Conectar

Ver Versão Completa : Barra da direção batendo no feixe de molas. Como solucionar?

fabricio teco
22/04/2010, 17:29
Prezados amigos.

Detectei um probleminha em minha caranga. As vezes sentia um tranco no volante ao passar em certos buracos. Nada assustador, acho. Ocorre que, após calibrar os pneus (30 libras cada), o tranco aumentou.
Ao analisar a parte dianteira, notei que o barulho é proveniente do choque entre o feixe de molas e a barra transversal da dir. hidráulica e que com a elevação do carro por conta da calibragem, aumentou a incidência.
Estudei uma forma de solucionar, mas confesso que não logrei êxito, pelo fato de a referida barra está toda ajustada nos encaixes, o que não me possibilita, por ora, em ajustá-la.
Como devo proceder nessa questão? Se trata de um ajuste, leve torção na barra, elevação ou redução do feixe?
Valeu!!!

Pedrão B.
22/04/2010, 17:43
Fabricio,
Qual é sua caranga?
[]'s

fabricio teco
22/04/2010, 18:04
Fabricio,
Qual é sua caranga?
[]'s

Fala Pedrão,

O meu é um Ford Willys CJ5 ano 1974, com motor de Opala 4cc e dir. hidráulica.

Sergio Rocha
22/04/2010, 18:09
Tem alguma coisa de muito errado aí.A barra quer vc fala é a que liga uma roda a outra ou a do pitmam para a roda ? Tem como colocar uma foto ?

[]´

Pedrão B.
22/04/2010, 18:11
Fabricio,
Agora ficou um pouco mais fácil:mrgreen:
Eu, particularmente, acho 30 libras muita coisa para um Jeep, eu costumo usar 16~18, nos pneus 7.50x16!
Agora para facilitar de vez, seria bom você mandar uma foto do seu sistema de direção para avaliarmos, pois não existe um padrão para adaptações.
[]'s

fabricio teco
22/04/2010, 18:15
Tem alguma coisa de muito errado aí.A barra quer vc fala é a que liga uma roda a outra ou a do pitmam para a roda ? Tem como colocar uma foto ?

[]´

Blz Sérgio. A barra de que falo é a que liga uma roda à outra. De qualquer forma, vou tirar uma foto e postarei aqui. Muito obrigado pela atenção dos amigos.

Sergio Rocha
22/04/2010, 18:20
Blz Sérgio. A barra de que falo é a que liga uma roda à outra. De qualquer forma, vou tirar uma foto e postarei aqui. Muito obrigado pela atenção dos amigos.

Completando o que eu falei antes, 30 libras, 10 ou 1000 não fazem a menor diferença para a altura dessa barra em relação ao feixe.sobe tudo junto, com pneu 30 ´ou 40´ a distancoia da barra para o feixe vai ser sempre a mesma.

[]´

LUC
22/04/2010, 21:06
hum!! verifica se os grampos que seguram o eixo ao feixe de molas não esta frouxo, pois pode estar acontecendo do eixo estar girando no momento das freadas!
blz???

Fernando R
22/04/2010, 23:10
Tive este mesmo problema quando adaptei a caixa de direção do maverik, verifique se os terminais (próximo às rodas) estão encaixados de cima para baixo, ou de baixo para cima. Provavelmente os seus estão de baixo para cima, é possível que tenha inverter o furo cônico onde Sao presos estes terminais, e inverter a posição.

fabricio teco
22/04/2010, 23:51
Tive este mesmo problema quando adaptei a caixa de direção do maverik, verifique se os terminais (próximo às rodas) estão encaixados de cima para baixo, ou de baixo para cima. Provavelmente os seus estão de baixo para cima, é possível que tenha inverter o furo cônico onde Sao presos estes terminais, e inverter a posição.

Ok, farei essa verificaçao amanha mesmo. o barulho nao ocorre em asfalto liso.
abs

Rafaminc
23/04/2010, 10:28
abs

Adaptação por adaptação, joga os jumelos para frente e veja se aumenta a distância entre a barra e o feixe...

Dic3
23/04/2010, 15:57
Completando o que eu falei antes, 30 libras, 10 ou 1000 não fazem a menor diferença para a altura dessa barra em relação ao feixe.sobe tudo junto, com pneu 30 ´ou 40´ a distancoia da barra para o feixe vai ser sempre a mesma.

[]´

É isso que tbm estou pensando aqui, quando sobre vem tudo junto, a distancia ali é pequena mas é fixa.

Rafaminc
23/04/2010, 16:25
Provavelmente com o pneu mais duro, a susp. trabalhe mais devido ao amortecimento pneumático ser menor. Isso se entrar em buraco só de um lado.

aareal
23/04/2010, 16:32
abs

Estranho isso. Se não bate com o jeep parado (mesmo com os terminais de baixo para cima) não era para bater nunca.

Quando a suspensão "encolhe" a tendência é afastar dos feixes e não aproximar....

Coloca umas fotos aí.

Fernando R
24/04/2010, 08:06
Como só esta batendo quando passa em alguma ondulação, deve estar "pegando" muito pouco em algum ponto do feixe, no meu caso era em um dos grampos do feixe, o correto seria conforme indiquei, inverter os cônicos e passar o terminal para cima, mas o que fiz como só pegava no grampo, cortei um grampo fora. ( sei que não é o correto, porém nunca tive problemas).
Abs,

Marcos
24/04/2010, 09:22
A barra de ligação roda à roda fica muito próxima dos feixes quando a suspensão está totalmente aberta, vejo isso no meu CJ que está sobre cavaletes. Um dos grampos pegava na barra quando se girava o volante nessa situação (susp. aberta), foi preciso modificar ( no caso removi a fixação por parafuso e dobrei um pouco as ''abas'') mas não não testei ainda na rua, a reforma está parada.
Na lombada a suspensão encolhe na entrada e abre na saída, deve ser nesse momento que a barra pega nos feixes.

benderrr
24/04/2010, 19:01
30 libra é mtaaaa coisa poe 18 20

aareal
24/04/2010, 22:07
Como só esta batendo quando passa em alguma ondulação, deve estar "pegando" muito pouco em algum ponto do feixe, no meu caso era em um dos grampos do feixe, o correto seria conforme indiquei, inverter os cônicos e passar o terminal para cima, mas o que fiz como só pegava no grampo, cortei um grampo fora. ( sei que não é o correto, porém nunca tive problemas).
Abs,

É verdade...a minha também pegava no grampo. Cortei o grampo deixando ele facenado com a lamina superior do feixe.

Trips
12/12/2012, 11:11
Prezados amigos.

Detectei um probleminha em minha caranga. As vezes sentia um tranco no volante ao passar em certos buracos. Nada assustador, acho. Ocorre que, após calibrar os pneus (30 libras cada), o tranco aumentou.
Ao analisar a parte dianteira, notei que o barulho é proveniente do choque entre o feixe de molas e a barra transversal da dir. hidráulica e que com a elevação do carro por conta da calibragem, aumentou a incidência.
Estudei uma forma de solucionar, mas confesso que não logrei êxito, pelo fato de a referida barra está toda ajustada nos encaixes, o que não me possibilita, por ora, em ajustá-la.
Como devo proceder nessa questão? Se trata de um ajuste, leve torção na barra, elevação ou redução do feixe?
Valeu!!!

Olá Fabricio,

Gostaria de saber se você conseguiu resolver essa questão e o que fez. Estou verificando o meu terei o mesmo problema para ao colocar a barra de roda a roda.

Obrigado.