PDA

Ver Versão Completa : Pneus VJ910 + Genius LODO !!!! O que vocês acham dessa combinação???



Renato Fraga
12/05/2010, 23:39
Olá a todos.


Recentemente venho pesquisando para aquisição de um jogo de pneus exclusivos para as trilhar aqui da região onde moro.


De modo geral, aqui TODO MUNDO usa os famosos Dynatorkhttp://i198.photobucket.com/albums/aa91/ardigo/Jeep_Ramires/jeep_04.jpg, mas o pessoal por aqui é meio avesso a novidades. Eu já usei um jogo desses pneus e admito que não gostei. Aqueles que também não gostam argumentam que é um pneu ótimo de tração mas péssimo para frenagens e pior ainda para direção. No asfalto dispensa comentários negativos.


Lembrei então de uma combinação muito utilizada nos EUA onde usam os Bogger na trazeira para otimizar a tração e os TSL na dianteira para favorecer a direção.
http://pi.b5z.net/i/u/1631707/i/bogger_big_ezr2.jpghttp://www.offroadreport.com/images/ss_radial_tsl.jpg
http://i162.photobucket.com/albums/t247/jpsarvy/DSC01568.jpg

Bom, trazendo para o nosso panorama brasileiro entendo como semelhantes ao modelos citados os pneus Genius Lodohttp://www.gama4x4.com.br/imagens/produtos/GeniusLodo.jpg e Vipal VJ 910.http://www.pneusost.com/site/arquivosImagem/fotoGd.php?id=2072.

Diante de toda pesquiza que fiz, não encontrei nenhum relato de uma combinação dessas e lanço aqui então essa discussão:

Seria eficiente combinar esses dois modelos com finalidades diferentes, porém aproveitando as virtudes de cada um?????


Abraços a todos

samukanvas
13/05/2010, 02:35
Porque não? 4x4 é igual receita de bolo. Cada um tem a sua :concordo:

Nada melhor do que testar e ter a experiência pra dizer o que achou. Só fique atento nas medidas dos pneus.

Abs

Alexandre Souto
13/05/2010, 03:09
Ótima questão Renato, acho que seria um bom pneu misto, e estou a procura destas qualidades, bom para uso em rochas terra e lama, acho que atenderia perfeitamente.

Futuramente farei remold nos BF 33" que tenho, e não quero ser simplório neste próximo desenho, pois ficará uma boa medida.

Possível é, vamos bolar um desenho!

Abs!!!

Nava
13/05/2010, 18:06
Olhe, sair de um dynatorque e ir pro vj será um retrocesso grande em função de tração.

Veja são 3 tipos completamente diferente de pneus.

Dynatorque - 100% off - boa tração a frente
Lodo - não vou opinar
VJ910 - pneu MUD melhorado pq tem 25 mm de sulco.

Tem que analisar o seu uso da viatura, do tipo de terreno, preparação, rodas, tudo, para comprar um produto que vai te retornar em satisfação o seu investimento.

Renato Fraga
13/05/2010, 19:57
Pois bem a discussão é exatamente em achar um meio termo e tentar suprir todas as deficiências, o que é impossível.

Mas a grande queixa dos Dynatorque é a deficiência da direção e frenagens.

Como disse, existe uma certa legião de fãs do Dynatorque o que dificulta muito as discussões, mas tem muita gente que enfrenta a resistência e adota modelos diferentes.

Recentemente observei exatamente isso ao indagar um rapaz dono de um Troller que participava de um Raid e utilizava os VJ910. Segundo ele o desempenho era muito satisfatório na lama daqui. Mas nem terminou de responder e já tinha gente cornetando....sem perder a esportiva ele me confessou que o tal que cornetava, amissíssimo dele, havia precisado ser rebocado 3 veses por ele e uma delas depois de uma descida onde não conseguiu freiar muito menos virar.

Vejam que uma questão importante a ser relevada é que estou avaliando o uso em minha Dakota que tem motor forte e consegue uma ótima rotação. Nos casos de veículos com menor rotação ainda acredito que os modelos autolinpantes tenham desempenho melhor. Dizem que em configurações tipo a minha, pneus como o Dynatoruque cavoca demais e acaba encavalando com mais facilidade.

Em fim, o que eu gostaria mesmo é de opiniões.

A respeito do Genius Lodo você não quiz opinar por falta de experiência ou algum outro motivo?????



De modo geral qual a impressão desse pneu????


Abraços a todos

samukanvas
13/05/2010, 21:47
Renato, cada pneu tem sua velocidade de limpeza. O negócio é vc achar ela. Nem sempre vc precisa de motorzão para uma boa limpeza. Depende do desenho do pneu mesmo e isso vc só descobrirá acelerando na lama.

Um pneu com sulco muito espaçado serve pra quem não tem muito motor pra girar eles na velocidade correta. Mas te cobra de outro lado quando necessita de tração no seco ou pedras. É aquele papo de ganhar de um lado e perder do outro... vc já sabe :concordo:

Não sei, mas com um pneu desses que vc tá acreditando ser uma boa combinação na velocidade certa, pode dar resultados tão bons quanto um bem cravudão. O problema de mixar pneus é que eles tem velocidades diferentes e aí eu não saberia dizer o comportamento final do conjunto. É coisa pra se ir pra trilha e testar mesmo. Lama e acelerador progressivo e deixar o carro andar...

