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Ver Versão Completa : Porcas rodas Defender 110



Miecz
05/06/2010, 20:47
Amigos
Lendo topicos referentes a quebra do suporte do estepe, resolvi retirar o estepe da minha Land (Defender 2003 CSW) para verificá-lo (estou com ela há 01 ano e nunca havia feito esta verificação - apenas calibrava o estepe).
Fiquei surpreso com a dificuldade para retirar as porcas (2 normais e 1 de segurança) - felizmente o suporte estava OK.
Então resolvi analisar todas as porcas de todas as rodas, uma a uma.
As porcas pareciam coladas, tal a dificuldade para sua retirada com auxilio de um cano de 1 metro. Após retirar 7 porcas a chave trincou, e precisei consertá-la com a colocação/soldagem de um anel externo.
E as porcas de segurança já estavam bem danificadas, dando mais trabalho ainda para sua retirada.
Enfim consegui retirar todos os parafusos, e recoloquei cada um deles envolvido em uma camada generosa de vaselina sólida.
Felizmente efetuei este trabalho preventivamente, pois se fosse necessário substituir alguma roda em viagem fatalmente teria que chamar um guincho.
Gostaria de orientação dos amigos:
- Onde posso adquirir porcas novas (normais e de segurança)?
- Que chave de rodas posso adquirir no mercado, que seja mais resistente?
- A capa das porcas de segurança estavam "coladas" com silicone. Isto é normal ou estavam desta forma por terem sido danificadas anteriormente?
Abraços

Carlão Rover
06/06/2010, 18:56
Nao e normal estarem coladas.Se sua roda for de liga,as porcas apertam mesmo.tem que apertar em cruz com a forca da mao apenas.

A chave original e um lixo.todos que ja usaram quebraram ou entortaram.

Compre em uma casa de ferramentas como a copafer, aquelas grandes com cabo trespassante, que fica perfeito.

Porcas novas eu compro no ebay.

Abraco(desculpe a falta de acento que estou no celular).

Miecz
07/06/2010, 06:44
Obrigado mais uma vez pela ajuda, Carlão.
Poderia verificar para mim se as peças dos links abaixo são as corretas para minha viatura?
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/LAND-ROVER-ALLOY-WHEEL-LUG-CAPPED-NUT-DISCOVERY-RR-DEF-/180504665304?cmd=ViewItem&pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item2a06ea9cd8

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Range-Rover-Land-Rover-wheel-Lug-Nut-2006-/180515187653?cmd=ViewItem&pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item2a078b2bc5

Carlão Rover
07/06/2010, 10:31
A do primeiro Link é a certa.Só pergunte ao vendedor a medida da porca(chave) e se ele faz desconto na compra de mais de uma!

Abraço.

Andre Bressan
10/01/2011, 11:30
Repassando a informação, já que eu acabei de passar pela experiéncia com o jogo de rodas de liga da Defender.

Cotação na Land Center (SP):

Porca normal = R$65
Saca porca segredo = R$40
Capa da porca segredo = R$10
Chave para porca segredo tipo A = R$54 (o preço depende do tipo da porca segredo e a letra que identifica o tipo da porca encontra-se na própria porca).

Obs: seguindo as recomendações, comprei uma chave de caminhão 27 mm.

RDF
27/05/2013, 18:09
Amigos,
Querendo dificultar o serviço dos "amigos do alheio", resolvi comprar mais um jogo de porcas com segredo para o Defender.
Triste constatação.
Na autorizada, tiveram a coragem de pedir R$ 830,00 (vocês leram corretamente, oitocentos e trinta reais) por um jogo com 5 porcas e uma chave.
Claro que não comprei, mas continuo precisando.
Alguém sabe me dizer onde consigo comprar estas porcas a preços "toleráveis"?
Abraços,

Caiogaucho
27/05/2013, 20:18
Apenas não esqueça de ler uma observação que consta no anúncio:


Shipping:
May not ship to Brazil - Read item description or contact seller for details. |

vwinit
28/05/2013, 14:41
Amigos,
Comprei na Britcar as 5 porcas com capa e segredo ... vem 2 adaptadores do segredo junto. Tudo original ...

As rodas são de ferro (bicho bruto! rsrsrrs) e assim sairam um pouco mais caras as porcas, mas nem se compara com o preço praticado em terras tupiniquins, mesmo pagando frete, imposto ... etc.

414148

Neste link tem os preços:

Your Search Results > Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=rtc9535)

gustavoullmann
09/03/2014, 18:51
Pessoal,

Há uns anos atrás quando troquei os pneus da Land e fiz o ritual de geometria e balanceamento, vi que o pessoal da loja passava micro-óleo (tipo WD40) nos prisioneiros que prendem as rodas antes de recolocar as porcas. O aperto dessas era feito com torquímetro. Como eu já tinha me ferrado para soltar a roda e trocar o pneu antes, adotei o isso como procedimento padrão, repetido a cada seis meses em todas as rodas.

Semana passada estava na praia e tentei fazer tal procedimento preventivo, mas não houve jeito. Simplesmente não consegui soltar nenhuma das porcas. Nenhuma! Tenho uma chave de caminhoneiro, pois a original é mais útil como chaveiro (hehehe), e mesmo assim não deu.

Bom, fui numa borracharia e pedi para o sujeito apenas soltar as porcas e apertá-las novamente. Chave pneumática não fez nem cócegas e só a chave de caminhoneiro com uma alavanca de quase 2 metros resolveu a parada. Então hoje, em casa, pude completar o serviço de soltar as porcas, passar micro-óleo e reapertar com torquímetro (uso 12kg/m).

Seguem umas fotos:

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Meccano
09/03/2014, 20:08
Gustavo, passando óleo, voce não estaria modificando a leitura de torque?

Não seria o caso de usar pasta de cobre ou isso seria temerário?
Abraço

gustavoullmann
10/03/2014, 13:44
Gustavo, passando óleo, voce não estaria modificando a leitura de torque?

Não seria o caso de usar pasta de cobre ou isso seria temerário?
Abraço


Pois é, Meccano! Sem dúvida a lubrificação afeta a leitura de torque, mas não me preocupei muito com isso pois esse era um procedimento padrão da loja de pneus. Enfim, fui atrás de mais informações e achei um material interessante sobre o assunto em: Aperto por Torque | Enerpac (http://www.enerpac.com/pt/aperto-por-torque)

O correto deveria ter sido descobrir e compensar o coeficiente de atrito do lubrificante que atua na rosca, mas sinceramente acho isso muito preciosismo para um parafuso de roda. Pela minha interpretação do material acima, a lubrificação é recomendada por proteger a vida útil dos parafusos e o aperto final é maior no conjunto lubrificado do que no conjunto seco (sem lubrificação) para o mesmo torque.

O que eu posso garantir é que nunca perdi nenhuma roda e que nunca (até essa última vez) tive problemas para soltar as porcas das rodas. O que eu vou mudar é o intervalo dessa manutenção, passando para 4 meses ao invés de 6.

Abraços!

Hugo4x4
10/03/2014, 20:48
Gustavo

Nunca colocar lubrificante nas porcas e parafusos das rodas, a limpeza debe ser feita a seco com escova.
Veja o que diz este artigo .: : : ALAPA : : :. (http://www.alapa.com.br/alapav01/portugues/manuais/texto02.aspx)

CGAUER
10/03/2014, 22:43
Como o Meccano sugeriu, colocaria pasta de cobre. Não é lubrificante, mas sim um 3º metal que previne o travamento, como se faz nos freios.

Faço isso faz muito tempo no Defender e jamais tive qualquer problema, nem soltou nem travou. Coloco bem pouco no primeiro fio de rosca e então coloco a porca.

Importante mesmo é manter os caras das borracharias BEM LONGE!

Hoje desmonto a roda e levo o na borracharia, evitando assim deles também arranharem as rodas com a chave ao redor das porcas.

