Ver Versão Completa : Dúvida câmbio normal x reduzida
Srs. jeepeiros, me ajudem a entender se não estou sendo enganado pelo mecânico:
Meu câmbio 4 marchas do OHC raspava as marchas. O mecânico falou que era só trocar o sincronizado.
Pois então gastei os 100 reais de peças e mandei ele fazer o serviço.
Depois que ele desmontou, disse que eu teria que fazer o câmbio da reduzida inteiro pois ele estava com problemas.
Vi que ficava mais de 1 mil reais pra fazer e mandei fechar sem fazer, só trocando os sincronizados, pois andando não dava problemas - e estou sem dinheiro pra mexer nisso agora.
Só que o mecânico falou que não dá pra montar de novo, porque está tudo muito gasto e começou aquela briga: se era pra trocar o sincronizado, por que mexer na reduzida? Essa é a grande dúvida.
O mecânico afirma que não há como trocar o sincronizado sem mexer na reduzida. É isso mesmo? Ele está certo? Ou está tentando me enganar pra faturar uns extras? Ele quer trocar tudo, inclusive o o carretel e o eixo entalhado. O jeep está parado há 15 dias e eu só brigando com o mecânico.:x
Srs. jeepeiros, me ajudem a entender se não estou sendo enganado pelo mecânico:
Meu câmbio 4 marchas do OHC raspava as marchas. O mecânico falou que era só trocar o sincronizado.
Pois então gastei os 100 reais de peças e mandei ele fazer o serviço.
Depois que ele desmontou, disse que eu teria que fazer o câmbio da reduzida inteiro pois ele estava com problemas.
Vi que ficava mais de 1 mil reais pra fazer e mandei fechar sem fazer, só trocando os sincronizados, pois andando não dava problemas - e estou sem dinheiro pra mexer nisso agora.
Só que o mecânico falou que não dá pra montar de novo, porque está tudo muito gasto e começou aquela briga: se era pra trocar o sincronizado, por que mexer na reduzida? Essa é a grande dúvida.
O mecânico afirma que não há como trocar o sincronizado sem mexer na reduzida. É isso mesmo? Ele está certo? Ou está tentando me enganar pra faturar uns extras? Ele quer trocar tudo, inclusive o o carretel e o eixo entalhado. O jeep está parado há 15 dias e eu só brigando com o mecânico.:x
Bom dia prezado ! nao entendo muito de cambio, mas de mecanico pilantra eu entendo . . . muito suspeita essa afirmacao dele, poucas coisas nao podem ser desmontadas e montadas de novo - sem mexer - o cambio eh razoavelmente simples e nao tem misterio . . . peco desculpas ao seu mecanico se eu estiver falando bobagem, os mais experientes com certeza vao esclarecer para nos . . . a proposito : trocou sua embreagem ? eu troquei a minha e ficou file, retorno ao trabalho na quinta-feira e coloco as fotos, vai ver o trabalhao que deu . . . um abraco !
Bom dia prezado ! nao entendo muito de cambio, mas de mecanico pilantra eu entendo . . . muito suspeita essa afirmacao dele, poucas coisas nao podem ser desmontadas e montadas de novo - sem mexer - o cambio eh razoavelmente simples e nao tem misterio . . . peco desculpas ao seu mecanico se eu estiver falando bobagem, os mais experientes com certeza vao esclarecer para nos . . . a proposito : trocou sua embreagem ? eu troquei a minha e ficou file, retorno ao trabalho na quinta-feira e coloco as fotos, vai ver o trabalhao que deu . . . um abraco !
Então, Jacimar, tudo começou com a troca da embreagem. Como raspava as marchas o mecânico sugeriu trocar os sincronizados, porque seria uma mão de obra só para montar e desmontar. Agora está tudo aberto, sem câmbio e sem embreagem. Mas a parte da embreagem já está resolvida, é só montar. Falta essa questão do câmbio que estou achando muito estranha.
Flaibam é mentira isso
primeiro que a caixa de cambio é uma coisa e a caixa de reduzida ';e outra coisa
o cara ou não sabe o que está fazendo e é terrivel isso ou ele tá de muita má fé
pra vc entender melhor a reduzzida willys é uma caixa fechada que se desmontado de modo correto não precisa fazer absolutamente nada no máximo fica uma engrenagem dela no eixo do cambio e isso dá sim pra re-montar a não ser que o idiota abriu a reduzida toda pra fazer o cambio.
