PDA

Ver Versão Completa : È o eixo ou o rolamento?

Américo
14/04/2010, 19:39
Caros amigos to a pouco mais de um mês com uma Band-90 curta e pra minha surpresa a roda dianteira esquerda ficou muito aberta ontem, quando fui verificar vi q na junção eixo/roda tem uma rachadura no fundo daquela peça q parece uma esfera grande q permite o esterçamento da roda, agora eu pergunto com medo da resposta de vcs, é o eixo q arrebentou ou aquilo é só um rolamento? To até com medo de levar no mecanico rodando pois pode arrebentar mais coisas e o preju ser maior, e pra completar vazou muto oleo pela bendita rachadura.

Abraços Américo

shuther4x4
14/04/2010, 20:30
Caros amigos to a pouco mais de um mês com uma Band-90 curta e pra minha surpresa a roda dianteira esquerda ficou muito aberta ontem, quando fui verificar vi q na junção eixo/roda tem uma rachadura no fundo daquela peça q parece uma esfera grande q permite o esterçamento da roda, agora eu pergunto com medo da resposta de vcs, é o eixo q arrebentou ou aquilo é só um rolamento? To até com medo de levar no mecanico rodando pois pode arrebentar mais coisas e o preju ser maior, e pra completar vazou muto oleo pela bendita rachadura.

Abraços Américo

Pelo que vc está falando é o munhão.
Mas dê uma olhada aqui que vc identifica a peça: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654&page=20
Abraços.

Fe_jipeiro
16/04/2010, 10:51
Olá Américo,

Pelo que vc esta falando, realmente parece a bola do munhão... Não ande mais com esse carro ate q seja arrumada ! pode causar acidente serio se ela partir totalmente !!

Se tiver q levar ao mecanico, conduza bem devagar e não vire a direção com a band parada, sempre em movimento, inclusive para manobras...

Obs: Msm sendo rolamentos, siga a dica acima, se nao quiser ter prejuizo maior !!

Obs 2: Tomo cuidado onde levará para conserto, as vezes compensa a troca da carcaça, pois sao poucos os torneiros que conseguem deixar o angulo correto, pois se este nao for correto a inclinacao da roda e do caster, pode ficar muito positivo ou negativo ....

Abs,

CARLOS SP
16/04/2010, 12:13
Prezado Américo
A que distância fica o mecânico?
Melhor não arriscar já que o prejuízo, no momento, é pequeno e pode forçar ou danificar outros componentes ou quem sabe um acidente. Vá de guincho pois o risco não compensa.
Abs.

CGAUER
17/04/2010, 20:57
Eu via bastante este problema no mecânico que levávamos nossa Hilux. Parece ser muito comum em Band de supermercado de interior; estrada de terra e muita carga todos os dias. Normalmente o problema é descoberto pelo vazamento de óleo.

Na ocasião, o nosso mecânico Sr Carlinhos ex Toyobra, retirava o eixo inteiro e mandava soldar. Segundo ele resolvia, até abrir em outro lugar, porém na solda jamais.

Os colegas daqui devem ter o contato do Sr. Carlinhos. Não sei se ele aposentou, mas depois da Hilux ele continuou fazendo nossos Lands até que comecei a fazer tudo em casa. Ele com certeza irá passar o contato do cara que faz a solda. Agora a especialidade dele era câmbio e overdrive...

Abs e boa sorte.

joão k. chikui
17/04/2010, 22:51
Américo , infelizmente é a carcaça do eixo . Dependendo da localização da trinca, acho que um bom profissional solda .
Caso a rachadura tenha sido no meio da bola(tipo passando pelo furo dos rolam de munhão) , só outra . Neste caso , embora se ache bola nova (paralelo) , eu daria preferência em uma original usada de um eixo condenado

Abraços Américo

Américo
24/04/2010, 14:15
valeu galera to enviando fotos pra melhor avaliação, desde ja agradeço a todos pela ajuda

abç

mecamaniaco
24/04/2010, 14:51
Rapaz!!!! você devia estar carregando muito peso ou pegou um buraco enorme p acontecer isso!

Mas não se preoupe, leve sua viatura a um bom mecânico (melhor um ótimo mecânico) e peça que troque a manga do eixo! Esse processo é simples mas requer conhecimento e uma ótima solda!

Se você tiver grana sobrando compre uma carcaça de eixo nova!

Abraços

LIES
25/04/2010, 10:54
Americo,
em janeiro aconteceu a mesma coisa comigo a 350 km de casa, desmontei o diferencial, tirei os semi-eixos soldei e vim embora. O globo do munhao tem na machilux.com.br, e demais pecas algumas la e outras na toyomax.com.br.
Se decidir comprar a carcaça usada tem na toyocap.com.br.
No meu caso comprei os 2 globos, desmontei todo o diferencial e levei num torneiro aqui em RP, que faz este tipo de serviço. A maior dificuldade e arrumar torneiro que tenha conhecimento e o gabarito para colocar os globos na posicao correta e retirar o antigo sem danificar a carcaça.