Conectar

Ver Versão Completa : Como amaciar um motor



ramiro_eli
25/02/2005, 17:16
Neste site há algumas dicas interessantes de como se deve amaciar um motor novo ou recondicionado para que ele dure mais e tenha mais potência.
O autor diz que as primeiras 20 milhas(32km) irão determinar toda a vida do motor!!! :shock:

http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm

samukanvas
25/02/2005, 19:47
É exatamente assim que se deve fazer!!!

DanielCardoso
25/02/2005, 22:10
Como eu faço...

1- Deixo pra amaciar somente numa viagem com mais de 500km...
2- ando 200 na manha (até 3000rpm) e o máximo de tempo possível nesta rotação (sem variações)
3- depois disso até os 700km é pé em baixo direto...
Taí um canhão

Detalhe: motor a gasolina moderno!

Não sei se é o certo... Mas nunca me incomodou assim

[ ]'s com o pé direito pesado (calço 45) ehehehhe

hederi
25/02/2005, 23:26
e 6c com cambio 3m como e que faz ??

guilhermeabreu
26/02/2005, 22:31
ACREDITO QUE CONSTE DO MANUAL DE QQ MOTOR.

NO MEU MOTOR DE POPA DE 15 Hp 90 QDO COMPREI ZERO E NO YAMAHA 97 QDO COMPREI ZERO , DIZIA:
1 - NUNCA FICAR MAIS DE 1 MINUTO COM A MESMA ASCELERAÇÃO.
2 - NUNCA ULTRAPASSAR 1/2 DO CURSO DO ASCELERADOR NA 1° HORA.
3 - COMO O MOTOR É 2 TEMPOS , USAR O DOBRO DO LUBRIFICANTE NO ÓLEO COMBUSTÍVEL NOS 2 PRIMEIROS TANQUES DE GASOLINA.

ACREDITO QUE NOS MOTORES GASOLINA , ALCOOL , GÁS E DIESEL PODE SEGUIR A MESMA REGRA .

CONFIRMANDO EM OUTRAS PALAVRAS O QUE O WALLACE DISSE.

E BOA SORTE PARA VC.

Edintruder
26/02/2005, 22:51
É muito relativo,
Na empresa onde trabalho existem 3 Gol 1000 Special 8v, dois deles são do setor de transporte e passam na estrada, tiraram da concessionária e na estrada já a 150 km/h, e todos os dias o pessoal com pé embaixo, eu mesmo já andei com esses dois a 165 km/h com vento a favos, sem vento cola os 160km/h no painel, andam junto com Gol 1000 16v, porém o terceiro gol é do setor de oficina e quem mais anda com ele é o encarregado, coroa, não passa de 110, sempre a 90, cidade o dia todo, resumindo, nunca consegui passar de 148 Km/h nem com vento a favor. O próprio Emerson Fitipaldi fala que a melhor forma de amaciar um motor é meter pau nele, quanto mais castigo melhor. Como foi dito antes, deve-se evitar acelerações bruscas, mas não só no amaciamento, mas sempre, pois numa variação brusca pode quebrar anéis, balancis ou até uma biela, então sempre que vai dar rpm no motor deve-se fazer sempre a partir da 2a marcha para manter uma carga no motor e evitar variações bruscas.
Na minha moto uma Intruder 250, cuidei até os 2000km fora do vermelho, depois disso é lenha direto, já está com 22000km e dá pau em qualquer Intruder 250 igual que encostar do lado.

ramiro_eli
28/02/2005, 10:38
Daniel,

O que o autor do site que eu passei diz p/ fazer justamente o contrário!
São os primeiros 32km que determinam como o seu motor vai ser durante toda a vida!
Os anéis não vão selar corretamente se não forem amaciados com o acelerador todo aberto(intercalado) nos primeiros 32 km.

Cacá
13/03/2007, 21:25
Olá,
Com meu motor 100% retificado, estive conversando com o meca sobre como amaciá-lo. As respostas foram:

a) Esquentar o carro antes de colocá-lo em movimento. Entre 2 e 4 minutos.
b) Não exigir alto giro nos primeiros 5.000 km
c) Não andar com velocidades elevadas (80, 90, 100 km/h) por muito tempo
d) Trocar o óleo e filtro aos 500, 1000 e 3000km. Depois a cada 5000.
e) Usar o carro como carro e não como moto-serra nos primeiros 150 mil km:shock:

Está correto isso ou existem mais trezentas teorias a respeito?
Quais são os princípios do amaciamento de um motor (no caso, um reluzente OHC...)?
Existem diferenças entre amaciar um motor desses e um de carro moderno, com componentes em alumínio?

Abraços a todos!

leopoldo
13/03/2007, 22:58
a) Esquentar o carro antes de colocá-lo em movimento. Entre 2 e 4 minutos.
b) Não exigir alto giro nos primeiros 5.000 km
c) Não andar com velocidades elevadas (80, 90, 100 km/h) por muito tempo
d) Trocar o óleo e filtro aos 500, 1000 e 3000km. Depois a cada 5000.
e) Usar o carro como carro e não como moto-serra nos primeiros 150 mil km
f- Existem diferenças entre amaciar um motor desses e um de carro moderno, com componentes em alumínio?

a- Correto.
O amaciamento inclui pre-aquecer o motor antes de acelerar e depois de uma puxada em uma avenida, pre-estabilizar antes de desligar, ou seja, mudanças suaves nos regimes de rpm e temperatura. Para vc ter uma ideia de como isso é importante, hoje as companhias aéreas pedem aos pilotos que: durante toda a vida de um motor em asa (antes de entrar em revisão) o mesmo seja feito.... antes e depois de acelerar.

b- Correto.
Evitar estourar rpm pois as folgas estão muito justas e portanto fica fácil estragar as superfícies retificadas.

c- Correto.
Velocidades elevadas podem ser equivalentes a estar em alta rpm.
Veja acima.

d- Incorreto.
Desde que o motor seja impecavelmente montado limpo e em retífica de boa reputação, é um exagero. A troca de óleo+filtro pode ser normal. Foi-se o tempo em que as retíficas não sabiam/não faziam a finalização de um ajuste e ficava por conta do usuário.

e- Corretíssimo.
Seria até sem comentários, afinal a triste possibilidade de vc sair perdendo num poste ou com uma moto-serra na cabeça é a mesma .... desagradável.

f- Acumaoque ?
um motor desses ???? é motor ou não ???? só posso dizer que o estrago num motor moderno poderá ser maior se vc abusar.

joão k. chikui
14/03/2007, 06:17
PRK
Só alertaria para se aquecer na garagem por 2 a 4 min, pois dependendo da garagem vc e sua família poderá inspirar o malígno e inidoro monóxido de carbono(que atua na hemoglobina muito parecido com o tb letal acido cianídrico).
Eu até sairia com o afogador levemente puxado, sem sobrecarga no motor.
Troca de óleo, teoricamente como tem o filtro de óleo, não seria tão necessário.Mas, faça.
Só tenha o cuidado de trocar em empresas que enviam para reciclagem.

Cacá
14/03/2007, 08:06
f- Acumaoque ? um motor desses ???? é motor ou não ???? só posso dizer que o estrago num motor moderno poderá ser maior se vc abusar.

Olá, Leopoldo. Só quero entender se há diferenças entre amaciar um motor Fiat por exemplo (amaciei 3 Unos 1000 na estrada sem esquentar de manhã, sem esgoelar o giro e sem 5a marcha nos primeiros 10 mil km), e um motor OHC blocão de ferro (uso na cidade, trilhas leves, família, filhos e tal...). Mas, pelo teor da sua resposta, concluo que são todos 'iguais". Confere?


Abraços e obrigado pelas dicas:concordo:

Cacá
14/03/2007, 08:14
PRK
Só alertaria para se aquecer na garagem por 2 a 4 min, pois dependendo da garagem vc e sua família poderá inspirar o malígno e inidoro monóxido de carbono(que atua na hemoglobina muito parecido com o tb letal acido cianídrico).
Eu até sairia com o afogador levemente puxado, sem sobrecarga no motor.
Troca de óleo, teoricamente como tem o filtro de óleo, não seria tão necessário.Mas, faça.
Só tenha o cuidado de trocar em empresas que enviam para reciclagem.

Grande João, tudo bem? Fique tranquilo, o Lineu dorme no rancho de fasto pra Lua, então o escape fica quase ao ar livre:concordo: E o óleo eu troco num posto BR pertinho daqui onde reciclam tudo, óleo, filtros, caixas de papelão, etc. Aliás, o dono do posto tem um CJ V8. Só não sei se ele comprou o Jeep antes do Posto ou foi o contrário...:pensativo:

Abração procê.

Elmer_Jeep
14/03/2007, 08:39
Sobre o item d) a troca de óleo com filtro estou de acordo pois durante o período de amaciamento o óleo perde a viscosidade em menos tempo. Nas minhas viaturas o óleo e filtro são trocados à cada 3mil km.

Outra coisa, li numa revista que mostrava uma frase utilizada nos manuais dos automóveis Mercedes que dizia: "Quanto menos for exigido do motor nos primeiros 5 mil km maior será o desempenho e durabilidade posterior".

Ah, uma dica legal que ouvi numa palestra técnica da COFAP, quando tiver tempo pra pegar uma rodovia e engatar uma 4ª estica até 90kmH e solta o acelerador deixando a velocidade cair pra 50kmH, chegando em 50 enfia o pé no acelerador(a famosa retomada) e vai novamente aos 90kmh e fica nesse vai e vem por alguns km da estrada sempre que puder.

É meio chato mas compensa, já fiz em algumas viaturas aqui e não me arrependi.

[]'s

Zepi
14/03/2007, 10:51
Essa historia de esticar a marcha e deixar baixar a 50km/h,depois botar o pé de novo eu já havia escutado meu um mecânico emigo meu falar...

Cacá
14/03/2007, 11:12
Oi Elmer,

Nas minhas viaturas o óleo e filtro são trocados à cada 3mil km.[]'s
E que óleo vc usa? Algum aditivo?`Troca o óleo e o filtro toda vez? Intercalar "troca sim, troca não" é errado?

Abração,

Cacá
14/03/2007, 11:18
Essa historia de esticar a marcha e deixar baixar a 50km/h,depois botar o pé de novo eu já havia escutado meu um mecânico emigo meu falar...
Oi Zepi, td certo?
Isso quer dizer que um motor pode "viciar" em baixa rotação se eu não fizer isso? Qual o princípio desse acelera-e-solta?


[s],

alexrib2005
14/03/2007, 11:37
Não sei senhores existe várias teorias, o acelera e pisa, a troca de óleo, o esticar demais, as marchas.
Mas vejo que tudo vai do bom senso e do dono, que se for caprichoso, ele vai fazer as revisões e utilizar o motor com jeito e de maneira adequada, mas se o dono for como nos aqui do sul dizemos, um porra louca, ai não adianta orientação alguma.
Já tive vários carros zeros, carros com motores retificados, em todos os casos sempre usei o bom senso, pois todos eles serião utilizados por mim. Então vai da esticada ao trocar de óleo que temos que ter cuidado.
Assim fica minha impressão sobre tudo isso.

Zepi
14/03/2007, 20:10
Beleza PRK-jeep?

Me parece que "técnica seria para fazer o motor trabalhar um pouco forçado..não sei bem,mas o nosso amigo Elmer desse ter essa resposta na ponta da língua....


Abraços

tavio_g
05/04/2007, 16:40
Elmer, poderia explicar o por quê deste método?

[]s

Elmer_Jeep
05/04/2007, 17:34
bom, pelo que eu sei é o metodo que se assemelha mais ao trabalho feito pelo dinamometro pois digamos que isso "desperta a elasticidade" do motor.

[]'s saindo pra trilha.

lostensos
06/04/2007, 07:46
Bom um motor novo, zero é praticamente igual a um motor retificado?

Pergunto isso, pois imagine a situação:

A montadora de motores, testa o mesmo em bancada com dinamometro
a tantos X1000 RPM para assegurar a qualidade deste.
Obs: Ele já vai com o oleo de motor e filtro instalados.

Ok o mesmo foi aprovado e enviado p/ a montadora de automoveis.

A mesma coloca em seu carro na linha, por exemplo uma pickup,
no processo da montagem final, liga-se a primeira vez o carro e
se vai p/ o teste de rolo ou rodagem, em um equipamento que é uma
cabine fixa com uns rolos no chão.

O operador conecta o cabo de diagnostico e vai obedecendo as informações
do painel, pois se não obedecer o carro não é aprovado.

O painel pede p/ acelerar até 30 km em 2. marcha, 50 em 3º 70 em 4º e 110 km/h em 5ª marcha. Fica assim por alguns minutos....
O sistema pede p/ freiar até parar (isso mesmo, apertar o freio até travar as rodas), depois tem o teste de marcha ré...

Bom isso é o amaciamento de um motor zero que acabou de ser montado.

Agora alguem sabe o que esta escrito no manual de um carro novo?

Isso eu não sei... (só tenho carro velho rs)

Mas o manual do Jeep Willys fala assim:

AMAClAMENTO


As peças do seu nôvo Utilitário Jeep Universal estão ajustadas com precisão, Por essa razão, é necessário observar certos limites de operação para favorecer o amaciamento adequado do motor e das peças móveis do veículo.

Seu nôvo Utilitário Jeep Universal não deve ser conduzido a mais de 70 quilômetros por hora, durante os primeiros 500 quilômetros. Dos 500 aos 1.300 quilômetros, o velocidade pode ir aumentando até o máximo de 80 km/h, Depois dos 1.300 quilômetros, maiores velocidades poderão ser alcançadas, não sendo aconselhável, porém, que se usem altas velocidades por períodos prolongados de tempo, antes de percorrer as primeiros 6.000 quilômetros. Nunca acelere demasiadamente o motor quando êste estiver sendo regulado, ou quando o veiculo estiver parado.

Quando o veiculo estiver em movimento, acelere e desacelere o motor lentamente, variando a velocidade, especialmente nos primeiros 500 quilômetros.

A lubrificação deve ser perfeita durante o período de amaciamento para assegurar ao veículo um bom funcionamento durante tôda a vida. Faça inspecioná-lo como prescreve o Certificado de Garantia, no quilometragem certa, Verifique o nível do óleo freqüentemente, pois os motores novos consomem normalmente mais óleo pelo fato dos anéis de segmento ainda não estarem bem assentados.

Quando fôr necessário, adicione óleo, sempre da mesma marca e viscosidade. De um amaciamento perfeito depende a "performance" futura do motor e uma longa vida do veículo.

Nunca force a motor em baixa rotação, estando em 3.ª velocidade (prise direta), a menos de 30 km/h. Se necessitar de mais fôrça, use a alavanca de mudanças passando para segunda ou primeira velocidade.

-------------------------------------------------

São tecnologias diferentes, indepente de ser um motor novo, creio eu
que cada qual deve ter o seu detalhe tecnico.

Na duvida, siga o manual (alguem já teve que pensar e testar nisso tudo).

Quanto a ser um motor retificado, talvez tenha alguma ressalva técnica sim, mas vale a pena o bom senso e pergutar, perguntar perguntar, isso mesmo
que vc esta fazendo!

Sempre solicite varias opniões, para que vc consiga tirar a melhor conclusão
de tudo isso.

Espero que não tenha te deixado com mais duvidas, hehehehe

Abraços!

CAVESO
06/04/2007, 10:32
Nunca comprei carro zero, mas já li que eles saem de fábrica com motor pré-amaciado.

lucas correa
06/04/2007, 12:09
Esquentar o carro antes de andar com o motor em fase de amaciamento,ja me falaram que espelha os cilindros(especialmente em fase de amaciamento),o ideal é esperar uns segundos e sair andando com o motor em baixas rotações(o que vale tambem para motore ja amaciados).e esse negocio dos 150000km eu não acredito e nem entendi (moto serra)?
É amaciar por uns 5 ou 10mil km e desser o cacete!

folgado
07/08/2007, 23:36
Ressuscitando o tópico, com quantos quilometros deve-se trocar o óleo e o filtro de óleo do carro? 1000, 5000 e a partir daí a cada 5000 Km?

CAVESO
08/08/2007, 00:15
Eu troco a cada 5.000 km óleo e filtro. Nunca entrou na minha cabeça dura a idéia de trocar o óleo e não trocar o filtro, o que seria passar um óleo novo e limpo por um filtro sujo.

folgado
08/08/2007, 00:22
Eu também troco a cada 5.000 Km.
Mas nos primeiros 5.000 Km, é necessário fazer uma, ou até duas, trocas antes?

Elmer_Jeep
08/08/2007, 00:40
primeira com 500km rodados, segunda após rodar 1000km, terceira em diante a cada 3.000

isso é, se quiserem que o motor de vcs dure um bom tempo, quem não quiser fica à vontade que os donos de Retífica tem familia (e jipe) pra sustentar.

[]'s

Engels Kbça
10/08/2007, 08:03
Sobre o item d) a troca de óleo com filtro estou de acordo pois durante o período de amaciamento o óleo perde a viscosidade em menos tempo. Nas minhas viaturas o óleo e filtro são trocados à cada 3mil km.

[]'s

De onde vc tirou essa idéia:?::?: O óleo não perde viscosidade pelo fato do motor está amaciando e sim pelo uso.:stop:

Elmer_Jeep
10/08/2007, 09:20
Cabeça, não tirei idéia nenhuma de lugar algum, o q eu quis dizer é que: Logo após um motor ser recondicionado os componentes internos sofrem mais atrito que o normal e geralmente a temperatura de funcionamento se mantém elevada (mais atrito, mais aquecimento), com isso o óleo perde sua viscosidade e propriedades em menos tempo pois é muito exigido (utilizado num motor em período de amaciamento).

Ficou claro agora ?

Ra
10/08/2007, 09:21
Creio que a necessidade de trocas em intervalos menores, no início da vida do motor, é para eliminar possíveis particulas que estejam circulando com o óleo.

folgado
10/08/2007, 11:04
Eu vou ter que amaciar um motor MWM, e estava pensando em trocar o óleo entre 1000/1500 Km, e depois aos 5000, e a partir daí a cada 5000. Vou pesquisar mais. O Elmer deve ter suas razões para torcar com intervalos menores...

folgado
01/06/2008, 22:00
Ressussitando o tópico...

Já andei cerca de 750 Km com o motor MWM 0Km no jipe.
Hoje olhei a vareta do óleo e ele está bem escuro. Parece que já está com bem mais de 5.000 Km de uso.
Acho que vou trocar esta semana, e entre 1.500/2.000 Km trocar de novo.
Neste período de amaciamento é natural o óleo ficar "saturado" rapidamente?

[]s

CAVESO
01/06/2008, 23:50
Só não esqueça de trocar o filtro toda vez que trocar o óleo....

Elmer_Jeep
02/06/2008, 09:19
Folgado, em motores novos ou recondicionados o óleo desgasta mais rápido(perde a viscosidade) daí há a necessidade de antecipar as trocas.

[]'s

joão k. chikui
02/06/2008, 12:39
Apesar que escuro sempre vai ficar(diferentemente dos motores a alcool e gás)

folgado
02/06/2008, 13:01
Acabei de trocar o óleo do jipe com 750 Km.
Daqui a 2.000 Km troco de novo, e depois de 5.000 em 5.000 Km.

Troquei o óleo em uma loja de óleo lubrificantes, e o dono, depois de mil perguntas sobre o jipe, me disse que estava fazendo a coisa certa. Disse o mesmo que o Elmer falou, que o óleo perde rapidamente a viscosidade quando o motor é 0 Km ou retificado.
Falei para ele se era conveniente acrescentar o Bardhal B12, que ele vendia, e ele foi sincero e disse que não aconselhava. Disse que o óleo ficaria "desestabilizado" com a composição quimica do aditivo. Falou que aditivos somente para motores "cansados", e que se trocasse o óleo com 5.000 Km e o filtro, o motor diesel passaria dos 500.000 Km com certeza.
[]s

CAVESO
02/06/2008, 14:00
Folgado,

Trocou o filtro também?

É importante trocá-lo, pois motor novo solta mais particulas do que os já amaciados.

Apesar de as montadoras (e 99% dos mecânicos) aconselharem trocar o filtro a cada duas trocas de óleo, eu sempre troco o filtro toda vez que troco o óleo.

Passar um óleo novo e limpo num filtro velho e sujo, me parece ser totalmente errado.

fpandur
02/06/2008, 22:03
Quando peguei minha 1ª camper a diesel também estranhei que o óleo ficou escuro muito rapidamente, ainda mais comparando com meu CJ com GM-151 original a álcool, que o óleo quase não escurece. Mas consultando outros proprietários, vi que era normal esse escurecimento prematuro em carros diesel.

Uma coisa que já comentei em outro tópico aqui no Forum: vejo bastante gente comentando que troca óleo de motor diesel com 5000 Km. No manual do meu motor (Maxion S4T), diz para trocar óleo a cada 8000 Km (na verdade, 7500). Essa recomendação foi feita a mais de 10 anos atrás (início dos anos 90). Então com óleos mais elaborados atualmente e o diesel idem, teoricamente deve ser possível manter esse intervalo, até aumentá-lo com óleos melhores. Eu troco com 8000 Km, pois no meu entender, se há mais de 10 anos atrás o fabricante do motor recomendava isso, no momento atual a tendência só seria de melhora. O que me dizem ?

folgado
02/06/2008, 22:42
Flávio, eu troquei o óleo em apenas 15 minutos, coloquei o Lubrax Top Turbo, e gastei apenas R$ 55,00.
Acho que o que vai gastar em tempo e dinheiro é irrisório. Então, por que não trocar a cada 5.000 Km, e ficar tranquilo?
[]s.

joão k. chikui
02/06/2008, 23:13
Flávio
O intervalo , mesmo para um mesmo motor ,depende do tipo de uso :
-Uso leve (estradas pavimentadas , viagens longas ...)
-Uso médio ( estradas , cidade , percursos médios )
-Uso pesado(cidade , estrada de terra , percursos curtos, com motor frio)

E , normalmente do leve para o médio cai uns 30% e para o pesado , mais uns 30% .




Quando peguei minha 1ª camper a diesel também estranhei que o óleo ficou escuro muito rapidamente, ainda mais comparando com meu CJ com GM-151 original a álcool, que o óleo quase não escurece. Mas consultando outros proprietários, vi que era normal esse escurecimento prematuro em carros diesel.

Uma coisa que já comentei em outro tópico aqui no Forum: vejo bastante gente comentando que troca óleo de motor diesel com 5000 Km. No manual do meu motor (Maxion S4T), diz para trocar óleo a cada 8000 Km (na verdade, 7500). Essa recomendação foi feita a mais de 10 anos atrás (início dos anos 90). Então com óleos mais elaborados atualmente e o diesel idem, teoricamente deve ser possível manter esse intervalo, até aumentá-lo com óleos melhores. Eu troco com 8000 Km, pois no meu entender, se há mais de 10 anos atrás o fabricante do motor recomendava isso, no momento atual a tendência só seria de melhora. O que me dizem ?

folgado
05/06/2008, 10:14
Deixe-me tirar umas dúvidas com os experts.

Todos sabemos que o motor precisa funcionar.

Mas, quando o carro fica parado por longo tempo, o fato de só ligá-lo em marcha lenta por uns minutos, sem dar uma volta com ele, é benéfico, ou há a necessidade de movimentar o veículo?

JapaTroller
05/06/2008, 11:03
Eu num so expert não , mas axo que só o fato de ligar o motor já é o suficiente, visto que o funcionamento do motor independe do carro ta em movimento, não considerando parte de embreagem, diferencial, cx de marcha, no caso somente o motor mesmo.
Num sei se estou certo.
Abraços

Zepi
05/06/2008, 16:35
Se é bom ou não, eu não sei,mas que é diferente é!
Com o veículo na garagem não haverá regimes diversos de rotação x esforço, como acontece num trajeto comum com novas e diferenciadas situações a cada parte do percurso.
Na garagem ele vai girar solto...

Agora quanto ao óleo...sei lá...

Abraços

tio_mica
05/07/2009, 13:36
Seguinte, motor 302 retificado, é verdade que devo fazer 1000km bem na manha antes de usar bem ele? Quais as limitações ou seja o que posso ou nao posso fazer, tava afim de pegar uma estrada uns 500km mas agora nao sei como proceder...
abraços

Marcelo Cunha
06/07/2009, 14:08
Pegar estrada será bom para ajudar a amaciar o motor, mas utilize ele no dia a dia antes de viajar e espere sempre ele aquecer antes de sair rodando para garantir a circulação do lubrificante em todos os pontos do motor antes de submetê-lo a esforços.
Parabéns pelo motor.

tio_mica
06/07/2009, 20:59
Opa valeu ai, poise eu sempre ouvi que é bom amaciar em estrada porque tu anda com a rotação constante e tal, pior é ficar variando rotação e dando no bucho em arrancadas etc... Mas o cara lá que fez o motor me diz totalmente o contrário :parede:

abraços

linuxhellmaster
10/07/2009, 22:07
Opa valeu ai, poise eu sempre ouvi que é bom amaciar em estrada porque tu anda com a rotação constante e tal, pior é ficar variando rotação e dando no bucho em arrancadas etc... Mas o cara lá que fez o motor me diz totalmente o contrário :parede:

abraços

Cara, esse mitos de andar de boa ate completar 1000 KM.. eh LENDA... papo de quem ouve dizer e nao sabe o pq...

Se voce rodar 1000km de boa, direto... nao vai fazer nada de bom pelo teu motor alem de assentar "de leve e basicamente" algumas pecas.... mas vai fazer de ruim, isso eu te garanto... motor amaciado desse modo nao passa de 150 mil km sem consumir oleo e outros problemas..... como eu tambem nao pretendo arrumar problemas com os "fans" dos "anda de boa ate dar 1000km"... segue umas dicas de como amaciar de verdade o motor do seu carro... usado por mim e amigos... com resultados maravilhosos a longo prazo...

1 - se voce tiver usando comando hidraulico normal, voce precisa fazer o break-in do comando... pra isso voce apos ter montado o motor, voce faz o mesmo rodar com um oleo qualquer.. o mais barato... durante uns 15 mins.. variando a rpm entre pouco mais da lenta.. (uns 1000 rpm pro v8) ate uns 1500 rpm... 2000.. maximo... verificando por vazamentos....

Troque o oleo do motor, com o filtro...

Se o seu comando for mecanico.. (tuchos mecanicos) voce nao precisa de break-in.... agora vem o motor....

Voce precisa realizar o maximo de ciclos quentes e frio possivel durante os 1o's 1600km... e nunca rodar direto essa distancia.... voce deve parar e desligar o motor o maximo de vezes q voce puder.... fazendo o mesmo esfriar a temperatura ambiente... e depois esquentar denovo.... isso vai dar o assento apropriado das partes do mesmo e tmb vai te dar vedacao de oleo sem o oleo "glazear" por dentro do teu motor.... e conforme voce vai rodando esses 1600 km... voce vai cada vez mais exigindo mais do motor... subindo as rpm's de leve... cada vez mais.. sem dar trancos ou arrancadas com o motor..... permita q ele suba a temperatura pouco acima da lenta.. nao saia com ele meio frio.. e tmb nao segure no acell. p/ esquentar o mesmo.... enche um pouco de saco.. eu sei... mas....

Eu costumo dar meus carros com motor recem retificado pra mulher ir rodar.... pois ela vai ali.. para... roda.. vai em outro lugar.. para.. roda... da um assentamento perfeito de todas as pecas internas do motor.... enquanto vai fazendo isso, aproveita e da o assentamento nos freios novos... discos e pastilhas...

Ou seja.. NUNCA rode direto com o motor recem retificado se voce quiser que ele te de controle de oleo & outras coisas depois de uma certa idade.... motores amaciados de acordo com o gosto popular.. em pouco tempo estao consumindo oleo e afins...... mesmo q voce nao veja fumando....

Depois desse periodo, troque o oleo e filtro novamente... e limpe suas velas...

Claro que essa eh minha opniao, meus 20 cents...

cheers

Elmer_Jeep
11/07/2009, 11:21
Sobre o item d) a troca de óleo com filtro estou de acordo pois durante o período de amaciamento o óleo perde a viscosidade em menos tempo. Nas minhas viaturas o óleo e filtro são trocados à cada 3mil km.

Outra coisa, li numa revista que mostrava uma frase utilizada nos manuais dos automóveis Mercedes que dizia: "Quanto menos for exigido do motor nos primeiros 5 mil km maior será o desempenho e durabilidade posterior".

Ah, uma dica legal que ouvi numa palestra técnica da COFAP, quando tiver tempo pra pegar uma rodovia e engatar uma 4ª estica até 90kmH e solta o acelerador deixando a velocidade cair pra 50kmH, chegando em 50 enfia o pé no acelerador(a famosa retomada) e vai novamente aos 90kmh e fica nesse vai e vem por alguns km da estrada sempre que puder.

É meio chato mas compensa, já fiz em algumas viaturas aqui e não me arrependi.

[]'s

Encontrei aqui um material do curso que fiz pela COFAP em 1995, aproveitei pra inaugurar meu scanner.

Nos anexos explica sobre os procedimentos corretos p/ amaciamento de motores recondicionados(retificados).

[]'s

CAVESO
11/07/2009, 12:12
Corroborando as explicações do manual anexado pelo Elmer, os fabricantes de tratores, que usam motores diesel de baixa rotação, recomendam que durante o período de amaciamento que se utilize em serviços de carga (arações de terra por exemplo) e não em rotações constantes por longos períodos, para evitar o espelhamento de camisas.

Em carro não dá pra fazer isso, mas no caso dos jipes, a situação de trilha seria o ideal....

Outra coisa que eu sempre fiz (durante o amaciamento principalmente) é trocar óleo e filtro lubrificantes.

Não consigo entender porque os fabricantes não recomendam trocar o filtro toda vez que se troca o óleo!

Passar um óleo novo e limpo num filtro velho e sujo me parece de uma burrice tamanha!

Abraços de quem troca o filtro toda vez que troca o óleo!

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 12:46
será que durante o amaciamento vale a pena usar óleos como o castrol compact 1000, em função dos aditivos termoativos?

CAVESO
11/07/2009, 13:22
Use sempre o óleo recomendado pelo fabricante do motor.....

Os materiais e folgas de cada motor são feitos para trabalhar com o óleo recomendado..

Kim
11/07/2009, 14:25
Opa galera!

Surgiu um momento de folga, então deixarei meu conhecimento empírico.

Corrobora com as informações do Caveso.

1ª situação.
Compramos um trator, motor Gênesis, 7630 (7.6L, série 30) 4cil turbo.
As primeiras 100H de trabalho foram ineterruptas, parando somente com 50H para troca de óleo e todos os filtros.
Foram três pessoas se revesando na grade aradora modelo Rome 16 discos, não lembro as polegas deles.
Rodamos 10.000H (09 anos) com ele, somente trocando óleo e filtros, não baixava óleo, não perdeu força, fiquei sabendo que está rodando até hoje.

2ª situação.
Compramos uma D20 conquest ST4plus.
Eu que amaciei.:twisted: :twisted:
Trocava a marcha somente no corte de giro, desde nova.
1000km, troca de óleo e todos os filtros, depois, periodicamente.
Sempre andei BEM com ela.
Na estrada, a média 140. (estrada sem movimento, e de interior, uma PR)
Vendemos com 250.000, funcionando como zero, mais sempre cuidei em uma coisa, NUNCA usei o motor como freio motor (diferente de caminhão, que fecha o escapamento), segurando o veículo na marcha, pois ao meu entender, sobe o giro SEM lubrificação.

3ª e ultima situação.
Em 1982 compramos um ford 4600 motor Gênesis, (4.6 L) 3 cil, ano 1977.
Em 1983 fizemos o motor dele, pois o proprietário anterior usava o trator para puxar somente carreta com tambores de leite.
O trator éra fraco coitado.
Depois de feito, o trator se ralou, entrou no serviço pesado (para ele).
Em 96 recebeu turbina by Kim (não existe para ele).
Em 2001 retirou a turbina. (96 a 01, foi usado na silagem, com uma forrageira)
Está rodando até hoje, o horímetro já rodou 2x se não me engano (vai ate 9.999)
Sempre KCT nele.

A Ranger segue a mesma linha...

Lembrando, que Nunca usei o motor para segurar o veículo, uso tipo carro automático.

Abraços.

Kim.
ps.: Peguei em conta certa ocasião, um ford 6610 Gênesis. estava fundido. Quando fui fazer o motor, me explicaram na ford tratores, que os pistões do 4600, 5600, 6600, 7600 ( e suas variações de série 10, 30) são todos os mesmos, o que vai mudando é turbina, bomba, quantidade de cilindro...

cantodopirão
18/01/2010, 02:01
Estou comprando carro zero (L200 GLS) e após ler o tópico fiquei com uma dúvida.
Devo trocar o óleo antes de 5000Km??:pensativo:
Alguém poderia sugerir um regime de amaciamento:concordo:

Matheus Gandini
05/02/2011, 11:35
ressuscitando o tópico, mas só achei ele hoje
ahhahah
mas vamo lá

bom gurizada

só pra deixar aki a miinha experienciia
não ée com carros a diesel e muito menos 4x4
meew pai tem uma firma de calçados
e láa, tem 2 carros:
uma montana 1.8 2003
beeeem rodada, essa leva pau, direto, todo diia, todo expediente, ela vai pra santa clara carregada de serviço pronto e volta carregada de serviço a fazer, praticamente todo diia

troca de óleo?
só quando tiver uma folguinha:lol:

nao sei se ée pouco ou normal para um motor GM 1.8, que leva leva pau todo diia, aguentar 332.000 km, rodando solto, sem queimar óleo, e respondeendo muito beem

agora, vamos a o outro carro

se trata de um gol MI ap 1.8i ano 1997

esse tem mais história que eu e meu pai juntos

esse então, neem se fala, leva de tudo, ou seja, pau pra toda obra
esse na cidade anda na manha, mas quando pega uma estrada, ou quando pegamos o caminho pro sitio, que ée de 10km ida e volta, nao baixa de no minimo 3.000 rpm, esse eu ainda nao sei como está rodando, pra miim, se ele fosse beem cuidado, nao teria chegado aos 323.000 km, só que trocar óleo nao existe praticamente, ée só completar:lol::parede:e ele engasga um pouco, ao chegar nos 80% do acelerador, mas quando sobe o giro, só vaai:twisted:
minha opniao

ambos motores originais e carros tirados 0km

todos usados sem dó neem piedade, desde que sairam da fábriica

My 2 cent's

abrass