Por isso é melhor levar numa oficina de confiança...
corre o riscod o imbecil trocar peças da sua reduzida tb...
se quiser rpocure o kit completo de reduzida no www.garra4x4.com.br e já que ele é bem esperto seja mais, fale que vc dará as peças.
fotos pra vc entender comos ai do cambio:
http://www.novak-adapt.com/images/pics/transfer_cases/dana_18_transfer_case.jpg
http://www.novak-adapt.com/images/pics/transfer_cases/dana_18_input_gear_thru_pto_port.jpg
http://www.novak-adapt.com/images/pics/transfer_cases/dana_18_underside_open.jpg
Flaibam é mentira isso
primeiro que a caixa de cambio é uma coisa e a caixa de reduzida ';e outra coisa
o cara ou não sabe o que está fazendo e é terrivel isso ou ele tá de muita má fé
pra vc entender melhor a reduzzida willys é uma caixa fechada que se desmontado de modo correto não precisa fazer absolutamente nada no máximo fica uma engrenagem dela no eixo do cambio e isso dá sim pra re-montar a não ser que o idiota abriu a reduzida toda pra fazer o cambio.
Por isso é melhor levar numa oficina de confiança...
corre o riscod o imbecil trocar peças da sua reduzida tb...
se quiser rpocure o kit completo de reduzida no www.garra4x4.com.br e já que ele é bem esperto seja mais, fale que vc dará as peças.
fotos pra vc entender comos ai do cambio:
http://www.novak-adapt.com/images/pics/transfer_cases/dana_18_transfer_case.jpg
http://www.novak-adapt.com/images/pics/transfer_cases/dana_18_input_gear_thru_pto_port.jpg
http://www.novak-adapt.com/images/pics/transfer_cases/dana_18_underside_open.jpg
Rubens,
Essas imagens são da caixa de trasferencia (tração e redução) correto?
O cambio mesmo fica do lado esquerdo na 1ª foto...
flaibam
o cambio é uma coisa a cx de trasferencia é outra...o meu caso o mec tirou o cambio abriu .....montou e agora que vai abrir cx de trasferencia para revisao
Srs. jeepeiros, me ajudem a entender se não estou sendo enganado pelo mecânico:
Meu câmbio 4 marchas do OHC raspava as marchas. O mecânico falou que era só trocar o sincronizado.
Pois então gastei os 100 reais de peças e mandei ele fazer o serviço.
Depois que ele desmontou, disse que eu teria que fazer o câmbio da reduzida inteiro pois ele estava com problemas.
Vi que ficava mais de 1 mil reais pra fazer e mandei fechar sem fazer, só trocando os sincronizados, pois andando não dava problemas - e estou sem dinheiro pra mexer nisso agora.
Só que o mecânico falou que não dá pra montar de novo, porque está tudo muito gasto e começou aquela briga: se era pra trocar o sincronizado, por que mexer na reduzida? Essa é a grande dúvida.
O mecânico afirma que não há como trocar o sincronizado sem mexer na reduzida. É isso mesmo? Ele está certo? Ou está tentando me enganar pra faturar uns extras? Ele quer trocar tudo, inclusive o o carretel e o eixo entalhado. O jeep está parado há 15 dias e eu só brigando com o mecânico.:x
É exatamente como o colega disse, caixa de cambio é uma peça e a caixa montanha (reduzida) é outra, a revisao de uma é completamente independente da outra.
O ideal realmente seria fazer uma revisao nas duas, justamente para aproveitar que estão fora, contudo se a reduzida nao apresentava nenhum tipo de problema (roncos ou engrenagesns desacoplando), vc pode perfeitamente revisar apenas a caixa de cambio.
Lembro que para trocar os aneis sincronizados não é necessário a desmontagem da reduzida, e se ele fez isso sem sua autorização tem algo estranho, e mesmo assim a remontagem é possivel e deve ficar exatamente como estava antes da desmontagem, sendo que apenas as juntas nao poderao ser reaproveitadas.
Fique atento, o carretel da reduzida é a peça mais cara do sistema, se for original então é uma relíquea, e dura muito mais que uma nova genérica.
Sergio Rocha
20/04/2010, 15:35
Se o cara não sabe o que é a reduzida e a caixa de marchas, tira o carro de lá, mesmo desmontado, e leva pra outro lugar.
[]´
....
Fique atento, o carretel da reduzida é a peça mais cara do sistema, se for original então é uma relíquea, e dura muito mais que uma nova genérica.
Então, veja só a lista de peças que ele me pediu para comprar. Em vermelho, as peças mais caras:
1 Rabicho do retentor
1 jogo de calço de câmbio
1 rolamento redução 6206
1 jogo de calço de redução
1 garfo 1ª e 2ª
1 garfo 3ª e 4ª
1 carretel de redução
1 jogo de roletes carretel da redução
1 rolamento primário
1 eixo entalhado
1 rolamento secundário
olha flaibam, procure a opnião de outro mecânico.
se a reduzida estava normal antes da manutenção na caixa n teria motivo para ele trocar tantas peças. o carretel e o eixo entalhado estivesem com problemas vc sentiria com ele andando. n se esqueça que quando falamos em reduzida( o nome + correto caixa de transferencia) ela n é so utilizada quando ligamas a reduzida em si, mas sim em qualquer locomoção, a caixa de transferencia é como um cambio de 2 velocidades em que uma é 1:1 e outra 2,46:1( se n me falhe a memoria). Então ja estaria apresentando algum defeito no andar do jeep.
Então, veja só a lista de peças que ele me pediu para comprar. Em vermelho, as peças mais caras:
1 Rabicho do retentor
1 jogo de calço de câmbio
1 rolamento redução 6206
1 jogo de calço de redução
1 garfo 1ª e 2ª
1 garfo 3ª e 4ª
1 carretel de redução
1 jogo de roletes carretel da redução
1 rolamento primário
1 eixo entalhado
1 rolamento secundário
Flaiban, vc poderia dizer quem é esse meca pra gente aki ficar mais esperto? se nao quiser dizer aqui e puder me falar no privado gostaria de saber pra correr longe..
boa sorte ai
Flaiban, vc poderia dizer quem é esse meca pra gente aki ficar mais esperto? se nao quiser dizer aqui e puder me falar no privado gostaria de saber pra correr longe..
boa sorte ai
Sem problemas: O nome é Vitório, fica entre Campinas e Valinhos...na avenida.
poxa.. esse eu não conheço.. to mandando ultimamente fazer os trampos no Willian .. to gostando.. trampo bem feito
Pablo.pinto2007
21/04/2010, 12:27
Tira sua viatura de lá... de qualquer jeito, mas confira se está levando todas as peças, pois se seu jeep andava sem maiores barulhos antes de encostar na ofcina, com certeza o cara está querendo capar suas peças, com todas essas peças ele motará outra caixa de transferência...
Os sincronizadores são peças independentes da transferência... a troca dos mesmos realmente é indicada quando as marchas arranham... mas nem sempre precisa trocar todos, pois veja se todas as marchas arranham o problema como já foi diagnosticado pode ser a embreagem...
Vê la direitinho... geralmente nunca se troca tantas peças assim... a não ser que seu cj estivesse já detonado... o que penso não ser o caso.
Na dúvida tira umas fotos das peças, por exemplo dos garfos, e posta aqui que com certeza algum especialista dirá se realmente precisa trocar.
Ah! É o primeiro serviço que está fazendo com esse mecânico? se for pode dar Adeus, mas se for de confiança seu... pense seriamente na hipótese, mas o cara dizer que não pode montar uma sem trocar as peças da outra, é put@ria já...
Só pra você se situar, recentemente, a carcaça traseira do meu câmbio trincou devido um parafuso do trambulador ter caído dentro, então desmontei eu mesmo tudo... e a reduzida sequer foi mechida, a não ser pra tirar a engrenagem que vem do câmbio.... nem o óleo da caixa de transferencia eu arreei...
Abraços! e estamos aqui!
Pedrão B.
21/04/2010, 19:09
Flaibam,
Ou esse cara se emocionou na hora de desmontar as coisas ou ele não sabe mesmo.
Esses dias revisei minha caixa de transferência inteira, eu mesmo.
Posso dizer sem modéstia que ficou perfeita, troquei todos os rolamentos, retentores, eliminei o sistema de roletes do pino chorão, troquei a bucha do eixo entalhado, onde entra o eixo da tração, fiz tudo nos míííniiimos detalhes.
Inclusive mandei fazer aquelas chapas de calço, que servem para ajustar a folga da engrenagem no eixo entalhado, através do rolamento cônico.
Até tinta especial para pintá-la interna/externamente, para que o óleo quente não desplaque a tinta, e ela proteja o ferro fundido da carcaça contra oxidação.
Esse mecânico está se enrolando, ou te enrolando.
Uma coisa que acho importante, é, antes de contratar os serviços de um mecânico que não seja de confiança, é pesquisar sobre o assunto, hoje com a internet isso é muito facíl, pois é na leiguice das pessoas que maus profissionais, veêm a oportunidade de ganhar um $ à mais.
Boa sorte!
[]'s
[]'s
Flaibam,
.....Uma coisa que acho importante, é, antes de contratar os serviços de um mecânico que não seja de confiança, é pesquisar sobre o assunto, hoje com a internet isso é muito facíl, pois é na leiguice das pessoas que maus profissionais, veêm a oportunidade de ganhar um $ à mais.
Boa sorte!
[]'s
[]'s
Pedrão, o mecânico que ia fazer a embreagem "era" de confiança. Ele disse que não mexia em câmbio e mandou pra outro, só pra trocar o sincronizado. Esse outro que se chama Vitório e fica na Avenida entre Campinas e Valinhos, eu não conheço. Só que o mecânico que era da minha confiança, comprou a briga do outro, dizendo que o cara é especialista em câmbio e eu não entendo nada (ainda tive que ouvir isso!).
Fui na oficina em que estava o câmbio e retirei todas peças de lá. Não sou especialista, mas aparentemente o carretel da reduzida está bom e ele não desmontou o eixo entalhado. O sincronizado estava moído, de fato, tanto que apresentava problema. Estou atrás de especialistas, agora, para saber o que dá para aproveitar do monte de peças que está no porta-malas do carro!
Treme Terra
22/04/2010, 23:41
O que costuma danificar no carretel da reduzida é na parte interna onde vão os roletes e o pino, não perca tempo trocando estas peças. Aproveite o carretel, que é uma peça relativamente cara, e instale um kit de rolamentos. Vc encontra este kit na Garra4x4, na Donnati, na Gama etc....
Baixe o manual de manutenção na seção de downloads aqui no forum e, com um pouquinho de conhecimento em mecanica vc mesmo pode fazer o serviço na reduzida.
Treme Terra
22/04/2010, 23:56
Estive olhando a relação de peças solicitadas pos seu mecanico:
1 Rabicho do retentor (?????)
1 jogo de calço de câmbio
1 rolamento redução 6206
1 jogo de calço de redução (se vc for usar o pino com rolamentos não precisa utilizar)
1 garfo 1ª e 2ª (só se estiverem desgastados ou empenados, tenho duvidas)
1 garfo 3ª e 4ª (só se estiverem desgastados ou empenados, tenho duvidas)
1 carretel de redução (se vc for usar o pino com rolamentos não precisa trocar, a não ser que esteja com dentes degastados ou quebrados)
1 jogo de roletes carretel da redução (se vc for usar o pino com rolamentos não precisa trocar)
1 rolamento primário (????)
1 eixo entalhado ( do cambio ou da reduzida???? Se for o do cambio dificilmente dá defeito, a não ser que a ponta onde vai os roletes no eixo piloto tenha desgaste, se for o da reduzida dificilmente da defeito)
1 rolamento secundário (????)
E os anés sincronizadores, e os retens dos aneis sincronizadores não vai trocar?
Um cuidado na montagem deste cambio deve ser atentado quanto a um calço que existe no rolamento do eixo piloto, se for montado errado os aneis sincronizadores da 3ª e 4ª vão pro espaço, veja o manual deste cambio ok.
Estive olhando a relação de peças solicitadas pos seu mecanico:
1 Rabicho do retentor (?????)
1 jogo de calço de câmbio
1 rolamento redução 6206
1 jogo de calço de redução (se vc for usar o pino com rolamentos não precisa utilizar)
1 garfo 1ª e 2ª (só se estiverem desgastados ou empenados, tenho duvidas)
1 garfo 3ª e 4ª (só se estiverem desgastados ou empenados, tenho duvidas)
1 carretel de redução (se vc for usar o pino com rolamentos não precisa trocar, a não ser que esteja com dentes degastados ou quebrados)
1 jogo de roletes carretel da redução (se vc for usar o pino com rolamentos não precisa trocar)
1 rolamento primário (????)
1 eixo entalhado ( do cambio ou da reduzida???? Se for o do cambio dificilmente dá defeito, a não ser que a ponta onde vai os roletes no eixo piloto tenha desgaste, se for o da reduzida dificilmente da defeito)
1 rolamento secundário (????)
E os anés sincronizadores, e os retens dos aneis sincronizadores não vai trocar?....
Levei o câmbio em outro mecânico hoje pela manhã. Além dos anéis sincronizados, ele vai trocar apenas o pino chorão e o eixo entalhado (mais rententores, etc...). Mas disse que se não tivesse sido desmontada, a reduzida estaria funcionando sem problemas (e estava).
Eu quase caio no conto do mecânico espertão. Por sorte, o Marcão, dono da loja de auto-peças, não quis me vender as peças solicitadas. Mandou eu levar o câmbio em outra oficina. Se o dono da loja só quisesse lucro, eu teria me ferrado legal. Ele preferiu não vender as peças e me orientou a fazer a coisa certa. Ou seja: ainda tem gente honesta nesse mundo.
Sem querer tumultuar.....
Existe algum topico aberto comentando dos BONS MECANICOS QUE EXISTEM EM SP...?? Assim evitamos de cair na labia dos "espertões"
fendrich
23/04/2010, 11:54
Não só dos bons, mas também dos não-tão-honestos...
Sem querer tumultuar.....
Existe algum topico aberto comentando dos BONS MECANICOS QUE EXISTEM EM SP...?? Assim evitamos de cair na labia dos "espertões"
Nino, até que sua ideia seria boa, mas não sei até onde é legalmente viável (difamação e calúnia ainda dá cadeia nesse país...) :stop: Para fazer um ranking teríamos que ter laudos técnicos comprovando as armações dos "espertões". Taxar uma oficina de "trambiqueira" pode ser considerado crime, se você não tiver as provas.
Por isso não ofendi o mecânico que tentou me enganar.:discordo:
Só pra completar, mesmo tirando o câmbio dessa oficina, eu perdi, pois vou ter que pagar a montagem de algo que não precisava ter sido feito. E não adianta querer cobrar do cara errado, não vou receber nunca. Prejuízo na carteira, infelizmente.:neutral::parede:
fendrich
23/04/2010, 12:02
Flaibam,
Acho que dizer "mecânico que gostei: X, Y, Z" e "mecânico que não gostei: A, B e C" não pode ser considerado crime de calúnia ou difamação...
Nino, até que sua ideia seria boa, mas não sei até onde é legalmente viável (difamação e calúnia ainda dá cadeia nesse país...) :stop: Para fazer um ranking teríamos que ter laudos técnicos comprovando as armações dos "espertões". Taxar uma oficina de "trambiqueira" pode ser considerado crime, se você não tiver as provas.
Por isso não ofendi o mecânico que tentou me enganar.:discordo:
Só pra completar, mesmo tirando o câmbio dessa oficina, eu perdi, pois vou ter que pagar a montagem de algo que não precisava ter sido feito. E não adianta querer cobrar do cara errado, não vou receber nunca. Prejuízo na carteira, infelizmente.:neutral::parede:
Bom... a minha ideia não é fazer uma PROPAGANDA NEGATIVA....
a ideia seria criar um topico tipo "EU RECOMENDO" e citar o que foi feito, o tempo que demorou... como ficou o serviço
É como o Fredich comentou..... talvez num seja nem necessario falar dos "NÃO RECOMENDADOS"...para não prejudicar (se o profissional tá perdendo cliente... logico que ele vai mudar o comportamento/postura)
Processo??!!!
...FALAR QUE NÃO GOSTOU DO SERVIÇO é direito do consumidor... por isso tem um site RECLAME AQUI
..temos que ver com um dos moderadores para ver se é possivel criar um topico "EU RECOMENDO"
Mas estamos saindo do assunto do topico...(UM POUCO)
**Bagunçando o seu topico FLAIBAM....
Abraço lameiros
Senhores achei o que estavamos propondo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5021&highlight=jumelos
Pessoal, só para posicionar aqueles que aqui participaram -e os futuros que poderão ter problemas - Retirei o câmbio da Oficina do Vitório (entre Campinas e Valinhos) e levei-o para o Roberto, no bairro São Quirino. No caminho, parei numa loja de peças e um mecânico que estava lá queria comprar meu câmbio pelo preço da manutenção. Ou seja, atestou que estava bom. O Roberto (mecânico) queria saber o porquê de terem desmontado a reduzida, se o problema era no sincronizado.
Bati boca com o outro Vitório (acreditem, tinha dois mecânicos em oficinas diferentes com esse mesmo nome). Esse me garantiu que o seu xará, do câmbio, estava com a razão. Pra encurtar a história, paguei 50 reais pra tirar meu câmbio de uma oficina e 100 reais pra tirar meu jeep de outra. Pra piorar, eu já tinha comprado peças e na oficina do Vitório do Taquaral (Campinas), ainda tive roubado peças e dois litros de óleo de câmbio que eu tinha levado.
Portanto, o Vitório que trabalha com câmbio na avenida entre Campinas e Valinhos tentou me enganar e o Vitório, que tem uma oficina do Taquaral, sumiu com peças e produtos que eu já tinha comprado para a manutenção.
E ainda perdi 150 reais para recuperar o que era meu.
Foi para esse tipo de pessoa que criaram a lei do desarmamento. Ah, se eu pudesse....!
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