Conectar

Ver Versão Completa : Óleo sumindo na 110

ka2
05/06/2010, 01:13
Ola pessoal

Sou novo aqui e acabo de comprar minha 1a Land... uma 110 2004 que parece muito nova.
Acontece que o oleo do motor esta sumindo - levei a um mecanico de confiança para uma olhada e ele me disse que o motor está zero (tem 130mil). Olhou a mangueira do turbo se ela esta suja de oleo, nada, disse que a turbin esta zero tambem... me manou trocar o filtro de ar. Troquei e continua a sumir - some 1lt a cada 400 km mais ou menos.
Nao tem fumaça branca (ou se tem é pouco pra parecer anormal). A agua do radiador esta cristalina (azul com adidivo).
Não pinga nada na garagem...
Tirei a vareta com motor ligado, nao sai fumaça...
A unica coisa um pouco diferente é que o motor parece "castanhar" um pouco. Um amigo que teve uma Land me disse que o motor parece estar um pouco adiantado...
O carro esta rendendo bem, sem perder potencia nem nada, só sse lance do oleo misteriosamente sumindo... alguem tm alguma ideia?

Agradeço antecipadamente!
Karlos

Lothar
05/06/2010, 10:14
Ola pessoal

Sou novo aqui e acabo de comprar minha 1a Land... uma 110 2004 que parece muito nova.
Acontece que o oleo do motor esta sumindo - levei a um mecanico de confiança para uma olhada e ele me disse que o motor está zero (tem 130mil). Olhou a mangueira do turbo se ela esta suja de oleo, nada, disse que a turbin esta zero tambem... me manou trocar o filtro de ar. Troquei e continua a sumir - some 1lt a cada 400 km mais ou menos.
Nao tem fumaça branca (ou se tem é pouco pra parecer anormal). A agua do radiador esta cristalina (azul com adidivo).
Não pinga nada na garagem...
Tirei a vareta com motor ligado, nao sai fumaça...
A unica coisa um pouco diferente é que o motor parece "castanhar" um pouco. Um amigo que teve uma Land me disse que o motor parece estar um pouco adiantado...
O carro esta rendendo bem, sem perder potencia nem nada, só sse lance do oleo misteriosamente sumindo... alguem tm alguma ideia?

Agradeço antecipadamente!
Karlos

Quando comprou mandou trocar o óleo, quanto de óleo foi colocado?

[]

Carlão Rover
05/06/2010, 10:46
Se tudo que disse estiver correto na descrição, vá logo abrir seu motor, pois está queimando óleo mesmo. Nada se cria nada se perde;tudo se transforma.No seu caso está virando gás no escape...

Agora uma Land com 130 mil Km que não pinga óleo????Algo está errado...

Veja uma outra opinião,pois um litro a cada 400 km é muita coisa...

lulaquintella
05/06/2010, 11:39
Amigo, procure outra oficina, pois como o Carlao falou o oleo nao desaparece!
Se ele nao esta na agua e nao esta no chao da sua garagem, aparentemente esta sendo queimado pelo motor ou pela turbina!!!!
Mas, eu ja vi uma viatura de um amigo que so jogava o oleo para fora com o veiculo quente e andando!
Vou ligar para ele e vou postar depois aqui!
Mas adianto que nao era tanto quanto o seu caso.
E muito oleo!!!
Se for o motor, que e muito provavel,pare loga para evitar um prejuizo maior!
Abraco

ka2
05/06/2010, 16:14
Troquei o óleo a 1 semmana.
Fui hoje cedo a uma oficina, mas os mecanicos não estavm pelo feriado, vou levar na segunda cedo.
O óleo deve estar sendo queimado no motor ou no escape, mas sem fazer fumaceira. Não sou entendido em land, mas o que sai de fumaça esta mais para preto que branco, e não parece anormal....
Uma pessoa me falou sobre algo como reparo da turbina (retentor) ou algum tipo de junta ali... O que acham disso??

Abraços

BoaTrilha
05/06/2010, 16:24
olha parceiro, pelo relato eu chuto que:

- há demasiada folga entre aneis e camisa.... (desgaste)

- e o barulho que parece casquilos, são os pistões batendo saia.

Tenho minhas duvidas se uma land com realmente essa kilometragem chegaria a esse ponto.

Espero que outro forista mais experiente em lands possa lhe ajudar sem precisar chutar como eu.

Abraços e boa sorte.

ka2
05/06/2010, 17:28
Fui olhar com mais cuidado agora... com a LRD parada, acelero e sai fumaça branca, bem pouco e logo depois preta. Cada acelerada um pouco de branca e logo depois preta...
o que acham? turbina? algum retentor?

abraços

Carlão Rover
06/06/2010, 18:45
pelo que disse 99 por cento de chance de ser a turbina.Compre outra,nao arrume a sua.Desculpe a falta de acentos pois estou no celular.

Abs.

ka2
06/06/2010, 18:58
Amanha cedinho vou levar a um local especializado em motores diesel.
Depois eu conto o que esta acontecendo.

Obrigado pelas dicas

ka2
07/06/2010, 00:40
Já imaginando ser a turbina, peço umas dicas de como e onde comprar...
A minha turbina vale quanto na troca?
Que lojas sugerem?
Quanto custa uma nova?
Dá para trocar somente o miolo da turbina, ou algum tipo de retentor?

Obrigado!

Carlão Rover
07/06/2010, 01:22
Procure GT 20 AR.48.
Vá em auto peças diesel e peça pelo modelo dizendo que é para ranger(mas peça esta numeração),pois se falar que é para Land eles cobram mais caro normalmente.

Em São Carlos tem a MN diesel, perto da sua casa.

