Ver Versão Completa : [Adaptações Tabajara] Farol e pseudo-snorkel.
1- Farol de Kombi com lente de policarbonato e seta embutida. Será necessária uma furação nova. Ainda não testei. Assim que o jota estiver andando, vou na loja instalar e posto o resultado.
2- Fiz uma extensão da tomada de ar que começa no compartimento de freio, meu jota tem akelas grades de Scania no capô, com direito a filtro esportivo duplo-fluxo. Solução temporária até eu encontrar uma caixa de filtro de ar descente. Utilizei mangueira de piscina por ser flexível e fácil de fazer as curvas. Como é tomada de ar frio, acho que não vou ter problemas. O mangote que se conecta diretamente na turbina é apropriado para turbo/alta temp.
Aguardo críticas/idéias dos colegas foristas.
Abraço.
DR1V3R (Tiago)
:concordo:
andre_belem
24/05/2010, 22:03
Tá feio não ! ficou interessante. Só não entendi o lance do filtro. Eu por exemplo estou pensando em passar a bateria para trás e colocar o filtro no compartimento de bateria.
O snorkel vc pode manter isso mesmo, pegar uma madeira bem fininha (casca), dobrar e resinar. Aceita tinta preta. Mas tem que fazer com alguém que entenda de fibra. Se for de mão boa fica proffi !
Gostei dos farois...encaixaram bem ? quanto vc pagou neles ?
Abraços
R$35 pila no par. Baratim. Estão meio arranhados na frente, mas nada que um polimento não resolva. A grande vantagem e que são fáceis de encontrar. Nada de ficar correndo atrás de peças de caminhão. O único problema é que são de plástico.
Abraço.
PS: Ainda tem o filtro/bomba manual de diesel. Usei o da Besta com sensor adaptado. Só tinha esse com sensor. Fica um rabicho embaixo. R$85 as 2 peças. O filtro é só rosquear com a mão mesmo. Mole, mole para trocar. Só falta tirar a gambiarra do "enforca gato" e aparafusa-lo no cofre. :mrgreen:
A foto que faltou no post anterior.
MARCOS AFONSO
25/05/2010, 18:16
TIAGO
só para alertar, essa mangueira de aspirador ao receber a caloria do motor fica mole e com a sucção do motor tende a esmagar.
quanto aos farois usei desse tipo, mas tive problemas para fixa-los de forma a dar regulagem, e colocados pela frente não conssegui, acabei abrindo o diametro todo e colocando por dentro na mesma posição dos originais, mas com o agravante de dificultar a plugagem dos fios e fechamento da tampinha trazeira, se achou um caminho mais facil tenta detalhar, pois fica muito bonito esse farol.
abraços...........
R$35 pila no par. Baratim. Estão meio arranhados na frente, mas nada que um polimento não resolva. A grande vantagem e que são fáceis de encontrar. Nada de ficar correndo atrás de peças de caminhão. O único problema é que são de plástico.
Abraço.
PS: Ainda tem o filtro/bomba manual de diesel. Usei o da Besta com sensor adaptado. Só tinha esse com sensor. Fica um rabicho embaixo. R$85 as 2 peças. O filtro é só rosquear com a mão mesmo. Mole, mole para trocar. Só falta tirar a gambiarra do "enforca gato" e aparafusa-lo no cofre. :mrgreen:
Meu irmão partiu para os de caminhão mesmo... E agora tá querendo tirar os piscas!
Esse filtro de óleo diesel é o que eu uso no Niva. Já me alertaram que a bomba do XUD (Lucas) é muito fraquinha e que tende a dar problemas com filtros de volume maior. Se o teu JPX ainda usa a bomba injetora original é bom reconsiderar essa adaptação...
Em tempo, o motor do meu Niva usa uma bomba Bosch... que tá com um "enforca gato" até hoje rs rs rs.
Comprei o par dos faróis da Kombi, já achando que iria precisar de adaptação no J, mas na verdade cabe perfeitamente no lugar do original, apenas fica mais justo. Tudo que precisa é de furação nova na lata, 3 furos bem alinhados.
