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Ver Versão Completa : [Adaptações Tabajara] Farol e pseudo-snorkel.



DR1V3R
24/05/2010, 19:16
1- Farol de Kombi com lente de policarbonato e seta embutida. Será necessária uma furação nova. Ainda não testei. Assim que o jota estiver andando, vou na loja instalar e posto o resultado.

2- Fiz uma extensão da tomada de ar que começa no compartimento de freio, meu jota tem akelas grades de Scania no capô, com direito a filtro esportivo duplo-fluxo. Solução temporária até eu encontrar uma caixa de filtro de ar descente. Utilizei mangueira de piscina por ser flexível e fácil de fazer as curvas. Como é tomada de ar frio, acho que não vou ter problemas. O mangote que se conecta diretamente na turbina é apropriado para turbo/alta temp.

Aguardo críticas/idéias dos colegas foristas.


Abraço.

DR1V3R (Tiago)


:concordo:

andre_belem
24/05/2010, 22:03
Tá feio não ! ficou interessante. Só não entendi o lance do filtro. Eu por exemplo estou pensando em passar a bateria para trás e colocar o filtro no compartimento de bateria.
O snorkel vc pode manter isso mesmo, pegar uma madeira bem fininha (casca), dobrar e resinar. Aceita tinta preta. Mas tem que fazer com alguém que entenda de fibra. Se for de mão boa fica proffi !

Gostei dos farois...encaixaram bem ? quanto vc pagou neles ?

Abraços

DR1V3R
24/05/2010, 22:32
R$35 pila no par. Baratim. Estão meio arranhados na frente, mas nada que um polimento não resolva. A grande vantagem e que são fáceis de encontrar. Nada de ficar correndo atrás de peças de caminhão. O único problema é que são de plástico.


Abraço.


PS: Ainda tem o filtro/bomba manual de diesel. Usei o da Besta com sensor adaptado. Só tinha esse com sensor. Fica um rabicho embaixo. R$85 as 2 peças. O filtro é só rosquear com a mão mesmo. Mole, mole para trocar. Só falta tirar a gambiarra do "enforca gato" e aparafusa-lo no cofre. :mrgreen:

DR1V3R
24/05/2010, 22:41
A foto que faltou no post anterior.

MARCOS AFONSO
25/05/2010, 18:16
TIAGO
só para alertar, essa mangueira de aspirador ao receber a caloria do motor fica mole e com a sucção do motor tende a esmagar.
quanto aos farois usei desse tipo, mas tive problemas para fixa-los de forma a dar regulagem, e colocados pela frente não conssegui, acabei abrindo o diametro todo e colocando por dentro na mesma posição dos originais, mas com o agravante de dificultar a plugagem dos fios e fechamento da tampinha trazeira, se achou um caminho mais facil tenta detalhar, pois fica muito bonito esse farol.
abraços...........

MRaizer
02/07/2010, 07:44
R$35 pila no par. Baratim. Estão meio arranhados na frente, mas nada que um polimento não resolva. A grande vantagem e que são fáceis de encontrar. Nada de ficar correndo atrás de peças de caminhão. O único problema é que são de plástico.


Abraço.


PS: Ainda tem o filtro/bomba manual de diesel. Usei o da Besta com sensor adaptado. Só tinha esse com sensor. Fica um rabicho embaixo. R$85 as 2 peças. O filtro é só rosquear com a mão mesmo. Mole, mole para trocar. Só falta tirar a gambiarra do "enforca gato" e aparafusa-lo no cofre. :mrgreen:

Meu irmão partiu para os de caminhão mesmo... E agora tá querendo tirar os piscas!
Esse filtro de óleo diesel é o que eu uso no Niva. Já me alertaram que a bomba do XUD (Lucas) é muito fraquinha e que tende a dar problemas com filtros de volume maior. Se o teu JPX ainda usa a bomba injetora original é bom reconsiderar essa adaptação...
Em tempo, o motor do meu Niva usa uma bomba Bosch... que tá com um "enforca gato" até hoje rs rs rs.

JPXJYK
14/08/2010, 21:20
Comprei o par dos faróis da Kombi, já achando que iria precisar de adaptação no J, mas na verdade cabe perfeitamente no lugar do original, apenas fica mais justo. Tudo que precisa é de furação nova na lata, 3 furos bem alinhados.

