Ver Versão Completa : Roda livre manual, no cj2 1945, tem como colocar?
tenho um cj2 1945, e um par de roda livre manuais amv antiga,
hj o cj2 anda com flange, quando tirei aquela calotinha esterna do flange, me deparei com um semi eixo com rosca na ponta e porca castelo (nunca tinha visto desta forma, o 54 tem apenas um anel trava na ponta do eixo), e agora? como procedo para montar a roda livre?
por favor me ajudem.
Mauricio Rotta
31/05/2010, 17:49
Putz véi... lascou hein, nunca vi isso na minha vida, eu tenho um Cj3a 1951 e a roda-livre que ele usa é a mesma de todos os outros Jeeps, na realidade nunca havia ficado sabendo que havia outro sistema. Isso ta com uma cara de gambi...
parece que nao é gambiarra, vou postar fotos amanha. Quem sabe alguem ja viu isso.
homerohermida
31/05/2010, 19:56
parece que nao é gambiarra, vou postar fotos amanha. Quem sabe alguem ja viu isso.
O meu primeiro Jeep foi um Ford GPW 1942 que herdei do meu avô. Ele tinha flanges iguais a estas que você descreveu e com as pontas dos semi-eixos com as roscas e porcas. Eu coloquei as rodas livres em 1991 da seguinte maneira: coloquei um disco de corte numa esmerilhadeira e cortei as pontas dos semi-eixos, entre o final da rosca e o início das estrias. Tem que cortar com muita paciência, resfriando a ponta do semi-eixo, para não destemperar o aço. Tipo assim: corta uns 10 segundos, resfria com uma toalha com água, corta mais 10 seg... Depois faz um arremate final, para tirar alguma imperfeição, e tá pronto. Depois que fiz isto, fez "fila" lá em casa com os amigos do Jeep Club para fazer a mesma coisa.
Abs
Pablo.pinto2007
31/05/2010, 21:08
O fato de você ter cortado com um disco de corte dessa forma, bem lenta e gradual, esfriando com pano únido, não sei bem se preservou o aço do semi-eixo... na verdade o ideal seria deixar esfriando por si só bem mais lentamente... e mais ideal ainda seria cortar num torno e bem devagar e esfriando ao vento...
Abraços.
Pablo
homerohermida
31/05/2010, 21:54
O fato de você ter cortado com um disco de corte dessa forma, bem lenta e gradual, esfriando com pano únido, não sei bem se preservou o aço do semi-eixo... na verdade o ideal seria deixar esfriando por si só bem mais lentamente... e mais ideal ainda seria cortar num torno e bem devagar e esfriando ao vento...
Abraços.
Pablo
Concordo. Você tem razão. O torneiro é o ideal. Mas lembre-se que fiz em 1991, usei só a tração na areia, e dura até hoje. E a região em questão, ponta da ponta"" do semi-eixo, não deve fazer lá muita força... Por isso, resolvi arriscar.
Abs
segue as fotos dos semi eixos.
O meu primeiro Jeep foi um Ford GPW 1942 que herdei do meu avô. Ele tinha flanges iguais a estas que você descreveu e com as pontas dos semi-eixos com as roscas e porcas. Eu coloquei as rodas livres em 1991 da seguinte maneira: coloquei um disco de corte numa esmerilhadeira e cortei as pontas dos semi-eixos, entre o final da rosca e o início das estrias. Tem que cortar com muita paciência, resfriando a ponta do semi-eixo, para não destemperar o aço. Tipo assim: corta uns 10 segundos, resfria com uma toalha com água, corta mais 10 seg... Depois faz um arremate final, para tirar alguma imperfeição, e tá pronto. Depois que fiz isto, fez "fila" lá em casa com os amigos do Jeep Club para fazer a mesma coisa.
Abs
Isso quer diser entao, que se trata de um legitimo Gpw? alguem sabe qual o periodo que foram fabricados, desta forma? Alguem tentou colocar a roda livre com a ponta?
junior braga
01/06/2010, 08:15
edwint,
se é original assim, então deixa como está, não muda não, esse seu jeep é uma reliquia, tem que preservar a originalidade....
abrassssss
Leonardo Raffi
01/06/2010, 08:47
Troque somente o semi eixo de fora(este que vai da cruzeta até a futura roda livre), um de cada lado e guarde esses semi eixos originais ou venda bem vendido...
homerohermida
01/06/2010, 11:20
Troque somente o semi eixo de fora(este que vai da cruzeta até a futura roda livre), um de cada lado e guarde esses semi eixos originais ou venda bem vendido...
Vender parece mesmo ser uma boa idéia, se não a melhor. Mas prepare-se pois nestes eixos antigos não há cruzeta. Tem que trocar o semi-eixo completo.
Mauricio Rotta
01/06/2010, 15:19
Realmente nos sistemas antigos não possui a bendita cruzeta, e sim um sistema de esferas tipo uma homocinética, inclusive eu tenho alguns semi-eixos desse modelo no meu estoque de peças... só preciso ver onde está hehehehehhehehehe
Mauricio Rotta
01/06/2010, 15:21
Também acho que deve ser trocado todo o semi-eixo, mas não vá vender barato ou pra qualquer picareta q aparecer, venda pra alguem q realmente precise. Geralmente preservacionistas de veiculos militares antigos curtem essas reliquias.
Pablo.pinto2007
01/06/2010, 16:01
Já que o amigo precisará comprar outros semi-eixos, vai a dica, seria interessante trocar com alguém que tenha um GPW que não seja original os semi-eixos, seria uma mão na roda...
