Ver Versão Completa : Jeep 51 Forte ou Fraco..
decoolimpia
02/06/2010, 10:22
:razz:olá pessoal, li bastate sobre, alguns topicos, e como a coisa vai longe, alguem poderia me dizer, como meu jeep vai ficar com a seguinte configuração.(é o que tenho em mãos, srsr)
motor 4cc opala alcool,Ingeção, dimencionado 4x1, carburador 2E, cambio A10, diferencial rural 4x2(13,46), pneus sem fronteira 31.
Meu uso seria para rallys de regularidade, e para algumas artes em passeios com amigos, por ex, atoleiros mais pesados. agradeço a que puder ajudar.:razz:
André Luiz Rossetim
02/06/2010, 10:34
Há alguns rallys que não permitem pneus frontiera, pois acabam com as estradas, a não ser que elas já estajam feias. Mas os uso e gosto mto para trilhas pesadas (pense na hipotese de ter dois jogos de pneus e rodas)
Seu Jeep é 4x2? ou vc usa dois diferenciais de rural?? esta relação é meio longa, o que pode atrapalhar um pouco.
Acho q caixas de 3 marchas são otimas para trilhas pesadas (não sei se a cx da A10 é a mesma q da C10, que é considerada uma das mais resistentes), mas...apesar de nunca ter participado de rallys, imagino q 4 marchas sejam mais adequadas para este tipo de modalidade.
decoolimpia
02/06/2010, 10:44
obrigado pela resp. meu jeep é 4x2,uso apenas 1 diferencial a da rural mesmo, a idéa é ter força para poder andar com tranquilidade em barros, atoleiros, mas nada fora do normal.qto ao uso dos pneus aqui na nossa região não fazem obs qto a isto, participo sem problemas. Para a 1 e 2 marcha que uso muito elas vão ficar curtas ou longas...
André Luiz Rossetim
02/06/2010, 19:04
obrigado pela resp. meu jeep é 4x2,uso apenas 1 diferencial a da rural mesmo, a idéa é ter força para poder andar com tranquilidade em barros, atoleiros, mas nada fora do normal.qto ao uso dos pneus aqui na nossa região não fazem obs qto a isto, participo sem problemas. Para a 1 e 2 marcha que uso muito elas vão ficar curtas ou longas...
Vão ficar longas, vai ser um jeep de velocidade.
Uma opção legal é colocar bloqueio no seu unico eixo, ai ele vai andar junto com os 4x4 na maioria dos obstaculos.
Acho q força não diz muito, não adianta ter torque se não há atrito, por isso o uso de pneus bons (frontiera são muito bons na minha opinião), e bloqueios aumentam a chance de vc ter uma roda tracionando, sem precisar passar correndo pelos obstaculos, com risco de estragar suspenção, chassis, etc
Matheus Gandini
02/06/2010, 19:44
mah de 4x2 em atoleiros???
nao sei se vai colaar
Sergio Rocha
02/06/2010, 19:52
Jeep 4x2 com motor de opala 4 cil. Isso vai atolar toda hora.Já participei de algumas provas dessas e em todas era necessário 4x4.Na primeira laminha atola, na primeira erosão agarra, basta tirar uma roda traseira do chão.Pra piorar não deve ter reduzida.Basta ter uma subida forte com alguns buraquinhos que não passa.
[]´:parede::parede:
Rodolfo Ourique
02/06/2010, 20:04
Ih!!! Concordo com a turma acima, sem tração e redução fica complicado...
Mas aproveitando o tópico, sabem que existiu a opção do Jeep Universal 4x2 comercializado pela Willys no Brasil? É raro mas é vero...
André Luiz Rossetim
02/06/2010, 20:15
Acho q nenhum obstaculo é intransponivel, somente dão mais ou menos trabalho, dependendo do veiculo, se fuscas atravessam trilhas, acho q um jeep 4x2 com bons pneus tambem passa, lógico q nunca vai poder sair de casa sozinho, e se atolar não da pra erguer no braço (como numa gaiola ou fusca)
Acredito q se a ideia é participar de Raid ou rallys de regularidade, td bem, 4x2 com bons pneus da um jeito (em dias de sol). Mas se não tiver reduzida, ai fica complicado..... Isso sem falar da segurança, afinal em estradas ruins/molhadas, 4x4 garante a direção do veiculo, ficando mais dificil de se atravessar e de dar, na melhor das hipoteses, num barranco.
Independente do motor e do preparo, pode ser um 6cc ou um AP 1.8, (com injeção, coletor dimensionado, eixo de rural, etc) 4x2 vai sempre exigir mto mais do piloto e dos companheiros q teram de puxa-lo com mais frequencia.
Guincho e bloqueio vão ser essenciais.
Mais uma duvida: seu carro tem ingeção (o certo seria injeção) e carburador 2E????