Não entendo porque tem gente colocando-os à frente da lata, ou na máscara. O anel de metal que segura as molas e parafusos, para ser instalado no J, torna-se então, apenas um suporte de porcas para os parafusos, na parte de trás dos suportes do farol, sendo que as molas ficam entre a lata e os suportes do farol e os parafusos passando pela lata - molas - suporte do farol - anel com porcas. A regulagem então fica como original e não necessita de adaptação maior além de 3 furos novos para os parafusos.

Comprei o par da Kombi que são de vidro e metal, qualidade muito boa, alias, melhor que os originais, paguei apenas 70 pratas.

Esqueça o Volvo, vá de Kombi.

JPXJYK
14/08/2010, 21:34
Lembrando que para o farol da Kombi entrar pelo encaixe do farol original, pelo lado de fora da lataria, é preciso desbastar aquele pequeno desvio no furo do farol feito para a circunferência da lente poder ser virada e passar pela frente. Pois a lente do farol da Kombi é reta e maior, apesar do refletor ter a exata circunferência do original.

Assim que passa, o farol da Kombi encaixa perfeitamente na circunferência da lataria, estando assim, onde deve estar - dentro da caixa do farol.

Tirando os dois cantinhos do desvio que se vê no canto superior da circunferência, o farol passa tranquilamente.

Barão Vermelho
15/08/2010, 11:14
Ola, ei vi um JPX na oficina do Valdemar, onde foi adaptado este farol de kombi e o da seta foi colocado a lanterna branca da tr4, ficou muito legal, o farol da kombi ficou mais a frente ou seja nao ficou aquele espaco feio entre a grade dianteira e a lata, vou ver se consigo alguma foto.

MRaizer
28/08/2010, 03:26
Idéia para snorkel:

MRaizer
29/08/2010, 13:18
Lembrando que para o farol da Kombi entrar pelo encaixe do farol original, pelo lado de fora da lataria, é preciso desbastar aquele pequeno desvio no furo do farol feito para a circunferência da lente poder ser virada e passar pela frente. Pois a lente do farol da Kombi é reta e maior, apesar do refletor ter a exata circunferência do original.

Assim que passa, o farol da Kombi encaixa perfeitamente na circunferência da lataria, estando assim, onde deve estar - dentro da caixa do farol.

Tirando os dois cantinhos do desvio que se vê no canto superior da circunferência, o farol passa tranquilamente.

Finalmente entendi... Ontem começamos a desmontar o JPX e vi de perto como funciona a bagaça. Meu irmão vai instalar os de caminhão mesmo (não sei qual) a circunferência é a mesma do de Kombi, só que a lente é de policarbonato lisa e as orelhas, maiores. Dai vai se cortar uma das orelhas de regulagem (são 4), alargar o corte para passar o farol e abrir-se novos furos, tanto para prender o aro (que vai passar para a frente no mesmo molde do sugerido aqui) na chapa quanto para passar a ponta dos parafuzos de regulagem.
Affe...
Ah, falando nisso, reparei que dá um podre maneiro alí embaixo. Tem alternativa para resolver isto??

MRaizer
29/08/2010, 23:49
Caramba, não deu. Passamos boa parte da tarde alargando o furo do farol e fazendo cortes para as orelhas e não foi o suficiente!
Segunda vamos levar no lanterneiro para ver quanto tempo se leva para a pintura. :-|

JPXJYK
05/09/2010, 21:31
Amigo, deveria ter comprado os da Kombi, não precisa mexer em nada além do que falei, só uma lixadinha por onde o farol entra de lado e furos novos.

O podre ali não tem jeito, sempre vai entrar água e barro. O que vc pode fazer é limpar agora que esta sem o farol, pintar e fazer pequenos furos para a água escorrer, pois não tem.

MRaizer
09/09/2010, 14:58
Amigo, deveria ter comprado os da Kombi, não precisa mexer em nada além do que falei, só uma lixadinha por onde o farol entra de lado e furos novos.

O podre ali não tem jeito, sempre vai entrar água e barro. O que vc pode fazer é limpar agora que esta sem o farol, pintar e fazer pequenos furos para a água escorrer, pois não tem.

Minha idéia é de deixar um corte largo para a água escorrer levando a terra junto.
Quanto à escolha do farol... falei isso para meu irmão. Mas o dono da bagaça (e da cabeça dura) é ele. Fazer o quê...
No Niva to usando farol de CG200 strada :mrgreen: