Ver Versão Completa : Substituição dos rolamentos e retentores do eixo.
Olá pessoal, beleza?
Queria mais uma vez pedir a ajuda de todos e aproveitar para fazer uma sugestão. Gostaria de sugerir postarmos o “como fazer” de alguns reparos e modificações simples. A meu ver, isso seria de grande importância para os proprietários que estejam interessados em mexer, ou tentar mexer :lol:, em seus carros, mesmo que sejam apenas pequenos reparos ou modificações. Não existe nenhum jeito melhor de conhecermos verdadeiramente nossos veículos que não realmente pondo a mão neles. Posso parecer louco, mais para mim, mexer e conhecer meu carro é gratificante e um prazer. :concordo:
Agora lá vai a minha dúvida: :pensativo:
Semana passada desmontei o diferencial traseiro do meu engesa fase 1 (dana 44) para tentar instalar um bloqueio, que infelizmente não coube (mais isso já é outro tópico). Bem, após remover os semi-eixos percebi que os “quatro” retentores (não tenho certeza se todos são realmente retentores) do eixo traseiro estão avariados. Dois que ficam fixados no interior extremo do eixo, atrás do berço dos rolamentos, e dois que ficam nos semi-eixos, após o rolamento e os prisioneiros (esses últimos parecem ser mais uma proteção para evitar a entrada de sedimentos nos rolamentos, do que realmente um retentor).
Minha idéia é realizar a substituição de todos eles, no entanto nunca realizei tal serviço e gostaria de algumas dicas.
- Primeiro, é possível realizar esse serviço em casa, sem ferramentas especiais? Pois para retira os semi-eixos, foi extremamente simples, sendo necessário apenas soltar quatro parafusos e puxá-los para fora.
- Como retiro esse retentor que fica na extremidade da carcaça do eixo (pois ele nem mexe)? É na "brabeza" ou tem alguma técnica?
- Como retiro o rolamento e esse tal “retentor” do semi-eixo, pois na frente deles tem um “prisioneiro” (que nem mexe!)? Tem que aquecer a peça?
Seguem algumas fotos para exemplificar minhas dúvidas:
Retentor interno extremo da carcaça do eixo!
Essa foto é somente um exemplo! Não é um dana 44!!!! :stop:
Realmente não existe nenhum retentor interno nesta posição?
Daniel Lima
20/05/2010, 23:39
Julhos, se não me engano nesta posição citada por ultimo existe uma bucha que centraliza e apoia mais o semi-eixo. os retentores estão somente na extremidade dos eixos. e na verdade eu achava que era somente um retentor por roda...
espero que os amigos que ainda usem este sistema possam lhe ajudar.
abraços!!!
Eduardo Velo
21/05/2010, 00:38
Julhos , é uma atividade bem saudável essa de fazer vc mesmo , mas se vc tiver com dúvida pode levar o eixo num meca de confiança só pra ele trocar os rolamentos e os retentores pq essa luva dá trabalho pra colocar , só com prensa e tem que aquecer , mas de preferencia em óleo ...
Se vc quiser tirar a luva , faça 2 furos no sentido longitudinal e com talhadeira e marreta bate forte entre os furos , cria uma trinca e a luva sai ... , esse retentor da carcaça tem 2 jeitos de tirar , um é detonando ele com uma chave de fenda e outro é tirando cx satelite e colocando um ferro de 3/8 ou 1/2 de construção atravessando o diferencial pra bater e sacar , aí sai inteiro ... é importante marcar os grampos que prendem os rolamentos da cx satelite antes de desmontar pra montar na mesma posição .
a luva do eixo é o calcanhar de aquiles desse sistema semi eixo , se vc colocar a luva aquecida demais passa calor pro eixo e altera suas propriedades , tem que entrar aquecida o suficiente pra que consiga instalar usando a prensa , se alterar as propriedades do eixo ele pode romper e a roda ganha vida pra sair por aí , se a luva entrar sem intereferencia tb a roda pode sair por aí ... por isso que acho melhor vc levar os semi eixos num meca que mexa com jipes e picapes e ja está acostumado com essa montagem , nada impede que vc faça , mas tem que saber o que está fazendo ...