Dá para trocar peças,mas não é confiável...pode gastar duas vezes...se cuidar bem nunca mais vai trocar a turbina...

Agora procure ver o porquê que estragou a turbina...motor desregulado(muito débito de diesel para pouco ar) pode comprometer a turbina.

Abraço.

ka2
07/06/2010, 17:18
Olha só... levei na MN, tiraram a turbina e tem um pouco de fuligem na parte quente e um pouco de folga axial, mas eles acham que é não é conclusivo pelo tanto de óleo que some, eles acham que teria que ter muito mais fuligem... A ponta do escape está bem preta, passando o dedo sai uma fuligem preta como da turbina, mas mais.
A MN acha que seria bom trocar o reparo da turbina (R$800).
O que vocês acham?
Amanha vou a SPaulo levar na revenda onde comprei a Land para que eles deem jeito nisso...

Abraços!

lipe20
07/06/2010, 17:28
Faz pouco tempo que você comprou o carro?

lulaquintella
07/06/2010, 19:16
Se nao e na turbina, entao e dos cilindros.
Eu nao faria nada antes de identificar o problema, pessa para o mecanico medir a compressao dos cilindros.
se estiver baixa em algum ou todos e sinal de desgaste no conjunto cilindro,pistao e aneis de segmento.
O que pode ter acontecido por desgaste natural de alta KM, ou algum problema de lubrificacao.
Se voce comprou a viatura a pouco tempo vale a pena tentar que a loja resolva o seu problema.
boa sorte
ab

Carlão Rover
07/06/2010, 19:48
Eu compraria uma nova,nada de reparo...ainda 99,9% de chance de ser a turbina...

Abraço.

ka2
07/06/2010, 21:54
Faz pouco tempo que você comprou o carro?
Comprei a 1 mês. Vou levar na loja, que fica na grande Sao Paulo (Sto. Andre)

lipe20
07/06/2010, 22:21
É o melhor, função deles resolverem o problema.

Carlão Rover
07/06/2010, 22:47
OPa, eu moro em Santo André...se quiser me liga que se puder vou com você...

manda um email que te passo meu celular...

candreucci@hotmail.com

Abraço.

Carlão Rover
07/06/2010, 22:50
Era uma 110 verde que faltava o botão da buzina?Novinha?

Caraca,que mundo pequeno se for...

Abraço.

ka2
08/06/2010, 13:34
Era uma 110 verde que faltava o botão da buzina?Novinha?

Caraca,que mundo pequeno se for...

Abraço.
Não é verde não, é branquinha. Estou na estrada agora, vou tentar enviar email, obrigado pela ajuda

ka2
08/06/2010, 21:21
Carlao, eu cheguei meio tarde em Sto Andre, fui a revenda e de lá me levaram no mecanico de confiança deles, em Sao Bernado. A oficina pquena mas bem arrumada, com carros como pajero. O mecanico iria medir a compressao dos cilindros e ver a turbina. O engraçado é que o oleo baixou quase nada nesta viagem! isso me fez pensar mais ainda naturbina, ja que ela saiu e voltou pro carro ontem.... deixei o carro lá e me trouxeram para SP, onde fico até sexta.
Agradeço muito a sua disposição em ajudar, obrigado mesmo.
Quando houverem novidades posto aqui.
Abraços!!

luiz ccosta
08/06/2010, 23:20
Será com tão pouca KM ???? no meu td1 200 tirei o tubo que leva os gases / vapor de oleo do motor da entrada da turbina e e botei para a atmosfera agora ela fica limpinha sem aquela gororoba de oleo.
Ka2 segue manual sobre turbina e motor caso queira conhecer melhor a viatura .

abs.

Carlão Rover
09/06/2010, 00:43
Cara a compressão e verificação da turbina são coisas bem simples...era legal você participar...

Eu voto 100% na turbina...

O mecânico é em uma travessa da av Brig. Faria Lima?Esqueci o nome dele...mas trabalhou em uma concessionária da mitsubishi...deve ser ele.

Se for fala que você é amigo do Carlão, indicado pelo Vander, que também é mecânico...

Bom, boa sorte.Se puder vamos tomar um café em São Bernardo; minha clínica é lá perto...

ka2
09/06/2010, 20:13
Cara a compressão e verificação da turbina são coisas bem simples...era legal você participar...

Eu voto 100% na turbina...

O mecânico é em uma travessa da av Brig. Faria Lima?Esqueci o nome dele...mas trabalhou em uma concessionária da mitsubishi...deve ser ele.

Se for fala que você é amigo do Carlão, indicado pelo Vander, que também é mecânico...

Bom, boa sorte.Se puder vamos tomar um café em São Bernardo; minha clínica é lá perto...
Carlao... eu segui o carro da revenda ate o mecanico, e depois ele me troxe a Sampa - te digo que nao faço ideia rsrsrs andamos tanto por umas quebradas que achei que estava chegando em Santo hehehe. Sobre a oficina, tive que entrar numa garagem com uma rampa para baixo grande, parecia buraco de tatu.
Não tiv como acompanhar... falei com o mecanico hj as 18h, ele me disse que mediu a pressao nos cilindros e estátudo OK. Disse que levou a turbina num autorizado da Garrett para que eles verificassem vasamentos e coisas assim. Amanha posto o proximo capitulo - Será mesmo a tubina a culpada?
Uma hora vamos tomar esse café, mas receio que vai ser em Sao carlos, Araraquara, ou melhor ainda, Brotas.

