; conclusão: bateria pifada.
Investigando o assunto no tópico descobri que a bateria deve ter um capacidade CCA de 900A e pode ser de 90/100 ou 140 amperes, desde que com esta capacidade.
Mandei mails aos fabricantes tentando descobrir qual é o modelo, vamos ver no que dá.
Duas baterias, exelente idéia, mandei mail pro Junior Toyota que anuncio suporte original para duas, pode dar negócio.
Problema: ja tinha postado do estado do filtro de vidro, sem tela e meioi diesel meio terra.
Mandei tirar o tanque e confirmado esta podere e cheio de terra.
Os anunciados no ML de plástico prestam? Posso comprar o de maior capacidade 65l, monta no local do original 55l?
Assim que achar o cabo da máquina descarrego as fotos e posto para vocês verem com os calços.
Badia
Badia
Comprei recentemente o tanque e o bocal na Tração Mania e estou satisfeito. Conversa com o Enoch que ele te tira as Dúvidas.
Abs.
Valeu Dimasi, mas pretendo colocar um de ´plástico, pergunta o do linck é para as 5 marchas, a minha é 4 marchas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150752241-tanque-plastico-para-toyota-bandeirante-5-marchas-14b-_JM
Se comprar esse que tem 10litros a mais de capacidade que o original, vai montar fácil ou precisa de muita engenharia?
Grato,
Badia
Glauco mendes
02/08/2010, 21:17
Badia este tanque equipa as band's mais modernas com saida para o lado esquero, ficaria ruim a adaptação, dá uma olhada no site do fabricante lá eles tem outos modelos e vendem direto!
http://www.metalurgicacla.com.br/
Ps: segue ai o MSN: metalurgica.cla@hotmail.com fala com o Claudio ele vai te ajudar neste caso.
abs...
Guiga Tostes
02/08/2010, 21:17
Badia, se for o tanque de plástico para 4 marchas encaixa perfeito!
O tanque das Band 5 marchas tem outro formato e encaixam se no lado oposto dos da Band 4 marchas.
A metalurgica CLA fabrica o tanque de plástico especifico para 4 marchas e várias lojas como: a Tração Mania, Toyomax, Toyogreen, Machilux...etc tem este tanque para vender.
Abrs
Amigos, muito boa essa dica da Meta. CLA, eles fabricam um de 85litros, se montar na minha Band vou fechar.
Estou na corrida prá inauguração nesse findi, tô com água na boca!
Vamôquevamô!
Obrigado a todos pela ajuda.
Badia
Badia, se for o tanque de plástico para 4 marchas encaixa perfeito!
O tanque das Band 5 marchas tem outro formato e encaixam se no lado oposto dos da Band 4 marchas.
A metalurgica CLA fabrica o tanque de plástico especifico para 4 marchas e várias lojas como: a Tração Mania, Toyomax, Toyogreen, Machilux...etc tem este tanque para vender.
Abrs
valeriano
03/08/2010, 10:40
Amigos, muito boa essa dica da Meta. CLA, eles fabricam um de 85litros, se montar na minha Band vou fechar.
Estou na corrida prá inauguração nesse findi, tô com água na boca!
Vamôquevamô!
Obrigado a todos pela ajuda.
Badia
Badia,
o tanque é de 80L e não de 85L. Mesmo assim, ainda dá uma autonomia muito maior que o original. Ele cabe em qualquer Bandeirante.
Amigo Valerino e ALL, segundo a revenda do tanque, esse é para os modelos 5 marchas, modernos, o meu é 88 4 marchas, até dá, mas segundo o revendedor precisa muita adptação.
A sujestão foi de adptar um auxiliar na traseira.
Como pretendo ir e vir das trilhas no cambão não vejo tanta necessidade.
Por isso desisti e vou montar o original vendido pela TOUROFFROD pela net a 210,00.
Segundo informações do vendedor, que tem os dois modelos, esse original é plug and play.
Grato a todas as dicas sobre esse tema.
Abraço,
Badia
joão k. chikui
03/08/2010, 19:34
Putz , peguei o bonde andando e ainda pulei algumas páginas do meio.
Badia , parabéns pela linda Band.
