Ver Versão Completa : Compra legal de motor
Galera, estou querendo comprar um motor de opala para por no CJ5, mas estou com o seguinte problema:
Achei o motor em desmanche, valor R$950,00 (sem nota) R$1.700,00 (com nota). Conversei com algumas pessoas e eles me recomendaram comprar com nota, porem é muito caro! Então surgiu um opala batido e cheio de multa para comprar (R$500,00). O dono disse que não compensa arrumar (batida e documento) então ele pretende vender inteiro. Fui no despachante e perguntei como faz para dar baixa em um veiculo, o cara disse que tem que acertar todas as dividas pendente. Tbem NÃO compensa! Bom para tirar o meu da reta, pensei em fazer um contrato de compra e venda (apenas para o motor) constando numero do motor, onde o dono assumiria que este motor é de boa procedencia........ Pergunto a galera se este contrato é valido, qual a maneira mais certa de proceder neste caso. Lembrando que eu não quero problemas futuros com os homi da lei!!
Thiago Serpa
09/03/2005, 23:09
esse motor é 4cc ou 6 cc? se for 6 cc ta caro, se for 4cc tá mais caro ainda... sugiro você pesquisar em outros lugares..
aqui onde moro, um motor da silverado gasolina com nota custa R$ 1500...
A melhor solução é sempre a nota fiscal, porém sempre tem o despachante pra dar um jeitinho... o meu tinha nota, porém não precisou, mas lembre-se de consultar o número do motor...
Acredito que contrato acaba não resolvendo muito não se o motor tiver rolo é B.O. na certa...
...qual a maneira mais certa de proceder neste caso. Lembrando que eu não quero problemas futuros com os homi da lei!!
Kinho,
É simples. Basicamente cê tá certo. Peça para o vendedor fazer uma declaração registrada em cartório, com: nome do vendedor, no. do motor, cilindrada, no. do chasssi do carro que está cedendo o motor, placa, ano, tipo de combustível. Se possível (é o melhor dos mundos) faça ele vender primeiramente para uma oficina mecânica oficial, que vai depois vender prá você com nota.
(Eu, fulano de tal, declaro para os devidos fins, que vendi 01 motor, tipo tal, no. tal, cil tal, combustível tal, etc, etc, para a Oficina Tal, motor esse que foi retirado de meu veículo, Opala, ano, modelo, placa, chassis, pela quantia tal, etc. etc, e tal)
Então fica assim: vendedor--->oficina--->você. A declaração é do vendedor para a oficina, e a oficina vende prá você com nota. Tudo limpinho prá depois poder alterar o documento. Qualquer problema, você tem a nota. Se o carro do vendedor for frio cê tem a declaração, se o carro dele for roubado, ninguém vai dizer que foi você que comprou motor no desmanche. 8)
Fiz este esquema, mas meu jipe ainda num tá andando, então não fiz alteração no documento do veículo.
Quanto ao preço, só posso te dizer que já ouvi dizer que motor 4 cil Opala é na faixa de R$ 500,00. Mas isso já faz tempo. Se tá fácil prá você, tenta um desconto. Se o vendedor num der o desconto e o motor tá bão, vai em frente. Compra e põe teu brinquedo prá rodar.
Boa sorte.
...aqui onde moro, um motor da silverado gasolina com nota custa R$ 1500... Thiago, cê pode fornecer endereço e telefone do vendedor? É legalizado?
Edintruder
09/03/2005, 23:56
Outra opção é procurar leilões do Detran, sempre saem opalas velhos que servem só para desmanche. Mas o caso desse aí não tem galho, o caso é que para dar baixa em uma placa não tem que pagar nada, é levar as placas com os recortes dos números do chassis a um crva que eles dão baixa, ou deixa assim mesmo! o caso é tirar o motor e fim de linha. Te informa com o detran a respeito de colocar o motor apenas com o recibo de compra, fica mais fácil que arranjar nota fiscal. Aqui no RS não tem muito mistério, é o proprietário declarar que vendeu mediante um recibo de compra/venda, reconhecer em cartório e pronto. Liga para o 0800 do Detran e te informa melhor, pois eu acho que estão te dando muito rolo.
Ronaldo B.
10/03/2005, 00:11
Achei o motor em desmanche, valor R$950,00 (sem nota) R$1.700,00 (com nota).
Kinho,
R$ 950,00 num tá caro, mas tem que estar completo, com carburador, motor de arranque, alternador e de preferência com ignição eletrônica e em bom estado. Quanto a nota.... dá uma olhada aí no seu estado prá ver se é necessária prá acertar o doc. prá alcool, senão, faz como o pessoal já deu a dica, recibo com frima reconhecida.
