Ver Versão Completa : Ford explorer limited 2000 no gnv
LucianoCtba
18/04/2010, 20:26
Boa noite
Apos procurar muito achei uma Explorer Limited 2000 muito nova, super conservada funcionando tudo porem ela ta com kit GNV de 3º geração, vi que a instalação foi bem feita nem da para perceber que tem GNV, o motor continua muito forte, mas quando entra a gasolina parece ate o carro do Mad Max da pra sentir a força do V8, o meu receio é o seguinte, o GNV pode prejudicar o motor, cambio, ou componentes do cambio pois tem uma oficina de curitiba que nem dao garantia no serviço do cambio se o carro tiver GNV.
Aguardo as orientações.
O dono desta que esta me vendendo achou acho que uma galinha morta uma 2002 por R$ 26.000
Mas a ford nao parou de importar a Explorer em 2001?
Voltou em 2004 e trouxe se não me engano ate 2006/2007.
Ja ouvi este lance do cambio...
Mas não possote falar nada. Deconheço o que causaria oproblema.
Tenho uma manual e ja rodou 50.000 no gaz.
V6 1997.
O gaz nao detona o motor. So usar gasolina na partida para "moiar o bico" e na hora de guardar.
Carrão, com v8tão, pais pobretão, pinta o medão e ninguem compra não.
Logo o preço é este mesmo...
Pequeno jr
18/04/2010, 23:42
Essa questão é fogo.
Estou ajudando um amigo do trabalho para adquirir uma viatura SUV, gas, 6cc e 4x4. As opções são Blazer executive, Explorer e Cherokee. É bem certo que ele vai comprar de preferência em SP ou RJ uma viatura destas já com GNV.
A questão é mais o medo de comprar uma explorer e não achar peças, preços exorbitantes e etc.
Não me recordo o nome do forista que comprou uma destas limited 8cc e dizendo ele, era mais economica que a 6cc quando se andava na manha.
Pequeno:
As peças com exeção do motor e cambio são da ranger (98 10).
juliano muller
19/04/2010, 22:59
Bão! Eu tenho uma e confesso que as vezes penso na possibilidade de botar um GNV na Danada, mas fico meio cabrero!:pensativo:
Prefiro nao arriscar! :pipoca:
Abraço...:concordo:
LucianoCtba
25/04/2010, 17:40
Qual o consumo dela urbano e estrada, tenho visto cada consumo, uns falam que faz 5 urbano e 8 estrada na gasolina, outros dizem que faz 7 urbano e 11 estrada, segundo o proprietario e que o motor é inteligente so entra os outros 2 pistoes quando exigimos o motor. Nao acreditei, mas a que encontrei ja ta no GNV tem algum problema?
gutoxj98
25/04/2010, 18:31
Qual o consumo dela urbano e estrada, tenho visto cada consumo, uns falam que faz 5 urbano e 8 estrada na gasolina, outros dizem que faz 7 urbano e 11 estrada, segundo o proprietario e que o motor é inteligente so entra os outros 2 pistoes quando exigimos o motor. Nao acreditei, mas a que encontrei ja ta no GNV tem algum problema?
Nao sei se ajuda, mas tive uma XJ ( Cherokee Sport ) com GNV e andei aproximadamente uns 50 mil com ela com GNV e depois vendi.
Em resumo financeiramente é muito bom nestes carros beberrões, os fatos ruins que vejo são :
Perda de potencia...uns 25 %
Perda de Metade do Porta Malas
Abastecer toda hora dependendo do uso...
Prós :
MUITA Economia de dinheiro quando comparado andar so na gasoza.
Aumenta sua Autonomia ( pois terá GNV + Gasolina )
Desconto no IPVA ( SP 25% - RJ 75% )
Detalhes a serem observados :
SEMPRE ligar na gasolina, esperar esquentar ai sim andar no GNV.
Intervalo Menor nas trocas de Óleo
Combustivel mais Fraco, com o tempo meu motor deu indicios de Tuchos ! nao sei porque !!!! e acredito sacrificar a CA tbem, sempre deixava o oleo da CA em dia......com trocas de 15 em 15 mil
Se o carro já tem GNV, é observar se os redutores estão bons, velas e cabos, observar se existe variador de avanço no KIT, item bem importante para economia e potencia.