Esse sistema chamamos de queixo duro, é quando o diferencial dianteiro roda o tempo todo, diminuindo assim, sua vida útil, e de outros componentes, como retentor cardã, rolamentos, etc.
Abraços.
homerohermida
02/06/2010, 00:44
Realmente nos sistemas antigos não possui a bendita cruzeta, e sim um sistema de esferas tipo uma homocinética, inclusive eu tenho alguns semi-eixos desse modelo no meu estoque de peças... só preciso ver onde está hehehehehhehehehe
Na verdade nos sistemas antigos, poderiam vir três tipos diferentes de juntas universais para semi-eixos: dois com esferas e um sem esferas ou cruzetas! O com esferas que parece uma homocinética moderna chama-se RZEPPA, a outra com esferas, mas que não se parece nem um pouco com as homocinéticas modernas chama-se BENDIX e, finalmente e mais estranha de todas, a que não tem nem esferas, nem cruzetas apenas um quebra cabeças em 3D, chama-se TRACTA. Tudo isso pode ser facilmente visualizado em: http://www.surplusjeep.com/MB-GPW/mb-gpw-group_10_front%20axle.htm
Mauricio Rotta
02/06/2010, 08:49
Putz Homero! Morrendo e aprendendo, quando comprei meu Jeep 1951 possuia de um lado a tal 'bendix' e do outro o tal 'tracta', o tal do 'bendix' começou a encher o saco certa vez (encavalava as bolas) e resolvi substituir todo o sistema pela boa e velha cruzetona. Ainda possuo as velhas pontas de eixo uma 'tracta' (que achei muito interessante) e outra 'bendix' meio gasta e bem problemática (e dificil de montar)
Rodrigo Baratti
02/06/2010, 22:21
Além desses 3 e da cruzeta tem tb uma outra que chamam de "rótula", era a que estava no dana 25 da Mula e que acabei vendendo.
Tem umas fotos de uma moida nesse topico que abri: Frente Pulando e semi-eixo quebrado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45137)
Voltando ao assunto do tópico.
Pode instalar a roda livre sem trocar nada que dá certo, no Fernandão foi só tirar o queixo duro e instalar a RL. 8)
Ele usa a Rzeppa.
[]
consegui montar a roda livre ( uma antiga avm de ferro e bronze) sem cortar as pontas... ficou 10...
tenho o manual do 1943 e nele consta que é assim mesmo os semi eixos...
pagnas do catalogo do gpw
LeigoCJ5
25/06/2010, 00:10
E esse Jeep 45 não vende não?
E esse Jeep 45 não vende não?
Pretendo terminar a reforma, deixando mais proximo do original possivel, curtir um pouquinho e talvez vende-lo...
paesem520
25/06/2010, 10:20
Olá.
Você tem um jeep bem interessante.
Cada um faz o que quiser no seu próprio Jeep, mas como já afirmaram alguns, mantenha mesmo a originalidade o maior possível, pois no seu caso esse Jeep trata-de de um CJ2A raro, o primeiro ano do primeiro modelo civil de Jeep, que inclusive não veio oficialmente para o Brasil. Mas o quadro de parabrisas pela foto, não é o original, é o do "51". Ou, pelo ano, pode ser um Willys MB com carroceria de CJ3A (51). O chassi Willys desse ano, tanto civil como o militar diferenciava-se do Ford GPW principalmente pela travessa dianteira, que nos Willys era um tubo e nos Ford uma travessa de perfil quadrado. Não existiu Ford GPW modelo civil.
Abraço,
Paese.
http://jeepguerreiro.blogspot.com
Olá.
Cada um faz o que quiser no seu próprio Jeep, mas como já afirmaram alguns, mantenha mesmo a originalidade o maior possível, pois no seu caso esse Jeep trata-de de um CJ2A raro, o primeiro ano do primeiro modelo civil de Jeep, que inclusive não veio oficialmente para o Brasil. Mas o quadro de parabrisas pela foto, não é o original, é o do "51". Ou, pelo ano, pode ser um Willys MB com carroceria de CJ3A (51). O chassi Willys desse ano, tanto civil como o militar diferenciava-se do Ford GPW principalmente pela travessa dianteira, que nos Willys era um tubo e nos Ford uma travessa de perfil quadrado. Não existiu Ford GPW modelo civil.
Abraço,
Paese.
dei uma pesquisada pela internet, e encontrei modelos 1945 com esse quadro de parabrisa e a mesma carroceria, com os suportes laterais na lateral esquerda p/ colocar a ferragem da capota...
alguns detales, como pontos de solda, dobras na ferragem da lataria e tampa trazeira, condizem com um legitimo 45, alem do número de série do motor e plaquetas.
preferi faze-lo original pq trata-se de um jeep raro, e tambem pq ja tenho um outro cj3, 54 100% nada original, p/ trilhas e tambem um 56 cj5 importado ja pintado, esperando p/ ser montado com motor v8 318 e cambio de dodge.
paesem520
25/06/2010, 16:20
Beleza amigo.
Seu jeep então é mesmo um CJ2-A. Com certeza não se arrependerá em mantê-lo original. Quanto ao quadro do parabrisas porém ratifico o que eu disse, pois o quadro desse ano e modelo (1945) é outro modelo. Segue fotos em anexo. Mas nada que tire o brilho e valor do seu achado.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Paese
Leonardo Raffi
25/06/2010, 17:23
Olá.
Abraço,
Paese.
Concordo... o parabrisa é do cj3a
o do cj2a é todo de cano redondo(tipo mal acabado) igual do 42 ...
ambos são bonitos...