[]´s
esse motor é 4cc ou 6 cc? se for 6 cc ta caro, se for 4cc tá mais caro ainda... sugiro você pesquisar em outros lugares..
aqui onde moro, um motor da silverado gasolina com nota custa R$ 1500...
A melhor solução é sempre a nota fiscal, porém sempre tem o despachante pra dar um jeitinho... o meu tinha nota, porém não precisou, mas lembre-se de consultar o número do motor...
Acredito que contrato acaba não resolvendo muito não se o motor tiver rolo é B.O. na certa...
o motor é 4cc mas é completo (carburador, alternador, arranque...) e tem direção hidraulica. Vou tirar tudo que tenho direito, hidrovacuo, pedaleira acho que só.
Motor de silverado por 1.500 tá barato!!!! O mais barato que achei foi 2500,00.
Ronaldo B.
10/03/2005, 00:44
o motor é 4cc mas é completo (carburador, alternador, arranque...) e tem direção hidraulica.
Com tudo isso, R$ 950,00 tá bom... mas tem que estar funcioando, vê que modelo de carburador que é e se num tá todo zuado, senão depois vc vai gastar uma grana legal prá arrumar ou trocar... o resto é mais barato, exceto a bomba da DH.
[]´s
Luca,
é uma boa ideia fazer: Vendedor ---Oficina----Eu, mas acho que vai ser meio dificil achar uma oficina que faça isto. Mas se rolar uns $$$ acho que é possivel.
Na verdade eu não pretendo (por enquanto) alterar o documento do veiculo, mas gostaria de ter algo (documento) que provasse que este motor não tem rolo, e que tambem servisse futuramente como prova para que eu pudesse alterar o documento do veiculo.
Um conhecido meu, disse que se eu fazer um contrato de compra e venda bastaria, pois é uma venda de particular para particular. Agora se fosse um venda de desmanche, oficina etc.. teria que ter nota. (isto procede)
Outra duvida: atraves do numero do motor é possivel baixar a ficha do mesmo?
Thiago Serpa
10/03/2005, 09:29
...aqui onde moro, um motor da silverado gasolina com nota custa R$ 1500... Thiago, cê pode fornecer endereço e telefone do vendedor? É legalizado?[/quote]
Luca, essa semana ou na outra eu devo dar uma volta por ferro velho... Da última vez que rodei, vi dois motores 4.9 e uns tres 4.1 da silverado às venda... "R$ 1500,00 cada um", conforme o vendedor, isso em dois desmanches diferentes. Todos com módulo, chicote e nota fiscal Vou ver se consigo o telefone de lá. mas lembre-se, estou no Mato Grosso do Sul, dá uma grana de frete... mas pode ser que a diferença compense...
Por aqui vende muita caminhonete, e o povo sempre vende o motor a gasolina e depois converte à diesel!!
Seguinte, posso tá viajando um pouco, mas como pessoa física não dá pra você verificar a procedência do motor no detran e tirar uma nota fiscal junto à agencia fazendária estadual? Aqui custa R$5,00, a nota, mas não sei se pode ser feita para motor, fica aí a sugestão!
Olá, Thiago :!:
Eu também tô interessado no telefone e endereço do vendedor desses motores. :wink:
Estamos na espera. :D
Valeu :!: :!: :!:
Thiago Serpa
10/03/2005, 12:55
Assim que tiver novidades eu posto aqui pra vocês!! Provavelmente no sábado eu dou uma passada por lá!!
...se fosse um venda de desmanche, oficina etc.. teria que ter nota. (isto procede)
Sim, qualquer transação de empresa jurídica tem que ter nota fiscal. Qq ferro-velho tem a obrigação de te dar. Se não der fique fora.
Outra duvida: atraves do numero do motor é possivel baixar a ficha do mesmo?
Falso, nada a ver. Não há banco de dados com número de motor nos DETRAN´s. Somente número de chassis do veículo que doou o motor. Por isso deve constar este número no corpo da nota fiscal e na declaração em cartório.
Penso que somente com contrato de compra e venda, você não legaliza facilmente, não. Não por aqui. Senão fosse assim, qualquer gatuno faria um papel em cartório e venderia motor roubado como sendo legal. Que eu saiba, somente funciona com nota fiscal. Veja se você consegue com uma oficina de conhecido.
[]´s
Luca,
Voce esta enganado, o numero do motor consta sim no DETRAN e tambem consta no documento do seu veiculo, na transferencia do mesmo, la embaixo tem o numero do motor. Inclusive nao teve um caso dum artista global que estava correndo em um veiculo com o motor dado como roubado?