Abraço a todos!!

ka2
09/06/2010, 21:10
Será com tão pouca KM ???? no meu td1 200 tirei o tubo que leva os gases / vapor de oleo do motor da entrada da turbina e e botei para a atmosfera agora ela fica limpinha sem aquela gororoba de oleo.
Ka2 segue manual sobre turbina e motor caso queira conhecer melhor a viatura .

abs.
Obrigado Luiz, muito bom o guia da tubina.
Grande abraço

ka2
10/06/2010, 18:32
Pessoal, testaram a turbina e nao encontraram nada. O mecanico esta considerando a possibilidade de ser o oleo errado... eu coloquei o turbo plus diesel da BR, o mesmo que usava no troller.... Vai me devolver o carro com oleo sintetico para diesel para ver se é isso mesmo. Se continuar a sumir oleo, vai olhar o motor.

abs
ka2

Carlão Rover
10/06/2010, 20:33
Eu jamais colocaria óleo sintético...use o ursa TD...você disse que não diminui o óleo na viagem até aqui...eu esperaria mais antes de fazer algo...

ka2
10/06/2010, 22:04
Eu jamais colocaria óleo sintético...use o ursa TD...você disse que não diminui o óleo na viagem até aqui...eu esperaria mais antes de fazer algo...
Qual é o oleo certo pra defender?? 20w40 ou 15w40 ?? Pq nao o sintetico para diesel ou semi-sintetico?
O oleo pareceu nao baixar na viagem para cam mesmo... será que quando desmontaram a turbina na MN algo aconteceu?
Amanha vao me trazer o crro a SP e vou voltar torcendo para que tenha parado. Vou continuar olhando com cuidado.

rafaelfernandez
10/06/2010, 22:06
Eu tenho certeza que ja devem ter olhado isso, mas nao custa nada perguntar: Ja olhou se o bujao de oleo esta bem apertado?

[]´s
Rafael

ka2
10/06/2010, 23:29
Eu tenho certeza que ja devem ter olhado isso, mas nao custa nada perguntar: Ja olhou se o bujao de oleo esta bem apertado?

[]´s
Rafael
Nao tem oleo pingando, isso aconteceria caso fosse com o bujao, não?

Carlão Rover
11/06/2010, 00:26
15w 40 Ursa TD ou TDX...A Land Rover indica o Castrol, eu aprendi com o Maurício que o melhor em qualidade é o Ursa da texaco...Não abro mão.Inclusive compro de galão de 20 litros, pois não têm em todo lugar.

Seu motor sempre usou mineral...sintético só vale a pena desde zero...agora não muda muita coisa e pode piorar pela maior ação detergente do óleo...

Na minha serie IIa original(1966) eu só uso Sae 40,sem nada de aditivos e detergentes...

Se vazou óleo mesmo como disse foi da turbina já que os cilindros estão Ok e não pinga nada(Nunca vi não pingar nada...).Se estava vazando dos tubos que lubrificam a turbina com óleo seu problema foi resolvido.Se foi algum problema de folga no eixo,logo o problema volta. Fique de olho e sempre verifique o chão antes de sair; o nível do óleo e da água, que não terá problemas sérios.

Abraço.

Hugo4x4
11/06/2010, 05:23
Ka2

Sintético ou semi-sintético com a qualidade do diesel que temos e com o preço deste tipo de óleo não compensa e mais se estava utilizando mineral não muda. Segundo as fichas em anexo os Ursas não atendem as normas mais modernas CI-4. Temos óleo como o Top Turbo da Petrobrás que o encontramos com facilidade e atende esta norma, o utilizo e troco junto com o filtro a cada 5.000 km.
No site da Lubrax não encontrei o "turbo plus diesel da BR", pode especificar melhor o óleo e a marca que está utilizando?

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

ka2
11/06/2010, 14:12
É top turbo, ignorância mnha... Só que esse é 20w40, o recomendado não é 15w40?

rafaelfernandez
11/06/2010, 15:56
Nao tem oleo pingando, isso aconteceria caso fosse com o bujao, não?

Se for pouco o vazamento, as vezes nao chega a pingar, so faz meleiro mesmo... mas a quantidade de oleo que voce falou so tem uma forma de sumir e nao deixar vestigio, que é sendo queimada.

Ei Carlao,

Minha 110 nao pinga nada. Nunca tive que completar nivel de oleo de nada. Sempre quando efetuo a troca estao todos no nivel. :shock: :dance:
Nao to dizendo que nunca tive vazamentos. Ja tive alguns, mas sempre que os detecto, trato logo de resolver. :concordo:

[]´s
Rafael

Hugo4x4
11/06/2010, 18:01
É top turbo, ignorância mnha... Só que esse é 20w40, o recomendado não é 15w40?

-Os anexos estou postando agora, o Top Turbo é 15W-40 como recomendado pelo manual.
-A minha 110 também não pinga!

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

Carlão Rover
11/06/2010, 20:57
Se for pouco o vazamento, as vezes nao chega a pingar, so faz meleiro mesmo... mas a quantidade de oleo que voce falou so tem uma forma de sumir e nao deixar vestigio, que é sendo queimada.

Ei Carlao,

Minha 110 nao pinga nada. Nunca tive que completar nivel de oleo de nada. Sempre quando efetuo a troca estao todos no nivel. :shock: :dance:
Nao to dizendo que nunca tive vazamentos. Ja tive alguns, mas sempre que os detecto, trato logo de resolver. :concordo:

[]´s
Rafael

Rafael, sempre vai pingar...é claro que devemos ter bom senso para arrumar, mas você mesmo disse que já teve vazamentos.É normal nos motores diesel e principalmente nas land que possuem mais torque na sua configuração...

Normal com o tempo pingar do sensor do óleo do motor; filtro do óleo mal adaptado; juntas do câmbio,reduzida,embreagem...tampa do cárter,etc...Da entrada dos tubos de lubrificação da turbina...

Abraço.

Lothar
11/06/2010, 21:39
Rafael, sempre vai pingar...é claro que devemos ter bom senso para arrumar, mas você mesmo disse que já teve vazamentos.É normal nos motores diesel e principalmente nas land que possuem mais torque na sua configuração...

Normal com o tempo pingar do sensor do óleo do motor; filtro do óleo mal adaptado; juntas do câmbio,reduzida,embreagem...tampa do cárter,etc...Da entrada dos tubos de lubrificação da turbina...

Abraço.

O Mandrake só possui um problema de incontinência hidráulica na caixa de transferência, muito leve por sinal.

[]

Carlão Rover
11/06/2010, 22:01
Jorge, isso é bem comum...aí precisa "embuchar" a caixa que resolve...

Fica de olho só no nível sempre...

Abraço para você e para Márcia.

ka2
15/06/2010, 00:23
Caros amigos landeiros, o problema infelizmente persiste. Amanhã vou fazer um teste para realmente ver se é ou não a turbina... graças a um grande amigo landeiro, que está com a dele fazendo revisão.... ele me emprestou a turbina para que eu possa verificar se é a dita mesmo ou não.
Eu francamente imagino que seja, apresar dos mecanicos que acham que só pode ser, mas depois acham que nao....
Recapitulando.... nao pinga, nao sai fumaça, a agua do radiador esta limpinha, nao vaza pressao, a tx de compressao está normal, nao tem falta de potencia - seria o motor perfeito se nao consumnisse um absurdo de oleo 1lt/400km. Meu palpite é a turbina jogando oleo dentro do cilindro, que queima completamente.

a saber.......

abraços!

Carlão Rover
15/06/2010, 10:06
Se a pressão foi conferida dos cilindros...é a turbina.Você vai confirmar isso agora com a do seu amigo. Pode reparar que não sai mais fumaça branca além do normal no tempo de frio na partida e com o motor frio.

Abraço.

M. Bueno
15/06/2010, 12:41
Quando eu usava o Ursa havia um consumo de +- 1L a cada 5.000Km, depois comecei, por recomendação do Ronald, a usar o top turbo, agora não baixa mais.

abç

M. Bueno

alfonse leite
15/06/2010, 13:43
Na minha 110, com 214 mil km, completo menos de meio litro de óleo a cada 3000 km! Uso o Top Turbo 15W40, da Petrobras.

Pingam umas gotas na garagem e, ontem na revisão, descobri que em volta da turbina está melado de óleo. Agora, vou ver o que faço com ela...

Carlão Rover
15/06/2010, 14:14
Sempre usei Ursa e nunca precisei repor entre as trocas. Troco a cada 5 mil Km.

Isso há quase dez anos de Land...

Alfonse, é normal vazar com o tempo das mangueiras que lubrificam a turbina...

Abraço.

alfonse leite
15/06/2010, 15:05
Sempre usei Ursa e nunca precisei repor entre as trocas. Troco a cada 5 mil Km.

Isso há quase dez anos de Land...

Alfonse, é normal vazar com o tempo das mangueiras que lubrificam a turbina...

Abraço.

Carlão,

Acredito que, o pouco óleo que completo, mais se deve ao pinga-pinga na garagem do que a qualquer outra coisa!

Nos Toyotas, sempre usei Ursa e agora, por ter um amigo dono de posto Petrobras, decidi experimentar o Top Turbo, que comprei dele em galão de 20 litros. É muito mais barato comprar assim!

Troco o óleo e o filtro a cada 5.000 km, mas quando viajo - sempre em boas estradas, com o giro e a velocidades baixos e constantes e abastecendo quase sempre em postos dentro de cidades - faço a troca com 6 ou 7 mil km. Mais que isto, não! :discordo:

Espero que em volta da turbina seja só mesmo um pequeno vazamento de mangueiras. Tomara que você esteja certo!:concordo:

Internei minha filhota ontem e mandei trocar o reparo do braço pitman; nova chave de seta/faróis e de limpador de pára-brisas; revisar todo o sistema de freios, de transmissão, de suspensão e sistema de arrefecimento (com limpeza de radiador e troca de cooler)... mais troca de óleo e rodízio de pneus, com alinhamento e balanceamento. Acho que é só!:mrgreen:

Depois, postarei aqui sobre o que fizer/trocar na Prozac!

Com viagem marcada para o Jalapão em julho e faltando quase nada para correr Sertões neste ano (equipe de apoio), há que se prevenir e cuidar bem da viatura!:concordo:

Carlão Rover
15/06/2010, 16:20
Que maravilha hein!

Estes vazamentos identificados e controlados são tranquilos...

Eu só uso o Ursa pois aprendi com o Maurício da Rasch Motoren...e o cara entende de motores diesel como ninguém...

Abraço!

Vespasiano Rubim
16/06/2010, 21:20
Estou acompanhando curioso o desenrolar de teu problema. Fica de olho se tua sogra nao colocou alguem para tirar este oleo a noite, por cima mesmo... ( Brincadeira, apenas uma pitada de bom humor...Abraço. )

ka2
16/06/2010, 22:56
Estou acompanhando curioso o desenrolar de teu problema. Fica de olho se tua sogra nao colocou alguem para tirar este oleo a noite, por cima mesmo... ( Brincadeira, apenas uma pitada de bom humor...Abraço. )
Rubim! nao tinha pensado nisso! a jararaca é capas de fazer isso sim!!
(mas pensando bem, acho que ainda nao aprendeu a abrir o capo.. rsrsrs)

abs

alfonse leite
19/06/2010, 21:01
Resultado da internação da minha 110:

Vazamentos no motor: são tão pequenos que, depois de lavar a viatura por baixo, o mecânico achou melhor não mexer. Há 2 dias que não pinga nada:neutral:

Vazamento no câmbio: muito pequeno. Silicone ao redor da tampa do câmbio e pronto! Não vaza mais nada. Vamos ver até quando... :pensativo:

Braço pitman: está ok! Os terminais de direção apresentam folgas. Serão trocados na conce$$ionária!

