Ver Versão Completa : Bomba Injetora do Maxion 2.5 - Qual a amperagem ?
Anthoniusnikos
09/06/2010, 12:42
Olá pessoal.
O sistema de alarme da Tratoretta (Ranger-99-Maxion2.5): trava de portas, bloqueio de comb., lanternas e sirene, já estava querendo dar problemas; resolvi trocar a fiação; então já refiz parte, mas tenho algumas dúvidas:
1- Gostaria de saber a amperagem da BI.
Nota: Me parece que é mais de 5A. Será !? - Sei que o mini fusível é de 20 A.
Obs.: Apesar de ter o multímetro, só vou fazer a medida se ninguém puder me informar.
2- Ao invés de bloquear o comb. na BI, não seria melhor instalar antes da bomba auxiliar, uma válvula solenóide, para corte de combustível, que tem apenas 0,7A e 8,4 W ? Foto anexa.
3- Parece que já existe um post sobre a ineficiência do corte da ignição, pois esta Ranger pega no tranco, e não vai adiantar nada.
Nota: O corte da BI ou da válvula solenóide será realizado somente por GPRS (rastreador). E se a amperagem da BI for maior que 5A terei que acrescentar um relé de 5 pinos(30, 87a, 87, 86 e 85) para proteção do equipamento.
É isso.
Abração
Anthon
Walter L. L. Casitta
09/06/2010, 12:58
Olá pessoal.
O sistema de alarme da Tratoretta (Ranger-99-Maxion2.5): trava de portas, bloqueio de comb., lanternas e sirene, já estava querendo dar problemas; resolvi trocar a fiação; então já refiz parte, mas tenho algumas dúvidas:
1- Gostaria de saber a amperagem da BI.
Nota: Me parece que é mais de 5A. Será !?
Obs.: Apesar de ter o multímetro, só vou fazer a medida se ninguém puder me informar. Sei que o mini fusível é de 20 A.
2- Ao invés de bloquear o comb. na BI, não seria melhor instalar antes da bomba auxiliar, uma válvula solenóide, para corte de combustível, que tem apenas 0,7A e 8,4 W ? Foto anexa.
3- Parece que já existe um post sobre a ineficiência do corte da ignição, pois esta Ranger pega no tranco, e não vai adiantar nada.
É isso.
Abração
Anthon
Eu liguei naquela válvula solenóide da BI. É só isso que você precisa fazer.
Anthoniusnikos
09/06/2010, 16:19
Tudo bem Walter, até aí...! Mas saberia me dizer qual a amperagem nesse solenóide, ou no fio de contato da BI ? No chutômetro, pode ser que seja mais de 5A e aí o módulo rastreador vai pro saco, ou vai ter muitos fusíveis queimados, e haja paciência pra fazer o motor funcionar movamente.
Pequeno jr
09/06/2010, 17:54
Anthon o Sumido do Fórum.
Walter L. L. Casitta
09/06/2010, 18:30
Tudo bem Walter, até aí...! Mas saberia me dizer qual a amperagem nesse solenóide, ou no fio de contato da BI ? No chutômetro, pode ser que seja mais de 5A e aí o módulo rastreador vai pro saco, ou vai ter muitos fusíveis queimados, e haja paciência pra fazer o motor funcionar movamente.
É menos de 5A com certeza. Não deve ser nem 1A. Eu peguei o fio logo atrás da caixa de fuzíveis no lado esquedo do painel...
Anthoniusnikos
09/06/2010, 18:54
É menos de 5A com certeza. Não deve ser nem 1A. Eu peguei o fio logo atrás da caixa de fuzíveis no lado esquedo do painel...
Obrigado Walter, deve ser isso mesmo. Amanhã vou confirmar e também verificar se o relé é de cinco pinos. Só estava desconfiado da amperagem ser maior que 5A porque o fusível da BI é de 20A, e acima de 5A teria que colocar um relé de 5 pinos para proteção, como já disse. Porém, você saberia me informar se só desligando(interrompendo), através do GPRS, a bobina do relé de cinco pinos, que deve ter uns 60mA, vai funcionar o bloqueio ?
O negócio é que estive pesquisando o dia inteiro sobre corrente(amperagem) das BIs e não encontrei nada.
Olá Pequeno, quem tem uma Ranger, e já passou por aqui, sempre volta. Tanto para ajudar, como para perguntar. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
É por causa dos amigos daqui que a minha Tratoretta está 99% em bom funcionamento.
Abração
Anthon
Use um amperimetro e boa!
Geralmente levam sua picape logo depois q vc a ligou...parado é mais dificil e com certeza se for issso o cara ja vem com um chicote e liga direto a BI na bateria.
Craisiler
10/06/2010, 00:21
aaaa se meus professores de eletônica vissem esse topico...
Corrente pessoal...
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Anthoniusnikos
10/06/2010, 12:53
Use um amperimetro e boa!
Geralmente levam sua picape logo depois q vc a ligou...parado é mais dificil e com certeza se for issso o cara ja vem com um chicote e liga direto a BI na bateria.
Concordo, Nava. Esse bloqueio pelo fio da BI já ficou demonstrado que é uma furada, e já muito manjado.
Mas, então seria mais eficiente a instalação da válvula solenóide para a interrupção do combustível(em algum ponto da linha) ?
Ainda não ouvi falar, mas será que se poderia, através de um relé do módulo rastreador, fazer a interrupção do funcionamento da viatura, via GPRS num dos fios: ou do módulo CPM ou GEM ? Ex.: Na bobina de ignição da PCM.
Levar em conta que o objetivo é a insterrupção do funcionamento da viatura(em movimento ou não) através de um módulo rastreador GPS/GPRS.
Craisiler, existem muitos ladrões de carros que dariam aulas para muitos professores de eletrônica e, com uma mão só.
E também existem muitos alunos que saem das escolas, sem sequer ter aprendido fazer um serviço que não seja de porco; quanto mais, fazer uma instalação decente ! :odedo:
Abração
Anthon