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Ver Versão Completa : Feixe de molas no Samurai Helicoidal



Lobato
10/05/2010, 16:52
Bom galera... sei que muita gente aqui vai falar que tô dando um passo atrás... que não devia fazer isso... e outras coisas... Mas eu tô pensando em fazer essa substituição para poder depois fazer um SPOA no Samurai... Porque para fazer algo parecido com isso, só o kit do Fabil pra Samu helicoidal... e pelo q eu lembro é mto $$$ :parede:
Alguém sabe me falar se é possível, e se o gasto com essa adaptação vai ser alto?
Não pretendo trocar o meu Samurai, pq peguei ele todo original e ele tá zerinho... e os Samus feixe normalmente tão mto ruins... Quem tiver alguma idéia, ajuda ou qqr outra informação de como fazer isso, já agradeço!

abraxxxxxx

Guil
10/05/2010, 17:43
Pra que reinventar a roda, camarada?

Com a grana que vc vai gastar pra fazer isso mais a diferença do preço do seu samurai 97 pra um feixe, vc deixa um samurai 95 zerinho, e do jeito que vc quer.

Se a questão é de estética, apego emocional ao seu samurai, ou é um projeto por puro hobby, ai são outros quinhentos. Mas pela sua justificativa, nao é o caso.

Procura que vc acha um 95 ajeitadinho.

maxdelta
10/05/2010, 18:16
não é mais fácil trocar de veículo?

Eu troco, apesar que o seu é canvas!

O meu tá com feixe da towner!

[]s

Lobato
10/05/2010, 19:15
O problema... aqui em BH, quem tem o Samu feixe, em bom estado, num troca nem a paaaaau num helicoidal... e se o kra topar, pode saber que tem zica... por isso que tô pensando em fazer isso... e pelo fato do meu ser bem novinho...

Lobato
10/05/2010, 19:16
não é mais fácil trocar de veículo?

Eu troco, apesar que o seu é canvas!

O meu tá com feixe da towner!

[]s

Uai, manda umas fotosas p meu e-mail
lucas.lobato@gmail.com
quem sabe a gente olha isso direito? hehehehe... o osso é que c tá longe demaaaaaaaais!!! :parede::parede:

abraxxxxxx

rogeriomasih
10/05/2010, 19:37
Pra que reinventar a roda, camarada?

Com a grana que vc vai gastar pra fazer isso mais a diferença do preço do seu samurai 97 pra um feixe, vc deixa um samurai 95 zerinho, e do jeito que vc quer.

Se a questão é de estética, apego emocional ao seu samurai, ou é um projeto por puro hobby, ai são outros quinhentos. Mas pela sua justificativa, nao é o caso.

Procura que vc acha um 95 ajeitadinho.

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Lobato
10/05/2010, 20:08
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Eu andei procurando alguns samurais... mas quem quer vender, normalmente num aceita outro na troca... e ficar com o samurai parado, sem fazer trilha, até conseguir vender, é osso!!

Fabil
10/05/2010, 20:43
Lobato...

se o seu objetivo é simplesmente aumentar o curso da suspensao, sim, vc tb tem a opcao de voltar a usar feixe de mola ( o Felipe do Rio Grande do sul, tem um samurai 97 com curso animal " dowgradeado" com feixe de molas), mas se vc acha que adotando essa solucao vc vai gastar menos do que alguma solucao p/ o 2link c/ panhard dos samurai helicoidais, tenho minhas duvidas... talvez até gaste menos, mas nao muito menos...

adaptar o helicoidal p/ usar feixes, vai dar um bocado de trabalho$$$$ p/ fazer bem feito nao fica barato, pois nem de longe seria apenas meter um jogo de molas encima do eixo e pronto nao...

alias.. até mesmo um SPOA em samurai feixe original, visando um grande ganho de curso, vai mmmuuuiiittttooo alem de apenas " passar os feixes p/ cima do eixo"...

pegar um samurai feixe e fazer o SPOA basico vc apenas ganha altura do jipe.. mas curso nao vai mudar muita coisa nao...

Lobato
11/05/2010, 07:30
Lobato...

se o seu objetivo é simplesmente aumentar o curso da suspensao, sim, vc tb tem a opcao de voltar a usar feixe de mola ( o Felipe do Rio Grande do sul, tem um samurai 97 com curso animal " dowgradeado" com feixe de molas), mas se vc acha que adotando essa solucao vc vai gastar menos do que alguma solucao p/ o 2link c/ panhard dos samurai helicoidais, tenho minhas duvidas... talvez até gaste menos, mas nao muito menos...

adaptar o helicoidal p/ usar feixes, vai dar um bocado de trabalho$$$$ p/ fazer bem feito nao fica barato, pois nem de longe seria apenas meter um jogo de molas encima do eixo e pronto nao...

alias.. até mesmo um SPOA em samurai feixe original, visando um grande ganho de curso, vai mmmuuuiiittttooo alem de apenas " passar os feixes p/ cima do eixo"...

pegar um samurai feixe e fazer o SPOA basico vc apenas ganha altura do jipe.. mas curso nao vai mudar muita coisa nao...