Do lado da cx satelite não tem nada mesmo , nem retentor nem guia ...
qqer duvida tem muitos mestres aqui no forum que vão te ajudar , sou mais mexanico que mecanico ... rsrs ...
abs ... Edu
Opa Julhos!
Bem, vamos em partes.
Para retirar o anel da primeira foto, o Edu já explicou, deve-se diminuir a resistencia dele e cortá-lo com uma talhadeira, NADA DE FOGO (esquantar).
Para fazer a colocação, deve usar uma prensa, aquecendo o anel-trava, para haver a dilatação e, o assento do mesmo, NADA DE SOLDA, pois tem uns meca que solda por garantia (FDP).
Na segunda foto, é a ponta de uma carcaça, ali fica a capa do rolamento e retentor (este sai com semi-eixo), para sacar, existe uma ferramenta comumente chamada de punheteira, que consiste numa haste, que em uma extremudade tem um gancho, e na outra, um batente, nessa haste há um peso, que tem a empunhadura da mão.
Encixa o "gancho" na peça que quer retirar, e então fica batendo o peso no batente, o movimento fica idêntico de quando é adolecente!!!!!:mrgreen:
Sobre a 3a foto, al lado dos rolamentos de caixa satélite nao há retentor, pois o óleo flui até as pontas para lubrificar os rolamentos, mais se o diferencial for na dianteira, haverá necessidade de retentor, pois não poderá o óleo chegar até as pontas dos tubos.
Tanto é isso, que na trazeira, o respiro é no tubo, na dianteira é na bolota.
Bem, é isso, segue foto da punheteira e suas aplicações.
Abraçoa.
Kim.
guilhermeabreu
21/05/2010, 20:14
É ÍSTO AÍ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
UMA VERDADEIRA BOSTA RALA
Ví esta troca destas merdas todas umas trucentas vezes , inclusive ver a roda caír por ter quebrado o eixo PUTS QUE PESADELO , mas não tenho mais .
FLUTUANTES é o sonho e a solução definitiva desta bosta .
Pelo que estou vendo , não deu para ver direito , MAS ACHO QUE O ANEL DOS DOIS EIXOS ESTÃO SOLDADOS , dê uma verificada . se estiver qdo retirar o anel ficará uma rebarba de solda e AÍ O ANEL NÃO ENCAIXA E É ROLAMENTO QUEBRADO EM POUCO TEMPO .
Se não encostar o anel no local CERTO , o rolamento fica com folga e vai pro saco rapidinho . É como o EDU VELO CITOU : ÍSTO É O CALCANHAR DE AQUILES DESTE TIPO DE EIXO .
Graças a Deus estou fora desta porcaria de sofrimento , MAS NO MEU CASO ÉRA PQ TINHA PNEUS GRANDES DEMAIS COM RODAS DE OFF-SET -44 E TALA 10" .
RogérioNunes
24/05/2010, 22:19
Julhos, aí vai a contribuição de quem já fez manutenção em dezenas dessas bostas.
Se quiser fazer vc mesmo, vai precisar de uma prensa,furadeira,broca, talhadeira, martelo,sacador específicos para remoção do rolamento,punção de bico ect..
O procedimento para remoção da trava o Edu o Kim já relataram,PORÉM, esqueceram de dizer que o rolamento entra com interferência no eixo(aperto) e que não vai sair mole não, tem que ter ferramenta apropriada que será encaixada por trás do rolamento e aí leva tudo na prensa,OU, como já ví alguns fazerem mas não recomendo, cortar o rolamento com uma esmerilhadeira.Ah, essas prensinhas de 15 ton não tem altura suficiente pra executar o serviço, são baixas.Deve tomar cuidado para qdo furar a trava, não furar tb o semi eixo pois por menor que seja, PODE danificar o eixo.
Supondo que vc tenha removido a trava e o rolamento danificado, vc deverá fazer uma minuciosa limpeza e avaliação do semi eixo onde o rolamento trabalha qto a trincas, de preferência com liquido penetrante.Admitindo que efetuou todo esse procedimento e tá tudo OK, instale a chapa de fixação e prense o rolamento tomando sempre o cuidado qto a sua perpendicularidade (90º)com relação ao eixo.