Sistema de arrefecimento: provavelmente há problemas nos contatos, pois o ponteiro da temperatura e do marcador de combustível de vez em quando (muito raramente), ficam malucos e nada de errado foi encontrado... :pensativo:

Freios: pastilhas com mais de meia vida de uso, ainda! :dance:

"Tudo" isto, depois de 15 mil km desde a última manutenção e ótimos serviços prestados!

rafaelfernandez
20/06/2010, 13:06
Sistema de arrefecimento: provavelmente há problemas nos contatos, pois o ponteiro da temperatura e do marcador de combustível de vez em quando (muito raramente), ficam malucos e nada de errado foi encontrado... :pensativo:

Isso tem cara de aterramento...

[]´s
Rafael

alfonse leite
20/06/2010, 14:18
Isso tem cara de aterramento...

[]´s
Rafael

Eu também pensei nisto, Rafael... mandei limpar, lixar, aplicar limpa-contatos e reapertar TODOS os terminais elétricos no motor/cofre do motor e ainda assim, tive o problema por mais 2 vezes.

Seria o caso de desmontar o painel e fazer o mesmo?!

ka2
20/06/2010, 20:36
Bom... oleo continua sumindo, apesar da turbina emprestada - definitivamente não é a turbina.
Estou pensando o que mais poderia ser... o desempenho do motor está realmente muito bom, e nao vejo nenhuma fumaça anormal, a nao ser a preta (pouco) de costume... por sinal com a turbina do meu amigo pareceu que tinha mais fumaça preta.
Tenho a impressão que o consumo do oleo de motor está menor... não sei se é pq desta vez rodei só na cidade ou se algo está assentando aos poucos....
Queria perguntar ao amigos entendidos de motor que mais checo... coisas que lí por ai:
- regulagem de valvulas de admisão?
- anel virado?
- motor amaciando ainda? (lembrem-se que acabo de comprar, não conheço a historia)

Pretendo ligar para o Luis Fraga para perguntar o que ele acha...

Palpites, opniões dicas, etc são bem vindas

Abraços Landeiros

ka2
27/06/2010, 23:24
Ainda não tive coragem de mandar abrir o motor... estou pensando e perguntando que outras coisas deveria verificar. O que me deixa injuriado é que não existem outros sintomas - o LRD esta otimo, anda bem, nao pinga etc etc etc....
Hoje dei uma boa olhada em baixo do carro. O carter está bem sujo de oleo, apesar de nao pingar... o que me intrigou é que o oleo está nos parafusos pequenos que ficam mais em cima. Fiquei pensando se não existe uma situacao em que o oleo vaza somente quando o carro esta em movimento... existe esta possibilidade? estou pensando em pedir para meu mecanico abrir o carter e trocar tudo que serve para fazer vedaçao.
Preciso de uma luz, uma forma de ver onde esta o problema sem ter que desmontar todo motor.

Obrigado e abraços a todos amigos landeiros
ka2

Carlão Rover
28/06/2010, 10:40
Me disponho a ver teu Land. Sem ver fica difícil, até porque você pode estar não observando algo importante.

Abraço.

rafaelfernandez
28/06/2010, 10:46
Me disponho a ver teu Land. Sem ver fica difícil, até porque você pode estar não observando algo importante.

Abraço.

Ei Ka2, o Carlão conhece bagarai nossos carros... aproveita a experiencia do amigo que tenho certeza que ele vai te ajudar.

[]´s
Rafael

ka2
28/06/2010, 21:38
Ei Ka2, o Carlão conhece bagarai nossos carros... aproveita a experiencia do amigo que tenho certeza que ele vai te ajudar.

[]´s
Rafael
Carlao, eu deixei hoje a Land no mecanico em scarlos, muito bem indicado por outros irmãos landeiros. Fiz um acordo com a revenda pra cuidar disso na região.
Amanha devo ter alguma noticia - a oficina vai desmontar a parte de cima - vou tirar fotos e posto aqui
Abraços e muito obrigado por toda essa disposição em ajudar
Ka2

Carlão Rover
29/06/2010, 00:34
O mais difícil não é arrumar algo.

É descobrir, diagnosticar o problema.

Aí muitos vão trocando peças, abrindo motor, ficando mais caro e pior, muitas vezes não resolve o problema.

E olha que só levo em mecânicos especializados.Mas nem estes mecânicos usam uma defender no dia a dia para conhecer de verdade o veículo.Na verdade as vezes nem andam para ver os problemas...

Enfim boa sorte, se precisar sempre vou para Sanca nos fins de semana....quase sempre...

ka2
29/06/2010, 17:55
O mais difícil não é arrumar algo.

É descobrir, diagnosticar o problema.

Aí muitos vão trocando peças, abrindo motor, ficando mais caro e pior, muitas vezes não resolve o problema.

E olha que só levo em mecânicos especializados.Mas nem estes mecânicos usam uma defender no dia a dia para conhecer de verdade o veículo.Na verdade as vezes nem andam para ver os problemas...

Enfim boa sorte, se precisar sempre vou para Sanca nos fins de semana....quase sempre...
Eu deixei na Forte (Beto), já ouviu falar? ele cuida de outras 3 Lands de amigos, todos recomendaram.
Ele deve abrir o cabeçote amanhã, acho que já vai dar pra ter uma boa pista...

