Ver Versão Completa : Problema na caixa da Band
Olá a todos!
Adquiri uma Band 94 ha cerca de um mês. Estou adorando o carro, era extamente o que eu queria. Até a família quando vamos sair, pergunta "é de jipe?". O Civic está encapado na garagem 8-).
Bom, vamos ao que interessa.
Feita a revisão básica ( óleos, filtros, folgas, freios etc...), resolví botala na estrada esse fds. Subí a serra de Petrópolis, Araras sem nenhum problema. Ao enfrentar um trecho mais íngrene, uns cinco minutos de subida em 2º e descida com o carro engrenado, marcha saltou e não engrenava mais nenhuma. Apenas fazia barulho de engrenagens "arranhado", ainda bem que os freios estão zero bala. Após alguns minutos e tentativas, as marchas voltaram a engatar como se nada tivesse acontecido. Tal fato aconteceu mais duas vezes, sempre em descidas íngrenes. Devido ao ocorrido, resolvi não botar o carro na trilha. imagina se isso acontece numa ladeira ensaboada :evil:. Na volta, nenhum problema, nem na serra de Miguel Pereira que é bem travada. Não parece ser problema na embreagem que em nenhum momento patinou ou apresentou mau funcionamento. Seria o sincronizador? Aguaro opiniões dos mais experientes.
Abs.
Albieri,R.J.
24/05/2010, 09:30
PQP Dimasi,
logo agora que estamos perto de comerçarmos a aproveitar? Mas provavelmente vai ar tudo certo.
Como profundo conhecer de caixas de marchas e transmissao (kkk nao sei p.. nenhuma), sugiro que dê uma olhada pra ver se, na alavanca pequena, o 4x2 esta engatado certo. As vezes pode ter esbarrado e ela nao estar 100 % engatada... estar entre o 4x2 e o neutro... Sei lá, é um palpite besta...
De qualquer forma boa sorte e estamos ai
()s
Rafael
Guiga Tostes
24/05/2010, 11:28
PQP Dimasi,
sugiro que dê uma olhada pra ver se, na alavanca pequena, o 4x2 esta engatado certo. As vezes pode ter esbarrado e ela nao estar 100 % engatada... estar entre o 4x2 e o neutro... Sei lá, é um palpite besta...
De qualquer forma boa sorte e estamos ai
()s
Rafael
Não é palpite besta não, pode ser uma possibilidade!
Já aconteceu comigo qdo eu era bem novato de Band...estava com ela ha 2 meses e o mesmo aconteceu(com a vibração a alavanca entrou em neutro)...tomei um puta susto qdo as marchas não engatavam mais...depois de alguns minutos matutando o que fazer, resolvi intuitivamente ligar o 4x4(pois não tinha manual e as infos eram as adquiridas com amigos e revistas 4x4)... para ver se resolvia algo...e a danada andou...depois voltei para 4X2 e tudo OK! ...após este episódio demorei mais uns 3 meses para saber que existia um ponto NEUTRO na caixa de transferencia...:mrgreen:
...Naquela epoca(1999) eu não tinha acesso ao forum e internet em casa só discada:mrgreen: Hoje tudo é muito mais fácil com o Forum4x4 Brasil:concordo:
Não tinha pensado nisso. Vou testar mais antes de deixar com um meca, que certamente vai condenar alguma coisa. Já vou ter que comprar um tanque de plástico pq quando fui abastecer após ter chacoalhado na serra, o bocal estava cheio de carepas.
Há, o melhor acessório existe, são os amigos. Não falham nunca :concordo:
Albieri,R.J.
24/05/2010, 16:16
Dimasi,
qualquer coisa que precisar, entra em contato por email: rafael.albieri@yahoo.com.br
Vejo email a cada hora...rs ja o forum nao é sempre que dá pra entrar...
()s
Albieri,R.J.
