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Ver Versão Completa : Cambio Willys....Problema misterioso



aareal
22/04/2010, 00:33
Antes que digam que devo trocar pq o original é uma m.... já sei e pretendo trocar assim que possível.

Ficha técnica:

Motor GM-151
Cambio Willys
T-Case Dana 18 c/ MKrawler
Full Lock e T-Rex Bone nos 2 eixos
DIS
e outras traquitanas....

Problema:

Já tive problemas com o cambio 3 vezes, sempre a mesma coisa:

O anel sincronizador da 3a expande e impede que a mesma seja engatada. Todas as vezes aconteceu utilizando 1a marcha (sem reduzida) e em altas rotações.

Verificamos que a folga entre o anel e a engrenagem da 3a estava quase zero, sendo assim, trocamos o piloto e montamos novamente.

Estava tudo ok, até a fatídica Maxilulu de semana retrasada (quem é do Rio sabe a brabeira que é esta trilha).

De repente aconteceram os seguintes sintomas (confesso que não consigo entender o que pode estar acontecendo):

1- Ao cair em uma erosão (nada q tenha torcido demais o jeep), simplesmente a embreagem começou a patinar e o jeep não tracionava. Achei que o problema era a embreagem, pois as marchas estavam engatando com dificuldade e arranhando bastante.

2- Mesmo em ponto morto o jeep tentava tracionar, como se alguma marcha estivesse engatada (não com força suficiente para andar, mas se soltasse a embreagem o jeep chegava a morrer). Era tão esquisito que, com o jeep desligado, o arranque só conseguia girar se apertasse a embreagem, senão era como se estivesse com o jeep engrenado.

3- Após sair da erosão, no guincho, voltou tudo ao normal e, na trilha da semana seguinte aconteceu tudo exatamente igual.

Hoje o jeep esta funcionando, mas não tenho confiança em encarar nada muito brabo com ele....

Alguma opinião???

Abraços,

Angelo

aareal
22/04/2010, 18:52
40 visitas e nada......é ou não é misteriosa a zica?!?!?!

CARLOS SP
22/04/2010, 19:56
Descartada a possibilidade de exorcismo, só resta uma solução. Trocar a caixa original por uma que "aguente" todos esses ótimos acessórios. Não que a original seja uma M.. como sugeriu. Ela apenas não foi projetada para isso. Ajoelhou, tem que rezar...
Abs.

Milton Quindim
22/04/2010, 21:59
Amigo, o sistema de embreagem de sua caixa original ainda usa o balancin que vai da reduzida até o chassi e tem uma orelhinha para cima e outra para baixo?

Se sim basta trocar por um sistema de borboleta que este problema cessará. Se não, verifica ai se o garfo da sua embreagem não está enroscando.

Flavio Junges Pereira
23/04/2010, 08:39
Camarada AAREAL:
Eu tive um problema em uma caixa, e realmente parecia que o capeta tinha tomado conta dela. Ela travava, literalmente, porque estava muito justa e fundia as engrenagens, não permitindo mais troca de marchas até esfriar. Muitas vezes trancou com duas marchas engatadas, depois de forçar para trocar. Estava andando trocava de marcha soltava a embreagem e era o maior susto porque arrastava as rodas traseiras até parar. Incrível não é? Pois tudo isto era originado porque as engrenagens não foram montadas com as folgas necessarias, quando esquentava apertava de tal forma que o conjunto todo ficava travado. Isto quem fez foi um meca que diziam o bom em caixa. Depois descobri um outro que me fez o serviço de desmontagem, regulagem, montagem de graça, só para mostrar que o anterior estava por fora do serviço. Realmente ele tinha razão, até hoje a caixa está macia e não tive mais nenhum problema. Um abraço.

aareal
23/04/2010, 09:26
Amigo, o sistema de embreagem de sua caixa original ainda usa o balancin que vai da reduzida até o chassi e tem uma orelhinha para cima e outra para baixo?

Se sim basta trocar por um sistema de borboleta que este problema cessará. Se não, verifica ai se o garfo da sua embreagem não está enroscando.

Essa foi a minha primeira suspeita mesmo. Mas acho que isso não faria com que o carro parecesse engrenado mesmo em ponto morto, né?

De qualquer forma, vou checar o balancim...vai ver tenho 2 problemas juntos....

aareal
23/04/2010, 09:29
Camarada AAREAL:
Eu tive um problema em uma caixa, e realmente parecia que o capeta tinha tomado conta dela. Ela travava, literalmente, porque estava muito justa e fundia as engrenagens, não permitindo mais troca de marchas até esfriar. Muitas vezes trancou com duas marchas engatadas, depois de forçar para trocar. Estava andando trocava de marcha soltava a embreagem e era o maior susto porque arrastava as rodas traseiras até parar. Incrível não é? Pois tudo isto era originado porque as engrenagens não foram montadas com as folgas necessarias, quando esquentava apertava de tal forma que o conjunto todo ficava travado. Isto quem fez foi um meca que diziam o bom em caixa. Depois descobri um outro que me fez o serviço de desmontagem, regulagem, montagem de graça, só para mostrar que o anterior estava por fora do serviço. Realmente ele tinha razão, até hoje a caixa está macia e não tive mais nenhum problema. Um abraço.

De que folgas estamos falando?? Se puder me explicar melhor, posso desta vez, tentar acompanhar o serviço.

De qquer forma, obrigado pela luz...

aareal
23/04/2010, 09:36
Descartada a possibilidade de exorcismo, só resta uma solução. Trocar a caixa original por uma que "aguente" todos esses ótimos acessórios. Não que a original seja uma M.. como sugeriu. Ela apenas não foi projetada para isso. Ajoelhou, tem que rezar...
Abs.

Concordo que a caixa esteja subdimensionada, mas acredito que ela não esteja quebrando por isso. Tá com alguma zica braba, pois há tempos que ela aguenta o CJ com essa configuração na boa.

Pensei em trocar, mas não será agora. O clark 260f estão cobrando uma fábula.

O 260T é mais barato, mas acho que não compensa, pelo custo com arranque, capa seca volante e embreagem. Fora a alavanca no calcanhar.

O de chevette, esse até atrai, mas confesso que não levo muita fé não. Se é para investir, que sejá uma vez só.

Abs,

Angelo

Mauricio Rotta
23/04/2010, 11:03
O problema do seu câmbio é super aquecimento, provavelmente seu câmbio deve estra jogando óleo pra dentro da 't-case' e está sobrando óleo na caixa de transferencia e faltando no câmbio.

Todos esses sintomas são de câmbio fundido, ou seja, super aquecido. Procure um bom mecanico q ele te informa melhor. De qualquer maneira a troca de câmbio é sempre bem-vinda.

nino-ed
23/04/2010, 11:16
Como o companheiro Mauricio falou.....e já via acontecendo com uma amigo meu na Cantareira...
O cambio estava em ponto morto e quando tirava o pé da embreagem o jipe andava e cheirava embreagem queimada... quando foram desmontar para ver o cambio estava sem oleo nenhum... seco..seco

Num manjo muito a parte tecnica .. é só um relato que aconteceu..parecido com o seu

aareal
23/04/2010, 16:28
O problema do seu câmbio é super aquecimento, provavelmente seu câmbio deve estra jogando óleo pra dentro da 't-case' e está sobrando óleo na caixa de transferencia e faltando no câmbio.

Todos esses sintomas são de câmbio fundido, ou seja, super aquecido. Procure um bom mecanico q ele te informa melhor. De qualquer maneira a troca de câmbio é sempre bem-vinda.

Pode até ser...vou verificar o nível.

Agora ficar patinando com ele engatado continua me intrigando.....e voltou ao normal depois de uma misera guichada de 5 m.

Além disso isto aconteceu em 1a reduzida devagarzinho. Depois de voltar ao normal, andei a mais de 60km/h na estrada e nada.....

Flavio Junges Pereira
23/04/2010, 17:22
De que folgas estamos falando?? Se puder me explicar melhor, posso desta vez, tentar acompanhar o serviço.

De qquer forma, obrigado pela luz...
Esta folga que eu me refiro é aquela no sentido longitudinal do eixo entalhado, entre uma e outra engrenagem, que deve ser de 0,4mm no minimo. Eu tive um problema de travamento de uma caixa que foi um sufoco para resolver, porque sempre travava quando eu estava longe de casa. Ficava sem marcha alguma, travava rodas traseiras morria o motor, isto por diversas vezes, estava muito estranho tudo. Consegui um mecanico de caixa que me disse antes de abrir: Tua caixa esta fundindo por apertada, as engrenagens estão soldando uma nas outras. Duvidei disso até; sou mecanico de motores, caixa não, mas esta era demais para mim. Pois bem ele disse vou te fazer o serviço de graça para não duvidares mais de mim. E fez. Era mesmo o que ele estava dizendo. Fiquei até sem jeito. Mas o camarada é gente fina. Muito bom. Esmerilhou no torno cada engrenagem deixando com a folga exata, e a caixa ficou uma manteiga. Já estavam esmerilhadas pelo uso, azuladas até. Montou e puxou pra frente e para tras cada engrenagem, confirmou a folga, entre elas e fechou a caixa. Até hoje está perfeita.

Flavio Junges Pereira
23/04/2010, 17:46
Pode até ser...vou verificar o nível.

Agora ficar patinando com ele engatado continua me intrigando.....e voltou ao normal depois de uma misera guichada de 5 m.

Além disso isto aconteceu em 1a reduzida devagarzinho. Depois de voltar ao normal, andei a mais de 60km/h na estrada e nada.....
Vale dizer para complementar; a minha caixa não é igual a sua, porem os sintomas são iguais, o motivo pelo qual está acontecendo o travamento podem ser diferentes. A minha não tem como o oleo ir para outro lugar, mas estar sem oleo, ou muito justa tambem podem ocasionar esta coisa toda. Ela realmente estava muito quente, tanto é que levantava fumaça, era um dia umido e chuvoso, e a agua que batia nela evaporava logo. Talvez até seja por isto que eu não a perdi por completo.

aareal
23/04/2010, 21:41
Acabei de trocar o piloto e revisar o cambio.....sei lá...

Acho que vou abrir de novo e colocar um terço, uma figa e uma ferradura dentro dele...

kiko ribeiro
23/04/2010, 22:29
a 3ª não entra ou tem que ficar segurando : tem um nome proprio mas conheço como 3 cachorro e 2 molinas tem que trocar , no eixo primario do lado do motor o que tem la ? bucha ou rolamento tipo agulha ,,, isso fas o cambio travar , quando gasta ja tentei montar 3 cambios de 3 marchas não gostei do resultado não ha peças " qualquer que seja" acho que por problema de medidas das engrenagens e sincronizados fora o eixo tambem , outra coisas na caixa seca tem a tampa protetora do volante?? ,

fugger
23/04/2010, 22:46
Põe uma 260T e seja feliz! :concordo:

[]´s

Pablo.pinto2007
24/04/2010, 18:22
Gostaria de contar o que aconteceu comigo hoje... levantei a viatura para lavar, levantei as 4 rodas... e num dado momento, liguei o motor, e o cardã mais as pontas de eixo começaram a rodar, isso é normal? Só lembrando que havia retirado os tambores das rodas (os 4 são a tambor, ainda). Mas quando montei as rodas, ou seja, coloquei os tambores e as rodas parou, fiquei imaginando que seria somente por causa do movimento da caixa em ponto morto, mas que não tinha força pra girar quando o sistema fica "pesado".
Já havia visto isso num carro pequeno numa oficina, era um gol quadrado... o cara levantou a dianteira com o carro ligado, e as rodas começaram a girar, com o câmbio em ponto morto...

Alguma explicação decente?

Obrigado!

Sergio Rocha
24/04/2010, 18:27
Gostaria de contar o que aconteceu comigo hoje... levantei a viatura para lavar, levantei as 4 rodas... e num dado momento, liguei o motor, e o cardã mais as pontas de eixo começaram a rodar, isso é normal? Só lembrando que havia retirado os tambores das rodas (os 4 são a tambor, ainda). Mas quando montei as rodas, ou seja, coloquei os tambores e as rodas parou, fiquei imaginando que seria somente por causa do movimento da caixa em ponto morto, mas que não tinha força pra girar quando o sistema fica "pesado".
Já havia visto isso num carro pequeno numa oficina, era um gol quadrado... o cara levantou a dianteira com o carro ligado, e as rodas começaram a girar, com o câmbio em ponto morto...

Alguma explicação decente?

Obrigado!

Normal.

[]´

Sergio Rocha
24/04/2010, 18:31
Acabei de trocar o piloto e revisar o cambio.....sei lá...

Acho que vou abrir de novo e colocar um terço, uma figa e uma ferradura dentro dele...

Angelo

Se está esquentando é por estar com pouca folga.Eu lembro de que quando ela estava sendo montada,eu estava na oficina e comentei isso, achei que tava muito justa e o Chapéu tb achou, aí ele deixou com folga.Não sei se mesmo assim ainda ficou muito justa.

Só acontece quando vc está na trilha ?

[]´

Jacimar
24/04/2010, 20:06
Gostaria de contar o que aconteceu comigo hoje... levantei a viatura para lavar, levantei as 4 rodas... e num dado momento, liguei o motor, e o cardã mais as pontas de eixo começaram a rodar, isso é normal? Só lembrando que havia retirado os tambores das rodas (os 4 são a tambor, ainda). Mas quando montei as rodas, ou seja, coloquei os tambores e as rodas parou, fiquei imaginando que seria somente por causa do movimento da caixa em ponto morto, mas que não tinha força pra girar quando o sistema fica "pesado".
Já havia visto isso num carro pequeno numa oficina, era um gol quadrado... o cara levantou a dianteira com o carro ligado, e as rodas começaram a girar, com o câmbio em ponto morto...

Alguma explicação decente?

Obrigado!

Boa noite prezado ! se eh decente nao sei, mas lah vai : com o motor funcionando o eixo piloto gira, e devido a viscosidade do oleo transmite esse movimento aos outros elementos do cambio, como em um conversor de torque, obviamente devido ao diferencial as rodas giraram ao contrario, nao foi ? um abraco !

aareal
24/04/2010, 21:58
Angelo

Se está esquentando é por estar com pouca folga.Eu lembro de que quando ela estava sendo montada,eu estava na oficina e comentei isso, achei que tava muito justa e o Chapéu tb achou, aí ele deixou com folga.Não sei se mesmo assim ainda ficou muito justa.

Só acontece quando vc está na trilha ?

[]´

Só. As duas vezes na mesma situação. Descida reduzido e e lento, só no embalo.

O estranho é que o primeiro sintoma é a embreagem patinando. Depois quando se tenta desengatar não vai. Parece embreagem, mas quando se desengata e vai virar o carro, fica como se estivesse engrenado.

Foi igual na maxilulu. Me puxaram para trás e tudo se normalizou.

Agora: dá para confiar???

Sergio Rocha
24/04/2010, 23:24
Será quenão é a tampa da caixa que faz ficar engrenado ?

[]´:pensativo:

Pablo.pinto2007
25/04/2010, 16:43
Boa noite prezado ! se eh decente nao sei, mas lah vai : com o motor funcionando o eixo piloto gira, e devido a viscosidade do oleo transmite esse movimento aos outros elementos do cambio, como em um conversor de torque, obviamente devido ao diferencial as rodas giraram ao contrario, nao foi ? um abraco !

Foi o que eu imaginei... não me toquei se rodava ao contrário, só sei que rodava...
Abraços aliviados!!!

Inté mais!

aareal
25/04/2010, 20:28
Será quenão é a tampa da caixa que faz ficar engrenado ?

[]´:pensativo:

Acho que não. Fica como se estivesse engrenado e meia embreagem apertada. Chega a morrer, mas não andar.

chinelao4x4
09/11/2011, 21:09
ativando o topico

depois de uns meses parado, voltei a rodar depois da reforma de chassis e adp. molas toy, sexta passada fiz o teste, liguei traçao, reduzida, e testei o bloqueio dianteiro, subi barranco... tudo normal.
rodei sabado um pouco, domingo tambem, total de uns 15 km, hj estava andando e senti do nada uma vibração na avalanca de "dentes de engrenagens" ai, parei e senti que no ponto morto tambem fazia , e mesmo no ponto morto sentia que o jipe queria engatar....
fui pra casa , na ré foi quase impossivel por na garagem, pra frente com uns trancos e pesado foi.
á algum tempo vi minha t case com muito oleo,
eu tinha retirado a alavanca do cambio tambem, algum tempo e coloquei denovo, tem posição ?
uma ajuda ai pra este problema, não deixei quebrar nada, não fez barulho e não faz.......

edgar
10/11/2011, 10:35
bão, tirou a tampa e botou de volta. Se esta engatando as marchas é porque colocou direito. Mas seria interessante tirar a tampa do cambio de novo e verificar se os garfos estão bem presos, nas devidas posições e se estão à 90º em relação à tampa. Vai que deixou a tampa la num canto, o "ninguem" foi la e deixou ela cair ?
outra coisa são aquelas esferas/molas que tem na tampa do cambio...veja se não estão muito avalizadas, se as molas ainda existem....
Vejo muitas arrumações de cambio, mas não vejo revisão de tampa do cambio.

chinelao4x4
10/11/2011, 12:56
problema resolvido...
por ficar fora do jipe algum tempo, o oleo td do cambio desceu pra t case, que estava ate a boca de oleo...
esgotei ate o nivel, repuz na cambio e add mais 2 litros,... levantei o jipe engatei, pra frente mais ou menos blz, a ré , com muito tranco,
fui ate a oficina a pé, e o mec. disse, colou os sincronizados, ta um "pau" ni jipe que volta, tirei de re´da garagem, com trancos mesmo, e fui dar uma volta, sai devagar em 1, depois 2, e fui rodando, ai... fiz o aconcelho, sempre esticando e reduzindo a 2 , 3 e 4,
ai tentei dar ré , sem problemas..... kkkkkk , falta de oleo, e depois da aceleradas boas, normal novamente...

calhiandro
10/11/2011, 13:35
Agora so falta um vídeo para agente vê como ficou a viatura!

Aristides Jr
07/11/2017, 10:27
Faz tempo que ninguém posta aqui, mas estou com problema semelhante:- Meu Jeep 51 mecânica original, 3 marchas 1a seca, vazava muito oleo, de cambio, então foi ficando difícil de engatar principalmente e 1a e a ré. Achei que o óleo teria contaminado o disco da embreagem e estaria agarrando, pois mesmo pisando tudo na embreagem dava para sentir que ele estava engrenado. Tentei regular mas acabei deixando cair o garfo dentro da caixa seca. Daí baixei o cambio. Mandei dar um passe no volante, instalei platô, disco, colar, garfo e cabo novos, naquele bloco deslizante onde pega a ponta do garfo enchi de solda e retifiquei. O cambio funcionava bem, por conta dos vazamentos desmontei, aproveitei para ajustar a tampa, substitui as molas das esferas, na alavanca, enchi e retifiquei a bola em cima e o quadrado que acopla nos garfos, na caixa, troquei juntas retentores e os dois rolamentos e roletes do piloto, a folga no conjunto 2a/3a estava perto de um milímetro, mudei o calço que vai atras da 2a e resultou com 5 décimos. No T-Case, desmontei parcial! Não mexi no pino Chorão nem nos rolamentos conicos, troquei juntas e retentores, troquei as molas das esferas e também ajustei as duas alavanca. Muita veda rosca nos parafusos "molhados", Montei tudo utilizando nas juntas silicone de alta temperatura, abastecí com oleo 25w60 Texaco Viscus.
Desculpem o texto longo!
Agora os problemas em que peço ajuda dos amigos:-
Esqueci de montar uma arruela fina que vai junto com os roletes dentro do eixo piloto.
Só andei um pouco mas;
Continua agarrado (como antes) engrena arranhando e mesmo pisando até o final da embreagem ele parece engrenado;
Está difícil de engatar a 2a e a 3a;
Está vazando no eixo do pino chorão do lado que não tem o parafuso e trava;
Pergunto para os especialistas:-
Regulei o cabo até ficar sem folga nenhuma, encostando nas unhas do platô, acionei o pedal até o final e medi o quanto desliza o bloco do colar e o curso todo foi 13mm é normal? me parece pouco!
Meu balancim e acionamentos estão folgados e o pedal é pesado de doer a perna!
Desde já agradeço se puderem me ajudar.

Aristides Jr
08/11/2017, 18:13
Pessoal quem puder me ajudar!
Andei mais um pouco com o Jeep e reparei que ao engatar o 4x4 a alavanca fica presa quase impossível de puxar de volta para 4x2!
As marchas parecem que estão melhorando a cada vez que ando, agora só a 2a que conforme o tempo está difícil de engatar!
Me passa a impressão de que o engrenamento que sinto não é na embreagem e sim no t-case?
É possível?
Esta parte eu desmontei parcial, apenas para trocar as juntas e retentores, também troquei as molas das esferas das alavanquinhas.

Aristides Jr
21/11/2017, 17:12
Ainda estou precisando de ajuda!
Fiz um ajuste no carburador que estava um pouco acelerado, e novamente andei mais um pouco, está melhorando a parte de engrenamento de marchas, a segunda está cada vez melhor, parece que o cambio vai se salvar!
-> Ainda sinto o engrenamento mesmo com o pedal da embreagem totalmente acionado
-> Também começou a acontecer foi escapar a marcha na alavanca da reduzida, acho que a mola que troquei ficou com pouca pressão, e com o movimento do Jeep e o "peso" da coifa, as vezes a alavanca "sobe" para neutro.
Alguem sabe se encontro para venda estas molas e esferas, são duas nos eixos da tampa e duas nas alavanquinhas?

Aristides Jr
15/03/2018, 18:06
Olá pessoal! Substituí a mola da alavanca de reduzida por uma mais forte e o problema de escapar para o neutro ficou resolvido!
Para andar também já está melhor! O problema que persiste é o vazamento de óleo na ponta do eixo do pino chorão!