Acho q vc quiz dizer ignição eletronica.
Matheus Gandini
02/06/2010, 22:01
eu tbm acho que ele quis dizer Ignição,
mas, seguinte,
nada contra u motor 4cc du opala, mas pra um rally ou raid ele nao vai te atender, pelo menos sendo 4x2, pelo menos bota um 4x4 integral, pqe em dias que a terra estiver molhada, em altas velocidades vooc nem tera controle do jeep,
um opala 4cc leva uns pneus 35"? acho que nao, pelo menos sem reduziida nao leva tao bem pra um rally
Sergio Rocha
02/06/2010, 22:56
eu tbm acho que ele quis dizer Ignição,
mas, seguinte,
nada contra u motor 4cc du opala, mas pra um rally ou raid ele nao vai te atender, pelo menos sendo 4x2, pelo menos bota um 4x4 integral, pqe em dias que a terra estiver molhada, em altas velocidades vooc nem tera controle do jeep,
um opala 4cc leva uns pneus 35"? acho que nao, pelo menos sem reduziida nao leva tao bem pra um rally
Leva fácil, dá uma olhada na configuração do meu jeep, no link da minha assinatura.
Já imaginaram, num Raid de regularidade, vc usando guincho toda hora ? vai garantir o último lugar em todas as provas.:mrgreen:
[]´
jipeirodesdepequeno
02/06/2010, 23:09
concordo com o Sérgio, opala 4cil é muito bom, leva fácil fácil os 35" falo isso porque tenho no meu jipe..
como o pessoal acima disse.. sem reduzida vai ficar meio dificil.. tem lugares que sou obrigado a reduzir se não não sobe.. apaga mesmo....
Matheus Gandini
02/06/2010, 23:19
me desculpem, mas me expressei mal, eu quis dizer nos atoleiros, se um opala4cc leva os 35" em 4x2 dentro do barro
pois meu vizinho tem um 51 verde coisa mais linda, com 35" recapados Godlokos e leva beem na reduziida
mas dentro dum atoleiro eu acho que de 4x2 u opala 4cc nao leva tao faciil assim
decoolimpia
03/06/2010, 11:16
certo, obrigado do bloqueio tinha pensado, pensei tb, em trocar a relação, para a mais curta. vou montar e rodar conforme for faço a modificaçãoes, obrigado
decoolimpia
03/06/2010, 12:49
concordo com o Sérgio, opala 4cil é muito bom, leva fácil fácil os 35" falo isso porque tenho no meu jipe..
como o pessoal acima disse.. sem reduzida vai ficar meio dificil.. tem lugares que sou obrigado a reduzir se não não sobe.. apaga mesmo....
pessoal concordo em partes com a opnião de voces, qdo se fala em 4x4, no caso falamos de um conjunto ideal, com tudo que um jeep precisa, no meu caso este ideal, não consigo.
Mas lembrando que tb, não é assim, atola em qualquer lugar, em uma prova recente aqui em minha cidade, eu passei onde 4x4, não passarão. Por que ? eu tinha pneus bons e motor forte. Os demais mesmo 4x4, tentavão andar, mas faltava pneu, etc.
Sendo assim, acredito ainda, mesmo sem reduzidas, em outras opções, como motor forte, redução do diferencial, pneus bons, cambio bom,blocante, etc.
Gustavo de Olliveira
04/06/2010, 08:55
50% por cento (ou mais ) do jeep é a reduzida...
Além de que a traseira do jeep é muito leve... O jeep é bom em atoleiro pq traciona a frente que tem o peso do motor em cima do eixo.
O fusca/ gaiola vai mais ou menos pq o motor fica em cima da roda que traciona.
O jeep mesmo com tração nas 4 e pneus frontiera sofre pra passar em trilhas mais pesadas...
Então meu amigo , aproveite seu Jipe pros Raids da vida ( sem lama ) e não se iluda pq numa trilha vc só vai dar trabalho.
Pense na instalação da tração dianteira e relação diferencial mais curta.. ai sim !
Abc
Sergio Rocha
04/06/2010, 12:30
jeep sem ser 4x4 não é jeep.Compra um bugre que vai atender melhor.
A redução original multiplica a força em 2,46.Para colocar um motor mais forte que dispense a reduzida ele teria que ter, no caso atual, 80x2,46= 196,8 hps, e com um put@ torque em baixa.
Dizer que um jeep 4x2 passa aonde um 4x4 não passa, ou é piada ou o 4x4 é muito ruim e o piloto tb.:parede:Em condições normais isso é impossível.
[]´
Matheus Gandini
04/06/2010, 18:46
sergio rocha (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=868)
dizer que um jeep 4x2 passa aonde um 4x4 não passa, ou é piada ou o 4x4 é muito ruim e o piloto tb.:parede:em condições normais isso é impossível.
x 1000000!!!
decoolimpia
12/06/2010, 01:01
:palmas:bem depois de tudo que ouvi e me disserão na pergunta que fiz sobre meu bugue(jipe 4x2), esperei ficar pronto o dito cujo, para depois comentar, bem ficou assim.
deixar bem claro não vamos comparar 4x2 com 4x4
a mecanica.
opala 4cc, 4x1 dimensionado, carbu 2e, cambio c20, diferencial rural 13x47(acho), pneus 31, + segredos.
Como me disserão que ele não ficaria bom e fraco...bem dentro disto levei o bicho ao limite.(pra testar mesmo).
muitooo forte em 1 marcha, sobra motor.
2 marcha com resposta imediata
qto a velocidade final não fiz teste ainda.
travamos ele de frente em um barranco e acelerei, foi pra quebrar, mesmo, cavucou um buraco no chão. (equipamento intacto)
um barranco de mais ou menos 50 graus,detalhe terra e pedra, cavucou e foi ate a metade, nada parou nem motor e nem pneus, tirei o pé.
buraco do arrancadão, fácil...num deu graça.(barro bravo)
pista da competição, não atolei, teve gente que ficou.
pessoal acho que para um 4x2 os resultados forao bons, a intençaõ de postar esta exp. e para revelar que li muita coisa sobre cambio, relação, carburador, motor e realmente achava que meu jeep ia ficar ruim e froxo de força, enchi a cabeça de meu mecanico com uma pá de informações, bem mordi a lingua.
Nem sempre as receitas tradicionais são as melhores, tem coisa diferente no mundo da mecanica, agora não me pergunte o que fiz para ficar tão bom assim, precisaria um especialista para decifrar.
obrigado a todos, e mais uma vez,...to muittoo feliz com o resultado, vcs não sabem qto......
Juarez Jr
12/06/2010, 08:46
Amigo concordo com todos sobre Jeep tem que ter 4x4, e acho que além disso, pois quanto mais tração melhor sendo adaptando bloqueios (diant e tras), pneus, suspensão.
Pablo.pinto2007
13/06/2010, 00:52
Bem, depois de ler todo o tópico, e ver que o resultado ficou "bom", fico pensando, o que o cara fez foi juntar um bom motor, com bom torque em baixa (caracteristica do motor do opala 4cil), com pneus de garra (cavadores), câmbio forte, não quebra e diferencial também forte, apenas com relação um pouco longa, mas o torque do motor compensou a disparidade... deu certo... agora amigo você imagina se seu jeep fosse 4x4 a miséria que ele não faria? Fica a dica... Ah o que mais conta muitas vezes é aquela pecinha chamada de "burrinho da direção"... quando se fala que tal 4x4 ficou em tal lugar...
Admiro também aqueles bajas e gaiolas que fazem trilhas de lama e se dão bem!!!
Abraços!
Pablo
Sergio Rocha
14/06/2010, 17:56
:palmas:bem depois de tudo que ouvi e me disserão na pergunta que fiz sobre meu bugue(jipe 4x2), esperei ficar pronto o dito cujo, para depois comentar, bem ficou assim.
deixar bem claro não vamos comparar 4x2 com 4x4
a mecanica.
opala 4cc, 4x1 dimensionado, carbu 2e, cambio c20, diferencial rural 13x47(acho), pneus 31, + segredos.
Como me disserão que ele não ficaria bom e fraco...bem dentro disto levei o bicho ao limite.(pra testar mesmo).
muitooo forte em 1 marcha, sobra motor.
2 marcha com resposta imediata
qto a velocidade final não fiz teste ainda.
travamos ele de frente em um barranco e acelerei, foi pra quebrar, mesmo, cavucou um buraco no chão. (equipamento intacto)
um barranco de mais ou menos 50 graus,detalhe terra e pedra, cavucou e foi ate a metade, nada parou nem motor e nem pneus, tirei o pé.
buraco do arrancadão, fácil...num deu graça.(barro bravo)
pista da competição, não atolei, teve gente que ficou.
pessoal acho que para um 4x2 os resultados forao bons, a intençaõ de postar esta exp. e para revelar que li muita coisa sobre cambio, relação, carburador, motor e realmente achava que meu jeep ia ficar ruim e froxo de força, enchi a cabeça de meu mecanico com uma pá de informações, bem mordi a lingua.
Nem sempre as receitas tradicionais são as melhores, tem coisa diferente no mundo da mecanica, agora não me pergunte o que fiz para ficar tão bom assim, precisaria um especialista para decifrar.
obrigado a todos, e mais uma vez,...to muittoo feliz com o resultado, vcs não sabem qto......
Nesse seu teste, se fosse 4x4 ele teria subido no barranco.
[]´:mrgreen:
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