Ver Versão Completa : Amortecedor e feixe de mola Bandeirante
Caros amigos. Ate que enfim comprei uma Toyota Bandeirante(sonho de menino). Depois de varios Jeeps, Nivas, Samurais e afins.
A toyota e 1966 Curta, com motor turbo intercoller toda reformada e esta um show.Porem como todos ja sabem, por melhor que esteja sempre tem o que fazer, GOSTARIA DA AJUDA DOS MAIS EXPERIENTES EM TOYOTA. Acompanhei um topico que comecou com amortecedor e na ultima mensagem estava em feixe de mola. PRECISO SABER DE VCS QUAL O MELHOR AMORTECEDOR PARA COLOCAR NA Band (sem ser os ranchos) e se possivel quem tiver e puder mandar fotos do feixe de mola com as Fitas do UNO ou entao detalhar como fazer. Nao estou afim de transformar minha Band em um carro de conforto apenas melhorar a suspensao. Agradeco antecipadamente pela informacoes.
hercilio.neto
27/06/2010, 00:38
FERRAO,
Parabéns pela aquisição.
Existem tópicos detalhando essas duas questões. Precisa pesquisar.
Saudações Toyoteiras
HERCILIO NETO
Ferrão,
Parabens e bem vindo :palmas:
Se sua band está com a altura original ( jumelos, calços etc.. ) o melhor amortecedor é... o original.
Abs
Obrigado DIMASI vou seguir teu conselho no amortecedores, e vou usar os calcos de UNO nas molas. valeu
Amadeus_band
30/06/2010, 00:20
Eu coloquei os amortecedores da ranger argentina na frente (thanks LM!) e gostei do resultado, ficou mais confortavel e estável! (Mas claro, continua uma Bandeirante, hehehe).
Albieri,R.J.
30/06/2010, 14:14
Se sua band está com a altura original ( jumelos, calços etc.. ) o melhor amortecedor é... o original.
Abs
X2!!!!
Sao baratim! 340 reais troca os 4 (cofapi). Quanto as fitas do uno, a minha nao precisa nao, nao faz barulho... ai é com voce.
Daniel Gomes
01/07/2010, 21:28
na minha opiniao lojar de 3 em 3 meses oleo queimado nas molas, de um jeito normal, nada de sair jogando oleo para todo lado, mantenho sempre a minha lubrificada, quando vou para o sitio jogo oleo assim que chegou e depois de uns dois dias ja nao esta nem amsi pingando no chao...
Marcelo-HPE
02/07/2010, 13:43
Se me permitem ; o Melhor produto para lubrificar feixe de molas e eliminar os rangidos na hora e por muito tempo, chama-se FBS-Viscosol que é um produto próprio para feixe de molas .
Estou a um ano sem rangindos nos feixes de molas desde que apliquei o produto . ja lavei o carro por baixo , enlameei a suspensão e o produto não sai .
O viscosol spray Lata amarela de tampa preta é encontrado nas concessionárias Mitsubishi por 35,00 mirréis .
Aqui tem o site do fabricante , mas não sei se eles vendem no varejo.
http://www.fbslubrificantes.com.br/
Abs.
Gostei da dica :concordo:
feitosac
05/07/2010, 00:33
Ferrao,
Coloquei os 4 amortecedores turbo gás Cofap da Ranger argentina melhorou muito e considere tambem colocar os calços Topkits.
Abs.
Feitosa.
mauromosc
05/03/2012, 21:12
Pessoal,
não sei se é o tópico correto, mas vamos ver se podem me ajudar.
O lado esquerdo da viatura está cerca de 2cm mais alto que o lado direito. Na frente eu medi do batente até o diferencial e a diferença também dá uns 1,5cm.
Será que as molas do lado direito estão mais cansadas que as do lado esquerdo e por isso a diferença? Eu não conheço o histórico do carro, mas tenho receio que o problema seja mais grave.
O pior é levar para o moleiro para arquear as molas, avisar que tem a diferença, o cara trocar os jumelos, falar que tá tudo certo e quando chego em casa continua torto. E ainda disse que não precisava arquear.
Agradeço antecipadamente a ajuda.
Abraços,
hercilio.neto
05/03/2012, 22:17
Complicado, né?
Também já passei umas raivas com moleiros. Isso até achar um bom profissional.
O meu jipe pendia muito nas curvas para a direita e o lado direito estava meio baixo. Tinha uma mola quebrada.
mauromosc
05/03/2012, 22:41
Hercílio,
vou ver se no sábado levo para um outro posto de molas e fico do lado do cara, eu deixei de manhã nesse picareta e voltei já com o lugar fechando e escuro, não dava nem para reclamar.
Vamos ver como fica, mas já ficou bacana com os 35 e os jumelos mais altos.
Abraços!
Ferrao,
Coloquei os 4 amortecedores turbo gás Cofap da Ranger argentina melhorou muito e considere tambem colocar os calços Topkits.
Abs.
Feitosa. feitosa, os amortecedores da ranger cabem na band com jumelos originais
mecamaniaco
09/03/2012, 10:36
Esses amortecedores da Ranger são os traseiros ou os dianteiros? Posso colocar na minha band q está com jumelos altos? Serve tanto na dianteira quanto na traseira da band?
Esses amortecedores da Ranger são os traseiros ou os dianteiros? Posso colocar na minha band q está com jumelos altos? Serve tanto na dianteira quanto na traseira da band?
Você compra os 4 traseiros na sua serve sim, agora eu gostaria de saber se serva na minha com jumelos originais, o código cofap é gl12343
Adriano Band
11/03/2012, 04:28
Complicado, né?
Também já passei umas raivas com moleiros. Isso até achar um bom profissional.
O meu jipe pendia muito nas curvas para a direita e o lado direito estava meio baixo. Tinha uma mola quebrada.
Bom dia Hercilio?
Tô precisando dar uma revisão na suspa. Vc indica algum profissional na região de Cps?
Abç
hercilio.neto
11/03/2012, 12:17
Adriano, indico o "OK MOLAS", fica no Balão do Tavares (Av.Lix da Cunha).
O serviço é muito bom. Já arqueei e troquei molas lá várias vezes nos últimos 10 anos. Ficou sempre perfeito.
Aconselho a ligar antes para agendar, é sempre lotado. Tel: 3241-7986
Francisco Bicalho
11/03/2012, 12:20
Ferrão,
o melhor amortecedor é... o original.
Abs
Dimasi o Cofap TurboGas é infinitamente melhor do que os amortecedores originais do Bandeirante, e o Rancho dizem que é infinitamente melhor que o Cofap TurboGas.
Carlo Pecca
11/03/2012, 19:54
Francisco Bicalho
Vc saberia informar o cógido desses amortecedores da Cofap TurboGas e quanto custam?
Francisco Bicalho
Vc saberia informar o cógido desses amortecedores da Cofap TurboGas e quanto custam?
o código é GL 12343 aqui na minha cidade na dpaschoal custam em média 130 reais cada
Carlo Pecca
12/03/2012, 10:33
Elvis
Obrigado pela dica.
PESSOAL
É difícil e necessita de ferramenta especial para se mexer nos feixes de mola da bandeirante? Caso NEGATE, quais cuidados a serem tomados para não haver desalinhamento nas transmissões?
Francisco Bicalho
12/03/2012, 10:52
E o Rancho é esse:
Rancho RS 9000 RS9118 22.80 13.94 EB1 EB1
Rancho
Modelo / Aberto / Fechado / Tipo (Sup/Inf)
RS9113 20.65 12.82 EB1 EB1
RS9118 22.80 13.94 EB1 EB1
Francisco Bicalho
12/03/2012, 10:55
Elvis
Obrigado pela dica.
PESSOAL
É difícil e necessita de ferramenta especial para se mexer nos feixes de mola da bandeirante? Caso NEGATE, quais cuidados a serem tomados para não haver desalinhamento nas transmissões?
Carlo, é difícil sim, porque no momento que você desmonta os jumelos as molas abrem e é complicado montar elas de volta. Requer no mínimo dois macacos uma alavanca longa para curvar as molas e outra pessoa para colocar os parafusos dos jumelos de volta. Leve num moleiro.
Carlo Pecca
12/03/2012, 12:16
É nem tudo se pode fazer e tem um agravante: a minha coluna, he, he, he!
Fran... Bic..
Obrigado pelo aló! - Vc teria um moleiro de conviança para indicar aqui no Rio?
Francisco Bicalho
12/03/2012, 12:43
É nem tudo se pode fazer e tem um agravante: a minha coluna, he, he, he!
Fran... Bic..
Obrigado pelo aló! - Vc teria um moleiro de conviança para indicar aqui no Rio?
Só tenho.
O melhor moleiro do Rio se chama MOLAS CARIOCA, fica exatamente atrás daquele revendedor Mercedes-Benz na Av. Brasil chamado Guanabara Diesel.
Fale com o Sr. Carlos, ou com o filho dele Renato. O Renato não tem as duas mãos, mas ele é uma força da natureza, não se assuste. o Renato é impressionante; ver ele trabalhar e também dirigir com muita segurança é incrível; ele é uma pessoa nota 10 que eu admiro muito.
Peça para eles instalarem aquelas buchas vermelhas nos jumelos, elas duram mais que as amarelas de PU e deslizam da mesma forma. Peça também para instalarem aquelas pastilhas de nylon entre os feixes de molas. O carro vai ficar 110% melhor.
Molas Carioca: Rua Maria da Glória 369, Ramos. Tel. 2573-3778 / 2590-8542 / 2561-6218
Ligue e fale com a Andréa (mulher do Renato) e marque uma hora com eles.
Diga ao Sr. Carlos que foi o Chico quem recomendou, e que adotou a cachorrinha (Beganzê) dele. Fala que a Beganzê está cada vez mais linda e mais feliz no meu sítio. Ela é uma felicidade na vida da gente.
Um abraço;
Chico
Adriano Band
13/03/2012, 01:06
Adriano, indico o "OK MOLAS", fica no Balão do Tavares (Av.Lix da Cunha).
O serviço é muito bom. Já arqueei e troquei molas lá várias vezes nos últimos 10 anos. Ficou sempre perfeito.
Aconselho a ligar antes para agendar, é sempre lotado. Tel: 3241-7986
Banoite Hercílio?
Valeu pela indicação. Essa semana devo passar por lá.
Abraço
Carlo Pecca
13/03/2012, 16:12
Chico
Muito obrigado pela dica do moleiro. Assim que estiver com a minha Band. vou marcar uma ida na oficina deles.
Abs.
Sarmentoyota85
19/03/2012, 11:50
Olá pessoal, sou novo no forum e também com a minha Band, ainda estou fazendo algumas reformas e tenho muita preocupação com o amortecimento, feixe de molas e jumelos, e gostaria de uma dica, um mecânico me pediu que eu trocasse os jumelos da minha Band, que eu presumo que ainda sejam os originais, aqueles mais feios e não sei reconhecer se são atos ou baixos, daí outro mecânico me disse para trocar apenas as buchas, e agora o que eu faço? Já comprei as buchas de PU
Carlo Pecca
19/03/2012, 19:32
Sarme nto
Tire algumas fotos do conjunto: jumelo, feixe de mola e amortecedor (frente e traseira) de forma que o pessoal do forum possa falar a respeito.
Sarmentoyota85
22/03/2012, 12:35
Olá Carlo,
Vou tirar as fotos hoje a tarde na minha garagem, amanhã posto aqui no forum, o dia está meio chuvosa aqui no Marajó, hehehehehe, obrigado pela força
Sarmentoyota85
23/03/2012, 10:20
Olá Carlo, como prometido segue em anexo as fotos do conjunto da Band, lembrando que é uma pick-up, cabine dupla, só peço desculpas pela lama que tá muito impregnada mas você sabe como é, não dá pra resistir, hehehehehehehe
33757133757233757333757433757633757733757833757933 7580
Sarmentoyota85
23/03/2012, 10:22
Lembrando que as fotos 5 e 6 são da parte traseira
hercilio.neto
23/03/2012, 21:08
Sarmento,
Vale a pena fazer uma revisão nos feixes. Note que está faltando um grampo e parece que na dianteira está com lâmina a menos (talvez seja impressão minha).
Quanto aos jumelos, parece que estão bons. Troque as buchas.
São jumelos pequenos, então se voce achar interessante, pode colocar jumelos maiores na traseira.
Sarmentoyota85
26/03/2012, 12:49
Olá Hercílio,
Agradeço pelas dicas, o problema é que moro no interior do Pará, mais precisamente Ilha de Marajó e é difícil encontrar mecânico de confiança ou até mesmo que saiba realmente trabalhar com molas, quando as laminas você verificou que estão faltando dos dois lados? O grampo já foi providenciado!!!!
Carlo Pecca
26/03/2012, 14:19
Blz Hercílio.
Sarmento, também sou novo em Band. E o pessoal daqui tem me dado muito força e aos poucos vamos aprendendo mais sobre este incrível jepp.
Abraço a todos..
hercilio.neto
27/03/2012, 00:09
... o problema é que moro no interior do Pará, mais precisamente Ilha de Marajó e é difícil encontrar mecânico de confiança...
Em compensação deve ser mais fácil encontrar boas trilhas.
Nas fotos não dá pra ver com clareza, conte as lâminas, veja se tem a mesma quantidade nos dois lados.
Mas o ideal é levar a um posto de molas, pois eles medem o arqueamento e deixam a band em pé.
Quanto às buchas, não é tão complicado de trocar. E voce pode encomendar pela internet.
Sábado comprei buchas da bieleta. Mas não deu tempo de trocar no final de semana. Ficou para o próximo.
Voce vai ver que muitas coisas voce mesmo pode fazer, basta ter as ferramentas.
Sarmentoyota85
27/03/2012, 11:09
Carlo, realmente já li muita coisa que me foi muito útil, mas sabe como é sempre ficam as dúvidas, já procurei sobre um problema que está ocorrendo com a minha embreagem, acho que vou abrir um tópico sobre antes de levar pro mecânico.
Hercílio, as buchas eu mesmo pretendo trocar com um amigo mecânico aqui da área, sobre as trilhas, vez ou outra vem uma equipe boa aqui pra nosa área, eu utilizo a Band mais para me deslocar da cidade para fazenda, onde tiro umas 4 horas de muita intensidade no chão de terra batida (aqui chamada de terruada), geralmente no verão, e quando choev um pouquinho é que vem a alegria junto com a lama, hehehehehe
Carlo Pecca
28/03/2012, 19:01
....
Quanto às buchas, não é tão complicado de trocar. E voce pode encomendar pela internet.
Sábado comprei buchas da bieleta. Mas não deu tempo de trocar no final de semana. Ficou para o próximo.
Voce vai ver que muitas coisas voce mesmo pode fazer, basta ter as ferramentas.
Cara o que é "bieleta" essas buchas como são. Vc poderia colocar fotos a respeito depois de instalar ou mostrando um passo a passo de como realizar?
Há... não esqueça de mencionar as ferramentas necessárias, OK?
hercilio.neto
29/03/2012, 00:29
Bieletas são hastes que ligam o eixo dianteiro à barra estabilizadora. Estão presentes nas Bands modernas. Cada bieleta contém 4 pequenas buchas (2 em cima e duas embaixo). Não tem segredo.
http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_S_f_174016469_5302.jpg
Carlo Pecca
29/03/2012, 12:20
Hercilio
A minha não tem esse trem não. Valeu pela explicação.
abs
fgonelli
29/03/2012, 15:08
Carlo a minha era 92 e não tinha barra estabilizadora.
Carlo Pecca
29/03/2012, 17:51
Felipão
ocÊ tá em terra, legal.
Deixei a band no moleiro Carioca, lá em Ramos para fazer um alinhamento no eixo traseiro, e o Renato realizou um milagre. Subiu a traseira, trocou umas tranqueiras e a bicha tá macia, macia. Nem range!
Ficou muito bom mesmo.
abs
A barra estabilizadora veio junto com a câmbio 5m em 93.
Sarmentoyota85
30/03/2012, 10:07
Acho que a minha Band também não tem isso aí, procurei e não achei, sendo que fazendo referência ao Dimasi, a minha é '85 e 4 m
dalmo cruz torres
30/03/2012, 13:07
Pessoal, eu coloquei na minha Band uma bucha espaçadora de molas, feita por um vizinho, ficou muito bom mesmo. Foi a solução mais barata e rápida que consegui, mudou completamente meu jipe.
Carlo Pecca
30/03/2012, 19:02
Dalmo
Tira umas fotos e mostra pra nóis!
luciano ajv
23/07/2014, 18:09
alguém poderia me dizer se com jumelos altos será necessário trocar os amortecedores originais da minha band jipe longo 96?
obrigado!
CAPT GOTTLIEB
10/10/2015, 15:55
Ao voltar da Serra da Canastra percebi que o JIPÃO estava muito barulhento e até um tanto esquisito. Realmente ele foi posto a prova, pois lá as estradas de terra são muito mal conservadas. Eu e o mecânico colocamos o JIPÃO no elevador e logo percebemos que as 4 buchas dos mancais fixos tinham sido reduzidas a átomos e as 8 buchas dos jumelos estavam parcialmente detonadas. Eram todas de borracha e ferro e não duraram nada! Consegui comprar em São Paulo as buchas de nylon, pois conversando com vários "experts" me pareceu a melhor solução. São de cor vermelha e bastante firmes. Trocamos todas as buchas de borracha pelas vermelhinhas (nylon) e espero que durem mais. Para ser bastante sincero não notei nenhuma diferença se comparar às buchas de borracha quando eram novas, mas espero que resistam mais tempo.
513928 As buchas do mancal fixo foram as primeiras a serem destruídas.
513929 513930 513931 destas 3 opções estou apostando na "vermelhinha"
513932 Mancal fixo - local mais crítico para as buchas
513933 513934 jumelos
marcvale
13/10/2015, 11:59
Olá amigos.
Alguém sabe dizer se a Fabrini ainda fabrica os feixes para as nossas Band?
Onde encontra-los?
Grato.
Márcio.
Olá amigos.
Alguém sabe dizer se a Fabrini ainda fabrica os feixes para as nossas Band?
Onde encontra-los?
Grato.
Márcio.
SIM marcvale..
A Fabrini ainda faz os feixes para as Band.
Olhe no site
http://www.rassini-nhk.com.br/servicos
Entre em Catalogo de aplicação
E em Feixe de Molas
Aparecerão varias opções. Abra o catalogo completo (4MB)
Da página 114 em diante tem os códigos que atendem as BAND
Se for pelo catalogo Automóveis / Pick-Up's / Vans / Jeeps(500KB)
esta na pagina 37 em diante
marcvale
13/10/2015, 17:27
Maggion.
Inicialmente, grato pela lembrança do catálogo.
Creio que a Fabrini não possui um canal de atendimento aos consumidores Pessoa Física. Por isso, acho pouco provável que se interesse por um pedido isolado de um ou quatro feixe(s) de molas. Não sei se este tipo de atendimento seria viável através de um representante, que geralmente estão mais interessados em suprirem as linhas de ônibus e caminhões.
Se alguém dispor de uma solução, agradeço desde já.
Um abraço.
Márcio.
http://www.molasmarchetti.com.br/
ou veja com o pessoal da Gama4x4.
Abraço!
marcvale
13/10/2015, 20:46
Valeu, Fband.
Grato pela gentileza.
Abraço.
Marcvale
Andei olhando os representantes e os da sua região não tem nem feixe de molas em seus catálogos.
Então olhando os de São Paulo achei as molas das Band no:
http://www.molasff.com.br/catalogos
Este catalogo deles tem 440 paginas e as molas das Band aparecem da pagina 107 em diante.