Rolamento prensado,agora é a hora do anel trava QUE NÃO DEVE SER AQUECIDO.Prensou? Agora pega um calibrador de lâminas, desses de calibrar válvulas de motor e com uma lâmina de 0,04 de mm e verifique se existe folga entre a trava e o rolamento, se a folga for maior que esse valor, prense novamente.Lubrifique com graxa de boa qualidade monte tudo novamente.
Sempre bom lembrar, NUNCA use solda para fixar o anel trava.
Outra recomendação que te faço é que vc compre o kit para roda de preferência das marcas TINKEM ou KOYO pois além de ser produto de ótima qualidade, o kit vem com a trava. Já comprei trava avulsa e essas são de péssima qualidade na dimensão interna,entram com pouca ou quase nenhuma interferência.
Qto ao retentor, no eixo traseiro não tem retentor no alojamento ao lado dos rolamentos da caixa satélite, somente na extremidade e como muitos pensam, o óleo que lubrifica todo conjunto central do eixo não chega aos rolamentos das extremidades,antes tem o retentor. Eles são lubrificados à graxa.
VAI ENCARAR??!!!
abraço !
Quem sabe tecla ao vivo... ótima aula, mas isso é pra você, Roger, que pode e sabe fazer... que p... trabalhão.... nada como um bom mecânico e o "mexânico" como eu nesta hora fica olhando e dizendo: éééé.....
Abração.
Pessoal, desde já agradeço pelas dicas, ou melhor, instruções.
Só vocês mesmo para ajudarem esse pobre mechanico em seus reparos! :-D Como eu já havia comentado anteriormente, irei arriscar, pois encaro isso como uma diversão ou passatempo. Logo se não der certo, procuro um mecânico de verdade para concertar a "cagada" que eu fiz!
Só fiquei com duas dúvidas:
- A primeira é sobre a colocação dos rolamentos e a trava. Eu NÃO devo utilizar nenhuma forma de aquecimento nessas peças durante sua colocação, apenas prensa e graxa, certo?
- E a segunda é a respeito da substituição do retentor da ponta de eixo. É só eu retirá-lo de qualquer jeito, já que será substituído, e o novo é apenas encaixado com graxa sem maiores problemas? Na mão mesmo? Não preciso mexer na ponta do eixo, certo?
PS. A trava a que vocês se referem é a peça do qual chamei de prisioneiros na fotografia da mensagem #2?
Esse Kit de rolamentos citado pelo Roger já vem completo, com os rolamentos, trava e esse “guarda-pó” plástico de proteção dos rolamentos?
Alguém sabe o número do Kit? Assim eu evito comprar o kit errado e ficar a pé com o carro desmontado.
Bem resumindo, acho que irei arriscar e ver no que dá!!!! E o pior que esse é só um teste para mais tarde cair dentro dos dianteiros... Já vi que terei um final de semana agitado!
Opa Julhos!
O que vc chama de prisioneiro, é o anel trava, pois prisioneiro, é um parafuso sem cabeça, que tem rosca em quase toda sua extenção, a não ser um intervalo no meio.
Por aqui, usamos esquentar o anel, para que o mesmo dilate, tendo assim uma facilidade na sua colocação e, quando frio, um maior acento, pois não houve desgaste/deformação na colocação a frio.
A sequencia de retirada é:
anel - cuidado com o semi, então corte-o das formas ditas anteriormente.
Rolamento - eu não consegui retirar na boa, então quebrei ele:rolleyes:
Retentor - é só retirar.
Colocação:
passe graxa pista do retentor (onde correrá o semi eixo) e coloque o retentor.
coloque o rolamento, não bata no rolamento para encaixar, pois pode estar bem justo, isso é bom!
Use uma prensa.
Aqueça o anel e prense também!
Tá pronto!
Fácil né!:odedo:
Desvirtuando o tópico!
Abriu a capota?
Chegou tudo bem?
Abraços.
Kim
RogérioNunes
25/05/2010, 18:16
Na montagem do retentor recomendo que vc encontre algo que tenha o mesmo diâmetro externo do retentor para facilitar a instalação.POde ser uma chave soquete ou um tubo desde que não tenha a superfície que entrará em contato com o retentor irregular.
Qto a esquentar ou não, fica a seu critério...mas leia o manual da HDS MecPar fabricante de semi eixos na página 18.
O kit vem com rolamento e trava somente.
Mais uma recomendação, se for usar aquela ferramenta de precisão,MARTELO e talhadeira pra tentar remover o rolamento, use óculos de segurança pois o rolamento estilhaça e pode te ferir.
No mais, boa sorte aí.
abraços
Eduardo Velo
25/05/2010, 18:40
Costumo levar os semi eixos num meca que mexe com picapes pra fazer esse trampo pq não tenho prensa , já tentamos colocar a frio e a prensa de 15 Ton. não conseguiu , tivemos que aquecer em óleo , aí entrou , com muita interferencia , mas entrou ... qdo tem que trocar os rolam. tras. é complicado , o eixo diant. é muito mais fácil de dar manutenção ... pra entrar as capas é o contrario , vão pro Freezer ...
Bom Julhos , agora é contigo camarada , passarinho que come pedra ...
abs ... Edu
RogérioNunes
25/05/2010, 19:00
É isso aí Edu, o trampo tem seus mistérios.Tenho uma prensa de 15 Ton. modificada para ganhar mais altura e sempre montei os rolamentos e a trava a frio, certa vez esquentei e na hora de prensar deformou a trava e não serviu mais.Acho que pela falta de padronização e materiais diferentes acontece essas coisas...vai saber.
Costumo levar os semi eixos num meca que mexe com picapes pra fazer esse trampo pq não tenho prensa , já tentamos colocar a frio e a prensa de 15 Ton. não conseguiu , tivemos que aquecer em óleo , aí entrou , com muita interferencia , mas entrou ... qdo tem que trocar os rolam. tras. é complicado , o eixo diant. é muito mais fácil de dar manutenção ... pra entrar as capas é o contrario , vão pro Freezer ...
Bom Julhos , agora é contigo camarada , passarinho que come pedra ...
abs ... Edu
RogérioNunes
25/05/2010, 19:04
Fala João, BLZ?
Meu kamarada, depois de um certo tempo isso acaba virando rotina mas mesmo assim ainda encontro algumas situações que dão trabalho mesmo.
abraço!
Quem sabe tecla ao vivo... ótima aula, mas isso é pra você, Roger, que pode e sabe fazer... que p... trabalhão.... nada como um bom mecânico e o "mexânico" como eu nesta hora fica olhando e dizendo: éééé.....
Abração.
Alguém sabe o numero do Kit completo de um desses fabricantes de melhor qualidade? Assim evito comprar o kit errado, pois acho que existem vários kits para Danna 44 de acordo com o modelo. :pensativo:
Outra coisa, na minha última mensagem acho que fiz menção ao retentor errado. Na verdade gostaria de saber como sacar o retentor que vai na ponta do eixo, atrás ou em cima (sei lá!) da luva do eixo (não tenho certeza se esse é o nome correto), mas é o que fica nas extremidades da carcaça do eixo. Preciso mexer nas luvas ou é só puxar com a mão e colocar o outro? Alguém sabe o número desse retentor também?
Pois para falar a verdade o meu rolamento e a trava estão em ótimo estado, o problema esta nesse retentor na ponta da carcaça do eixo (que esta completamente avariado) e a proteção / retentor do semi eixo que esta quebrada. Assim vou trocar logo tudo, já que terei que desmontar mesmo.
guilhermeabreu
26/05/2010, 18:44
CARO AMIGO JULHOS
Eu gosto de mexer nas coisas em casa , MAS ÍSTO QUE VC QUER FAZER SEM EXPERIENCIA NENHUMA E SEM TER VISTO NINGUEM FAZER , VC VAI SE FERRAR , não que eu ache que vc não tenha a capacidade de fazer , OBSERVE AS PALAVRAS DO EDU VELO , que é um dos caras que mais fazem manutenções em casa e neste caso de TROCAR ROLAMENTO TRASEIRO E SEUS RETENTORES , ELE LEVA PRUM MECA FAZER , o ROGER NUNES tem falado algo a respeito , eu digo VC VAI SE FERRAR e ter um PREJÚ NA CERTA , pode até colocar ,MAS SE FICAR COM O ROLAMENTO MAL ACENTADO , rapidinho o rolamento vai pro saco e CORRE UM GRANDE RISCO DO SEMI-EIXO QUEBRAR A RODA CAIR E VC SOFRER UM GRAVE ACIDENTE .
