Ver Versão Completa : Turbo composto
Carlão Rover
07/05/2010, 14:37
Trouxe aqui um link que fala sobre a tendência da utilização de duas turbinas em série, o chamado turbo composto pelas montadoras, que além de diminuir a poluição, transforma mais gases do escape em energia para o conjunto com os mesmos cilindros sem forçar o powertrain.
O Maurício da Raschmotoren faz isso se não me engano desde 2006; é o papa da preparação. Minha Land já rodou mais de 20 mil Km com este turbocomposto durante 01 ano e é só alegrias.
É claro que é necessário fazer um conjunto de adaptações e regulagens, como escape, cooler, bomba, bicos, etc...
Vantagem: 0,5kg de presão do turbo ele enche muuuuito rápido.Eficiência em baixas rotações, o que é importante no 4x4.
Abraço.
Carlão.
http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=701
SERGIO AUGUSTO
08/05/2010, 07:36
Trouxe aqui um link que fala sobre a tendência da utilização de duas turbinas em série, o chamado turbo composto pelas montadoras, que além de diminuir a poluição, transforma mais gases do escape em energia para o conjunto com os mesmos cilindros sem forçar o powertrain.
O Maurício da Raschmotoren faz isso se não me engano desde 2006; é o papa da preparação. Minha Land já rodou mais de 20 mil Km com este turbocomposto durante 01 ano e é só alegrias.
É claro que é necessário fazer um conjunto de adaptações e regulagens, como escape, cooler, bomba, bicos, etc...
Vantagem: 0,5kg de presão do turbo ele enche muuuuito rápido.Eficiência em baixas rotações, o que é importante no 4x4.
Abraço.
Carlão.
http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=701
Bom dia a todos:
Carlão, no intutito de esclarecer, o sistema "TURBO COMPOSTO" que a SCANIA lança, pelo que li no link que postou, é bem diferente dos sistemas bi-turbo que se ve por ai. Trata-se de um sistema, onde a "segunda turbina, está ligada não a um "compressor" como normalmente conhecemos, mas a um sistema MECANICO, formado por um CONVERSOR DE TORQUE e um CONJUNTO DE ENGRENAGENS, ligados ao VIRABREQUIM, que quando em ação, "impulsiona" mais ainda o mesmo(virabrequim), aumentando a "FORÇA" do motor(TORQUE), como um "empurrãozinho", falando bem a grosso modo, DIRETO NO "VIRA". Esta "segunda turbina" utiliza os gases dos escape, depois que passa pela "primeira" turbina, como fonte de energia, mas os gases ao girar o eixo desta turbina, não tem do outro lado o compressor(caixa fria, como conhecemos), mas sim um conjunto mecanico, ligado por engrenagens, ao EIXO DO MOTOR.
Penso que seja assim, pelo que li, embora não sabia ainda, deste "artefato" que a SCANIA está usando no R470.
O sistema BI-TURBO, como conhecemos normalmente, são duas turbinas/compressores, fornecendo AR COMPRIMIDO, para o motor.
Vai no tópico TURBOS, que tem já muita coisa interessante, inclusive sobre bi-turbos.
Abraço
Sérgio
Carlão Rover
08/05/2010, 10:47
Na verdade Sergio, o sistema de turbo composto (este nome) foi dado para duas turbinas dando mais pressão ao conjunto; este istema de engrenagens foi uma nova adaptação do turbo composto. Mas o que interessa aqui neste tópico é mostrar o uso de mais gases do escape para gerar mais energia, seja ela pela entrada do ar comprimido ou por geração de mais torque no Virabrequim.
Tendo em vista que os motores vem regulados abaixo do seu potencial seguro de uso de fábrica, a opção para performance com turbo composto injetando mais ar é a mais indicada para "turbinar em baixas rotações os HSD ,NGD,...etc"
Abraço.
Carlão Rover
08/05/2010, 11:42
Fonte: edição 02/2007 TURBONEWS.
O novo 1.9 TTiD é um moderno motor
diesel de 4 cilindros com 16 válvulas
e turboalimentador de duplo estágio
regulado, que oferece desempenho de
134kW. Este motor está disponível no
Saab 9-3 desde o segundo semestre
deste ano e é oferecido com transmis-
são automática ou manual. Esse tipo de
motor é uma verdadeira inovação para
a General Motors – o primeiro turboali-
mentador de duplo estágio regulado em
produção em série. A unidade, chama-
da pela Saab de TTiD, é oferecida para
os três tipos de carrocerias (conversí-
vel, perua e sedã).
O sistema de turboalimentação com
duplo estágio regulado (R2S) deste
motor foi desenvolvido pela especialista
BorgWarner Turbo & Emissions Systems,
e consiste em um turboalimentador
KP35 e um K04 equipado com uma
válvula “by-pass” auto regulado do lado
compressor. A carcaça da turbina do
estágio de alta pressão do KP35 é
projetada como uma carcaça integrada
ao coletor de escape.
O novo motor TTiD é particularmente
inspirador graças à resposta potente
e espontânea. A tração dianteira trans-
mite a potência diretamente ao piso. O
turbo diesel tem torque máximo de 400
Nm, que oferece entre 1850 e 2750 rpm.
Na faixa de torque mais baixo, o gás de
escape atua sobre o turboalimentador
menor, quando entra o turboalimentador
maior que trabalha a partir de 3.000 rpm
do motor, sem suporte do irmão caçula.
A carga compartilhada integralmente
oferece torque excepcional a qualquer
faixa de rotação – e assim, grande
prazer ao dirigir.
Essa máquina de dirigir pode certa -
mente ser descrita como potente. Essa
potência permite que o Saab 9-3 possa
ir de 0 a 96 km/h em pouco mais de
8 segundos. E com velocidade máxima
de 140 224 km/h, é um dos veículos
diesel mais rápidos do país. Apesar
deste desempenho, o TTiD é incrivel-
mente silencioso e civilizado – você
mal percebe que está dirigindo um
veículo diesel.
O consumo é outra das melhores
funções do 1.9 TTiD, já que ele atinge
incríveis 16,9 km/l. Com filtro de parti-
culado de diesel acoplado na versão
padrão, ele está perfeitamente prepa-
rado para o futuro padrão Euro5.
SERGIO AUGUSTO
08/05/2010, 23:43
Fonte: edição 02/2007 TURBONEWS.
O novo 1.9 TTiD é um moderno motor
diesel de 4 cilindros com 16 válvulas
e turboalimentador de duplo estágio
regulado, que oferece desempenho de
134kW. Este motor está disponível no
Saab 9-3 desde o segundo semestre
deste ano e é oferecido com transmis-
são automática ou manual. Esse tipo de
motor é uma verdadeira inovação para
a General Motors – o primeiro turboali-
mentador de duplo estágio regulado em
produção em série. A unidade, chama-
da pela Saab de TTiD, é oferecida para
os três tipos de carrocerias (conversí-
vel, perua e sedã).
O sistema de turboalimentação com
duplo estágio regulado (R2S) deste
motor foi desenvolvido pela especialista
BorgWarner Turbo & Emissions Systems,
e consiste em um turboalimentador
KP35 e um K04 equipado com uma
válvula “by-pass” auto regulado do lado
compressor. A carcaça da turbina do
estágio de alta pressão do KP35 é
projetada como uma carcaça integrada
ao coletor de escape.
O novo motor TTiD é particularmente
inspirador graças à resposta potente
e espontânea. A tração dianteira trans-
mite a potência diretamente ao piso. O
turbo diesel tem torque máximo de 400
Nm, que oferece entre 1850 e 2750 rpm.
Na faixa de torque mais baixo, o gás de
escape atua sobre o turboalimentador
menor, quando entra o turboalimentador
maior que trabalha a partir de 3.000 rpm
do motor, sem suporte do irmão caçula.
A carga compartilhada integralmente
oferece torque excepcional a qualquer
faixa de rotação – e assim, grande
prazer ao dirigir.
Essa máquina de dirigir pode certa -
mente ser descrita como potente. Essa
potência permite que o Saab 9-3 possa
ir de 0 a 96 km/h em pouco mais de
8 segundos. E com velocidade máxima
de 140 224 km/h, é um dos veículos
diesel mais rápidos do país. Apesar
deste desempenho, o TTiD é incrivel-
mente silencioso e civilizado – você
mal percebe que está dirigindo um
veículo diesel.
O consumo é outra das melhores
funções do 1.9 TTiD, já que ele atinge
incríveis 16,9 km/l. Com filtro de parti-
culado de diesel acoplado na versão
padrão, ele está perfeitamente prepa-
rado para o futuro padrão Euro5.
Anexo, o exemplar da NEWLESTER(faço coleção), que tem a reportagem.
Abs.
PS: Aos moderadores de plantão, este tópico poderia ser movido para o tópico "TURBOS", pois já temos lá muita informação sobre turbos, inclusive os sistemas TWIN, que é título deste aqui, e agregaríamos mais estas informações, ficando mais facil o acesso.
Carlão Rover
09/05/2010, 11:29
Boa de novo Sergio!
Vou lá ler o tópico...
Abs...
Henrique Josino
18/05/2010, 21:36
Carlão!
Estou interessado em fazer esse sistema na minha land, tem como me passar mais spec? Tamanho de turbina principalmente....
Essa semana devo encomendar os bicos ou Rotor head de 14mm da Rasch, to na duvida, vou conversar com o Mauricio.
Na sua Land, como ficou, teve algum problema na trasmissão?
Desempenho como ficou?
abraço
Henrique Josino
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