24/05/2010, 16:24
PS. Tu subiu a serra de petropolis ou a serra das Araras? Tambem tem uma serra das araras indo pra petropolis? serra das araras que eu conheço fica na Via dutra (entre os municipios de pirai e paracambi... (que é onde moro,rs).
Subí a serra de petrópolis, entrei na localidade de Araras ( perto de itaipava ), e peguei a estrada que passa no vale das videiras e sai em Paty do Alferes. Essa estrada era de terra, mas foi asfaltada a pouco tempo e eu não sabia :parede:. Minha mulher e meus filhos me sacanearam muito.
Abs
feitosac
25/05/2010, 00:31
Dimasi, troca o tanque e não esquece o bocal tambem.
Abraços.
Feitosa.
Dimasi, troca o tanque e não esquece o bocal tambem.
Abraços.
Feitosa.
Tive observando o trampo e acho que vou fazer o serviço em casa. Tem algum mistério ? O bocal é de plástico ?
Abs
cesarzubek
25/05/2010, 14:22
Dimasi,
O serviço em si é tranquilo de ser feito.
A parte mais chata é tirar o suporte do banco.
O único cuidado que deve ter e para não ter surpresa como eu tive quando substitui o tanque, foi na hora de drená-lo. Meu marcador estava bichado, marcava na reserva e na verdade estava com mais de meio tanque, tinha separado 5 garrafas PET de 2 litros. No final das contas não parava de sair diesel, foram mais um balde de 15 litros e um outro de 5 litros.
Deve ficar atento para não inverter as mangueiras de saída e retorno.
Abraços,
Cesar Zubek
Cesar Machado
28/05/2010, 19:30
Experimente apertar duas ou tres vezes o pedal da embreagem, antes de engatar as marchas.
Se elas entrarem macias, o problema provavelmente estará num dos cilindros (mestre ou auxiliar)
O tanque de plástico é uma boa opção, mas se a grana estiver curta, uma boa limpeza no tanque do jipe e a troca do bocal já resolvem o problema das "carepas"
Quanto a trocar o tanque em casa, não repare a pergunta, mas vc sabe tirar o ar do sistema de alimentação?
Se não sabe, aprenda, que isso é fundamental.
:concordo:
Um abraço
Experimente apertar duas ou tres vezes o pedal da embreagem, antes de engatar as marchas.
Se elas entrarem macias, o problema provavelmente estará num dos cilindros (mestre ou auxiliar)
O tanque de plástico é uma boa opção, mas se a grana estiver curta, uma boa limpeza no tanque do jipe e a troca do bocal já resolvem o problema das "carepas"
Quanto a trocar o tanque em casa, não repare a pergunta, mas vc sabe tirar o ar do sistema de alimentação?
Se não sabe, aprenda, que isso é fundamental.
:concordo:
Um abraço
Blz Cesar.
As marchas entram macias de 1º e o funcionamanto da embreagem é suave. Estou testando e não apresentou o problema novamente.
Para tirar o ar eu sei que tem uma bomba manual próxima ao filtro de diesel. Teria algum outro procedimento ?
De qualquer maneira estou comprando um kit de freio de mão a disco e acho que vou colocar a troca de tanque no "pacote" com o meca.
Abs
Cesar Machado
30/05/2010, 11:08
Além da utilizar a bomba, é preciso afrouxar um pouco o parafuso da sangria, que fica na bomba.
Vc também deve afrouxar o bujão de saída dos filtros de combustível.
Não tem mistério:
Afrouxe o bujão do filtro e começe a bombar. Quando parar de sair ar, aperte-o de novo e, se o motor não pegar, repita o procedimento, agora na sangria da bomba.
Só não aperte demais, para não quebrá-los e não estragar as arruelas que fazem a vedação.
Para isso, basta uma boa chave de 19 mm.
Aliás, essa é uma ferramenta que todo toyoteiro deve manter sempre no jipe, junto com o cabo de acelerador reserva e o kit de reparo do pré-filtro.
Quando puder, poste informações sobre esse kit de freio de mão à disco, que isso muito me interessa.
Um abraço
Cesar
Fiz a encomenda do kit na sexta, junto com um amigo que tem um engesa, que é quem conhece o cara que faz. Seguem as fotos , o email é<adirdanielson@brturbo.com.br (adirdanielson@brturbo.com.br)> . Se te interessar comprar agora, me manda uma MP que a gente bota o teu kit no rolo e ele manda sem cobrar o frete.
O procedimento é o mesmo para o motor 14b?
227847
227848
227849
Abs
estyvybeykr
30/05/2010, 17:23
Me parece de muito boa a qualidade das peças desse Kit, mas se fosse vcs antes de instalar mandava um torneiro fazer outro disco ou encomendava outro só pra ficar de reserva, visto que este não deve ser de nenhum veículo fabricado em serie.
Tudo bem que vão dizer que vai demorar muito pra esse se desgastar, mas como nada é eterno.
Estevão.
Cesar Machado
30/05/2010, 17:47
Quanto custa o Kit, meu amigo??
:pensativo:
Um abraço
Me parece de muito boa a qualidade das peças desse Kit, mas se fosse vcs antes de instalar mandava um torneiro fazer outro disco ou encomendava outro só pra ficar de reserva, visto que este não deve ser de nenhum veículo fabricado em serie.
Tudo bem que vão dizer que vai demorar muito pra esse se desgastar, mas como nada é eterno.
Estevão.
Boa idéia :concordo:
Quanto custa o Kit, meu amigo??
:pensativo:
Um abraço
500 lulas
abs.
Albieri,R.J.
30/05/2010, 20:53
500 lulas
abs.
Dimasi,
assim continuarei deixando engrenado por um booooommmm tempo...hehehe:mrgreen:
Abraçao!
Dimasi,
assim continuarei deixando engrenado por um booooommmm tempo...hehehe:mrgreen:
Abraçao!
É bem carinho mesmo :-?. Só vou colocar pq minha filha quer dirigir o "jipinho" e ai imagina se o transito para numa subida... é prejuizo para o papai :evil:
Cesar Machado
30/05/2010, 21:35
Obrigado pela informação e pela oferta de aproveitar sua remessa, mas pra mim agora não vai dar.
Qualquer dia desses eu coloco. 8-)
Um abraço
Cesar
Albieri,R.J.
30/05/2010, 21:45
É bem carinho mesmo :-?. Só vou colocar pq minha filha quer dirigir o "jipinho" e ai imagina se o transito para numa subida... é prejuizo para o papai :evil:
Que perigo Dimasi...:-D
elmestizo
30/05/2010, 22:05
Dimasi,
Qual o diâmetro e espessura do disco?
Abrass
Caneschi4x4
08/06/2010, 08:45
Cesar
Fiz a encomenda do kit na sexta, junto com um amigo que tem um engesa, que é quem conhece o cara que faz. Seguem as fotos , o email é<adirdanielson@brturbo.com.br (adirdanielson@brturbo.com.br)> . Se te interessar comprar agora, me manda uma MP que a gente bota o teu kit no rolo e ele manda sem cobrar o frete.
O procedimento é o mesmo para o motor 14b?
227847
227848
227849
Abs
Dimasi, achei muito interessante o KIT, parece de boa qualidade> Você já recebeu o Kit? Já instalou? Qual foi sua impressão? Valeu a pena o investimento? Mais uma dúvida, como é feito o acionamento, uma vez que o freio de mão tem o acionamento mecânico por cabo de aço e a pinça do freio a disco é hidrúlica? Se tiver como postar alguma foto, lhe agradeço, Um grande abraço.
Jorge,
Devo receber o kit, essa semana.
Assim que tiver instalado, posto as fotos e as as respostas.
Abs.