AGORA : VC DECIDE , é só um conselho de uma cara que já caiu a roda por causa desta bosta de sistema de rolamento de eixo semi flutuante com rodas largonas com off set bem negativo e pneus 33" ou maiores .
Vai ter gente aqui dizendo que tem ísto tudo e nunca aconteceu nada NUNCA QUEBROU SEMI-EIXO , SÓ ESTOU DIZENDO O QUE ACONTECEU COMIGO , não houví falar não , ACONTECEU COMIGO .
Se conselho valesse alguma coisa SERIA VENDIDO e não dado , mesmo assim te dou um conselho de graça : LEVA ESTE EIXO PARA UM MECA FAZER ESTE TRAMPO AMIGO .
Tem tantas outras coisas que vc poderá fazer em casa , mas ÍSTO , DEIXA PRO MECA FAZER .
ABRAÇÃO
CARO AMIGO JULHOS
Eu gosto de mexer nas coisas em casa , MAS ÍSTO QUE VC QUER FAZER SEM EXPERIENCIA NENHUMA E SEM TER VISTO NINGUEM FAZER , VC VAI SE FERRAR , não que eu ache que vc não tenha a capacidade de fazer , OBSERVE AS PALAVRAS DO EDU VELO , que é um dos caras que mais fazem manutenções em casa e neste caso de TROCAR ROLAMENTO TRASEIRO E SEUS RETENTORES , ELE LEVA PRUM MECA FAZER , o ROGER NUNES tem falado algo a respeito , eu digo VC VAI SE FERRAR e ter um PREJÚ NA CERTA , pode até colocar ,MAS SE FICAR COM O ROLAMENTO MAL ACENTADO , rapidinho o rolamento vai pro saco e CORRE UM GRANDE RISCO DO SEMI-EIXO QUEBRAR A RODA CAIR E VC SOFRER UM GRAVE ACIDENTE .
AGORA : VC DECIDE , é só um conselho de uma cara que já caiu a roda por causa desta bosta de sistema de rolamento de eixo semi flutuante com rodas largonas com off set bem negativo e pneus 33" ou maiores .
Vai ter gente aqui dizendo que tem ísto tudo e nunca aconteceu nada NUNCA QUEBROU SEMI-EIXO , SÓ ESTOU DIZENDO O QUE ACONTECEU COMIGO , não houví falar não , ACONTECEU COMIGO .
Se conselho valesse alguma coisa SERIA VENDIDO e não dado , mesmo assim te dou um conselho de graça : LEVA ESTE EIXO PARA UM MECA FAZER ESTE TRAMPO AMIGO .
Tem tantas outras coisas que vc poderá fazer em casa , mas ÍSTO , DEIXA PRO MECA FAZER .
ABRAÇÃO
Olá Guilherme, tudo bem com vc?
Realmente lhe agradeço pelo conselho e preocupação, mas como me conheço bem, não irei sossegar enquanto eu mesmo não fizer esse reparo. :parede:
Tenho ciência dos riscos, no entanto mandar fazer esse serviço em um mecânico mão garante que o serviço fique melhor do que o feito por mim, até porque gosto muito de aprender e “tentar” e esse é um dos objetivos desse meu carro (puro entretenimento).
Irei realizar o serviço assim que o meu carro sair da reforma, e se depois disso algo der errado, posso ficar tranqüilo pois saberei que a falha foi minha e fiz algo errado, e com certeza após tal ocorrido irei perturbá-los, todos do Fórum, para tentar descobrir a falha e fazer novamente... :grin: Até que um dia eu consiga, aprenda e possa ensinar a outros que por ventura estejam com alguma dúvida!