Já ouvi relatos de andarem com V6, V8 100 mil km e tudo em ordem......
Hoje eu não colocaria na minha WJ, pois somente uso nos FDS, caso tivesse ela para o dia dia, teria com certeza o GNV.......
no mais é isto......é muito preconceito contra o GNV, que é uma merda é......mas é uma merda que te faz economizar muito dinheiro em combustivel.... na cidade ...
Consumo GNV X Gasolina ( XJ )
Estrda : 11 KM/m3 X 9 a 9.5 KM/L
abs
LucianoCtba
25/04/2010, 19:20
Valeu pela resposta. Encontrei o anuncio que diz sobre este motor V8, conhece esta especificação, o detalhe e que ele dis que esta media é na gasolina se for verdade nem coloco GNV ta igual o focus 2.0
segue o anuncio
Retirada 0 km na ford lemar em julho de 2000, ela é ano/modelo 1999, está impecavel, o carro tem: - Motor 5.0 v8 inteligente (funciona 4cc > 6cc > 8cc), media na cidade 6.5km/l na estada 11km/l na media de 120km/h, motor totalmente original com 240hp -
gutoxj98
25/04/2010, 19:41
Valeu pela resposta. Encontrei o anuncio que diz sobre este motor V8, conhece esta especificação, o detalhe e que ele dis que esta media é na gasolina se for verdade nem coloco GNV ta igual o focus 2.0
segue o anuncio
Retirada 0 km na ford lemar em julho de 2000, ela é ano/modelo 1999, está impecavel, o carro tem: - Motor 5.0 v8 inteligente (funciona 4cc > 6cc > 8cc), media na cidade 6.5km/l na estada 11km/l na media de 120km/h, motor totalmente original com 240hp -
Se realmente for desta forma " economico e menos poluente " com certeza é show de bola, pois quando vc pede força ele liga os outros pistões !!!! show mesmo !!!!
Pra vc ter uma Idéia, a minha WJ 6cc 4.0 ta fazendo 10 a 9 L/100 km na estrada a 110 120 km/h, são 10 a 11 km/L com giro de 2000 RPM e mais silensioso que patinete encostado na parede !!!!
Para viagens é muito bom.....!!!!....
Desconheço esta inforamação de injeção inteligene...
lcdalzoc
26/04/2010, 08:31
[QUOTE=LucianoCtba;1147589]... segundo o proprietario e que o motor é inteligente so entra os outros 2 pistoes quando exigimos o motor...QUOTE]
O Hemi 5.7 MDS da Chrysler tem esse sistema, que desliga 4 dos 8 cilindros em situações de pouca solicitação... Mas isso na Explorer é conversa pra boi dormir...:discordo:
Perdoando a minha ignorância mecânica , mas somente o fato de não haver a injeção de combustível nos cilindros pelo gerenciamento , sem aliviamento ou abertura das válvulas nesses cilindros na hora da compressão não agiria como um "freio motor" parcial diminuindo o desempenho do motor nesses casos em que não há explosão nesses cilindros?
Italo Xavier Santos
05/05/2010, 10:21
A minha peguei com GNV a um ano, ela foi convertida em 2006 e hoje está com 174000 Km, motor sem problemas, em todas as trocas de óleo sempre sai limpinho, as únicas manutenções que tive foram comuns em carros com GNV (filtro de ar + Velas + cabos de vela) mas isso até em uno 1.0 no gnv tem uma vida útil menor. As peças são mutio fáceis de encontrar pois é quase tudo ranger 98<, com poucas excessões (CX automática + freio a disco na trazeira...) mas no mais só alegria...
segue o anuncio
Cara esse cara do anuncio é xavequeiro!!! Ela ainda esta a venda( acabei de ver) e não tem essa de 4cc e 6cc é SEMPRE VOitão!!! e outra a bichona é forte pacas, mas tem 218 cv não 240cv como esse louco fala!
abs
joao
juliano muller
14/07/2010, 22:46
A injecao da minha nao estudou muito não e é meio burra, faz todo mundo trabalhar ao mesmo tempo!rssss...:putz::putz:
Isso é lenda meeeesmo! Esse motor é de Maverick! É sempre V8 e na capitar é 4 por litro no pau da viola!
Abç...
Pois é Juliano!
é também o mesmo motor e câmbio do mustang (V8, lógico)
abraxx!
