Ver Versão Completa : Gaiola CJ-5
FernandoRisso
03/03/2005, 16:45
PessoAll,
Estou começando os primeiros rabiscos da gaiola para meu CJ5, pesquisei alguns designs no pirate e já tenho o ideal, porém não consegui chegar a conclusão de qual é a melhor forma (mais segura) de prender a gaiola, as opções seriam:
1. Carroceria, chapas grandes e fazendo um sanduíche com parafusos allen M10
2. Chassi :arrow: aqui sim surgem duas opções, muitos gringos fazem algo parecido com um suporte de carroceria e fixam a base da gaiola (6 pontos) http://www.mountainoffroad.com/catalog/FrameTieIn/frametie.htm. Enquanto outros soldam diretamente o tubo no chassi.
Qual é a melhor opção ? Como alguns aqui do forum usam para garantir segurança em alguns capotes ? (Apesar de não querer nenhum... :shock: )
[]'s quase engaiolados
IMNSHO, quando se fala de jipe, a gaiola deve ser fixada ao chassis. Sim, tem esse papo da carroceiria separando do chassis seja melhor para dissipar energia de impacto, mas num jipe de trilha isso não faz muito sentido. As velocidades são baixas afinal..........
Agora, masmo faldno isso, ainda não fixei a minha gaiola ao chassis, está presa apenas na carroceiria. Na minha são 08 pntos, feitos com "sanduiches" de chapa de aço. Tendo tempo, soldarei na chapa inferior suportes para ligar ela à longarina via solda.........
Quanto a carroceiria mexer independente do chassis, nem estou aí com isso. A lata do meu jipe é "opcional" então uma trinca ou outra não me incomoda........ :wink:
Abraços,
FernandoRisso
03/03/2005, 17:10
Bill,
Estava pensando em fazer com o chapas de aço fazendo o famoso "sanduíche", mas já que é pra fazer, faz de uma vez só !!! :shock:
Estava pensando em quando passar os canos através da carroceria, fazer furos maiores, de cerca de 2 a 2,5" (vou usar tubos de 1,5" com 3mm de parede) para que a gaiola possa se mover independente da carroceria e fixar os tubos em uma peça em U que abraçaria o chassis e ficaria parafusada (fiz a base dos amortecedores dianteiros dessa forma, ficou bastante firme - vide foto)... e além do mais, se soldar direto no chassis eu nunca mais tiro a carroceria dali !!! :D, dessa forma posso remover a gaiola qdo quiser !!! :P
Acredito que funciona e deve ficar resistente, naum ??? 8)
[]'s
Sandro Tannuri
03/03/2005, 19:27
Eu estou fazendo somente o arco A da gaiola e estou fixando na carroceria com sanduiche de chapas na carroceria.
Se um dia eu fixar a gaiola no chassi vou fixar tambem os bancos e cintos porque eu quero estar preso a mesma estrutura da gaiola em caso de acidente.
O Bill e a maior autoridade em gaiolas aqui, alem de ser engenheiro e jipeiro experiente ele costuma testar suas gaiolas com frequência. :lol:
POABillMNPAP.
Abraços,
FernandoRisso
04/03/2005, 11:26
Sandro,
Tinha esquecido desse detalhe importantíssimo sobre a experiência do Bill !!!! :lol:
Bill, aproveitando este espaço e sabendo as milhões de vezes q vc já deve ter comentado isso, mas onde posso encontrar bons tubos para gaiolas: 1,5" a 2" de diâmetro c/ 3mm de parede e para links c/ 1,5" a 2" de diâmetro e 6 a 8mm de parede ? Esses são medidas aproximadas, acredito que seja mais fácil ter em polegadas...
[]'s
Brasteel
Vila Prudente, SP, SP
011-6107-2444
fale com Marcos
FernandoRisso
16/06/2005, 17:30
Reativando o tópico, após 3 meses de pouco trabalho, chegamos a um resultado muito bom, por enquanto está com FDL, logo logo vai receber MIG. Ainda faltam o pilar B e os suportes para os bancos.
Tubos de 1 e 5/8" c/ parede de 3mm.
Spydercustoms Nacional !!! hehehehe
[]'s quase engaiolados... será ??? :lol:
Fernando,
Não seria melhor colocar um arco atrás dos bancos... Acho que esta com um vão livre muito grande.
Veja um desenho que um amigo fez pra mim com base nos sites gringos.
Esta faltando no desenho uma travessa abaixo do pára-brisa e outra atrás dos bancos.
FernandoRisso
16/06/2005, 17:46
Ribon,
São os próximos passos !!! :lol:
Os tubos já estão comprados, só preciso de alguns ajustes na carroceria pra continuar, mas vai ficar muito parecida com esse seu desenho.
Pelo menos, parece que triangulação não falta !!! 8)
[]'s
Friso,
Que tubo usou e quanto + ou - gastou nela (com mão de obra).
Pretendo começar a minha em alguns dias...
Abraço.
muito massa a gaiola... poderia rodar essa gaiola num softs de elementos finitos (mesmo que antigo) para verificar os esforços... é bom pra ver se há barras sobrando e/ou faltando... meus colegas eng. mecânicos tinham isso como trabalho de casa na faculdade... em gaiolas de mini-baja... pena que fiz elétrica e não tenho cópia dos programas... :?
FernandoRisso
16/06/2005, 18:18
Ribon,
Por enquanto os gastos que tive foram com os tubos de 1 e 5/8" c/ parede de 3mm. A barra de 6m saiu por R$ 75, no total vou usar cerca de 30m. Do mais vou ter o custo de solda, que naum deve passar de R$ 100-150.
E a mão de obra é a mais cara de todas: um marketeiro (eu) e 2 administradores (meu pai e meu irmão) :lol:. Se for orçar com qq um, pode acreditar q no mínimo uns R$ 500 a 1k e olhe lá hein, já ouvi histórias de que o Josewal cobra 2k por uma gaiola custom made :shock:
[]'s trabalhando nos finais de semana...
Luis Assis
16/06/2005, 21:36
Não esta faltando fazer dois tubos de uma lateral a outra, onde será fixado os bancos, tornando assim a gaiola numa célula de segurança?
Andei pesquisando um pouco sobre isso na NET e me parece que isso é basico, assim voce fica tambem preso na gaiola...
[]´s
Gustavo
rodrigocbt
16/06/2005, 23:03
Show de bola a gaiola, vc vai usar q tipo de capota? Ví uma estrutura já instalada... e os passageiros traseiros? vc vai colocar bancos com cintos 3/4 pontos? será seguro pra eles? Vou montar uma gaiola tbm.. só esbarro nesses pontos: capota e passageiros traseiros...
abraço
Rodrigo
FernandoRisso
17/06/2005, 08:32
Decidi desenhar pra mostrar, por favor, o desenho naum segue muito a idéia de planos, mas é mais ou menos assim que vai ficar depois. E não temos a intenção de colocar bancos traseiros. Nos dianteiros os cintos vão ser de 4 pontos, presos na gaiola.
p.s.: eu nunca fui bom em desenho !!! :lol:
[]'s
Elmer_Jeep
06/02/2006, 18:36
Frisso, novidades :?:
[]'s
FernandoRisso
07/02/2006, 11:28
Sim, a gaiola está tomando chuva até o jipe andar... :parede: :mrgreen: porém já fizemos o pilar B, agora só faltam os suportes dos bancos que precisamos de alguns ajustes que o funileiro vai fazer na carroceria...
[]'s
jaime_sandim
16/02/2011, 16:55
Desenterrando o tópico(no fundo mesmo)
olá a todos:concordo:
alguem pode me dizer ou melhor mostrar como posso fixar minha gaiola no chassi?
comprei um completa da Maceral com santo antonio e tudo mais.
porem minha carroceria é de fibra logo não posso fixar nela.
como fazer para colocar no chassi?:pensativo:
obs. não é preguiça de procurar olhei varios tópicos mais é muito teórico e eu sou burro:parede:
preciso ver fotos.
obrigado a todos