TALVEZ eles enviem para você, só que não faço ideia dos preços deles..
Sergio c
14/10/2015, 09:01
Aqui no sul tem a fábrica CARLON, na cidade de Erechim-RS, que fazem umas molas p band muito boas, mas para Pernambuco fica inviável por causa do peso e frete.
Quanto aos amortecedores Cofap da Ranger pergunto, os dianteiros da Ranger na dianteira da Band e os traseiros na traseira da Band é isso? Ou a configuração é outra.
Ferrao,
Abs.
Feitosa.
hercilio.neto
14/10/2015, 23:51
Comprei um par por R$ 260,00. Vou colocar na traseira.
Futuramente compro outro par para a dianteira.
LEONELO FORTINI
15/10/2015, 00:36
Quanto aos amortecedores Cofap da Ranger pergunto, os dianteiros da Ranger na dianteira da Band e os traseiros na traseira da Band é isso? Ou a configuração é outra.
Comprei a 20 dias atrás, os dianteiros e traseiros da Ranger (turbo gás) na Tropa 4x4 com o Paulo e as buchas em PU (amarelas) dos feixes. Troquei tudo. A minha Band a título de estabilidade melhorou muito e trouxe um conforto satisfatório.
Valeu Leonelo, mais a informação que obtive é que na Band, usam-se só os traseiros da Ranger ou seja: um par traseiro na dianteira e o outro na traseira.
Comprei a 20 dias atrás, os dianteiros e traseiros da Ranger (turbo gás) na Tropa 4x4 com o Paulo e as buchas em PU (amarelas) dos feixes. Troquei tudo. A minha Band a título de estabilidade melhorou muito e trouxe um conforto satisfatório.
hercilio.neto
16/10/2015, 01:13
Na Band os 4 amortecedores são iguais.
Assim os 4 serão GL12343 Turbogas, que são os usados na traseira da Ranger.
Obs: A bucha que vem no amortecedor Cofap (borracha com miolo de ferro) não entra no pino da Band. Então eu coloquei a bucha PU do amortecedor da Band.
LEONELO FORTINI
17/10/2015, 10:12
Na Band os 4 amortecedores são iguais.
Assim os 4 serão GL12343 Turbogas, que são os usados na traseira da Ranger.
Obs: A bucha que vem no amortecedor Cofap (borracha com miolo de ferro) não entra no pino da Band. Então eu coloquei a bucha PU do amortecedor da Band.
Bom dia Hercílio,
Nos meus foram retirados o miolo de ferreo para entrar no pino, pois o meca me disse que vai durar pouco a borrachas. Estas buchas do amortecedor em PU vou colocar, é facil de se achar? ou tem que mandar fazer sob medida para encaixar nos amortecedores que comprei turgo gás da Ranger?
Abraços- Leonelo
hercilio.neto
17/10/2015, 18:39
Bom dia Hercílio,
Nos meus foram retirados o miolo de ferreo para entrar no pino, pois o meca me disse que vai durar pouco a borrachas. Estas buchas do amortecedor em PU vou colocar, é facil de se achar? ou tem que mandar fazer sob medida para encaixar nos amortecedores que comprei turgo gás da Ranger?
Abraços- Leonelo
É fácil de achar sim. Comprei na loja física da DDA em Campinas.
Eu já tinha comprado essas buchas há um tempo atrás apara substituir os que tinham estragado na traseira. Aí eu comprei um jogo a mais para deixar de reserva. Na verdade são 2 peças por olhal e é fácil de trocar. Eu mesmo fiz o serviço na garagem de casa.
LEONELO FORTINI
17/10/2015, 21:10
É fácil de achar sim. Comprei na loja física da DDA em Campinas.
Eu já tinha comprado essas buchas há um tempo atrás apara substituir os que tinham estragado na traseira. Aí eu comprei um jogo a mais para deixar de reserva. Na verdade são 2 peças por olhal e é fácil de trocar. Eu mesmo fiz o serviço na garagem de casa.
Valeu Hercílio.