Ahá! Sabia que c ia aparecer por aqi Fabil!!!
Realmente eu acho que simplifiquei demais aqi...
Essa semana vou dar uma passada lá n loja, p gente pder discutir umas idéias p melhorar o curso do Samu!

Abraxxxx

Supercharger
11/05/2010, 15:01
Faz uma planilha com os custos da adaptação para feixe de molas. Com tudo mesmo. Verá que é barato para quem já tem os feixes debaixo do jipe, mas para comprar tudo novo, vai uma grana também. Arrisco dizer que pode ficar o mesmo preço de alguma solução com helicoidais.

Lobato
11/05/2010, 16:23
Faz uma planilha com os custos da adaptação para feixe de molas. Com tudo mesmo. Verá que é barato para quem já tem os feixes debaixo do jipe, mas para comprar tudo novo, vai uma grana também. Arrisco dizer que pode ficar o mesmo preço de alguma solução com helicoidais.

Pois é... eu tô começando a achar que é melhor aproveitar que o meu é helicoidal e buscar uma solução pra ele, ao invés de substituir por feixes. Ou então achar alguém que troca um Samurai feixe no meu... :pensativo:

jorgeffn
11/05/2010, 21:14
Só uma pergunta.... o Samurai como está.. não está te atendendo???

maxdelta
11/05/2010, 21:57
Pois é... eu tô começando a achar que é melhor aproveitar que o meu é helicoidal e buscar uma solução pra ele, ao invés de substituir por feixes. Ou então achar alguém que troca um Samurai feixe no meu... :pensativo:

Concordo, vc poderia começar procurando molas maiores, ou, mandar fazer molas, tem uma fabrica aí em bh(só ouvi falar, alguem daí poderia te indicar melhor)

Num samurai de feixe usa t-case antiga! Se contenta com q tem!:pipoca:

[]s

Lobato
12/05/2010, 07:10
Só uma pergunta.... o Samurai como está.. não está te atendendo???

Aí que tá!
Ele por enquanto, só com os lifts, tá atendendo sim... fica agarrado em alguns enroscos, e tal... mas atende... mas eu penso em aumentar o curso da suspensão dele, pra poder manter as rodas no chão o maior tempo possível, pra começar a enfrentar umas trilhas mais pesadas... lógicoo, penso em meter uns pneuzão nele dpois :mrgreen:
Mas eu tô achando que é melhor eu fazer um trabalho na suspensão dele, sem alterar a susp. pra feixe... Vamo ver...

Lobato
12/05/2010, 07:12
Concordo, vc poderia começar procurando molas maiores, ou, mandar fazer molas, tem uma fabrica aí em bh(só ouvi falar, alguem daí poderia te indicar melhor)

Num samurai de feixe usa t-case antiga! Se contenta com q tem!:pipoca:

[]s

Pois é! Isso é outra vantagem... a t-case de engrenagem é melhor do que a de corrente, pq o kit X-crawler p engrenagem reduz mais do q a para t-case d corrente, né? Sem falar que nos mais antigos vc n tem só a opção do ARB como bloqueio pra frente... :parede::parede:

jorgeffn
12/05/2010, 21:34
Aí que tá!
Ele por enquanto, só com os lifts, tá atendendo sim... fica agarrado em alguns enroscos, e tal... mas atende... mas eu penso em aumentar o curso da suspensão dele, pra poder manter as rodas no chão o maior tempo possível, pra começar a enfrentar umas trilhas mais pesadas... lógicoo, penso em meter uns pneuzão nele dpois :mrgreen:
Mas eu tô achando que é melhor eu fazer um trabalho na suspensão dele, sem alterar a susp. pra feixe... Vamo ver...

É Lobato, tem a questão do pneu também que você tem que levar em conta, porque vai ter que gastar com isso também levantando muito a suspensão, conheço muito Samurai fazendo trilha por aqui com esses lift´s, pneus um pouco maiores.... e bloquieo no diferencial traseiro, claro que devido a altura em alguns lugares o Samurai acaba agarrando, assim como os Vitaras... mais nada que os impeçam de fazer as trilhas não..... tem que ir andando e sentindo as necessidades do carro....

Abs

Supercharger
13/05/2010, 00:00
Aí que tá!
Ele por enquanto, só com os lifts, tá atendendo sim... fica agarrado em alguns enroscos, e tal... mas atende...

Pese a necessidade e a vontade de mudar e avalie. Meu Samurai é igual ao seu, 98 canvas e rodo até hoje com pneu 205. Já fiz todas as trilhas cabeludas de BH e não deixou nada a desejar. Sempre também gastei uma graninha para comprar umas peças pensando em upgrades, mas é porque gosto de sarna pra coçar, porque precisar o jipinho não precisa.

Lobato
13/05/2010, 07:51
Pese a necessidade e a vontade de mudar e avalie. Meu Samurai é igual ao seu, 98 canvas e rodo até hoje com pneu 205. Já fiz todas as trilhas cabeludas de BH e não deixou nada a desejar. Sempre também gastei uma graninha para comprar umas peças pensando em upgrades, mas é porque gosto de sarna pra coçar, porque precisar o jipinho não precisa.

E quem que tem jipe e num gosta de mexer nele só p arrumar sarna p coça?!:mrgreen::mrgreen:
Mas o curso do seu samu é original? Ele num garra muito não? Eu penso em melhorar a susp. pra ela articular melhor, tem um curso mais bacana... eu penso até fazer isso, mas não colocaria pneus maiores tão rápido n... até pq os meus ainda tão bem maaais de meia vida!

Lobato
20/05/2010, 07:29
Problema resolvido!
Troquei o meu num 94!

Fabil
20/05/2010, 08:17
Bacana Lobato... é o do André?

T+

Lobato
20/05/2010, 17:28
Bacana Lobato... é o do André?

T+

:concordo:

Fernando Massad
20/05/2010, 20:42
Aê Lobato, parabéns,
agora muda logo sua assinatura... algo como SAMUCA SPOA 50 cm de vão livre.. hehehehe

Abraços

joaobastos
21/05/2010, 00:18
Amigo estou tantando fazer a mesma coisa no meu mas continuando com molas espirais. Qual eixo e pneus pensa em usar?

Joao

rogeriomasih
21/05/2010, 00:51
SEI QUE O CASO AQUI É EXATAMENTE O CONTRÁRIO, MAS ACHEI ESSA ADAPTAÇÃO LEGAL.

FONTE: http://www.tt-terceirense.com/smf/index.php?topic=284.0


" Perguntando se poderia ter molas helicoidais num Suzuki Samurai? Havia uma maneira de descobrir; temos contactado o pessoal do Rocky Road Outfitters e temos as nossas mãos no seu truque dianteiro e traseiro bobina de suspensão kit para o Suzuki Samurai. Para aqueles de vocês não familiarizados com o Rocky Road, elas foram na 4x4 biz desde 1997. Proprietário Glenn Wakefield realmente começou a fazer peças Suzuki em 1988 depois que ele comprou um Samurai e constatou que não havia muitas peças aftermarket disponíveis. (Alguns de vocês podem lembrar Wakefield e seus construído a partir do zero Samurai, apelidado "Zukini," a partir do Top Truck Challenge 1997.) Hoje em dia, Rocky Road oferece uma variedade de peças para Suzukis Jeeps, bem como de todas as linhagens. Num futuro próximo, o que vai acrescentar uma coleção completa de peças para o seu resumo Toyota. O Rocky Road pais também estão activos na 'roda mundo, realizando manutenção em sua casa rastro estado de Utah.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/links.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/links.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_13_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_13_z.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_12zjeep_wrangler_tjpasseng.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_12zjeep_wrangler_tjpasseng.jpg)Samurais & Helicoidais

rogeriomasih
21/05/2010, 00:52
Rocky Road Outfitters diz que esta levante-8-polegadas bobina kit vai aceitar até 33 polegadas de diâmetro pneus e 35 - ou 36-inch pneus com um corpo elevador. Eles também oferecem uma bobina 6-inch kit projetado para caber 31 - ou 32-polegadas de diâmetro pneus. Esse kit tem uma dificuldade relativamente elevado instalar rating. Você precisará de uma certa quantidade de corte e soldadura de experiência, e isso ajuda a ter um profundo conhecimento técnico e geometria de suspensão. Parte disto é devido a diferenças nas especificações de samurais para Samurai, que forçam mudanças a serem feitas na colocação de alguns componentes.

As fotos e legendas lhe dará uma idéia básica do que estamos instalados, e como ele faz o que faz. Muitas dessas imagens foram tiradas quando a suspensão foi ridicularizados e até para o teste final antes de soldagem e pintura teve lugar.

1. A bobina menor monta para soldar o eixo dianteiro (lado do passageiro mostrado). Eles oferecem uma localização para a montagem da bobina inferior molas, amortecedores e ao controle de armas, bem como o bar pista sobre o lado do passageiro. Nada tem de ser removido do eixo, para que possam ser instaladas. Eles já existentes acima do resto da Primavera e da auto-pad para alinhar pinhão ângulo.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_01_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_01_z.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/front_lower_coil_mnt2.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/front_lower_coil_mnt2.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/front_lower_coil_mnt.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/front_lower_coil_mnt.jpg)Samurais & Helicoidais

rogeriomasih
21/05/2010, 00:54
2. Aqui você pode ver do lado do passageiro da frente do braço controle sendo montada para montar a bobina. Tal como o controle de armas traseira, o novo Y-braço dianteiro controle de armas são 35 centímetros de comprimento e são fabricados a partir de 3/16-inch-wall DOM tubulação. Curiosamente, Rocky Road assinala que elas são duas vezes a espessura do estoque Samurai frame. O fundo do choques dianteiro mais tempo para montar parafusos integrado no controle do braço / bobina montar.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_02_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_02_z.jpg)Samurais & Helicoidais



3. A frente da retaguarda controle de armas ea parte traseira do controle de armas frente para montar framerail monta que a solda do frame. Aqui você pode ver um monte alinhavar-soldados no lugar depois que escarneciam up do sistema de suspensão.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_03_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_03_z.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/center_bar_mount.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/center_bar_mount.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/front_links_side.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/front_links_side.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/rear_links_side.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/rear_links_side.jpg)Samurais & Helicoidais



4. Este é o novo centro crossmember que serve como o ponto de montagem para a frente da retaguarda Y-link. É feito de tubo quadrado 2x2 e vem com quatro soldados em Y-de vínculo suportes. O novo crossmember é soldado a um par de gussets que, por sua vez são soldados para o exterior da moldura.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_04_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_04_z.jpg)Samurais & Helicoidais



5. Aqui está o mini truss e centro-Y link monta soldados para o eixo traseiro. Este componente fornece um ponto central para a montagem traseira do Y-link. Tomámos a liberdade de beefing o Y-gusseting com algum link cerros

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_05_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_05_z.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/axle_y-link_mnt.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/axle_y-link_mnt.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/rear_view.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/rear_view.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/rear_view2.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/rear_view2.jpg)Samurais & Helicoidais

rogeriomasih
21/05/2010, 00:54
6. Na direita você pode ver a parte dianteira do lado do condutor 8-inch-lift mola espiral montada para o estoque bumpstop utilizando a nova montagem da bobina superior. As fixações para soldar bumpstops após a remoção do estoque pedaço de borracha. À esquerda você pode ver o novo front-bar pista traçado montar e bar. À semelhança de muitas das soldaduras-em outras componentes, a faixa-bar montagem não é permanente até que o soldado no eixo está em vigor a vante ea ré, pelo que a sua montagem pode ser aperfeiçoá-lo para que ele não interfira com o governo ou as ligações da bobina mola. Também notável é que a faixa bar é detido em cada extremidade por um paquímetro o sistema de montagem, para que o braço está solidamente mantidas em dois planos.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_06_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_06_z.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/frnt_uppr_coil_mnt.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/frnt_uppr_coil_mnt.jpg)Samurais & Helicoidais



7. O choque frontal superior opcional-mount kit requer que você remover a fábrica monta choque frontal superior. Com eles saiam do caminho e da moldura terra plana, o novo monta simplesmente sobre ferrolho. O kit inclui as mangas para montar parafusos de modo que quando os parafusos estão apertados, o quadro não é esmagado. É também de referir que o Doetsch Tech amortecedores recurso embutido bumpstops.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_07_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_07_z.jpg)Samurais & Helicoidais




8. Aqui você pode ver a nova direcção do braço do lado do passageiro que está incluído com o Over O Top do sistema de governo. Ele monta utilizando seis parafusos. A junção de armamento são lapidados a aço máquina horizontal com grão e eles vêm com uma garantia ao longo da vida.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_08_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_08_z.jpg)Samurais & Helicoidais




9. Esta é a forma como o passageiro do lado da pista bar / inferior mola espiral / choque montar / montagem braço controle depois que escarneciam ele olhou para cima e alinhavar-se soldados para o teste. Uma vez nós estávamos convencidos de que a montagem de todos os locais foram corretas soldados que estamos permanentemente.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_09_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_09_z.jpg)Samurais & Helicoidais


http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/coilfrontlower.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/coilfrontlower.jpg)Samurais & Helicoidais

rogeriomasih
21/05/2010, 00:55
10. Nós tivemos de transferir o freio proportioning válvula ligeiramente para trás no veículo, porque ela pode ser contactado pelo menor traseira do lado do passageiro durante a ligação completa suspensão de viagens. Aqui você pode ver o nosso crappy temporária caseiro pedaleira que fizemos para que pudéssemos obter o veículo sobre a trilha para o teste. Também tive que cortar, rebend, e reflare as linhas do freio traseiro. O kit vem com novas 5-inch freio dianteiro da linha de extensões.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_10_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_10_z.jpg)Samurais & Helicoidais



11. A baixo você pode ver o novo eixo traseiro vent tube. A velha era um no caminho do monte do Y-link, por isso uma nova perfurado e teve de ser aproveitado. Você perceberá que o final do Y-link é ajustável para que você possa ajustar os Ângulo pinhão. Caracteriza também uma grande Johnny conjunta. Rocky Road diz que o Y-Link elimina Primavera wrap ou outros torque torcer.

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_11_z.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/129_0508_sami_11_z.jpg)Samurais & Helicoidais



Resultados
A primeira coisa que reparei depois de instalar o Rocky Road Outfitters 8-polegadas bobina suspensão dianteira e traseira e kit Over the Top do sistema de governo foi a total falta de arrepiar direcção. Isto diz muito. Bumpsteer é eliminado, a totalidade do sistema de governo é montado elevado para evitar danos trilha, e nenhum funky ajustes mesmo quando totalmente flexão foi muito bem-vindos. E falar sobre flex, o nosso pequeno Flexy Samurai é uma besta. Rocky Road diz que dependendo da roda eo pneu escolha, você pode esperar perto de 40 polegadas de articulação, e cremos que ela. Ainda estamos depurar os nossos recém-concluída Samurai, mas estamos muito impressionados com a articulação global temos visto até agora, e nós esperamos que possa melhorar ainda mais componentes como a suspensão quebrar polegadas A viagem também é vastamente melhorada, mesmo com a mais pesada frente molas que ordenou para compensar uma futura V-6 swap. Bottom line: Nós temos os resultados que esperávamos, e nossa pequena Samurai é agora uma séria playa fora-de-estrada. Parece muito legal também."

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/front_view.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/front_view.jpg)Samurais & Helicoidais

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/artlittley3.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/artlittley3.jpg)Samurais & Helicoidais

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/artlilley1.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/artlilley1.jpg)Samurais & Helicoidais

http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/artlilley.jpg (http://i421.photobucket.com/albums/pp293/ClaudioValad/artlilley.jpg)Samurais & Helicoidais

joaobastos
21/05/2010, 01:27
Nossa que material bom. Era algo assim q eu estava procurando. Que massa o samurai abóbora.

Joao

Lobato
21/05/2010, 07:21
Amigo estou tantando fazer a mesma coisa no meu mas continuando com molas espirais. Qual eixo e pneus pensa em usar?

Joao

Os eixos eu usaria o normal mesmo, que vem no Samurai mesmo... já que eu n penso, pelo menos por enquanto, em pneus maiores do que 31". Mas se for utilizar pneus maiores do que isso, pelo que vi aqui no fórum, tem que mudar os eixos p eixos d f75 ou de troller, acho que é porque começa a pesar demais o conjunto... que são os que são mais fáceis de adaptar... Vi um dia desses aqui, alguém falando acho que de eixos de hilux, mas não sei se tem jeito ou não.

Lembrando que não sou "mestre" em mecânica não, foi só o que li por aqui no fórum! Tem muito mais gente aí que tem a manha mesmo, e pode te explicar melhor qual eixo usar, qual melhor relação pneus x eixos, essas coisas! :concordo:

Abraxxxxxxxx

joaobastos
21/05/2010, 13:00
Lobato eu estive conversando essa semana com um amigo aqui do forum sobre o reforço do eixo do samurai em vez de trocar. Ele me disse ser possivel e mais barato que trocar. Eu nao devo pasar de 33 agora e esse novo eixo aguentaria o novo pneu. O que acha dessa ideia? Acabaria trocando apenas os links molas e amortecedores.

Joao

Lobato
21/05/2010, 13:23
Lobato eu estive conversando essa semana com um amigo aqui do forum sobre o reforço do eixo do samurai em vez de trocar. Ele me disse ser possivel e mais barato que trocar. Eu nao devo pasar de 33 agora e esse novo eixo aguentaria o novo pneu. O que acha dessa ideia? Acabaria trocando apenas os links molas e amortecedores.

Joao

João, eu não sei, mas acho que quando colocar pneus 33", se vc tiver o pé um pouco mais pesado, poderá ocorrer a quebra do eixo do samurai, no encontro com a roda... a ponta do semi-eixo, na verdade... :pensativo:
Não tenho certeza não... Se eu tiver falando bobagem, alguém me corrija!

Abraxxxxxx

joaobastos
21/05/2010, 16:49
João, eu não sei, mas acho que quando colocar pneus 33", se vc tiver o pé um pouco mais pesado, poderá ocorrer a quebra do eixo do samurai, no encontro com a roda... a ponta do semi-eixo, na verdade... :pensativo:
Não tenho certeza não... Se eu tiver falando bobagem, alguém me corrija!

Abraxxxxxx

É justamente isso que eu tenho receio amigo lobato. O tal do semi eixo. Foi esse o assunto da conversa sobre colocar pneus 33 no samurai. Segundo esse conhecido eu teria que colocar um reforço nos semi eixos trocando eles por outros mais fortes a venda nos estados unidos. O eixo dianteiro teria que trocar até a homocinética se me lembro porque ela quebraria con os novos pneus. Feito isso meu novo limite seriam os pneus 33 bem como eu desejo.

Joao

Lobato
21/05/2010, 16:52
É justamente isso que eu tenho receio amigo lobato. O tal do semi eixo. Foi esse o assunto da conversa sobre colocar pneus 33 no samurai. Segundo esse conhecido eu teria que colocar um reforço nos semi eixos trocando eles por outros mais fortes a venda nos estados unidos. O eixo dianteiro teria que trocar até a homocinética se me lembro porque ela quebraria con os novos pneus. Feito isso meu novo limite seriam os pneus 33 bem como eu desejo.

Joao

O Fabiano aqui do fórum fabrica tanto os reforços pro semi-eixo, quanto faz tb o semi-eixo mais resistente... dá uma olhada com ele...

Abraxxxxxxxxxxx

joaobastos
21/05/2010, 22:30
Amigo Lobato vou cotar sim, mas exitem relatos de uso bem sucedido? Conhece alguém que me dê um parecer favorável?

João

andre veiga
22/05/2010, 11:35
Pessoal...

Já que provavelmente estarei de samurai helicoidal em breve...

Tcase de engrenagens, kit X 4.16, rodas de ferro 15*7 -12, e pneus 225*75*15 + recap "geninho 1001".

Esse negocio de empeno do eixo me deixou grilado... na minha configuração o risco já é grande? Ou (futuro) meu carro vai para o estaleiro (Oi Fabiano) em breve?

Drummond
22/05/2010, 16:11
Olá pessoal,

Estive observando q muito dono de Samurai sonha c eixos dana 44 ou de f75 p por pneus 33, mas tenho algo p relatar.
Meu Samurai 97 está c pneus 31 recapado (na trena da exatos 31), e tenho alguns amigos de Troller c 33 Bf Mud e Maxxis 33 Mud. Vamos a "prática", percebemos q o Samurai c 31 ñ enrosca em facão algum, enquanto os Troller c 33 enroscam e penam p passar... Peguei uma trena e medi a "bola" do diferencial até o chão e p minha surpresa o Samurai tem 10pol contra 9pol dos Troller c 33!;-)

Moral de história, se for p trocar os eixos do Samurai tem q ser p por pneu 35 se ñ é melhor reforçar e manter o mesmo.

Como eu uso meu carro no dia a dia acho q estou no limite de receita p um Samurai, estou c pneus 31 e X Crowlin 2.65, o carro está ótimo, viajo 400 p fazer trilha e volto os mesmos 400 sem medo de quebra, consumindo e andando na mesma velo de antes!:concordo:

Quanto ao kit X p engrenagens tbm ñ acho um puuuuuuuuta negócio indispensável ñ, se seu carro é corrente será q vale mesmo a pena mudar p perder em HI e ganhar só em LO, no dia a dia, na estrada c pneus grandes e um carro 1.3 15% mais longo seria mesmo um bom negócio?$?$?$?$ A menos q seja um carro só p trilha acho q se inventar muito vc só tem a perder!$

P finalizar concordo quando reclamam da torção do Samurai, porém acredito q um bloqueio 200% e um pouco mais de atenção e perícia sejam suficientes p se fazer qualquer trilha até mesmo c os amigos de Engesa.:concordo:

Não vamos nos esquecer q o graaaande trunfo do Samurai é leveza e economia, meter dinheiro p por peso num carro de 67cv ñ sei se é muito lógico ñ!


Abs



DMD

Joao Baeta
22/05/2010, 17:22
Olá pessoal,

Estive observando q muito dono de Samurai sonha c eixos dana 44 ou de f75 p por pneus 33, mas tenho algo p relatar.
Meu Samurai 97 está c pneus 31 recapado (na trena da exatos 31), e tenho alguns amigos de Troller c 33 Bf Mud e Maxxis 33 Mud. Vamos a "prática", percebemos q o Samurai c 31 ñ enrosca em facão algum, enquanto os Troller c 33 enroscam e penam p passar... Peguei uma trena e medi a "bola" do diferencial até o chão e p minha surpresa o Samurai tem 10pol contra 9pol dos Troller c 33!;-)

Moral de história, se for p trocar os eixos do Samurai tem q ser p por pneu 35 se ñ é melhor reforçar e manter o mesmo.

Como eu uso meu carro no dia a dia acho q estou no limite de receita p um Samurai, estou c pneus 31 e X Crowlin 2.65, o carro está ótimo, viajo 400 p fazer trilha e volto os mesmos 400 sem medo de quebra, consumindo e andando na mesma velo de antes!:concordo:

Quanto ao kit X p engrenagens tbm ñ acho um puuuuuuuuta negócio indispensável ñ, se seu carro é corrente será q vale mesmo a pena mudar p perder em HI e ganhar só em LO, no dia a dia, na estrada c pneus grandes e um carro 1.3 15% mais longo seria mesmo um bom negócio?$?$?$?$ A menos q seja um carro só p trilha acho q se inventar muito vc só tem a perder!$

P finalizar concordo quando reclamam da torção do Samurai, porém acredito q um bloqueio 200% e um pouco mais de atenção e perícia sejam suficientes p se fazer qualquer trilha até mesmo c os amigos de Engesa.:concordo:

Não vamos nos esquecer q o graaaande trunfo do Samurai é leveza e economia, meter dinheiro p por peso num carro de 67cv ñ sei se é muito lógico ñ!


Abs



DMD
:arrow:Exato isso DMD,
O eixo original aguenta o 31" numa boa.... Se botar maior coloca eixo de CJ ou F75 (Acho que usa o mesmo eixo da Rural)
Achar esse eixo nao é difícil.......... E caro nem é tanto...!
Só vale a pena trocar se fizer trilhas boas...... Como eu faço trilha media pesada com o Azul o eixo original vai bem... Ainda por cima aquele anti-desepeno... XC 4.16... Vai brincando!
Bloqueio eu já tive varios e quebraram...... :putz: O próximo é ARB... Ainda em pesquisa! :concordo:

andre veiga
23/05/2010, 09:13
Quanto ao kit X p engrenagens tbm ñ acho um puuuuuuuuta negócio indispensável ñ, se seu carro é corrente será q vale mesmo a pena mudar p perder em HI e ganhar só em LO, no dia a dia, na estrada c pneus grandes e um carro 1.3 15% mais longo seria mesmo um bom negócio?$?$?$?$ A menos q seja um carro só p trilha acho q se inventar muito vc só tem a perder!$

DMD

Pessoal me desculpem mas não entendi...

A tc de engrenagens não é - original - ligeiramente mais curta que a de corrente?
E com o Kit X, ela encurta tanto em H qto, e principalmente, em L!!

Fabiano

Se meu futuro carro for para a trilha...:mrgreen:
Qto ficam - colocados - os suportes que VÃO quebrar?

geraldo paulino filho
23/05/2010, 11:50
Meu Samuca saiu da pintura ontem, qdo fui pegar, estava rateando e saiu umas rajas de fogo pela DESCARGA, deu até um fumacê, depois e ficou bem quente.
Que poderá ser , ele ficou nessa oficina mais de 6 meses parado.
Na hora que começar andar vou levar para vc, pq a Tcase não funciona, [antes de levar para pintura sai para dar uma voltinha na Cratera da Lua e foi aquele vexame], num esquentei , pq Samuca nunca foi o meu forte.
Se souber de alguém que queira um Samurai 94\95 canvas, estou acabando de restaurar ele, se não vender e o problema for no motor, acabo colocando o AP turbo diesel nele [vai dar de 20 km\l pra cima, hehe!]
Vai pensando no q pode ser, 2830 realitos gastos numa Tcase é fod@...
Abs
Veio Gagá seu via$

Lobato
23/05/2010, 13:17
Galera,

Tô pegando 2 eixos já com bloqueio e prontos com o kit SPOA junto, inclusive com as mangueiras e com os suportes. É fácil trocar os que tão instalados por esses e instalar o kit SPOA eu mesmo?

Abraxxxxxx

rogeriomasih
23/05/2010, 19:34
P finalizar concordo quando reclamam da torção do Samurai, porém acredito q um bloqueio 200% e um pouco mais de atenção e perícia sejam suficientes p se fazer qualquer trilha até mesmo c os amigos de Engesa

O que é um bloqueio 200%??? :pensativo:

geraldo paulino filho
24/05/2010, 10:04
Pessoal,
desulpe a intromissão na discussão, mas foi coisa de necessidade\oportunidade.
Fabiano, o Gui bandeou pro lado das Lands?
Como estou com uns probleminhas aqui, logo que puder vou dar um pulo aih, ´se puder me enviar seu endereço de novo, o Alzheimer num deixa ficar nada nesta cabeçinha, limpa tudo!!!

geraldo paulino filho
26/05/2010, 08:20
Pô , Guilherme Bonfim! depois eu q tô gagá, hahaha!

Drummond
26/05/2010, 10:50
O que é um bloqueio 200%??? :pensativo:


Bloqueio 100% na frente e 100% atras!

Abs

DMD

joaobastos
26/05/2010, 15:07
Amigo DMD seu post foi perfeito. Essa é a questão. Trocar os eixos é uma opção mas reforçar é o menos problemático. O que eu falei de reforço foi na parte interna e não na externa. Estou falando de semi eixos novos de aço mais resistente que o original e pneus 33. Como você falou o samurai tem uma bola de diferencial pequena em relação a outros carros e poder colocar pneus 33 nele ficaria perfeito.

A questão é se alguem já andou ou testou um samurai com 33 e eixos reforçados. De qual lugar comprou?

Joao

diogo ludovico
26/05/2010, 18:11
Hehehehe sem comentarios....:parede::parede::parede:

:pipoca:

Mas alguem sabe de uma mola helicoidal intermediaria entre a da F1000 e da pampa 4x4 (a da pampa é muito mole e a da F1000 muito dura), mas tem que ser da altura da da pampa no maximo...:concordo:

Jqest
26/05/2010, 19:02
Video representativo

http://www.youtube.com/watch?v=Z7_rUAKvx1w

[]'s usando X-Crawler

diogo ludovico
26/05/2010, 22:26
Fabil, mas a traseira do niva aguentaria o peso do motor GM 2.0?:twisted: ela é mais firme que a dianteira da pampa 4x4?:pensativo:
Vou ter que arrumar uma desta para testar...:pensativo:

João bastos, com este comportamento tu não tem muito futuro não....como dizem, a gentil arte de fazer inimigos!!:concordo:

rogeriomasih
27/05/2010, 00:41
Mas alguem sabe de uma mola helicoidal intermediaria entre a da F1000 e da pampa 4x4 (a da pampa é muito mole e a da F1000 muito dura), mas tem que ser da altura da da pampa no maximo...:concordo:

Oi, Diogo.

É para a traseira do samurai?

nesse caso, estou usando a dianteira do opala 4cc, mas acabei cortando um pouco (não lembro se foram duas voltas...)

Aproveito para pedir uma solução: qual mola usar na dianteira do samurai helicoidal? estou usando amortecedor de pampa 4x4.

joaobastos
27/05/2010, 14:13
Amigos desculpem os modos na minha apresentação mas desconheço forma melhor de tratar o assunto.

No momento a minha única opção está sendo recorrer a um fórum japonês que indica algumas marcas e dizem sobre o uso dos semi eixos reforçados. Seguramente eles aguentariam o maior esforço do conjuto de pneus e redução. Ainda estou com receio na alura que o samurai ficaria e o sistema de direção. A caixa de direção do samurai aguenta?

Joao

Ricardo Passoni
27/05/2010, 16:07
Joao creio ser melhor mudar tbem a cx de direção por uma hidraulica!, e de preferencia super dimensionada , pois faz um unica vez, ex as de pick ups, mas vai trocar terminais e por ai vai tbem , mas com 33 :concordo:, fica show
Abraços

Fabil
27/05/2010, 16:08
o setor de direcao original vai depender muito do seu uso e o quanto vc forçará o voltante.. alem tb da sua disposiçao em fazer força, pois ficará pesada.

tem um samurai helicoidal aqui de um amigo meu, onde colocamos pneus 34" (33" recapados) e já está rodando a uns 3 anos assim e o setor original ainda está bom...apesar da direcao ficar bem pesada, pedindo por uma hidraulica...

a mais facil de se adaptar é a de opala/omega ( existe até flange no mercado p/ adaptar o setor de opala no chassis do samurai sem gambiarra... :mrgreen:) e ela aguenta pneus 33" sem problemas

T+

Supercharger
27/05/2010, 16:08
A caixa de direção do samurai aguenta?

Se não aguentar, troca. Isso não será o seu problema.

Ricardo Passoni
27/05/2010, 17:09
Fabil ia citar a flange mas....
Abraços

joaobastos
28/05/2010, 05:19
Amigos, agradeço as respostas mais uma vez. Está sendo duro aceitar que terei que fazer tantas mudanças no samurai para chegar aonde espero. O pior é saber que ele perderá mais um pouco do seu uso diário comigo. Mas por outro lado as trilhas ficariam melhores.

Joao

diogo ludovico
28/05/2010, 14:39
Rogerio no meu caso seria para a dianteira.
Na traseira estou usando a dianteira da Pampa 4x4, que cm o motor original fica muito bom na dianteira tambem, mas como meu atual motor é um GM 2.0, bem mais pesado, a mola da pampa se mostrou mole demais para a dianteira...
A mola da pampa é grande pkct, 50cm em repouso, mas na mecanica original do samurai ficava muito boa (macia), porem teria que mudar radicalmente os suportes de molas dianteiros, pois elas são mais largas que as originais, alem de ter que colocar o amortecedor para fora da mola...

rogeriomasih
28/05/2010, 23:00
Obrigado pela dica, mas estava procurando algo que precisasse de menos adaptações.

alguma outra sugestão?

MaGao
30/05/2010, 14:50
No meu usei atras molas de chevetty.. n'~ao precisa de adaptação.. fica perfeito! agora com lift de 1,5"..

na frente foi amortecedor de hilux dianteiro + mola original... ficou alto.. caster errado.. mais eu curtia.. dava altos saltos e cai macio ehhe

joaobastos
31/05/2010, 13:47
Amigos procuro algo mais fácil e pronto para samurai tambem. Acredito que algo pensado para o samurai seja bem acertado. Minha apreensão é ter que trocar componentes até que o carro fique bom. Se eu não gostar das molas eu terei que gastar em outras e ficará pe$ado fazer esses testes.

Joao

rogeriomasih
29/07/2012, 11:07
DO AMIGO LEOCABRAL:

DE FEIXE PARA HELICOIDAL.

Sistema de Suspensión Helicoidal para Suzuki Samurái - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1Bfny9lqIYM&feature=share)