Se não é para RC , acho que o OM 314S turbinado e interculado , com relação 9/37 (original das picapes 96>>) , toca bem os pneus 37 e 38 .
All, tanque de plástico original a caminho, suporte de baterias original no cofre do motor esperando o frete, preciso resolver o seguinte:
- Qual melhor filtro seco para adptar?
- Onde compro a coifa do radiador? De fibra funciona?
Amigo João, exelente tuas dicas, primeiro vou tentar no original, trilho sempre na reduzida, poupa tudo o que é caro e dificilmente quebra, acho que o 608 tem torque suficiente, se não essas relações serão o bicho.
Abraço e obrigado,
Badia
Pessoal, seguem as fotos prometidas dos calços instalados.
Badia
Pô galera, me abandonaram????
Mais uma pergunta: o bulbo do motor MB 608, que marca a pressão do óleo esta pifado, alguma dica?? Similar de outro motor??
Já pedi cotação a TOYOMAX e TRAÇÂOMANIA.
Help.
Badia
Fe_jipeiro
05/08/2010, 16:44
Badia,
Utilizo na minha alem do marcador de pressao do oleo do painel, um mecanico da cronomac de 10kg ... da para utilizar os dois juntos ! se vc for colocar um auxiliar, indico mecanico hein !!
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=12941&idcategoria=13834&Nivell=9002&Categorias=
Abs...
Fe jipeiro, dica anotada, grato
Pergunta, alguem conhece essa marca e modelo de blocante?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147704997-bloqueio-diferencial-quick-lock-p-toyota-bandeirante-r-900-_JM
Agradeço qualquer ajuda.
Badia
Junior Toyota
05/08/2010, 17:39
Badia,
Quem importa estes bloqueios é a http://www.sigma4x4.com.br/.
Abraço
Junior
Guiga Tostes
05/08/2010, 19:26
Badia,
este bloqueio não é recomendado para pneus grandes como os teus, note na descrição do produto(no próprio anuncio) que este bloqueio não é indicado para pneus grandes e/ou motor muito forte.
Quanto ao filtro de ar seco pode usar os da Band com motor 14B ou OM364, o do caminhão 709 ou o da D20...agora é cotar para ver qual sai mais barato, geralmente quando cotamos para jipe costumam cobrar mais caro...infelizmente!
Gostei das fotos parabens pela viatura!!!!
Ps.: A exemplo do Fê Jipeiro eu tb uso o manometro de pressão do oleo cronomac(mecânico) e não tenho do que reclamar, recomendo tb!
Abrs
Glauco mendes
05/08/2010, 22:19
All, tanque de plástico original a caminho, suporte de baterias original no cofre do motor esperando o frete, preciso resolver o seguinte:
- Qual melhor filtro seco para adptar?
- Onde compro a coifa do radiador? De fibra funciona?
Amigo João, exelente tuas dicas, primeiro vou tentar no original, trilho sempre na reduzida, poupa tudo o que é caro e dificilmente quebra, acho que o 608 tem torque suficiente, se não essas relações serão o bicho.
Abraço e obrigado,
Badia
E ai meu caro ta bunitona a sua band! badia na minha estou usando o filtro seco motor om-364 casou bem no lado direito junto do snorkel CLÁ, amanhã postarei uma foto para ti conferir, a respeito da coifa do radiador tenho uma sobrando aqui, referente ao bulbo do óleo aqui esta custando 50 reais com dois terminais, que marcam no relógio + lampada.
Abs...
Mas bah tchê Glauco,
- resolver dois problemas ao lado de casa não tem preço:
- vamô fazer negócio então, quero esse bulbo e veja o preço da coifa.
Se não for incomodo podes comprar o bulbo e me enviar com a coifa?Ou sabes que referencia devo procurar? serve em que outro carro?
Aqui os gatos da Multi querem 140,00 pelo bulbo, sacanagem . . .
Tens como ver o frete para 90570140?
Abraço,
Badia
E ai meu caro ta bunitona a sua band! badia na minha estou usando o filtro seco motor om-364 casou bem no lado direito junto do snorkel CLÁ, amanhã postarei uma foto para ti conferir, a respeito da coifa do radiador tenho uma sobrando aqui, referente ao bulbo do óleo aqui esta custando 50 reais com dois terminais, que marcam no relógio + lampada.