A minha aposta é aneis de raspagem alinhados ou quebrados...

abs
ka2

Carlão Rover
30/06/2010, 09:09
Meu cunhado Armando faz revisão com ele.Eu já troquei uma mangueira da turbina com ele há muito tempo atrás.

Tomara que resolva!

Abraço.

ka2
30/06/2010, 19:24
Novidades.... Motor aberto, parte de cima.
- Deu pra ver que já foi aberto antes, foi brunido no local
- duas das válvulas bem meladas, mas não suficiente para tanto consumo
- movimentamos os pistões, em dois (1 e 4) marca óleo

O que conseguimos supor (a certeza só quando desmontar em baixo)
- deve ter sido feito a pouco tempo pq da pra ver e não tem dessoro nas câmaras de combustão
- devemos ter algo nos anéis desses 1 e 4

O que vamos fazer... Continuar a investigar
Mandar o bloco para ser medido certinho na retifica
Provavelmente fazer o brunido na retifica e trocar os anéis
Tudo muito novo por dentro tbem.... Deve ter fervido em algum momento e um conserto mais ou menos...

Acho que a brincadeira vai ficar nuns 3k, estimamos....

Pelo menos vou deixar tudo 100%

Quando tirar os pistões posto novamnte pruceis

Carlao, se estiver em scarlos passa lá pra ver...

Abraços!!!

ka2
01/07/2010, 00:38
O mecanico disse tambem que pode ser uma questao de assentar, algo que com o rodar some... mas continuo apostando no anel virado

Carlão Rover
01/07/2010, 08:09
O importante é a taxa de compressão ficar correta,e tudo apertado no torque certo,além de um bom material.

Já vi motor refeito em um ano ir para o saco por excesso de compressão.

Boa sorte,

Abraço.

ka2
04/07/2010, 19:17
É isso ai... eu mandei o manual tecnico do motor pro meu mecanico, apesar de ele ja ter hehehe.
Ontem me ligaram da revenda onde comprei, eu tinha pedido para levantarem informaçoes sobre o que aconteceu. Nao conseguiram nada de novo... o carro entrou na troca por uma land nova e foi repassado para a loja onde comprei. Eles me disseram que vao arcar com os custos para deixar o motor zero....
Acho que amanha podei contar a vocês qual é o diagnostico da retifica pra onde o motor foi - iriam medir tudo pra poder dizer o que dev ser arrumado.
Aposto em um novo brunimento e novos aneis....

Aguardem o proximo capítulo

abraços

rafaelfernandez
04/07/2010, 19:21
Mantenha-nos informado... estou curioso para saber o que aconteceu...

[]´s
Rafael

Lothar
04/07/2010, 19:24
Não dá para entender. O motor da defender é fácil de mexer, qualquer mecânico caprichoso faz. E o cara que, aparentemente, gosta de defender já que trocou por uma nova, permite uma lambança que, ao que parece, foi feita no seu carro.
AInda bem que este problema é reversível.

Boa sorte.

[]

ka2
05/07/2010, 15:48
Tudo medido, as camaras de combustao estao no limite da medida, ou seja, nao dá para refazer o brunimento sem que a medida fique fora da tolerancia. O pistao esta mais desgastado que o limite. Os aneis sao novos e nao terminaram de assentar.
A retica sugere entao a colocacao de camisa/aneis/pistao. Em tese seria ate possivel que o desgaste assentasse os aneis, mas isso é pouco provavel.
Acho que a saida é essa mesmo - camisa/aneis/pistao e entao o motor fica zero e com medidas originais.
Vamos ver se a revenda que me vendeu o jipe aceita.

Abraços

ka2
05/07/2010, 15:51
Não dá para entender. O motor da defender é fácil de mexer, qualquer mecânico caprichoso faz. E o cara que, aparentemente, gosta de defender já que trocou por uma nova, permite uma lambança que, ao que parece, foi feita no seu carro.
AInda bem que este problema é reversível.

Boa sorte.

[]
Acho que foi preguiça de tirar o motor e fazer um brunimento na retifica... o brunimento certamente foi feito sem tirar o motor e ficou meia boca...
O resto tá todo novo...

Carlão Rover
05/07/2010, 16:15
O cara faz isso e vende o Land.

Aí alguém compra e vem falar mal da viatura, do motor...

Ainda bem que você foi atrás da solução antes do problema...

BoaTrilha
05/07/2010, 18:15
Tudo medido, as camaras de combustao estao no limite da medida, ou seja, nao dá para refazer o brunimento sem que a medida fique fora da tolerancia. O pistao esta mais desgastado que o limite. Os aneis sao novos e nao terminaram de assentar.
A retica sugere entao a colocacao de camisa/aneis/pistao. Em tese seria ate possivel que o desgaste assentasse os aneis, mas isso é pouco provavel.
Acho que a saida é essa mesmo - camisa/aneis/pistao e entao o motor fica zero e com medidas originais.
Vamos ver se a revenda que me vendeu o jipe aceita.

Abraços

ih, infelizmente meus palpites la no começo do topico estavam corretos.

parabens pela paciencia e racionalidade, muita gente nessa situação já teria perdido a boa.
E que bom que e revenda assumiu com a responsabilidade devida.

Abraços

ka2
05/07/2010, 18:53
ih, infelizmente meus palpites la no começo do topico estavam corretos.

parabens pela paciencia e racionalidade, muita gente nessa situação já teria perdido a boa.
E que bom que e revenda assumiu com a responsabilidade devida.

Abraços
A revenda nao assumiu ainda rsrsrs, mas tudo indica que vai assumir... quando terminar eu coloco o nomeda revenda aqui, pra falar bem ou mal...
O mecanico acabou de me ligar e passou o preço da brincadeira: R$4.100
1400 - desmontargem e montagem do motor
690 - serviço da retifica
1095 - Kit pistao aneis camisa original
mais um monte de junta e rebimbocas diversas

Despois dos 40 anos a gente aprende que chorar nao resolve problemas - o Land está muito novo mesmo, pena esse serviço de porco no motor.
Quero poder atravessar a cordilhera dos Andes com esse carro, e não dá para ter dúvidas!

abraço a todos e até o proximo capítulo

alfonse leite
05/07/2010, 19:20
abraço a todos e até o proximo capítulo

E você não imagina como e quanto, temos acompanhado os "capítulos" aqui postados!

Boa sorte!

rafaelfernandez
05/07/2010, 22:20
A revenda nao assumiu ainda rsrsrs, mas tudo indica que vai assumir... quando terminar eu coloco o nomeda revenda aqui, pra falar bem ou mal...

Tomara que de tudo certo. E nao deixe de divulgar o nome. Assim como é bom saber quem sao os picaretas e muito bom saber que existem empresas serias e idoneas. :concordo:

Despois dos 40 anos a gente aprende que chorar nao resolve problemas - o Land está muito novo mesmo, pena esse serviço de porco no motor.
Quero poder atravessar a cordilhera dos Andes com esse carro, e não dá para ter dúvidas!

Esse é o espirito landeiro: Levantar as mangas e fazer acontecer.
Quanto a atravessar os Andes, com esse nivel de atenção e carinho essa Defender alem de te levar aos Andes vai te levar a muitos outros lugares maravilhosos. É um puta carro que so necessita de umas doses de carinho e atenção para te acompanhar pra QUALQUER lugar.

[]´s
Rafael

ka2
06/07/2010, 18:08
O orçamento para reparar o motor é:

01 - Kit Motor (camisas, pistões, anéis) - R$1095
01 - Jogo das juntas do motor - R$ 240
01 - Retentor traz. motor - R$ 124
01 - Jogo bronz mancal - R$208
01 - Jogo bronz biela - R$132
04 - buchas biela - R$80
08 - Guia Valv. - R$60
01 - Jg vedador valvula - R$40
01 - Serv Retifica Motor - R$690
01 - MO Motor completo - R$1400

Total - R$4069,00

rafaelfernandez
06/07/2010, 23:32
E a empresa que te vendeu o carro o que falou do orçamento?

[]´s
Rafael

ka2
07/07/2010, 08:25
E a empresa que te vendeu o carro o que falou do orçamento?

[]´s
Rafael
Disse que vai analisar e consultar o seu mecanico de confiança

ka2
15/07/2010, 19:55
Falei com meu mecanico ontem, ele me disse que teve uma despesa extra de 400 pq as camisas nao estavam no kit, ou seja R$4469 no total
A revenda orçou tudo nos seus locais usuais e me ofereceu R$3000
Alegaram que tem basicamente mao de obra mais barata, e que as bronzinas nao sao parte do problema, o que é verdade, estou trocando por segurança. A revenda está agindo de forma honesta, aceitei a proposta, vao depositar em minha conta.
Acho que está bom já que pude consertar ao meu modo o carro, e também não tive que leva-lo a Sto Andre.
Eu estou fora do pais desde o dia 7, de ferias. Volto no fim da semana que vem e o carro já estará pronto. Vamos ver como ficou.

abraços
ka2

rafaelfernandez
15/07/2010, 23:45
Falei com meu mecanico ontem, ele me disse que teve uma despesa extra de 400 pq as camisas nao estavam no kit, ou seja R$4469 no total
A revenda orçou tudo nos seus locais usuais e me ofereceu R$3000
Alegaram que tem basicamente mao de obra mais barata, e que as bronzinas nao sao parte do problema, o que é verdade, estou trocando por segurança. A revenda está agindo de forma honesta, aceitei a proposta, vao depositar em minha conta.
Acho que está bom já que pude consertar ao meu modo o carro, e também não tive que leva-lo a Sto Andre.
Eu estou fora do pais desde o dia 7, de ferias. Volto no fim da semana que vem e o carro já estará pronto. Vamos ver como ficou.

abraços
ka2

Bom saber que o desfecho foi positivo. Sinal que ainda existem pessoas serias nesse pais. So faltou dar nome aos bois... :mrgreen: :concordo:

[]´s
Rafael

ka2
17/07/2010, 01:30
Bom saber que o desfecho foi positivo. Sinal que ainda existem pessoas serias nesse pais. So faltou dar nome aos bois... :mrgreen: :concordo:

[]´s
Rafael
Rafael

O boi está sem nome ainda pq não recebi o deposito. Vou fazer um resumão quando o carro ficar pronto e receber o reembolso da revenda.

Abraço
ka2

rafaelfernandez
17/07/2010, 11:48
Rafael

O boi está sem nome ainda pq não recebi o deposito. Vou fazer um resumão quando o carro ficar pronto e receber o reembolso da revenda.

Abraço
ka2

Beleza amigo,

Sua postura esta corretissima! :concordo:

[]´s
Rafael

ka2
23/07/2010, 01:34
Pessoal,

Recebi essa semana o reembolso do conserto do motor por parte da revenda onde comprei o Land. O nome da empresa é Mais Multimarcas, fica em Santo Andre.
Acredito que a solução para o carro foi correta. Eles agiram com honestidade e honraram a garantia. Estou tendo que gastar um pouco mais com o conserto que o reembolsado, mas isso basicamente pq estou aproveitando para trocar outras coisas de forma peventiva.
A Defender ainda não está pronta, acho que me entregam no sábado - hoje fui visita-la no mecanico. Acho que vai ficar zero.

Estou sem tempo agora de fazer aquele resumão que prometi - faço depois que o carro ficar pronto, ok?