Em tempo: Juliano vc teve problemas com o aviso do "check engine"? a minha ta acesa mas o carro continua reloginho...
Pessal,
Também desconheço o esquema dos cilindros a menos. No meu entender é V8 direto.
A minha faz 5km/l na cidade e 6,5km/l na estrada, não sou santinho, mas também não fico esmerilhando. Sempre na gasosa.
Abraços Du.
juliano muller
15/07/2010, 22:16
Nunca tive problemas com o check engine do meu pau véio, mas acho que um bom escanner operado por um bom mecanico resolva facil facil! Nao esqueça que vc tem um Ford! E canadense ainda por cima!
Abraço...:concordo:
christian govastki
16/07/2010, 14:50
Du
Minha falecida Japiraca (F100 302V8 Motorcraft Bijet + câmbio de 4 marchas do Maverick + relação 3,54 (acho) + 31x10,5 Firestone ATX) nascida no longícuo ano de 1978 fazia aprazíveis 5 km/l em Brasília andando em qualquer condições (desde psicopata assassino a velhinha com 120 anos).
Faleceu em 1998 com a compra de um Corsa 1,0 (este fazia 15 km/l)
Resumindo, neste período todo o consumo do 302 não evoluiu nada...nem a injeção diminuiu a sede do 302, ali de eletrônico era só o rádio, pois até a ignição era a platinado.
Sinto saudades dela, só não da embreagem, dura que nem consigo imaginar o quanto...
Cristian,
Imagino que ainda bebe igual por muitos fatores:
A gasolina de hoje é muito pior, muito alcool.
É 4x4 direto.
Pneus mais largos.
Catalizador.
E talvez ainda seja mais pesada.
Mas que seria bom fazer uns 10 por litro, seria.
Abraços Du.
Melhorou sim, um Landau com esse motor fazia em torno de 2,5km/l na cidade e 3,8 na estrada tocando no acelerador e o Maverick 2,5 e 4,5km/l.
alexball
04/08/2010, 01:21
"eu queria um motor V8, o carro é acessório":dance:
desculpa me intrometer no papo, tenho uma Explorer Limited 2001 no gnv, faz 5/l, não tem jeito, no gnv a mesma coisa, pois o equipamento do gás tem que mandar mais combustível pra compensar a perda de torque, e não da potência, logo aqueles 30% de autonomia que vc ganharia com um câmbio manual no gás se vão para o espaço.
A minha está com 157.000km, fiz uma revisão da transmissão, troquei todo o óleo (é caro, em torno de 47 reais o litro, e é bom usar apenas o recomendado no manual, vão 14 litros) houve desgaste nas engrenagens da caixa segundo o mecânico, mas ele não sabe precisar quando vai ser necessário mexer, e tb não sou precisar se foi por causa do gnv (talvez o dono anterior nunca tenha feito a troca dos fluídos, o que é recomendável a cada 48mil), não esqueça de trocar também o filtro de óleo da transmissão (187reaiss na ford).
Em dois anos gastei uns 5.000R$ em manutenção normal e preventiva (freios, suspenção, fluídos, bateria, etc) e mais quatro pneus novos. fora isto troquei duas vezes a bomba dágua. Recomendação: água pro radiador não, somente fluido pra arrefecimento a base de etilenoglicol (famoso paraflu), em miúdos, 200 reais por meis com manutenção. Compensa o custo benefício, pois para comprar uma Ranger 0km o investimento será praticamente o dobro do valor da minha explorer, falando-se na ranger xlt 2.3 total flex, que irá fazer em torno de 7/litro na gasolina.
Agora uma dica: se quer economia, vai a pé ou de ônibus...V8 foi feito pra ter força e desempenho, uso a minha todo dia, rodo em torno de 2000km mensal e gasto por volta de 600 R$ de combustível, este é o preço pra ser um "feliz proprietário de um V8tão americano".
Tá no gnv por pouco tempo, vou comprar um carro menor, e dái uma mexidinha básica e um "kit blower" só pra ver se chga na casa dos 400cv (só pra dar uma esticadinha de vez em quando)
desculpa me intrometer no papo, tenho uma Explorer Limited 2001 no gnv, faz 5/l, não tem jeito, no gnv a mesma coisa, pois o equipamento do gás tem que mandar mais combustível pra compensar a perda de torque, e não da potência, logo aqueles 30% de autonomia que vc ganharia com um câmbio manual no gás se vão para o espaço.
A minha está com 157.000km, fiz uma revisão da transmissão, troquei todo o óleo (é caro, em torno de 47 reais o litro, e é bom usar apenas o recomendado no manual, vão 14 litros) houve desgaste nas engrenagens da caixa segundo o mecânico, mas ele não sabe precisar quando vai ser necessário mexer, e tb não sou precisar se foi por causa do gnv (talvez o dono anterior nunca tenha feito a troca dos fluídos, o que é recomendável a cada 48mil), não esqueça de trocar também o filtro de óleo da transmissão (187reaiss na ford).
Em dois anos gastei uns 5.000R$ em manutenção normal e preventiva (freios, suspenção, fluídos, bateria, etc) e mais quatro pneus novos. fora isto troquei duas vezes a bomba dágua. Recomendação: água pro radiador não, somente fluido pra arrefecimento a base de etilenoglicol (famoso paraflu), em miúdos, 200 reais por meis com manutenção. Compensa o custo benefício, pois para comprar uma Ranger 0km o investimento será praticamente o dobro do valor da minha explorer, falando-se na ranger xlt 2.3 total flex, que irá fazer em torno de 7/litro na gasolina.
Agora uma dica: se quer economia, vai a pé ou de ônibus...V8 foi feito pra ter força e desempenho, uso a minha todo dia, rodo em torno de 2000km mensal e gasto por volta de 600 R$ de combustível, este é o preço pra ser um "feliz proprietário de um V8tão americano".
Tá no gnv por pouco tempo, vou comprar um carro menor, e dái uma mexidinha básica e um "kit blower" só pra ver se chga na casa dos 400cv (só pra dar uma esticadinha de vez em quando)
Bem colocado Alexball!
Quando alguém fala sobre consumo ou economia falo que se quisesse isso andaria pé que é de graça, he he he!
abs
Se eu já acho o prazer de acelerar um V6 impagável, imagina um V8...
É MUITO melhor andar só o final de semana num V8 do que ficar todos os dias arrastando um 1.0.
Tinha um cara na comunidade Ranger que definia bem esse negócio dizendo: Quem gosta de motorzinho é dentista e de queimar óleo é pasteleiro.
alexball
05/08/2010, 13:11
Esqueci de dizer um detalhe, o motor V8 ford da explorer é o mesmo motor utilizado a décadas, vindo com os primeiros modelos de mustang.
SÃO MOTORES FEITOS PARA DURAR... com pode ser visto aqui no brasil com maverick e landau... o carro aprodrece, porém o motor continua funcionando, muitas vez beirando 600 mil km, já um motor mil duro em torno de 150 mil km...
Olá pessoal, já tive um explorer 94 auto no gnv e gostei muito do carro. Tive um problema no câmbio dela em viagem próximo a Ribeirão Preto, pois segundo me disseram não podia ter realizado a troca do GNV pra gasolina com o carro em movimento, e aí aconteceu que o conversor de torque foi pro espaço e jogou óleo pra todo lado! Acabei que vendi, e agora bateu a vontade de novo e tõ pensando em uma V8 ou mesmo uma V6 mais nova. Essa questão do gnv é polêmica demais, outro dia vi uma reportagem na TV de um consultor mecânico dizendo que o gnv é pra ser usado com consciência, o que me faltou por ignorância mesmo! Outra coisa me informaram é que o GNV pra esplorer V8 não funcionam bem. Será? Acho que isso depende do sistema GNV instalado e da qualidade do serviço na instalação, e também da manutenção e do uso correto do proprietário. Como disse, estou querendo compra uma V8 e se alguém tiver querendo vender e aceitar um carro na troca 1.0, tamos aí!
Não lembro onde, mas com certeza foi aqui no Fórum. Comentávam que a gasolina quando borrifada para dentro do cabeçote ajudava a baixar a temperatura no cabeçote e o GNV não teria esta característica, consequentemente atribuiam o uso do GNV à tricos no cabeçote. Chegaram a esta conclusão observando os relatos de problema de cabeçote. Quanto ao câmbio automático ou não também não consigo enchergar relação.
Abraços Du.
Alessandro,
03/12/2010, 17:38
Uma informação que tive sobre a relação do câmbio com GNV, seria que o gás detona antes da gasolina, resultando num leve adiantamento e que o câmbio interpreta como baixa compressão. Assim, para compensar a 'falta de força' a caixa funciona com mais fluído, se aquecendo e reduzindo a vida útil dos discos.
Não sei se há como verificar se essa detonação antecipada pode ser verificada em scanner, usando GNV. Creio que sim, assim como creio que exista componentes nos equipamentos de melhor qualidade que corrijam essa ocorrencia.
marcoacorreia
13/12/2011, 08:41
Olá, sei que faz tempo, mas quanto vc pagou na Bomba D'água? Estou trocando a minha! A minha tbm tem GNV e roda uns 4000m/mes com ela.
Ainda está com a sua?
marcoacorreia
24/04/2012, 01:29
Bom, posso dar meu testumunho sobre isso com catedrática no assunto. Comprei em Agosto/2011 uma Limited V8 gasolina e GNV, acontece que o antigo dono mal cuidava dele, quanto mais da explorer. O kit é de primeira geração ainda, e nunca foi feito manutenção adequada, e gasolina raramente ele usava.
Resultado: entre minhas viagens ao exterior a trabalho e ela parada na oficina, ainda não consegui ficar com o carro comigo mais de 35 dias seguidos. E ainda está na oficina.
O Cãmbio está em perfeito funcionamento até então, mas já tive que fazer cabeçote, bomba disso, bomba daquilo, atuador de marcha lenta, TODOS os bicos injetores, junta de motor, enfim...Já gastei mais de 7 mil no carro, e sei que muito disso é:
1) Minha ausência para resolver efetivamente o problema;
2) Mecânico curioso, vai na tentativa e erro;
3) Falta de manutenção correta do antigo dono;
Se Deus quiser, essa semana pego ela, e espero ter sorte de te-la comigo sem parar novamente, sem me deixar na mão, sem misturar GNV com gasolina, sem perder potência e etc...Não aguento mais, isso inclusive ajudou a acabar com meu casamento de 7 anos, enfim...
Com tudo isso eu digo, que vou gastar mais, arrancar tudo que lembre GNV nesse carro, readequar documentação e torcer muito, pois sei que essa Limited V8 é um carrão e para chegar nesse ponto, o cara foi muiiitoo relaxado e eu burro de comprar assim, mas já foi, vida que segue...
Portanto, eu na minha triste experiência NÃO RECOMENDO GNV na LIMITED V8, SE vc não sabe o real histórico do carro, mas em contra partida, vc le vários relatos de pessoas com V8 e GNV que nunca tiveram problemas....Vai saber!!
Abraços,
Alessandro,
24/04/2012, 10:03
Marco, kit de 1ª geração é pra motor 1000, e olha lá...
Infelizmente seu carro foi muito judiado e vc pagou a conta. O antigo dono é o extremo do mau exemplo.
Se ainda tiver problema com sua Xpl, veja a recomendação de bom mecânico aqui no forum e 'mande' o carro, seja pra qual cidade for. Ninguém merece ser cobaia de 'mexânicos'. Já tive carro com manutenção difícil e anualmente botava-o numa cegonha e depois de uma semana ia buscá-lo após uma revisão confiável, há 600 km de minha casa. Era um sossego impagável.
marcoacorreia
24/04/2012, 11:37
Alessandro,
Estou pensando nisso, mas preciso me desafogar desse prejuízo agora, e ver se a mocinha anda direitinho. Depois(breve) quero deixar ela na mão de quem entende de verdade...
Aproveitando, se tiverem recomendações de mecânicos BONS em campinas e região ou mesmo SP, sou todo ouvidos. Tem um amigo do fórum aqui que me indicou alguém em Indaiatuba senão me engano, mas perdi o contato. Se alguém souber...
Grande Abraço e obrigado por enquanto,
Marco
GustavoSC
16/12/2012, 00:30
Marco,
Também estou tirando o kit da minha v6. No meu caso a cidade que moro é pequena e não da tempo para esquentar o carro para depois mudar para o gás e depois voltar para a gasolina antes de desligar... Mas deu trincas no cabeçote e tenho certeza que se não rodar uns 1000km por mês, o gás não vale a pena devido as manutenções mais constantes, sem falar no alto preço do gás hoje em dia.
Abraço e boa sorte.