Abs...
Amigo Guiga, muito obrigado pelas dicas.
Vou procurar um desses filtros e decidir pelo mais em conta.
Blocante, no anuncio não vi o alerta para pneus grandes, sorry, mas então qual o blocante que devo procurar??
Estou decidido que nesse projeto não pode faltar bloqueio nos dois eixos e um bom guincho, de preferencia mecanico.
Abraço,
Badia
Badia,
este bloqueio não é recomendado para pneus grandes como os teus, note na descrição do produto(no próprio anuncio) que este bloqueio não é indicado para pneus grandes e/ou motor muito forte.
Quanto ao filtro de ar seco pode usar os da Band com motor 14B ou OM364, o do caminhão 709 ou o da D20...agora é cotar para ver qual sai mais barato, geralmente quando cotamos para jipe costumam cobrar mais caro...infelizmente!
Gostei das fotos parabens pela viatura!!!!
Ps.: A exemplo do Fê Jipeiro eu tb uso o manometro de pressão do oleo cronomac(mecânico) e não tenho do que reclamar, recomendo tb!
Abrs
Guiga Tostes
06/08/2010, 00:00
Amigo Guiga, muito obrigado pelas dicas.
Vou procurar um desses filtros e decidir pelo mais em conta.
Blocante, no anuncio não vi o alerta para pneus grandes, sorry, mas então qual o blocante que devo procurar??
Estou decidido que nesse projeto não pode faltar bloqueio nos dois eixos e um bom guincho, de preferencia mecanico.
Abraço,
Badia
Badia,
com relação a blocantes tens boas opções nacionais, Kaiser e Macrotorque. Eu uso macrotorque na traseira por ser selecionável e Kaiser na dianteira.
Agora se quiser o bloqueio mais TOP do mundo(na minha humilde opnião), vá de ARB!...mas o preço é dolorido...:putz:
Quanto ao guincho mecanico tb terás boas opções: Ekron, Ensimec e Zidomac(que é de SC e vem conquistando adeptos)...ou ainda se for partir para procurar um usado tem os Biselli que eram os que equipavam originalmente as Band civis e militares.
Abrs
fabioabe
06/08/2010, 06:58
Opa, eu estava usando o bloqueio LockRight que possui um desenho similar ao q vc mostrou. Quando estava com os 265x75x16 funcionavam muito bem. Eu os retirei agora pois pretendo colocar ARB ou macrotorque na traseira por ser selecionavel e vou colocar esse na dianteira pra testar. Irei partir para pneus 37.
Segundo os Foruns gringos, não é recomendado esse bloqueio para pneus maiores que 35. Pois perde eficiencia e pode quebrar os pinos do bloqueio.
Eu comprei esse bloqueio na epoca pois eu estava sem eixo flutuante na traseira. E nas minhas pesquisas, esse era o unico bloqueio que poderia ser utilizado em eixo semi-flutuante.
Att
Fabio
Amigos, na realidade não estava pensando em investir tanto comprando zero-bala.
Pela minha experiencia pode ser uma faca de dois legumes: Pneus grandes x blocante = quebra pontas de eixo.
Li isso em foruns americanos faz tempo, mas o fato de ser uma Band me leva a pensar em tê-los nos dois eixos, começo a procura por usadinhos bons.
Acho que enquanto isso um bom guincho mecanico vai ajudar a resolver qualquer penâlti em trilhas.
Se souberem de algum blocante usadinho bom, por favor me avisem!
Abraço,
Badia
Parabens
Muito legal a Band.
Vou acompanhar o tópico, sempre tive vontade ver uma Band Gigante com pneus 38.
Abraços e boa sorte na empreitada.
Glauco mendes
06/08/2010, 19:43
Badia ai esta a foto do filtro seco instalado, meu caro amanhã estarei por perto da loja que vende o bulbo, se quiseres eu pego um , estarei te passando uma MP referente a coifa do radiador.
Abs...
Tchê Glauco, o bulbo já comprei por aqui, 39reais, comprei também a helice 10pás, 38,00.
Impressionante a economia usando o telefone.
Aguardo a informação do preço da coifa.
O filtro ficou muito bom, mas pretendo botar o suporte com as duas baterias nesse local, pretendo instalar o meu filtro, junto acima do motor no painel de fogo ou preso no capô, ainda não estudei direito a fixação.
Na loja MERCEDEMA - 51 32419600- que comprei o bulbo tinha o filtro seco zerado, na caixa, do caminhão 608, R$ 200,00.
Vou tentar comprar um de plástico, ainda não "visitei" os ferrinhos de caminhões, vamos ver.
Tava na corrida de inaugurar a BADLIMIT amanhã, mas o tanque não chegou.
Abraço,
Badia
Badia ai esta a foto do filtro seco instalado, meu caro amanhã estarei por perto da loja que vende o bulbo, se quiseres eu pego um , estarei te passando uma MP referente a coifa do radiador.
Abs...
Obrigado MRCREMA, na realidade a BAND é uma volta as origens, comecei com uma 71, depois 76, migrei pros Willys, engesas, campers, lands, cherokees, etc.etc.
Queria algo para meter a mão, só prás HARD, vamos ver o que consigo.
Valew,
Abraço,
Badia
Parabens
Muito legal a Band.
Vou acompanhar o tópico, sempre tive vontade ver uma Band Gigante com pneus 38.
Abraços e boa sorte na empreitada.
Amigo Fabioabe, se não tiveres o que fazer com esses LockRight manda prá mim, eu corro o risco com eles e os 38", eheheheheh:dance:
Se pensar em bricar me avisa por MP.
Abraço,
Badia
Opa, eu estava usando o bloqueio LockRight que possui um desenho similar ao q vc mostrou. Quando estava com os 265x75x16 funcionavam muito bem. Eu os retirei agora pois pretendo colocar ARB ou macrotorque na traseira por ser selecionavel e vou colocar esse na dianteira pra testar. Irei partir para pneus 37.
Segundo os Foruns gringos, não é recomendado esse bloqueio para pneus maiores que 35. Pois perde eficiencia e pode quebrar os pinos do bloqueio.
Eu comprei esse bloqueio na epoca pois eu estava sem eixo flutuante na traseira. E nas minhas pesquisas, esse era o unico bloqueio que poderia ser utilizado em eixo semi-flutuante.
Att
Fabio
All, tanque no lugar, bóia pifada.
é de algum carro/caminhão ou só da Band 88 mesmo?
Alguma dica?
Abraço,
Badia
Guiga Tostes
09/08/2010, 17:38
Badia,
sugiro usar a da Band mesmo pois é certeza que vai casar com o seu tanque e o funcionamento vai ser "próximo" do esperado...digo isso pois a bóia do tanque das Band em conjunto com o marcador de combustivel não são os mais "precisos do mercado" e não dá para confiar 100% no que demonstra o painel.
Eu sempre considero a quilometragem rodada para estimar a quantidade de combustivel no tanque...mesmo com a bóia e marcador funcionando.
Abs
All, errei nos calços, comprei de 6cm e não de 8cm como deveria, conclusão os 38" só andam com SPOA.
Além disso achei o carro com pouco motor para empurrar o trem . . .
Solução, pintou uma troca por uns 35" q com recape deve chegar perto de 37", amanhã vai estar montado, dai creio que seja só mandar ver no sabado!
Preciso da ajuda dos amigos no seguintes assuntos em pauta:
- O guincho mecanico de 3t vai bem?
- Fazendo o filtro de ar dentro da cabine, pode ser aqueles esportivos?
- A bateria no lugar original, embaixo do banco, quando fica submersa, não vai entrar em curto?
Passando a limpo estamos na etapa de:
- Tirar folgas dos pedais:
- Instalar a bóia no tanque de plástico;
- Fazer funcionar os limpadores de parabrisas;
- Hélice de plástico com 10 pás instalada;
- Instalar para choques dianteiro com os suportes pro cambão;
- Rasgar a lata ao lado da palanca de reduzidas para não forçar a palanca em uma torção;
- Instalar os gancgos de reboque;
- Filtro de ar novo (seco);
Testar a criatura no sabado.
Obrigado a todos pelas dicas e sugestões.
Abraço,
Badia
joão k. chikui
10/08/2010, 20:57
Badia, se ainda estiver aspirada , vai ser fraca mesmo. Com turbo e intercooler , bicos e elementos novos ,sem forçar vc ganha 50 % de torque.
valeriano
10/08/2010, 21:06
Badia,
sugiro usar a da Band mesmo pois é certeza que vai casar com o seu tanque e o funcionamento vai ser "próximo" do esperado...digo isso pois a bóia do tanque das Band em conjunto com o marcador de combustivel não são os mais "precisos do mercado" e não dá para confiar 100% no que demonstra o painel.
Eu sempre considero a quilometragem rodada para estimar a quantidade de combustivel no tanque...mesmo com a bóia e marcador funcionando.
Abs
Depois que filmei o video abaixo, eu só levo em consideração a kilometragem. Tanto que a Maria tá com o marcador de combustível quebrado há quase 1 ano e nem me dei ao trabalho de mandar olhar.
http://www.youtube.com/watch?v=myf3fBCFXVQ
Filtro esportivo tem que ser um grande!
Se for o caso abra a tampa do filtro dentro do veículo e deixe o elemento de fora. Fazem isso nos turbinados..
[]'s
Guiga Tostes
10/08/2010, 21:35
Depois que filmei o video abaixo, eu só levo em consideração a kilometragem. Tanto que a Maria tá com o marcador de combustível quebrado há quase 1 ano e nem me dei ao trabalho de mandar olhar.
Belo video!!! Parece um manometro de presao do oleo:mrgreen:
Abrs
Guiga Tostes
10/08/2010, 21:46
Badia,
este guincho mecanico é de qual fabricante? Pela capacidade deve sim dar conta do recado! E em casos extremos basta utilizar uma patesca para dobrar a força do bicho e ai sim com 6T vai ser dificil vc nao conseguir se livrar do enrosco.
A bateria no local original, mesmo submersa nao entra em curto...mas vale sim conferir o nivel da agua ou trocar apos uso prolongado em alagados.
Quanto a falta de motor para tocar os 38", realmente o OM314 aspirado vai sofrer um pouco para virar estes pneus, inclusive um 36" ou 37"...agora turbinado com a configuraçao sugerida pelo amigo Joao Chikui a coisa muda de figura, apesar do motor OM ser de baixo giro vc ganhará um belo torque em baixa!
Sobre o filtro de ar dentro da cabine, nao sei informar pois nunca vi em Band...mas com o filtro seco instalado é facil fazer um snorkel home made...basta o 1 tubo, alguns mangotes e abraçadeiras(e nao sai caro)...pense nisso!
Abrs
All, o limpador de parabrisas do lado do carona não funciona, não tem a haste de ligação.
Onde posso procurar uma? Ela liga na haste do limpador do motorista ou direto no motor?
Help!
Badia
Glauco mendes
19/08/2010, 21:29
All, o limpador de parabrisas do lado do carona não funciona, não tem a haste de ligação.
Onde posso procurar uma? Ela liga na haste do limpador do motorista ou direto no motor?
Help!
Badia
Ve com a Lurdes na tração mania.
Abs..
Valeu Glauco, mas morri na MUltipeças, 35pila, se mandasse vir de SP mais frete ia chegar perto disso, morri lá mesmo . . .
Agora o penalti é o seguinte:
- O encaixe da palheta, onde prende essas duas hastes do lado do motora é curto, igual ao do lado do carona, e deveria ser mais longo para ter espaço e encaixar as duas hastes, a que vem do motor e a que vai pro carona.
Tem problema de mandar fazer no torneiro?
Abraço,
Badia
Glauco mendes
22/08/2010, 22:55
Valeu Glauco, mas morri na MUltipeças, 35pila, se mandasse vir de SP mais frete ia chegar perto disso, morri lá mesmo . . .
Agora o penalti é o seguinte:
- O encaixe da palheta, onde prende essas duas hastes do lado do motora é curto, igual ao do lado do carona, e deveria ser mais longo para ter espaço e encaixar as duas hastes, a que vem do motor e a que vai pro carona.