Tenho uma pergunta a vocês... agora que fiz o motor, que oleo acham que devo usar? sintético, semi ou mineral?

abraços
ka2

rafaelfernandez
23/07/2010, 19:46
Tenho uma pergunta a vocês... agora que fiz o motor, que oleo acham que devo usar? sintético, semi ou mineral?

Eu continuaria usando a especificação do manual, so mantendo a troca do oleo e filtro a cada 5000km.

[]´s
Rafael

P.S: 5000km para troca somente apos as primeiras trocas que se fazem em curto intervalo em motores recem feitos. :concordo:

ka2
28/07/2010, 16:44
Estou rodando com a Land, usando o Top Turbo, pelo que estudei é a melhor opção.
A recomendação do mecanico foi trocar o oleo e filtro com 1000km, vou cumprir a risca.
O carro esta muito bom, mas parece fazer um pouco mais de fumaça preta, nda diferente das lands dos meus amigos... é que quando estava com problema nao tinha fumaça rsrsrs

abraços

rafaelfernandez
28/07/2010, 18:01
Estou rodando com a Land, usando o Top Turbo, pelo que estudei é a melhor opção.
A recomendação do mecanico foi trocar o oleo e filtro com 1000km, vou cumprir a risca.
O carro esta muito bom, mas parece fazer um pouco mais de fumaça preta, nda diferente das lands dos meus amigos... é que quando estava com problema nao tinha fumaça rsrsrs

abraços

Eu costumo usar ou o top turbo ou o Guardian, ambos sao da mesma espeficicação do manual.
Alem dessa primeira troca aos 1000km eu trocaria novamente aos 2000km so por excesso de precaução. Afinal o valor de uma troca de oleo é irrisorio perto do gasto de fazer o motor. Depois disso, 5000 rigorosamente e é so ser feliz.

[]´s
Rafael

lulaquintella
29/07/2010, 13:44
Eu costumo usar ou o top turbo ou o Guardian, ambos sao da mesma espeficicação do manual.
Alem dessa primeira troca aos 1000km eu trocaria novamente aos 2000km so por excesso de precaução. Afinal o valor de uma troca de oleo é irrisorio perto do gasto de fazer o motor. Depois disso, 5000 rigorosamente e é so ser feliz.

[]´s
Rafael

Eu uso o Shell Rimula RX3, troco tudo com 5000km.
E bom ou ruim????
Abraco

rafaelfernandez
29/07/2010, 19:38
E bom ou ruim????
Abraco

Lula,

A grande verdade é que oleo bom é oleo novo. Se estiver dentro das especificações do manual, pode ficar tranquilo.
Trocar tudo com 5000km é excelente e o que faço na minha tambem. O motor, a turbina e a bomba de vacuo agradecem.

[]´s
Rafael

Hugo4x4
30/07/2010, 19:12
E bom ou ruim????
Abraco

Lula

É bom e atende a norma API CH-4, já o Lubrax Top Turbo da Petrobrás é melhor porque atende aos níveis de desempenho API CI-4.

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

ka2
12/08/2010, 23:58
Lula

É bom e atende a norma API CH-4, já o Lubrax Top Turbo da Petrobrás é melhor porque atende aos níveis de desempenho API CI-4.

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Fiz a primeira troca, oleo saiu ainda bem limpo. Vou trocar novamente com +2000, como o Rafael. Eu comprei um galaão de 20lts como o Carlão sugeriu no inicio desse debate... Uma coisa que estou querendo fazer é usar aquele oleo novo da Castrol (magnetis ou algo assim), mas só quando o 20lts terminarem rsrsrs - alguem pode comentar?
Uma outra coisa que notei é que o baralho da land esta bem menor, eu havia medido cerca de 80dB antes da retifica e agora são cerca de 70dB - isso foi uma coisa inesperada mas muito positiva.
A Defender está muito boa de dirigir.

Ka2

lulaquintella
13/08/2010, 11:49
Lula

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
UHMMM, entedi, na proxima troca entao lubrax nele!!
Se e melhor, porque nao usar?
Outra perguntinha a todos, qual o melhor filtro de oleo para se usar?
Pois no posto numca tem o Original.
So o Tecfil e um outro que nao me recordo o nome agora.
abraco e bom fim de semana a todos.

rafaelfernandez
13/08/2010, 13:44
Fiz a primeira troca, oleo saiu ainda bem limpo. Vou trocar novamente com +2000, como o Rafael. Eu comprei um galaão de 20lts como o Carlão sugeriu no inicio desse debate... Uma coisa que estou querendo fazer é usar aquele oleo novo da Castrol (magnetis ou algo assim), mas só quando o 20lts terminarem rsrsrs - alguem pode comentar?
Uma outra coisa que notei é que o baralho da land esta bem menor, eu havia medido cerca de 80dB antes da retifica e agora são cerca de 70dB - isso foi uma coisa inesperada mas muito positiva.
A Defender está muito boa de dirigir.

Ka2

Fale Ka2,

Deves estar falando do Castrol Magnatec(que agora mudou de nome para Guardian). Ja ouvi excelentes referencias sobre esse oleo. Mas sinceramente nao sei dizer quais as vantages sobre o Top Turbo. Acredito que qualquer oleo que atenda as especificações do manual e que seja trocado no tempo correto, vai proteger o motor de desgaste prematuro.

[]´s
Rafael

ka2
15/08/2010, 00:24
Dizem que esse oleo tem uma propriedade de se manter nas peças depois que o motor esfriou, ou seja minimiza o problema do motor funcionar pouco lubrificado na primeira ligada... é o que eles falam na propaganda - Carlão, isso faz sentido pra voce?