Eu ja tirei a NF do motor avulsa uma vez, vendi o motor do Samurai pra Bahia, fui na SEFAZ e tirei uma NF avulsa do motor, dizendo que ia pra conserto. Mas foi uma trabalheira, tive que pegar uma declaração do DETRAN que o veiculo estava em meu nome, etc, etc, mas consegui.
Outra vez eu comprei o motor AP 1.8 a alcool c/ carburador, alternador, etc por R$ 1.200,00 em um desmanche, o cara me fez uma declaração, e o meu despachante passou o motor pro meu carro (incluindo troca de cor e mudança de combustivel) sem o carro nem precisar ir ao DETRAN (nem pra vistoria).
Em alguns estados onde a SEFAZ nao seja rigorosa, voce pode comprar uma NF em uma papelaria e pedir pro dono do desmanche/dono do motor preencher a NF com os dados do motor, e com isso deve dar pra voce fazer a troca do motor sem problemas.
Luca,
achei outra KHda! no documento consta como sendo veiculo a alcool, e o motor que esta no opala é gasolina. Acho que ñão vou comprar este motor, é melhor não preciptar!! Vou fazer uma gambi no meu Bf161, e juntar um $$$ quem sabe eu já não pulo direto para um 4.1 powertech!
O problema da oficina me dar uma nota, é que se o motor for roubado, o ferro vai para a oficina, ou seja a oficina não vai por o dele na reta por causa de mim!
VALEU GALERA PELA AJUDA!!!!!
equipeminas4x4
11/03/2005, 09:48
Qualquer motor utilizado em carros antes de 1991, que ainda não esteja cadastrado no Detran, não precisa de NF. Se for um carro nacional provavelmente o Detran irá solicitar uma carta laudo para atestar a procedência do motor, se for importado, o Detran solicitará apenas um termo de responsabilidade do dono do veículo e este então terá seu primeiro cadastro no Detran atrelado ao chassi do seu carro.
[]´s
Thiago Serpa
14/03/2005, 14:12
Olá, Thiago :!:
Eu também tô interessado no telefone e endereço do vendedor desses motores. :wink:
Estamos na espera. :D
Valeu :!: :!: :!:
Pessoal, desculpa a demora!! liguei lá pro cara... o da silverado tá em falta, e como a procura tá grande ele nem tem previsão de quando terá!
Para os interessados, ele tem o 4.9 da f-1000 por R$ 1500,00 (completo)
Pra quem deseja investir um pouquinho mais, tem o da S-10 2.5 diesel, ele está pedindo R$ 5500,00 (completo).
Ferro velho do Ivo (67) 354-4313 ou (67) 354-2022.
Vou dar uma garimpada a mais. Se descobrir algum logar com o motor da silverado aviso a vocês!!
[]´s sem comissão
PS- O cara adaptou esses dias um motor de Corolla à diesel (1.8 turbo)num Cara de Cavalo, ficou muito bom. Segundo o dono, o motor custou R$ 3000,00.
Valeu, Thiago :!:
Obrigado :!:
:D :D :D
Luca,
Voce esta enganado, o numero do motor consta sim no DETRAN e tambem consta no documento do seu veiculo, na transferencia do mesmo, la embaixo tem o numero do motor.
Lamento Ojaneri,
Só de curiosidade, fui verificar se há alguma menção ao número do motor no documento. Examinei cinco certificados. Não consta nem do documento nem do Certificado de Registro (que é o docto. válido para transferência). Não consta número de motor em lugar algum. Aqui em Sampa não tem. Mais ainda, meu jipe tem placa de RR, e também num tem não.
[]´s
Luca,
Voce esta enganado, o numero do motor consta sim no DETRAN e tambem consta no documento do seu veiculo, na transferencia do mesmo, la embaixo tem o numero do motor.
Luca e Oswaldo,
O número do motor consta na documentação original do Detran, quando o carro é vendido pela primeira vez. Quando troca-se o motor por reforma, deve-se enviar a nota do motor, com o nº, para o Detran e regularizá-lo. Ninguém faz isso por que enche o saco, mas num caso de roubo, essa é uma das formas de identificação no caso de recuperação com o nº do chassi raspado.
[]'s
Luca,
Luca e Oswaldo,
O número do motor consta na documentação original do Detran, quando o carro é vendido pela primeira vez. Quando troca-se o motor por reforma, deve-se enviar a nota do motor, com o nº, para o Detran e regularizá-lo. Ninguém faz isso por que enche o saco, mas num caso de roubo, essa é uma das formas de identificação no caso de recuperação com o nº do chassi raspado.
[]'s
Na transferencia da minha Ranger tem o numero do motor sim, ela é 99/00. Sera que depende de estado?