Tem problema de mandar fazer no torneiro?
Abraço,
Badia
Badia estas falando do pivô, que fica no quadro de parabrisa, o torneiro até faz mas vai ficar mais caro que comprar um original, esta peça custa em média de 19,00 reais a 30,00 reais dependendo do fornecedor!
Abs....
Alexandre X
22/08/2010, 23:27
Badia,
Quem importa estes bloqueios é a http://www.sigma4x4.com.br/.
Abraço
Junior
Sigma4x4? Conheço é do Sr Walace Morais, já escurrassado desse Forum. Ele e seu sócio, Silvio da Askby.com, me deram um prejuizo de US$800. Abra o olho, nunca pague adiantado como fiz.
Luciano SHAKALL
23/08/2010, 15:11
" ... Depois que filmei o video abaixo, eu só levo em consideração a kilometragem ...
http://www.youtube.com/watch?v=myf3fBCFXVQCaramba :shock: !
Você conectou o "inclinômetro" ao marcador de combustível, foi? :mrgreen:
[]'s
All, muito tempo se passou desde a primeira mensagem, até esse sábado quando inauguramos a BADTOY nas trilhas:
Antes, em consideração aos amigos que ajudaram com dicas e sugestões no desenvolvimento do projeto, listo as melhorias implementadas nessa primeira etapa:
- Calços de carroçaria - 6cm - 240,00
- Tanque de combustivel plástico - 220,00
- Lamina do parachoque - 50,00
- Montagem dos 37¨ - 80,00
- Filtro de ar esportivo lavável - 70,00
- Mangueira para o filtro dentro do portaluvas - 15,00
- Embuxamento dos pedais - 60,00
- Suportes do cambão - 40,00 (par)
- Peças limpadores do parabrisas: 70,00
- Bulbo pressão do óleo: 30,00
- Freios: reparos limpeza e regulagens : 150,00
- Bateria 130A - 130,00
- MObra: calços, setor na nova posição, filtro de ar, tanque, parachoque diant., freios : 800,00
- Arranque, alternador, chave luz, farol, limpador e eletrica em geral - 275,00
Acho que foi isso:
A TRILHA:
Sabado pela manhã acordo cedo e luto para cordar meu filho e parceiro Rick(18) que tinha acabado de chegar da balada, vamô que vamô!
O tempo esta de acordo, pronto para cair aquela água, encontro o Meia na ofina, engato a BADTOY e me dirijo até o Posto Garoupa, local de encontro.
Formamos comboio com o Paulista e com o Carlinhos e pegamos Freeway em direção a Santo Antônio da Patrulha, 70kms de POA.
A XTerra puxava bem a BADTOY, em quinta sobrando motor para a ultrapassagem, mesmo a 80km/h, nesse trecho meu parceiro recuperou as forças em mais uma soneca.
Na chegada ao local da inscrição meu numero 223 mais a água que caia em quantidade, prometia um dia de muita diversão.
Muito nevorsismo da galera, quase um por cima dos outros, muita calma nessa ora gente . . .
Lembrei de acionar as rodas livres, no Trolha não tinha, na boca da trilha, o terreno prometia uma trilha da melhor qualidade, com a BADTOY em lenta dava pre ver os pneus enterrando no barro aos poucos!
Primeiro obstáculo, cerca de uns 50 jeeps presos e um trator 4x4 trabalhando sem parar, putz e agora, qual marcha, que velocidade, escolho 2 reduzida e entro com cuidado em uma maracha de arroz, canal que leva a água prá lavoura, a BADTOY pula a dianteira e quando quero acelerar porá aumentar o embalo falta tempo e tranca em baixo, no meio da Band, tento sair mas vejo as rodas dianteiras tracionando no vaziu e paro.
Logo em seguida vem o trator e nos puxa num tranco, fácinho.
Babando, em segunda reduzida, acelero o que o motor permite e encaro resto do percurso, passando por muitos jeeps em conserto, outros trancados e outros apenas assistindo, continuo e só para em um morro.