Também já perdi a roda uma vez! Troquei as rodas de um dos meus ex-jeep (Mandei tirar o jogo para asfalto e colocar o jogo lameiro) e o mecânico simplesmente esqueceu e só colocou 1 parafuso em uma das minhas rodas. Mas como o serviço era extremamente simples e, para piorar a situação, ainda foi feito por um dos mecânicos de jeep mais conhecidos e experientes aqui do Rio de Janeiro, simplesmente não conferi. No entanto descobri em uma curva a uns 70Km/h em caminho da trilha!
Talvez por esse fato, descobri que muitas vezes o simples capricho do dono, pode se igualar a experiência de bons mecânicos.
Mas de qualquer forma realmente sou grato por seu conselho e preocupação. Mesmo sendo negativo a realização do serviço, não deixa de ser mais uma dica, no entanto, escrita de outra forma: “- Preste muita atenção pois o serviço envolve um grande risco e precisa ser bem testado e avaliado!” :concordo:
Felicidades...
guilhermeabreu
30/05/2010, 13:57
CARO AMIGO JULHOS
Em primeiro lugar meus parabens . ADMIRO MUITO A SUA CORAGEM E DISPOSIÇÃO .
Eu sempre fui arrojado e corajoso , mas na sua situação eu até poderia fazer tb , MAS DEPOIS DE VER ALGUM MECANICO FAZENDO .
LOGO :
Se realmente esta disposto a fazer NÃO VOU FICAR TE AZARANDO , mas vai mais outra dica , como vc não vai fazer agora correndo , VÁ A UMA OFICINA DE UM AMIGO QUALQUER E DÊ UMA OLHADA NESTE SERVIÇO , se é que tenha este serviço pra ser feito nesta oficina lógico .
MAS VAI EM FRENTE , PORQUE NÃO É CERTO QUE DÊ ERRADO O SEU SERVIÇO , AINDA MAIS COM A DISPOSIÇÃO QUE VC ESTA , PELO CONTRÁRIO , " TEM TUDO PARA DAR CERTO " .
BOA SORTE NA EMPREITADA , é assim mesmo que passamos a conhecer melhor nossos 4x4 e ter experiencia pra contar para os outros .
Eu mesmo quase não tenho mais tempo e disposição física ( 57 anos , 1,80 m de altura e 115 kg ) , com estes dados meu corpo não responde mais aos meus impulsos da cabeça , mas disposição ainda tenho , mas sei tb que não dá mais para fazer estas coisas . Logo as coisas que posto aqui de minha experiencia é sempre de coisas que MANDO FAZER E ACOMPANHO TODOS OS DETALHES DA EXECUÇÃO DO SERVIÇO , seria como se eu mesmo tivesse fazendo .
ABRAÇÃO , VAI DAR CERTO COM CERTEZA .
Eduardo Velo
28/06/2010, 14:24
Segue site com medidas de retentores para consulta ...
http://www.sesso.com.br/retentores.htm
Olá galera, beleza?
Desculpe-me por estar ressuscitando esse tópico, no entanto a Sororoca já esta quase pronta e chegou o momento de colocar "a mão na massa" e dar um "valor" nesse meu diferencial traseiro.
Aguardei até o momento pois o carro estava na pintura e outras coisas tiveram prioridade, no entanto com a chega dos bloqueios (ENSIMEC IV), vou aproveitar a oportunidade para cair dentro desse eixo traseiro e finalizá-lo.
Eu gostaria de trocar todos os rolamentos e PRINCIPALMENTE os retentores, já que serei obrigado a substituir o rolamento original da caixa satélite por um do DANA 44 mais recente para acomodar o bloqueio (similar ao do Troller).
Eu gostaria de uma ajudinha para conseguir os números de referência das marcas TINKEM ou KOYO, pois pretendo comprar todas as peças necessárias antes de propriamente abrir meu eixo! E como já descobri na pele, existem variações entre os diferenciais DANA 44!
PS: O meu carro esta com eixo original 1987.
Eu precisava descobrir o número de referência dos:
- Kit de rolamentos (Rolamento + trava)
- Retentor do rolamento (externo)
- Retentor da manga de eixo.
Um grande abraço e desde já grato pelas dicas... :concordo: