Ver Versão Completa : Jimny x Feroza
Felipepeixotogouvea
10/05/2010, 10:29
Ainda nao comprei o meu tao sonhado jipe contudo... o meu pai deu uma aumentada no orcamento ate 50 mil, pois ele vai vender uma cheroke limited e pagar parcelado um carro novo, esse e o meu grande problema ele quer me dar um carro novo, mas como todos sabemos nao temos muita opcoes baratas de 4x4 aqui no brasil, logo procurando achei o jimny e queria saber daqueles que conhecem ou pelo menos tem uma ideia qual vale mais a pena o jimny 1.3 2010 ou o feroza 1.6 97, sou apaixonado pelo feroza, mas ter um carro novo faz diferenca, so nao fico com a cherokee porque e automatica e quero aprender a dirigir em trilhas, e nao esperar o carro subir no barranco :p
desde ja agradeco a opiniao de todos, ps: desculpem pela acentuacao teclado americano em netbook :p
rogeriomasih
10/05/2010, 10:34
Acho que não tem nem o que pensar: Jimny.
Maurício Fernandes
10/05/2010, 13:12
Amigo, entendo tua angústia, talvez justificada por ser teu primeiro 4x4, mas não perca teu tempo. Vá de Jimny.
Ricardo Passoni
10/05/2010, 13:19
Jimny sem pensar! Okm! melhor ainda !
Abraços
JEFFCATUNDA
10/05/2010, 16:33
Tá lombrado cara?
Jimny zerado sem questionamentos...
A não ser que você seja do tipo que adora relacionamentos problemáticos....
Se o problema for ter o que comparar nesta faixa.... Jimny usado sem comando variavel ou o jinmy novo....
Andei no novo e é muito bom mesmo.......
Maurício Fernandes
10/05/2010, 16:48
Esse Jef... Não quis ser tão direto assim com o guri....
Mas é isso mesmo. "lombrado" não ouço aqui no sul Jef.
Abração!
NO - CT Santos/SP
10/05/2010, 19:44
Cara
To com o Jimny novo há tres meses, é um jipinho e tanto ...
Não me decepcionou, alias é melhor do que achava que era.
Não teria dúvidas tb não ... JIMNY na cabeça.
abs
eu nem li tudo o que vc escreveu... hehe
mas é JIMNY na cabeca... sem pensar duas vezes.... até mesmo se fosse um usado... como será um ZERO KM entao... corre p/ concessionaria mais proxima amanha..heheh
T+
JEFFCATUNDA
10/05/2010, 21:26
Esse Jef... Não quis ser tão direto assim com o guri....
Mas é isso mesmo. "lombrado" não ouço aqui no sul Jef.
Abração!
Não tive a intenção de ofender o colega... As vezes quando o cara surta a gente tem que dar uns tapas, com carinho, par o cara retornar a realidade....
Alexandre X
10/05/2010, 21:41
Se for comprar um Feroza, compre 2, pois precisara de pecas para manutencao.
Felipepeixotogouvea
11/05/2010, 19:40
mas, e um carro que eu possa confiar, quando tiver com snorkel ele aguenta entrar na agua numa trilha ele aguenta legal ou seja, para um novato como eu ele aguenta o tranco :p???
Ricardo Passoni
11/05/2010, 19:52
Felipe meus 0,00000002%, o Jimny é valente, aguenta up grades, é zero KM precisa mais argumentos rs!, o Ferroza me desculpa veio meia duzia pra cá e as peças são complicadas de achar rs!, ou faz como o Alexandre disse compra logo dois pq vai precisar de peças reservas rs!
abraços e ja devia ter ido ate um concessionaria Suzuki e ter feito um test drive pra ver como é e se possivel ( dificil ) coloca-lo no barro rs!
:mrgreen:
Felipepeixotogouvea
11/05/2010, 20:12
entao na verdade eu ja me amarrei no carro, ja falei com os meus pais e eles vao conferir o carro hoje na net , eu fui ate a concecionaria e parece que e o carro dos meus sonhos :p... so queria ter certeza que o bixo e foda, porque o meu unico medo e o motor 1.3 gasolina :/..., 1.3 aguenta o tranco de uma trilha e a gasolina ainda e economico ? , mas cara sinceramente se eu ganhar esse carro eu vou ser o cara mais feliz do mundo :p...
JEFFCATUNDA
11/05/2010, 21:14
Felipe.
Cara, teve um casal que fez a transamazônica de Jimny esse ano... E foram até o final onde muita gente grande dessistiu...
Os videos estão disponiveis, procura com o Sergio Holanda, de Pernambuco, que é ele quem organiza essa expedição....
rogeriomasih
11/05/2010, 23:10
so queria ter certeza que o bixo e foda, porque o meu unico medo e o motor 1.3 gasolina :/..., 1.3 aguenta o tranco de uma trilha e a gasolina ainda e economico ? , mas cara sinceramente se eu ganhar esse carro eu vou ser o cara mais feliz do mundo :p...
pode comprar sem medo. :concordo:
Dá uma olhada em vídeos de Jimny no youtube...vc vai ficar surpreso. :concordo:
JEFFCATUNDA
12/05/2010, 19:03
Felipe.
Cara, teve um casal que fez a transamazônica de Jimny esse ano... E foram até o final onde muita gente grande dessistiu...
Os videos estão disponiveis, procura com o Sergio Holanda, de Pernambuco, que é ele quem organiza essa expedição....
veja aqui>>>>>
www.transamazonicachallenge.com.br (http://email.uol.com.br/ajuda/alerta-emails-falsos.jhtm)
Felipepeixotogouvea
14/05/2010, 18:16
Muito obrigado por todos, pelas respostas sinceras , rapidas e diretas, vou ver se consigo levar os meus pais para ver o carro esse final de semana, e ver no que da, mas a primeira coisa que vou fazer no carro, e colocar um adesivo com um dragao oriental de ponta a ponta no carro nos dois lados e claro um snorkel :p vamos ver se vai dar certo, e entao terei o carro dos meus sonhos com a minha cara :p
MVSEIXAS
16/05/2010, 15:30
oi gente ja havia escrito antes neste forum "http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51934"
e hoje ainda nao comprei o meu tao sonhado jipe contudo... o meu pai deu uma aumentada no orcamento ate 50 mil, pois ele vai vender uma cheroke limited e pagar parcelado um carro novo, esse e o meu grande problema ele quer me dar um carro novo, mas como todos sabemos nao temos muita opcoes baratas de 4x4 aqui no brasil, logo procurando achei o jimny e queria saber daqueles que conhecem ou pelo menos tem uma ideia qual vale mais a pena o jimny 1.3 2010 ou o feroza 1.6 97, sou apaixonado pelo feroza, mas ter um carro novo faz diferenca, so nao fico com a cherokee porque e automatica e quero aprender a dirigir em trilhas, e nao esperar o carro subir no barranco :p
desde ja agradeco a opiniao de todos, ps: desculpem pela acentuacao teclado americano em netbook :p
Felipe,
Tenho um Jimny HR 2010.
A viatura é excelente, valente, econômica (seguro não é caro), e as mulheres adoram !!!!!
Compre o Jimny. Você não irá se arrepender.
MVSEIXAS
Felipepeixotogouvea
16/05/2010, 17:28
obrigado MVSEIXAS passei umas 3 horas hoje lendo o topico do "jimny 2010 compensa?" e valeu a pena estou ainda mais apaixonado pela viatura, os meus pais ja olharam o carro e embora tendo achado ele meio xoxo, gostaram ps: so durou ate eles verem a versao HR para gostarem mais ainda... so falta ver se vai sair e quando vai sair esse carrinho para min :p:dance:
Felipepeixotogouvea
18/05/2010, 20:26
oi gente uma ultima duvida...o meu pai foi olhar o carro, e o vendedor mostrou tudo do carro, ele gostou mas acho tudo muito fraquinho tudo muito pequeno para aguentar um tranco de uma trilha, que se fosse colocar na trilha ia dar muita manutencao mas poderia adaptar para aguenta melhor, no final ele acabou dizendo que ainda valia a pena por ser um "CARRO" com a ideia que nao e um jipe :/,
Ps: o vendedor colocou no elevador para ele dar uma olhada em baixo, mesmo nao sendo um mecanico de automoveis ele tem uma boa ideia.
mas eu ainda estou apaixonado por ele o que eu gostaria de saber e se ele mesmo original, aguenta legal... e se por exemplo der algum problema em algum carro de amigo mesmo na estrada o Jimny conseguiria puxar tranquilo ?
afffff... acho que seu pai ainda vive na epoca do onde os carros eram avalidados pela espessura da lata.. heheheh literalmente na epoca do " tamanho é documento"...
leva p/ seu pai p/ uma trilha que tenha samurais/vitaras/jimnys e ele verá que as aparencias enganam...
T+
Felipepeixotogouvea
18/05/2010, 21:36
Poxa cara tambem nao e assim :p..., ainda nao sei se o carro ja esta encaminhado mas pelo jeito ele gostou do carrinho e algum dia vai ser meu, ele so comentou que achou meio fraco :p... mas e ai o jimny puxa ou nao puxa ?...
valeu pelo comentario de todos novamente :p
Compare as barras de direção de um Jimny com as de um Defender. Ou as barras traseiras da suspensão... O Jimny leva vantagem ainda que pesando metade do peso. Quebrar um jimny original na trilha tem que ser bom..
Felipepeixotogouvea
18/05/2010, 22:27
vlw cara fico feliz de saber que o carro e bom mesmo :p... cada vez mais animado pelo carro :p, embora saiba muito pouco do mundo off-road :p...
eu tambem tinha visto num outro topico que o jimny tirando o peso dele lotado de pessoas e malas sobrava 200 kilos para carregar ... ele aguenta mesmo puxar um outro carro, praticamente so falta saber isso para ter certeza que e o carro dos meus sonhos :p...
mas mesmo que nao puxe eu ja praticamente estou decidido
e de novo muito obrigado pelas respostas :p... sei que estou sendo um pouco chato mas e que ao mesmo tempo que estou animadissimo para ter esse carro estou um pouco receoso, quero um carro para a "vida toda" ou pelo menos ate terminar a faculdade 5 anos ou mais... sendo que estou no cursinho agora :p
JEFFCATUNDA
18/05/2010, 23:42
ELE NÃO PUXA OUTRO CARRO...
A não ser que seja do tamanho dele ou menor......
É um excelente carro para gente grande... Compre um troller usado....
JEFFCATUNDA
18/05/2010, 23:43
Com um troller você puxa tudo.
JEFFCATUNDA
18/05/2010, 23:49
Com 50 mil você compra um Troller 2004/2005... E seu pau vai adorar ele pois é muito grande e robusto... e puxa tudo como já felei... alem de ser diesel....
zé dedão
19/05/2010, 00:06
Se a ideia é puxar outro carro compra logo um caminhão guincho...
Brincadeira irmão!
O Jimny é um baita carrão, mas antes de sair colocando snorkel, avalie primeiro suas reais necessidades. A grande maioria das trilhas não necessitam de snorkel, apenas as muito alagadas. Então vc tem que pensar se vale colocar seu único carro, cheio de quinquilharias eletrônicas para queimarem dentro de um alagado (além do snormel são necessárias várias outras alterações para proteger a vtr da água).
Se quer carro anfíbio vai de CJ.
Alexandre X
19/05/2010, 00:17
CJosta é um carro único. Voce nunca vera um com as mesmas gambiarras de outro :mrgreen:
Felipepeixotogouvea
19/05/2010, 06:56
uma das minhas grandes vontades e nao ter medo de agua e ir e voltar para sao paulo ou qualquer outro lugar sem medo de ter que dar meia volta mas mesmo assim eu curto o carro abracos galera e obrigado por tudo
Felipe,
Meus 2 cents...
IMHO, não vá de Troller... É o carro dos meus sonhos (Mentira! Sonho mesmo é com um Hummer H1! :twisted:), mas, se você não tiver tempo, dinheiro e paciência, o bugão poderá ser um grande problema. Basta entrar no Troller Clube, do Yahoo Groups, para se certificar disso. Ele com certeza puxa TUDO, mas as manutenções também são mais freqüentes. Além disso, para o seu perfil, o seguro deve ser superior a R$ 5.000,00... :pensativo:
Com um Jimny, você terá um carro zero, com garantia, pouca manutenção e todas as qualidades que os colegas já mencionaram.
Quanto a puxar carros em trilhas, os jipeiros normalmente têm o bom senso de formar o comboio com viaturas de mesmo porte ou com mais de uma viatura grande. Imagine um comboio formado por 5 Jimnys e uma Defender 110 com pneus 35" e entulhada de coisas. :putz: Loucura! Ninguém conseguirá resgatar ou cambar a Land com segurança, se for preciso... Portanto, não faça disso uma preocupação.
Os menores acabam se "beneficiando" dos maiores na hora de uma eventual quebra. E isso não é por má-fé, mas, como disse, por bom senso...
Outra coisa: vá a um encontro de jipeiros! Faça amizades, ofereça-se como zequinha. As pessoas costumam ser bastante receptivas e você poderá ter uma idéia melhor de como as coisas funcionam. :concordo:
[]´s opinadores
Felipepeixotogouvea
19/05/2010, 19:43
compartilho de mesmo sonho (de Infancia), O Hummer H1 Classic, :p...
mas muito obrigado cada vez mais quero esse carro, agora quais adaptacoes seriam necessarias para se proteger o sistema eletrico, e que sempre que eu falo que quero ter um 4x4, uso como argumento para pessoas que sao "Normais" que se algum dia eles forem para sao paulo num dia de chuva provavelmente precisarao voltar, e eu sempre digo que colocaria o meu carro dentro da agua que nem aquele troller de sao paulo, na maior tranquilidade claro que nao na velocidade dele, acho que iria com mais cautela :p...
e quanto seria mais ou menos o preco das adaptacoes ?,
muito obrigado por tudo galera quando conseguir o carro eu posto aqui e falo o quanto estou feliz hehe :p
PS: mais opinioes sempre serao aceitas :p
Ricardo Passoni
19/05/2010, 20:08
compartilho de mesmo sonho (de Infancia), O Hummer H1 Classic, :p...
X2:concordo:
mas muito obrigado cada vez mais quero esse carro, agora quais adaptacoes seriam necessarias para se proteger o sistema eletrico, e que sempre que eu falo que quero ter um 4x4, uso como argumento para pessoas que sao "Normais" que se algum dia eles forem para sao paulo num dia de chuva provavelmente precisarao voltar, e eu sempre digo que colocaria o meu carro dentro da agua que nem aquele troller de sao paulo, na maior tranquilidade claro que nao na velocidade dele, acho que iria com mais cautela :p...
Felipe me desculpe mas vc ta querendo um carro anfibio rs! Diesel na agua vai melhor mas não e indestrutível rs
e quanto seria mais ou menos o preco das adaptacoes ?,
Tudo vai depender dos up grades que vc quer , mas lembre-se o Jimny tem como qquer 4x4 suas limitações, e será que vc vai fazer elas na garantia e perder a mesma?? mas ai vai proteções ( não perde a garantia ) cx de redução não sei se ja tem kit de engrenagem para este ano especifico de jimny ou se for igual ao demais vai fundo , Body lift 2 polegadas, pneus max 31! Py ou Px
muito obrigado por tudo galera quando conseguir o carro eu posto aqui e falo o quanto estou feliz hehe :p
PS: mais opinioes sempre serao aceitas :p
Abraços
:mrgreen:
Felipepeixotogouvea
19/05/2010, 20:42
hehe muito obrigado pela resposta Ricardo Passoni, e que sei la e um sonho meu poder a qualquer lugar sem medo, mas acho que o jimny cobre todos os meus sonhos por enquanto depois vou brincado de adaptacoes nele :p... depois de 3 anos de garantia :p... mas acho que o snorkel vou colocar mesmo assim, porque vai deixar o carro mais robusto, e se eu passar algum sufoco e no desespero da para usar :p...mas vou dar uma olhada quanto que fica tais adaptacoes :p... claro que eu sei que a gasolina nao liga embaixo dagua :p... mas e sempre interessante saber que posso passar com com agua na linha um pouco abaixo da altura maxima do pneu... sem ter medo de que funda o motor como aconteceu com um pegeout que conheci, (o carro passou numa possa dagua e fundiu o motor:putz:)
de novo muito obrigado por todas as opnioes e ainda aberto para mais :p
Felipepeixotogouvea
10/06/2010, 22:29
Não tinha avisado a vocês antes porque queria ter absoluta certeza que esse carrinho maravilhoso viria à ser meu, so avisaria com absoluta antecedencia ou depois, porem amanhã de manhã, por volta do meio dia eu vou meu pegar o meu jimny, preto e HR , com a placa com minhas iniciais :p, nunca fiz um Test Drive nele, eu simplesmente me apaixonei , e consegui convencer os meus pais que era esse o carro dos meus sonhos :p,
Depois de dar umas rodadas com o carro me apaixonar mais um pouco e namorar ele eu posto mais algumas impressões desse valente suzuki, de novo muito obrigado pela colaboração de todos :p...
Agora só falta marcar com um jeep club legal e uma trilha levissimas para testar o carro depois de algumas semaninhas, ouvi falar que tem um jeep club basico em santos, depois eu penso em fazer alguma coisa mais pesadinha. :p
Obrigado por Todos Novamente
Me desejem sorte nesta minha nova aventura :p .
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:: mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgre en::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::m rgreen::mrgreen:
Felipepeixotogouvea
11/06/2010, 15:05
Hehe Agora estou com o carro em mãos :p muito feliz so falta testa-lo na terra daqui a algumas semanas:twisted: muito obrigado por todos novamente :p
rogeriomasih
15/06/2010, 19:01
eheheheheh
PARABÉNS PELA COMPRA. SEI QUE VC VAI TER MUITAS ALEGRIAS COM ELE.
Felipepeixotogouvea
15/06/2010, 20:21
sim estou muito feliz peguei dia 11 e ja estou na eminencia dos 1000 km rodados :p, mais pelos meus pais que pegaram o carro para testar mostrar as amigas :p... e testei numa terra batida hoje e estou muito feliz com o carro o carro pula... mas e muito confortavel nao e que nem um peugeot ou um gol que em terra batida parece que bate com o carro em voce.... eu tava olhando no manual e ele fala para nao passar em aguas profundas ou seja... passar sempre abaixo do escapamento cubo das rodas e mais alguma coisa que esqueci agora, mas e se tiver snorkel qual a altitude maxima da agua para eu sempre me prevenir sabe dizer ?
rogeriomasih
15/06/2010, 21:28
Dá uma olhada neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-17353.html
Eu já passei com o samurai sem snorkel em água na altura do parachoque. Quando vc começa a atravessar, ela acaba ficando na altura do capô.
Tem um vídeo do meu samurai aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=UzjynI1mX04
Vc vai achar uns vídeos legais no youtube.
Felipepeixotogouvea
15/06/2010, 22:35
é que eu to com medo da "transmissao eletronica"(é isso mesmo?) molhar e dar merda :/
Felipepeixotogouvea
15/06/2010, 22:57
"rogeriomasih" obrigado pela resposta, vamos ver agora o que esse carrinho pode me trazer de felicidade tenho certeza que vai ultrapassar as minhas espectativas :p:pipoca:
Pablo.pinto2007
16/06/2010, 01:20
Colega, sei que você já deve ter lido meio mundo de informações sobre como praticar off-road... e sugiro (se é que já não o fez), que estude bem o seu carro, por exemplo, se ele tem suspiro de eixos, de motor, de câmbio, de reduzida... e se não procurar ver ou saber se tem como adaptar suspiros para o alto, ou seja, procurar um local alto para colocar os suspiros citados, procurar também olhar onde o carro "respira", ou seja, onde é a entrada real de ar do carro, tenta seguir a entrada do filtro de ar e ver até que altura real você pode passar com água...
Outra coisa importante é saber (procurar ler) como se atravessar em águas, profundas, rasas, longas curtas, deve ter muita coisa importante, como por exemplo deixar sempre fazer uma onda na frente do carro, ou seja, dá uma entrada na água e depois alivia o pé que a onde vai na sua frente deixando a parte maior da onda (a crista) indo na sua frente... sempre passar devagar, sempre atravessar antes a pé e analisar o solo, dos dois lados, por onde vai passar as rodas, muitas vezes, dependendo da utilização que você queira, não vale nem a pena instalar um snorkel... pois com a altura normal do respirador dele, você já passa sem problemas bastante água... tem também outras dicas para quem não possui snorkel, como por exemplo colocar os tapetes (aqueles de borracha), na frente do carro, outra técnica de emergência muito utilizada, é passar de ré, pois assim a água criará um "vácuo" e atingirá muito pouco a frente (que estará para traz), mas sempre lembrando que o cano de escape é uma entrada de ar, quando passar na água evitar que o carro morra (estanque) pois assim entrará água pelo escape, e se essa água chegar ao motor dará um calço hidráulico... lembrar também de sempre que passar em água funda desligar os faróis, isso se seu farol for de vidro (de milha também) pois pode trincar o vidro, acontece muito.
Outra coisa, como seu carro é zero km deve prestar bastante atenção que tem ítens que a garantia não cobre, não vá fazer trilhas pesadas, quebrar, queimar sensor (são uma fortura - quando acha na autorizada), estourar qualquer coisa que a garantia bota logo buneco para te dar outro... então das duas uma, ou você lava bastante o carro antes de mandar pra lá e inventa uma história qualquer (mas cabível) ou não tem jeito fica a seu "critério" (bolso)...
Abração e posso te dizer... você terá muitas alegrias nesse carrinho... que apesar de ser pequeno é grande e valente nas trilhas.. e te digo mais, há quem diga que o samurai é mais macho ainda que ele, por ser mais leve...
Ah! você queria saber se o jimny puxa outro carro? Muitos disseram que não, mas será mesmo? Já viram ele tentar e não puxar? Eu já fiz uma trilha onde tinha diversos CJ's Troller's e um Jimny, um troller quebrou o rolamento da bomba dágua e no meio da trilha tinha uma saída para o asfalto e quem foi puxando o troller até lá foi o jimny, então assim.. eu digo que puxa pois já vi e era um troller e não era no asfalto... agora tem que tomar as devidas providências, talvez ele tenha puxado reduzido, não sei, mas que puxa, puxa. Só te lembrando (acho que vocÊ já sabe), no asfalto reduzida nunca, ok? nem tração eu aconselho! devido a alta aderência.
Abraços de novo!
Pablo
Pois bem!
10 dias atrás o Defender 110 do meu cunhado ficou preso um um facão do sítio, facão que o Jimny HR passou sem qualquer problema.. Culpa do antigo diferencial quadrado Salisbury dos 110-130 até 2002..
Quem tirou? O Jimny! No calor da emoção não fotografamos...
Bom, a estratégia é o tranco, com cabo elástico.. Usei um cabo que estica bastante, logo a cada tranco o 110 andava um pouco, até finalmente desagarrar do facão..
Com este cabo não tem perigo de arrebentar nada.. Deu certo.
Agora jamais usem correntes, cabos de aço, ou cintas não elásticas. Utilizei o ponto de reboque frontal.. em forma de "U"..
Peso do 110: exatos 2 ton... Peso do Jimny, 1.010 kg..
Em resumo, rebocar Land com Jimny, rola.. Só uma questão de técnica e paciência..
Agora se for um Defender 90 ou 110 2003 ->... será o contrário, pois o vão livre destes é idêntico ao Jimny HR, com certa vantagem para o Land por ter eixos com menor quantidade de itens para agarrar no facão além do diferencial traseiro igualmente deslocado para a direita, uma grande qualidade dos LR, por não ter feixes nem pontos de amortecedor centralizados, custam a agarrar... Além dos pneus originais que são muito altos 235/85 r16 ou 7.50...
Agora é justamente o U de reboque na longarina dianteira ao lado do motorista que faz agarrar o Jimny.. Ou seja, em erosões ela será a primeira coisa a melar o ângulo de ataque frontal, logo é bom posicionar o carro para o ataque com a quina do lado do passageiro. Aí vai tranquilo. Em facões os primeiros itens a agarrar são os tensores frontais junto ao eixo e ao chassi e também a fixação dos amortecedores dianteiros junto ao eixo..
Não faço trilhas, mas foram estes pontos que ficaram com barro acumulado após atravessar os facões do sítio... Sempre devagar e sabendo que ali não tem pedra...
A sensação que dá é que o Jimny encara quase o mesmo desafio que um Defender 90, perdendo apenas em articulação da suspensão e travessia de rios. Mesmo assim atravessei um rio com uns 60cm de água e mesmo com a onda inicial subindo o capô, encontrei apenas algumas poucas gotas de água dentro do filtro.. Mesmo sem respiro elevado (como a Land tem de fábrica) nenhuma água entrou nos eixos ou caixas. Credito este fato em razão dos respiros originais do Jimny terem uma válvula one-way, ou seja; a pressão pode sair dos eixos, mas nunca entrar.. Se os retentores agüentarem um certo vácuo, tudo ok...
Ainda quero desligar a barra absurda barra estabilizadora para ver como fica..
De qualquer modo é um tremendo de um carro.. Estamos no 3 Land, porém é o Jimny que atualmente mais nos impressiona. Em todos os sentidos, guardadas as devidas características de cada um deles. Passa em lugares que nunca acreditei que passaria, e com a reduzida engatada ele fica realmente bravo...
O Jimny transmite aquela sensação "Honda CG"; produzido a tanto tempo e tanto volume, que se der uma volta ao mundo, nada vai quebrar... Quanto ao Land, só preparando uma centena de detalhes para evitar os cotidianos problemas... Mas isso será assunto para o fórum de outra marca ;) .
Abraços.
Felipepeixotogouvea
16/06/2010, 20:55
obrigado "CGAUER", e "Pablo.pinto2007" foi muito esclarecedor e estou cada vez mais feliz com o meu valente carrinho :p... agora quanto a nunca usar reduzida em asfalto eu nao sabia e outro dia usei para testar com o meu pai mas foi so 20 a 30 cm :p...., e em terra batida posso usar ?, alem disso num dia de chuva na estrada posso colocar a 4x4 high para ter mais estabilidade ?
AlemãoRS
17/06/2010, 19:46
Pois bem!
10 dias atrás o Defender 110 do meu cunhado ficou preso um um facão do sítio, facão que o Jimny HR passou sem qualquer problema.. Culpa do antigo diferencial quadrado Salisbury dos 110-130 até 2002..
Quem tirou? O Jimny! No calor da emoção não fotografamos...
Bom, a estratégia é o tranco, com cabo elástico.. Usei um cabo que estica bastante, logo a cada tranco o 110 andava um pouco, até finalmente desagarrar do facão..
Com este cabo não tem perigo de arrebentar nada.. Deu certo.
Agora jamais usem correntes, cabos de aço, ou cintas não elásticas. Utilizei o ponto de reboque frontal.. em forma de "U"..
Peso do 110: exatos 2 ton... Peso do Jimny, 1.010 kg..
Em resumo, rebocar Land com Jimny, rola.. Só uma questão de técnica e paciência..
Agora se for um Defender 90 ou 110 2003 ->... será o contrário, pois o vão livre destes é idêntico ao Jimny HR, com certa vantagem para o Land por ter eixos com menor quantidade de itens para agarrar no facão além do diferencial traseiro igualmente deslocado para a direita, uma grande qualidade dos LR, por não ter feixes nem pontos de amortecedor centralizados, custam a agarrar... Além dos pneus originais que são muito altos 235/85 r16 ou 7.50...
Agora é justamente o U de reboque na longarina dianteira ao lado do motorista que faz agarrar o Jimny.. Ou seja, em erosões ela será a primeira coisa a melar o ângulo de ataque frontal, logo é bom posicionar o carro para o ataque com a quina do lado do passageiro. Aí vai tranquilo. Em facões os primeiros itens a agarrar são os tensores frontais junto ao eixo e ao chassi e também a fixação dos amortecedores dianteiros junto ao eixo..
Não faço trilhas, mas foram estes pontos que ficaram com barro acumulado após atravessar os facões do sítio... Sempre devagar e sabendo que ali não tem pedra...
A sensação que dá é que o Jimny encara quase o mesmo desafio que um Defender 90, perdendo apenas em articulação da suspensão e travessia de rios. Mesmo assim atravessei um rio com uns 60cm de água e mesmo com a onda inicial subindo o capô, encontrei apenas algumas poucas gotas de água dentro do filtro.. Mesmo sem respiro elevado (como a Land tem de fábrica) nenhuma água entrou nos eixos ou caixas. Credito este fato em razão dos respiros originais do Jimny terem uma válvula one-way, ou seja; a pressão pode sair dos eixos, mas nunca entrar.. Se os retentores agüentarem um certo vácuo, tudo ok...
Ainda quero desligar a barra absurda barra estabilizadora para ver como fica..
De qualquer modo é um tremendo de um carro.. Estamos no 3 Land, porém é o Jimny que atualmente mais nos impressiona. Em todos os sentidos, guardadas as devidas características de cada um deles. Passa em lugares que nunca acreditei que passaria, e com a reduzida engatada ele fica realmente bravo...
O Jimny transmite aquela sensação "Honda CG"; produzido a tanto tempo e tanto volume, que se der uma volta ao mundo, nada vai quebrar... Quanto ao Land, só preparando uma centena de detalhes para evitar os cotidianos problemas... Mas isso será assunto para o fórum de outra marca ;) .
Abraços.
Você já chegou a medir o vão livre do Jimny nos diferencias?
Só para confirmar se o valor é o mesmo divulgado pela Souza Ramos aqui no Brasil.
pode colocar a 4x4 high para ter mais estabilidade ???
Fernando Massad
09/07/2011, 20:48
pode colocar a 4x4 high para ter mais estabilidade ???
Não pode:discordo:. O Jimny não tem diferencial central, então não pode engatar 4x4 em pisos de alta aderência, tipo asfalto, terra batida (piso seco) etc., sob pena de comprometer todo o sistema de transmissão.
Abç!!!:concordo:
Haroldo Valino
14/07/2011, 22:30
Eu como um Ferozeiro Inveterado não poderia de me eximir de comentário, puxa!!! que comparações, aliás onde estão??? Desejo que o companheiro esteja plenamente satisfeito com o jipe adquirido. Agora, a fora o problema das peças de reposição, o que também não é garantia eterna pro Jimny gostaria de o agora jipeiro jimnyano tivesse tido a oportunidade de fazer uma trilha com um Feroza, claro com a manutenção em dia. Não quero que minha paixão sobreponha minha razão, é díficil e nem podemos comparar um jipe zero Km com um vovô do offroad (Feroza 97).
Pra não extender muito a prosa tá lançado o desafio... botem os dois jipes em uma trilha de dificuldades e vejamos quem é quem. Não conheço profundamente a nova versão do Jimny, mas, pelo que vi dificilmente será pareo para a robustez de um Feroza e tbm pq não dizer de seu irmãos Samurai e Vitarinhas. "O tempo dirá". De qq forma seja benvindo ao vício com qq viatura, como um amigo jipeiro diz: "ser 4x4 é vital".
Felipepeixotogouvea
15/07/2011, 09:38
sabe Haroldo sou apaixonado pelo meu jimny.. mas ainda gosto e muito do feroza... e um carro lindo... agora um colega meu comentou e não estou certo se e real ou não o comentario dele... mas ele disse que o propio feroza... foi uma copia bem feita por sinal do samurai... a Daihutso pegou a ideia do samurai e colocou no feroza... carro leve... motor pequeno e bom... e perfeito para trilhas... ou seja se isso for real continuo achando o feroza um dos melhores jipinhos que ja tivemos por aqui... se for pegar um do lado do outro são mesmo parecidos... agora se esse comentario de meu colega for real ou nao... eu nao sei... mas que eu ate acredito acredito :p...
abracos Haroldo