Abs :concordo:

Nava
13/05/2010, 23:24
Discordo.

Cada projeto de pneu foi feito para um determinado tipo de uso e não o contrário.
Esse sempre é o meior engano de todos. Pq o frontiera vai bem em máquina agrícola, põe no jipe que apavora...e não é assim não. Trabalhei anos em sitio e nunca vi nenhum tipo de trator andar bem em lama. Ele domina terra mole e nao barro. E só. Ja viu trator no asfalto?

Minha opinião é de vc primeiro listar o q vc tem em mente e em máquina, tipo de uso que vc fará e assim definir junto a alguma marca o modelo que melhor lhe atende, ou seja, atende bem 80% do tempo de uso, pq atender tudo nao dá. Aí sim vc investe certo.

Usar de receitas prontas pode até dar certo, mas só vai saber gastando...e corre o risco de gastar errado. O mesmo vale para escolha via preço...

Não opinei sobre o Lodo pq sou fabricante e seria anti-ético além de ferir com as regras daqui.

Renato Fraga
14/05/2010, 01:14
Não sei, mas com um pneu desses que vc tá acreditando ser uma boa combinação na velocidade certa, pode dar resultados tão bons quanto um bem cravudão. O problema de mixar pneus é que eles tem velocidades diferentes e aí eu não saberia dizer o comportamento final do conjunto. É coisa pra se ir pra trilha e testar mesmo. Lama e acelerador progressivo e deixar o carro andar...

Rodrigo, é nisso que tô acreditando e disposto a testar.


Bom Nava,

Em termos de máquina eu tenho uma Dakota especialmente preparada para trilhas com um ótimo curso de suspensão onde sua geometria foi milimetricamente calculada para o máximo de tração e que originalmente tem um motorzão com ótimo torque já em baixas rotações.

Em mente eu tenho fazer trilhas aqui com a galera e tentar não passar tanta vergonha, afinal meu equipamento é bom apesar da resitência e da desconfiança da galera daqui.

E volto a citar:

Só lancei essa questão porque cansei de ver essa combinação em veículos americanos, e como não podemos deixar de ressaltar, os caras estão muitos anos luz na nossa frente em termos de off road.


Abraços

Tio Eddie
14/05/2010, 09:00
Em mente eu tenho fazer trilhas aqui com a galera e tentar não passar tanta vergonha, afinal meu equipamento é bom apesar da resitência e da desconfiança da galera daqui.

Renato,

Acho que a tua idéia tem tudo para funcionar bem, especialmente porque é comum com o pessoal das pkps, especialmente as 4x2, usar pneus borrachudos na traseira e lisos na dianteira.

De fato o pessoal olha meio torto e desconfiado quando se aparece pra fazer trilha de pkp, isso acontece direto comigo. Porém depois que os jipes ficam e a pkp passa e de quebra puxa todo o mundo, a coisa muda de figura.

Minha preferência tem sido por pneus altos e finos, e com capacidade de limpeza melhor que a dos mud tradicionais para poder usar toda a força (torque) em baixo giro e não sair cavucando tudo.

Já usei tanto frontieira e dynatorque no meu ex CJ5 e confesso que no geral não me agradavam pelos motivos que você citou. Além do que numa viatura mais pesada, como uma pkp friear e ter dirigibilidade são extremamente importantes (não que nas outras viaturas também não seja)

Atualmente começei a usar os VJ900 (5 iguais) e após pouco mais de 1000km rodados estou satisfeito. Ainda não fui pra trilha com eles, mas já andei em áreas onde estamos levantando terraços (curvass de nível) e pude andar devagar, sem patinar e sem precisar acelerar em demasia para limpar os pneus.

Reforçando o que já foi dito, eu consideraria os deslocamentos de asfalto e uso regular além do uso apenas em situações de trilha.

[]s

Renato Fraga
14/05/2010, 12:15
Reforçando o que já foi dito, eu consideraria os deslocamentos de asfalto e uso regular além do uso apenas em situações de trilha.

Esse é meu maior motivo por resistir em usar os Dynatorque.

Abraços

samukanvas
14/05/2010, 12:24
Acho essa informação do tio eddie muito importante. A segurança deve ser priorizada sempre. Então, Renato, se seu projeto for te trazer a segurança necessária para que vc continue usando seu carro normalmente, acho uma boa tentar sim. Seria bem legal ter uma experiência dessas no fórum. Eu não me lembro de ter visto essa combinação ainda :pensativo:

Abs

Renato Fraga
14/05/2010, 12:40
Pois bem, me alivio em ver que meu raciocínio tem uma certa lógica.

Na Fenajeep vou concretizar o negócio. Pelo menos com a Genius Pneus.

Reformadora Vipal tem em minha cidade.

Vamo que vamo......

Abraços

Tio Eddie
14/05/2010, 13:32
Excelente Renato!

Depois conta pra gente os resultados!

[]s

AlemãoRS
14/05/2010, 14:27
Renato,
Na foto que voce colocou mostra a utilização dos TSL na frente numa trilha em pedras, onde com certeza ele vai melhorar a direção, mas numa trilha com barro você tem certeza que ele é melhor do que um pneu mais agressivo, por exemplo, o modelo New Frederico da 3K (ou algum outro disponível no mercado)?

Renato Fraga
14/05/2010, 16:26
Bela observação;

Apesar daquela foto ilustrar exatamento o cenário que você descreveu, foi a única que achei com qualidade para ser postada.

Essa configuração é muito utilizada nos EUA e já observei várias discussões nos foruns por aí a fora a respeito deles.E a maior indicação é justamente para lama, afinal, o Bogger, como o próprio nome diz, e pra essa finalidade.

Pra andar nas pedras e demais cituações os TSL cumprem com maestria o papel, são os pneus mais utilizados no off road, desbancando portanto o Bogger que tem uma utilidade mais específica.

Voltando para o nosso cenário, estou dando preferência para as recapagens mais adequadas para o uso diário. Ao que eu sei, os pneus 3K são obtidos por um processo diferente, o que torna mais arriscado utilizá-lo diariamente, levando em conta ainda seu desenho agressivo que certamente traria um desempenho mais que satisfatório para o off road.

Acabei de cotar com o pessoal da geninho um par dos Genius Lodo. Vou enviar as carcaças para eles analizarem no início dessa semana, e estando tudo OK, vou mandar bala. Minha idéia é pegar com eles o pneu lá na Fenajeep.

Abraços

govastki
14/05/2010, 16:54
Prezados,

Sempre tive BF Mud 33 nas minhas Campers e no meu Engesa, a alguns meses resolvi trocar os Mud do meu Engesa e coloquei os Lodos recapados sobre 33" que ficaram com mais de 34" e menos 35" , o que posso dizer sobre é o seguinte:

Tração - os Lodos são muito melhores na terra e lama
Direção - os Lodos não devem em nada para os MUD
Frenagem - pelo fato dos Lodos serem mais pesados que os MUD, a impressão que quando freio os pneus fazem uma alavanca querendo empurrar mais o carro, o que acaba desgastando mas discos, pastilhas e exige uma atenção maior principalmente no uso urbano.
Estética - os Lodos são muito mais agressivos.
Velocidade - Aqui os Lodos perdem feio, pois não consigo passar de 80 km/h pois o carro acaba tendo trepidação demais.

Acho que ajudei, caso contrario peço desculpas.

Aproveitando, vou trocar os meus Lodos pois quero colocar uns pneus que me propicie um uso em velocidade maiores e mais confortáveis pois não estou fazendo trilhas, caso alguém tenha interesse entre em contato em PVT.


http://www.digitaltrip.com.br/homolog/dadosClassificados4x4.asp?a=20435&cat=1&item=40

AlemãoRS
14/05/2010, 19:22
Depende o modelo da 3k, o guerra com certeza para deslocamento é ruim, mas os frederico que utilizo a 4 anos não acho perigosos. Claro que ando no máximo a 100 km/h para ultrapassar, no uso normal é 80 km/h.
A situação de mais cuidado realmente é nas frenagens, como relato acima pelo colega dos geninho lodo.
Meu irmão usava os BF Mud 33" no troller e agora está utilizando os new frederico também 33" e a melhora é muito grande, tanto na direção como tração.

Mas realmente, só testando pra saber, ja vi os VJ910 por aqui e são melhores que os mud de "fábrica".

Renato Fraga
14/05/2010, 20:33
Frenagem - pelo fato dos Lodos serem mais pesados que os MUD, a impressão que quando freio os pneus fazem uma alavanca querendo empurrar mais o carro, o que acaba desgastando mas discos, pastilhas e exige uma atenção maior principalmente no uso urbano.


Govastki:

Obrigado pelo relato, é o primeiro do tipo que vejo por aqui.

Essa impressão não se deve ao fato de ter aumentado o diâmetro do pneu????

Já pulei do 33 para o 35 e confesso que pecebí uma diferença bem grande na atuação do freio bem como a relação que ficou muito mais longa a ponto de não conseguir mais usar a 5ª marcha.

Abraços

samukanvas
15/05/2010, 16:23
Pra andar nas pedras e demais cituações os TSL cumprem com maestria o papel, são os pneus mais utilizados no off road, desbancando portanto o Bogger que tem uma utilidade mais específica.

Renato, os pneus mais utilizados em off-road são os BF nos eua. Disparado. Goodyear e maxxis vem atrás e depois vem Interco.

A interco se dá bem nas medidas maiores que as outras marcas não tem. Por isso as pessoas acham que usam mais.

Tanto bogger quanto o TSL usam a mesma carcaça e a mesma composição da borracha. Alguns usam bogger em pedra e dizem ir muito bem tb. Na pedra pneu AT vai muito bem... Então a referência é muito abrangente. O pirate é legal, mas cada um lá gosta de marcas como nós aqui. Então ler alguém falar bem de uma marca e usar como exemplo é procurar o histórico do sujeito pra ter certeza do que escreve :concordo:

Abs

Tio Eddie
15/05/2010, 22:20
Rodrigo,

Particularmente acho os BF sofríveis, apesar da fama.
Sinto falta de relatos não apaixonados pelas marcas, ponderando de fato prós e contras, sem dogmas.
Além disso, são poucos dispostos a experimentar coisas fora do "padrão".

Mas aos poucos vamos criando este tipo de cultura.

[]s

Rodrigo Baratti
16/05/2010, 09:24
Tração - os Lodos são muito melhores na terra e lama
Direção - os Lodos não devem em nada para os MUD
Frenagem - pelo fato dos Lodos serem mais pesados que os MUD, a impressão que quando freio os pneus fazem uma alavanca querendo empurrar mais o carro, o que acaba desgastando mas discos, pastilhas e exige uma atenção maior principalmente no uso urbano.
Estética - os Lodos são muito mais agressivos.
Velocidade - Aqui os Lodos perdem feio, pois não consigo passar de 80 km/h pois o carro acaba tendo trepidação demais.

Já andei em um Samurai com esses pneus a 100 km/h e não vibrava nada, fiquei impressionado pois pelo desenho achei que seria horrivel.
Os pneus estavam perfeitos, inclusive dava balanceamento sem muitos pesos.

Qto ao restante tenho a mesma opinião.

[] com outra experiencia

Rodrigo Baratti
16/05/2010, 09:36
Govastki:

Obrigado pelo relato, é o primeiro do tipo que vejo por aqui.

Essa impressão não se deve ao fato de ter aumentado o diâmetro do pneu????

Já pulei do 33 para o 35 e confesso que pecebí uma diferença bem grande na atuação do freio bem como a relação que ficou muito mais longa a ponto de não conseguir mais usar a 5ª marcha.

Abraços

O que acontece é que ao frear os gomos parecem dobrar ou dobram em função de sua posição e altura. Até o barulho que faz é diferente.
Não achei perigoso, pois como a borracha é macia ele agarra bem no asfalto, mas se estranha nas primeiras voltas.
Mas temos que considerar que era um Samurai que pesa muito menos que a Dakota.

Na frente da pick-up tenho duvidas se vai bem, mas atrás para empurrar no barro deve ir super bem.

[]

andres-tavares
16/05/2010, 15:20
Colocando vipal na frente genius atras ... voce vai gastar os genius lodo bem mais rapido ... pelo menos eh isso que eu tenho entendido de pessoas que usam recapado.

e outra coisa os genius acho que tem 30 mm de borracha os vipal 25 mm .... vai ter certa diferenca de tamanho... tem que tomar cuidado com isso ...

Porem achei sua ideia muito legal cara, vai na fe ... e depois posta como foi

grande abraco!

samukanvas
16/05/2010, 19:55
Rodrigo,

Particularmente acho os BF sofríveis, apesar da fama.
Sinto falta de relatos não apaixonados pelas marcas, ponderando de fato prós e contras, sem dogmas.
Além disso, são poucos dispostos a experimentar coisas fora do "padrão".

Mas aos poucos vamos criando este tipo de cultura.

[]s

Mestre, fica meio difícil pra mim falar de outras marcas. Tipo, vc sabe... Quando falo alguma coisa de ruim logo falam que eu critico produtos concorrentes e tal, mas já cansei de falar bem de outras marcas. Inclusive no meu tópico de vendas :concordo:

O BF KM2 eu acho que foi uma grande jogada da BF. Copiaram o pneu que eles mais apostaram (Krawler) e que foi o que mais ganhou no book deles. Então porque não fornecer um pneu "civil" para os apreciadores da marca? Não estou dizendo que foi assim... É somente minha imaginação :concordo:

Os krawler foderam com bastante gente nos hammers esse ano e em outras competições de RC porque continuam sendo problemáticos na resistência lateral. Isso tá em qualquer revista de off-road que vc compra na terra do tio sam. Os caras que ganharam esse ano "ultrapassaram" dois possíveis ganhadores por conta de pneus estourados da marca referida. Estavam de goodyear caretão...

Sinceramente, o que eu ando lendo é que a versão antiga dos KM é ainda a mais preferida, pois é a que desempenha melhor função de pneu mud, enquanto o KM2 é um pneu que ficou mais perto do AT dessa vez. Muito bom em terra seca, trilhas secas e terrenos de cascalho, por ex, como qualquer pneu mud. Mas quando entra numa trilha um pouco mais pesada, húmida e que necessita diferencial do pneu, a fama toda fica pra trás e ele vira um pneu comum. Nesse minuto qualquer pneu com gomos melhor desenhados rouba a cena e se dá bem. É aonde as marcas menores começam a fazer nome. Nas deficiências dos pneus famosos.

Pessoalmente eu tb não sou fã de BF e eu já usei bastante na época que eu achava eles o máximo sem nenhum motivo aparente a não ser a fama e por ser parecido com vc, testei outras marcas e pude comprovar que diferença faz testar...

Por isso que acho legal o Renato testar. Nada melhor que testar. Se der certo pra ele, ótimo!!! Vai ser só porque ele "saiu do quadrado" e se dispôs a encarar esse desafio. Assim o off-road evolui e quem sabe não será referência no futuro. A época de body lift e pneu tratorado passou. Agora é tecnologia e melhor aproveitamento do off-road :concordo:

Abs

Tio Eddie
16/05/2010, 20:23
X10 !!!!

[]s

Eddie

Nava
16/05/2010, 23:38
Andres, gomos altos e estreitos dobram mesmo...e isso leva a fadiga e ao desgaste irregular acentuado.
Maior risco de arrancamento tb.

govastki
17/05/2010, 11:36
Já andei em um Samurai com esses pneus a 100 km/h e não vibrava nada, fiquei impressionado pois pelo desenho achei que seria horrivel.
Os pneus estavam perfeitos, inclusive dava balanceamento sem muitos pesos.

Qto ao restante tenho a mesma opinião.

[] com outra experiencia

Rodrigo,

Talvez no Samurai, os pneus menores não reflitam tanto, mas no Engesa com 33" os bichos ficam bruto na vibração. Quando comprei eu já sabia que provavelmente não pegaria balanceamento, de qualquer forma quanto montei eles eu tentei fazer, fui em 2 lojas para fazer aquele local, eles nem se atreveram em se meter a balancear, já de cara falaram que pelo tamanho, pela característica do desenho e pelo fato de serem recapados não pegariam balanceamento, eu relaxei e estou usando eles assim mesmo, mas com cautela.

Resolvi vende-los pois não estou fazendo trilha, fica desconfortavel para os passeios de final de semana com a esposa, além de ser um desperdício gastar estes pneus no asfalto.

Para quem não viu o anuncio, segue:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70941

Aproveitando, o que vcs acham dos Big-Horn? Alguém usa? Qual a impressão?

govastki
17/05/2010, 11:42
Eu queria muito testar este pneu, mas não acho eles para comprar, alguém tem alguma dica? :dance:

Nava
17/05/2010, 14:01
Todos os pneus pegam balanceamento sim....a nao ser q o pneu esteja deslocado.
Os mecanicos nao querem mexer nesse tipo de pneu pois não entendem, vai mais massa de contrapeso, mais tempo...

Na Copa Troller este fds vi muita gente usando esse Bf e gostei do desenho. Parece ser mais agressivo que o mud...e só.

Tenho este BF.

Renato Fraga
17/05/2010, 22:38
Renato, os pneus mais utilizados em off-road são os BF nos eua. Disparado. Goodyear e maxxis vem atrás e depois vem Interco.

A interco se dá bem nas medidas maiores que as outras marcas não tem. Por isso as pessoas acham que usam mais.

Tanto bogger quanto o TSL usam a mesma carcaça e a mesma composição da borracha. Alguns usam bogger em pedra e dizem ir muito bem tb. Na pedra pneu AT vai muito bem... Então a referência é muito abrangente. O pirate é legal, mas cada um lá gosta de marcas como nós aqui. Então ler alguém falar bem de uma marca e usar como exemplo é procurar o histórico do sujeito pra ter certeza do que escreve :concordo:

Abs

Pois bem, meu relato foi baseado em algumas pesquisas que venho fazendo ao longo desses anos todos que tomei contato com a "arte" do off road.

Bf realmente é campeão, mas acreditava que os pneus da INTERCO eram os preferidos para quem pratica o off road com um pouco mais de seriedade.

Mas, assim como por aqui existem os regionalismos, lá não tem o porque ser diferente. Certamente deve haver locais que preferem pneus "assim", e outros "assado".



Porem achei sua ideia muito legal cara, vai na fe ... e depois posta como foi

Hoje despachei 2 carcaças BF all terrain 33x12,5x15 para Sorocaba. Espero pegar os pneus na Fenajeep com o pessoal da Geninho Pneus.



Na frente da pick-up tenho duvidas se vai bem, mas atrás para empurrar no barro deve ir super bem.

É nisso que estou apostando !!!!!!!!!



Já andei em um Samurai com esses pneus a 100 km/h e não vibrava nada, fiquei impressionado pois pelo desenho achei que seria horrivel.
Os pneus estavam perfeitos, inclusive dava balanceamento sem muitos pesos.

A primeira vez que ví esses pneus fiquei alucinado mas questionei exatamente o comportamento dos mesmo no asfalto bem como em outras cituações.
Não só o vendedor como algumas pessoas que diziam ter experimentado tal modelo disseram que o comportamento no asfalto é muito melhor que vários outros pneus.

Mas vou tirar na prática isso.


Abraços a todos

Nava
18/05/2010, 14:31
Legal, aguardamos seus comentários.

Renato Fraga
18/05/2010, 15:19
Nava, te mandei uma MP a respeio dos VJ 910.

Assim que tiver as informações me passa por favor.


Abraços

Nava
18/05/2010, 16:04
Respondido!

Renato Fraga
07/06/2010, 14:08
Olá a todos....


Muito bem, voltei da fenajeep com 2 pneus Genius Lodo montados sobre as carcaças que havia enviado anteriormente para Sorocaba afim de ser realizado o serviço.

Agora estou no aguardo das medidas do VJ910 para as devidas comparações. Não encontrei nenhum VJ na mesma medida que a minha por lá pra comparar.
Quem puder ajudar eu agradeço.

Abraços

Rodrigo Baratti
07/06/2010, 19:06
Renato,

Já tentou com o:

Marcos
(11)8259-1738
KONDZ jeep tires
kondz@hotmail.com
kondz@kondz.com.br

Tem um tópico de venda e o cara é prestativo: Pneus off-road recapados com banda VIPAL 31 33 35!!!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58709)

Qual sua primeira impressão do Lodo?

[]'s

Alexandre Souto
07/06/2010, 19:33
Renato,


Qual sua primeira impressão do Lodo?

[]'s


É!!!!

:concordo:


Abs!!!!!

andres-tavares
07/06/2010, 19:35
Eh isso ai cara ... gosto do seu jeito sempre procurando inovar ... a suspensao na sua dakota, pesquisando sobre eixos portais, pneus diferente na frente atras .... homemade, tal vez nao feito em casa mas idealizado em casa isso merece merito!!

Minhas impressioes ja as falei ... acho que os lodo vao gastar bem mais rapido ... alem da diferencia de tamanho entre os vj910 e os lodo .... porem vamos ver como vai ficar!

______________

Respeito a Marcos da Konz, muito gente boa e profissional ... vai na fe!

Renato Fraga
07/06/2010, 22:41
Opa, valeu pelas considerações.

Realmente nunca me confortei com a idéia de fazer o que tudo mundo faz. Sempre questionei o óbvio.
Obrigado mesmo pela observação.

Em relação ao Marcos da Kondz, confesso que entrei em contato com todos os que fazem esse recape Vipal. Ninguém foi capaz de me dar a informação correta. Lá na fenajeep também conversei bastante com o Marilson, da Marisco off road. Fiz até um desafio a ele e coloco aqui pra quem for capaz:

-Comprarei os pneus com quem me der com precisão as medidas e garantir que sejam essas ao final do serviço.

É valido lembrar que cada marca de carcaça pode resultar numa medida diferente. As minhas são 33x12,5x15 bf all terrain.


Abraços a todos

samukanvas
09/06/2010, 16:53
E aí renato? Já está com os pneus? Já testou? Gostou?

Abs :concordo:

Renato Fraga
09/06/2010, 22:00
Opa, vamos com calma.

Por enquanto só comprei um par, o Genius lodo. Peguei nesse Domingo, no encerramento da Fenajeep. Combinei de pegar com o Geninho lá mas ele só deixou eu retirar no encerramento da feira, heheeheh, era o único desse modelo por lá.
Minha impressão até agora é de rolar ele do estande até o estacionamento!!!!! Roda macio hein, hehehhehe!!!!! Ao menos não vai quadrado como muitos pneus cravudos.

AGORA MINHA EMPREITADA É SABER O DIÂMETRO DE UM PNEU BF ALL TERRAIN RECAPADO COM OS VJ-910 PRA FAZER AS COMPARAÇÕES.

O marcos da Kondz jeep Tyres me ajudou passando tais medidas de um BF MUD. Acredito que se houver diferença entre all terrain e mud da mesma marca seria coisa mínima.
Pela medida dele o tal pneu tem 84,5cm de altura.

Os meus pelas minhas medidas ficaram com 85,25cm.

Acredito que essa diferença seja insignificante. O que vocês acham?????

Abraços

foto 1 - medição com "metro de madeira"
foto 2 - Dá pra ver a medida????
foto 3 - Comparação com o 35 all terrain da viatura

Tio Eddie
09/06/2010, 22:40
Renato,

1,25cm de diferença realmente acho que vai acabar sendo desprezivel no compto geral das coisas, ainda mais que o resultado final da recapagem depende do estado das carcaças e de quanto de borracha elas ainda tem.

Outro detalhe importante, é que pelo que andei lendo é que a altura dos gomos dos genius lodo é algo na casa dos 33mm e a dos VJ910 na casa dos 25mm, ou seja, mesmo que voce mandasse recapar as tuas carcaças e que os desgates entre elas fosse exatamente o mesmo, já daria alguma diferença.

Bem, jaque "não tem almoço grátis", acho que vale a empreitada, mesmo com a pequena diferença.

Outra coisa que acaba de me ocorrer, os pneus, em virtude da composição da borracha e desenho dos gomos, podem apresentar desgaste diferente ao longo da vida útil.....

My 2 cents

[]s Eddie

Nava
09/06/2010, 22:58
Eddie, uma informação adicional:

Independente da quantidade de borracha das carcaças é possivel faê-las exatamente do mesmo diametro, usando a mesma banda.

Ja dispomos de tornos CNC e cortam milimetricamente um pneu igual a outro para fazer os pares de tração.

Att.

Tio Eddie
09/06/2010, 23:30
Eddie, uma informação adicional:
Independente da quantidade de borracha das carcaças é possivel faê-las exatamente do mesmo diametro, usando a mesma banda.
Ja dispomos de tornos CNC e cortam milimetricamente um pneu igual a outro para fazer os pares de tração.Att.

Nava,

Como você mesmo disse, usando a mesma banda (ou seja, 4 lodo, ou 4 VJ910, ou 4 qualquer coisa iguais, certo?)

Mas pelo que entendi, daria pra colocar os pneus no torno e cortá-los todos iguais, despresando algum excesso de borracha decorrente de bandas diferentes, certo?

Ah, o que você acha da diferença "teórica" de 125mm?

Abraços

Renato Fraga
10/06/2010, 10:10
Pois bem amigos, valeu pelos comentários.

Durante a fenajeep conversei com todos que lidam com pneus.

O Marilson (Marisco Pneus) foi um deles. Comentei até que um par das minhas carcaças tinha mais borracha, os pneus estão um pouco menos de meia vida, e que sabendo do diâmetro externo desejado, se não seria possível fazer um preparo mais conservador.

A resposta foi de que cada banda tem uma medida padrão para determinada carcaça, é a questão do encaixe dos gomos, assim, ao raspar o pneu ele obrigatoriamente deve ficar com medida X.

Foi intensional eu recapar com a banda do lodo o par mais desgastado, e conservar os mais borrachudos para os VJ 910, entretanto acho que foi em vão.

Com relação à diferença das medidas, só espero que minha unidade de medida não esteja muito diferente da que o Marcos Kondz utilizou. Sendo só esses poucos milímetros tenho certeza que não haverá problemas.



Abraços

Nava
10/06/2010, 10:53
Eu acredito que em 4x4 estes 1,25cm são muita coisa...faça as contas e veja que vai dar uma diferença grande entre deslocamento de um e de outro...uns 20 cm mais ou menos.
Ou seja, um pneu vai andar estes 20 cm a mais ou a menos...sua transmissão terá de compensar isso.

Renato Fraga
10/06/2010, 11:26
É Nava,

Eu fiz as contas, na circunferência a diferença é de exatos 11,35cm.

MAs entendo que muitos carros apresentam diferenças significativas dos diâmetros dianteiros e trazeiros, ainda mais aqueles que usam o veículo no uso diário.

Se é tendência dos lodo se desgastarem mais rápido, essa diferença tende a diminuir conforme a utilização.

Tô avaliando!!!!!!!!!!


Abraços

Renato Fraga
17/03/2011, 09:50
Pois bem amigos, ressuscitando o tópico, depois de muita pesquiza e fristração acho que a combinação dos pneu lodo com o VJ910 será impraticável.

A diferença no diâmetro é grande.

Entretanto, conversando com o pessoal da Genius Tires, me surgiu uma nova alternativa.

O pneu sem limites.

http://www.geniustyres.com.br/pneus/semLimites_M.gif

ele é feito baseado no lodo, os cravos têm a masma altura e devido aquela fileira de gomos centrais parece otimizar um pouco a dirigibilidade.

Eu estou meio que decidido em ressolar meus 2 pneus dianteiros com eles.

Qual a opinião de vocês?????


Abraços

leogc
17/03/2011, 09:54
Parece aqueles simex...gostei...

AlemãoRS
17/03/2011, 09:59
Esse modelo parece ser cópia do Black Star Mud Max, pelo que dizem é bom sim:

http://www.black-star.fr/us/black_star_us.htm

govastki
17/03/2011, 10:15
Este pneus parecem serem mais leves.

De qualquer forma estou com um jogo, de 5 pneus ainda a venda

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81693&page=2

Tio Eddie
17/03/2011, 12:03
Parece aqueles simex...gostei...

X2

Gostei mesmo! Quem sabe não serão os "simex" brazucas....rsrsr

[]s

Renato Fraga
23/03/2011, 16:37
É isso aí galera, a besteira tá feita;

Carcaças enviadas or mim e recebidas pela Genius Tires.

Agora é aguardar o retorno para eu montar e testar.

Na dianteira:

http://www.geniustyres.com.br/pneus/semLimites_M.gif


Na trazeira:

http://www.geniustyres.com.br/pneus/GeniusLodo.gif


Vamos ver no que vai dar...




Abraços

shuther4x4
23/03/2011, 22:57
É isso aí galera, a besteira tá feita;

Carcaças enviadas or mim e recebidas pela Genius Tires.

Agora é aguardar o retorno para eu montar e testar.

Na dianteira:

http://www.geniustyres.com.br/pneus/semLimites_M.gif



Vamos ver no que vai dar...Abraços


Vi esses pneus pessoalmente na Genius montados em uma toy japonesa cs.
Me pareceram muito interessantes, principalmente em relação a "fileira" de gomos centrais próximos. Passa a impressão que com uma calibragem normal ele roda mais "liso" no asfalto, sem perder a tração no barro (impressão ok). Possuo os snake, gosto muito deles na trilha, mas no asfalto acho eles "ásperos" se é que me entende.
Boa sorte e se precisar de algo por essas bandas grita aí!

Alexandre Souto
23/03/2011, 23:20
É isso aí galera, a besteira tá feita;

Carcaças enviadas or mim e recebidas pela Genius Tires.

Agora é aguardar o retorno para eu montar e testar.

Na dianteira:

http://www.geniustyres.com.br/pneus/semLimites_M.gif


Na trazeira:

http://www.geniustyres.com.br/pneus/GeniusLodo.gif


Vamos ver no que vai dar...




Abraços


Gostei dos desenhos!

O dianteiro deve ser tão bom na lama quanto em rochas(um pouco demais para rochas, mas)... Correto?

Abs já pensando nos remoldes dos 37"....

Fernando Assis
24/03/2011, 11:01
Pq não coloca os genius "sem limites" na frente e atrás? Eu colocaria o mesmo na dianteira e traseira, pq esse sem limites tem gomos mais afastados do que o lodo, deve limpar melhor. Além disso, a fileira de gomos centrais deve melhorar a condução no asafalto (não trepidar tanto) e deve ajudar para não escorregar de lado. Gostei muito desse desenho novo da geninho. Pena ser para pneus maiores que 33". Queria recapar uns 31" com esse desenho!

Renato Fraga
24/03/2011, 23:36
Pois é, acontece que eu já tenho um par do LODO. Esse pneu roda bem macio, sem trepidar nada. O que comentam é que nas frenagens ele faz uma certa trepidação devido os cravos se dobrarem.

Acredito que os Sem Limites devam limpar melhor, mas já tenho algumas coisas em mente se eu perceber que o LODO não está atendendo a espectativa.

Tem quem usa a criatividade e imaginação para customizar esse pneu:

http://www.4x4spot.com/images/Cut%20Tires/bogger-groove-1a.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/3/2250/4441/30624720010_large.jpg

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSBurIj1c_ZHcGVBmE1QgQivJU4jucGo 57I5Ha9W5GkbgGSmmJaUQ&t=1

http://static.racingjunk.com/63/ui/6/57/20255576-229-CUT-35X16X15-BOGGERS-USED.jpg

Abraços ansiosos para a chegada dos Pneus.

Renato Fraga
31/03/2011, 01:26
Opa, chegou aqui em casa os calçados novos....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=273408&d=1301545012

Sábado pretendo testá-los.


Abraços

Rodrigo Baratti
31/03/2011, 11:41
Opa, chegou aqui em casa os calçados novos....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=273408&d=1301545012

Sábado pretendo testá-los.


Abraços

Que beleza!!

Qual a medida das carcaças e qual a medida final que os pneus ficaram!

[]'s

Renato Fraga
31/03/2011, 15:01
CArcaças 33X12,5X15.

Não fiz a medição atual, mas os cravos do pneus possuem 33mm. Fica parelho com o 35....

Rodrigo Baratti
11/07/2011, 14:07
E aí Renato,

Como ficaram os pneus??

[]'s

Renato Fraga
11/07/2011, 23:37
Opa, demorei a retornar ao fórum, admito que depois dessa reforma, perdi um pouco do tesão por isso aqui...


Mas falando dos pneus, só alegria.

Com eles fiz a trilha da Praia Triste, aqui no litoral de SC. Uma trilha de certa dificuldade onde estar bem calçado é fundamental. Tanto eu quanto todos os que me acompanhavam ficaram impressionados com o desempenho dos pneus.

O Lodo tem uma capacidade de tração impressionante. Os Sem Limites, são excelentes nas frenagens. Gostei também da dirigibilidade que ele oferece.

Após a trilha da Praia Triste, usei os pneus num rally 4x4 que promovemos aqui em Jaraguá. Fiz o trajeto com meus all terrain uma semana antes, durante o levantamento da trilha e depois, durante o evento com meus pneus de trilha. Não preciso dizer que a diferença foi gritante.

Com meus pneus de trilha, andei grande parte do trajeto em 4x2 propositalmente para sentir melhor as virtudes de cada pneu. Gostei muito. Tração absurda, dirigibilidade e frenagem magníficas. Acho que atingi o objetivo. Recomendo pra quem tem coragem de arriscar e paciencia pra explicar pra cada um que vem perguntar porque um par de pneu é diferente do outro.

O único senão fica por conta dos pneus Sem Limites no asfalto. Ao contrário do que muitos imaginam, eles trepidam bastante no asfalto durante as frenagens ao passo que os lodo rodam bem macio em todas as circunstâncias. Fazer curvas é uma tarefa perigosa, escorregam muito. Nesse ponto, nota 10 para os Lodo. No asfalto também oferecem uma ótima aderência, o que o Sem Limites deixa muito a desejar.

Abraços a todos

ps.: no meu tópico tem vídeos da trilha

AlemãoRS
12/07/2011, 10:59
Não chegou a inverter, traseiros e dianteiros, para ver a diferença?

Rodrigo Baratti
12/07/2011, 11:20
Essa combinação tb me agrada bastante, que bom que deu certo o esquema!!

Fica aqui mais uma sugestão para galera.

[]'s

Renato Fraga
12/07/2011, 13:34
Não chegou a inverter, traseiros e dianteiros, para ver a diferença?

Não tive essa curiosidade, até mesmo porque o Lodo na frente com o Sem limites empurrando lá atraz acredito que deixaria o carro muito dianteiro nas curvas.... Mas vou testar isso numa próxima oportunidade.

Abraços

Camilo JR
28/02/2013, 08:55
Recomendo pra quem tem coragem de arriscar e paciencia pra explicar pra cada um que vem perguntar porque um par de pneu é diferente do outro.





hahahahha, eu fui um dos animais que perguntou pq a diferença dos pneus.. ahahahha

Renato Fraga
28/02/2013, 13:52
HEhehehehe, verdade, foram tantos que nem me lembro mais, hahahaah !!!!