Ok, eu sou louco..

abs

Clemente

Hugo4x4
10/03/2014, 23:26
Clemente

As pastas antigripantes são uma mistura de graxa com partículas pequenas de metal (alumínio,cobre), o efeito de estas nas porcas das rodas é o contrário do que se procura.
Prefiro por segurança usar uma alavanca maior para retirar as porcas que colocar qualquer lubrificante nelas.

Waldmartins
11/03/2014, 01:45
Por isso eu levo comigo sempre um "cachimbo" de moto. Sempre que vou balancear as rodas, eu forneço meu "material" para retirarem as mesmas...

Abs

Wald

gustavoullmann
13/03/2014, 13:06
Pelo visto esse assunto é um divisor de águas!

Assim como há os que dizem que os bujões plásticos do sistema de arrefecimento são 'fusíveis' do sistema, há os que dizem que tais bujões só servem para trincar e fundir o motor devido a perda de água....

Enfim, cada um com a sua opinião! hehehe... Na próxima até posso substituir o lubrificante por pasta de cobre, mas jamais vou deixar de lubrificar as porcas de rodas. Faço isso há uns bons k km e nunca perdi roda. Além disso (exceto nessa última vez), nunca tinha tido problemas para remover as porcas. E um pneu furado numa roda presa pode te deixar numa situação complicada se for a noite, se for numa estrada deserta, etc... Então eu não arrisco!

De qualquer maneira, o que interessa é a discussão (afinal estamos num fórum, certo!?) :D

Abraços!!!

Meccano
13/03/2014, 15:08
Gustavo, Será possivel que voce teve problema pra sacar a roda por causa do WD?

Voce sabe, ele é super volátil e logo não fica mais nada ali no local onde foi aplicado.

Quando fizer isso, farei com pasta. veremos...

Grato pela contribuição. pensava nisso a tempos... ainda mais depois de ver o estado das chaves saca porca!

Hugo4x4
14/03/2014, 19:39
Para quem não teve paciência de ler o artigo da Associação Latino Americana dos Fabricantes de Pneus, Aros e Rodas (ALAPA), copio o parágrafo que interessa:

"Os parafusos devem ser mantidos isentos de óleo. No caso das porcas, apenas a parte da arruela pode ser lubrificada, tomando o cuidado para que o óleo de lubrificação não atinja a parte dos filetes de rosca, para evitar operação de reaperto ou até a perda total do torque de fixação, podendo provocar acidentes graves ou fatais."

gustavoullmann
19/03/2014, 00:19
Gustavo, Será possivel que voce teve problema pra sacar a roda por causa do WD?

Voce sabe, ele é super volátil e logo não fica mais nada ali no local onde foi aplicado.

Quando fizer isso, farei com pasta. veremos...

Grato pela contribuição. pensava nisso a tempos... ainda mais depois de ver o estado das chaves saca porca!


Meccano, acho que o culpado foram as diversas travessias de água que eu fiz no verão. Peguei bastante água mesmo, inclusive água salgada na descida da Praia do Cassino.

Lubrificando ou não as porcas, acho que é importante eventualmente testar se as mesmas não estão 'coladas', principalmente antes de pegar estrada a noite, longas viagens, etc... Penso que testar um porca por roda já dá uma ideia da situação das demais. Enfim, isso pode poupar um belo trabalho na beira da estrada...

Grande abraço!!

bittous
20/07/2017, 23:27
Prezados, reativando o tópico: adquiri uma 110 a pouco tempo, e hoje fui trocar o pneus. Já tinha percebido isso antes, quando um mecânico foi tentar tirar uma roda, não saia de jeito nenhum!! Hoje, foi o mesmo sufoco, até por que a minha tem porcas com capas e porcas sem capas, um tamanho menos, acho que elas são 26 e 27. De qualquer forma, gelei pensando que se tivesse que trocar na estrada já era, seria só com reboque, ridículo. Mas com isso, fiquei pensando em trocar todos o parafusos, até por que as com capa estão bem sambadas. A roda e de liga leve, poderia usar rosca comum? E rosca para a roda de ferro, poderia usar essa uma roda de liga? Quero praticidade e economia.