Não entendo porque tem gente colocando-os à frente da lata, ou na máscara. O anel de metal que segura as molas e parafusos, para ser instalado no J, torna-se então, apenas um suporte de porcas para os parafusos, na parte de trás dos suportes do farol, sendo que as molas ficam entre a lata e os suportes do farol e os parafusos passando pela lata - molas - suporte do farol - anel com porcas. A regulagem então fica como original e não necessita de adaptação maior além de 3 furos novos para os parafusos.
Comprei o par da Kombi que são de vidro e metal, qualidade muito boa, alias, melhor que os originais, paguei apenas 70 pratas.
Esqueça o Volvo, vá de Kombi.
Lembrando que para o farol da Kombi entrar pelo encaixe do farol original, pelo lado de fora da lataria, é preciso desbastar aquele pequeno desvio no furo do farol feito para a circunferência da lente poder ser virada e passar pela frente. Pois a lente do farol da Kombi é reta e maior, apesar do refletor ter a exata circunferência do original.
Assim que passa, o farol da Kombi encaixa perfeitamente na circunferência da lataria, estando assim, onde deve estar - dentro da caixa do farol.
Tirando os dois cantinhos do desvio que se vê no canto superior da circunferência, o farol passa tranquilamente.
Barão Vermelho
15/08/2010, 11:14
Ola, ei vi um JPX na oficina do Valdemar, onde foi adaptado este farol de kombi e o da seta foi colocado a lanterna branca da tr4, ficou muito legal, o farol da kombi ficou mais a frente ou seja nao ficou aquele espaco feio entre a grade dianteira e a lata, vou ver se consigo alguma foto.
Lembrando que para o farol da Kombi entrar pelo encaixe do farol original, pelo lado de fora da lataria, é preciso desbastar aquele pequeno desvio no furo do farol feito para a circunferência da lente poder ser virada e passar pela frente. Pois a lente do farol da Kombi é reta e maior, apesar do refletor ter a exata circunferência do original.
Assim que passa, o farol da Kombi encaixa perfeitamente na circunferência da lataria, estando assim, onde deve estar - dentro da caixa do farol.
Tirando os dois cantinhos do desvio que se vê no canto superior da circunferência, o farol passa tranquilamente.
Finalmente entendi... Ontem começamos a desmontar o JPX e vi de perto como funciona a bagaça. Meu irmão vai instalar os de caminhão mesmo (não sei qual) a circunferência é a mesma do de Kombi, só que a lente é de policarbonato lisa e as orelhas, maiores. Dai vai se cortar uma das orelhas de regulagem (são 4), alargar o corte para passar o farol e abrir-se novos furos, tanto para prender o aro (que vai passar para a frente no mesmo molde do sugerido aqui) na chapa quanto para passar a ponta dos parafuzos de regulagem.
Affe...
Ah, falando nisso, reparei que dá um podre maneiro alí embaixo. Tem alternativa para resolver isto??
Caramba, não deu. Passamos boa parte da tarde alargando o furo do farol e fazendo cortes para as orelhas e não foi o suficiente!
Segunda vamos levar no lanterneiro para ver quanto tempo se leva para a pintura. :-|
Amigo, deveria ter comprado os da Kombi, não precisa mexer em nada além do que falei, só uma lixadinha por onde o farol entra de lado e furos novos.
O podre ali não tem jeito, sempre vai entrar água e barro. O que vc pode fazer é limpar agora que esta sem o farol, pintar e fazer pequenos furos para a água escorrer, pois não tem.
Amigo, deveria ter comprado os da Kombi, não precisa mexer em nada além do que falei, só uma lixadinha por onde o farol entra de lado e furos novos.
O podre ali não tem jeito, sempre vai entrar água e barro. O que vc pode fazer é limpar agora que esta sem o farol, pintar e fazer pequenos furos para a água escorrer, pois não tem.
Minha idéia é de deixar um corte largo para a água escorrer levando a terra junto.
Quanto à escolha do farol... falei isso para meu irmão. Mas o dono da bagaça (e da cabeça dura) é ele. Fazer o quê...
No Niva to usando farol de CG200 strada :mrgreen: