Ver Versão Completa : Curso de amortecedores
Armstrong
10/03/2005, 11:32
Pessoal
Gostaria de saber quais são os amortecedores com maior curso que se emcontra mo mercado. E quais seriam esses cursos, pois quero obeter com a troca de molejo um grande curso na supenção agradeço as informações.
grato
Grande,
Nesse link tem disponível o catálogo (em duas partes) de todos os amortecedores da linha Monroe, talvez ajude. :wink: :wink:
http://www.sa-tenneco-automotive.com/brz/produtos/_catalog-produtos/cat_impreso.asp
[s] catalogados,
Se a sua suspensão ainda for algo remotamente aparecida com o original do Jeep, você não precisa de nada nem perto disso..........
O Rancho faz um amorteceodr com mais de 12" de curso, tem outros maiores ainda.........
Abraços,
FrommarS
10/03/2005, 13:37
pois quero obeter com a troca de molejo um grande curso na supenção agradeço as informações.
Vc quis dizer jumelo?
Acho que só trocá-los por maiores vc não vai conseguir este grande curso esperado e talvez tenha uma perda muito grande de estabilidade....
Não sei ... não majo nada... mas dá uma procurada aqui no fórum que tem uns 400 tópicos que falam de suspenção e provavelmente vc encontre o que precisa... :wink:
:twisted:
hasta luego.... :mrgreen:
Elmer_Jeep
10/03/2005, 17:51
Na área de donwloads eu postei a tabela de medidas dos amortecedores HDS, baixe a tabela e procure o amortecedor com o curso que vc deseja.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8320
[]'s 8)
Armstrong
10/03/2005, 18:06
Marcelo, agradeço pela informação do link verifiquei e achei o da ranger bom liguei para uma loja aqui de Curitiba e encontrei por R$ 30,00 cada são a gás e segundo o vendedor são recondicionados, mas me parecem que são de desmanche, pois não tem sinal de ser remanofaturados, testei e me pareceram ótimos.
Coloquei molejo traseiro da Toyota está com três laminas, tenho pneus de 35” pretendo colocar maiores no futuro por isso já estou deixado mais alto, informando os meus eixos são da pick-up.
Wallace, no momento vou colocar os da ranger mas pretendo continuar com as transformações, com certeza mais adiante vamos negociar, pergunto vocês sabem qual o tipo de lamina de mola que possibilita uma maior flexibilidade, existe ? Pois encontrei uma foto na web e pretendo deixar o meu jeep o mais perto disso ( em suspensão ) agradeço toda acessória dos amigos.
Eu acho que o melhor para feixe é ter laminas que em repouso fiquem planas.
Acho que assim tem curso para ambos os lados.
Este Wrangler ai pode ter jumelos revolver que melhoram bastante a abertura dos feixes, mesmo nos feixes originais.
Armstrong
10/03/2005, 18:23
Jipeiro RR
Baixei a sua tabela e encontrei a maior medida de 34,36 cm (14") modelos 9181 e 9182 sabe qual é o preço e aonde posso encontra-los pois se os da ranger não corresponderem, estarei procurando outros, obrigado
Elmer_Jeep
10/03/2005, 18:24
Se pretende usar pneus maiores q 35" e quer os feixes com bom curso e flexibilidade se prepara logo pra transformar tua suspensão pra SPOA que é o caso desse Jeep da foto acima. :wink:
lostensos
10/03/2005, 21:44
qual a vantagem dos amortecedores HDS ? está acima dos monroe e
abaixo dos rancho?
Beto Lacerda
10/03/2005, 21:48
hds é clone do heckentorn
[]'s
...está acima dos monroe e abaixo dos rancho?
Só uma informação: os Ranchos são fabricados pela própria Monroe (ou uma divisão dela), logo tem a mesma qualidade. Porém os Ranchos são destinados a outro segmento. :wink:
[s]
Beto Lacerda
10/03/2005, 22:13
pela tabela monroe deu pra ver que o traseiro de f-250 tem bastante curso
[]'s
Sandro Tannuri
10/03/2005, 22:18
Wallace,
Quais as medidas do 15"?
As fixações são somente EB1 ou tem S1?
Abraços,
lostensos
11/03/2005, 11:04
hds é clone do heckentorn
[]'s
Beto, desculpe eu não conheço os hecktorn.. infelizmente...
Vc´s podem citar alguma diferença pratica desses amortecedores HDS/Hecktorn??
Grato
...está acima dos monroe e abaixo dos rancho?
Só uma informação: os Ranchos são fabricados pela própria Monroe (ou uma divisão dela), logo tem a mesma qualidade. Porém os Ranchos são destinados a outro segmento. :wink:
[s]Cuidado. São divisões diferentes, na Realidade a Monroe comprou a Rancho a algum tempo.
Então pode não ter nada uma com a outra além de serem do mesmo grupo e fazerem produtos "similares".
qual a vantagem dos amortecedores HDS ? está acima dos monroe e
abaixo dos rancho?São coisas diferentes que muitas vezes não tem como falar que um é melhor que outro, pois são para usos diferenetes.
O HDS é de dupla ação presurizado, ou seja, ele ajuda a manter a roda em contato com o solo em iregularidades com o solo. Para quem anda em velocidade pode ser melhor que um Rancho 9000 X que tem como vantagem a regulagem. Temos alguns jipes de competição usando os HDS, algumas vezes usam 2 por roda.
Os Ranchos 9000 X com a regulage pode ser melhor para um jipe de trilha, já que pode usar regulagens diferentes na cidade, estrada, trilha etc.
Wallace,
Quais as medidas do 15"?
As fixações são somente EB1 ou tem S1?
Abraços,só EB1, mas voce sabe que existem adaptadores para converter né...
Qual a diferença de EB1 e S1?
[]´s
Elmer_Jeep
11/03/2005, 18:35
Qual a diferença de EB1 e S1?
[]´s
Essa referência é da haste superior EB1 é olhal e S1 é pino :wink:
Sandro Tannuri
11/03/2005, 21:28
Wallace,
Eu sei mas os adaptadores alongam o amortecedor e isso é um problema no meu caso especifico. Tem jeito mas teria que mudar as fixações. Detesto ter trabalho. :lol:
Qual a medida aberto e fechado do 15"?
Abraços,
Wallace,
Eu sei mas os adaptadores alongam o amortecedor e isso é um problema no meu caso especifico. Tem jeito mas teria que mudar as fixações. Detesto ter trabalho. :lol:
Qual a medida aberto e fechado do 15"?
Abraços,
Como já falei, pouco mais de 53 cms fechado.
Se tem 15 polegadas de curso, tem pouco mais de 91 cms aberto.
Sandro Tannuri
14/03/2005, 19:43
Wallace,
Obrigado, eu não tinha visto que ja tinha falado.
Abraços,
Vinicius_4x4
20/04/2005, 08:31
Como estou fazendo uma reforma no chassi de meu jeep (reforço e tudo o mais), também estou trocando os jumelos e "envergando" (no momento não me lembro qual é a expressão mais certa para isto) os feixes de mola originais do jeep. Constatei que os amortecedores que estavam no jeep tavam uma m... e então irei trocá-los.
Agora vem a dúvida: com os jumelos mais a "envergada" dos feixe de mola o jeep irá aumentar uns 10 cm, será que eu posso utilizar os amortecedores da kombi pick up. Eu peguei as medidas dele (ano 97 para mais): 410 mm fechado e 640 mm aberto.
OBS.: o amortecedor é da cofap, pelo que notei um pouco maior do que os da monroe da tabela acima. :D
Provavelmente vou estar falando besteira :oops: mas é uma dúvida que me veio a cabeça: como o curso é de 230 mm, isto significa que se colocar em uma rampa subindo com uma roda só (tipo RTI) o pneu que está em cima da rampa terá altura máxima de 115 mm (metade do curso) do solo :?:
[]'s esperando as pedradas! :lol:
Elmer_Jeep
20/04/2005, 09:51
Acho que a "envergada" q vc fala quer dizer Arqueada.
Arquear feixes é perder tempo, procura algum tópico aqui sobre suspensão que tu vai ver os motivos.
Particularmente estou achando muito grande esse seu amortecedor da kombi quando fechado.
Qualquer amortecedor tem que estar muito bem posicionado permitindo que o movimento da suspensão aproveite todo o curso dele comprimido ou extendido.
[]'s
...também estou trocando os jumelos e "envergando" ...os feixes de mola originais do jeep. Constatei que os amortecedores que estavam no jeep tavam uma m... e então irei trocá-los.
Agora vem a dúvida: com os jumelos mais a "envergada" dos feixe de mola o jeep irá aumentar uns 10 cm, será que eu posso utilizar os amortecedores da kombi pick up.
:D Grande Vinícius!!!
:o Bom, arquear os feixes é tempo e $$ perdido. A única coisa que funciona é a troca por feixes novos. Esse jumelo, se fôr maior que o original, vai forçar o feixe pra baixo, e não levantar o jeep, como todo mundo imagina... Quando vc monta beleza... Depois de 1 trilha ou algumas semanas, olhe de novo... :wink: Outra coisa que é preciso cuidar, caso ponha esses jumelos, são os ângulos dos cardãs e do cáster.
Amortecedor de Kombi não é o mais indicado por 2 motivos: não é maior, e sim menor que o original do jeep; e além de muito macio vai estourar bem rapidinho.
Os amortecedores mais indicados são os traseiros da Ranger 4x2 antiga. São baratos, macios, fortes e do tamanho certo. :wink:
[]'s
Beto Lacerda
22/04/2005, 10:18
ou da f-250 traseiro com 12" de curso :shock:
[]'s
Luiz Gustavo Mayr
22/04/2005, 11:47
Beto Lacerda,
Precisa de adaptação para colocar os da f-250 traseiro de 12´´ que vc citou no CJ5?
Aguardo resposta,
Grato,
Luiz Gustavo Mayr
Fábio Alexandre
03/05/2005, 08:41
Para trocar os amortecedores eu posso ir tirando um e trocando e depois o outro.....etc? Preciso erguer o Jeep pra isso? Se eu tirar um vai arriar este lado e depois não consigo encaixar o novo, ou não tem problema ?
Beto Lacerda
03/05/2005, 09:47
Beto Lacerda,
Precisa de adaptação para colocar os da f-250 traseiro de 12´´ que vc citou no CJ5?
Aguardo resposta,
Grato,
Luiz Gustavo Mayr precisa refazer os suportes pois ele fechado é maior que o de cj
[]'s
Beto Lacerda
03/05/2005, 09:49
Para trocar os amortecedores eu posso ir tirando um e trocando e depois o outro.....etc? Preciso erguer o Jeep pra isso? Se eu tirar um vai arriar este lado e depois não consigo encaixar o novo, ou não tem problema ?
precisar não precisa pois não são os amortecedores que sustentam o peso do jeep , mas como vc vai tirar as rodas para ter acesso ao amortecedor sem erguer o jeep ??
[]'s
Fábio Alexandre
03/05/2005, 14:57
Beto me parece que na dianteira tem espaço.
Elmer_Jeep
03/05/2005, 15:27
Não esquece de 'escovar' os amortecedores novos antes de montar :wink:
Fábio Alexandre
03/05/2005, 15:34
Pode me explicar melhor, como faço?, pra que serve ?
Sergio Rocha
03/05/2005, 15:35
Fala Jipeiro
Essa foi sacanagem :!:
Ele tá afim de aprender e fazer e vc me vem com essa de "escovar". :lol:
Não vou dizer o q é escovar vou deixar pra vc. :lol:
Só aviso pra ele q não é passar a escova. :lol: :lol: :lol: :lol:
Tirar as bolhas do oleo
Fábio Alexandre
03/05/2005, 15:39
Valeu Sergio !!!!!!!!!!!!!!!!! :lol:
Elmer_Jeep
03/05/2005, 15:52
Grande Sérgio, eu sabia q alguém ia perguntar.
Espero q ele saiba o procedimento correto.
se não souber mais tarde eu falo
[]'s escovados :wink:
leopoldo
03/05/2005, 15:56
e nem passar na escova do moto-esmeril.
e não confunda com escova do interiorrrrrrr que fala escorrrrrva. :lol:
e tem mais:
agora quero ver o ELMER definir "ESCORVA"............. :lol:
DICA:
veja num livro de engenharia hidraulica
Fábio Alexandre
03/05/2005, 16:00
E AGORA QUEM ACEITA O DESAFIO DO LEOPOLDO ?
Elmer_Jeep
03/05/2005, 16:04
ih rapaz, a brincadeira tá ficando boa :lol:
vou trabalhar um pouco aqui, mais tarde to de volta :roll:
[]'s agora escoRvados :lol:
Fábio Alexandre
03/05/2005, 16:06
Um já desistiu pra joar é bom, na hora do desafio, só faltou dizer que a mamãe estava chamando.................hehehehehehe
Beto Lacerda
03/05/2005, 16:09
E AGORA QUEM ACEITA O DESAFIO DO LEOPOLDO ? eu , segundo o site da Dana :
O processo de escorvar ou equalizar o amortecedor tem como finalidade tirar ar de dentro dos canais dos amortecedores, seguindo os passos: a) colocar o amortecedor na posição normal; b) puxar a haste do amortecedor para cima e para baixo no mínimo cinco vezes; c) você sentirá que o amortecedor ficou mais duro e a haste corre sem trancos. Além disto é recomendável : 1- verificar a posição de montagem; 2- não segurar a haste com alicate ou qualquer outra ferramenta; 3- verificar o estado de coifas e batentes.
[]'s
Fábio Alexandre
03/05/2005, 16:11
Valeu Beto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :P
Sergio Rocha
03/05/2005, 16:12
Jipeiro
Cade vc ?????????????????????????????????????????????????? ?????
To achando q com essa vc não contava .Conhece o termo : Foi buscar lã e voltou tosqueado ?
Pra responder ao seu desafio, eu costumo fazer 4 x em cada um antes de instalar.
Tá certo mestre Leo ?
Sergio Rocha
03/05/2005, 16:34
Beto
Vc respondeu o desafio.Eu queria ver o Elmer responder. :lol:
leopoldo
03/05/2005, 16:45
É.............o processo dizem que é esse. Eu nunca fiz :roll:
Eu fico meio desconfiado de jipeiro que fica suando em cima da vareta dum amortecedor:
subindo e descendo, subindo e descendo, subindo e descendo
deu? ah! mais uma pelo menos:
subindo e descendo, sentindo que ele ficou + duro :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu sempre pensei no seguinte:
Depois de montado e passado os primeiros 5 minutos das ruas de são paulo..........escorvou até a mãe do cara da DANA.
Acho que eles dizem isso de sacanagem. E tem outra:
Depois que o amortecedor começa a funcionar e esquenta, com todo aquele óleo subido e descendo no embolo e nas válvulas..............aquilo vira um embróglio só.
Pelo menos é bom para os músculos.............treinamento para ajuste de munhão.
Elmer_Jeep
03/05/2005, 16:56
Pô galera, fala sério.
Eu não ia mandar o cara fazer uma coisa sem eu saber do q se trata. :wink:
Há alguns anos eu participei de um treinamento da COFAP, os técnicos sempre recomendavam fazer isso porém eu acho esse detalhe dispensável.
Cês num sabem nem passar um trote :twisted:
:P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :twisted:
leopoldo
03/05/2005, 17:08
Eu sei sim:
é só mandar um cara escorvar um OMP
Luiz Gustavo Mayr
03/05/2005, 23:25
e ai esses omp são bons?
leopoldo
04/05/2005, 08:05
EU nunca usei e não gosto do princípio de funcionamento.
Tem gente por aqui que usa e está contente.
Não deixa de ser uma opção.