Ver Versão Completa : Minha hilux sw4 98 travou na 4x4
franca_PE
18/06/2010, 15:00
Boa tarde pessoal:
Eu comprei uma Hilux Sw4 98TB a um mês, resolvi testar ela na trção L2 ou seja 4x4 ela ficou fazendo um barulho na dianteira tipo TUG TUG então imediatamente resolvi por para a posição H2 4x2 e ela não voltou e ficou travada como se estivese com freio de mão acionado, andei um pouco assim mesmo e ao passar por uma lombada sem bregar ela destravou e voltou a funcionar normal, mas antes disto eu sentia como um barulho estranho ao sair de 1ª e funcionando em H2 e ela fazia o mesmo quando um carro está com a roda presa e se solta, detalhe ela só faz isto quando está quente. Espero que alguém tenha alguma resposta para isto,obrigado!:stop:
Marcelo-HPE
18/06/2010, 19:16
É normal o carro travar as rodas quando se faz uma curva média ou fechada em 4L ( Reduzida ) pricipalmente em asfalto ,todos os 4x4 sem diferêncial central possuem esta característica, Picapes e Suv´s.
Se vc fez isso , forçou muito o sistema , oque deve ser evitado .
Quanto ao barulho ,comece verificando as rodas livres .
abs
Realmente... as vezes qdo liga a tração 4x4 no asfalto, em baixa velocidade e em curva, tem-se a impressão que "trava"... mas na verdade é que os pneus "colam" no asfalto... melhor testar em terra...
Franca , blz o que vc fez esta completamente errado pois ao acionar o 4x4 todo o sistema irá trabalhar forçado ao ponto de machucar algum componente como eixos , rolamentos , engrenagens , como já aconteceu ........... voce voltou com a alavanca de 4x4 para 4x2 e NAO desacoplou então pare o carro e engate uma marcha a RÉ e ande ate vc sentir que soltou e a luz apague , nunca acione a tração em um piso firme , na questao de roda livre nao precisa verificar pois o que acopla e desacopla é justamente no diferencial as bengalas ou semi-eixos ( tanto faz o nome ) eles giram junto com os pneus então a roda livre praticamente não existem , abraços
franca_PE
19/06/2010, 01:47
Bom quero de primeira agradeçer a todos pelas respostas, também queria completar que o maximo que andei na tração reduzida foi uns 500m será que mesmo assim forçou algo a ponto de danificar algo no sistema:sad:? queria saber também pra andar em 4x4 em pista molhada é só por o cambio de tração pra trás em H4 ela engata ou fica só na posição do meio do cambio? a luz de tração no painel fica verde nesta posição:?: espero tirar mas estas duvidas para não fazer nada errado:???::???:.
Marcelo-HPE
19/06/2010, 20:43
Para andar em pista molhada bastar colocar em 4H se a luz verde ascender , a tração está engatada ,se a luz verde ficar piscando ( não sei se na Hilux pisca ) é que a tração não engatou .
Nos Mitsubishi pode-se engatar a 4H até 100km/h , procure saber até que velocidade vc pode engatar a 4H da hilux , se não souber é melhor vc parar o carro para engatar a 4H
A reduzida deve ser engatada sempre com o carro parado , nunca em movimento
Se vc andou em linha reta com a reduzida engatada, provavelmente não danificou nada , mas se fez alguma curva média ou fechada , pode ter forçado algo .
Se vc tiver !! seria interessante dar uma lida no manual do proprietário , nele vc vai encontrar muita coisa importante .
abs
franca_PE
20/06/2010, 04:03
Valeu Marcelo pelas dicas, espero me aperfeiçoar mais neste assunto:razz:.
Franca,
Via de regra (algumas exceções podem ocorrer):
- H2 (4x2) - tráfego normal, em cidade e estrada, sem chuva forte.
- H4 (4x4 Hi) - tráfego em estrada de chão, molhada ou seca, e asfalto sob muita chuva.
- L4 (4x4 Low) - para grandes esforços em estrada de chão tais como subida ingreme, descida ingreme, ou atoleiro, ou fazendo trilhas.
Nas SW4 vc pode passar de H2 para H4 até 80 Km/h e de H4 para L4 até 8Km/h, ou seja, é melhor parado. A volta das marchas, ou seja, de H4 para H2 vc pode fazer qualquer velocidade. Sempre quando envolver a L4, faça-o parado.
franca_PE
20/06/2010, 13:06
Valeu Leo, agora ficou tudo bem esclarecido, por isto a cada dia estou gostando cada vez mais deste site:concordo: e da minha viadutra 4x4, abraços a todos.
cesarmoreir
02/05/2011, 20:21
A minha tambem trava a tração depois que andei na areia. Tento colocar em neutro e ela continua com a luz acesa. Então eu fico trocando a tração até ela soltar e apagar a lampada.
dresch1982
16/05/2017, 11:56
Ola pessoal
meu caso foi diferente. tenho sw4 1997
fiz todo o motor e entre idas e vindas da oficina p acertar vazamentos o mecanico teve que sacar novamente o motor p tirar vazamento em uma junta entre a bomba de oleo.... sai da oficina andei 10 km e tive que usar a tração e a mesma não entrou. não tracionava e não ligava a luz do painel. a redução entrava normalmente. coloquei novamente a lavanca na posição de tração porem notava que a mesma não estava tracionando as 4 rodas. sai da estrada de terra e quando peguei o asfalto" sorte minha que estava a 40 km/hora" deu um estouro embaixo e travou repentinamente as 4 rodas. quase capotei e fui para na valeta.
olhei embaixo e nada aparente. fiz funcionar coloquei a lavanca na posição 4x2 normal e fui ate em casa
liguei p mecanico e o mesmo falou que podia ter ficado as lavancas em posição errada no momento de montar a caixa, pois mexeram p tirar o motor.
levei no outro dia expliquei e horas depois segundo o mecanico ele testou e desta vez no macaco e ela novamente estancou as 4 rodas. Detalhe. da porrada deu uma trinca na caixa de transmissão da tração. masi tarde me informou que o que ocasionou tudo isso foi o rolamento do diferencial dianteiro que travou do nada
pergunto: tem uma coisa haver com a outra.
tipo se esse rolamento trancar a 8 por hora mata todo mundo
estou sem saber o que fazer
obrigado
Sonhador
16/05/2017, 20:56
sera que ele ligou as mangueiras de vacuo corretamente ?
alphazzz
17/05/2017, 11:30
Franca,
Via de regra (algumas exceções podem ocorrer):
- H2 (4x2) - tráfego normal, em cidade e estrada, sem chuva forte.
- H4 (4x4 Hi) - tráfego em estrada de chão, molhada ou seca, e asfalto sob muita chuva.
- L4 (4x4 Low) - para grandes esforços em estrada de chão tais como subida ingreme, descida ingreme, ou atoleiro, ou fazendo trilhas.
Nas SW4 vc pode passar de H2 para H4 até 80 Km/h e de H4 para L4 até 8Km/h, ou seja, é melhor parado. A volta das marchas, ou seja, de H4 para H2 vc pode fazer qualquer velocidade. Sempre quando envolver a L4, faça-o parado.
Até salvei isso aqui, ainda não comecei meus estudos sobre como dirigir 4x4, mas já é o básico né :D