Ficamos observando a parceria tentar, poucos conseguem chegar até nós, muitos atolam até os guardanapos, eheheh
Vem o trator 4x4 para tirar os atolados e fica.
De longe vejo meus parceiros de comboio parados onde eu havia trancado, já de saco cheio de ficar parado volto até aonde eles estavam, na mesma maneira que vim, fui, segunda pé em baixo.
Perto deles vejo uma Land 90 enterrada, dois jeeps queimam seus guinchos na tentativa de tira-lá do enrrosco, aposto umas cervejas com o motora e me preparo pro serviço, estava com muita sede.
Tiro minha cinta WARM de 30.000lbs, mais velha que o Rick e com muitas marcas de batalhas e me preparo.
Meus parceiros e os espectadores duvidam, não vai sair, vai quebrar a Band, nem os guinchos conseguiram, melhor esperar o trator, etc.
Com todas essas palavras de estimulo encosto a Band ao lado da 90, mando todo mundo se afastar, segunda reduzida e atolo o pé: 1, 2, 3, 4, 5 mandaços e a 90 tá fora, recolho minhas cervejas geladas e recebo os cum primentos da galera: Não fui eu galera, foi a cinta!
Considerações:
- Filtro de ar na cabine é prá ensurdecer, sem condições:
- Pneus 36 ou 37 recapados, com grip agressivo, sem isso pode desisitir, vai passar trabalho;
- Possivel upgrad - turbo.
Nota prá BadToy - 10
Quando é a outra?
Abração,
Badia
canzilao
12/09/2010, 20:42
Vc faz um relato desses, e me esquece de colocar a frase pra finalizar com chave de ouro: "Desatolar uma 90 com a Band não tem preço."
Parabens pela viatura e pelo empenho.
:palmas::palmas:
Ismael Reghin Filho
12/09/2010, 23:13
Badia, meus parabéns pela sua VTR.
Li o seu tópico de ponta a ponta e gostei bastante de ver o Fuxico, hehehe...
Já tava pensando no filtro de ar dentro da cabine (aí, bateria no motor e não embaixo do banco).
Mas vc comentou que faz muito barulho, então já desisti também.
Acho que vou tentar fazer como vi em outros tópicos (2 bateiras de 65).
Vou ver se coloca elas embaixo do banco e cabendo, ganho na altura da caixa de bateria, que vou poder cortar, para colocar bancos melhores.
Dá uma olhada no meu tópico, Band Mafiosa e quem sabe pode me dar umas ajudas também, apesar da minha band, ser uma pickup cabine dupla.
Minha mulher e os dois filhos gostam de viajar e acampar, então optei por ela.
Abss,
Amigos, obrigado pelas palavras e elogios, realmente a trilha estava muito boa apesar de termos abortado parte em função da quebra da tração de um parceiro do grupo.
Saimos juntos e voltamos juntos!
Canzilão realmente foi demais desatolar a 90, até porquê o cara estava desanimado, ninguem chegava perto depois dos guinchos pifarem e ele teria de esperar o trator desatolar . . .
Desatolar, ver a cara de espanto dos parceiros,:
"Isso realmente não tem preço!"
Se vocês prestarema atenção nas fotos, verão um ponto vermelho esfumaçado no meio da m. era um Trolha, em pior situação. Imagina o terreno, charco brabo, chuva depois de passrem 200 jeeps, eramos o último grupo!
A coisa foi feia!
Ismael, vou acompanhar teu tópico e ajudar sempre que possivel, começando pelo filtro de ar dentro da cabine, esquece, é de ensurdecer!
- Quanto as bateriais em sequencia pelo que li noutro tópico é a melhor solução.
Mas não esqueça, bomba e bicos, além de filtros em excelente condições são determinantes para o bom funcionamento de motores a diesel.
valeu,
Badia
Guiga Tostes
13/09/2010, 15:04
Grande Badia!
Parabéns pela BadToy, belo relato é sempre bom ler essas histórias!!!
Depois se puder posta mais fotos da trilha ... e videos tb!!!!
Abrs
All, em homenagem a todos os parceiros desse projeto seguem as fotos da BADTOY depois do banho.
Abração e até a próxima trilha.
Badia